You are on page 1of 51

Maro 2011

06 12 14 24
APRESENTAO TEMAS E METODOLOGIA 1. ECONOMIA 16 renda 18 emprego 20 exportaes 22 turismo 2. INDSTRIA 26 produo industrial 28 indstria naval 30 indstria petrolfera 32 indstria automobilstica

34 38 44
3. AGRICULTURA PECURIA
E

56
6. SADE 58 mortalidade infantil

4. SOCIAL 40 pobreza 42 indigncia

5. EDUCAO 46 analfabetismo 48 escolaridade 50 ensino bsico 52 ensino mdio 54 ensino superior

36 produo agrcola

60
7. HABITAO E INFRAESTRUTURA 62 tipo de habitao 64 energia eltrica 66 telefonia 68 acesso internet

70
8. SANEAMENTO 72 gua e esgoto 74 coleta de lixo

76
9. TRANSPORTE 78 transporte rodovirio 80 transporte urbano

82
10. SEGURANA 84 criminalidade

86
11. INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 88 economia 90 social 92 educao / sade 94 habitao / saneamento

96
REFERNCIAS / NDICE DE QUADROS

IDES 1997 - 2009

APRESENTAO

Prezados leitores,

Alinhada misso da Fundao Getulio Vargas de contribuir para o


desenvolvimento socioeconmico, a FGV Projetos, unidade de extenso, ensino e pesquisa da FGV, publica, pela segunda vez, os indicadores de desenvolvimento econmico e social dos estados brasileiros com o destaque para os dados do estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa de desenvolver e segmentar os indicadores do estado do Rio de Janeiro, foi deagrada no mbito do estudo Indicadores de Desenvolvimento Econmico e Social dos Estados Brasileiros. Esta primeira publicao, lanada em 2009, foi realizada a partir de um amplo estudo que desde 2001 vem sendo consolidado pelos tcnicos da FGV Projetos e especialistas nas reas de economia e polticas pblicas, liderados pelo nosso coordenador de projetos, professor Fernando Blumenschein. Nesta edio, procuramos levantar e mapear, segmentadamente, a partir de dados secundrios, a performance dos principais Indicadores de Desenvolvimento Econmico e Social do Estado do Rio de Janeiro no perodo de 1997 a 2009. Os resultados desse trabalho permitem algumas consideraes que podem
balizar o debate e a formulao de polticas pblicas em mbito regional e, inclusive, nacional. Esse conjunto de indicadores tem estimulado a discusso no meio empresarial, governamental e acadmico, assim como na sociedade civil e nos veculos de comunicao na tentativa de conhecer a evoluo das condies de vida da sociedade uminense. Os indicadores mostram o avano do estado do Rio de Janeiro em diversos campos, diante do cenrio nacional, mas necessrio que sejam elaborados estudos especcos para cada rea de interesse de modo a investigar as causas e as inuncias das polticas pblicas implementadas nas diversas esferas de governo.

Apresentao

Acreditamos que o estado do Rio de Janeiro ainda tenha muitos desaos pela frente nos diversos setores da economia estadual, mas os caminhos so virtuosos. Esperamos assim que este estudo contribua efetivamente para um melhor monitoramento e direcionamento das polticas pblicas voltadas para o desenvolvimento sustentvel do nosso Estado.
Desejamos a todos uma boa leitura! Cesar Cunha Campos Diretor FGV Projetos

IDES 1997 - 2009

APRESENTAO

ano de 2010 foi caracterizado pelo forte aquecimento da demanda


interna em virtude da expanso dos salrios e do crdito. Por um lado essa dinmica pressionou a inao e intensicou o decit em transaes correntes durante todo ano, contudo, a recuperao econmica ps-crise internacional foi extremamente positiva. Pela primeira vez o Brasil tem reais chances de gerar mais de 2 milhes de empregos formais no ano. Aliado a esse fato, a taxa de desemprego cada vez menor desde 2002. A produo da indstria brasileira registrou aumento no ltimo trimestre de 2010, em especial na produo de bens de consumo. Estimulada pelo aquecido mercado interno e pela expanso do crdito, a produo industrial brasileira apresentou crescimento em quase todos os setores durante o ano de 2010.

O mercado de trabalho da Regio Sudeste est aquecido. No ms de setembro de 2010, o Rio de Janeiro registrou a segunda maior gerao de empregos da histria totalizando 21.649 mil novos postos de trabalho - tendo como principais responsveis por este crescimento o setor de servios (13.721 mil novos postos), o comrcio (3.753 mil novos postos) e a indstria de transformao (2.756 mil novos postos). Em relao aos nove primeiros meses do ano, observou-se a gerao de 149.247 mil novos postos, sendo este o melhor desempenho de toda a srie histrica. Com a escolha da cidade do Rio de Janeiro para sede dos Jogos Olmpicos 2016 e a Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014, a rede hoteleira da cidade est em um ritmo elevado de crescimento, aumentando a perspectiva de receita oriunda de turismo e impactando no crescimento de servios, elevando assim a oferta de empregos. As polticas governamentais de fomento ao crdito e subsdio nanceiro para a populao (programas assistencialistas como o Bolsa Famlia) e mais recentemente o Carto Carioca, alm do desempenho econmico favorvel, vm modicando a distribuio de renda da populao e consequentemente reduzindo a pobreza e indigncia. O estado do Rio de Janeiro, ao longo da srie histrica (de 1997 at 2009), sempre apresentou indicadores sociais melhores do que os observados nacionalmente, contudo, por ser um estado com signicativa participao no PIB brasileiro, estes indicadores acompanham de perto os ciclos econmicos do Brasil, sejam eles positivos ou negativos. Em virtude da sua situao socioeconmica mais favorvel, se comparado a outros estados, em especial as Regies Norte e Nordeste, os indicadores de analfabetismo e educao do Rio de Janeiro so melhores do que os observados no Brasil. O percentual de analfabetismo no Rio vem gradualmente sendo reduzido, alcanando o menor valor da srie histrica, em que apenas 3,97% da populao analfabeta (em 1997, 6,12% da populao era analfabeta) e simultneamente os anos de estudo da populao vm crescendo. O motivo para esse lento desenvolvimento dos indicadores na ltima dcada a pequena destinao do PIB estadual para essa rea. Nos ltimos anos, a sade no estado do Rio de Janeiro tem apresentado melhorias signicativas. Essa armao pode ser corroborada analisando-se o ndice de mortalidade infantil para o estado, que apresentou queda de 6,98% entre 2006 e 2008. Tal movimentao nesse indicador decorrente de uma srie de investimentos e iniciativas pblicas. Dentre estas, possvel destacar os investimento realizados na rea da sade por meio da instalao de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs),

O panorama favorvel da atividade econmica vem direcionando o aquecimento


do mercado de trabalho. Dessa forma, tem-se registrado expressivos avanos tanto da renda quanto do emprego, o que, em um ambiente de reduo da presso inacionria ao consumo, propicia signicativos aumentos do poder de compra.

No Rio de Janeiro, o panorama se mostra ainda melhor. A produo industrial uminense cresceu acima da mdia nacional ao longo do ano, na maioria dos setores industriais, em especial em virtude da indstria extrativa. importante ressaltar que houve crescimento das indstrias de bens de consumo semi e no durveis no Rio de Janeiro, em virtude do forte aquecimento do mercado de trabalho uminense. A renda, tal como a produo industrial, avanou em ritmo maior que o observado no mbito nacional. Percebe-se tambm sensvel contribuio da indstria uminense no quadro nacional, tanto pelo aumento das vendas reais como pelo avano das contrataes. No tocante ao quantum de importaes e exportaes, a balana comercial
uminense, desde 1997, superou a nacional, especialmente a partir do ano de 2000, quando o estado do Rio de Janeiro passou a exportar petrleo bruto de maneira expressiva. A participao da indstria extrativa uminense no PIB estadual em 2007 era de 12,3% e representava 2,3% do PIB nacional. Com a descoberta do pr-sal, a expectativa de que nos prximos anos, a atividade extrativa do Rio de Janeiro ganhe fora e, portanto, o estado passe a exportar uma maior quantidade, melhorando ainda mais o saldo de sua balana comercial. Deve-se frisar que a balana comercial do Rio de Janeiro no ms de agosto de 2010, totalizou R$ 1,5 bilho, alcanando a terceira posio do ranking dos estados (em julho do mesmo ano, ocupava a sexta posio).

IDES 1997 - 2009

APRESENTAO

e de aes sistemticas de combates a epidemias de dengue. A introduo das UPAs possibilitou melhor distribuio dos pacientes, entre os postos de sade de hospitais, proporcionando melhora generalizada nas condies de atendimento. Por sua vez, as aes sistemticas de combate s epidemias de dengue foram capazes de conter surtos da doena nos ltimos trs perodos de foco, proporcionando a melhoria nos ndices de mortalidade.

de domiclios atendidos pela rede de esgoto tem apresentado mdia de 84,19% de 2005 a 2009, sem apresentar variaes signicativas ao longo do tempo. Nesse ponto importante ressaltar que investimentos em saneamento bsico possuem um prazo de maturidade superior aos demais. Isso se deve basicamente ao carter da obra em questo, que possui um custo temporal de instalao elevado, tornado assim os impactos dos investimentos praticamente imperceptveis no curto e mdio prazo.

No que tange a questo de moradia, a qualidade da habitao e o nvel de infraestrutura no estado do Rio de Janeiro se encontram em patamares elevados em relao ao restante do pas. O aumento da qualidade das moradias (habitaes com paredes de alvenaria e energia eltrica) decorrncia dos incentivos dos Governos Federal e Estadual, atravs do PAC2 - Programa de Acelerao do Crescimento Minha casa, Minha vida, em que so facilitadas as condies de crdito para que indivduos de baixa renda sejam capazes de adquirir imveis em condies e localidades melhores. Dessa maneira, o impacto positivo dos programas sociais afeta diretamente os ndices de qualidade de moradia. No mbito de infraestrutura, possvel vericar uma forte evoluo nas estatsticas de acesso internet e um aumento percentual (em relao ao pas) do nmero de domiclios que possuem telefone. Essa evoluo consequncia bsica das caractersticas de mercado destes dois produtos no estado. Os mercados de telefonia xa e acesso internet nos ltimos cinco anos tm apresentado grande evoluo no sentido da unicao dos mercados, oriunda da forte competitividade no setor. Essa competio estimulou as rmas do setor a criarem novos pacotes de produtos (com um melhor preo), englobando servios vendidos separados anteriormente, com o objetivo de obter maior market share. Verica-se, portanto, que na ltima dcada, o percentual de domiclios com acesso internet no Rio de Janeiro triplicou. Dentre os indicadores de saneamento bsico observados para o Rio de
Janeiro, verica-se pouca evoluo em relao aos ltimos cinco anos. Contudo, mesmo o estado tendo sido contemplado com o PAC Saneamento, os resultados dos investimentos no se reetiram signicativamente em suas estatsticas. O percentual

Ao longo dos ltimos cinco anos, o Rio de Janeiro foi alvo de elevados
investimentos no setor de transportes, tanto pblico quanto privado. O principal propulsor desses incentivos foi a realizao dos jogos Pan-Americanos de 2007, onde foram realizados investimentos tanto na melhoria da qualidade do transporte quanto na sua rea de abrangncia. Dentre as principais evolues no estado do Rio, destacam-se as extenses das linhas do Metr (ligaes diretas das Zonas Norte e Sul e novas estaes) e a introduo de faixas reversveis em locais estratgicos ao longo da cidade, visando promover melhorias nos uxos de pessoas nos horrios de pico. Em relao ao transporte rodovirio, pode-se observar uma evoluo relevante na qualidade das principais rodovias (estaduais, federais e municipais). Esse aumento de rodovias pavimentadas decorrente de privatizaes realizadas ao longo do perodo, que promoveram melhores condies de trfego.

No campo da Segurana Pblica, nos ltimos quatro anos, o estado do Rio


de Janeiro tem sido bero de inmeros programas em regies de elevados nveis de criminalidade. As principais estatsticas na rea de criminalidade, ao longo dos ltimos cinco anos, tm apresentado movimentao indicativa de reduo de ocorrncia e retorno positivo dos investimentos realizados pelo Governo do Estado. Essa conjuntura aliada ocorrncia de eventos esportivos internacionais fomentou, principalmente no ano anterior ao evento, o investimento em segurana no estado. Contudo, devido ao carter emergencial dos principais investimentos em segurana, os resultados ainda apontam para uma curva positiva. Com o incio das instalaes das Unidades Policiais Pacicadoras (UPPs) em 2008, os resultados comearam a aparecer nas estatsticas do estado, criando uma expectativa extremamente positiva para um futuro prximo.

10

IDES 1997 - 2009

11

TEMAS

METODOLOGIA
presente relatrio tem como objetivo levantar e analisar a
performance relativa dos indicadores de desenvolvimento econmico e social do estado do Rio de Janeiro, no perodo de 1997 a 2009. Para alcanar tal objetivo, as evolues dos principais indicadores que reetem o desenvolvimento econmico e social, apurados para o Rio de Janeiro, foram comparados com os demais estados da federao e o Brasil. As seguintes reas foram consideradas: Economia (renda, emprego e crescimento setorial); Indstria (naval, petrleo, petroqumica e automobilstica); Agricultura e Pecuria; Social (pobreza e indigncia); Educao; Sade; Habitao e Infraestrutura; Saneamento; Transporte; Segurana; e Interior do Estado do Rio de Janeiro.

A escolha destas reas foi feita com base em um conceito amplo de desenvolvimento, no qual as variveis analisadas reetem no somente o nvel de renda dos indivduos, mas tambm o acesso a servios que inuenciam a qualidade de vida das pessoas (ex.: transporte), assim como o acesso a oportunidades tanto no presente (ex.: emprego) como potencialmente no futuro (ex.: educao e sade)1. A escolha das variveis ou indicadores em cada rea levou em conta trs
condicionantes. Primeiro, os dados que foram utilizados para construir as variveis ou os indicadores oriundos de bases de dados ociais certicadas (federal, estadual e municipal). Segundo, os dados contemplaram o perodo de treze anos compreendido entre 1997 e 2009. Terceiro, os dados procuraram reetir, de forma signicativa, o desenvolvimento ou performance das diversas reas analisadas. Para deacionar as variveis expressas em valores monetrios, foi utilizado o ndice de Preo ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE.

A nfase deste trabalho est na evoluo dos indicadores cardinais de


performance das principais polticas pblicas (reas) para o estado do Rio de Janeiro, e na sua comparao com o Brasil. Este levantamento e esta anlise so passos importantes para o balizamento do debate sobre o desenvolvimento regional e sobre a eccia dos instrumentos utilizados para conduzir polticas pblicas no estado do Rio de Janeiro. Ademais, estes indicadores so importantes no somente para uma anlise retrospectiva, mas, tambm, para a formulao de metas e diretrizes do planejamento de polticas pblicas para o futuro.

1 - Esta abordagem de desenvolvimento toma como referncia o conceito de desenvolvimento elaborado por Amartya Sen em Development as Freedom, Ed. Alfred A. Knopf, 1999.

importante ressaltar que este trabalho no priorizou os condicionantes ou os fatores causais que inuenciaram a performance dos indicadores. Ademais procurou-se no submeter anlise as possveis implicaes que os diferentes desempenhos dos indicadores pudessem ter para o bem-estar das populaes. A questo da causalidade e dos desdobramentos de bem-estar, pelas complexidades e particularidades inerentes a cada rea de polticas pblicas envolvidas, devem ser objetos de estudos especcos.

12

IDES 1997 - 2009

13

1
Economia
Os indicadores de desenvolvimento econmico e social
para o estado do Rio de Janeiro no perodo de 1997 a 2009 apresentados neste trabalho permitem algumas consideraes que podem balizar o debate sobre polticas pblicas em mbito regional, e mesmo nacional. Os indicadores de renda domiciliar mostraram que a renda mdia no estado do Rio de Janeiro se manteve em um patamar relativamente estvel e, em mdia, 31% superior renda domiciliar nacional ao longo do perodo de 1997 a 2009. Alm disso, os nveis de desemprego observados no Rio de Janeiro foram, consistentemente, inferiores em cerca de 2,05 p.p. ao longo de todo o perodo. Apesar das reconhecidas diferenas regionais de poder de compra entre as regies brasileiras, estes dados no permitem armar que houve uma queda relativa da massa salarial domiciliar da populao uminense em relao ao resto do Brasil. Os dados do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) colocam o estado do Rio de Janeiro como o terceiro maior PIB per capita, atrs apenas do Distrito Federal e de So Paulo.

RENDA

EMPREGO EXPORTAES TURISMO

14

IDES 1997 - 2009

15

ECONOMIA > RENDA

ECONOMIA

QUADRO 1.1
12.000

PIB

CAPITA. REAL PER

RJ

- 2008) BR (1998
R CAPITA

renda
Em 1998, o PIB brasileiro2 era de R$ 6.355,00 per capita, ante R$ 8.217,00 per capita no Estado do
PIB REAL PE R$ VALORES EM

9.000
PIB per capita (R$)

Rio de Janeiro (Quadro 1.1). No perodo 1998 2008 o PIB per capita brasileiro obteve um crescimento de cerca de R$ 1.900,00 enquanto o estado do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de R$ 3.000,00 no mesmo perodo. Com este crescimento mdio de 3,14%3 no perodo 1998/2008, o Estado do Rio de Janeiro apresenta o terceiro maior PIB per capita do pas cando atrs somente do Distrito Federal (1) e de So Paulo (2).

6.000
FONTE: IP EA

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domiclios (PNAD), do IBGE, a
renda mensal real mdia do uminense oscilou entre R$ 668,00 e R$ 777,00 desde 1997, enquanto a renda no Brasil se manteve entre R$ 499,00 e R$ 609,00 (Quadro 1.2). Nota-se que a renda uminense manteve-se cerca de 31% maior do que a mdia nacional. De fato, o estado do Rio de Janeiro cou logo atrs de So Paulo como a terceira maior renda domiciliar do pas, tendo ocupado a segunda posio nos anos de 2004 e 2009.

3.000

RJ

Brasil

QUADRO 1.2

RENDA

L MENSAL REA

. MDIA DOMICILIAR

POR

97-20 J E BR (19 ENTE. R RESID

09)

ILIAR L DOMIC SAL REA RENDA MEN R RESIDENTE MDIA PO R$ VALORES EM

FONTE: PN

AD/IBGE

RJ

Brasil
2 - Valores em Reais (R$) de 2000. Sries histricas fornecidas pelo IPEA j em valores reais. 3 - Note-se que, por questo de brevidade, os valores absolutos aqui relatados tiveram reduo no nmero de dgitos decimais signicativos, enquanto os percentuais relatados foram calculados com base nos valores absolutos sem aproximao.

16

IDES 1997 - 2009

IDES 1997 - 2009

17

ECONOMIA > EMPREGO

ECONOMIA

emprego
A performance superior do estado do Rio de Janeiro
tambm se verica com relao ao emprego (Quadro 1.3). Pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE antiga (at 2001), o ndice de desemprego nacional se manteve, em mdia, 2,6% acima daquele aferido para o estado do Rio de Janeiro, com variaes anuais praticamente idnticas. Em 2002, ano de incio da nova PME, o desemprego mdio foi de 10% no estado do Rio de Janeiro e 11,7% no Brasil. Em 2009, estes valores alcanaram, respectivamente, 6% e 8%, o que corresponde a redues percentuais de 31,2% em mbito nacional e 39% em mbito estadual, no perodo 2002-2009. Este ltimo dado corresponde a 1,4 milhes de empregos criados no estado do Rio de Janeiro no perodo 2002-20094.

QUADRO 1.3

TAXA

DE

DESEMPREG

-20 BR (2002 (%). RJ E

09)

13%

10%

Taxa de desemprego mdia

7%

TAXA

PERCENTUAL
11,66% 12,34% 11,48% 9,83% 9,97% 9,27% 7,86% 8,02%
FONTE: PN AD/IBGE

DE

DESEMPREG

3%

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

ano

10,05% 9,19% 9,05% 7,72% 7,87% 7,15% 6,79% 6,14%

RJ

Brasil

0%

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008
RJ

2009
Brasil

4 - Os valores de desemprego anual relatados aqui correspondem s mdias de desemprego aferidos mensalmente, no tendo sido descontados os efeitos sazonais.

18

IDES 1997 - 2009

IDES 1997 - 2009

19

ECONOMIA > EXPORTAES

ECONOMIA

EXPORTA NDICE

ES

TOTAIS

exportaes
As exportaes do estado do Rio de Janeiro
cresceram 679% no perodo de 1997 a 2009, passando de US$ 1,7 bilho para US$ 13,5 bilhes em 2009. Este crescimento poderia ter sido mais expressivo no fosse a queda de 28% nas exportaes do estado no perodo de 2008 a 2009, queda que tambm pode ser observada em mbito nacional, porm com menor dimenso (23%).O desempenho do estado do Rio de Janeiro foi signicativamente superior ao das exportaes do Brasil como um todo, que cresceram de US$ 53 bilhes para US$ 153 bilhes no mesmo perodo, o que corresponde a um crescimento de 188,7%.
X/MDIC

QUADRO 1.4
1200 1000 800
ndice (100=1997)

ES EXPORTA

TOTAIS. RJ

-2009 BR (1997

600 400 400 200 0 1998 1999 2000 2001 2008 2009 2006 2007 2004 2005 2002 2003 Brasil
CE FONTE: SE

RJ

1997

O estado do Rio de Janeiro passou a exportar petrleo bruto em quantidade signicativa a partir de 2000, e este, rapidamente, se tornou o principal produto exportado, respondendo em 2008 por um montante de US$ 12,5 bilhes, ou 66,9% das exportaes uminenses5 (Quadro 1.5). As demais categorias de exportaes cresceram 158% no perodo 1997 a 2009, alcanando US$ 4,4 bilhes em 2009 ante U$ 1,7 bilho de 1997.

EIRO IO DE JAN DO DO R DO ESTA ORTAES ILHES EXP US$ M VALORES EM

QUADRO 1.5
14000 12000
Exportaes (US$ milhes)

RO. DE JANEI DO RIO 09) ESTADO (1997-20 ES DO PRODUTOS XPORTA E DEMAIS RUTO E PETRLEO B

10000 8000 6000 4000 2000 0 1998 1999 2000 2001 2009 2007 2008 2005 2006 2004 2002 2003 produtos
FONTE: SE CEX/MDIC

1997

bruto Petrleo

Demais

5 - Estes valores no incluem produtos renados do petrleo, que guram imediatamente abaixo do leo bruto como principal item de exportao. Quando se adicionam estas classes de produtos, o petrleo responde por 61% das exportaes uminense.

20

IDES 1997 - 2009

IDES 1997 - 2009

21

ECONOMIA > TURISMO

ECONOMIA

turismo
Destaca-se o grande crescimento do uxo de
visitantes internacionais ao municpio do Rio de Janeiro, movimento iniciado em 2003 e que atingiu seu pico em 2009 (Quadro 1.6). A partir de 2005, foram observadas quedas no nmero de visitantes, cenrio que se manteve at 2008. Em 2009, o nmero de turistas na cidade do Rio de Janeiro voltou a crescer e alcanou a maior marca do perodo de 2003 a 2009 com um crescimento anual de 30,1% (de 698 mil para 908 mil).
CIONAL. OTAL NA O NO T TICIPA PAR 03-2009) TURISTAS E RO (20 DE JANEI RIO CIDADE DO

QUADRO 1.6

TURISTAS E

PARTICIPA RIO CIDADE DO

O NO DE

TOTAL NAC JANEIRO

IONAL

ano
2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

al Percentu
16 % 16,89% 16 % 16,68% 16 % 16,17% 15 % 15,83% 15 % 15,40% 15 % 15,17% 18 % 18,92%

Total de s Visitante
698.203 799.399 866.379 794.109 773.932 766.083 908.667

FONTE: M

ercentual

isitantes Total de v

22

IDES 1997 - 2009

23

2
O desempenho do setor industrial no

Indstria
automobilstico e petroqumico. Neste mesmo perodo, as exportaes estaduais cresceram a uma taxa mdia trs vezes maior do que a das exportaes brasileiras. Este desempenho das exportaes foi devido no somente ao crescimento das exportaes de petrleo bruto, mas tambm, e de forma mais vigorosa, dos demais produtos, em sua grande maioria bens industrializados.

PRODUO INDUSTRIAL INDSTRIA NAVAL

estado do Rio de Janeiro, nesta ltima dcada, superou o desempenho mdio da indstria no restante do Brasil. O valor da transformao industrial no Estado do Rio de Janeiro cresceu quase duas vezes mais do que a mdia nacional no perodo de 1997 a 2007. Este desempenho industrial foi inuenciado positivamente pelo crescimento dos setores naval, siderrgico,

INDSTRIA PETROLFERA INDSTRIA AUTOMOBILSTICA

24

IDES 1997 - 2009

25

INDSTRIA > PRODUO INDUSTRIAL


VALOR DA TRANSFORM NDICE
USTRIA AO IND L

INDSTRIA
TOTAL

produo industrial
Houve um forte crescimento na indstria
uminense, de 1997 a 2007, signicativamente superior mdia nacional (Quadro 2.1). O valor da transformao industrial total6, tanto no Rio de Janeiro quanto no Brasil, teve dois momentos signicativos de expanso, de 1998 a 2000 e de 2002 a 2007. Em ambos os perodos, o estado do Rio de Janeiro registrou crescimento expressivamente maior que a mdia nacional. De 1998 a 2000, o crescimento no ndice do valor da transformao industrial foi de 46%, enquanto no perodo de 2002 a 2007 foi de 66%. Cumulativamente, no perodo de 1997 a 2007, observase o crescimento de 128% no Rio de Janeiro, contra 83% na mdia nacional.

QUADRO 2.1
250 200
ndice (100=1997)

VALOR

DA

TRANSFORM

AO

TOTAL. INDUSTRIAL

RJ

-20 BR (1997

07)

150 100 50 0 1998 1999 2000 2001 2003 2004 2005 2006 2007

FONTE: PI

A/IBGE

2002

RJ

BRASIL
TO VALOR BRU DA

1997

INDUSTRIAL RODUO NDICE

TOTAL

No que se refere ao valor bruto da produo total, a evoluo observada similar. No perodo 1997-2007, o estado do Rio de Janeiro registrou crescimento de 109% do valor bruto de sua produo, enquanto o crescimento total vericado no valor da produo industrial brasileira foi de 98% (Quadro 2.2). H de se ressaltar que este crescimento da
indstria foi, em boa parte, devido ao crescimento da indstria extrativa no estado do Rio de Janeiro, cujo valor da transformao cresceu 626% no perodo de 1997 a 2007, enquanto o crescimento do valor da transformao da indstria brasileira de forma agregada foi de 83,7% (Quadro 2.3). Este processo de crescimento elevou a participao do estado do Rio na produo extrativa de 23,9% em 1997 para 39,2% em 2004. Por outro lado, quando se consideram apenas as indstrias de transformao, o crescimento no valor da transformao industrial registrado no Estado do Rio de Janeiro de 73,6%. Esta performance foi inferior registrada para o total da indstria brasileira, e similar ao crescimento do valor da transformao industrial nacional da indstria de transformao.

QUADRO 2.2
250

INDUSTRIA PRODUO BRUTO DA VALOR

997-20 E BR (1 TOTAL. RJ

07)

200
ndice (100=1997)

150 100 50 0 1997 1998 1999 2000 2001 2003 2004 2005 2006

FONTE: PI

A/IBGE

2007

2002

RJ

BRASIL

INDUSTRIAL FORMAO DA TRANS EIRO VALOR RIO DE JAN ESTADO DO NDICE

QUADRO 2.3
800 600

VALOR

DA

MAO RANSFOR

. ESTADO INDUSTRIAL

DO

RIO

RO DE JANEI

(1997-20

07)

ndice (100=1997)

FONTE: PI

A/IBGE
6 - Denido pelo IBGE como o valor bruto da produo, descontados os

400 200 0 1999 2000 2001 2002 2003 2006 2007


RMAO

custos das operaes industriais. Este indicador foi escolhido por reetir melhor a contribuio da atividade industrial para o produto. Quando analisado o valor bruto da produo, os resultados qualitativos so os mesmos.

2004

2005

1997

1998

IVA IND. EXTRAT

ANSFO IND. DE TR

26

IDES 1997 - 2009

27

INDSTRIA > INDSTRIA NAVAL

INDSTRIA

indstria naval
Trs setores da indstria do estado do Rio de Janeiro tem se destacado: o naval, o petrolfero e o automobilstico. Na indstria naval, ocorreu um aumento real no valor da produo de 148% no perodo de 1997 a 2007, acompanhado pela criao de 16.541 empregos diretos, o que corresponde a um crescimento de 397% (Quadro 2.4). No perodo de 1999 a 2006, foram reabertos ou revitalizados vinte estaleiros em todo o estado do Rio de Janeiro7.
NEIRO. IO DE JA DO DO R ) DO ESTA NAVAL 997-2007 DUO (1 INDSTRIA DA PRO VALOR EMPREGO E

QUADRO 2.4

EIRO RIO DE JAN TADO DO MILHES AL DO ES NAV EM R$ INDSTRIA PRODUO X VALOR DA MPREGO

FONTE: PI

A/IBGE

Emprego

to Valor bru

7 - Parte deste crescimento est relacionada com uma poltica de incentivo scal a reparos navais e construo de navios, implementada no estado do Rio de Janeiro.

28

IDES 1997 - 2009

29

INDSTRIA > INDSTRIA PETROLFERA

INDSTRIA

indstria petrolfera
No caso da indstria petrolfera, a produo se
elevou de 57 milhes de metros cbicos de petrleo8 em 2000 para 96 milhes de m3 em 2009 (Quadro 2.5). Isto representou um crescimento de 69%. Este avano consolidou a posio uminense como o maior produtor do pas, cuja participao foi de 85% na produo nacional em 2009.

QUADRO 2.5

TADO DO A NO ES PETROLFER E BR INDSTRIA FSICA. RJ PRODUO NDICE DE

EIRO. RIO DE JAN 09) (2000-20

Acrescenta-se a isto, tambm, o fato de que as empresas acionistas do Polo Gs-Qumico investiram cerca de US$ 1,08 bilho. Esto em andamento diversas obras que fazem parte da Modernizao e Adequao do Perl de Produo da Renaria Duque de Caxias (REDUC). Alm da nova Unidade de Coque e de obras de melhorias operacionais e de segurana, meio ambiente e sade, esto em curso as obras de infraestrutura do Plangas e da Unidade de Hidrodessulfurizao de Gasolina.
EI IO DE JAN DO DO R NO ESTA PETROLFERA O FSICA. RJ E BR INDSTRIA 3 RODU NDICE DE P X MILHES DE M UAL PERCENT RO

FONTE: A

NP

o do RJ Participa

Produo

Fsica

8 - Incluindo lquido de gs natural (LGN).

30

IDES 1997 - 2009

31

INDSTRIA > INDSTRIA AUTOMOBILSTICA

INDSTRIA

indstria automobilstica
Finalmente, a indstria automobilstica
uminense registrou crescimento consistente no perodo de 1997 a 2005, mostrando uma pequena queda em 2006 com posterior crescimento at 2008, seguido novamente de uma queda em 2009 (Quadro 2.6). O ndice de produo fsica no setor, medido pelo IBGE, alcanou mdia de 405 em 2009, o que corresponde a um crescimento de 305%. O crescimento da indstria automobilstica no Estado do Rio de Janeiro coincide com a instalao de unidades das empresas Volkswagen e Peugeot-Citron. No mesmo perodo, o ndice nacional enfrentou declnio at 1999 e, posteriormente, estagnao at 2003. Somente entre 2004 e 2009, foram vericados crescimentos signicativos, o que resultou em um crescimento acumulado de apenas 36% na produo automobilstica nacional desde 1997.
L UTOMOBI INDSTRIA A SICA DUO F RO NDICE DE P STICA

QUADRO 2.6
500

INDSTRIA

S AUTOMOBIL

DICE DE TICA. N

PRODUO

997-20 E BR (1 FSICA. RJ

09)

375

ndice de produo fsica

250

125
2009

FONTE: IB

GE

1997

1998

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

RJ

Brasil

32

IDES 1997 - 2009

33

3
Agricultura e Pecuria
Examinando os valores
da produo agrcola para as lavouras temporria e permanente do estado do Rio de Janeiro e do Brasil possvel perceber que o setor agrcola do estado apresentou perodos alternados de estagnao e queda ao longo dos doze anos analisados. Por outro lado, o Brasil como um todo mostrou um aumento signicativo e contnuo da produo agrcola no mesmo perodo.

PRODUO AGRCOLA

34

IDES 1997 - 2009

35

AGRICULTURA

PECURIA > PRODUO AGRCOLA

AGRICULTURA

PECURIA

produo agrcola
O valor real da produo agrcola no estado do
Rio de Janeiro, que em 1997 foi de R$ 750 milhes, apresentou uma queda cumulativa de 18%, no perodo de 1997 a 2008 (Quadro 3.1). Comparativamente, neste mesmo perodo, a produo agrcola brasileira cresceu 114% (de R$ 60,8 bilhes para R$ 130,1 bilhes), em um movimento concentrado principalmente no perodo de 2000 a 2003 e 2006 a 2008. Este comportamento se deve s elevaes tanto da produo total como dos preos recebidos pelos produtores.

QUADRO 3.1

PRODUO VALOR DA

(1997-20 . RJ E BR GRCOLA A

08)

Dados do Centro de Informaes e Dados do Rio de


Janeiro (CIDE) indicam que o valor da produo total do setor agropecurio cresceu 47,9%, no perodo de 1997 a 2004 (de R$ 1,2 bilhes para R$ 1,8 bilhes). Parte deste aumento parece estar relacionada com o desempenho favorvel da pecuria leiteira em algumas regies do Estado. Ressalta-se que o setor agropecurio representa menos de 1% do PIB do estado do Rio de Janeiro.
VALOR
DA

PRODUO NDICE

AGRCOLA

1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

ano

100,00 100,84 89,86 89,78 85,55 85,08 84,81 100,65 90,24 89,42 76,62 81,94

RJ

Brasil
100,00 107,51 106,43 111,84 123,89 152,24 186,66 193,29 157,12 157,83 177,93 213,93

FONTE: PA

M/IBGE

RJ

Brasil

36

IDES 1997 - 2009

37

4
Na rea social, as taxas de pobreza
e, especialmente, de indigncia encontradas no estado do Rio de Janeiro, mostraramse consistentemente inferiores s mdias nacionais e com tendncia de queda. Apesar da diminuio destas diferenas nos anos de 2004 e 2005, os ciclos de comportamento das taxas de pobreza e de indigncia no estado do Rio de Janeiro acompanharam aqueles observados no Brasil.

Social
POBREZA INDIGNCIA

38

IDES 1997 - 2009

39

SOCIAL > PROBREZA

SOCIAL

pobreza
Em 1997, os pobres9 compunham 27,2% da
populao total do estado do Rio de Janeiro, ao passo que, na mdia brasileira, eles representavam 32,2% da populao total (Quadro 4.1). De 1997 a 2003, a situao da pobreza no Brasil foi de estabilidade, com pequenas variaes dentro da faixa dos 25% a 28%. No estado do Rio de Janeiro, ocorreu uma tendncia de aumento no ndice (correlacionada com os movimentos da mdia nacional), que alcanou 29,4% em 2003. Isto corresponde a um aumento de 2 p.p.10, o que ainda manteve o nvel de pobreza no Rio de Janeiro quase 4 p.p. abaixo da mdia nacional no mesmo ano. Finalmente, entre 2004 e 2009, registrou-se uma queda acentuada tanto no Brasil como no estado do Rio de Janeiro. No Brasil, esta queda foi de cerca de 14p.p., o que levou o ndice de pobreza nacional para 19,9%. No estado do Rio de Janeiro, a queda foi menos acentuada, alcanando 11,6 p.p., o que corresponde a um ndice de pobreza de 17,8% em 2009. Verica-se que a reduo acumulada do percentual de pobres no perodo considerado foi de 38% no Brasil, e de 34% no Rio de Janeiro.

QUADRO 4.1

POBREZA (%

DA

O). OPULA

997-20 RJ E BR (1

09)

DA PERCENTUAL

POBREZA POPULAO
32,28% 31,37% 32,93% 33,02% 33,12% 32,23% 33,96% 31,47% 28,82% 24,87% 23,26% 21,01% 19,96%
FONTE: PN AD/IBGE

1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

ano

27,22% 26,66% 25,58% 26,87% 28,16% 25,96% 29,43% 27,21% 26,01% 22,06% 20,11% 19,67% 17,81%

RJ

Brasil

RJ

Brasil

9 - De acordo com a linha de pobreza denida em Rocha (1997).

10 - A notao p.p signica pontos percentuais.

40

IDES 1997 - 2009

41

SOCIAL > INDIGNCIA

SOCIAL

indigncia
Os indicadores de indigncia11 apresentam
comportamento semelhante ao dos indicadores de pobreza (Quadro 4.2). No ano de 1997, o percentual de indigentes era de 7,7% no Brasil e de 3,5% no estado do Rio de Janeiro. No Brasil, esse patamar no se alterou signicativamente ao longo dos sete anos seguintes, enquanto no estado do Rio de Janeiro vericou-se novamente tendncia de alta, com o ndice alcanando 5% em 2003. Esta elevao se reverteu a partir de 2004. O perodo de 2004 a 2009 apresentou redues cumulativas de 46% para o estado e 37% para o Brasil. Vale notar que, at 2003, o estado do Rio de Janeiro era o estado da Regio Sudeste com os mais baixos nveis de indigncia, em mdia 1,2 p.p. abaixo do Esprito Santo e 1,0 p.p. abaixo de Minas Gerais.

QUADRO 4.2

INDIGNCIA

(%

DA

(1997-20 ). RJ E BR PULAO PO

09)

INDIGNCIA POPULAO UAL DA PERCENT

1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

ano

3,53% 3,72% 3,42% 4,14% 4,86% 3,54% 5,09% 4,43% 3,10% 2,37% 3,01% 2,37% 2,38%

RJ

Brasil
7,73% 7,32% 7,00% 7,39% 7,77% 6,78% 8,07% 6,19% 5,04% 3,96% 4,46% 3,93% 3,88%

FONTE: PN

AD/IBGE

RJ

Brasil

11 - Denidos pelo critrio tambm apresentado em Rocha (1997).

42

IDES 1997 - 2009

43

5
Educao
Os indicadores na rea de educao
analisados durante o perodo de 1997 a 2009, tais como, analfabetismo, escolaridade mdia da populao, nmero de professores, entre outros, apontam para uma performance relativamente superior do estado do Rio de Janeiro em relao ao Brasil.

ANALFABETISMO ESCOLARIDADE ENSINO BSICO ENSINO MDIO ENSINO SUPERIOR

44

IDES 1997 - 2009

45

EDUCAO > ANALFABETISMO

EDUCAO

analfabetismo
Em 1997, 13,8% dos brasileiros com 15 anos de idade ou mais eram analfabetos, o que corresponde a aproximadamente 22 milhes de indivduos. J no estado do Rio de Janeiro, esta porcentagem era de 6,1%, ou aproximadamente 825 mil indivduos (Quadro 5.1). Nos anos seguintes, houve progressos incrementais no sentido de reduzir o analfabetismo tanto no estado do Rio de Janeiro como em todo o Brasil. No entanto, o indicador uminense manteve-se a uma distncia praticamente constante, a uma mdia de 6,6 p.p. abaixo do nacional. Em 2009, a taxa de analfabetismo no Brasil era de 9,7%, ante 3,9% no estado do Rio de Janeiro. Em termos percentuais, as redues cumulativas vericadas na taxa de analfabetismo foram de 35% no estado do Rio de Janeiro e 30% no Brasil.

QUADRO 5.1
14%

ISMO. NALFABET TAXA DE A

997-20 RJ E BR (1

09)

TAXA

DE

ANALFABETIS

MO

PERCENTUAL

11%

Porcentagem

7%

FONTE: PN

AD/IBGE

4%
2007 2008 2009

0%

1997

1998

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

RJ

Brasil

46

IDES 1997 - 2009

47

EDUCAO > ESCOLARIDADE

EDUCAO

escolaridade
O progresso no que se refere evoluo da
escolaridade mdia12 foi similar evoluo do analfabetismo. Em 1997, a escolaridade mdia registrada foi de 5,8 anos de estudo no estado do Rio de Janeiro, ante 4,6 anos no Brasil (Quadro 5.2). Em 2009, estes valores haviam crescido para 7 anos de estudo no estado do Rio de Janeiro e 6,1 anos no Brasil. Estes nmeros mostram que a escolaridade mdia evoluiu de maneira similar no estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Entretanto, ao longo do perodo 1997-2009, a mdia de escolaridade dos uminenses foi cerca de 1,1 ano maior do que a mdia nacional.

QUADRO 5.2

ESCOLA

NOS DE DIA (A RIDADE M

ESTUDO

DA

POPULAO

997-20 E BR (1 TOTAL). RJ

09)

ANOS

IA DE MD ESCOLARIDA PULAO TOTAL DA PO O DE ESTUD PERCENTUAL

FONTE: PN

AD/IBGE

RJ

Brasil

12 - Varivel calculada para a populao total sem restries de idade, de modo a permitir uma avaliao das polticas educacionais em todas as faixas etrias.

48

IDES 1997 - 2009

49

EDUCAO > ENSINO BSICO

EDUCAO

ensino bsico
Em 2007, havia no estado do Rio de Janeiro
um total de 3,8 milhes de matrculas e 133,5 mil professores no Ensino Bsico13, resultando em uma proporo de 29,1 alunos por professor, enquanto o total brasileiro era de 53,02 milhes de alunos e 1,88 milhes de docentes, perfazendo 28,16 alunos por professor. A evoluo para o Brasil nos dois anos que se seguiram foi de aumento e depois estagnao no total de docentes. J para o Rio de Janeiro, observou-se um aumento de 12,7%, de 2007 para 2008, e uma queda de 5% de 2008 para 2009. Em 2009, os nmeros foram de 4 milhes de matrculas e 143 mil professores no estado do Rio de Janeiro, de um total de 52,5 milhes de alunos e 1,9 milhes de docentes no Brasil. Isto corresponde a 27,98 alunos por professor no estado do Rio de Janeiro contra uma mdia nacional de 26,58. Vale ressaltar, nesses resultados, a participao da rede pblica estadual de ensino, que em 2007 contava com 1,3 milho de alunos e 40,1 mil professores, e em 2009 alcanou 1,28 milho de matrculas e 39,7 mil professores, o que corresponde, respectivamente, a variaes negativas de 4,4% e 1,2%.
ICO. INO BS 009) NO ENS FESSORES J (2007-2 PRO O R NMERO DE ESTADUAL D PBLICA E REDE

QUADRO 5.3

RJ, BR

NMERO DE

PROFESSORE

S NO

ICO ENSINO BS

FONTE: IN

EP/MEC

RJ

Brasil

ual lica estad Rede pb RJ -

13 - Incluindo: creche, pr-escola, classe de alfabetizao, ensino fundamental, ensino mdio, educao especial e educao de jovens e adultos.

50

IDES 1997 - 2009

51

EDUCAO > ENSINO MDIO

EDUCAO

ensino mdio
Destacando o Ensino Mdio14, a rede pblica
estadual contava, em 1997, com 290 mil matrculas, enquanto nas demais esferas administrativas somadas havia 235 mil matrculas (Quadro 5.4). No perodo de 1997 a 2004, a rede estadual expandiu acentuadamente o seu nmero de alunos, chegando em 2004 com 615 mil matrculas (crescimento de 112%). A partir de 2005, o nmero de matrculas na rede estadual comeou a apresentar declnio com uma queda no perodo de 2004 a 2009 de 25%. As demais esferas administrativas reduziram o nmero de matrculas, tendo em 2009 um total de 118,8 mil alunos (reduo de 49,5%).

QUADRO 5.4

NMERO DE

MATRCULA

S NO

IO. ENSINO MD

EIRO RIO DE JAN ESTADO DO

(1997-20

09)

INO S NO ENS MATRCULA EIRO NMERO DE RIO DE JAN ESTADO DO

MDIO

FONTE: IN

EP/MEC

Estadual

nicipa deral, mu Outros (fe

o) l e privad

14 - As informaes sobre matrculas no ensino mdio no incluem as matrculas na educao prossional (ensino tcnico) que apresentaram crescimento de 2,85% no perodo 2001/2009, passando de 59.977 matrculas em 2001 para 75.095 em 2009.

52

IDES 1997 - 2009

53

EDUCAO > ENSINO SUPERIOR


EXERCCIO NTE EM O DOCE S-FUN ATRCULA EIRO RELAO M RIO DE JAN EXERCCIO ESTADO DO EM OCENTE O D S / FUN MATRCULA
O D S-FUN MATRCULA RO (1999-2008) E JANEI O RIO D OCENTE EM

EDUCAO

ensino superior
No mbito do Ensino Superior, a anlise
dicultada pela ausncia de informaes consolidadas para o Brasil anteriores a 2000-2001. De 2000 a 2007, o total de matrculas no Brasil aumentou 81%, passando de 2,7 milhes para 4,8 milhes de matrculas. No mesmo perodo, o aumento no estado do Rio de Janeiro foi de 65,7%, passando de 296 mil para 490 mil matrculas. Em relao ao nmero de docentes, o crescimento no perodo de 2001 a 2004 foi, no Brasil, de 33,3% (de 219,9 mil para 293,2 mil professores) e, no Estado do Rio de Janeiro, de 23,0% (de 27,6 mil para 34,0 mil professores).

EXERCCIO.

QUADRO 5.5

RELAO ESTADO D

FONTE: IN

EP/MEC

Considerando as diferentes categorias


administrativas do ensino superior no estado do Rio de Janeiro, observa-se que o nmero de professores do ensino superior pblico no-estadual15 se manteve estagnado de 1999 a 2008 (cerca de 7.400 professores), enquanto o nmero de matrculas cresceu 16,7% (de 59,7 mil para 69,7 mil alunos) (Quadro 5.5). No ensino privado, o nmero de docentes cresceu 60% no mesmo perodo, (de 13,0 mil para 20,8 mil professores), mas o aumento na quantidade de matrculas foi de 122% (de 184,1 mil para 408,9 mil). Na rede estadual de ensino superior, o nmero de matrculas manteve-se praticamente estvel na faixa de 20,5 mil alunos, enquanto o nmero de docentes cresceu 70% (de 2 mil para 3,4 mil professores). Como resultado, a proporo alunos/professor na rede estadual diminuiu de 10,2 para 6,15 nestes dez anos, enquanto na rede privada cresceu de 14,10 para 19,6, e, no ensino superior pblico no-estadual, de 8,1 para 8,5.

Federal

Estadual

Privada

QUADRO 5.6

EVOLUO RIO ESTADO DO

DO

PERIOR. ENSINO SU CURSOS NO ) NMERO DE BRASIL (1997-2008 O E JANEIR DE

CURSOS NO ERO DE DO NM CURSOS EVOLUO ERO DE NM

ERIOR ENSINO SUP

Note-se que estes dados do ensino superior,


provenientes do sistema EDUDATA, no incluem institutos de ensino superior da Fundao de Apoio Escola Tcnica (FAETEC). Levando em considerao o ensino mdio e o ensino superior, a FAETEC contabilizou 394.163 matrculas em 2005, ante 62.470 matrculas em 1999. Isto representou um crescimento de 531% nas matrculas da educao prossionalizante no estado do Rio de Janeiro.

Os dados acima tambm no contemplam o


desenvolvimento do ensino a distncia no estado do Rio de Janeiro. Destaca-se neste mbito o Centro de Educao Superior a Distncia do Estado do Rio de Janeiro(Cederj), cujos cursos de graduao contaram com um total de 3.268 alunos em 2006, ante 160 matrculas em 2001. Isto representou um crescimento de 1.942,5% no nmero de matrculas do Cederj neste perodo.

FONTE: IN

EP/MEC

RJ

Brasil
15 - Principalmente federal. O ensino pblico municipal teve participao nula em 2000 e 2001, e desprezvel nos anos restantes.

Quando considerada a evoluo do nmero de cursos oferecidos no ensino superior, percebe-se um aumento signicativo tanto para o Brasil como para o estado do Rio de Janeiro. No perodo analisado, vericou-se um crescimento do nmero de cursos de 303% para o Brasil e de 216% para o Rio de Janeiro.

54

IDES 1997 - 2009

55

6
Para a sade, cabe destacar a queda
constante dos ndices de mortalidade infantil, consistentemente inferiores mdia nacional durante todos os anos analisados.

Sade
MORTALIDADE INFANTIL

56

IDES 1997 - 2009

57

SADE > MORTALIDADE INFANTIL

SADE

mortalidade infantil
Em 2002, a mortalidade infantil16 no Brasil foi
de 19,26 bitos por mil nascimentos, decrescendo constantemente a uma taxa mdia de 4% ao ano, at alcanar um ndice de 14,96 em 2008 (Quadro 6.1). No estado do Rio de Janeiro, a tendncia foi similarmente de queda constante, partindo do patamar de 17,94 bitos por mil nascimentos em 2002 e decrescendo para 14,22 em 2008. Isto congura redues cumulativas de 22% no Brasil e de 21% no estado do Rio de Janeiro. Em relao aos outros estados da Regio Sudeste, o estado do Rio de Janeiro tem taxa de mortalidade infantil inferior de Minas Gerais e superior s do Esprito Santo e de So Paulo. Apesar disso, o estado do Rio de Janeiro tem obtido uma boa performance na reduo deste ndice. No perodo de 2002 a 2008, o estado do Rio de Janeiro obteve a maior reduo entre os estados do sudeste, com 20,7% de decrscimo. Em Minas Gerais, registrou-se reduo de 19%, em So Paulo de 17% e, no Esprito Santo, de 9%.

QUADRO 6.1

MORTALIDA

DE

002-20 J E BR (2 INFANTIL. R

08)

No que se refere cobertura da vacinao, a


situao no estado do Rio de Janeiro equiparvel quela vericada no Brasil como um todo. Os ndices de cobertura se mantiveram praticamente constantes no perodo de 2000 a 2009. No que se refere aos leitos hospitalares do Sistema nico de Sade (SUS), o estado do Rio de Janeiro tem o maior nmero de leitos por mil habitantes na Regio Sudeste.

VALORE

MORTALIDAD 000 S POR 1.

L E INFANTI S VIVOS NASCIDO

**consider

ando

ATASUS FONTE: D lo letados pe s co scimento ASC itos e na b SIM/SIN apenas os

RJ

Brasil

16 - Denida como a taxa de mortalidade na faixa etria at 1 ano de idade.

58

IDES 1997 - 2009

59

7
Habitao e Infraestrutura
A qualidade da habitao no que
concerne ao tipo de construo tambm tem evoludo no estado do Rio de Janeiro acima da mdia nacional. A cobertura para o acesso energia eltrica, gua tratada, telefone, coleta de esgoto, coleta de lixo e mesmo internet tem sido mais rpida no estado do Rio de Janeiro do que no Brasil como um todo.

TIPO DE HABITAO ENERGIA ELTRICA TELEFONIA ACESSO INTERNET

60

IDES 1997 - 2009

61

HABITAO

E INFRAESTRUTURA >

TIPO DE HABITAO

HABITAO

E INFRAESTRUTURA

tipo de habitao
Quase todos os domiclios uminenses tm paredes predominantemente de alvenaria. O nmero cou praticamente estvel, de 99,1% em 1997 para 99,6% em 2009 (Quadro 7.1). Neste quesito, a mdia nacional no mostra tendncia a se equiparar, tendo crescido de 85,9% em 1997 para 91,4% em 2009. Este indicador mostra que a qualidade das habitaes no estado do Rio de Janeiro superior mdia nacional.

QUADRO 7.1

COM DOMICLIOS

PAREDES

DE

. LVENARIA

997-20 RJ E BR (1

09)

DOMICLIOS

EDES DE COM PAR CENTUAL PER

ALVENARIA

1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

ano

99,15% 99,20% 99,08% 99,13% 99,18% 98,96% 98,44% 98,89% 99,28% 99,39% 99,57% 99,59% 99,63%

RJ

85,86% 86,26% 86,85% 87,40% 87,94% 88,69% 88,99% 88,38% 89,09% 89,82% 90,34% 90,89% 91,40%
FONTE: PN AD/IBGE

Brasil

RJ

Brasil

62

IDES 1997 - 2009

63

HABITAO

E INFRAESTRUTURA >

ENERGIA ELTRICA

HABITAO

E INFRAESTRUTURA

energia eltrica
Os domiclios uminenses j esto em situao bem prxima da cobertura total no fornecimento de energia eltrica desde 1997, com ndices de 99,5% naquele ano e crescendo at 99,97% em 2009 (Quadro 7.2). A situao do Brasil tende a se equiparar, ou seja, de 93,3% domiclios em 1997, o ndice nacional cresceu rapidamente atingindo 98,9% em 2009.

QUADRO 7.2

DO

LTRICA. ERGIA E COM EN MICLIOS

997-20 RJ E BR (1

09)

DOMICLIOS

PERCENTUAL

COM

TRICA ENERGIA EL

FONTE: PN

AD/IBGE

RJ

Brasil

64

IDES 1997 - 2009

65

HABITAO

E INFRAESTRUTURA >

TELEFONIA

HABITAO

E INFRAESTRUTURA

telefonia
Dos itens analisados nesta seo, o percentual de domiclios com telefone obteve o crescimento mais expressivo. De percentuais praticamente idnticos em 1997, ou seja, 27,84% no estado do Rio de Janeiro contra 27,88% na mdia nacional, os ndices se expandiram com rapidez at 2001 (Quadro 7.3). Em 2002, a expanso no estado do Rio de Janeiro continuou, ao passo que o ndice brasileiro, nesse mesmo ano, comeou a dar sinais de estabilizao. No perodo de 2003 a 2009, houve estabilidade no estado do Rio de Janeiro, que chegou em 2009 com 62% de seus domiclios com telefone, e de um leve declnio na mdia nacional, que teve ndice de 43% no mesmo ano. Para o perodo de 1997 a 2009, o crescimento da cobertura de telefones nos domiclios do estado do Rio de Janeiro foi de 123%, enquanto no Brasil foi de 54,5%.
EFONE COM TEL DOMICLIOS NTUAL PERCE

QUADRO 7.3

DOMICLIOS

COM

. ELEFONE

997-20 RJ E BR (1

09)

FONTE: PN

AD/IBGE

RJ

Brasil

66

IDES 1997 - 2009

67

HABITAO

E INFRAESTRUTURA >

ACESSO INTERNET

HABITAO

E INFRAESTRUTURA

acesso internet
A partir de 2001, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD) comeou a coletar informaes sobre a disponibilidade de acesso internet nos domiclios brasileiros. Tambm neste quesito, o estado do Rio de Janeiro se encontra signicativamente frente da mdia nacional, ainda que o ritmo de expanso tenha sido similar no perodo considerado (Quadro 7.4). Enquanto, em 2001, 12,4% dos domiclios uminenses e 8,5% dos brasileiros tinham computador com acesso internet, em 2009, estes percentuais haviam crescido para 36% no estado do Rio de Janeiro e 27,3% no Brasil. Isto corresponde a uma taxa mdia de 14% a.a17, no estado do Rio de Janeiro, e 16% a.a no Brasil.

QUADRO 7.4

DO

TERNET. SO IN M ACES LIOS CO MIC

001-20 RJ E BR (2

09)

DOMICLIOS

NTERNET SSO I COM ACE PERCENTUAL

FONTE: PN

AD/IBGE

RJ

Brasil

17 - A notao a.a signica taxa de crescimento anual.

68

IDES 1997 - 2009

69

8
Saneamento
Os indicadores
de saneamento do estado do Rio de Janeiro apresentaram desempenho bem superior aos nacionais durante todo o perodo de 1997 a 2009. O nmero de domiclios cobertos pela rede de esgoto no estado , em mdia, 22,5% superior ao observado para o Brasil. Este padro tambm pode ser observado quando o indicador analisado o tratamento dado ao lixo dos domiclios. Em mdia, o estado do Rio de Janeiro possui 11,9% mais domiclios com coleta regular de lixo que os domiclios do Brasil como um todo.

GUA E ESGOTO COLETA DE LIXO

70

IDES 1997 - 2009

71

SANEAMENTO > GUA E ESGOTO

SANEAMENTO

gua e esgoto
Dentre os indicadores referentes a saneamento bsico, os ndices de cobertura das redes de gua e esgoto mostram-se praticamente estveis, tanto no mbito nacional como no estadual. No que se refere porcentagem dos domiclios atendidos pela rede de gua, os ndices no estado do Rio de Janeiro e no Brasil so semelhantes, aproximadamente de 87 a 89%, e no tm registrado variaes signicativas desde 1997. J em relao porcentagem dos domiclios atendidos pela rede de esgoto18, o estado do Rio de Janeiro possui uma cobertura signicativamente maior (de 22,5 p.p. em mdia), apresentando um leve crescimento nos ltimos 10 anos (Quadro 8.1). Neste sentido, foi registrado um crescimento cumulativo na cobertura de 5,3%, no estado do Rio de Janeiro e de 8,6%, no Brasil, resultando, em 2009, em percentuais de 84,8%, no estado do Rio de Janeiro, e de 61,3% no Brasil.
ICLIOS DE DOM PERCENTUAL

QUADRO 8.1

DE DA REDE COBERTURA

ESGOTO (%

DE

DOMICLIOS

-20 BR (1997 S). RJ E TENDIDO A

09)

COBERTURA

DA

REDE

DE

ESGOTO ATENDIDOS

FONTE: PN

AD/IBGE

RJ

Brasil

18 - Incluem-se os domiclios em duas situaes: a) Domiclios ligados rede coletora de esgoto ou pluvial; b) Fossa sptica ligada rede coletora de esgoto ou pluvial.

72

IDES 1997 - 2009

73

SANEAMENTO > COLETA DE LIXO

SANEAMENTO

coleta de lixo
A coleta de lixo no estado do Rio de Janeiro tem se
aproximado da cobertura total nos ltimos oito anos (Quadro 8.2). A cobertura, em 1997, era de 89,1% e chegou a 98,6%, em 2009, com um crescimento acumulado de 10,6%. Para o Brasil como um todo, a cobertura mantm-se em mdia 11,9 p.p. menor do que a encontrada no estado do Rio de Janeiro, embora o crescimento tenha sido igualmente acentuado at 2003. No caso do Brasil, a cobertura era de 76,3%, em 1997, e alcanou 88,6%, em 2009.

QUADRO 8.2

COLETA DE

LIXO (%

DE

DOMICLIOS

09) (1997-20 ). RJ E BR ATENDIDOS

Deve ser mencionado que os indicadores sobre o


tratamento do esgoto e do lixo so importantes para determinar as condies de saneamento da populao. Estes indicadores no foram contemplados pelo trabalho, pois os dados relativos a este aspecto so decientes.
LIXO COLETA DE ATENDIDOS MICLIOS DO NTUAL DE

PERCE

FONTE: PN

AD/IBGE

RJ

Brasil

74

FGV PROJETOS | IDES 1997 - 2009

IDES 1997 - 2009

IDES 1997 - 2009

FGV PROJETOS | IDES 1997 - 2009

75

9
Transporte
Tanto para o Brasil
como para o estado do Rio de Janeiro, o nmero de pessoas que leva mais de uma hora para chegar ao trabalho tem crescido nos ltimos doze anos. Entretanto, este crescimento foi menos acentuado para o estado do Rio de Janeiro (35,8%) do que para o Brasil (78,7%).

TRANSPORTE RODOVIRIO TRANSPORTE URBANO

76

IDES 1997 - 2009

77

TRANSPORTE > TRANSPORTE RODOVIRIO


RO DE JANEI

TRANSPORTE
(2000-20 08)

QUADRO 9.1

RODOVIAS

PAVIMENTAD

AS

). (ESTADUAIS

ESTADO DO

RIO

transporte rodovirio
UAIS S (ESTAD PAVIMENTADA ANEIRO RODOVIAS J RIO DE ESTADO DO PERCENTUAL

Embora a extenso total da malha rodoviria uminense tenha se mantido relativamente constante de 2000 a 2008 (22,2 mil km, em 2000, e 23 mil em 2008), tem havido um processo signicativo de melhoria desta malha por meio da pavimentao das rodovias estaduais. De fato, se em 2000 apenas 2,6 mil km dentre os 4,7 mil km de estradas estaduais (54,7%) encontravam-se pavimentados, em 2008 o estado do Rio de Janeiro j contava com 5,1 mil km de rodovias estaduais19, sendo 3,6 mil km (71,3%) pavimentados (Quadros 9.1 e 9.2). Em termos percentuais, havia, em 2008, 40% mais quilmetros de rodovias estaduais pavimentadas do que em 1997, e 33% mais quilmetros de rodovias federais e municipais pavimentadas.

FONTE: A

NTT

Pavimenta

das

No-pavim

entadas

QUADRO 9.2

PAVIMENTAD O (2 RODOVIAS EIR RIO DE JAN ESTADO DO

AS

E (ESTADUAIS

FEDERAIS/M ) 000-2008

UNICIPAIS

).

UAIS S (ESTAD PAVIMENTADA ANEIRO RODOVIAS J RIO DE ESTADO DO KM

FONTE: A

NTT

19 - No foram considerados o recapeamento e a restaurao de

Estaduais

a e municip Federais

is

rodovias j pavimentadas.

78

IDES 1997 - 2009

79

TRANSPORTE > TRANSPORTE URBANO

TRANSPORTE

transporte urbano
A Regio Metropolitana do Rio de Janeiro a
segunda mais populosa do Brasil (11,5 milhes de habitantes em 2009), atrs apenas de So Paulo (19,6 milhes de habitantes). Sua infraestrutura de transporte pblico conta com dois componentes, alm do sistema de nibus: o Metr e a SuperVia (trens urbanos).

QUADRO 9.3

INDIVDUOS IO ONTE, R BELO HORIZ

AM QUE LEV

1
DE

O. TRABALH CAL DE R AO LO A 97-2009) RA CHEG GRE (19 MAIS PA ORA OU ORTO ALE H E P O PAULO JANEIRO, S

RA OU M 1 HO QUE LEVA TRABALHO LOCAL DE AO CHEGAR AIS PARA M NDICE

INDIVDUOS

Para todas as metrpoles do pas, foi determinado o percentual de habitantes que demoravam uma hora ou mais para chegar at o local de trabalho20. Este nmero foi considerado um indicador da eccia do sistema de transporte urbano como um todo. Para compensar a variao de patamar nesta porcentagem, devido ao diferente tamanho das cidades e s disparidades da distribuio espacial da atividade econmica, estes nmeros foram indexados com base em 1997. Foram analisados os resultados para as quatro maiores regies metropolitanas: Rio de Janeiro, So Paulo, Belo Horizonte (5,1 milhes de habitantes) e Porto Alegre (4,0 milhes). Em So Paulo, vericouse alta constante no perodo de 1997 a 2009 (Quadro 9.3). Porto Alegre teve ndices superiores aos de 1997 em todo o perodo, mas nos anos de 1999, 2004 e 2009 apresentou quedas expressivas. O Rio de Janeiro teve boa performance quando comparado s demais regies. Belo Horizonte mostrou ndice crescente em quase todo o perodo.

FONTE: PN

AD/IBGE

BH

RJ

SP

PoA

20 - Varivel denida e levantada pela PNAD (IBGE).

80

IDES 1997 - 2009

81

10
Segurana
Os indicadores de segurana apresentados
indicam uma queda nos ndices de ocorrncias de crimes dolosos contra a vida e um aumento no roubo a transeuntes. Tambm se pode observar que o total de ocorrncias apresenta comportamento ascendente ao longo do perodo, porm com reduo destes acrscimos ao longo do perodo analisado.

CRIMINALIDADE

82

IDES 1997 - 2009

83

SEGURANA > CRIMINALIDADE


AS OCORRNCI

POLICIAIS

ADO TOTAIS. EST NDICE

DO

RIO

RO DE JANEI

SEGURANA

QUADRO 10.1

OCORRNCIA

TOTAIS. OLICIAIS

ESTADO

DO

RIO

RO DE JANEI

(2000-20

09)

criminalidade
Considerou-se, inicialmente, o nmero total de ocorrncias registradas pelas polcias civis, no perodo de 2000 a 2009, dentro das seguintes categorias: vtimas de homicdio doloso, vtimas de homicdio doloso provocado por projtil de arma de fogo (PAF), ocorrncias de roubo de veculos e ocorrncia de roubo a transeunte (Quadro 10.1). Excetuando a categoria roubo a transeuntes, todas as outras categorias analisadas sofreram quedas em seus ndices. No caso dos crimes contra a vida, o nmero de homicdios dolosos e homicdios dolosos provocados por PAF sofreram, respectivamente, quedas de 7,8% e 20%. No campo dos crimes contra o patrimnio, o ndice de roubos de veculos obteve uma queda de 9,7% no perodo analisado. J o roubo a transeunte foi o crime contra o patrimnio que se manteve signicativamente em alta ao longo dos ltimos dez anos. No perodo 2000-2009, foi vericado um aumento relativo de 269,8% no nmero de roubos a transeunte (de 19.219 em 2000 para 71.066 casos, em 2009). Entretanto, analisando os percentuais de aumento de um ano para o outro desde 2003, observa-se que o percentual de aumento da ordem de 4,4%, vericado de 2008 para 2009, o menor de todo o perodo considerado. Os totais de registros de ocorrncia do Estado
(Quadro 10.2) tambm se mantiveram em alta no perodo observado. Em 2009, pode ser observado o maior valor da srie, com 669.716 registros de ocorrncia, e o menor aconteceu em 2000. O perodo apresentou um acrscimo do nmero de ocorrncias da ordem de 54,8%. A diferena entre 2008 e 2009 foi de 2,3%, ou seja, mais 14.971 registros de ocorrncia de um ano para o outro. Este nmero 76% inferior mdia dos acrscimos anuais no nmero de ocorrncias para o perodo em estudo.

FONTE: IS

ulos bo de vec transeunte ias de rou e roubo a Ocorrnc rrncias d Oco io doloso e homicd or PAF Vtimas d vocado p doloso pro homicdio timas de 009) V

QUADRO 10.2

REGISTROS

DE

OCORRNCIA

S.

ESTADO DO

RIO

RO DE JANEI

(2000-2

REGISTROS

DE

AS. OCORRNCI

ESTADO

DO

RIO

RO DE JANEI

FONTE: IS

TAXA

DE

OMICDIO E POR H MORTALIDAD TANTES BI IL HA EM 100 M

Utilizando as taxas de mortalidade por homicdio


para as quatro capitais da regio Sudeste, nota-se que as taxas tm mostrado um comportamento de queda. O municpio do Rio de Janeiro apresentou a segunda maior queda (41%), cando atrs apenas de So Paulo (67%). A nica exceo Belo Horizonte, onde a taxa de mortalidade foi maior, tendo aumento de 139%. Utilizando a taxa de mortalidade mdia do perodo de 1997 a 2007, para construir um ranking das capitais com maiores taxas de mortalidade por homicdio, observa-se que o municpio de Vitria ca em segundo lugar no ranking, seguido pelo Rio de Janeiro (6), So Paulo (7) e Belo Horizonte (10).

QUADRO 10.3

DE POR ORTALIDA TAXA DE M

HOMICDIO

(EM 100

MIL

(1997-20 APITAIS HAB.). C

07)

SIM; lidade bre Morta aes so E; ica IBG de Inform a tatst S Sistem aa e Es SVS/DASI SP de Geogr blica - FB asileiro NTE: MS/ Br FO na P Instituto de Segura asileiro Frum Br

Vitria
84

neiro Rio de Ja

So Paulo

zonte Belo Hori

IDES 1997 - 2009

85

11
86

Interior do Estado do Rio de janeiro


Os indicadores de desenvolvimento econmico e social
para o interior do estado do Rio de Janeiro mostraram que ocorreram avanos considerveis, especialmente no crescimento da renda domiciliar e na participao no PIB do estado como um todo. Ocorreram melhorias relativas consideravelmente mais expressivas no interior, vis--vis a Regio Metropolitana (RM), nos ndices de pobreza e de indigncia, alm de quedas bem mais acentuadas no analfabetismo. Neste sentido, indicadores socioeconmicos para o interior do estado apontam para um processo vigoroso de interiorizao do desenvolvimento no perodo de 1997 a 2009.

ECONOMIA SOCIAL EDUCAO SADE HABITAO SANEAMENTO

IDES 1997 - 2009

87

INTERIOR

DO

ESTADO

DO

RIO

DE JANEIRO >

ECONOMIA

INTERIOR
ESTADUAL.

DO

ESTADO

DO

RIO

DE JANEIRO

QUADRO 11.1

PIB RIOR NO AL E INTE DA CAPIT 08) O 999-20 PARTICIPA NEIRO (1 IO DE JA O DO R ESTAD

economia
Em 1999, o interior uminense21 respondia por
43,3% do PIB do estado do Rio de Janeiro (Quadro 11.1). A partir de 1999, foram registrados ndices de crescimento variados, com mdia de 5,9% a.a no perodo 1999/2008. O maior crescimento vericado neste perodo foi de 11% em 2008. Cumulativamente, o interior cresceu 66%, at alcanar uma participao de 54,9% no PIB estadual em 2008.
PARTICIPA
O

ESTADUAL NO PIB NTERIOR CAPITAL E I DA EIRO RIO DE JAN ESTADO DO CENTUAL PER

Da mesma forma, a populao do interior, a qual


cresceu a uma taxa mdia de 2,3% a.a neste perodo, teve sua renda domiciliar per capita valorizada em 40,5% no perodo (de R$ 446,48 para R$ 627,35), tendo inclusive ultrapassado a mdia nacional (Quadro 11.2). Por outro lado, a populao da Regio Metropolitana cresceu, em mdia, 1,1% a.a, e sua renda domiciliar aumentou em 12,4% em termos reais (de R$ 739,72 para R$ 831,95).
FONTE: IB GE

Interior

Capital

QUADRO 11.2
900

ILIAR L DOMIC RENDA REA RO DE JANEI RIO ESTADO DO

ENTE. R RESID . MDIA PO 09) (1997-20

R RESID . MDIA PO DOMICILIAR JANEIRO DA REAL REN RIO DE ESTADO DO R$ VALORES EM

ENTE

675

450
FONTE: PN

AD/IBGE

225

RM

Interior

21 - Refere-se, excepcionalmente, totalidade dos municpios, excluindose apenas a capital. No restante dos indicadores considerados nesta seo, o interior denido pelos municpios no pertencentes Regio Metropolitana (composta pelos

municpios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itabora, Japeri, Mag, Mesquita, Nilpolis, Niteri, Nova Iguau, Paracambi, Queimados, Rio de Janeiro, So Gonalo, So Joo de Meriti, Seropdica e Tangu).

88

IDES 1997 - 2009

89

INTERIOR

DO

ESTADO

DO

RIO

DE JANEIRO >

SOCIAL

INTERIOR
POBREZA EIRO IO DE JAN O DO R ESTAD PULAO L DA PO PERCENTUA

DO

ESTADO

DO

RIO

DE JANEIRO

social
Os ndices de pobreza no interior foram
signicativamente menores do que na Regio Metropolitana durante o perodo de 1997 a 2009. Em 1997, o percentual de pobres era de 28,6% na Regio Metropolitana e de 22,8% no interior (Quadro 11.3). Nos anos que se seguiram, foi observada uma leve tendncia de alta na Regio Metropolitana e declnio signicativo no interior (com a exceo do pico de 2003). Em 2005, os ndices de pobreza eram de 29,1%, na Regio Metropolitana e 17,2% no interior, representando, respectivamente, aumento de 1,7% e declnio de 24%. Desde 2005, a pobreza vem apresentando queda em todos os extratos. Cumulativamente, foi observada no perodo 1997-2009 uma queda de 27% para a Regio Metropolitana e de 58% para o interior.

QUADRO 11.3

OBREZA

(%

DA

). POPULAO

ESTADO DO

RIO

RO DE JANEI

(1997-20

09)

FONTE: PN

AD/IBGE

RM

Interior

O comportamento dos indicadores de indigncia similar ao dos indicadores de pobreza. Em particular, a tendncia de queda a partir de 2003 signicativamente mais pronunciada (Quadro 11.4). Em 1997, o percentual de indigentes era de 3,7% na populao metropolitana, contra 2,8% no interior. Nos anos de 1999 a 2003, a indigncia na Regio Metropolitana se elevou para 4,6% em mdia, enquanto que as oscilaes no interior se mantiveram dentro da faixa dos 2 a 3%, com percentual de 3% em 2003.
INDIGNCIA RO DE JANEI DO RIO
LA DA POPU O

Finalmente, a partir de 2004, a indigncia


comeou a cair nas duas regies: 2,6% na regio metropolitana, e 1,7% no interior, quedas percentuais, respectivamente, de 30,1% e 39,7% no perodo de 1997 a 2009.

ESTADO PERCENTUAL
EIRO RIO DE JAN ESTADO DO

(1997-20

09)

QUADRO 11.4

INDIGNCIA

(%

DA

). POPULAO

FONTE: PN

AD/IBGE

0%

1997

1998

1999

2000

RM

Interior

90

IDES 1997 - 2009

91

INTERIOR

DO

ESTADO

DO

RIO

DE JANEIRO >

EDUCAO

SADE

INTERIOR
(1997-20 09)
TAXA DE A DE JANEIRO RIO ESTADO DO PERCENTUAL
NALFABET ISMO

DO

ESTADO

DO

RIO

DE JANEIRO

QUADRO 11.5

TAXA

DE

ANALFABETIS

MO.

EIRO RIO DE JAN ESTADO DO

educao
O analfabetismo no interior uminense, em 1997, encontrava-se no patamar de 10,1% (Quadro 11.5). Este valor era 5,3 p.p. maior do que o da Regio Metropolitana, que naquele ano registrava uma taxa de analfabetismo de 4,9%. Nos doze anos seguintes, registrou-se uma tendncia de queda signicativa na taxa de analfabetismo do interior, com reduo acumulada de 40,6%. Esta queda acabou por diminuir as diferenas entre as taxas de analfabetismo do interior com aquelas encontradas na Regio Metropolitana, sendo que, em 2009, o percentual de analfabetos no interior era de 6%, apenas 2,8 p.p. maior que os 3,2% da Regio Metropolitana. importante mencionar que esta queda mais acentuada do analfabetismo ainda mais signicativa, tendo em vista a taxa de crescimento da populao mais elevada no interior (2,3% a.a) do que na capital (1,1% a.a). A escolaridade mdia no interior uminense
evoluiu de maneira praticamente idntica mdia brasileira, ou seja, de 4,7 anos de estudo em 1997, o ndice cresceu para 6,3 anos, em 2009 (Quadro 11.6). A Regio Metropolitana cresceu um pouco mais lentamente no mesmo perodo, mas manteve o diferencial de cerca de 1,2 anos.

FONTE: PN

AD/IBGE

RM

Interior

QUADRO 11.6

S DE IA (ANO DE MD 97-2009) ESCOLARIDA EIRO (19 DE JAN RIO ESTADO DO

ESTUDO DA

POPULAO

TOTAL).

IA DE MD ESCOLARIDA EIRO RIO DE JAN ESTADO DO POPULAO TOTAL STUDO DA ANOS DE E

sade
FONTE: PN AD/IBGE

Os indicadores de sade no interior so


marcadamente melhores do que na Regio Metropolitana, durante todo o perodo em anlise, com trajetrias evolutivas similares. O interior teve disponvel em 2007, 3,3 leitos pblicos por habitante, valor superior ao observado para a regio metropolitana, de 2,18 leitos pblicos por habitante. Sua mortalidade mdia por doenas transmissveis foi 16,0% menor do que a vericada na metrpole. Destaca-se tambm a cobertura da vacinao, na qual o interior uminense teve desempenho marcadamente superior ao da Regio Metropolitana, e tambm ao da mdia nacional. De fato, a cobertura na metrpole foi de 67,7%, em 1997, e atingiu o seu mximo de 91,52%, em 1999, sofrendo depois acentuado declnio at a faixa dos 70 a 78%, chegando a 2010 com 65,58%. J no interior, o primeiro aclive foi similar, de 73,1%, em 1997 para 92,5% em 1999, mas a queda posterior foi menor, resultando em cobertura de 80,03% em 2010.
93

RM

Interior

92

IDES 1997 - 2009

INTERIOR

DO

ESTADO

DO

RIO

DE JANEIRO >

HABITAO

SANEAMENTO

INTERIOR
(2001-20 09)

DO

ESTADO

DO

RIO

DE JANEIRO

QUADRO 11.7

DOMICLIOS

COM

ACESSO

O E JANEIR O RIO D . ESTADO D INTERNET

habitao
DOMICLIOS ESTADO
COM DO

. NTERNET ACESSO I JANEIRO RIO DE

PERCENTUAL

ano
2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

RM
13,69 15,23 17,88 19,22 20,74 26,26 30,40 35,58 38,69

Interior
8,34 9,70 10,08 11,65 13,54 16,68 22,24 26,86 28,93
FONTE: PN AD/IBGE

No quesito habitao, a proporo de casas construdas com paredes de alvenaria praticamente idntica no interior e na regio metropolitana, situando-se sempre prxima aos 99%. Os demais indicadores mostram avano marcado do interior no perodo de 1997 a 2009, direcionando-se a uma equiparao total com a Regio Metropolitana. Destaca-se a frao de domiclios com energia eltrica, praticamente constante em 99,9% na metrpole. No interior, foi de 98% em 1997, e atingiu 99,9%, em 2009, o que signica uma cobertura quase total. A expanso da telefonia foi similar, com crescimento, entre 1997 e 2009, de 158% no nmero de domiclios com telefone no interior (de 18,3% para 47,1%), contra 120% na Regio Metropolitana (de 30,6% para 67,5%). Tambm a expanso do acesso internet tem sido veloz, com os domiclios conectados no interior se elevando de 8,3% para 28,9%, no perodo de 2001 a 2009 (expanso de 147%), enquanto na Regio Metropolitana os percentuais foram de 13,7% para 38,7% (expanso de 82,5%) (Quadro 11.7).

RM

Interior

QUADRO 11.8

COLETA

DE

LIXO (%

DE

DOMICLIOS

S). TENDIDO

ESTADO

DO

RIO

RO DE JANEI

(1997-20

09)

saneamento
Dentre os indicadores de saneamento, dois
LIXO COLETA DE EIRO RIO DE JAN ESTADO DO ENDIDOS LIOS AT
IC DE DOM

PERCENTUAL

apresentam-se estveis: a cobertura das redes de gua e de esgoto. Com relao aos domiclios abastecidos por gua da rede, de 1997 a 2009, a Regio Metropolitana permaneceu na faixa dos 92% a 93%, e o interior oscilou entre 72% e 81%. Quanto porcentagem de domiclios atendidos pela rede de esgoto, houve leve alta em ambas as regies. Na Regio Metropolitana, o atendimento da rede de esgoto se elevou de 85,4%, em 1997, para 89,2% em 2009, e, no interior, de 63,4% para 72,7%. J no que se refere coleta de lixo, houve melhoria sistemtica, com a porcentagem de domiclios atendidos na regio se elevando de 91,4%, em 1997, para 99% em 2009 e, no interior, de 81,5% para 97,5% (Quadro 11.8).

FONTE: PN

AD/IBGE

RM
94

Interior
95

IDES 1997 - 2009

REFERNCIAS

NDICE

DE

QUADROS

Blumenschein, F, Wyllie, R. e Dias, R. (2005). ndice de Condies de Vida (ICV) nas Regies Metropolitanas e nas Capitais dos Estados no Brasil. Fundao Getulio Vargas. Mimeo. Rio de Janeiro. FGV Fundao Getulio Vargas. Ncleo de Estudos Avanados em Turismo e Hotelaria. Rio de Janeiro www.ebape.fgv.br Fundao CIDE. Centro de Informaes e Dados do Rio de Janeiro. Anurio Estatstico do Estado do Rio de Janeiro 2005. Rio de Janeiro. IBGE Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica. Pesquisa Industrial Anual (PIA). www.ibge.gov.br IBGE Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica. Pesquisa Mensal de Emprego (PME). www.ibge.gov.br IBGE Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica. Pesquisa de Oramentos Familiares (POF) 2002/2003. Microdados. Rio de Janeiro. IBGE Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica. Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD). Microdados anos do perodo (1997-1999, 2001-2005). Rio de Janeiro. IBGE Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica. Produo Agrcola Municipal (PAM). www.ibge.gov.br IBGE Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica. Produo da Extrao Vegetal e Silvicultura (PEVS). www.ibge.gov.br

IBGE Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica. Sistema IBGE de Recuperao Automtica de Dados (SIDRA). www.sidra.ibge.gov.br Ipea Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada. www.ipea.gov.br MDIC Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio. Secretaria de Comrcio Exterior. www.desenvolvimento.gov.br/sitio/secex MEC Ministrio da Educao. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira. www.inep.gov.br MJ Ministrio da Justia. Secretaria Nacional de Segurana Pblica. Sistema Nacional de Estatstica de Segurana Pblica e Justia Criminal. Mapa de Ocorrncias no Brasil, 2001-2005. www.mj.gov.br/senasp MS Ministrio da Sade. Sistema nico de Sade. DATASUS. Indicadores e Dados Bsicos do Brasil (IDB-2005). www.datasus.gov.br Rocha, Sonia (1997). Do Consumo Observado Linha de Pobreza, Pesquisa e Planejamento Econmico, 27(2), agosto, p. 313-352. Sen, Amartya (1999). Development as Freedom, Ed. Alfred A. Knopf.

Quadro 1.1 PIB real per capita. RJ e BR (1998-2008) pg.16 Quadro 1.2 Renda Mensal Real Domiciliar. Mdia por Residente. RJ e BR (19972009) pg.16 Quadro 1.3 Taxa de Desemprego (%). RJ e BR (2002-2009) pg.18 Quadro 1.4 Exportaes Totais. RJ e BR (1997-2009) pg.20 Quadro 1.5 Exportaes do estado do Rio de Janeiro. Petrleo Bruto e demais Produtos (1997-2009) pg.20 Quadro 1.6 Turistas e Participao no Total Nacional. Cidade do Rio de Janeiro (20032009) pg.22 Quadro 2.1 Valor da Transformao Industrial Total. RJ e BR (1997-2007) pg.26 Quadro 2.2 Valor Bruto da Produo Industrial Total. RJ e BR (1997-2007) pg.26 Quadro 2.3 Valor da Transformao Industrial. Estado do Rio de Janeiro (1997-2007) pg.26 Quadro 2.4 Indstria Naval do estado do Rio de Janeiro. Emprego e valor da produo. (1997-2007) pg.28 Quadro 2.5 Indstria Petrolfera no estado do Rio de Janeiro. ndice de Produo Fsica. RJ e BR (2000-2009) pg.30

Quadro 2.6 Indstria Automobilstica. ndice de Produo Fsica. RJ e BR (1997-2009) pg.32 Quadro 3.1 Valor da Produo Agrcola. RJ e BR (19972008) pg.36 Quadro 4.1 Pobreza (% da Populao). RJ e BR (1997-2009) pg.40 Quadro 4.2 Indigncia (% da Populao). RJ e BR (1997-2009) pg.42 Quadro 5.1 Taxa de Analfabetismo. RJ e BR (1997-2009) pg.46 Quadro 5.2 Escolaridade Mdia (Anos de Estudo da Populao Total). RJ e BR (19972009) pg.48 Quadro 5.3 Nmero de Professores do Ensino Bsico. RJ, BR e Rede Pblica Estadual do RJ (2007-2009) pg.50 Quadro 5.4 Nmero de Matrculas no Ensino Mdio. Estado do Rio de Janeiro (19972009) pg.52 Quadro 5.5 Relao MatrculasFuno Docente em Exerccio. Estado do Rio de Janeiro (1999-2008) pg.54 Quadro 5.6 Evoluo do Nmero de Cursos no Ensino Superior. Estado do Rio de Janeiro e Brasil (1997-2008) pg.54 Quadro 6.1 Mortalidade Infantil. RJ e BR (2002-2008) pg.58

Quadro 7.1 Domiclos com Paredes de Alvenaria. RJ e BR (19972009) pg.62 Quadro 7.2 Domiclios com Energia Eltrica. RJ e BR (19972009) pg.64 Quadro 7.3 Domiclios com Telefone. RJ e BR (1997-2009) pg.66 Quadro 7.4 Domiclios com Acesso Internet. RJ e BR (20012009) pg.68 Quadro 8.1 Cobertura da Rede de Esgoto (% de Domiclios Atendidos). RJ e BR (1997-2009) pg.72 Quadro 8.2 Coleta de Lixo (% de Domiclios Atendidos). RJ e BR (1997-2009) pg.74 Quadro 9.1 Rodovias Pavimentadas (Estaduais).Estado do Rio de Janeiro (2000-2008) pg.78 Quadro 9.2 Rodovias Pavimentadas (Estaduais e Federais/ Municipais). Estado do Rio de Janeiro (2000-2008) pg.78 Quadro 9.3 Indivduos que levam 1 hora ou mais para chegar ao local de trabalho. Belo Horizonte, Rio de Janeiro, So Paulo e Porto Alegre (1997-2009) pg.80 Quadro 10.1 Ocorrncias Policiais Totais. Estado do Rio de Janeiro (2000-2009) pg.84

Quadro 10.2 Registros de Ocorrncias. Estado do Rio de Janeiro (2000-2009) pg.84 Quadro 10.3 Taxa da Mortalidade por Homicdio (Em 100 mil hab.). Capitais (19972007) pg.84 Quadro 11.1 Participao da Capital e Interior no PIB Estadual. Estado do Rio de Janeiro (1999-2008) pg.88 Quadro 11.2 Renda Real Domiciliar. Mdia por Residente. Estado do Rio de Janeiro (1997-2009) pg.88 Quadro 11.3 Pobreza (% da Populao). Estado do Rio de Janeiro (1997-2009) pg.90 Quadro 11.4 Indigncia (% da Populao). Estado do Rio de Janeiro (1997-2009) pg.90 Quadro 11.5 Taxa de Analfabetismo. Estado do Rio de Janeiro (1997-2009) pg.92 Quadro 11.6 Escolaridade Mdia (Anos de Estudo da Populao Total). Estado do Rio de Janeiro (1997-2009) pg.92 Quadro 11.7 Domiclios com Acesso Internet. Estado do Rio de Janeiro (2001-2009) pg.94 Quadro 11.8 Coleta de Lixo (% de Domiclios Atendidos). Estado do Rio de Janeiro (1997-2009) pg.94

96

IDES 1997 - 2009

97

EXPEDIENTE

Diretor Diretor Tcnico Diretor de Controle Vice-Diretor de Projetos Vice-Diretor de Estratgia e Mercado

Cesar Cunha Campos Ricardo Simonsen Antnio Carlos Kfouri Aidar Francisco Eduardo Torres de S Sidnei Gonzalez

FGV Projetos

Revisor Tcnico Coordenador do Projeto Assistente Tcnico

Ricardo Simonsen Fernando Blumenschein Rodrigo Fernando Dias

Colaboradores

Marcio Lago Couto | IBRE Thiago Vieira Esteves | IBRE

Editor-Chefe Orientao Editorial Coordenadora Editorial Assessoria de Produo

Sidnei Gonzalez Carlos Augusto Costa Melina Bandeira Eduarda Moura, Manuela Fantinato, Maria Joo Macedo, Patricia Werner e Teresa Borges

Projeto Grco Reviso Impresso Tiragem Fotos

Dulado Design Gabriela Costa Nova Brasileira 2000 rvonkruger + fcohen fotograa e shutterstock

Instituio de carter tcnico-cientco, educativo e lantrpico, criada em 20 de dezembro de 1944 como pessoa jurdica de direito privado, tem por nalidade atuar, de forma ampla, em todas as matrias de carter cientco, com nfase no campo das cincias sociais: administrao, direito e economia, contribuindo para o desenvolvimento econmico-social do pas.

Conselho Diretor
Presidente Carlos Ivan Simonsen Leal

Vice-Presidentes

Sergio Franklin Quintella, Francisco Oswaldo Neves Dornelles e Marcos Cintra Cavalcante de Albuquerque

Vogais

Armando Klabin, Carlos Alberto Pires de Carvalho e Albuquerque, Ernane Galvas, Jos Luiz Miranda, Lindolpho de Carvalho Dias, Manoel Pio Correa Jnior, Marclio Marques Moreira e Roberto Paulo Cezar de Andrade

Suplentes

Antonio Monteiro de Castro Filho, Cristiano Buarque Franco Neto, Eduardo Baptista Vianna, Gilberto Duarte Prado, Jacob Palis Jnior, Jos Ermrio de Moraes Neto, Jos Julio de Almeida Senna e Marcelo Jos Baslio de Souza Marinho

Conselho Curador

FGV

Presidente

Carlos Alberto Lenz Csar Protsio

Vice-Presidente

Joo Alfredo Dias Lins (Klabin Irmos e Cia)

Vogais

Alexandre Koch Torres de Assis, Anglica Moreira da Silva (Federao Brasileira de Bancos), Carlos Moacyr Gomes de Almeida, Edmundo Penna Barbosa da Silva, Eduardo Hitiro Nakao (IRB-Brasil Resseguros S.A), Fernando Pinheiro (Souza Cruz S.A), Heitor Chagas de Oliveira, Jacques Wagner (Estado da Bahia), Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau S.A), Lzaro de Mello Brando (Banco Bradesco S.A), Luiz Chor (Chozil Engenharia Ltda), Marcelo Serfaty, Marcio Joo de Andrade Fortes, Maurcio Matos Peixoto, Raquel Ferreira (Publicis Brasil Comunicao Ltda), Raul Calfat (Votorantim Participaes S.A), Ronaldo Mendona Vilela (Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Capitalizao e de Resseguros no Estado do Rio de Janeiro e do Esprito Santo) , Sandoval Carneiro Junior (CAPES Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior) e Srgio Ribeiro da Costa Werlang

Suplentes

Aldo Floris, Jos Luiz Marques Lino (Cia. Vale do Rio Doce), Luiz Roberto Nascimento Silva, Nilson Teixeira (Banco de Investimentos Crdit Suisse S.A), Olavo Monteiro de Carvalho (Monteiro Aranha Participaes S.A), Patrick de Larragoiti Lucas (Sul Amrica Companhia Nacional de Seguros), Pedro Henrique Mariani Bittencourt (Banco BBM S.A), Rui Barreto (Caf Solvel Braslia S.A) e Srgio Lins Andrade (Andrade Gutierrez S.A) Esta edio est disponvel para download no site da FGV Projetos: www.fgv.br/fgvprojetos

98

99

www.fgv.br/fgvprojetos fgvprojetos@fgv.br

Rio de Janeiro
Praia de Botafogo, 190 - 6 andar Tel: (21) 3799 5498 Fax: (21) 2553 8810

So Paulo
Av. Paulista, 548 - 8 andar Tel: (11) 3799 3263 Fax: (11) 3799 7891

You might also like