You are on page 1of 6

A Experincia do Esprito Santo e a Evangelizao Detalhes Publicado em Sexta, 11 Abril 2008 09:37 Escrito por Super User

Texto: Joo 20.19-23 e Atos 2.1-4 Este um dia muito especial. A festa do Pentecostes, do Esprito Santo. A liturgia qualifica este dia como o "Aniversrio da Igreja Crist" segundo a tradio o dia em que nasce a Igreja. Assim, este evento nos leva a refletir sobre a nossa existncia mesma, sobre o nosso papel neste mundo e o que nos move no cumprimento deste papel. 1. Enviados por Cristo: Ao lermos o evangelho de Joo, podemos verificar que, antes de sua ascenso, Jesus visita os seus discpulos, que aps os acontecimentos da crucificao, eram homens amedrontados. Medo o que os qualifica, fechados dentro da casa, recolhidos em receios e inseguranas. Jesus aparece ressuscitado diante deles e pronuncia a sua saudao: Paz seja convosco! Seguindo esta saudao, Jesus pronuncia o envio: Assim como o Pai me enviou, eu tambm vos envio. Homens inseguros, medrosos, escondidos, refugiados no receio da morte; Jesus aparece diante deles e lhes diz: Assim como o Pai me enviou, eu tambm vos envio. Isto nos diz que para Jesus as nossas dificuldades, receios e at mesmo indiferena misso, no so obstculos intransponveis e ns podemos ser enviados por Ele. Jesus agora materializava o seu desejo expresso anteriormente na orao sacerdotal: "No peo que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles no so do mundo, como eu no sou do mundo ... Assim como tu me enviaste ao mundo, tambm eu os enviei ao mundo" (Jo 17.15-16, 18) Eles no so do mundo, mas so enviados ao mundo. Aps a ressurreio, essa misso, a nica palavra que Jesus dirige aos discpulos; ela nos diz tudo: "eu vos envio"!!! 2. Fortalecidos pelo Esprito:

Logo adiante o discpulos iriam provar da perseguio e do martrio, porque o mundo reage assim, como reagiu diante de Jesus; do mesmo modo reagiria diante dos seus enviados, porque lhes ope o testemunho que do. Se o mundo no os enfrentasse, seriam ainda os continuadores de Jesus Cristo? A misso deve suscitar essa oposio, porque ela no pode deixar de descobrir a mentira, o homicdio, o dio que procedem do pai das mentiras e escravizam o mundo. Deixar o mundo na sua escravido no cumprir a misso delegado por Jesus Cristo. Eis o desafio da misso em todos os tempos. A tentao do silncio grande. No faltam motivos e justificativas. A prpria preocupao pelo porvir da Igreja seria a tentao mais insidiosa. Para reservar Igreja suas possibilidades futuras, prefere-se ficar calado no presente. A defesa da institucionalizao da palavra de Deus faz com que essa palavra no seja pronunciada. Guardam-na com tantos cuidados e tanta proteo que essa palavra no ressoa no mundo, ou ela recitada de modo puramente ritual ou formal, de tal sorte que no atinge nada nem a ningum. A histria nos mostrou isso: enquanto a Igreja estava debaixo da perseguio romana dos primeiros sculos ela avanava corajosamente. Quando em 311 o imperador romano Galrio proclama o dito de Tolerncia ao cristianismo e dois anos mais tarde, em 313, o dito de Milo, pelo imperador Constantino, que havia se convertido ao cristianismo, inicia-se um perodo que os historiadores chamam de "a institucionalizao da Igreja" ou a "constantinizao do cristianismo" agora o cristianismo a religio oficial do imprio; a se iniciou um perodo de calmaria e a Igreja deixou de avanar no mesmo ritmo missionrio.

Vejam bem: No estou fazendo apologia da perseguio ou do sofrimento, no! Estou tentando demonstrar que, surpreendentemente, no tempo de dor, de medo e perseguio a Igreja dava sinais de maior coragem missionria, impulsionada pelo Esprito, e no tempo de calmaria, dava sinais de acomodao ao sttus quo.

O que fez diferena naquele primeiro momento de coragem e mpeto missionrio? Afinal eram homens que estavam trancados em seus

medos e frustraes. O que transformou estes homens? O que lhes atribuiu mpeto? 3. NO Cumprimento da misso

Diz-nos a seqncia do texto de Joo, que, "...havendo dito isto ( Assim como o Pai me enviou, eu tambm vos envio), soprou sobre eles e disselhes: Recebei o Esprito Santo" (v 22). Aqui havia uma diferena, Jesus encorajava aqueles homens com a sua prpria presena, com o seu sopro de vida e coragem, com a presena do Esprito Santo. Eles no estavam ss!

O Evangelho de Mateus, ao se referir a este ltimo encontro de Jesus com seus discpulos, atribui a Jesus a seguinte promessa: "E eis que estou convosco todos os dias at consumao do sculo." (Mt 28.20b) A presena de Jesus e do Esprito Santo, a presena de Deus Pai, Filho e Esprito Santo, em todas as suas mltiplas expresses, faz a diferena necessria para o cumprimento da misso.

evidente que a Igreja nunca abandonou oficialmente a palavra de Deus. Celebra-a no culto, proclama-a na pregao, ensina-a nos diversos momentos de estudo. Mas h, porm, uma maneira de celebrar a palavra, que equivale ao silncio, a negao da misso. Proclamada sem aplicao realidade histrica, sem referncia a objetos concretos, a palavra no preocupa a ningum porque no denuncia nenhum mal real, nem denuncia nenhuma forma de escravido do seres humanos. Os discpulos no foram enviados primeiramente para celebrar um culto e sim para enfrentar o mundo, como luz que resplandece nas trevas. Se o mundo no reagir, se as pessoas escravizadas e escravizadoras no mundo no perceberem que a mensagem busca redimi-las, isto ser um sinal de que a misso foi abandonada. A evangelizao no est acontecendo, o envio no est sendo obedecido! O Esprito de Deus no est presente. Paulo assevera aos Romanos: "Como, porm, invocaro aquele em quem no creram? E como crero naquele de quem nada ouviram? E como ouviro, se no h quem pregue? E como pregaro, se no forem enviados?" (Rm 10.14-15). Ns somos

enviados! Cristo vai conosco, o seu Esprito nos oferecido. Qual tem sido nossa resposta diante deste envio?

Os discpulos so chamados a dar testemunho: "vs tambm testemunhareis" (Jo 15.27). O testemunho ser o das obras; diz Jesus: "quem cr em mim far as obras que eu fao, e outras maiores far" (Jo 14.12). Mas ser tambm o testemunho da palavra. Pois o Esprito estar presente e lhes dir as mesmas palavras que Jesus dizia. "Quando vier o advogado - parclito - que eu enviarei da parte do Pai, o Esprito da verdade, que procede do Pai, ele dar testemunho de mim" (Jo 15.26).

Essa palavra dos discpulos, enviados por Jesus, ungidos por Jesus, torna presente o testemunho de Jesus em todas as geraes. Os seus efeitos so os prprios efeitos da misso do Filho de Deus.

A narrativa do dia do Pentecostes, em At 2, nos revela que esta fora para o testemunho e evangelizao, a qual gera entendimento, unidade e verdade, estava derramada sobre os discpulos. "Todos ficaram cheios do Esprito santo e passaram a falar em outras lnguas, segundo o Esprito lhes concedia que falassem" (At 2.4).

O texto no diz que estas lnguas eram estranhas, que no eram compreendidas pelos que as escutavam, nem que elas tenham causado qualquer espcie de confuso, antes pelo contrrio, havia um Esprito de entendimento de mtua compreenso e de unidade, que atraa esta mensagem, gente de todas as raas, (poderamos acrescentar, de todas as condies sociais, intelectuais e culturais) as quais compreendiam o que estava sendo proclamado. "Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multido, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua prpria lngua. Estavam, pois, atnitos e se admiravam dizendo: Vede! No so por ventura galileus todos esses que a esto falando? E como os ouvimos falar, cada um em nossa prpria lngua materna?" (At 2.6-8). Era uma reunio verdadeiramente ecumnica - no sentido da palavra - tinha gente de todas as partes. Estava quebrado, aniquilado pra sempre, o

esprito de confuso e da Babel! Agora s a verdade, a unidade, a compreenso em favor do avano do Evangelho. Onde est o Esprito de Deus no h confuso, no pode haver desentendimento ou diviso. O Esprito Santo de Deus unidade, compreenso, entendimento, coragem, fora, desafio e capacitao misso, o Esprito Santo de Deus dinames, dinamismo e paixo evangelizante. H uma semana celebramos a experincia de Joo Wesley - o corao aquecido. Ele foi verdadeiramente impulsionado para a misso e a evangelizao aps esta experincia. Quando os plpitos das catedrais j no lhe eram mais franqueados, ele saiu dali para as ruas, praas, para a boca das minas, para a porta das fbricas, para as casas das pessoas e onde quer que chegasse, via o drama dos seres humanos sendo escravizados e dominados pelos mais variados sinais de morte, de anti-vida. Isto lhe comprometia cada dia mais com o trabalho em favor da vida plena para o povo, com a denncia do pecado da nao e com o anncio da santidade e do ano aceitvel do Senhor. "Reformar a nao, particularmente a Igreja e espalhar a santidade bblica pela terra toda".

Wesley tornou-se com muito mais intensidade um missionrio, um discpulo de Cristo, um evangelista apaixonado, envolvendo-se concretamente com a misericrdia e com a piedade.

Concluso O que esta celebrao de Pentecostes tem reservado para nossas vidas? Que chamamento tem nos feito? Quais os compromissos que podemos assumir diante do envio de Jesus? So questes para voc e eu pensarmos seriamente e respondermos diante de Deus.

O mundo geme e clama, como ovelha que no tem pastor; a misria material, intelectual, social e espiritual luta para ganhar cada vez mais terreno neste mundo. A Igreja de Jesus Cristo, ungida pelo Esprito Santo, chamada a proclamar a vida, a salvao, a verdade e unidade em Cristo. No h tempo que esperar, precisamos dar uma resposta afirmativa a Jesus, pregar, proclamar, prestar solidariedade ativa, a

tempo e fora de tempo. Jesus quem nos fala: "Eu, porm, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois j branquejam para a ceifa" (Jo 4.35b). Amm!

You might also like