You are on page 1of 5

Recupere o espao original do seu pendrive

Veja como fcil usar o USB Disk Storage Format Tool para recuperar pendrives que perderam espao sem motivo aparente.
Por Danilo Amoroso em 26 de Abril de 2010

comum, para quem usa pendrive e o formata com freqncia, perceber que o dispositivo no tem a mesma capacidade de antes. De repente, e sem motivo aparente, ele vai perdendo espao e o usurio no sabe o que fazer. A formatao de um dispositivo pode ser grande responsvel por esta falha. Nem sempre a ferramenta do Windows consegue resolver. Por isso, programas como o USB Disk Storage Format Tool podem vir a calhar. Ela foi desenvolvida especialmente para formatar por completo pendrives e cartes de memria. Ela tambm capaz de criar um disco incializvel. Dessa forma voc pode utilizar um drive USB para dar boot no seu sistema em caso de falha na inicializao do Windows. Neste artigo voc ver como fcil usar o USB Disk Storage Format Tool.

Pr-requisitos

USB Disk Storage Format Tool instalado; Pendrive, flash disk ou qualquer dispositivo removvel; Lembre-se que todo o contedo do disco apagado, portanto faa o backup de arquivos necessrios.

Faa voc mesmo


Atente para a execuo do USB Disk Storage Format Tool. Caso voc receba o aviso de que a ferramenta s pode ser executada com privilgios de administrador, faa o seguinte: clique com o boto direito do mouse sobre o atalho do programa (tanto na rea de trabalho quanto no Menu Iniciar) e selecione Executar como Administrador.

Caso voc receba o aviso de que um programa desconhecido quer ter acesso ao computador, no se preocupe. Clique em Permitir.

A interface
A tela do USB Disk Storage bastante simples. No h menus nem outras janelas que precisam ser abertas. Entenda cada funo: Device Aqui so listados os pendrives conectados em um menu drop-down. Basta clicar na seta e escolher o drive desejado.

File System Aqui voc escolhe o sistema de arquivos. Resumidamente, o sistema de arquivos o modo como o disco acessa os arquivos armazenados. O sistema faz as regras que organizam todos os arquivos no disco, incluindo permisses de acesso. Imagine que um disco uma mesa, e esta mesa dividida em quadrados. Sempre que algo colocado sobre a mesa, a localizao definida pelos quadrados ocupados. Esses pontos so chamados clusters, e cada um tem tamanho bem definido.

medida que discos evoluram, o nmero mximo de clusters aumentou muito, assim como o nmero de bits utilizados para identificar cada um. Comeou com o FAT, FAT12, FAT16 e hoje FAT32. So trs opes de sistema escolha: FAT, FAT32 e NTFS. FAT o sistema extensamente utilizado em computadores, cartes de memria e em vrios dispositivos. A sigla refere-se a File Allocation Table (Tabela de Alocao de Arquivos).

O nome resume bem o funcionamento do sistema: como uma tabela com as indicaes sobre a localidade de cada arquivo. Lembre-se da mesa com os quadrados: o FAT quem informa o disco onde est o que o usurio quer usar. Hoje o FAT32 o mais utilizado em HDs e portteis. J o NTFS (sigla para New Technology File System, ou seja, Nova Tecnologia) surgiu como alternativa ao FAT principalmente por segurana. Apesar de extremamente funcional, o FAT no se mostrou confivel para servidores, por exemplo. Ento a Microsoft, juntamente com parceiras, desenvolveu o NTFS para o Windows NT e ele passou para as verses 2000, XP at chegar no Vista e 7. O NTFS tem melhor capacidade de recuperao de problemas sem a perda de dados, mais seguro e trabalha melhor com arquivos muito grandes. Voc encontra um artigo superdetalhado sobre sistemas de arquivos clicando aqui. No deixe de ler para esclarecer de vez o assunto. Volume label Nome a ser dado ao dispositivo.

Format options Opes de formatao. Selecionando Quick Format, o dispositivo ser formatado de maneira simples, ou seja, apenas as referncias aos arquivos antes gravados sero apagadas, o que possibilita a recuperao do contedo posteriormente. No clicando nessa opo, o dispositivo ser formatado completamente, ou seja, todos os dados e todas as referncias. A opo Enable Compression habilita ou no a compresso de arquivos. Caso selecionada, todos os arquivos armazenados no disco so compactados. Por um lado, isto gera espao, no entanto, sacrifica um pouco a performance do dispositivo, uma vez que necessrio descompactar todo arquivo acessado.

Create a DOS startup disk cria um disco de inicializao com o MS-DOS para recuperao de sistemas, por exemplo. Ento voc est pronto para formatar o pendrive, clicando em Start. Ao final do processo, o USB Disk Storage Format Tool exibe um resumo com informaes do pendrive, que incluem modelo do dispositivo, nmero de srie, tamanho total e espao disponvel para uso, tamanho de cada unidade de alocao e nmero total de unidades.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/pendrive/4119-recupere-o-espaco-originaldo-seu-pendrive.htm#ixzz2D3xIocyi

You might also like