You are on page 1of 50

2012

FAUSTO CARVALHO
CLUBE DE AUTORES

AUTO MORENO
COMDIA EM VERSOS

AUTO MORENO

CIP Brasil. Catalogao-na-fonte. Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ. ___________________________________________ C00 Carvalho, Fausto Jos de Oliveira, 1959 . Auto moreno. Comdia em versos. 2. Edio. Rio de Janeiro: Clube de autores, 2012. 50 p. 14, 8 x 21, 0 ISBN 978-85-000-0000-X CDD-B869. 1 ____________________________________________ ndice para catlogo sistemtico: 1. Teatro: Literatura brasileira
2

AUTO MORENO

Em lembrana de Antonio Joz da Silva, O Judeu. 1

SILVA, Antonio Joz. 1705-1739. Advogado, dramaturgo e poeta, natural da cidade do Rio de Janeiro, acusado de judasmo. Morto queimado na fogueira como negativo e relapso no auto-de-f que se celebrou na Igreja do Convento de So Domingos, em Lisboa, Portugal, aos dezoito dias do ms de outubro do ano da graa de Nosso Senhor de mil setecentos e trinta e nove. A obra completa foi editada no Rio de Janeiro por H. GARNIER, LIVREIRO-EDITOR, em 1910. 3

AUTO MORENO

Argumento Perdoado dos erros do passado, um poltico de renome volta a seu pas e levado pelo voto a governar um importante Estado da Federao. Ainda nos primeiros meses de governo surge uma desavena com um deputado cantor correligionrio, entre outros episdios que o impedem de ver seu antigo sonho de chegar presidncia da Repblica tornar-se realidade. Graas a Deus!

AUTO MORENO

Figuras Leon el da Moita Bitola, o governador. Agrinaldo, deputado cantor. Camel, um ambulante. Nuazinha, filha do dspota. Arauto, um carioca. Corifeu, mestre do coro. Coro dos comensais famintos. Semicoro dos Lees-de-chcara. Semicoro das Virgens. Polticos.

AUTO MORENO

O poeta dramtico fatalmente obrigado, para agradar, a lisonjear as crenas e os preconceitos do pblico. Michel Berveiller
2

BERVEILLER, Michel. Em A tradio religiosa na tragdia grega, pg. 34. No sei a editora e nem o ano de publicao deste livro antigo, meu cachorro comeu as primeiras pginas e at hoje no expeliu os dados necessrios para a concluso desta nota. 6

AUTO MORENO

Prlogo Em frente cortina.

ARAUTO meu senhor governador! Que viu "Vargas" e no gostou,3 Vim mostrar a oratria; Mas com uma condio: A comdia uma histria Que melhor com palavro! Houve tempos em que poeta Era cidado de mais valor; Mas nestes tempos de agora J no sabem fazer humor. Vou provar o que digo Com toda minha erudio; ptria amada! Idolatrada! Onde fica o teu pendo?

10

Dr. Getlio, sua vida e sua glria, de GOMES, Dias e GULLAR, Ferreira. Remontada no Teatro Joo Caetano, no Rio de Janeiro, na mesma poca do episdio, sob o ttulo Vargas. Consta que o governador quis retirar a pea de cartaz alegando erro histrico. 7

AUTO MORENO

15

Da a comdia oriunda, Quando me ponho a cagar D uma tristeza profunda, A bosta bate na gua E a gua bate na bunda! 4 Silncio. Satans me convocou A fazer anunciao; O Judeu j abotoou, Vou servir o meu sopo. Ele era muito bom, Faleceu na Inquisio; Mas antes tem Gil Vicente 5 Para nos dar uma lio: Ai! dos poetas combatentes E da mulher sapato; Os parentes so os dentes E na poltica s tem ladro!

20

25

30

Prola da poesia popular, de autoria desconhecida e frequente em portas e paredes de banheiros pblicos. Pelo original: "Quando me ponho a cagar, / me d uma tristeza profunda, / a bosta bate na gua / e a gua bate na bunda..
5

VICENTE, Gil. 1465-1536. Dramaturgo, considerado o fundador do teatro em lngua portuguesa, entrou para a histria com o epteto de o poeta-ourives. 8

AUTO MORENO

Pausa. Foi no Dia da Repblica Em que se deu a tragdia; Quem tem a vida pblica motivo de comdia. Foram votos de louvor, Outros eram corrompidos; Uns votaram com amor, Limparam os cus partidos!

35

40

Relmpago. Agora estou nesta casa, Nesta casa agora estou; Meu sabi morreu, Antes ele do que eu. At vejo o Imperial, Esto comendo um caqui; Quero o teu Municipal Para esta sopa aqui. Os senhores a sentados E eu aqui de p, cantando. Vamos ver como a vida De quem a leva politizando. Mas no v embora no, Pois que tenho educao; Tu vieste porque quis, O meu dever fazer rir E papar o teu burro!
9

45

50

55

AUTO MORENO

Meditao.

60

So as Cartas Cariocas No baralho de um Judas; Que a Me Virgem me proteja Pelos flancos e pelas fundas. Relmpago. meu senhor governador! Senta bem tua penhora, Vim salvar a minha ptria E fazer uma melhora; Toda rosa tem espinho, Todo Cristo, Nossa Senhora! 6

65

Um raio, seguido de forte trovo, fulmina o ARAUTO no proscnio; no h pausa. *

''Na poesia dramtica de certo modo precrio o prprio conceito de isometria. Ou, melhor dizendo, a perfeita ritmia auditiva de uma estrofe nem sempre produzida pela absoluta igualdade silbica dos seus versos. H por outro lado, silncios que se contam, pausas que valem por verdadeiras unidades mtricas." CUNHA, Celso Ferreira da. 1917-1987. in Lngua e verso, ensaios, 2 ed. Livraria So Jos, Rio de Janeiro, 1968, pg. 71. 10

AUTO MORENO

Prodo Paira grande confuso na sala de jantar do Palcio das Bananeiras. No centro, uma mesa oval; todos devoram com rapidez o sopo. Nuazinha serve a sopa com auxlio das Virgens. Leon el Bitola est no meio, cercado por sujeitos fortssimos que formam o semicoro dos lees-de-chcara do governador. Todos estes esto de terno e gravata. Bitola tem uma rosa vermelha na lapela e, talvez pela idade avanada, ou pelos constantes embaraos causados por Nuazinha, est ficando careca dos poucos cabelos brancos que ainda tem. Bitola entoa um canto flico na abertura do prodo e no aparte do camel d-se incio ao episdio. De resto, o cenrio lembra-nos uma ceia; bem como, um forte cheiro de legumes invade a sala. * BITOLA ria. O meu nome Bitola, Este aqui o meu banquete; Tem pepino e tem batata Com sopinha de paquete...

70 LEES

O Brasil vai lanar um foguete...


11

AUTO MORENO

BITOLA Tem polenta socialista Ao sumo da curriola; Do pobre o analista E a merenda da escola.

75 CORO

Coca-Cola! BITOLA No verdade? VIRGENS Cricri, cocoric! Cricri, cocoric! Ns somos serventes, As galinhas carijs. Piu-piu, cocoric, Piu-Piu, cocoric!

80

LEES Todos ns somos valentes E lutamos carat, Quem vier mexer na gente Ou ento com a carateca.
12

85

AUTO MORENO

CORO

Apontam Nuazinha.

Vai criar um fuzu E tomar na bichoteca! LEES 90 Ns fazemos musculao, Somos pau pra toda obra; Ns cuidamos do sopo, Desta sopa no tem sobra.

CORO Obra! Obra! Obra! Desta gua no tem sobra! Entra o CAMEL vendendo contrabando e diz:

95

CAMEL Eu vendo barato Porque meu pai vigia, Ele rouba de noite E eu vendo de dia! 7

Poema popular de autoria desconhecida. Escutei esta prola da poesia em lngua portuguesa da boca de um ambulante vendendo canetas e envelopes no interior de um nibus em Copacabana. 13

AUTO MORENO

Relmpago.

CORIFEU 100 O Brasil j foi ao fundo E ficou a ver a funda; Ns devemos a todo mundo, A soluo dar a bunda!

CORO Funda! Funda! Funda! A soluo dar a bunda! No que Nuazinha recita:

105

NUAZINHA Sou Nuazinha, esta menina, Meu negcio futurista; o sopo da luz divina, Sou durona e masoquista. VIRGENS 110 S capim canela, S capim canela...

14

AUTO MORENO

NUAZINHA Pode trazer o Kung-fu, O cassetete e a boneca; Meu buraco de tatu, um prmio da loteca. CORO Eca! Eca! Eca! Rima com cueca! VIRGENS Ao servirem a sopa, batucam nas panelas e cantam:

120

Cricri, cocoric, Cricri, cocoric! Ns somos as santinhas, Vamos dar o fiof. Piu-piu, cocoric, Piu-piu, cocoric!

CORIFEU Vamos dormir sono fundo E roncar feito um leito; Ai-meu-Deus! Como profundo Evacuar a revoluo!
15

125

AUTO MORENO

BITOLA Em falsete. Uma pausa para eu contar Como fui chegando ao palcio: Eu vim sentando na farinha, Cozinhando a Flor do Lcio.

130

POLTICO Bitola muito correto, Mais Bitola a soluo. Vamos meter o p no reto Para salvar esta nao.

135 LEES

O Brasil vai lanar um foguete... Relmpago. *

16

AUTO MORENO

Episdio No h pausa.

CAMEL Heroico. meu senhor governador! Permita-me um aparte E responda pergunta: O que o brizolismo Do qual tanto se fala, Ser igual ao comunismo Que a todo o mundo abala? Trovo.

140

CORO 145

CUT, CUT, CONCLAT! CUT, CUT, CONCLAT!

CAMEL Ai-Jesus! Que fome tanta, Que vontade que d, Comer Nuazinha na janta, Ensinar-lhe o b--b!

17

AUTO MORENO

CORO 150 CUT, CUT, CONCLAT! CUT, CUT, CONCLAT!

CAMEL Todos ns somos grevistas E fazemos camelotagem; Perdoe-nos tambm a santa, Nossa me vendia imagem!

155 CORO

CUT, CUT, CONCLAT! CUT, CUT, CONCLAT! BITOLA Eu no tenho vassourinha Nem mendigo; mando afogar, O sopo para milhes, Nele se pode at nadar!

160

CORO Mar! Mar! Mar! Ele gosta de mamar!

18

AUTO MORENO

CAMEL Ai-de-mim! Este gacho um velho que gosta; Mas a mulher pior ainda, Lava cueca... Relmpago.

165

CORO

Cheia de bosta! BITOLA Onde esto os meus lees Que iro me defender, Ou ser que estou sozinho E peladinho no poder?

170

LEES Daqui a gente no sai, Daqui ningum nos tira; Ns brigamos, avanai! At no

175

19

AUTO MORENO

CORO Ira! Ira! Ira! Ele uma trara! VIRGENS Putz! Putz! Gluglu, Putz! Putz! Gluglu.

180 NUAZINHA

Vamos catar o arroz E limpar o feijo... VIRGENS Cai-cai, balo! Cai-cai, balo! CAMEL 185 Comunistas comem criancinhas, Era o que vov sempre dizia... Trotsky usava calcinhas E no sabia o que fazia.

CORO Ia! Ia! Ia! No sabia o que era azia!


20

190

AUTO MORENO

VIRGENS Miau, miau, ronrom, Miau, miau, ronrom. POLTICO Vamos lavar a roupa suja Antes que a sopa esfrie, Notcias de ltima hora Fazem que o gato mie:

195

VIRGENS Miau, miau, ronrom, Miau, miau, tim-tim. CAMEL 200 Bitola zombeteiro, E o cacique, tagarela; Darcy marreteiro, Pica fumo na janela. Relmpago.

CORIFEU Mas o gordo Imperial Peida feito ciclone; S transa com animal, Tem bumbum de silicone!
21

205

AUTO MORENO

Trovo.

Entra AGRINALDO, o governador lhe d dois tapinhas na nuca e diz: BITOLA Como vai, Agrinaldo T timo? AGRINALDO Governo de coalizo? 8 Muito bom! Muito bonito... O governador finge no escutar e continua:

BITOLA 210 A soluo a coalizo Dividindo as secretarias, Com a esquerda na educao E a direita nas padarias.

Sobre o assunto, veja-se a edio da Revista Veja, de 7 de dezembro de 1983 que, com a reportagem intitulada O bate-boca moreno reproduziu na ntegra a discusso entre o ento governador e o deputado. A imprensa noticiou largamente o fato, com destaque tambm para a matria do Sr. Dilermando Nonato Cruz, publicado sob o ttulo Os equvocos de Brizola, na edio de domingo, 5 de fevereiro de 1984, do Jornal do Brasil. 22

AUTO MORENO

CORO 215 AGRINALDO Ser inimigo que bom, Pra ganhar secretaria; Nomear a parentada um parto em romaria... LEES 220 O Brasil vai lanar um foguete... Aparte para colocar os polticos em seus lugares. CUT, CUT, CONCLAT! CUT, CUT, CONCLAT!

BITOLA Monteiro, Juruna, Imperial E Boca de Viva, minha direita; Clemir Damos, Arildo e Jacques Di Nelles, esquerda, por favor... AGRINALDO 225 Vou sentar na cabeceira, Onde sentam os importantes Deputados e cantores, Rita Lee e os Mutantes... E faz o que disse, enquanto BITOLA explica:
23

AUTO MORENO

BITOLA Esta noite fiz acordo Com o chaguismo e os petebistas, Senhores deputados socialistas... No que os POLTICOS retumbam:

230

POLTICOS chazola no governo, Petebola de bandinha; Jamil incompetente E governa da cozinha...

235 AGRINALDO

Meu senhor governador, Perdoe-me a intimidade; Mas quando o velho se deita Gosta pela esquerda ou direita? BITOLA 240 Quando a esquerda minoria preciso fincar o p na banda Da direita e meter profundo...

LEES O Brasil vai lanar um foguete...


24

AUTO MORENO

AGRINALDO Bitola adora um pio, Por isso sorri bonito; Ele tem dente postio, a dvida pelo dito.

245

CORO Isso! Isso! Isso! Ele tem dente postio! BITOLA 250 Furioso, BITOLA d o troco: Neste governo no h caixinha Pra engordar cantor safado; Ele gay, uma bichinha, Fala grosso, mas quiabo!

CORO Fado! Fado! Fado! Fala grosso, mas quiabo!

255 AGRINALDO

Bitola eu no sou gay!

25

AUTO MORENO

BITOLA grande incompetente; Vive de armar intriga, Cospe, ronca e mente.

260 POLTICO

Bitola xingou To timo, To timo Bitola xingou; Bitola estendeu a mo, To timo captou e andou. AGRINALDO 265 O senhor racista, Covarde e seboso; Um pobre socialista De governo mentiroso.

BITOLA Aos LEES, apontando AGRINALDO: Cu no tinteiro Dedo no pincel, Tapem o violeiro Cum pedao de papel! 9

270

Poema popular annimo, tambm "de banheiro", como se diz. Pelo original: "Cu no tinteiro, / dedo no pincel, / quem vier ao banheiro, / favor trazer papel. 26

AUTO MORENO

Relmpago.

Os LEES cumprem a ordem, AGRINALDO grita:

AGRINALDO Boca de Viva dedo-duro E lava a roupa do partido; Est deixando muito furo Por onde anda metido.

275

CORO Furo! Furo! Furo! Lava a roupa do partido! Pausa.

BITOLA Agora que veio a paz, Vamos construir este pas; O remdio a moratria, Leremos Machado de Assis...

280

27

AUTO MORENO

CORIFEU Que virgulava muito... E o CAMEL completa:

CAMEL Porque era gago em oratria. AGRINALDO 285 Retomando a discusso: Esto carcando o emotivo Da senhora, sua patroa; Como pode o peixe vivo Viver fora da lagoa.

BITOLA Que besteira tu me diz, Comparar pescado a mim; No vs que meu governo Tem perfumes de carmim?

290

AGRINALDO Vou contar uma coisa feia, Dizem as lnguas do Senhor; Teu secretrio est de meia Com animal, fazendo amor...
28

295

AUTO MORENO

CORO Feia! Feia! Feia! Secretrio est de meia!

LEES O Brasil vai lanar um foguete... BITOLA 300 Se o mundo fosse bom, O Dono morava nele; Pel o Rei da bola, Este Leon el Bitola!

NUAZINHA Um poltico que faz escola... Nisso, vem um POLTICO e diz:

POLTICO 305 Gramticos comem grama, Vou dizer por uma vez, E no quero repetir: O que foi que o senhor fez Pra no governo resistir?
29

AUTO MORENO

BITOLA 310 ! Clemir, no fica bem Colocar tampo que vaza, Resolveremos a questo Esta noite l em casa.

CORO Asa! Asa! Asa! Esta noite l em casa!

315 POLTICO

320

Esta festa vai ser boa, Para pedir esmola; Mos obra na escola o lema e a mola De quem no saco No tem bola.

CORO Baco! Baco! Baco! Ele do balacobaco! AGRINALDO Se a memria no falha, Vamos ver a coisa preta; Mame est indignada Com inchao na bochecha!
30

325

AUTO MORENO

CORO Eta! Eta! Eta! Rima com chupeta! POLTICO 330 Cada macaco no seu galho, Diz um dito popular Que cebola e vinha-d alho Foram feitos pra lavar...

CAMEL O bumbum de quem tortura... VIRGENS 335 Meditao. Sabe como a dita dura!

AGRINALDO , Nem mais nem menos di, Seremos s eu e tu Para curar este dodi.

31

AUTO MORENO

CORO 340 Di! Di! Di! Vamos curar este dodi!

NUAZINHA Toda moa que bonita E sabe aos homens encantar, Tende a ter boa marmita Que comida no jantar...

345 VIRGENS

S capim canela, S capim canela... CORO Ela! Ela! Ela! Tira a cica dela! BITOLA 350 ria. Que venha a multido, Com Lula e o diabo, Tomar do meu sopo Com a baba do quiabo.
32

AUTO MORENO

355

No precisa dente no, Basta uma boa dentadura, O sopo alimentao Ao sabor da coisa dura.

360

Esta a minha fogada, Alface, tomate e nabo; O Brasil faz a cagada E Portugal toma no rabo. Relmpago.

CORO

Nabo! Nabo! Nabo! Portugal toma no rabo! AGRINALDO Toco cru pegando fogo Nas florestas do Brasil, O meu plano votar logo Na legenda que o pariu.

365

CAMEL Tu almoas no Porco Muita picanha boa, Enquanto l em casa Castigo tua patroa.
33

370

AUTO MORENO

CORO Boa! Boa! Boa! Parece uma leitoa! POLTICO Cunhado no parente, Eleitor no cordel; Bitola pra presidente, O Brasil vira bordel! Relmpago.

375

NUAZINHA Mame est careca E papai costa quente, uma santa de cueca Que tem caspa no pente.

380

BITOLA O socialismo menino e menina, Aprendi nas escolas da vida; Ele ronca, peida e d mordida Como minha filha perseguida.

385 CORO

Vida! Vida! Vida! Chupa, lambe e d mordida!


34

AUTO MORENO

AGRINALDO Mame est indignada, A to pobre Agnalda; Bitola no me d nada, Troca leno por grinalda.

390

VIRGENS Mame, mame, mame... BITOLA Tu s um despudorado, No mereces a f pblica; Foi eleito deputado, Mas nasceu foi pra quiabo!

395

LEES O Brasil vai lanar um foguete... AGRINALDO Al! Mame, eu te amo! Aqui o seu amorzinho, Ou To timo no me chamo, De gravata e colarinho?

400

35

AUTO MORENO

CORO Amo! Amo! Amo! Relmpago.

CORIFEU Bitola, qual cor do teu ? Porque se rosa vale mais, Marrom o de todo mundo; Apertado, pago em dlar, Rosqueado, meto fundo!

405

CAMEL A poesia em verso e prosa... CORO No olho do teu Troves. cor-de-rosa!

NUAZINHA 410 Misturinha de acetona Neste mar de -b-c, Eu sou pobre-pobre-pobre; Mas no trepo com voc...

36

AUTO MORENO

CAMEL Bitola, eles querem mais angu. Mas antes, responda dvida: Que time o teu; Fluminense, Vasco, Santos ou Bangu?

415

CORO Queremos mais angu! BITOLA O meu time eterno E tem muita sade, Meu desejo ir de terno Para o fundo do atade... Pausa. Ns no somos de hoje, Ns viemos de longe, Ns somos o trabalhismo, Apoiamos o socialismo E tudo que termina com ismo: Budismo, comunismo, masoquismo, E o futuro o Brizolismo!

420

425

LEES 430 Ismo! Ismo! Ismo! O futuro o Brizolismo!


37

AUTO MORENO

POLTICO Apontando AGRINALDO. Vamos entupir este cupido Com a sopa da Intentona At sair um estampido Com caroo de azeitona!

435 CORO

Zona! Zona! Zona! Com a sopa da Intentona! AGRINALDO Quando eu morrer A vida me dar razo, At no fim do mundo Serei corno, mas macho!

440

BITOLA No governo farei poupana, Vou cozinhar nas guas do mar; Mil legumes na aliana, a arte de governar.

445

38

AUTO MORENO

CORIFEU Fuquifuqui no fiof, Reco-reco no tique-taque, Putz! Putz! No p-p, CUT, CUT, no CONCLAT! CAMEL 450 Fuquifuqui na lagoa, Meu senhor governador, o que vem acontecendo Entre eu e tua patroa; Na conversa vou metendo E da cascata vem descendo Chuva fina em garoa...

455

AGRINALDO Chamem o mdico Chabo, Estou com papel no rabo! VIRGENS Chabo! Chabo! Chabo! Ele tem papel no rabo!

460 CAMEL

No mude de assunto, Deputado da tateia; Seno vira defunto Na alma da plateia...


39

AUTO MORENO

AGRINALDO 465 Eu gravo msica com saudade E pela vida afora vejo Que na poltica tem maldade; Mas aqui vai o meu beijo...

VIRGENS Mame! Mame! Mame... BITOLA 470 V lavar a boca, Deputado de uma figa, O mau hlito est chegando At a primeira fila...

A declarao deixa o deputado furioso, que parte para a briga e diz: AGRINALDO Eu no tenho me na zona, Governador de brincadeira; Vou tocar minha sanfona Antes que termine a feira.

475

40

AUTO MORENO

BITOLA Voc malcriado, At cospe quando fala; O negcio mandar bala Neste cara transviado!

480

AGRINALDO Bitola gorda, De norte a sul meteu; Vejam como ele maltrata Quem tantos votos deu... CORO Deu! Deu! Deu! De norte a sul meteu! BITOLA Por isso tapei teu orifcio Com um pedao de papel, Antes de ofcio Que deputado menestrel.

490

VIRGENS Chabo! Chabo! Chabo! Ele tem papel no rabo!

41

AUTO MORENO

AGRINALDO Vejam como ele me trata Quando estou exposto a tudo, Quero soltar uma exploso Por este olho bicudo!

495

VIRGENS Se c nevasse, c se usava esqui... AGRINALDO Eu pedi um diretor em Bangu, Para uma pobre e msera escola; Mas Bitola gacho, Deu o chupando bola!

500

CORO Mola! Mola! Mola! Deu o chupando bola! Um POLTICO parte em defesa do governador:

POLTICO 505 Deixe disso, Agrinaldo, normal haver coalizo; Assim no fosse na poltica, Seria o fim de uma nao.

42

AUTO MORENO

AGRINALDO Esmurrando a mesa. Voc no lder de nenhuma, Boca de Viva bajulador do Bitola!

510

BITOLA Agrinaldo, no fica bem Este ouro dependurado... CORO Fado! Fado! Fado! Fala grosso, mas quiabo! AGRINALDO 515 Eu sempre usei pulseiras Que comprei com a minha voz, Na campanha ningum reclamava.

BITOLA Na campanha voc s cantava. VIRGENS Mame! Mame! Mame...


43

AUTO MORENO

AGRINALDO 520 Cantava porque o senhor pedia Que rimasse Bitola com escola, Todos sabem que eu no queria Viver dentro de uma gaiola.

BITOLA Voc muito grosseiro e radical, No vou aturar estas suas maneiras; Retire-se daqui, assombrao!

525

CORO O que o que ? Mandato tampo... AGRINALDO AGRINALDO avana vociferando, os POLTICOS seguram o deputado cantor, que grita: Eu posso ser grosseiro; Mas no hipcrita!

530 CORIFEU

Mulher de perna fina, Peito pequeno e fala grossa, Papai do cu no gosta...


44

AUTO MORENO

CORO 535 BITOLA Retire-se seu safado! Voc est com raiva por causa Dos seis milhes de dlares Do emprstimo que no te dei. CORO 540 AGRINALDO No sou safado, Cunhado do quiabo, Filho, pai e neto De Lula com o diabo! Relmpago. Deu! Deu! Deu! De norte a sul meteu! Gosta! Gosta! Gosta! Papai do cu no gosta!

545

BITOLA Fora daqui safadinho! LEES O Brasil vai lanar um foguete...


45

AUTO MORENO

CAMEL Meu senhor governador, Tenho sonhos infernais; Vejo teu pai e tua me Tendo relaes l atrs! Trovo.

550

CORO

Ais! Ais! Ais! Tendo relaes banais! CAMEL 555 Atirei um voto em branco Na janela do Brizola, Copacabana acordou dizendo: gacho, mas faz escola!10

10

Sobre as diversas variantes deste modelo de trova popular, veja-se A retrica do silncio, teoria e prtica do texto literrio, de TELES, Gilberto Mendona, 1931 . Pginas 30 / 37. Dentre as variantes, uma das mais antigas e sonoras : "Atirei um limo verde, / de to verde foi ao fundo: / o povo acordou dizendo / Viva D. Pedro Segundo. Manuel Bandeira trabalha a mesma ideia em 1933, em uma quadrinha publicada no livro Estrela da manh, de nome O amor, a poesia, as viagens, onde recita: "Atirei um cu aberto / Na janela do meu bem: / Ca na Lapa um deserto... / Par, capital Belm!...", e mais tarde, em Mafu do malungo, volta ao assunto com a seguinte trova: "Atirei um cu aberto / Na janela de meu bem: / Quando as mulheres no amam, / Que sono as mulheres tm!. 46

AUTO MORENO

LEES O Brasil vai lanar um foguete... AGRINALDO 560 Daqui no saio coisa nenhuma! E me d um copo dgua Ou serei o prximo Altemar Dutra!

CAMEL A vida vai passando Ao largo da tua morte, E o diabo esperando O teu dia sem sorte!

565 CORO

Ando! Ando! Ando! E o diabo esperando! AGRINALDO Apontando BITOLA:

570

Voc est sentado nesta cadeira Porque lhe dei quinhentos mil votos, Seno era o Moreira Frango!

47

AUTO MORENO

CORO Cricri, cocoric, Piu-piu, cocoric! BITOLA Tambm dei muitos votos! Mostrarei mais uma soma: Por um minuto Altero o metro E com sete slabas Alargo-te o retro!

575

POLTICO Voc tambm alimenta... BITOLA 580 AGRINALDO Al! Mame, eu vou peidar! CORO Pum! Pum! Pum! VIRGENS Mame! Mame! Mame!
48

Pra fora do palcio, Clemir!

AUTO MORENO

AGRINALDO d um traque explosivo e sai dizendo: AGRINALDO 585 Bitola quiabo, Filho, pai e neto De Lula com diabo!

CORIFEU Parabns ao mequetrefe Que escreveu a maravilha, Quem defeca com dois efes Limpa o com c-cedilha!11

590

Relmpago.

BITOLA Acalmado os nimos, BITOLA recompe:

O anedotrio diz que o portugus escreveu um aviso na porta do banheiro do botequim, decretando: " proibido deffecar na tbua", de onde veio a resposta: "Parabns ao mequetrefe/ que escreveu a maravilha, / quem defeca com dois efes / limpa o cu com ccedilha."
11

49

AUTO MORENO

Puxa-vida! Que xingdromo A estragar o meu banquete; Vou-me j ao mictrio, Estou com clica de paquete! 595 Trovo. No verdade?

E vai saindo enquanto todos formam um s coro e entoam a uma s voz uma quadrinha popular: TODOS O Brasil vai lanar um foguete, Cuba tambm vai lanar; Nessa onda de balana, Quero ver Cuba lanar! 12 600 Nessa onda de balana, Quero ver Cuba lanar! PANO
Rio de Janeiro, 17 de abril de 1984.

12

Poema popular, de autoria desconhecida. Aparentemente elaborado no intuito de comemorar e celebrar o desenvolvimento tecnolgico dos dois pases envolvidos em srios programas espaciais, Brasil e Cuba. 50

You might also like