You are on page 1of 6

Boa noite a todos os presentes.

Na pessoa do diretor do Instituto de cincias ambientais e desenvolvimento sustentvel da Universidade Federal da Bahia professor Jacques Antonio de Miranda gostaria de cumprimentar todos os membros da mesa desta cerimnia, os membros da comunidade universitria, paraninfos, autoridades, professores e tcnicos-administrativo, Coordenadores e viceCoordenadores dos colegiados dos cursos de graduao. Agradeo ao estudante Cssio Pacheco o convite para integrar esta cerimnia como paraninfo da turma concluinte do curso de qumica. Convite que me deixou muito lisonjeado. Quero cumprimentar em especial os protagonistas desta colao de grau, os estudantes dos cursos de Administrao, Cincias Biolgicas, Engenharia Sanitria e Ambiental, Geografia e Qumica e tambm homenagear com este discurso os principais merecedores da mais alta honraria desta cerimnia, pais, mes e familiares presentes. Ser humano uma condio de existncia nobre e ao mesmo tempo intrigante. Por iguais somos diferentes, por diferentes, semelhantes. Vivemos a partir de conceitos, interpretamos nossa existncia atravs de dogmas, fundamentamos pactos de respeito mtuo para vivermos ou tentarmos viver conjuntos. Nessa espcie sempre haver membros que menosprezam a nobre inteno de buscar para os problemas solues pacficas e harmnicas, afirmando altiva e corajosamente que acima de tudo deve ser considerado o bem comum.

Tambm sempre haver indivduos que cerram os punhos convertendo a verdade sua razo, escamoteando valores, cegos pelo facho ideolgico e pelo servilismo de uma determinao superior, ungidos pelo azeite da mediocridade moral e intelectual, no imediatismo de sua sobrevivncia sem elevao e sem esperanas. Aos fugazes cabe a liturgia que cabe aos que pulam pela janela e saem pela porta dos fundos. A mais valia no possui moeda universal. Os agiotas do discurso escalam muros, arregimentam com a mo e cobram com a outra, patrulham os subordinados e a opinio alheia sua causa pessoal, pregam uma viso diferente do mundo, desde que este mundo seja o seu e a viso a sua, da sua guilda ou de seu partido. Usam o politicamente correto como uma forma de mascarar problemas que no conseguem resolver na realidade. Os incautos, pobres incautos, pagam os juros de uma causa precria, afirmada no maniquesmo dos homens e se viciam na simbologia dos cones incompreendidos, tropeam no batente da tica, e sem que percebam, despencam do cume da lombra ideolgica para o plat da vida real e se espatifam. H tambm os serenos, que do o muito de si para os que no mundo tem pouco, se prendem no pouco e multiplicam para os muitos. Buscam no labirinto da vida o guia da luz que brilha no horizonte, a luz que faz sombra para os incrdulos, a luz que ilumina o porvir dos sonhadores. A linha entre a liberdade e a igualdade tnue. A fora que cerra o punho por si s precria e incapaz de unir as mos de homens e mulheres em torno do bem comum. Certos ou errantes evolumos em busca do arranque da vida.

Mas de onde explicar tanta coisa? Temos o dom da vida, mas qual o sentido de t-la? Porque somos ns dotados de to alto nvel de discernimento? Se na paz se encontra o amor, como explic-la por argumentos lgicos? Como entender o amor que um pai e a me cativa por sua cria? Amais ou temeis? Por que menosprezamos nossos sentimentos e credos se a mesma paz que pedimos a Deus e pedimos a Oxal tambm celebrada pelos ateus? Decerto no teremos resposta. Mas eis que esta espcie de massa cinzenta e pensante evoluiu, se uniu por temores, amores, costumes, traos de autoafirmao, patrimnios culturais e encontrou nas instituies um meio de apaziguar tribos e povos, delimitar domnios e compartilhar interesses. bem da sobrevivncia e evoluo, a vida em sociedade pressups a formalizao de pactos de respeito cultura dos povos. Para tanto, alm dos instintos naturais, logramos sucesso no desenvolvimento do mais peculiar dos sentidos, o intelectual. Foram ao redor das bibliotecas, centros de preservao de conhecimento e espao de debates, que se estabeleceram as Universidades. Da necessidade de entender a si prprio, subjaz entre os homens uma organizao voltada ao engenho do saber onde o cio intelectual pudesse se tornar conhecimento humano para ento ser compartilhado entre os povos e sociedades organizadas.

Ansio Teixeira, o gnio Baiano de Caetit afirmou em 1935 que Desde que haja vida em comum, e vida em comum de homens, essas instituies, sob alguma forma, ho de aparecer, e aparecem para manter, nutrir, ordenar e iluminar a vida em comum. (...) (...) Dentre essas instituies avultam as que mais largamente lhe compem o quadro da existncia coletiva. A famlia que vela pelo seu desenvolvimento inicial e o conduz a se tornar, por sua vez, um perpetuador de sua espcie; o estado que lhe defende e regula a vida em grupo; a igreja que lhe d o sentido profundo do seu devotamente social; e a escola que o humaniza e socializa. em uma das formas que assumiu, nos tempos modernos, tal instituio que vamos encontrar a natureza legtima de sua funo histrica. Essa forma a da Universidade. (...). Entrecortando a histria, com a racionalizao da vida e o desenvolvimento das cincias naturais, a matemtica, a fsica e a qumica, as artes de engenho, as Universidades consagraram a pesquisa no seu mister e estabeleceram a produo de conhecimento como motor principal do desenvolvimento e progresso das naes. No Brasil a Universidade surgiu no incio do sculo XX, evocada aps tentativas frustradas por resistncias religiosas e polticas a um projeto legtimo de universidade. Em parte a negao criao de uma universidade na colnia provinha da resistncia em se criar uma instituio independente e crtica que no sofresse interferncias politicas da Universidade de Coimbra, tutora acadmica que referendava os cursos acadmicos e profissionais tupiniquins.

A construo de uma cultura acadmica capaz de reconhecer na relao direta e imediata com a sociedade o elo entre conhecimento e desenvolvimento, tem se confrontado com um antigo paradigma do ensino superior brasileiro: A resistncia reinveno. O sistema brasileiro de ensino superior adota um modelo terminal de formao. Nele a vocao profissional especificada no ingresso e o fluxo acadmico promovido em percurso nico mediante o cumprimento de uma carga horria subdivida em sries enfileiradas de componentes didticos de ensino terico e/ou prtico. O conceito de ensino superior brasileiro estruturado na formao vocacional que privilegia o desempenho profissional deslocando o sabor da reflexo cientfica e o senso inovador, to necessrio para o enfrentamento dos desafios globais contemporneos, para jornadas distantes dos sales Universitrios. Sim. Mais uma vez o elo de causa recproca entre educao e desenvolvimento refaz as metas dos projetos globais de nao. Neste domnio, a Universidade se legitima ao constituir-se como expresso do meio social em que convive determinado na dicotomia do espao-tempo. Deste prisma direcionamos nossa arte e pincis para um quadro trptico de Ensino, pesquisa e extenso, luz da criao da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Os princpios Universitrios, a verdade, o saber, a pesquisa, a docncia e a iniciativa da inovao em amplos domnios esto postos prova no curso sinuoso dos rios que desaguam na margem esquerda do Velho Chico, gua que entalha em solo baiano a marca da gente que se afirma em coragem e perseverana, o povo do Oeste da Bahia, regio de abismos, conflitos e contradies. A noo de ser educado varia com a natureza da cultura e as relaes sociais vigentes. No h modelo padro de ensino que responda s idiossincrasias de cada territrio em que se assenta uma Universidade. preciso encontrar a misso que preserva a importncia do ensino superior mide no complexo processo de transformao social.

Temos que ser honestos em admitir nossos problemas e a franqueza para expor nossas limitaes. Pois ainda temos muito por oferecer. Mas do pouco que construmos em to pouco tempo nos tornamos gigantes, enfrentando a treva sombria da ignorncia com o facho de luz para o futuro. Conselho se d a quem pede, e como um padrinho, paraninfo que estou, darei poucos e curtos. Mais um jumento que me carregue do que um cavalo que me derrube; No se fecha buraco com reboco ou com um papel. O peso de um diploma medido pelo padro da ignorncia; Universidade no cartrio com f pblica para emisso de ttulos de distino social; Que as vestes talares, a toga, o capelo, cubram vocs com o esprito da liberdade, igualdade e da justia social. Sejam vocs e faam a mudana. A vida longa e a luta continua. Parabns a todos. Muito Obrigado

Barreiras, 30 de novembro de 2012. Prof. Poty Rodrigues de Lucena

You might also like