You are on page 1of 8

Edio n 55

Fevereiro 2010

O ECO

ecoutad@gmail.com

Edio n 55
Fevereiro 2010

O ECO

Editorial por Vtor Santos; Caros Colegas;

sta primeira edio de 2010, faz-nos O Eco recordar as frias de inverno, o Natal, a to Jornal Oficial do Ncleo de Alunos de Economia aguardada passagem de ano, os tempos da Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro NAEC UTAD duros dos exames, e ento por fim uma semana de Departamento de Economia, Sociologia e Gesto descanso (ou no) antes de comear o segundo Av Almeida Lucena, n1 5000-660 Vila Real semestre. E-mail: ecoutad@gmail.com Findo isto, eis que nos encontramos novamente no nosso velhinho ex-DRM, comeam as aulas, o Propriedade: NAEC UTAD reencontro com os colegas e o voltar do esprito Editores: Vtor Santos; Joo Victor Santos Conselho Editorial: NAEC UTAD acadmico. Como no poderia deixar de ser, economia Produo: Departamento de Informao aderiu em massa as diversas festas que Redactores: Hlder Morais aconteceram pela cidade, comeando por um rally Colaboradores: Bruna Mendes, Isabel Vieira das tascas que levou os estudantes a frequentar grande parte das casas do Grupo BB. Mas a semana de boas vindas ao segundo semestre no se ficava por a pelo contrrio, ainda muito estava para vir. Muitos foram os que aguardaram ansiosamente por quarta-feira para poder assistir Performance do Dj Fernando Alvim. As habituais Barraquinhas acadmicas no Bclub no se ficaram atrs, estando economia muito bem representada naquele espao, onde muitos seguiram ainda para a actuao do Dj Motiv8 dos famosos Black Eyed Peas na Andromeda. Depois de um fim-de-semana para recuperao eis que temos o Carnaval na NERVIR onde, como no poderia deixar de ser, Economia marcou presena e fez a festa mais uma vez!!!! Mas ateno, que no ficamos por aqui vem a a final da mostra do caloiro (23 de Fevereiro 2010) tambm na NERVIR onde como habitualmente o nosso Mui Nobre curso se defrontar com a Academia, graas brilhante actuao dos caloiros nas eliminatrias (esmerem-se agora caloiros)!!! Aos estudantes de Economia, lembra-se que esto a tambm os torneios publicitados no nosso placard, boa sorte Acompanha o teu ncleo atravs dos vrios meios que dispomos:
O nosso site: home.utad.pt/~nae/ O nosso blog: naecutad.blogspot.com No twitter: twitter.com/naecutad

Ficha Tcnica

Vtor Santos Ps.: O jornal O Eco de todos e para todos, como tal, qualquer aluno que esteja interessado em partilhar as suas opinies, comentrios, e crticas no s pode, como deve faz-lo enviando os sues textos para: ecoutad@gmail.com

ecoutad@gmail.com

Edio n 55
Fevereiro 2010

O ECO

ecoutad@gmail.com

Edio n 55
Fevereiro 2010

O ECO

Artigo da Presidncia do NAEC-UTAD


Caros Colegas:

Depois da maratona que foi para todos ns o fim do semestre passado e esperando que tudo tenha corrido pelo melhor com prazer que mais uma vez escrevo este meu artigo. Um novo semestre tem agora incio, e novos desafios esto prestes a serem--nos colocados, novas cadeiras, novos professores e at novos colegas enriqueceram o caminho rumo ao canudo! A definio dos horrios foi o assunto que mais prendeu a nossa ateno neste inicio de semestre, e onde tentamos conciliar os vrios problemas que foram surgindo, reconhecemos que complicado agradar a todos, mas esperamos ter chegado a uma soluo de consenso e que satisfaa o maior numero de pessoas e que no fundo no prejudique ningum. Como da tradio, o nosso Mui Nobre Curso marcou presena nas festas acadmicas, onde destaco a barraquinha de Carnaval de Economia, agradecendo a presena de todos os folies que nos contagiaram com a alegria da poca! Aproveito ainda para convidar participao nas prximas actividades promovidas por este teu ncleo, quer para a patuscada, quer para a nossa mini Liga dos Campees, forma a tua equipa de futebol e mostra o que vales! Finalmente, gostaria de deixar uma palavra de apreo pelo trabalho efectuado pela equipa do Eco, no fcil editar um jornal e dar-lhe a pinta que vocs conseguiram introduzir, ainda para mais quando vejo o nosso Eco a servir de exemplo e modelo a seguir para outros cursos desta academia!

Grande Abrao para todos Hlder Morais

ecoutad@gmail.com

Edio n 55
Fevereiro 2010

O ECO

Informao O NAEC vem por este meio comunicar que estamos receptivos entrega de artigos por parte dos alunos de economia, no mbito do concurso de escrita, sobre o tema Que medidas tomarias para combater o dfice oramental em Protugal?. O melhor artigo ser publicado no prximo nmero de O ECO e receber um prmio (a definir). Envia o teu artigo para naecutad@gmail.com.

ecoutad@gmail.com

Edio n 55
Fevereiro 2010

O ECO

ecoutad@gmail.com

Edio n 55
Fevereiro 2010

O ECO

Passatempo

Podes tambm completar o passatempo em: http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogos-lexicais/119-palavras-cruzadas.html


Horizontais: 1. Liquidao gradual e peridica de uma dvida. 3. Quantia em dinheiro devida a algum. 6. Remunerao a que se tem direito pelo dinheiro emprestado ou depositado. 7. Abatimento no preo. 8. Taxa. 13. Ordenado. 15. Diferena entre o dbito e o crdito, num balano ou numa conta. 16. Pessoa que se responsabiliza pelo cumprimento de uma obrigao de outra, caso esta no o possa fazer. 17. Soma em dinheiro paga pela inscrio num clube. Verticais: 2. Clculo de despesas e receitas provveis, relativo a um determinado perodo. 3. Quantia de dinheiro confiada a um banco por determinado tempo. 4. Quantia paga periodicamente para liquidar uma dvida. 5. Custo de um bem ou servio. 9. Pagamento efectuado a uma seguradora, garantindo o direito a uma indemnizao em caso de acidente. 10. Soma em dinheiro concedida pelo Estado ou por uma instituio para obras de interesse pblico. 11. Quantia de dinheiro paga pelo aluguer de uma propriedade. 12. Quantidade de dinheiro que um banco pode emprestar a algum. 14. Valor fixado por lei e cobrado pela prestao de um servio pblico.

Soluo da edio anterior


6 ecoutad@gmail.com

Edio n 55
Fevereiro 2010

O ECO

ecoutad@gmail.com

You might also like