You are on page 1of 20

MAPA DESCRITIVO DO PROCESSO N Processo: 1.02.00 NOME DO PROCESSO: ABORDAGEM DE VECULO. MATERIAL NECESSRIO 1. Uniforme operacional. 2. Revlver Cal.

38 ou Pistola .40 com seus respectivos carregadores. 3. Algemas com a chave. 4. BO/PM-TC. 5. Caneta. 6. Colete balstico. 7. Espargidor de gs pimenta (MATERIAL EM ESTUDO). 8. Folhas para anotaes (bloco ou agenda de bolso). 9. Lanterna pequena para cinto preto (MATERIAL EM ESTUDO). 10. Cinturo com complementos 11. Porta-tonfa ou cassetete. 12. Fiel. Obs: Para aquisio e/ou utilizao dos materiais acima indicados, observar as normas internas e as especificaes estabelecidas pela Corporao. ETAPAS PROCEDIMENTOS Abordagem de veculo

1. Verificao de veculo(s). 2. Abordagem policial de pessoa(s) em automvel.

39

POLCIA MILTAR DO ESTADO DE SO PAULO

POP: 1.02.01 ESTABELECIDO EM:

VERIFICAO DE VECULO(S) AUTORIDADE RESPONSVEL: Chefe do Estado-Maior PM. NVEL DE PADRONIZAO: Geral.

REVISADO EM: 05/12/07 N DA REVISO: 01

ATIVIDADES CRTICAS 1. Reconhecimento do(s) veculo(s) e do nmero de pessoa(s) a ser(em) submetida(s) abordagem. 2. Observncia das condies de segurana do local, em relao aos policiais militares de servio, (s) pessoa(s) a ser(em) abordada(s) e ao pblico presente. 3. Ordem de parada ao motorista do veculo. SEQNCIA DE AES 1. Inspecionar visualmente o(s) veculo(s) e verificar a quantidade de pessoa(s) no seu interior. 2. Verificar as condies gerais do local onde a abordagem ser realizada, a fim de identificar a possibilidade de riscos guarnio e a outras pessoas, evitando locais de grande circulao de veculos e de pessoas ou com muitas alternativas de fuga. 3. Verificar se existe a possibilidade de reao de terceiros que estejam dando cobertura ao veculo que ser submetido abordagem policial. 4. Consultar previamente o COPOM/CAD, fornecendo a placa do veculo suspeito e local em que se encontra, aguardando o retorno das informaes do COPOM/CAD. 5. Aps receber a confirmao de ilcito ou se houver fundada suspeita, determinar ao motorista que pare, por meio de toque de sirene e sinal de farol. 6. Caso o veculo no pare aps ordem clara de parada, iniciar procedimento de acompanhamento e cerco de veculos, conforme POP especfico. RESULTADOS ESPERADOS 1. Que haja a localizao do veculo e da(s) pessoa(s) a ser(em) submetida(s) abordagem. 2. Que os policiais militares efetuem a anlise adequada do ambiente, a fim de que a abordagem seja realizada no melhor domnio possvel dos fatores de risco que possam envolver a guarnio e demais pessoas. AES CORRETIVAS 1. Se o local no for adequado para a abordagem, aguardar melhor localizao para emitir ordem de parada do veculo. 2. Em caso de constatao de inferioridade numrica por parte da guarnio, solicitar apoio policial. 3. Se observar a presena de terceiros que possam oferecer riscos ao policial, solicitar apoio para a ao.

40

POSSIBILIDADES DE ERRO 1. O encarregado da guarnio deixar de detectar circunstncia que determine a suspeio do veculo ou de seus integrantes. 2. O encarregado da guarnio escolher local imprprio para a abordagem em razo dos riscos envolvidos. 3. O encarregado da guarnio no aguardar a chegada do apoio policial para dar incio realizao da abordagem, a no ser que ocorra motivo de fora maior.

ESCLARECIMENTOS
1. Fundada suspeita: situao que desperte forte suspeita de envolvimento de pessoa(s) em ilcito penal, em razo de um ou vrios fatores conjugados, como por exemplo: a. Mudana de comportamento ao constatar a presena da polcia: mudana brusca de direo ou velocidade, comportamento de passageiros (expresso facial ou gestos de possveis vtimas) etc; b. Suspeita de porte de armas ou drogas ilcitas; c. Conhecimento prvio do envolvimento de integrante(s) do veculo em ilcitos penais; d. Descrio coincidente com caractersticas de veculos ou pessoas suspeitos de envolvimento em ilcito, transmitidas pela rede-rdio ou obtidas previamente fruto das anlises de informaes do PPI; e. Veculo de quatro portas circulando ou parado prximo a rea residencial de alto padro, noite e com vrios homens dentro.

41

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO SUPERVISOR:


DATA: ___/____/___

DIAGNSTICO DO TRABALHO OPERACIONAL SUPERVISIONADO: N POP: NOME DA TAREFA: 1.02.01 Verificao do veculo. SIM NO OBSERVAES

N PROCESSO: 1.02.00 ATIVIDADES CRTICAS 1. Os policiais militares identificaram as caractersticas do veculo e da(s) pessoa(s) a ser(em) submetida(s) abordagem? 2. Foi verificada a condio de segurana do local de ocorrncia? 3. Foi verificada a existncia de terceiros que possam oferecer riscos ao policial da abordagem? 4. Foi escolhido local propcio e seguro para a abordagem? 5. O encarregado consultou previamente o CAD/COPOM acerca do envolvimento do veculo em ilcito? 6. Em caso de fundada suspeita, os motivos da guarnio foram aceitveis? 7. A ordem de parada do veculo foi dada de forma a deixar clara a inteno dos policiais de abordar o veculo?

42

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO ABORDAGEM POLICIAL DE PESSOA(S) EM VECULO

POP: 1.02.02 ESTABELECIDO EM: 19/10/06. REVISADO EM: 05/12/07 N DA REVISO: 01

AUTORIDADE RESPONSVEL: Chefe do Estado-Maior PM. NVEL DE PADRONIZAO: Geral. ATIVIDADES CRTICAS 1. Definio correta das caractersticas da ocorrncia, possibilitando a adoo do escalonamento do uso da fora proporcional ao grau de periculosidade real que a situao impe. 2. Realizao da verbalizao para a retirada das pessoas de dentro do veculo e sua conduo para o local da busca pessoal. 3. Posicionamento do(s) abordado(s) para a busca pessoal. 4. Aproximao da guarnio com relao (s) pessoa(s) a ser(em) submetida(s) abordagem. 5. Verificao do veculo, a fim de detectar a presena de outras pessoas no seu interior. 6. Ateno a fatos novos que possam modificar a avaliao inicial da situao. 7. Encerramento da abordagem de forma a obter a compreenso e, se possvel, a simpatia das pessoas no infratoras. SEQUNCIA DE AES 1. INCIO DA ABORDAGEM 1.1. Antes do incio da abordagem, cientificar o COPOM/CAD, fornecendo a placa do veculo e local que se encontra. Aps o retorno da informao, confirmando o envolvimento em ilcito ou mediante fundada suspeita, determinar ao motorista que pare o veculo, por meio de toque de sirene e sinal de farol. 1.2. O motorista dever estacionar a viatura logo atrs do veculo a ser vistoriado, a uma distncia entre 2m a 5m (dois a cinco metros), aproximadamente, de modo que o farol dianteiro direito da viatura fique alinhado com o centro da traseira do veculo (em direo placa), conforme figura 1.

Figura 1 - Posicionamento da viatura para a abordagem 2. ABORDAGEM PROPRIAMENTE DITA 2.1 EQUIPE COMPOSTA POR DOIS INTEGRANTES 2.1.1. ABORDAGEM EM SITUAO DE FUNDADA SUSPEITA 2.1.1.1. Os policiais militares iro se posicionar permanecendo semidesembarcados, com as portas da vtr abertas e com motor ligado, estando com as armas na posio Sul, conforme figura 2.

43

Figura 2. 2.1.1.2. A retirada dos integrantes do automvel e sua conduo para a zona de segurana devero ser realizadas por um dos policiais militares (preferencialmente o encarregado), que ir verbalizar: Aqui a polcia! Desligue o veculo! Coloque(m) as mos para fora!. Abra(m) a(s) porta(s) pelo lado de fora e saia(m) todos com as mos para cima! Deixe(m) a(s) porta(s) aberta(s)! Ponha(m) as mos em cima da cabea e cruzem (entrelacem) os dedos! Venha(m) para trs do veculo junto ao porta-malas! Vire(m) de costas para ns. 2.1.1.3. A aproximao dever ser realizada com as armas na posio Sul, sendo que na visualizao do interior do veculo dever ser feita com a arma na posio 3 Olho, conforme figura 3.

Figura 3. 2.1.1.4. Aps constatar que no h mais ningum no interior do veculo, o policial que fez visualizao interna no veculo dever recuar e assumir a funo de segurana (cobertura), posicionando-se lateralmente ao(s) abordado(s) em ngulo aproximado de 90, com sua arma na posio SUL. 2.1.1.5. Nesse momento, o outro policial guardar sua arma no coldre, mantendo-o abotoado, e iniciar o procedimento, conforme figura 4, seguindo os POPs de Abordagem a Pessoa(s) a P, Busca Pessoal e vistoria de veculos, respectivamente.

44

Figura 4. 2.1.1.6. Aps, os policiais devero solicitar, de forma respeitosa e cordial, que o(s) abordado(s) se identifique(m) por meio de documentos pessoais, do veculo e outros que a situao exigir, os quais devero ser verificados junto ao COPOM/CAD, aps anotar os dados no RSO (Relatrio de Servio Operacional). 2.1.1.7. Sendo constatado que se trata(m) de pessoa(s) no envolvida(s) em ato ilcito, procurar acalmar o(s) abordado(s), explicar quais foram s atitudes que levaram abordagem e prosseguir nas orientaes at que entenda(m) os motivos dos policiais, tornando-se mais receptivo(s) ao policial. 2.1.1.8. Permitir que o(s) abordado(s) explique(m) o comportamento adotado, gerando reciprocidade e empatia entre ambos, ou seja, o policial entendendo-o(s) e o(s) abordado(s) entendendo a inteno preventiva da fiscalizao policial, no sentido da preservao da ordem pblica. 2.1.1.9. Agradecer amistosamente a compreenso do(s) cidado(s) abordado(s), colocar-se disposio atravs da Polcia Militar e, sempre que possvel, aguardar que o(s) mesmo(s) se afaste(m) do local para ento se retirar. 2.1.2. ABORDAGEM A INFRATOR DA LEI 2.1.2.1 Os policiais devero adotar os mesmos procedimentos descritos anteriormente, estando os policiais semidesembarcados com as armas na posio 3 Olho, conforme figura 5.

Figura 5. 2.1.2.2. O procedimento de verbalizao de retirada do infrator da lei e deslocamento dos policiais militares ser o mesmo da abordagem em situao de fundada suspeita, sendo que no presente caso o abordado dever ser posicionado na zona de segurana (defronte ao porta-malas do veculo), ajoelhado, com as pernas cruzadas (preferencialmente sentado sobre os calcanhares) e mos sobre a cabea, com os dedos entrelaados, conforme figura 6.

45

Figura 6. 2.1.2.3. Realizar o procedimento de uso de algemas no(s) infrator(es) da lei e, somente aps, submet-lo(s) busca pessoal, conforme POPs especficos. 2.1.2.4. Em seguida, a guarnio dever colocar o infrator da lei no compartimento de presos da viatura, iniciando ento o procedimento de vistoria do veculo conforme POPs especficos. 2.1.2.5. Aps a vistoria, a guarnio dever proceder conforme o previsto no POP de Apresentao de Ocorrncia Repartio Pblica Competente. 2.2 EQUIPE COM TRS INTEGRANTES 2.2.1 ABORDAGEM EM SITUAO DE FUNDADA SUSPEITA 2.2.1.1 Os policiais devero agir tomando por base os mesmos procedimentos previstos no subitem 2.1.1.1. O 3 homem ficar fazendo segurana retaguarda, semidesembarcando pelo lado esquerdo da Vtr, conforme figura. 7.

Figura 7. 2.2.1.2 O procedimento de verbalizao e retirada dos ocupantes do veculo, ser o mesmo do subitem 2.1.1.2. 2.2.1.3 Estando o(s) abordado(s) posicionado(s), o Cmt de Equipe e o 3 Homem iro se aproximar ao mesmo tempo, devendo um permanecer na segurana, junto ao(s) abordado(s), enquanto o outro, de preferncia o Cmt de Equipe, avana na direo do veculo, preferencialmente pelo lado do passageiro, utilizando-se da tcnica de tomada de ngulo (fatiamento), com a arma na posio 3 Olho, a fim de verificar se h mais algum no seu interior. Enquanto isso, o motorista dever dar a volta por trs da viatura, posicionando-se de acordo com a figura 8, onde dever permanecer com vistas segurana (retaguarda), atento ao rdio e s determinaes do Cmt de Equipe.

46

Figura 8. 2.2.1.4 Aps constatar que no h mais ningum no interior do veculo, o policial que fez a visualizao interna dever recuar e assumir a funo de segurana (cobertura), posicionando-se lateralmente ao(s) abordado(s) em ngulo aproximado de 90, com sua arma na posio SUL, para que o 3 Homem realize o procedimento de Busca Pessoal. 2.2.1.5 Nesse momento, o 3 Homem guardar sua arma no coldre, mantendo-o abotoado, e iniciar o procedimento, conforme figura 9, seguindo os POPs de Abordagem a Pessoa(s) a P, Busca Pessoal e vistoria de veculos, respectivamente.

Figura 9. 2.2.1.6 Aps, os policiais devero solicitar, de forma respeitosa e cordial, que o(s) abordado(s) se identifique(m) por meio de documentos pessoais, do veculo e outros que a situao exigir, os quais devero ser verificados junto ao COPOM/CAD. 2.2.1.7 Sendo constatado que se trata(m) de pessoa(s) no envolvida(s) em ato ilcito, procurar acalmar o(s) abordado(s), explicar quais foram s atitudes que levaram abordagem e prosseguir nas orientaes at que entenda(m) os motivos dos policiais, tornando-se mais receptivo(s) ao policial. 2.2.1.8 Permitir que o(s) abordado(s) explique(m) o comportamento adotado, gerando reciprocidade e empatia entre ambos, ou seja, o policial entendendo-o(s) e o(s) abordado(s) entendendo a interveno policial, no sentido da preservao da ordem pblica. 2.2.1.9 Agradecer amistosamente a compreenso do(s) cidado(s) abordado(s), colocar-se disposio atravs da Polcia Militar e, sempre que possvel, aguardar que o(s) mesmo(s) se afaste(m) do local para ento se retirar. 2.2.2 ABORDAGEM A INFRATOR DA LEI 2.2.2.1 A equipe dever adotar os mesmos procedimentos previstos no item 2.1.2.2, sendo

47

que as armas do motorista e do Cmt de Equipe devero estar na posio 3 Olho, enquanto o 3 Homem dever permanecer com a arma na posio Sul, fazendo segurana retaguarda do lado esquerdo da Vtr, conforme figura 10.

Figura 10. 2.2.2.3 Estando o(s) abordado(s) posicionado(s), o Cmt de Equipe juntamente com o 3 Homem iro se aproximar ao mesmo tempo, com a arma na posio 3 olho, devendo um permanecer na segurana, com vista aos abordados, enquanto o outro, de preferncia o Cmt de Equipe, avana na direo ao veculo, preferencialmente pelo lado do passageiro, utilizando-se da tcnica de tomada de ngulo (fatiamento), a fim de verificar se h mais algum no seu interior (veculo). Enquanto isso o motorista dever dar a volta por trs da viatura, posicionando-se para fazer segurana retaguarda, adotando a posio Sul, onde dever permanecer com vistas segurana da equipe, atento ao rdio e s determinaes do Cmt de Equipe, conforme figura 11.

Figura 11. 2.2.2.3. Aps constatar que no h mais ningum no interior do veculo, o policial que fez a visualizao interna no veculo dever recuar e assumir a funo de segurana (cobertura), posicionando-se lateralmente ao(s) abordado(s) em ngulo aproximado de 90, com a arma em posio 3 Olho, para que o 3 Homem (neste momento com a arma no coldre abotoado) realize o procedimento de algemar e busca pessoal, conforme figura 12.

48

Figura 12. 2.2.2.4... Em seguida, a guarnio dever colocar o infrator da lei no compartimento de presos da viatura, iniciando ento o procedimento de vistoria do veculo conforme POPs especficos. 2.2.2.5. Aps a vistoria, a guarnio dever proceder conforme o previsto no POP de Apresentao de Ocorrncia Repartio Pblica Competente. 2.3 EQUIPE COMPOSTA POR QUATRO INTEGRANTES

2.3.1 ABORDAGEM EM SITUAO DE FUNDADA SUSPEITA


2.3.1.1 Os policiais devero agir tomando por base, os mesmos procedimentos previstos no subitem 2.1.1.1, o 3 e 4 homem, ficaro fazendo segurana retaguarda semidesembarcados, conforme figura 13.

Figura 13. 2.3.1.3 O procedimento de verbalizao e retirada dos ocupantes do veculo, ser a mesma do subitem 2.1.1.2. 2.3.1.4 Estando o(s) abordado(s) posicionado(s), o 4 Homem dever se deslocar posicionando-se entre o Cmt de Equipe e o 3 Homem, dando apoio a este na funo de segurana, enquanto o motorista ir se deslocar por trs da viatura e posicionar para fazer a segurana retaguarda, conforme figura 14.

49

Figura 14.

2.3.1.5 Aps a visualizao do interior do veculo pelo Cmt de Equipe, o motorista dever permanecer realizando a segurana retaguarda, para que o 3 e 4 Homem iniciem a busca pessoal, enquanto o Cmt de Equipe faz a segurana, conforme figura 15.

Figura 15. 2.3.1.6 Aps a busca pessoal, os policiais devero solicitar de forma respeitosa e cordial, que o(s) abordado(s) se identifique(m), atravs de documentos pessoais, do veculo e outros que a situao exigir e verificar junto ao COPOM/CAD, os dados pessoais e do veculo. 2.3.1.7 Sendo constatado que se trata(m) de pessoa(s) no envolvida(s) em ato ilcito, procurar acalmar o(s) abordado(s), explicar quais foram s atitudes que levaram abordagem e prosseguir nas orientaes at que entenda(m) os motivos dos policiais, tornando-se mais receptivo(s) ao policial. 2.3.1.8 Permitir que o(s) abordado(s) explique(m) o comportamento adotado, gerando reciprocidade e empatia entre ambos, ou seja, o policial entendendo-o(s) e o(s) abordado(s) entendendo a interveno policial, no sentido da preservao da ordem pblica. 2.3.1.9 Agradecer amistosamente a compreenso do(s) cidado(s) abordado(s), colocar-se disposio atravs da Polcia Militar e, sempre que possvel, aguardar que o(s) mesmo(s) se afaste(m) do local para ento se retirar. 2.3.2 ABORDAGEM A INFRATOR DA LEI 2.3.2.1 A equipe dever tomar por base os procedimentos previstos no item 2.1.2.2, sendo que o 3 e o 4 Homem devero se posicionar semidesembarcados com a arma na posio Sul com segurana retaguarda, enquanto os demais adotam a posio 3 Olho em direo aos ocupantes do veculo, conforme figura 16.

50

Figura 16.

2.3.2.3 Estando o(s) abordado(s) posicionado(s), o Cmt de Equipe iniciar o deslocamento de aproximao e visualizao no interior do veculo, utilizando-se da tcnica de tomada de ngulo (fatiamento), enquanto o 4 Homem adotar a posio de arma 3 olho e dever posicionar-se entre o Cmt de Equipe e o 3 Homem, que tambm adotar a posio de arma 3 olho, dando apoio a este na funo da segurana. Enquanto isso o motorista ir se deslocar por trs da viatura e posicionar para fazer a segurana retaguarda adotando a posio (arma) SUL, conforme figura 17.

Figura 17. 2.3.2.4 Aps a visualizao no interior do veculo pelo Cmt de Equipe, o 3 e o 4 Homem iro iniciar o procedimento de algemar e de busca pessoal, conforme figura 18.

Figura 18.

51

2.3.2.5 Ao trmino da busca pessoal, o(s) abordado(s) dever(o) ser colocado(s) no compartimento de conduo de preso(s) da viatura, procedendo guarnio vistoria do veculo conforme POPs especficos. 2.3.2.6 Aps a vistoria, a guarnio dever proceder conforme o previsto no POP de Apresentao de Ocorrncia Repartio Pblica Competente. RESULTADOS ESPERADOS Que as aes dos policiais sejam em todos os momentos pautadas pela lei, pelas normas e pela tica policial militar. Considerando o item anterior, quando no for possvel preservar a vida, a integridade fsica, os direitos e ou o patrimnio das pessoas envolvidas (incluindo-se aqui os prprios policiais), que o prejuzo causado seja o mnimo necessrio e suficiente para a resoluo da ocorrncia. Que todas as pessoas infratoras da lei envolvidas na ocorrncia sejam capturadas e presas pelos policiais militares. Que todas as armas, objetos e materiais que possuam vnculo probatrio com aes ilcitas relacionadas ocorrncia sejam apreendidos; Que os policiais militares ajam mediante a condio de superioridade numrica sobre os abordados, sempre que possvel. Que a cada momento os policiais estejam atuando em condio de mxima segurana com relao a uma possvel agresso por parte dos abordados ou de terceiros. Que a possibilidade de reao da(s) pessoa(s) abordada(s) seja reduzida ao mnimo possvel. Que a ao policial resulte em atitude favorvel PMESP por parte das pessoas no infratoras da lei envolvidas na ocorrncia. AES CORRETIVAS Se a(s) pessoa(s) demorar(em) a responder ou acatar as determinaes, mas no estiver(em) esboando resistncia, considerar a possibilidade de ela(s) ser(em) portadora(s) de necessidade especial (idoso, auditiva, visual, mental e etc), ou estrangeira(s); havendo constatao desta hiptese, o policial deve permanecer atento, respeitando a condio do(s) abordado(s), se possvel comunicar-se atravs de sinais ou procurar algum (policial ou no) que saiba a lngua estrangeira, ou a linguagem brasileira de sinais (LIBRAS), conforme a necessidade. Se o veculo tiver pelcula nos vidros (Ex.: insul-film), os policiais militares devero redobrar a ateno e utilizar as tcnicas de tomada de ngulo (fatiamento), quando forem se aproximar do veculo para verificar a existncia ou no de pessoas no seu interior. Se o policial militar for surpreendido pela presena de outra(s) pessoa(s) no interior do veculo, quando da inspeo visual interna, devero retornar posio inicial da abordagem ou procurar um local seguro e iniciar a conversao desde o incio para retir-lo(s) do veculo. Se no houver o cumprimento das determinaes emitidas pelo policial militar, (ex: os abordados no sarem do veculo) utilizar o escalonamento do uso da fora, solicitando apoio; se houver escudo balstico, utiliz-lo para a aproximao. Se algum policial atravessar inadvertidamente pela Linha de Tiro, o policial militar que tem sua arma apontada dever adotar a posio Sul, alertando-o, dizendo: Mesma Linha. Se observar que a(s) pessoa(s) est(o) nervosa(s) e/ou tensa(s), procurar acalm-las, fazendo que ela(s) perceba(m) que a Polcia est ali para ajud-la(s) e no para prejudic-la(s). Se durante a abordagem observar que o(s) outro(s) policial(is) militar(es) no perceber(am) que se trata(m) de pessoa(s) idnea(s), dever tomar a frente da ao e alertar os demais; Se o nimo do(s) abordado(s) sob fundada suspeita, estiver alterado, tentar acalm-

1. 2.

3. 4. 5. 6. 7. 8.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

52

lo(s) para que a situao se normalize rapidamente, no revidando possveis agresses verbais. 9. Se alguma pessoa abordada afirmar ser autoridade pblica (Militar, Policial, membro da Magistratura ou do Ministrio Pblico, Diplomata, Parlamentar, Integrantes do SIPOM, Integrantes de Corregedorias em servio etc), deve ser identificada imediatamente, adotando-se, a seguir, os procedimentos previstos no Processo Especfico (Ocorrncia envolvendo Autoridade). 10. Se o local no for adequado para a abordagem, adiar o incio da ao (desde que possvel), procedendo-se ao acompanhamento do veculo at que seja possvel agir com segurana. 11. Se em algum momento no decorrer da abordagem algum dos policiais constatar fato que modifique a percepo inicial das caractersticas da ocorrncia, dever alertar seu(s) companheiro(s) para a necessidade de adaptar os procedimentos (posio da arma SUL ou 3 olho e tratamento dos envolvidos), adotando postura mais rgida ou mais branda, conforme o caso e outras providncias que o caso exigir. 12. Se houver nmero de veculos e ou de pessoas a abordar em igualdade ou em superioridade com relao aos policiais militares, solicitar apoio e esperar a chegada para o incio da ao; caso no seja possvel esperar o apoio por motivo de fora maior, poder agir antes de sua chegada, conforme figuras 19 a 22 (exemplo: ocorrncia com infrator da lei):

Figura 19 - Retirada dos infratores da lei do veculo, com as armas na posio 3 Olho.

Figura 20 - Aproximao dos policiais para a verificao do veculo, ambos com as armas na posio 3 Olho

53

Figura 21 - Posicionamento dos policiais para o incio do ato de algemar os abordados, ambos com as armas na posio 3 Olho

Figura 22 Aps o motorista algemar o infrator da lei, ir recuar e retirar seu armamento adotando a posio 3 Olho, (sendo que o infrator da lei continuar ajoelhado com as pernas cruzadas), ento o encarregado ir dar incio ao procedimento de algemar o outro infrator da lei. 13. A busca pessoal em mulher ser feita por outra mulher (policiais femininas) se no importar retardamento ou prejuzo da diligncia. 14. Se houver necessidade de efetuar uma abordagem sob fundada suspeita em inferioridade ou igualdade numrica, com relao aos abordados, os policiais militares podero adotar a posio da arma 3 olho. 15. Se durante a abordagem policial, o suspeito e/ou infrator da lei, empreender(em) fuga a p, os policiais militares devero realizar perseguio embarcada ou a p, dependendo das condies locais, tomando antes os seguintes cuidados: 15.1 Caso no tenham verificado o interior do veculo, proceder verificao, a fim de evitar a ao surpresa de possvel meliante escondido no interior do veculo; 15.2 Caso se constate a presena de outra pessoa no interior do veculo, proceder abordagem de infrator da lei, a no ser que a situao evidencie se tratar de vtima; 15.3 Caso se constate vtima no interior do veculo, priorizar o seu atendimento, comunicando assim que possvel ao COPOM/CAD s caractersticas do indivduo que empreendeu fugas e direo tomada;

54

15.4 Caso no haja mais ningum no interior do veculo, retirar as chaves (se possvel, trancar o veculo) e proceder perseguio embarcada do indivduo, caso as condies locais do terreno permitam, ou a p, caso no seja possvel prosseguir de viatura, devendo os policiais militares comunicar imediatamente ao COPOM/CAD suas caractersticas e direo seguida, bem como solicitar apoio de outras viaturas para a preservao do veculo e cerco ao indivduo em fuga; 15.5 Em qualquer situao, a perseguio ao indivduo dever ser feita sempre em superioridade numrica, adotando-se as medidas de segurana prevista no M-19-PM; 15.6 Em hiptese alguma os policiais militares devero efetuar disparos de arma de fogo em via pblica, a fim de atingir ou fazer parar o indivduo perseguido, a no ser em caso de legtima defesa prpria ou de outrem.

16. Caso haja necessidade de se efetuar uma abordagem estando o policial militar
empregado no POLICIAMENTO INTEGRADO, dever solicitar apoio e esperar at sua chegada, para realizar o procedimento. POSSIBILIDADES DE ERRO O policial militar deixar de realizar a busca em pessoa ou veculo, quando existirem indicativos para tal. O policial militar escolher local imprprio para a abordagem, colocando pessoas em risco desnecessariamente. O policial militar no sinalizar corretamente para a parada do veculo a ser abordado. O policial militar posicionar incorretamente a viatura atrs do veculo a ser abordado. O policial militar deixar de observar as regras de segurana na sua ao (aproximar-se do veculo antes de as pessoas serem retiradas e adequadamente posicionadas ou ficar constantemente na linha de tiro, por exemplo). O policial militar utilizar escalonamento do uso da fora desproporcional situao, para mais ou para menos. O policial militar no perceber que a(s) pessoa(s) no cumpre(m) as determinaes por ser(em) portador(as) de necessidades especiais, por estar(em) nervosa(s) pelo excesso de barulho no local ou por ser(em) estrangeira(s). Os policiais militares agirem descoordenadamente, sem a observncia do padro ou com mais de um policial determinando mesma pessoa o que deve fazer, causando confuso e embarao. O policial militar, nos dilogos, agredir verbalmente as pessoas, praticar discriminao atentatria aos direitos e liberdades fundamentais, em especial condio social, raa, cor, crena religiosa, convico filosfica, convico poltica ou outra qualquer de carter pessoal. O policial militar realizar procedimentos com o dedo no gatilho da arma, exceto no momento em que necessite revidar injusta agresso proporcional. O policial militar sacar a arma e apont-la desnecessariamente para as pessoas. Ao perceber tratar-se de pessoa(s) idnea(s), deixar o policial militar de amenizar o rigor das aes, conforme o previsto no procedimento. O policial militar deixar de orientar a(s) pessoa(s) com relao (s) atitude(s) ou circunstncia(s) que deram causa abordagem pela Polcia Militar ou deixar de agradecer a cooperao e compreenso pela abordagem, bem como de se colocar disposio. O policial militar realizar perseguio em inferioridade numrica a(s) pessoa(s) (suspeita ou infrator da lei) que venha(m) a fugir da abordagem policial.

1. 2. 3. 4. 5.

6. 7.

8.

9.

10. 11. 12. 13.

14.

55

ESCLARECIMENTO EQUIPE DE FORA TTICA Em uma equipe de Fora Ttica os policiais militares sero distribudos conforme segue: 1 HOMEM Ser o comandante de equipe, ocupar dentro da viatura o banco do passageiro dianteiro. Poder ser um Oficial ou um Sargento. 2 HOMEM Ser o motorista da viatura. Poder ser um Cabo ou Soldado (deve ter autorizao para conduo de veculo oficial expedido pela Polcia Militar). 3 HOMEM Ser o Segurana/Auxiliar, ocupar dentro da viatura o banco de trs ao lado esquerdo (atrs do motorista). Poder ser um Cabo ou Soldado (De preferncia, o policial mais experiente). 4 HOMEM Ser o Segurana/Auxiliar e Anotador, ocupar dentro da viatura o banco de trs ao lado direito (atrs do Cmt de Equipe). Poder ser um Cabo ou Soldado.

TCNICA DE TOMADA DE NGULO OU FATIAMENTO uma tcnica que deve ser utilizada pelo Policial Militar, para aproximao de um local onde haja perigo, de modo que esteja sempre abrigado ou coberto, a fim de evitar fcil visualizao por parte dos agressores ou infratores da lei, conforme previsto no M-19PM. OBS: Quando o Policial Militar utilizar este tipo de tcnica, dever estar com sua arma na posio 3 olho, com o cano da arma na mesma direo onde possa estar o perigo, conforme figura abaixo:

POSIO DO ARMAMENTO 1. Posio SUL, vide o POP de Abordagem Policial de Pessoa(s) a P, (Subitem 4.2.1 e figuras 3 e 4) e no Esclarecimentos descrio da posio. 2. Posio 3 olho, vide o POP de Abordagem Policial de Pessoa(s) a P, (Subitem 4.3.1. figura 7) e no Esclarecimentos descrio da posio. MEDIDAS DE SEGURANA So todas as medidas previstas no M-19-PM, que visam proteger o policial militar e outras pessoas, quando do confronto com agressores da sociedade e em situaes adversas, tais como: 1. Verbalizao do policial militar com agressores, vtimas e transeuntes; 2. Identificao de colaboradores (outros policiais), pessoas neutras (pessoas que se envolveram na ocorrncia voluntariamente e/ou involuntariamente) e agressores (todos os tipos de agressores da sociedade).

56

3. Utilizao de tcnicas de progresso, paralisao e regresso no terreno; 4. Utilizao de coberturas e abrigos; 5. Utilizao de tcnicas de entrada em edifcio, transposio de muros altos e baixos; 6. Condicionamento do policial militar agir dentro dos parmetros da lei; e 7. Condicionar-se a manter controle do stress (equilbrio fsico e mental), durante a ao.

57

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO SUPERVISOR:


DATA: ____/____/____

DIAGNSTICO DO TRABALHO OPERACIONAL SUPERVISIONADO: N POP: NOME DA TAREFA: 1.02.02 Abordagem Policial de Pessoa(s) em Veculo. SIM NO OBSERVAES

N PROCESSO: 1.02.00

ATIVIDADES CRTICAS 1. O policial militar identificou corretamente a necessidade de reforo e o solicitou? 2. As caractersticas da ocorrncia foram identificadas corretamente, possibilitando a adoo do escalonamento do uso da fora proporcional ao grau de periculosidade real que a situao impunha? 3. A verbalizao para a retirada das pessoas de dentro do veculo visando sua conduo para o local da busca pessoal (rea de segurana junto ao porta-malas) foi realizada de forma clara, em tom audvel, de forma objetiva e pausada, possibilitando que no houvesse confuso de atitudes por parte do(s) abordado(s)? 4. Os abordados foram posicionados de acordo com o grau de periculosidade determinado previamente, minimizando as possibilidades de reao ou fuga? 5. A aproximao do policial em direo aos abordados foi realizada segundo os padres de segurana previstos neste procedimento? 6. Na verificao do veculo, a fim de detectar a presena de outras pessoas no seu interior, foi utilizada a tcnica de tomada de ngulo (fatiamento)? 7. Caso o policial militar tenha constatado caractersticas da ocorrncia diversas da avaliao inicial, exigindo a reorientao da interveno policial, isso foi feito corretamente? 8. Caso alguma pessoa tenha se exaltado durante a ocorrncia, o policial militar soube conduzir o dilogo visando acalm-la? 9. O policial militar explicou (s) pessoa(s) abordada(s) os motivos que deram causa ao policial? 10. O policial militar agradeceu a cooperao e compreenso do(s) abordado(s) quanto ao policial, colocando-se disposio atravs da Polcia Militar?

58

You might also like