You are on page 1of 10

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Cincias e Tecnologia Princpios e Fenmenos Trmicos e Ondulatrios

N do grupo:

Experimento n 3: Princpio de Arquimedes

Objetivos O objetivo deste experimento vericar experimentalmente o princpio de Arquimedes, assim como aplic-lo na determinao do valor de densidades de lquidos e slidos. Materiais necessrios Para realizar esta prtica de forma satisfatria o aparato ilustrado na Figura 1 deve estar disponvel em sua bancada. Verique se a lista de itens abaixo est disponvel: (1) Um trip, que funcionar como base; (2) Conjunto de Mecnica Arete II. Consta de uma plataforma onde ser xado o sensor de fora; (3) Dinammetro (2 N) que ser utilizado para medir foras; (4) Um Cilindro de Arquimedes que constitudo do recipiente e mbolo; (5) Uma pipeta de plstico que ser utilizada para transferir volume conhecido de lquido para o recipiente; (6) detergente que ser utilizado pra diminuir os efeitos de tenso supercial no lquido;
Aparato experimental usado na vericao experimental do princpio de Arquimedes e suas aplicaes.

(7) uma rgua que ser utilizada para medir as dimenses do mbolo;

(8) bquer de 1000 ml; (9) gua; (10) soluo de gua saturada com aucar; (11) lcool; (12) uma proveta de 100 ml com preciso de 1 ml.

Reviso terica Neste experimento vrias medidas de peso e volume sero realizadas com o objetivo de vericar a validade do princpio de Arquimedes. Esta vericao se dar de forma quantitativa atravs da equao do empuxo. Dentre outras atividades voc ir medir o peso de objetos quando submersos em um lquido e compar-lo com o peso fora do lquido. De acordo com o princpio de Arquimedes, o peso do volume do lquido deslocado pela insero do objeto igual fora que o lquido exerce sobre o objeto. Esta fora aponta para fora do lquido (contrria fora peso) e chamada de empuxo (FE ). Utilizando o princpio de Arquimedes conclumos que: FE = peso do lquido deslocado () , g onde g o versor da acelerao gravitacional. Seguindo com os clculos: FE = massa do lquido deslocado (g) = liq Vliq () , g onde liq a densidade volumtrica (constante) de massa do lquido (massa/volume), Vliq o volume do lquido deslocado pela insero do objeto (no o volume total do lquido) e g o vetor da acelerao da gravidade. Considerando que o lquido seja incompressvel, temos que Vliq = volume submerso do objeto = Vobj . Assim: FE = liq mobj () g obj liq liq mobj g = Pobj , = obj obj

onde mobj a massa submersa do objeto (note que pode ser apenas parte do objeto que est submergido), obj a densidade volumtrica de massa (massa/volume) e Pobj o peso do objeto. Essas equaes sero teis na anlise e discusso de seus resultados. Procedimento experimental Situao 1 (recipiente vazio) Primeiramente, mea o peso do conjunto recipiente + mbolo utilizando o sensor de fora. Anote este valor: Pconj =
(1)

N.

Agora, encha o bquer com gua at uma marcao conhecida de forma que o mbolo que completamente submergido ao ser mergulhado no bquer. Adicione uma gota de detergente. Observando a marcao existente no bquer, anote o volume inicial de lquido (o mbolo deve estar fora do bquer): V0 = mL.

Posicione o bquer embaixo do mbolo. Ajustando a altura da plataforma mergulhe o mbolo lentamente no lquido at que que totalmente submerso (lembre-se de "vencer"a tenso supercial da gua, colocando o mbolo por inteiro e depois o elevando at que sua face superior coincida com a superfcie do uido). 2

Verique o valor da fora indicada pelo sensor de fora e anote esta medida (peso aparente): Pap =
(1)

N.

Observe que houve elevao do nvel do lquido aps a imerso do mbolo. Para medir este aumento de volume siga as instrues abaixo: (i) Use a pipeta de plstico para remover o contedo de lquido do bquer at atingir a marcao do volume inicial (V0 ); (ii) O lquido removido do bquer deve ser totalmente transferido para a proveta. Aps o trmino da transferncia de lquido do bquer para a proveta, anote o valor observado na proveta. Este valor exatamente igual ao aumento do volume devido imerso do mbolo no bquer (V (1) ): V (1) = Situao 2 (recipiente cheio) Nesta etapa mantenha o volume do lquido dentro do bquer igual etapa anterior (V0 ). Com o auxlio da pipeta e/ou proveta, encha completamente o recipiente (ver Figura 1) com gua e anote o volume adicionado: Vad =
(2)

mL.

mL.

Com o sensor de fora, mea o peso do conjunto (recipiente com gua e mbolo). Anote este valor: Pconj =
(2)

N.

Agora, mergulhe o mbolo lentamente no lquido at que que totalmente submerso (sem tocar o fundo). Anote o valor da fora medida pelo sensor de fora (peso aparente): Pap =
(2)

N.

Observe que houve elevao do nvel do lquido aps a imerso do mbolo. Para medir este aumento de volume siga as instrues abaixo: (i) Use a pipeta de plstico para remover o contedo de lquido do bquer at atingir a marcao do volume inicial (V0 ); (ii) O lquido removido do bquer deve ser totalmente transferido para a proveta. Aps o trmino da transferncia de lquido do bquer para a proveta, anote o valor observado na proveta. Este valor exatamente igual ao aumento do volume devido imerso do mbolo no bquer (V (2) ): V (2) = mL.

Retire o mbolo do interior do lquido e com o auxlio de uma rgua mea o seu comprimento e o seu dimetro: Lmb. = Dmb. = 3 mm. mm.

Situao 3 (Determinao da densidade de um slido atravs do empuxo) Para medir foras nesta seo use o dinammetro em vez do sensor de fora. Retire o recipiente do conjunto e deixe apenas o mbolo acoplado ao dinammetro. Com o mbolo fora da gua verique a indicao do dinammetro. Este valor o peso do mbolo. Anote este valor: Pmb. = N.

Mergulhe o mbolo na gua e verique a indicao de seu peso aparente: Pap. mb. = N.

Sabendo a densidade da gua possvel, com esses dados e as equaes do empuxo, determinar a densidade do mbolo. Situao 4 (Determinao da densidade de um lquido atravs do empuxo) Nesta seo continue usando o dinammetro para medir foras. J investigamos o empuxo gerado pela gua sobre o mbolo, agora vamos analisar o mesmo processo com outros lquidos. Introduza completamente o mbolo no bquer preenchido com gua e acar e mea o peso aparente do mbolo: Pap. mb. =
(4a)

N.

Em seguida mea o empuxo que o mbolo sofre ao ser mergulhado num bquer preenchido com lcool hidratado: Pap. mb. =
(4b)

N.

Anlise dos Resultados

(PARA SER FEITO APS A AULA)

Nesta seo voc dever responder os questionamentos com base na teoria vista em sala de aula e nos dados obtidos no laboratrio. Situao 1 (a) Faa os diagramas de foras que atuam sobre o conjunto (mbolo + recipiente) em duas situaes: (i) quando o mbolo est fora do lquido; (ii) quando o mbolo est completamente submerso na gua. Neste caso considere que a densidade do mbolo maior do que a densidade da gua. Diagrama de foras: situao (1-i) Diagrama de foras: situao (1-ii)

(b) Usando os diagramas do item (a), mostre como o empuxo, exercido no mbolo pelo lquido, pode ser (1) (1) medido sabendo-se o valor do peso do conjunto (Pconj ) e o peso aparente do conjunto (Pap ). Calcule esse valor.

(c) Use o valor medido do aumento do volume do lquido no bquer (V (1) ), devido imerso do mbolo, para calcular o peso da massa de gua deslocada. Considere a densidade volumtrica da gua agua = 1, 00 g/cm3 e a acelerao da gravidade g = 9,78 m/s2 .

(d) Compare o valor do peso da massa de gua deslocada, calculada no item (c), com o valor do empuxo sofrido pelo mbolo, calculado no item (b). Que concluso voc tira desta observao? Justique.

Situao 2 (a) Compare o valor do volume deslocado pela imerso do mbolo (V (2) ) com o volume de gua que foi (2) adicionado ao recipiente (Vad ). Quais so as suas concluses? Justique.

(b) Usando as medidas do comprimento e do dimetro do mbolo, calcule o seu volume. Compare este (2) valor com os valores de V (2) e Vad . Quais as suas concluses? Justique.

(c) Da mesma forma que voc calculou o empuxo no item (b) da Situao 1, calcule agora o empuxo exercido no mbolo na situao em questo. Compare este resultado com o item (b) da Situao 1. Quais so as suas concluses? Justique.

Situao 3 Use a teoria vista em sala de aula, juntamente com os dados obtidos, e calcule a densidade do material que constitui o mbolo. Considere agua = 1, 00 g/cm3 . Pesquise a densidade do PVC e compare-a com o valor calculado.

Situao 4 (a) Calcule a fora de empuxo sobre o mbolo quando mergulhado na soluo de gua e acar.

(b) Calcule a fora de empuxo sobre o mbolo quando mergulhado na soluo de lcool.

(c) Explique o porqu da diferena nos valores mostrados pelo dinammetro para os diferentes uidos, j que o volume do mbolo utilizado foi o mesmo em todas as medies. De acordo com os dados voc capaz de dizer qual dos dois lquidos apresenta maior densidade? Justique.

(d) Com base nos dados obtidos e usando a teoria vista em sala de aula, calcule as densidades do lcool e da gua com sal. Considere g = 9, 78 m/s2 .

PGINA PARA SER PREENCHIDA E ENTREGUE PELO GRUPO AO PROFESSOR AO FINAL DA AULA DE LABORATRIO Elementos do grupo (nome legvel): 1. 2. 3. 4. 5. (representante)

Situao 1
(1) (2)

Situao 2

Pconj =

N.

Vad =

mL.

V0 =

mL.

Pconj =

(2)

N.

Pap =

(1)

N.

Pap =

(2)

N.

V (1) =

mL.

V (2) =

mL.

Situao 3 Pmb. = N.
(4a)

Situao 4

Pap. mb. =

N.

Pap. mb. =

N.

Pap. mb. =

(4b)

N.

You might also like