You are on page 1of 40

Ministrio da Sade

Secretaria Executiva Departamento de Apoio Descentralizao

O SUS no seu municpio Garantindo sade para todos

Srie B. Textos Bsicos de Sade

Braslia - DF 2004

2004 Ministrio da Sade. permitida a reproduo parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra da rea tcnica. Srie B. Textos Bsicos de Sade Tiragem: 1. edio - 2004 - 15.000 exemplares Elaborao, distribuio e informaes: MINISTRIO DA SADE Secretaria-Executiva Departamento de Apoio Descentralizao Esplanada dos Ministrios, bloco G, Edifcio Sede, 3.o andar, sala 350 CEP: 70058-900, Braslia - DF Tels.: (61) 315 3442 / 315 2649 Home page: www.saude.gov.br/dad Coordenao da elaborao do guia: Ana Lucia Pereira - DAD Lumna Almeida Castro Furtado - DAD Elaborao do texto: Luis Andr Prado Reviso do texto: Alcides Silva de Miranda Drio Frederico Pasche Cipriano Maia de Vasconcelos Grupo colaborador: Antnio Srgio de Freitas Ferreira - SGTES Deo Ramos - Funasa Joo Carlos Saraiva - SCTIE Marcus Vincius Quito - SAS Maria Maurlia Queiroga - SGP Marinilde Campos Frana - Anvisa Rosaura Maria da Costa Hexsel - SGTES Silvana Souza da Silva Pereira - SAS Sonia Maria Feitosa Brito - SVS Suely Rebouas - ASCOM Sylvain Nahum Levy - SGP Impresso no Brasil / Printed in Brazil

Ficha Catalogrfica O SUS no seu municpio: garantindo sade para todos / [Ana Lucia Pereira et al.]. - Braslia: Ministrio da Sade, 2004. 40 p.: il. color. - (Srie B. Textos Bsicos de Sade). ISBN 85-334-0829-3 1. SUS (BR). 2. Planejamento em sade. 3. Promoo da sade. I. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria Executiva. Departamento de Apoio Descentralizao. II. [Pereira, Ana Lucia. et al]. III. Ttulo. IV. Srie. NLM WA 30 DB8 Catalogao na fonte - Editora MS - 2004/0990 Ttulos para indexao: Em ingls: The SUS in your county assuring health to everybody Em espanhol: El SUS en el suyo ayuntamiento, garantizando salud para todos

O SUS no seu municpio Garantindo sade para todos


Apresentao SUS, uma rede de sade e cidadania O que o SUS O conceito de sade Um direito assegurado pela Constituio O SUS promove e protege a sade pblica Intersetorialidade: a sade resulta de vrios fatores Princpios do SUS Principais leis Constituio Federal de 1988 Lei Orgnica da Sade (LOS), Lei n. 8.080/1990 Lei n. 8.142/1990 Responsabilizao sanitria Responsabilizao macrossanitria Responsabilizao microssanitria Participao e controle social O que participao social na sade? Canais municipais de participao preciso informar e saber escutar Gesto da sade Instncias de pactuao Comisso Intergestores Tripartite (CIT) Comisses Intergestores Bipartites (CIB) Espaos regionais Descentralizao Municipalizao exige novas competncias locais Regionalizao: consensos e estratgias O financiamento da sade pblica A EC n. 29/2000 deu previsibilidade aos recursos Como funcionam os Fundos de Sade? Transferncias automticas de recursos Monitoramento dos recursos e das aes Planejamento e informao Plano de sade fixa diretriz e metas sade municipal Sistemas de informaes ajudam a planejar a sade Ateno sade Nveis de ateno sade O que ateno bsica em sade? Por que as Unidades Bsicas so prioridade? Sade da Famlia a sade mais perto do cidado A sade municipal precisa ser integral A promoo da sade Vigilncia em sade Vigilncia expande seus objetivos Competncias municipais na vigilncia em sade Desafios da gesto em sade Desafios pblicos, responsabilidades compartilhadas Criatividade na conduo tcnica e administrativa Contatos 4 7 8 8 9 9 9 10 10 11 11 12 12 13 15 16 16 17 19 20 20 20 21 21 21 21 22 22 23 23 23 25 26 27 29 30 30 30 31 32 32 33 33 33 35 36 37 38

Sumrio

SUS, uma rede de sade e cidadania


A cidade o nico lugar em que se pode contemplar o mundo com a esperana de produzir um futuro. Milton Santos

ivemos em um Pas cuja maior riqueza tambm nosso maior desafio: a grandeza e a diversidade de nosso territrio. A pluralidade de condies vivenciadas pelos municpios e suas regies lhes determina, tambm, distintas possibilidades e necessidades em todas as reas. Considerar essas diferenas ao desenhar as polticas pblicas uma tarefa to complexa, quanto fundamental. Nesse caminho, o dilogo com cada prefeito nos permite estabelecer contato direto com suas realidades locais. No outro o objetivo desta publicao, que rene, de forma concisa, propostas e desafios colocados hoje no processo de construo do SUS nos municpios. , acima de tudo, um convite a cada gestor municipal para que se integre ao debate acerca das polticas pblicas para o setor da sade.

O prefeito tem papel central na definio da agenda da sade local, na elaborao do projeto de sade para seu municpio, na co-gesto regional da sade e no fortalecimento das estratgias intersetoriais de interveno, buscando melhor qualidade de vida e sade para sua populao. Aos prefeitos que estaro continuando seus mandatos, reafirmamos o propsito de estreitar ainda mais nossa relao de parceria. Aos que esto chegando, expressamos o desejo de estabelecer uma relao de cooperao slida, envolvendo sempre as trs esferas de governo. funo dos estados e da Unio oferecer apoio e cooperao tcnica e financeira aos municpios, objetivando fortalecer a descentralizao da gesto da sade. O processo de implementao do SUS tem operado uma reforma estrutural no Estado brasileiro, produzindo muitos avanos, nestes cerca de 15 anos. Entretanto, muitos problemas ainda so identificados, colocando novos desafios, que s podero ser superados pelo esforo conjunto de todos os sujeitos envolvidos gestores, equipes de sade, comunidades etc. , na construo de novos acordos e agendas comprometidas com uma sade pblica participativa, eficiente e equnime. Nessa direo, j foi discutida e aprovada na Comisso Intergestores Tripartite (CIT) a construo de um novo pacto de gesto, que representar, certamente, um salto de qualidade na gesto do SUS. Contamos com sua contribuio ativa nesse processo.

Humberto Costa Ministro da Sade

O QUE O SUS

Um sistema nacional integrado


O Sistema nico de Sade (SUS) constitudo pelo conjunto das aes e
A Lei n. 8.080 determina, em seu artigo 9, que a direo do SUS deve ser nica, de acordo com o inciso I do artigo 198 da Constituio Federal, sendo exercida, em cada esfera de governo, pelos seguintes rgos: I - no mbito da Unio, pelo Ministrio da Sade; II - no mbito dos estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Sade ou rgo equivalente; e III - no mbito dos municpios, pela respectiva Secretaria de Sade ou rgo equivalente.

dos servios de sade sob gesto pblica. Est organizado em redes regionalizadas e hierarquizadas e atua em todo o territrio nacional, com direo nica em cada esfera de governo. O SUS no , porm, uma estrutura que atua isolada na promoo dos direitos bsicos de cidadania. Insere-se no contexto das polticas pblicas de seguridade social, que abrangem, alm da sade, a previdncia (INSS) e a assistncia social.

O SUS responsabilidade das trs esferas de governo


A Constituio brasileira estabelece que a sade um dever do Estado. Aqui, deve-se entender Estado no apenas como o governo federal, mas como Poder Pblico, abrangendo a Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios. A implementao e a gesto do SUS so, portanto, tambm obrigaes das municipalidades, que devem trabalhar integradas s demais esferas de governo, na construo de polticas setoriais e intersetoriais que garantam populao acesso universal e igualitrio sade.

O conceito de sade
Um direito assegurado pela Constituio
A sade , acima de tudo, um direito universal e fundamental do ser humano, firmado na Declarao Universal dos Direitos Humanos e assegurado pela Constituio Federal de 1988. A efetivao da sade como direito universal ou seja, de todos um desafio que s pode ser alcanado por meio de polticas sociais e econmicas que reduzam as desigualdades sociais e regionais em nosso Pas, assegurando a cidadania e o fortalecimento da democracia.

O SUS no seu municpio. Garantindo sade para todos.

O SUS promove e protege a sade pblica


Ao SUS cabe a tarefa de promover e proteger a sade, garantindo ateno qualificada e contnua aos indivduos e s coletividades, de forma eqitativa.

Intersetorialidade: a sade resulta de vrios fatores


A atual legislao brasileira ampliou a definio de sade, considerando-a resultado de vrios fatores determinantes e condicionantes, como alimentao, moradia, saneamento bsico, meio ambiente, trabalho, renda, educao, transporte, lazer, acesso a bens e servios essenciais. Por isso mesmo, as gestes municipais do SUS em articulao com as demais esferas de governo devem desenvolver aes conjuntas com outros setores governamentais, como meio ambiente, educao, urbanismo etc., que possam contribuir, direta ou indiretamente, para a promoo de melhores condies de vida e da sade para a populao.

Princpios do SUS
So conceitos que orientam o SUS, previstos no artigo 198 da Constituio Federal de 1988 e no artigo 7 do Captulo II da Lei n. 8.080/1990. Os principais so: Universalidade significa que o SUS deve atender a todos, sem distines ou restries, oferecendo toda a ateno necessria, sem qualquer custo;

Democracia com fome, sem educao e sade para a maioria uma concha vazia. Nelson Mandela

O QUE O SUS

Integralidade o SUS deve oferecer a ateno necessria sade da populao, promovendo aes contnuas de preveno e tratamento aos indivduos e s comunidades, em quaisquer nveis de complexidade; Eqidade o SUS deve disponibilizar recursos e servios com justia, de acordo com as necessidades de cada um, canalizando maior ateno aos que mais necessitam; Participao social um direito e um dever da sociedade participar das gestes pblicas em geral e da sade pblica em particular; dever do Poder Pblico garantir as condies para essa participao, assegurando a gesto comunitria do SUS; e Descentralizao o processo de transferncia de responsabilidades de gesto para os municpios, atendendo s determinaes constitucionais e legais que embasam o SUS, definidor de atribuies comuns e competncias especficas Unio, aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios.

Principais leis
Os textos integrais das principais leis brasileiras referentes sade podem ser acessados no CD-ROM que acompanha esta publicao.

Constituio Federal de 1988


Estabelece que a sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas
Os textos da sade encontram-se no Ttulo VIII, Da Ordem Social, Captulo II, Da Seguridade Social, Seo II, Da Sade, artigos 196 a 200.

que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e aos servios para sua promoo, proteo e recuperao. Determina ao Poder

Pblico sua regulamentao, fiscalizao e controle, que as aes e os servios da sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um

O SUS no seu municpio. Garantindo sade para todos.

10

sistema nico; define suas diretrizes, atribuies, fontes de financiamento e, ainda, como deve se dar a participao da iniciativa privada.

Lei Orgnica da Sade (LOS), Lei n. 8.080/1990


Regulamenta, em todo o territrio nacional, as aes do SUS, estabelece as diretrizes para seu gerenciamento e descentralizao e detalha as competncias de cada esfera governamental. Enfatiza a descentralizao poltico-administrativa, por meio da municipalizao dos servios e das aes de sade, com redistribuio de poder, competncias e recursos, em direo aos municpios. Determina como competncia do SUS a definio de critrios, valores e qualidade dos servios. Trata da gesto financeira; define o Plano Municipal de Sade como base das atividades e da programao de cada nvel de direo do SUS e garante a gratuidade das aes e dos servios nos atendimentos pblicos e privados contratados e conveniados.

Lei n. 8.142/1990
Dispe sobre o papel e a participao das comunidades na gesto do SUS, sobre as transferncias de recursos financeiros entre Unio, estados, Distrito Federal e municpios na rea da sade e d outras providncias. Institui as instncias colegiadas e os instrumentos de participao social em cada esfera de governo.
O recebimento de recursos financeiros pelos municpios est condicionado existncia de Conselho Municipal de Sade, em funcionamento de acordo com a lei.

O senhor escute meu corao, pegue no meu pulso. O senhor avista meus cabelos brancos... Viver no ? muito perigoso. Porque aprender-a-viver que o viver mesmo. Guimares Rosa

11

O QUE O SUS

Responsabilizao sanitria
Desenvolver responsabilizao sanitria estabelecer claramente as atribuies de cada uma das esferas de gesto da sade pblica, assim como dos servios e das equipes que compem o SUS, possibilitando melhor
Pactuar se dispor negociao e ao acordo com as demais partes envolvidas em um mesmo processo; no mbito do SUS, a pactuao entre os diversos sujeitos sociais envolve todas as etapas do processo de gesto e monitoramento das aes e dos servios, sempre com o objetivo de oferecer o melhor atendimento aos usurios.

planejamento, acompanhamento e complementaridade das aes e dos servios. Os prefeitos, ao assumir suas responsabilidades, devem estimular a responsabilizao junto aos gerentes e equipes, no mbito municipal, e participar do processo de pactuao, no mbito regional.

Responsabilizao macrossanitria
O gestor municipal, para assegurar o direito sade de seus muncipes, deve assumir a responsabilidade pelos resultados, buscando reduzir os riscos, a mortalidade e as doenas evitveis, a exemplo da mortalidade materna e infantil, da hansenase e da tuberculose. Para isso, tem de se responsabilizar pela oferta de aes e servios que promovam e protejam a sade das pessoas, previnam as doenas e os agravos e recuperem os doentes. A ateno bsica sade, por reunir esses trs componentes, coloca-se como responsabilidade primeira e intransfervel a todos os gestores. O cumprimento dessas responsabilidades exige que assumam as atribuies de gesto, incluindo: execuo dos servios pblicos de responsabilidade municipal; destinao de recursos do oramento municipal e utilizao do conjunto de recursos da sade, com base em prioridades definidas no Plano Municipal de Sade; planejamento, organizao, coordenao, controle e avaliao das aes e dos servios de sade sob gesto municipal; e participao no processo de integrao ao SUS, em mbito regional e estadual, para assegurar a seus cidados o acesso a servios de maior complexidade, no disponveis no municpio.

O SUS no seu municpio. Garantindo sade para todos.

12

Responsabilizao microssanitria
determinante que cada servio de sade conhea o territrio sob sua responsabilidade. Para isso, as unidades da rede bsica devem estabelecer uma relao de compromisso com a populao a ela adscrita e cada equipe de referncia deve ter slidos vnculos teraputicos com os pacientes e seus familiares, proporcionando-lhes abordagem integral e mobilizao dos recursos e apoios necessrios recuperao de cada pessoa. A alta s deve ocorrer quando da transferncia do paciente a outra equipe (da rede bsica ou de outra rea especializada) e o tempo de espera para essa transferncia no pode representar uma interrupo do atendimento: a equipe de referncia deve prosseguir com o projeto teraputico, interferindo, inclusive, nos critrios de acesso.
Para transformar a responsabilizao microssanitria em prtica cotidiana, necessrio estabelecer entre os servios de sade pblica pactos de gesto e/ou contratos que definam os encargos e os programas clnicos ou preventivos a serem realizados, determinando claramente os vnculos entre todos os envolvidos.

13

O QUE O SUS

PA R T I C I PA O E CONTROLE SOCIAL

Organizao e participao da sociedade civil


Determinada pela Constituio e pela Lei Complementar n. 8.142/1990, a participao popular confere gesto do SUS realismo, transparncia, comprometimento coletivo e efetividade de resultados. Ela est diretamente relacionada ao grau de conscincia poltica e de organizao da prpria sociedade civil.

A construo de consensos formando lideranas


As prticas participativas preservam a autodeterminao das comunidades. Para se construir consensos, preciso saber escutar o outro como legtimo e ter conscincia sobre o significado do bem pblico, do papel do Estado e da ampla representao do conjunto da sociedade. Por isso mesmo, importante que haja autonomia nos processos de escolha das representaes municipais, como forma de se combater a formao de grupos fechados ao debate.

O que participao social na sade?


uma das maneiras de se efetivar a democracia, por meio da incluso de novos sujeitos sociais nos processos de gesto
Sujeitos ou atores sociais so os indivduos (usurios, profissionais, gestores etc.) ou coletivos (instituies, rgos, comunidades, equipes de trabalho etc.) que participam, de forma organizada, dos processos de gesto, interferindo tcnica, poltica ou eticamente no planejamento e/ou monitoramento da sade pblica.

do SUS, como participantes ativos em debates, formulaes e fiscalizao das polticas desenvolvidas pela sade pblica brasileira, o que lhes confere legitimidade e transparncia. O SUS deve identificar o usurio como membro de uma comunidade, com direitos e deveres, e no como recebedor passivo de benefcios do Estado.

Canais municipais de participao


A participao da comunidade no SUS acontece, nos municpios, por meio de canais institucionalizados ou seja, previstos por leis ou normas do SUS , como

O SUS no seu municpio. Garantindo sade para todos.

16

as Conferncias Municipais de Sade, os Conselhos Municipais de Sade, os Conselhos Gestores de Servios ou, ainda, por meio de reunies de grupos, por reas de afinidade. Mesmo nos rgos internos do SUS, os processos participativos so importantes, como as mesas de negociao trabalhista, a direo colegiada e outras.

preciso informar e saber escutar


As ouvidorias municipais do SUS, as consultas pblicas e as pesquisas de opinio de usurios permitem colher as avaliaes e as demandas da populao sobre a sade pblica local e conhecer a realidade do atendimento fornecido pelo SUS. preciso estabelecer canais de comunicao que levem permanentemente comunidade esclarecimentos sobre as aes e os servios de sade em particular sobre prestaes de contas, informaes de sade e relatrios de gesto. Para isso, podem ser utilizados no apenas veculos convencionais, como jornais, rdio e tv, mas tambm meios alternativos, como rdios comunitrias ou jornais murais eficientes e de baixo custo.
A informao sobre sade um direito da populao e uma ferramenta decisiva para a democratizao da gesto da sade.

Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos. Eduardo Galeano

17

PA R T I C I PA O E CONTROLE SOCIAL

GESTO DA SADE

Instncias de pactuao
So espaos intergovernamentais, polticos e tcnicos onde ocorrem o planejamento, a negociao e a implementao das polticas de sade pblica. As decises se do por consenso (e no por votao), estimulando o debate e a negociao entre as partes.

Comisso Intergestores Tripartite (CIT)


Atua na direo nacional do SUS, formada por composio paritria de 15 membros, sendo cinco indicados pelo Ministrio da Sade, cinco pelo Conselho Nacional de Secretrios Estaduais de Sade (Conass) e cinco pelo Conselho Nacional de Secretrios Municipais de
A CIT foi criada pela Portaria Ministerial n. 1.180/1991 e desde 1995 rene-se mensalmente.

Sade (Conasems). A representao de estados e municpios nessa Comisso , portanto regional: um representante para cada uma das cinco regies existentes no Pas.

Comisses Intergestores Bipartites (CIB)


So constitudas paritariamente por representantes do governo estadual, indicados pelo Secretrio de Estado da Sade, e dos secretrios municipais de sade, indicados pelo rgo de representao do conjunto dos municpios do Estado, em geral denominado Conselho de Secretrios Municipais de Sade (Cosems). Os secretrios municipais de Sade costumam debater entre si os temas estratgicos antes de apresentarem suas posies na CIB. Os Cosems so tambm instncias de articulao
As CIBs foram criadas pela Norma Operacional Bsica n. 1/1993 e instaladas em todos os estados do Pas.

poltica entre gestores municipais de sade, sendo de extrema importncia a participao dos gestores locais nesse espao.

O SUS no seu municpio. Garantindo sade para todos.

20

Espaos regionais
A implementao de espaos regionais de pactuao, envolvendo os gestores municipais e estaduais, uma necessidade para o aperfeioamento do SUS. Os espaos regionais devem-se organizar a partir das necessidades e das afinidades especficas em sade existentes nas regies.

Descentralizao
Municipalizao exige novas competncias locais
O princpio de descentralizao que norteia o SUS se d, especialmente, pela transferncia de responsabilidades e recursos para a esfera municipal, estimulando novas competncias e capacidades poltico-institucionais dos gestores locais, alm de meios adequados gesto de redes assistenciais de carter regional e macrorregional, permitindo o acesso, a integralidade da ateno e a racionalizao de recursos. Os estados e a Unio devem contribuir para a descentralizao do SUS, fornecendo cooperao tcnica e financeira para o processo de municipalizao.

Regionalizao: consensos e estratgias


As aes e os servios de sade no podem ser estruturados apenas na escala dos municpios. Existem no Brasil milhares de pequenas municipalidades que no possuem em seus territrios condies de oferecer servios de alta e mdia complexidade; por outro lado, existem municpios que apresentam servios de referncia, tornando-se plos regionais que garantem o atendimento da sua populao e de municpios vizinhos. Em reas de divisas interestaduais, so freqentes os intercmbios de servios entre cidades prximas, mas de estados diferentes. Por isso mesmo, a construo de consensos e estratgias regionais

A excluso social uma indicao clara de que a sociedade est errada. Tem de inventar novas formas de insero social, sair da priso de que tudo tem que ser rentvel pelos critrios do mercado. Passar, por exemplo, por organizao comunitria. Celso Furtado

21

GESTO DA SADE

uma soluo fundamental, que permitir ao SUS superar as restries de acesso, ampliando a capacidade de atendimento e o processo de descentralizao.

O financiamento da sade pblica


A EC n. 29/2000 deu previsibilidade aos recursos
A Emenda Constitucional n. 29/2000 estabeleceu uma participao oramentria mnima obrigatria para Unio, estados, Distrito Federal e municpios, para financiamento da sade pblica. O percentual fixado para os municpios , a partir de 2004, de no
O gasto municipal com sade obrigatrio e, para decidir sobre sua gesto, o melhor caminho o entendimento com o Conselho Municipal de Sade e com os demais gestores.

mnimo 15% do oramento prprio. Municpios que aplicarem recursos abaixo desse mnimo, podem sofrer sanes, como ajustes compensatrios progressivos (ao longo de cinco anos),

suspenso de repasses federais e interveno do Estado; alm disso, as autoridades municipais responsveis podem ser alvo de processos que as tornam inelegveis. A Emenda Constitucional n 29/2000 ampliou os recursos para a sade pblica e lhes deu previsibilidade, permitindo o planejamento, antes impossvel devido s variaes bruscas nos oramentos, de um ano para outro. Tramita atualmente no Congresso Nacional um projeto de lei que regulamenta esta Emenda.

Na realidade, cada ato nosso presente e agimos em funo do futuro. A ao presente, mas a aspirao dela o futuro. Milton Santos

O SUS no seu municpio. Garantindo sade para todos.

22

Como funcionam os Fundos de Sade?


A gesto dos recursos financeiros da sade pblica se d, por determinao legal, por meio dos Fundos de Sade, que existem nas trs esferas de poder e se colocam, ao lado dos Conselhos, Planos de Sade e Relatrios de Gesto, como instrumentos fundamentais do SUS. Todos os recursos municipais, estaduais ou federais alocados na sade no municpio devem ser administrados pelo Fundo Municipal de Sade (FMS).
Cabe ao Conselho Municipal de Sade acompanhar e fiscalizar a gesto local do FMS.

Transferncias automticas de recursos


As transferncias automticas de recursos (fundo a fundo) so repasses regulares feitos pelo Fundo Nacional de Sade para os estados, o Distrito Federal e os municpios, ou pelo Fundo Estadual de Sade a municpios. Esses repasses ocorrem independentemente de convnios ou instrumentos similares e se destinam ao financiamento das aes e dos servios do SUS, abrangendo recursos para a ateno bsica e para os procedimentos de mdia e alta complexidade. Se determinado municpio deixa de atender aos requisitos estabelecidos pela lei na administrao dessas verbas, perde sua habilitao para geri-las, e elas passam a ser administradas, respectivamente, pelos estados ou pela Unio.

Monitoramento dos recursos e das aes


atribuio constitucional da Unio acompanhar as aes e monitorar a aplicao dos recursos da sade nos estados e nos municpios; e dos estados realizar essas funes com relao aos municpios. Cabe a todos gerir com transparncia e cuidado os recursos pblicos.

PLANEJAMENTO E INFORMAO

Plano de sade fixa diretriz e metas sade municipal


responsabilidade do gestor municipal desenvolver o processo de planejamento, programao e avaliao da sade local, de modo a atender as necessidades da populao de seu municpio com eficincia e efetividade. O Plano Municipal de Sade (PMS) deve orientar as aes na rea, incluindo o oramento para a sua execuo. Um instrumento fundamental para nortear a elaborao do PMS o Plano Nacional de Sade. Cabe ao Conselho Municipal de Sade estabelecer as diretrizes para a
O Plano Nacional de Sade (PNS) deve ser a referncia para o Sistema nico de Sade (SUS). A reduo das desigualdades em sade existentes no Pas o princpio que orienta o PNS, que tem por objetivo geral ampliar o acesso universal e igualitrio da populao a aes e servios de sade de qualidade, oportunos e humanizados. Nesse sentido, o PNS orienta as aes do SUS em relao ateno sade da populao brasileira e gesto do sistema. No PNS, esto estabelecidos os objetivos, as diretrizes e as metas nacionais de sade. O CD que acompanha esta publicao contm uma sntese do PNS.

formulao do PMS, em funo da anlise da realidade e dos problemas de sade locais, assim como dos recursos disponveis. No PMS, devem ser descritos os principais problemas da sade pblica local, suas causas, conseqncias e pontos crticos. Alm disso, devem ser definidos os objetivos e metas a serem atingidos, as atividades a serem executadas, os cronogramas, as sistemticas de acompanhamento e de avaliao dos resultados.

... no basta descrever como so o mundo, o pas, os lugares; impem-se ir mais longe, detalhar suas interinfluncias recprocas com a sociedade, seu papel essencial sobre a vida do indivduo e do corpo social. Milton Santos

O SUS no seu municpio. Garantindo sade para todos.

26

Sistemas de informaes ajudam a planejar a sade


O SUS opera e/ou disponibiliza um conjunto de sistemas de informaes estratgicas para que os gestores avaliem e fundamentem o planejamento e a tomada de decises, abrangendo: indicadores de sade; informaes de assistncia sade no SUS (internaes hospitalares, produo ambulatorial, imunizao e ateno bsica); rede assistencial (hospitalar e ambulatorial); morbidade por local de internao e residncia dos atendidos pelo SUS; estatsticas vitais (mortalidade e nascidos vivos); recursos financeiros, informaes demogrficas, epidemiolgicas e socioeconmicas. Caminha-se rumo integrao dos diversos sistemas informatizados de base nacional, que podem ser acessados no site do Datasus (http://www.datasus.gov.br). Nesse processo, a implantao do Carto Nacional de Sade tem papel central. Cabe aos prefeitos conhecer e monitorar esse conjunto de informaes essenciais gesto da sade do seu municpio.
O Carto Nacional de Sade, que integra o sistema de informao do SUS, est sendo implantado em todo o Pas, colocando disposio das equipes de sade dados necessrios melhor ateno ao cidado. Ele permite a formao de trs cadastros: de usurios do SUS; de unidades de sade; e de profissionais do SUS. Implantar o Carto Nacional de Sade em seu municpio aprimorar o sistema de informaes municipais de sade e permitir que os usurios locais se reconheam como integrantes do SUS. Eles passam a dispor de um carto magntico com um nmero nico de identificao, baseado no nmero do PIS/Pasep, que rene as informaes dos atendimentos realizados pela rede SUS.

27

PLANEJAMENTO E INFORMAO

AT E N O S A D E

Nveis de ateno sade


O SUS ordena o cuidado com a sade em nveis de ateno, que so de bsica, mdia e alta complexidade. Essa estruturao visa melhor programao e planejamento das aes e dos servios do sistema de sade. No se deve, porm, desconsiderar algum desses nveis de ateno, porque a ateno sade deve ser integral.

O que ateno bsica em sade?


Constitui o primeiro nvel de ateno sade adotada pelo SUS. um conjunto de aes que engloba promoo, preveno, diagnstico, tratamento e reabilitao. Desenvolve-se por meio de prticas gerenciais e sanitrias, democrticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipe, dirigidas a populaes de territrios delimitados, pelos quais assumem responsabilidade. Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, objetivando solucionar os problemas de sade de maior freqncia e relevncia das populaes. o contato preferencial dos usurios com o sistema de sade. Deve considerar o sujeito em sua singularidade, complexidade, inteireza e insero sociocultural, alm de buscar a promoo de sua sade, a preveno e tratamento de doenas e a reduo de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudvel.

Por que as Unidades Bsicas so prioridade?


Porque, quando as Unidades Bsicas
Temos no Brasil, atualmente, 44.223 Unidades de Sade, nas suas diversas modalidades: Postos de Sade, 11.915; Centros de Sade, 11.607; Ambulatrios de Unidade Hospitalar Geral, 3.815; Unidades Mistas, 1.402; Unidades Mveis Fluviais/ Martimas, 18; Unidades Mveis Terrestres para Atendimento Mdico/Odontolgico, 629; Unidades de Sade da Famlia, 14.837.

de Sade funcionam adequadamente, a comunidade consegue resolver com qualidade a maioria dos seus problemas de sade. comum que a primeira preocupao de muitos prefeitos se volte para a reforma ou mesmo a construo de hospitais. Para o SUS, todos as nveis de ateno so

O SUS no seu municpio. Garantindo sade para todos.

30

igualmente importantes, mas a prtica comprova que a ateno bsica deve ser sempre prioritria, porque possibilita melhor organizao e funcionamento tambm dos servios de mdia e alta complexidade. Estando bem estruturada, ela reduzir as filas nos prontossocorros e hospitais, o consumo abusivo de medicamentos e o uso indiscriminado de equipamentos de alta tecnologia. Isso porque os problemas de sade mais comuns passam a ser resolvidos nas Unidades Bsicas de Sade, deixando os ambulatrios de especialidades e hospitais cumprirem seus verdadeiros papis, o que resulta em maior satisfao dos usurios e utilizao mais racional dos recursos existentes.

Sade da Famlia a sade mais perto do cidado


A Sade da Famlia parte da estratgia de estruturao eleita pelo Ministrio da Sade para reorganizao da ateno bsica no Pas, com recursos financeiros especficos para o seu custeio. Cada equipe composta por um conjunto de profissionais (mdico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitrios de sade, podendo agora contar com profissional de sade bucal) que se responsabiliza pela situao de sade de determinada rea, cuja populao deve ser de no mnimo 2.400 e no mximo 4.500 pessoas. Essa populao deve ser cadastrada e acompanhada, tornando-se responsabilidade das equipes atend-la, entendendo suas necessidades de sade como resultado tambm das condies sociais, ambientais e econmicas em que vive. Os profissionais que devem ir at suas casas, porque o objetivo principal da Sade da Famlia justamente aproximar as equipes das comunidades e estabelecer entre elas vnculos slidos.
determinante para o bom resultado das aes e dos servios que as equipes da Sade da Famlia atuem de forma articulada com as demais equipes de sade do municpio.

Liberdade uma palavra que o sonho humano alimenta, no h ningum que explique e ningum que no entenda. Ceclia Meireles

31

A sade municipal precisa ser integral


O municpio responsvel pela sade de sua populao integralmente, ou seja, deve garantir que ela tenha acessos ateno bsica e aos servios especializados (de mdia e alta complexidade), mesmo quando localizados fora de seu territrio, controlando, racionalizando e avaliando os resultados obtidos. S assim estar promovendo sade integral, como determina a legislao. preciso que isso fique claro, porque muitas vezes o gestor municipal entende que sua responsabilidade acaba na ateno bsica em sade e que as aes e os servios de maior complexidade so responsabilidade do Estado ou da Unio o que no verdade.

A promoo da sade
A promoo da sade uma estratgia por meio da qual os desafios colocados para a sade e as aes
A promoo da sade se realiza, portanto, pela articulao entre sujeito e coletivo, pblico e privado, Estado e sociedade, clnica e poltica, setor sanitrio e outros setores, rompendo com a fragmentao no tratamento da sade e com a realizao de aes isoladas.

sanitrias so pensados em articulao com as demais polticas e prticas sanitrias e com as polticas e prticas dos outros setores, ampliando as possibilidades de comunicao e interveno entre os atores sociais envolvidos (sujeitos, instituies e movimentos sociais). A promoo da

sade deve considerar as diferenas culturais e regionais, entendendo os sujeitos e as comunidades na singularidade de suas histrias, necessidades, desejos, formas de pertencer e se relacionar com o espao em que vivem. Significa comprometer-se com os sujeitos e as coletividades para que possuam, cada vez mais, autonomia e capacidade para manejar os limites e riscos impostos pela doena, pela constituio gentica e por seu contexto social, poltico, econmico e cultural. A promoo da sade coloca, ainda, o desafio da intersetorialidade, com a convocao de outros setores sociais e governamentais para que considerem parmetros sanitrios, ao construir suas polticas pblicas especficas, possibilitando a realizao de aes conjuntas.

O SUS no seu municpio. Garantindo sade para todos.

32

Vigilncia em sade
Vigilncia expande seus objetivos
Em um pas com as dimenses do Brasil, com realidades regionais bastante diversificadas, a vigilncia em sade um grande desafio. Apesar dos avanos obtidos, como a erradicao da poliomielite, desde 1989, e com a interrupo da transmisso de sarampo, desde 2000, convivemos com doenas transmissveis que persistem ou apresentam incremento na incidncia, como a AIDS, as hepatites virais, as meningites, a malria na regio amaznica, a dengue, a tuberculose e a hansenase. Observamos, ainda, aumento da mortalidade por causas externas, como acidentes de trnsito, conflitos, homicdios e suicdios, atingindo, principalmente, jovens e populao em idade produtiva. Nesse contexto, o Ministrio da Sade com o objetivo de integrao, fortalecimento da capacidade de gesto e reduo da morbimortalidade, bem como dos fatores de risco associados sade, expande o objeto da vigilncia em sade pblica, abrangendo as reas de vigilncia das doenas transmissveis, agravos e doenas no transmissveis e seus fatores de riscos; a vigilncia ambiental em sade e a anlise de situao de sade.

Competncias municipais na vigilncia em sade


Compete aos gestores municipais, entre outras atribuies, as atividades de notificao e busca ativa de doenas compulsrias, surtos e agravos inusitados; investigao de casos notificados em seu territrio; busca ativa de declarao de bitos e de nascidos vivos; garantia a exames laboratoriais para o diagnstico de doenas de notificao compulsria; monitoramento da qualidade da gua para o consumo humano; coordenao e execuo das aes de vacinao de rotina e especiais (campanhas e vacinaes de bloqueio); vigilncia epidemiolgica; monitoramento da mortalidade infantil e materna; execuo das aes bsicas de vigilncia sanitria; gesto e/ou gerncia dos sistemas de informao epidemiolgica, no mbito municipal; coordenao, execuo e divulgao das atividades de informao, educao e comunicao de abrangncia municipal; participao no financiamento das aes de vigilncia em sade e capacitao de recursos.

33

DESAFIOS DA GESTO EM SADE

Desafios pblicos, responsabilidades compartilhadas


A legislao brasileira Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e legislao sanitria, incluindo as Leis n. 8.080/1990 e 8.142/1990 estabelece prerrogativas, deveres e obrigaes a todos os governantes. A Constituio Federal define os gastos mnimos em sade, por esfera de governo, e a legislao sanitria, os critrios para as transferncias intergovernamentais e alocao de recursos financeiros. Essa vinculao das receitas objetiva preservar condies mnimas e necessrias ao cumprimento das responsabilidades sanitrias e garantir transparncia na utilizao dos recursos disponveis. A responsabilizao fiscal e sanitria de cada gestor e servidor pblico deve ser compartilhada por todos os entes e esferas governamentais, resguardando suas caractersticas, atribuies e competncias. O desafio primordial dos governos, sobretudo na esfera municipal, avanar na transformao dos preceitos constitucionais e legais que constituem o SUS em servios e aes que assegurem o direito sade, como uma conquista que se realiza cotidianamente em cada estabelecimento, equipe e prtica sanitria. preciso inovar e buscar, coletiva e criativamente, solues novas para os velhos problemas do nosso sistema de sade. A construo de espaos de gesto que permitam a discusso e a crtica, em ambiente democrtico e plural, condio essencial para que o SUS seja, cada vez mais, um projeto que defenda e promova a vida.

O SUS no seu municpio. Garantindo sade para todos.

36

Criatividade na conduo tcnica e administrativa


Muitos municpios operam suas aes e servios de sade em condies desfavorveis, dispondo de recursos financeiros e equipes insuficientes para atender s demandas dos usurios, seja em volume, seja em complexidade resultado de uma conjuntura social de extrema desigualdade. Nessas situaes, a gesto pblica em sade deve adotar conduo tcnica e administrativa compatvel com os recursos existentes e criativa em sua utilizao. Deve estabelecer critrios para a priorizao dos gastos, orientados por anlises sistemticas das necessidades em sade, verificadas junto populao. um desafio que exige vontade poltica, propostas inventivas e capacidade de governo.
O SUS tem consolidado uma poltica pblica integral, inclusiva e de carter universal. Cabe aos governantes garantir o acesso de todos os cidados aos sistemas, servios e aes de ateno sade, com qualidade e eqidade. Tal responsabilidade intransfervel, embora seja compartilhada por todas as esferas de governo, demandando iniciativas de cooperao e pactuao intergovernamentais.

A verdadeira medida de um homem no como ele se comporta em momentos de conforto e convenincia, mas como ele se mantm em tempos de controvrsia e desafio. Martin Luther King Jr.

37

DESAFIOS DA GESTO EM SADE

Ministrio da Sade www.saude.gov.br Departamento de Apoio Descentralizao (DAD) Secretaria Executiva www.saude.gov.br/dad Disque Sade 24 Horas Ministrio da Sade 0800 61 1997 (Ligaes gratuitas de todo o Pas. Informe-se sobre os outros servios Disque Sade existentes.) Fundo Nacional de Sade (FNS) www.fns.saude.gov.br (Informe-se sobre convnios.)

C O N TAT O S

Conselho Nacional de Sade (CNS) Esplanada dos Ministrios, Bloco G, Anexo, Ala B, 1 Andar, Salas 128 a 147 CEP: 70.058-900, Braslia-DF Tel.: (61) 315 2150/315 2151 Fax: (61) 315 2414/315 2472 E-mail: cns@saude.gov.br www.conselho.saude.gov.br Conselho Nacional dos Secretrios de Sade (Conass) Esplanada dos Ministrios, Bloco G, Edifcio Anexo do Ministrio da Sade, Sala 148-B CEP: 70.058-900, Braslia-DF Tel.: (61) 315 2206/315 2892 Fax: (61) 315 2894 E-mail: conass@conass.org.br www.conass.org.br Conselho Nacional dos Secretrios Municipais de Sade (Conasems) Esplanada dos Ministrios, Anexo B do Ministrio da Sade, Sala 130 CEP: 70.058-900, Braslia-DF Tel.: (61) 315 2121/315 2828 Fax: (61) 315 2125 E-mail: conasems@saude.org.br www.conasems.org.br

Fotolito e Impresso:
ATHALAIA GRFICA - BUREAU SIG/Sul Quadra 08 Lote 2336 - Braslia-DF CEP: 70.610-400 Tel.: (61) 344 1002 Fax: 344 2827 E-mail: athalaia@athalaia.com.br

You might also like