You are on page 1of 26

Tipologia T0/1 T2 T3 T4 T5

de Colector Litros/pessoa Deposito (litros) N colectores 2 3 4 5 6 80 120 160 200 240 150 150 200 200 250 1 2 2 3 3

Dimetros da tubagem de cobre


Nominal e (mm) 15 18 22 28 De clculo i (mm) 13 16 20 25,6 Espessura em (mm) 1 1 1 1,2

Projecto com as medies


ITEM COLECTOR B1 B2 DEPOSITO TUBO 28 TUBO 22 TUBO 20 TUBO 18 VALVULA 3 VIAS CAUDALIMETRO DISSIPADOR SOLAR VAL. DE SEGURANA VASO DE EXPANAO QUANTIDADE PREO UNITRIO PREO TOTAL

PURGADORES VAL. ANTI-RETORNO

ORAMENTO

Os esquemas de ligao entre colectores apresentam as seguintes vantagens e inconvenientes:

Ligao em srie

Baixo custo Instalao simples Qualquer colector (1)

N colectores mx. (contacte o fornecedor) Menor rendimento Maior perda de carga

Nota (1): existem colectores com entrada e sada apenas no topo ou na parte inferior. O esquema de ligao em srie e em paralelo semelhante ao que se apresenta acima embora no seja possvel a ligao em paralelo de canais.

Ligao em paralelo

Custo mais elevado Instalao menos simples

Qualquer colector (1) Maior nmero de colectores (2) Maior rendimento Menor perda de carga

Nota (1): existem colectores com entrada e sada apenas no topo ou na parte inferior. O esquema de ligao em srie e em paralelo semelhante ao que se apresenta acima embora no seja possvel a ligao em paralelo de canais. Nota (2): o custo deste tipo de ligao e o equilbrio hidrulico condicionaro o nmero mximo de colectores do projecto.

Ligao em paralelo de canais

Baixo custo Instalao simples Maior rendimento Menor perda de carga

S possvel em colectores Com 4 entradas Mximo aconselhvel 4 Colectores

Numa ligao entre colectores devemos sempre assegurar o equilbrio hidrulico, para optimizar o rendimento global. (Fazer uma alimentao invertida)

(menores perdas de trmicas na rede da tubagem)

Instalaes de grande dimenso

Em instalaes de maior dimenso pode optar-se, quando possvel, por ligaes em paralelo de canais e / ou em srie entre colectores pertencentes a um mesmo grupo (bateria), sem prejudicar o bom funcionamento do sistema. O equilbrio hidrulico conseguido, como mostra o exemplo, atravs das ligaes (alimentao invertida) entre baterias.

No caso de existirem baterias diferentes (diferente nmero de colectores), o caudal em cada uma delas tem que ser ajustado para o valor recomendado (por m2) [ficha 3], para que a temperatura de sada seja igual em todas.

Equilbrio Hidrulico A- A ltima bateria de colectores a ser alimentada. B- a primeira bateria a devolver o fluido (quente)

Vantagens e desvantagens dos colectores planos

Vantagens:
Mais barato que um colector de vcuo e parablico composto; Oferece mltiplas opes de montagem (sobre o telhado, integrado no telhado, montado na fachada e de instalao livre); Tem uma boa taxa de preo/performance; permite montagem simples (kits de construo de colector).

Desvantagens:
Apresenta menor eficincia em relao aos colectores de vcuo e colectores parablicos compostos (CPCs) devido aos elevados valores de UL; No serve para gerar altas temperaturas, p.e. gerao de vapor, fornecimento de calor para mquinas de refrigerao; Exige mais espao no telhado do que os colectores de vcuo.

Inclinao nas fileiras de colectores


Assegurar um declive em cada fileira de colectores para facilitar a sada de bolhas de ar:

Levantar 2 mm por cada metro de comprimento

Colector solar
Ao escolher e montar os acessrios nos colectores ter em ateno:

Sonda de temperatura bem justa bainha para garantir bom contacto trmico Sonda de temperatura dentro da sada do colector Em instalaes de alta temperatura (> 130C) no podem ser utilizados purgadores de ar automticos Ateno temperatura limite de funcionamento do purgador

ARMAZENAMENTO

Tipologia de carga AQS Vivendas Pr-aquecimento de gua para reposio numa caldeira includa num processo industrial contnuo AQS hotis e residncias Aquecimento de gua em processos industria

Armazenamento mnimo 45 a 50 litros/ da rea 35 a 50 litros/ da rea

60 a 90 litros/ 75 a 150 litros/

da rea

Utilizao de AQS (at 60 C)

Hotis (com lavandaria) Categoria


Sem estrela

Mar/Montanha
76 Litros/Quarto 88 Litros/Quarto 118 Litros/Quarto 159 Litros/Quarto 177 Litros/Quarto

Plancie
56 Litros/Quarto 65 Litros/Quarto 87 Litros/Quarto 118 Litros/Quarto 131 Litros/Quarto

* ** *** ****

Hotis (sem lavandaria) Categoria


Sem estrela

Mar/Montanha
60 Litros/Quarto 70 Litros/Quarto 94 Litros/Quarto 127 Litros/Quarto 141 Litros/Quarto

Plancie
45 Litros/Quarto 52 Litros/Quarto 70 Litros/Quarto 94 Litros/Quarto 105 Litros/Quarto

* ** *** ****

Sector de sade
Lar de idosos Hospitais 50 a 70 litros/cama.dia 80 a 100 litros/cama.dia

Habitao Multifamiliar
3 Pessoas 3 a 6 Pessoas + de 6 Pessoas 96 Litros/apt. 144 Litros/apt. 180 Litros/apt.

Casas Individuais
Mdia: 50 litros/pessoa.dia

Tipo
Ocupao (pessoas) Consumo (l/dia)

T1
2

T2
2

T3
3

T4

T5
>5

15/30

30/80

50/95

75/115

90/150

100/200 200/300

Restaurantes
Fast-Food: Tradicional: Pequeno Almoo: 8 litros/refeio 10 litros/refeio 15 litros/refeio 2 litros/refeio

Outros Equipamentos
Campismo Quartis Escolas com Int. Escola Quarto Individual Escola S Refeio 60 Litros/lugar 30 Litros/pessoa 22 Litros/pessoa 50 Litros/quarto 5 Litros/aluno

Equipamentos Desportivos
Ginsios Piscinas Pblicas 30 Litros/pessoa
Futebol, Rugby: +50%

10 Litros/banhista

Como regra geral deve escolher-se o colector de acordo com a temperatura de utilizao pretendida, para que o seu rendimento seja normalmente acima dos 40 %, como se pode ver no quadro seguinte:
TIPO DE INSTALAO TEMPERATURA de UTILIZAO plano sem cobertura Piscinas / Estufas TIPO DE COLECTOR

<30 C

plano (preto bao) plano (selectivo)

guas Sanitrias e Pr-aquecimento Industrial

plano (preto bao)

<60 C

plano (selectivo) CPC (baixa concentrao) CPC (baixa concentrao)

Pr-aquecimento Industrial

> 60 C

CPC (alta concentrao) Tubos de Vcuo Outros Concentradores

Seleccionaremos a proporo da mistura de gua e glicol, de acordo com a tabela, atendendo s temperaturas mnimas histricas da zona:
% VOLUME ANTI-GEL DENSIDADE SOLUO TEMPERATURA CONGELAO TEMPERATURA EBULIO CONCENTRAO EM VOLUME

5 10 15 20 25 30 35 40 50

1.004 1.008 1.012 1.016 1.021 1.025 1.030 1.034 1.042

-1 C -3 C -5 C -8 C -11 C -15 C -20 C -25 C -35 C 103 C 105 C 102 C 101 C

0.998 0.996 0.994 0.992 0.991 0.990 0.998 0.987 0.984

Temperatura de ebulio da gua em funo da presso.

A transferncia do calor captado pelos colectores para o fluido trmico pode realizarse de duas formas: Por circulao forada com uma bomba. Por circulao natural (termossifo).

A escolha entre um sistema ou outro depender da carga energtica a cobrir e da possibilidade de colocar o depsito acumulador acima da bateria de colectores. Em definitivo, o termossifo aconselhvel para pequenas instalaes e a circulao forada indicada para instalaes mdias ou grandes.

A circulao por termossifo um sistema auto-regulado e isento de partes mecnicas ou controlos electrnicos; pelo que a instalao mais barata e no est sujeita a avarias mecnicas.

Figura. A A circulao faz-se por conveco natural, a gua quente tem uma densidade inferior e sobe do colector para o depsito. A gua mais fria desce e entra novamente no colector. Este processo contnuo desde que haja radiao solar e auto-regulado. Quanto mais radiao houver maior o caudal e se no houver radiao ou a temperatura no colector no for superior do depsito, a circulao pra. Nos sistemas em termossifo, comparativamente com os de circulao forada, o caudal menor e por isso a elevao de temperatura nos colectores maior. Durante as horas da noite a circulao pode inverter-se, arrefecendo a gua do depsito. Para o evitar, convm que haja um desnvel da ordem dos 30 cm (dimenso H) para que o termossifo funcione bem sem que haja a possibilidade de circulao invertida durante a noite (o colector funcionaria como dissipador de energia!). Outro processo ser instalar uma vlvula anti-retorno que impea esta inverso. Quando a circulao por termossifo no possvel, recorre-se circulao forada por uma bomba que faz o transporte do fluido entre os colectores e o depsito.

TUBAGENS. MATERIAIS UTILIZADOS Ao Inox Utilizao crescente nos ltimos anos, boa resistncia corroso, fcil de cortar e gama completa de acessrios para montagem rpida (bicone). Muito usado em canalizaes exteriores. Para igual dimetro, a perda de carga em linha baixa (tubo liso), permitindo o uso de dimetros inferiores. No aconselhvel fazer curvas por dobragem. NO SO ADEQUADOS a temperaturas de sistemas solares trmicos

Cobre um material amplamente utilizado em todo o tipo de instalaes por ser tecnicamente adequado e economicamente competitivo. O cobre resiste corroso, tanto dos lquidos que circulam pelo seu interior como dos agentes exteriores, ar, humidade ou outros elementos que entrem em contacto com ele. A sua maleabilidade e ductilidade permitem uma cmoda manipulao e uma grande facilidade para realizar traados complicados. Em relao ao inox tem a vantagem de poder ser curvado evitando utilizar acessrios e as correspondentes perdas de carga singulares.

Ao galvanizado Utilizado habitualmente em canalizaes para A.Q.S. a temperaturas inferiores a 50C. No pode ser usado no circuito primrio j que com temperaturas superiores a 65 C o zinco sofre corroses. A sua utilizao tem vindo a diminuir, pois com o aumento do custo da mo-de-obra deixa de ser competitivo.

Ao negro No deve ser utilizado para transporte de gua no circuito secundrio pelo facto de sofrer oxidaes que deterioram a potabilidade da gua. Pode ser utilizado no circuito primrio, mas s aconselhado para grandes caudais. A sua manipulao e montagem so mais complicadas que no caso do cobre e necessita ser pintado na parte externa para o proteger da corroso.

Elementos de fixao e de guia. Isolamento das tubagens

Os elementos de fixao e de guia das tubagens sero ignfugos e robustos. Os suportes devero permitir o movimento da dilatao trmica das tubagens, e devero ser isolados com o objectivo de evitar pontes trmicas. Nas tubagens pelas quais circula fluido quente aplicar-se- isolamento trmico, cuja espessura ser determinada de acordo com as hipteses seguintes:

Temperatura do fluido em circulao: 60C Temperatura ambiente exterior de: 10 C Queda mxima de temperatura do fluido circulante ao longo de toda a tubagem inferior a 0,5 C. O isolamento aplicado no exterior deve ser mecanicamente protegido das intempries e da radiao UV.

A espessura do isolamento mnimo recomendado nas tubagens para um material com um coeficiente de condutividade trmica K = 0,04 W / (m2 C), ser o apresentado na tabela seguinte: DIMETRO DO TUBO / ESPESSURA DO ISOLAMENTO NOMINAL DE AO D <1/4" 1 1/4" <D <2" 2" <D <3" 3" <D <5" 5" <D INTERIOR DE EDIFCIOS 30 mm. 30 mm. 40 mm. 40 mm. 50 mm. EXTERIOR DE COBRE D < 35 mm 36 < D < 50 51 < D < 80 81 < D < 125 126 < D INTERIOR DE EDIFCIOS 20 mm. 20 mm. 30 mm. 30 mm. 40 mm.

ARMAZENAMENTO. ACUMULADORES Ao sistema de armazenamento devemos exigir-lhe as seguintes condies: alta capacidade calorfica, volume reduzido, temperatura de utilizao de acordo com a necessidade energtica, rpida resposta ao consumo, boa integrao no edifcio, baixo custo, segurana e longa durao. Os depsitos acumuladores dispor-se-o preferencialmente em posio vertical para favorecer a estratificao da temperatura da gua; como consequncia e no caso de haver mais que um acumulador, da parte superior do primeiro depsito extrai-se a gua para o segundo acumulador. Com esta disposio asseguramos que a gua mais quente se encontra na parte superior do acumulador, que precisamente donde se extrai para o consumo sanitrio.

Para a escolha do material do depsito acumulador teremos em conta os seguintes factores: Corroso: O tratamento de potabilidade das guas produz um importante acrscimo da sua agressividade. Presso: A presso dentro dos mesmos pode chegar a 8 kg/cm 2 e cada utilizao traduz-se numa baixa de presso no seu interior, provocando contraces. Temperatura: A temperatura da gua acumulada pode variar entre 10 C e 90 C, produzindo esforos de dilataes e contraces constantes.

O ao o mais utilizado dado o seu custo, mas necessita de proteco interior contra a corroso, seja mediante a pintura tipo "epxi", com nodo anti corroso de magnsio. O ao inoxidvel sem dvida o melhor material, j que tem todas as vantagens, apresentando como principal inconveniente o seu elevado preo.

Por tudo isto, os melhores depsitos acumuladores so os de ao, protegidos interiormente contra a corroso mediante aplicao de pintura "epoxi", vitrificado e com nodo anti-corroso de magnsio. Exteriormente o depsito protege-se com uma pintura anti-corrosiva para proteg-lo e ampliar a sua vida til. Isolamento trmico dos depsitos de acumulao Temos que dedicar especial ateno ao isolamento trmico dos acumuladores para que as perdas de calor sejam minimizadas o mximo possvel. Determinar-se- de acordo com as seguintes hipteses: Temperatura da gua quente sanitria: 60C. Temperatura ambiente exterior ao depsito acumulador: 10C.

O nvel de isolamento trmico requerido pode-se conseguir utilizando espessuras de 50 mm de fibra de vidro. Porm, e dada a mnima influncia no custo total, recomenda-se usar espessuras compreendidas entre 80 e 150 mm. Quanto maior for o depsito, menor ser a relao entre superfcie externa do depsito e o seu volume e menor ser por isso a perda relativa de energia. Com a mesma espessura de isolamento um depsito grande est mais bem protegido do que um pequeno.

VASOS DE EXPANSO

Ao aquecer a gua, esta dilata e alguma coisa num circuito tem de encaixar esta dilatao. Esta funo assegurada pelos vasos de expanso.

O volume de um vaso de expanso deve ser pelo menos igual ao aumento de volume do lquido do circuito, de acordo com a frmula (gua):

V
E

(0.07 * t 2.5)( P 1) *VT 100 * ( P p)

VE VT

Volume til do Vaso de expanso Capacidade total do circuito primrio

T Temperatura mxima possvel (p.ex. se a presso nominal da vlvula de segurana for 2.5 bar => 143 C) P Presso relativa no sistema (em bar). (P+1) a presso absoluta. p Presso inicial no depsito de expanso

NOTA: Com 20 % de anticongelante considerar 30% mais de volume (coef. Passa de 0.07 para 0.09)

Nota: Nunca instalar uma vlvula de segurana num vaso de expanso.

VIABILIDADE ECONMICA DE UMA INSTALAO SOLAR

Normalmente so trs os motivos ou razes principais pelos que se decide instalar um sistema de energia solar: Conseguir um benefcio econmico aproveitando a energia que chega gratuitamente ao lugar de consumo. Minimizar a degradao do Ambiente, usando energias limpas e no poluentes. Diminuir a dependncia das fontes convencionais de energia, conseguindo uma maior conforto.

Marketing

Existem vrios benefcios para cada caracterstica. Devem-se inventariar todos os benefcios possveis, do ponto de vista do cliente. A seguinte lista de benefcios serve de apoio inventariao de todos os benefcios possvel.

Poupana de tempo; Soluo de problemas; Poupana de custos; Proteco ambiental; Segurana; Prestgio; Prazer; Conforto; Sade; Informao; Entretenimento; Relaes pblicas (para empresas clientes); Motivao do pessoal (para empresas clientes).

Instalao
Ter em considerao os seguintes dimensionamento de uma instalao:
Associao de colectores; Dimensionamento do primrio; Clculo do caudal do circuito primrio; Clculo de perdas de carga; Escolha da bomba; Escolha da presso do primrio e definio dos equipamentos de segurana; Tipo de circuito secundrio; Dimensionamento do permutador; Dimensionamento dos vasos de expanso (primrio e secundrio); Escolha do sistema de controlo; Estrutura de suporte dos colectores e depsitos; Isolamento trmico; Motorizao permanente.

factores

para

Devemos ter em considerao ao escolher o local para a colocao dos colectores obstculos existentes e previstos para o futuro, que possam provocar sombreamentos tais como: Edifcios prximos; Chamins e caixas de ascensores; rvores.

Devemos efectuar o seguinte procedimento para o material recebido: Verificar se h danos causados pelo transporte, particularmente importante verificar se a cobertura dos colectores est intacta. Para colectores sem um

revestimento de metal posterior, podem facilmente ocorrer danos nas placas de isolamento trmico, e existe tambm o risco de as placas de cobertura se amolgarem. Verificar se a entrega est correcta e completa, para simplificar e auxiliar esta tarefa, devem ser considerados: Kits completos para o instalador. Neste caso os materiais de instalao, tubagens em cobre, isolamento trmico, materiais de fixao; Conselhos detalhados do fornecedor; Formao por parte do fabricante ou outras instrues.

Os materiais usados na rea do telhado, destinados a receber a tecnologia solar, esto sujeitos a cargas muito severas, os materiais devem ser capazes de suportar durante longos perodos. Os sistemas devem funcionar com os desempenhos esperados sem falhar por mais de 20 anos. As cargas so devidas a: Variaes da temperatura entre 15 e 80C; no absorsor at 300C aproximadamente; Radiao ultravioleta; Chuva, neve e granizo; Fora do vento; Danos mecnicos e danos causados por aves (no caso de isolamento trmico exterior).

You might also like