You are on page 1of 9

MANUAL DO TREINADOR NVEL I

SALTO EM COMPRIMENTO
1. Regras Bsicas do Salto em Comprimento

Caixa de areia

Corredor de Balano

Tbua de Chamada

A prova do salto em comprimento disputa-se na pista de atletismo numa zona especfica que compreende um corredor de balano, uma tbua de chamada e uma caixa de areia para a queda. O objectivo desta prova saltar o mais longe possvel. Cada atleta tem trs tentativas, aps as quais, os oito atletas com melhores resultados tm direito a mais trs tentativas. Aps a terceira tentativa os atletas devem saltar pela ordem inversa classificao. Vence o atleta que obtiver melhor resultado em qualquer uma das seis tentativas. Em caso de empate, desempata o segundo melhor resultado e assim sucessivamente. Nas provas combinadas os atletas tm apenas trs tentativas na prova do salto em comprimento. No sentido de diminuir o tempo de durao desta prova, est em estudo uma proposta que pretende reduzir o nmero de tentativas para quatro (todos os atletas tm direito s quatro tentativas), havendo j algumas competies que adoptaram esse modelo, como por exemplo a Taa da Europa. A chamada para o salto em comprimento deve ser feita antes da linha de chamada (linha que separa a tbua de chamada da zona de plasticina ou de areia molhada), que deve estar a um, dois ou trs metros da caixa de areia. Essa zona de plasticina ou areia serve para se poder ver com preciso as marcas deixadas pelos saltos nulos e no pode ser pisada. Os saltos so medidos desde a linha de chamada at marca mais atrasada deixada pelo atleta na areia, no importando qual a parte do corpo que deixou essa marca. Cada atleta tem um minuto para realizar o seu salto aps a indicao do juiz. Quando deixa a caixa de saltos, o atleta deve sair pelo lado ou pela frente da caixa, mas sempre mais frente do que a marca deixada na areia.

32 32

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


2. As Tcnicas do Salto em Comprimento Tcnica da Passada

Tcnica da Extenso

Tcnica da Tesoura

H trs tcnicas possveis no salto em comprimento que se distinguem pelas aces que os atletas fazem durante a fase de voo. A tcnica da extenso normalmente utilizada por atletas mais fortes, de grande potncia muscular e sobretudo pelas mulheres. A tcnica da tesoura utilizada por atletas que tm na velocidade o seu ponto mais forte. A tcnica da passada aquela que pelas suas caractersticas deve ser utilizada na formao de jovens atletas, embora haja atletas seniores a conseguirem bons resultados com esta tcnica. 33 33

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


3. Objectivos do Treino do Salto em Comprimento O objectivo do treino do salto em comprimento nos escales de formao ensinar os jovens a saltar com a tcnica da passada e desenvolver as capacidades tcnicas e fsicas fundamentais. Os principais objectivos do treino so os seguintes: 1 Melhorar a velocidade e desenvolver uma tcnica de corrida correcta. A velocidade uma capacidade fsica fundamental para um saltador em comprimento durante a fase de corrida de balano, pelo que o treino deve englobar muitos estmulos que visem o desenvolvimento da velocidade. Associada velocidade est sempre a tcnica de corrida, cuja melhoria tem de ser uma preocupao constante no treino do salto em comprimento. 2 Melhorar a fora reactiva e desenvolver a capacidade de salto. A fora reactiva a capacidade fsica mais importante nos saltos, porque alm da sua importncia durante a corrida de balano fundamental no momento da chamada. O treino de um saltador deve englobar muitos exerccios para o desenvolvimento da fora reactiva atravs de saltos variados. Ao melhorar a fora reactiva, os jovens melhoram a sua capacidade de salto, conseguindo realizar chamadas mais dinmicas e activas. 3 Adquirir a ligao corrida impulso e a tcnica da chamada. Nos dois pontos anteriores abordmos a importncia da velocidade e da tcnica durante a corrida de balano, e da fora reactiva durante a chamada, mas fundamental que estas duas fases do salto no sejam treinadas separadamente, sem que haja uma boa ligao entre elas. A ligao corrida impulso decisiva para um saltador em comprimento e o treino deve englobar muitos exerccios especficos que visem desenvolver este aspecto tcnico do salto, sempre associado ao treino tcnico da chamada. 4 Ensinar a Tcnica da Passada. Esta tcnica deve ser utilizada na iniciao dos jovens atletas porque tem algumas caractersticas tcnicas fundamentais na formao de um saltador em comprimento, como o enfatizar da extenso da perna no final da chamada e a manuteno da posio de afundo durante a fase de voo. Como a tcnica mais simples, permite que os atletas focalizem a sua ateno na corrida de balano e na chamada, no precipitando os movimentos da fase de voo cedo de mais, como muitas vezes acontece quando se executa incorrectamente as outras tcnicas, com ntido prejuzo para a execuo tcnica no momento da chamada. Alm disso, a tcnica da passada permite uma adaptao fcil a qualquer uma das outras tcnicas quando tal for necessrio para a evoluo do atleta.

34 34

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


5 Aprender a marcar e a fazer a Corrida de Balano. O saltador em comprimento tem desde o incio da sua aprendizagem que aprender a marcar a sua corrida de balano, e a execut-la com eficcia e preciso, encontrando sempre a sua velocidade ptima. Este aspecto tcnico do salto em comprimento, muitas vezes descurado, exige um trabalho especfico desde os escales de formao.

4. Caractersticas Tcnicas mais importantes

SALTO EM COMPRIMENTO

CORRIDA DE BALANO

CHAMADA

VOO

QUEDA

O salto em comprimento divide-se em quatro fases: CORRIDA DE BALANO, CHAMADA, VOO e QUEDA. 1 Durante a corrida de balano (entre 10 passos para os atletas mais jovens at 20 passos para os atletas de top), a velocidade deve ir aumentando progressivamente at tbua de chamada. 2 Na fase da chamada, o principal objectivo do atleta maximizar o ganho de velocidade vertical e minimizar a perda de velocidade horizontal, fazendo uma boa ligao entre a corrida e a impulso. 3 Durante a chamada o apoio deve ser feito pelo tero anterior do p, num movimento em grife, rpido e activo.

35 35

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


4 Na fase final da chamada deve haver uma extenso completa da perna de impulso e uma subida da perna livre at a coxa ficar na horizontal. 5 Na fase de voo o atleta deve procurar manter uma posio de afundo, em que a perna livre fica na mesma posio do final da chamada. O tronco deve estar direito. 6 Antes da queda as pernas devem estender-se para a frente, o tronco inclina-se para a frente e os braos so puxados para trs. Os ps so a primeira zona do corpo a tocar na areia e o atleta deve procurar colocar a bacia nesse ponto, minimizando assim a perda de distncia durante a queda. 5. Os 10 erros mais frequentes no Salto em Comprimento 1 Fazer a iniciao ao salto em comprimento utilizando a tcnica da tesoura ou a tcnica da extenso, sem que os jovens tenham os requisitos fsicos e tcnicos para poderem assimilar com sucesso essas tcnicas, criando problemas de muito difcil resoluo futura. 2 Confundir problemas tcnicos com pouca condio fsica, principalmente no que diz respeito falta de fora, um erro muito frequente nos treinadores. Nos escales de formao, em que os jovens esto em pleno processo de maturao, muito natural que a fora muscular no acompanhe o crescimento em altura, o que coloca problemas de falta de fora e consequentemente de coordenao motora, o que tem reflexos negativos na aprendizagem da tcnica. Cabe ao treinador identificar esses problemas e perceber as razes que esto na origem das dificuldades de aprendizagem, para poder melhorar a sua interveno. 3 Corrida de balano desajustada relativamente s capacidades individuais dos atletas, podendo ser demasiado curta ou demasiado longa. 4 Nas ltimas passadas da corrida de balano, que devem ser ligeiramente mais curtas e mais rpidas, normalmente os atletas com a preocupao de acertar na tbua de chamada, aumentam a amplitude da passada, perdendo velocidade, ou pelo contrrio, fazem passadas demasiado curtas e a travar. Este erro resulta numa m ligao corrida-chamada e numa consequente perda de velocidade. 5 - Chamada feita com um apoio pouco dinmico e a travar, o que vai prejudicar um dos factores condicionantes do salto, a Velocidade de Sada. 6 Perna de chamada em flexo, provocando uma descida do Centro de Gravidade, o que vai prejudicar um dos factores condicionantes do salto, a Altura do centro de Gravidade.

36 36

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


7 Tronco demasiado inclinado para a frente, o que vai dificultar a subida da perna livre e prejudicar um dos factores condicionantes do salto, o ngulo de Sada. 8 Movimento incorrecto da perna livre, que por vezes chutada para a frente pela ponta do p, ficando esticada, impedindo a subida do joelho e provocando um atraso da bacia. 9 M definio da posio de afundo durante a fase de voo, precipitando a queda e provocando desequilbrios. 10 Queda incorrecta, o que prejudica o resultado final do salto, mas que quase sempre tem origem em erros cometidos durante a chamada.

6. Progresso do Ensino 1 FORMAS JOGADAS

Monta-se um circuito com obstculos variados em redor de uma zona delimitada, dentro da qual um grupo de atletas tenta caar os seus colegas. Os atletas caados tm de dar uma volta ao circuito transpondo os obstculos. O jogo termina quando os caadores puserem todos os outros atletas ao mesmo tempo, for a da zona delimitada.

Utilizando os jogos normais de estafetas por equipas, pode fazer-se uma ptima iniciao aos saltos em geral e ao comprimento em particular, se ao longo do percurso houver vrios obstculos que os atletas tm de transpor. As dimenses desses obstculos e as distncias entre eles devem ser variadas.

37 37

MANUAL DO TREINADOR NVEL I


2 GALOPES (com e sem obstculos)

Um dos aspectos tcnicos mais importantes na aprendizagem do salto em comprimento, e principalmente quando se ensina a tcnica da passada, a manuteno de uma posio fixa na fase de voo, aps a extenso completa da perna de impulso no final da chamada. Um dos principais exerccios para desenvolver essa caracterstica tcnica so os Galopes. Os galopes podem ser feitos com ou sem transposio de obstculos e com ritmos variados entre eles (1 3 5 passos para chamada com a mesma perna, ou 2 4 passos para chamada com pernas alternadas). A recepo feita sempre com o p da perna livre. 3 SALTOS COM BALANO CURTO

Neste exerccio os atletas devem fazer o salto em comprimento com as suas quatro fases, embora a corrida de balano seja muito curta (1 a 5 passos de corrida). O objectivo deste exerccio melhorar alguns aspectos tcnicos do salto, como a chamada e a manuteno da posio de afundo na fase de voo, e principalmente introduzir a fase da queda. 38 38

MANUAL DO TREINADOR NVEL I

4 COMBINAES GALOPES SALTOS

Ligar os dois exerccios anteriores, fazendo sequncias variadas de galopes (com e sem obstculos) que terminam com um salto para a caixa de areia. Esse salto pode terminar com recepo no p da perna livre ou com queda. A chamada pode ser feita do solo ou de uma pequena plataforma (15 a 25 cm). O principal objectivo deste exerccio enfatizar a importncia da extenso da perna de impulso e a manuteno da posio de afundo na fase de voo. 5 SALTOS COMPLETOS COM BALANO MDIO

Neste exerccio o atleta vai aprender a ligar todas as fases do salto a partir de uma corrida de balano mdia (5 a 8 passos de corrida). O atleta no deve estar ainda preocupado com a preciso da sua chamada, que deve ser feita numa zona de 1,5 metros no solo ou em cima de uma plataforma (se pretendermos enfatizar a fase de voo para eventuais correces tcnicas). 39 39

MANUAL DO TREINADOR NVEL I

6 SEQUNCIA COMPLETA

Neste ltimo exerccio os atletas tm em primeiro lugar que marcar ma corrida de balano que se adapte s suas caractersticas individuais e lhes permita fazer a chamada nas melhores condies. Aps a marcao da corrida de balano o atleta dever realizar saltos com toda a sequncia completa, podendo o treinador medir esses saltos como forma de avaliao e de motivao.

40 40

You might also like