You are on page 1of 10

A CONSCINCIA-DE-SI NA RELAO EDUCACIONAL DE SERVIDO

Gabriel Seabra de Freitas Medeiros O que me impede de embaralhar a ordem das palavras, de atentar, dessa maneira contra a existncia totalmente aparente das coisas! A linguagem pode e deve ser arrancada sua servido. Mais descries conforme a natureza, mais estudos de costumes. Silncio, a fim de que eu caminhe por onde ningum jamais caminhou, silncio! Depois de ti, minha bela linguagem. Andr Breton, Introduction au discours sur le peu de realit.

1 INTRODUO O texto que segue critica o sistema de servido que funda a sociedade contempornea e suas relaes de poder, dando nfase ao saber e suas relaes de emancipao da inteligncia para a formao da conscincia-de-si, aproximando os conceitos introduzidos por Jacques Rancire e Alexander Kojve, que introduz sua leitura de Hegel1 situando a discusso no pensamento contemporneo. Jacques Rancire situa Le Maitre Ignorant (O MESTRE IGNORANTE, 1987) no contexto de sua trajetria intelectual e da realidade poltica, social e acadmica da Frana nos anos oitenta 2. O autor afirma que o ponto de partida desse texto foi, ipsis litteris:
Os textos que eu lia ora mencionavam uma criana a ele enviada por seus pais, ora uma forma ou outra de aprendizagem intelectual nele inspirada, mas sempre no sentido de uma experincia atravs da qual se havia forjado a prtica dessa emancipao intelectual que eu ento analisava como um momento essencial da emancipao social. () Isso posto, no era difcil perceber, na poca, o quanto Jacotot3 dissolvia as teses sociolgicas; muito mais difcil, no entanto, era
Os textos de autoria de Jacques Rancire utilizados a seguir so A partilha do sensvel: esttica e poltica e O mestre ignorante, este ltimo sendo analisado, constantemente, a partir de um encontro-entrevista realizado em resposta solicitao de Patrice Vermeren, na sexta-feira, 24 de janeiro de 2003. Participaram, a convite de Vermeren, Laurence Cornu e Andra Benvenuto. O texto de autoria de Alexander Kojve a Introduo leitura de Hegel. 2 Rancire entrevistado. Nesta ocasio fala do saber como instrumento de igualdade no contexto francs de sua poca, e afirma que: a vitria dos socialistas e, com ela, toda uma polmica sobre a escola pblica, opondo a concepo do sociologismo progressista, que, inspirada por Bourdieu, privilegiava as formas de adaptao do saber s populaes desfavorecidas, ao pensamento dito 'republicano', que insistia sobre a difuso indiferenciada do saber, como instrumento de igualdade. () Por meio do saber acerca das desigualdades transmitidas pelo saber, no caso do socilogo. Mas, em definitivo, sempre o saber que se faz instrumento de igualdade: um mesmo modelo estava na base das duas posies. A idia de emancipao intelectual era, justamente, o questionamento desse modelo comum. Nenhum saber traz, por si prprio, a igualdade como efeito. A igualdade, nela mesma, no nem um efeito produzido, nem uma finalidade a ser atingida, mas um pressuposto que se ope a um outro. Por trs da polmica entre 'republicanos' e 'socilogos', h de fato a oposio entre aqueles que tomam a igualdade como um ponto de partida, como um princpio a ser atualizado, e aqueles que a concebem como um objetivo a ser atingido por meio da transmisso de um saber. Era uma lgica bastante perversa, que dizia, por exemplo, que os argelinos no podiam ser realmente cidados franceses, mas apenas sujeitos franceses, porque sua cultura jurdica especfica, baseada no Alcoro, os impedia de se alinharem efetivamente s normas de um direito dito universalista. preciso considerar que os argumentos multiculturais j foram usados, e usados de maneira ambgua, na poca da colonizao. 3 Na entrevista supramencionada, os entrevistadores perguntaram a Rancire: O nome de Joseph Jacotot foi
1

identificar de que maneira ele se afastava de forma igualmente radical dos republicanos, no que se refere concepo da igualdade. Quanto proximidade entre as teses de Jacotot e as minhas: evidente que todo meu trabalho terico esteve associado tentativa de falar por meio das palavras dos outros, de fazer falar diferentemente as palavras dos outros, refraseando-as, recolocando-as em cena. E, ao mesmo tempo, de fazer valer, para essa atualidade, a estranheza radical da posio terica de Jacotot, sua inatualidade4 em relao a seu prprio tempo o tempo das origens da grande cruzada pela instruo do povo, qual ele ops a emancipao intelectual.

Alexandre Kojev resgata em Hegel a necessidade de se pensar para alm do que se apresenta como coisa, o real, diferindo-nos dos animais pelo simples fato de conviver com uma experincia harmnica que eleva a subjetivao para alm do que se permite dizer. Eis um controle, a dominao que atinge o sujeito de direitos e vida. Outrem, como domnio social, domina o regime do saber, junto ao outro, que tem o dever institucional de educar. Rancire mostra que o embrutecimento a marca do mtodo que faz algum falar para concluir que o que diz inconsistente e que ele jamais o teria sabido, se algum no lhe houvera indicado o caminho de demonstrar a si mesmo sua prpria insignificncia; para concluir que quem pratica o mtodo embrutecedor provoca no pensamento daquele que fala o sentimento de sua prpria incapacidade. Aproximando essa ideia ao pensamento de Kojev, percebe-se a origem do controle institucional no regime do saber, pensado em um esquema de emancipao dos indivduos no qual a vontade seja, no deixada de lado para que se estabelea a pura relao entre inteligncias , mas, pelo
inicialmente evocado na Noite dos proletrios (Paris: Fayard, 1981) e, em seguida, por ocasio de um colquio organizado pelo Colgio Internacional de Filosofia em Le Creusot, nos dias 6 e 7 de outubro de 1984. As atas do colquio foram posteriormente publicadas sob o ttulo: Les sauvages dans la cit. Automancipation du peuple et instruction des proltaires au XIXme sicle (Seyssel: Champ Vallon, 1985). Em O mestre ignorante, sub-entitulado Cinco lies sobre a emancipao intelectual, Jacotot torna-se personagem filosfico central (Paris; Fayard, 1987). Antes disso, houve Le philosophe et ses pauvres (Paris: Fayard, 1983) e o nmero especial da revista Les rvoltes logiques, que tinha por alvo a sociologia de Pierre Bourdieu (Lempire du sociologue. Paris: La Dcouverte, 1984). Nossas primeiras perguntas so, a uma s vez: qual era esse contexto? Como intervem a O mestre ignorante? Como se deu o 'encontro' com Jacotot? E, finalmente: como separar o que se deve a Jacotot, e o que pertence a Rancire?. Rancire responde: O pensamento de Jacotot no um pensamento de 'conscientizao', que busca organizar os pobres em coletividade. O pensamento de Jacotot se dirige a indivduos. Ele o fez em um tempo aps a Revoluo Francesa, em que a questo era saber como 'acab-la' ou como acabar com ela. Havia aqueles que queriam 'extrair' da Revoluo Francesa a idia de que era preciso uma nova ordem social, racional, o que fortaleceria essa ordem social; tratava-se, no fim das contas, de racionalizar a desigualdade, buscando, eventualmente, no fundo da igualdade revolucionria os instrumentos de racionalizao da desigualdade: toda a teoria de uma sociedade 'progressista' fundada sobre a educao. Jacotot ops a esse projeto uma espcie de resposta 'anarquista', que consistia em dizer que a igualdade no se institucionaliza, que ela uma deciso puramente individual e uma relao individual. 4 Afirma, mais adiante: Em relao a isso, as querelas entre uma viso sociolgica da escola e uma viso republicana j esto inteiramente superadas. Eis a primeira dimenso da atualidade, que no outra seno a atualidade da prpria igualdade, em um momento em que a desigualdade se instala como desigualdade apenas intelectual. Para mim, o que significativo menos os usos particulares que se gostaria de conceder escola formar pessoas mais ativas, prticas etc. do que essa funo de simbolizao global da ordem do mundo. A segunda dimenso da atualidade reside em certo nmero de movimentos de emancipao que tentam, em escala global, reagir, reafirmar o poder dos que supostamente nada sabem.

contrrio, que se reconhea como tal, se declare como tal, se declare ignorante, agindo atravs do desejo-de-si, da conscincia-de-si. Rancire afirma na entrevista:
Embrutecimento no a sujeio de uma vontade a uma outra; que o problema, justamente, no o de abolir toda relao de autoridade, de forma a no deixar seno uma relao de inteligncia inteligncia. Pois exatamente quando s existe relao de inteligncia inteligncia que a desigualdade das inteligncias a necessidade de que uma inteligncia seja guiada por uma inteligncia melhor se demonstra. Toda a questo poltica da transmisso do saber, em Jacotot, pode ser pensada como uma crtica radical famosa cena do escravo do Mnon, que descobre supostamente sozinho as verdades da geometria: o que o escravo do Mnon descobre , simplesmente, sua prpria incapacidade de descobrir qualquer coisa, quando um bom mestre no o guia para o bom caminho.

Quando o mestre que sabe se dirige aos alunos que no sabem para transmitir o saber, isso supe um mnimo de igualdade por exemplo, a compreenso de uma linguagem por meio da qual o mestre vai falar ao aluno, para explicar-lhe a desigualdade que h entre eles. Nenhuma ordem seria executada, se o inferior que a recebe no pudesse compreender a ordem e o fato de que preciso obedecer. H, pois, em qualquer circunstncia, um nvel de igualdade irredutvel, que preciso supor para fazer funcionar a prpria desigualdade. Ora, transformar essa compreenso em posse precisamente o que visa Jacotot, como certa forma de reconhecimento-de-si. O mnimo de igualdade serve habitualmente compreenso e, no fundo, ao funcionamento das desigualdades. Jacotot afirma que se pode colocar esse mnimo de igualdade que submete o inferior lei de seu superior a servio de seu prprio desenvolvimento, e pode o empregar em sua auto-afirmao. Todo o poder da hiptese igualitria est, portanto, naquilo que ela permite operar. preciso pr o suposto ignorante em uma situao em que a igualdade possa ser maximizada, em que ela possa ser tomada como ponto de partida, produzindo seus efeitos. A questo, neste caso, de saber do que se parte; da igualdade ou da desigualdade. Normalmente, a relao pedaggica parte da hiptese da desigualdade, mesmo que seja para chegar igualdade. Ora, a relao emancipadora exige que a igualdade seja tomada como ponto de partida. Ela exige que se parta, no do que o ignorante desconhece, mas do que sabe. O ignorante sempre sabe alguma coisa e sempre pode relacionar o que ignora ao que j sabe. Comea o obstculo aparentemente mais intransponvel: o da leitura.

Sozinho, esse desejo constitui apenas o sentimento de conscincia-de-si. Kojve diz que:
Ao contrrio do conhecimento que mantm o homem em quietude passiva, o desejo torna-o inquieto e leva-o ao. Oriunda do desejo, a ao tende a satisfaz-lo, e ela s pode fazer isso pela negao, pela destruio ou, ao menos, pela transformao do objeto desejado: para satisfazer a fome, por exemplo, preciso destruir ou, em todo caso, transformar o alimento5.

O que significa o fato de transmitir uma vontade? Transformar o alimento? Transmitir uma vontade como transmitir uma opinio: a opinio da igualdade ou desigualdade das inteligncias. Quando se pensa em transferncia, pensa-se em Jacotot, o sujeito suposto saber, ou suposto ignorar, afirma Rancire. Ora, claro que o ponto comum entre a leitura hegeliana de Kojve e o mestre jacotista que este ltimo assume a posio daquele que no sabe. O que o 'mestre ignorante'? , perguntam a Rancire, que responde:
um mestre que se retira empiricamente de jogo e diz ao candidato emancipao: o problema seu, eis aqui esse livro, eis aqui a orao, eis aqui o calendrio, eis aqui o que tens a fazer, observa os desenhos nessa pgina, diz o que podes reconhecer a etc. Essa posio do ignorante naturalmente acentuada quando o mestre realmente ignora o que o aluno deve aprender a experincia de Jacotot como professor de holands ou de pintura. Mas, fundamentalmente, ignorante quer dizer ignorante da desigualdade.

O mestre ignorante o mestre que no quer saber das razes da desigualdade. Toda experincia pedaggica normal est estruturada por razes da desigualdade. O mestre ignorante aquele que ignora tudo isso e que comunica essa ignorncia, isso , comunica essa vontade de no saber nada a esse respeito. Nesse sentido, o mestre ignorante realiza efetivamente alguma coisa que da ordem do irracional da situao analtica. preciso que algo se transmita, mas o que transmitido no a vontade, no sentido da ordem do outro interiorizada, a vontade no sentido de opinio do outro, opinio materializada em um dispositivo e sobre a qual se assume inteira responsabilidade. preciso que eu decida que as inteligncias so iguais, para que elas sejam ns6. No entanto, essa deciso no uma operao meramente intelectual, mas tambm da vontade, no sentido de uma operao que reestrutura as
5

KOJVE, 1947/2002, p. 11-12. Em A linguagem ao infinito, Michel Foucault afirma: (no original: no hace un uso dialctico de la negacin. Negar dialcticamente consiste enhacer entrar aquello que se niegaen la interioridad inquieta de la mente). 6 Hegel define o esprito da seguinte maneira: O esprito, essa substncia absoluta que, na perfeita liberdade e independncia de sua oposio, isto , das conscincias de si diversas sendo para si, constitui sua unidade: um Eu que um Ns, e um Ns que um Eu, Phnomnologie de lEsprit, Tome I, traduction et notes par Jean Hyppolite, Paris: Aubier, 1941, p. 152. Em grifo no original. Alfredo Moraes no seu livro A metafsica do Conceito diz que: para Hegel, a verdade, na medida em que se manifesta como Esprito absoluto, , desde o comeo, o fundamento do conceito ou de todo conhecer efetivo, mas que somente se realiza no seu desenvolvimento e, enquanto resultado, implica o devir de si mesmo na totalidade de suas figuras e momentos, que perpassa o jogo das mediaes de suas categorias, para apresentar-se como um saber que, na trajetria de sua realizao no conceito, se converte num conhecer que ser. (A metafsica do conceito, 2003, p. 16).

relaes entre as pessoas. Sobre esse pensamento hegeliano, que Kojve introduz, Maurice Blanchot afirma7:
Hegel, em quem a filosofia se rene e realiza, um homem cuja ocupao falar do alto de uma ctedra, redigir cursos e pensar submetendo-se s exigncias dessa forma magisterial. No digo isso com inteno depreciativa. Existe um grande sentido nesse encontro da sabedoria com a Universidade. A relao mestrediscpulo a prpria relao da palavra, quando nela o incomensurvel se faz medida e a irrelao, relao. () Ora, o 'desconhecido' se limita a ser o conjunto das coisas que ainda no so conhecidas, ora o 'desconhecido' se confunde com a pessoa do mestre, e ento seu valor prprio, seu valor de exemplo, seus mritos de guru e de zaddik (sua transcendncia de mestre), no mais a forma do espao interrelacional de que um dos termos, que se tornam princpio de sabedoria. Nos dois casos, o ensino deixa de corresponder exigncia da procura.

Decidir que posso ler essas letras, que vou traar meu caminho por essas letras que no conheo decidir, tambm, sobre a igualdade em geral, para os outros afirmou Rancire na entrevista sair de um funcionamento social invariavelmente baseado na compensao das desigualdades. A lgica ordinria do ignorante fundamentalmente uma lgica em que se aplica a prpria inteligncia na manuteno das razes da desigualdade8. Hegel, que comenta a lei sobre os suspeitos durante a Revoluo Francesa, mostrou que, o nome estvel e estabiliza, mas deixa perder-se o instante nico j desvanecido; da mesma forma que a palavra, sempre geral, desde sempre erra o que ela nomeia.
Cada vez que se afirma o universal em sua brutal exigncia abstrata, toda vontade particular, todo pensamento separado caem sob o golpe da suspeita. Agir bem j no o bastante. Todo indivduo carrega dentro de si um conjunto de reflexes, de intenes, isto , de reticncias, que o condena a uma existncia oblqua. Ser suspeito mais grave que ser culpado (donde a busca da confisso). O culpado tem relao com a Lei, na medida em que ele faz manifestamente todo o necessrio para ser julgado, isto , suprimido, reconduzido ao vazio do ponto vazio que seu eu

7
8

A conversa infinita, captulo O pensamento e a exigncia de descontinuidade. Neste sentido, o autor prossegue: 'Eu no posso' significa que emprego minha inteligncia em me provar que eu no posso. Com isso, eu a emprego em me provar que os outros no podem, e assim por diante. A transferncia da vontade consiste nisso, e importante que exista um dispositivo material eventualmente representado pelo livro que estendido ao aluno para encarnar essa transferncia da vontade.

oculta9.

De fato, creio, afirma Rancire, que a questo construir de tal maneira que a vontade me solicite, precisamente, que eu me desfaa da opinio da desigualdade. Diz Hegel, conforme nos lembra Blanchot:
a linguagem inverte imediatamente o que nomeia, para transform-lo numa outra coisa', no dizendo aquilo que no , mas falando precisamente em nome desse nada que dissolve tudo, sendo o devir falante da prpria morte e no entanto, interiorizando esta morte, purificando-a talvez, para reduzi-la ao duro trabalho do negativo, pelo qual, num combate incessante, o sentido vem a ns e ns a ele10.

Neste sentido, Rancire insistia em afirma que traduzir uma vontade em crena, traduzir vontade em desigualdade; a vontade do mestre, como Jacotot a descreve, uma vontade que deve se efetuar inteiramente na deciso do incapaz, que decide que capaz,11 emancipando sua vontade da vontade de outro que resiste em servir condio de atual incapacidade permanente. H uma concepo da igualdade que a julga j realizada sob a forma de uma distribuio (a rvore e o papel, o saber das elites e o saber popular, o saber prprio a cada comunidade etc.). O pensamento emancipador acredita que, por toda parte, a mesma inteligncia est em ao e recusa a viso do cada um em seu lugar com sua inteligncia prpria, em que cada qual teria sua parte: uns teriam a rvore, os outros, o papel; uns teriam o particularismo cultural, os outros, o universalismo da lei etc. A emancipao supe um funcionamento igual e, portanto, universal da inteligncia. Ela recusa, no
9

A conversa infinita, captulo A fala cotidiana. Blanchot afirma: O suspeito essa presena fugitiva que no se deixa reconhecer e, pela parte sempre reservada que representa, tende no s a incomodar, mas tambm a pr sob acusao a obra do Estado. Numa tal perspectiva, cada governado suspeito, mas cada suspeito acusa o governante e o prepara para tornar-se culpado, j que este dever um dia reconhecer que no representa o todo, mas uma vontade ainda particular que usurpa somente a aparncia do universal. O cotidiano no mais a existncia mdia, estaticamente contestvel, de uma sociedade dada num momento dado; uma categoria, uma utopia e uma Idia, sem as quais no se poderia alcanar nem o presente escondido, nem o futuro desvendvel dos seres manifestos. O homem (o homem de hoje, aquele de nossas sociedades modernas) est a um tempo mergulhado no cotidiano e privado do cotidiano. O cotidiano tambm a ambigidade desses dois movimentos, um e outro pouco apreensveis. Se remete existncia em sua espontaneidade mesma e tal como esta se vive, no momento em que, vivida, subtrai-se a regularidade. Os dois lados sempre se encontram, o cotidiano com seu aspecto fastidioso, penoso e srdido (o amorfo, o estagnante), e o cotidiano inesgotvel, irrecusvel e sempre inacabado e sempre escapando s formas ou s estruturas (em particular as da sociedade poltica: burocracia, engrenagens governamentais, partidos). 10 No acabaremos nunca com a questo, no porque ainda haja muito a questionar, mas porque a questo, nesse desvio da profundidade que lhe prprio movimento que nos desvia dela e de ns , nos pe em contato com o que no tem fim. Algo que a questo excede necessariamente o poder de questionar e, para ser mais claro, isso no significa que no mundo haja demasiados segredos que suscitem questo; antes o oposto. Quando o ser for sem questo, quando o tudo for social ou institucionalmente realizado, ento, e de maneira insuportvel, o excesso do questionamento sobre o poder de questionar se tornar sensvel para o portador da questo: ou seja, a questo como impossibilidade de questionar. Na questo profunda a impossibilidade questiona. (Maurice Blanchot, A conversa infinita, captulo A questo mais profunda). 11 Falava ainda que era preciso considerar que o emancipador no um colonizador cultural. Deixo de lado, por hora, a questo geral da diversidade cultural. Mas a emancipao intelectual, tal como a formula Jacotot, um pensamento que nasce no momento em que se desenvolvem os grandes programas do que se poderia chamar a colonizao cultural interior. o momento em que as elites dirigentes descobrem que preciso educar um pouco os brbaros que esto s suas portas, em suas ruas e avenidas, em seus campos. preciso fazer com que entrem os brbaros, os autctones, os povos fechados em seu universo cultural, no pas de um certo saber, de uma cultura comum.

fundo, a lgica das reparties. Mas ela certamente tambm recusa a idia de que haveria uma cultura especfica do universal, a ser oposta s culturas particulares12. O prprio Rancire, radicalizando o pensamento de Jacotot, pensava que se pode imaginar uma sociedade desigual de indivduos que sejam iguais, de indivduos que tenham adquirido o poder de usar igualitariamente a desigualdade. Mas isso jamais se traduz na forma de uma igualdade social. Isso posto, afirma Rancire, que se a emancipao intelectual no tem visada social, a emancipao social sempre funcionou, quanto a ela, a partir da emancipao intelectual. Mas h algo em comum, no processo de emancipao intelectual, como vetor de movimentos de emancipao poltica ambos rompem com uma lgica social, uma lgica de instituio13. Tem-se, portanto, uma viso segundo a qual todos os movimentos sociais podem ser explicados em termos de sua capacidade, ou no, de passar, como na escola, de ano, de juntar-se turma mais avanada. A escola funciona, mais fortemente do que nunca, como analogia, como explicao da sociedade, isto , como prova de que o exerccio do poder o exerccio natural e nico da desigualdade das inteligncias. Considerando o poder emancipador e seus efeitos polticos, situando a emancipao intelectual, como a poltica, como situaes de exceo, em relao s lgicas sociais:
12

Em A partilha do sensvel, Rancire afirma: Isto , em primeiro lugar, elaborar o sentido mesmo do que designado pelo termo esttica: no a teoria da arte em geral ou uma teoria da arte que remeteria a seus efeitos sobre a sensibilidade, mas um regime especfico de identificao e pensamento das artes: um modo de articulao entre maneiras de fazer, formas de visibilidade dessas maneiras de fazer e modos de pensabilidade de suas relaes, implicando uma determinada ideia da efetividade do pensamento. Definir as articulaes desse regime esttico das artes, os possveis que elas determinam e seus modos de transformao (RANCIRE, Jacques. A partilha do sensvel: esttica e poltica, traduo de Mnica Costa Netto. So Paulo: EXO experimental org., ed. 34, 2005, pg. 13). Nesse texto, o autor d como exemplo da possvel juno entre prticas artsticas e as prticas polticas as fbulas poticas e a sua relao com o regime poltico proposto por Plato, que dividia a sociedade em trs funes determinadas: arteso, guerreiro e filsofo. Na perspectiva platnica, ressalta Rancire, a cena do teatro simultaneamente o espao de uma atividade pblica e o lugar de exibio dos fantasmas, embaralhando as partes pr-partilhadas e, por conseguinte, as identidades, atividades e espaos previamente definidos. Plato, na condio de filsofo, temia que o soldado fortemente armado assumisse a funo de dominar os outros (parte exclusiva do filsofo). Ocorre que, ao mesmo tempo, h o simulacro da cena, oferecido identificaes do pblico. De outro, o movimento autntico, o movimento prprio dos corpos comunitrios re-partilham novas possibilidades, permite o surgimento de novas identidades. As formas de emancipao individuais podem provocar formas de pensamento, de conscincia, de prticas polticas que sejam atualizaes coletivas da desigualdade, mas no h transformao de igualdade intelectual em igualdade social, afirma Rancire na entrevista mencionada anteriormente. 13 claro que o pensamento da emancipao intelectual no pode ser a lei de funcionamento de uma instituio, oficial ou paralela. Ele jamais um mtodo institucional. uma filosofia, uma axiomtica da igualdade, que no ensina formas de bem conduzir a instituio, mas a separar as razes. Ser um emancipador sempre possvel, mas desde que no se confunda a funo de emancipador com a funo de professor. Um professor algum que desempenha uma funo social. Ele pode, claro, comunicar a emancipao, a capacidade, a opinio de igualdade, a prtica da igualdade entre seus alunos; mas no h identificao possvel entre essa transmisso, essa transferncia de opinio, da capacidade igualitria, e a lgica da instituio. No h instituio boa, sempre h conflito de razes. No fundo, a lgica emancipadora uma lgica da correspondncia, mas essa correspondncia no aceita mediao. Repito: o mestre emancipador, o professor de filosofia e o cidado que desejam o bem da humanidade, ou da comunidade, so personagens separados que jamais se unem em uma mesma identidade. Essa posio certamente oposta quela que se chama ordinariamente de democracia ou seja, um certo jogo de mediaes entre instituies polticas e instituies sociais.

A democracia no uma forma institucional, ela , antes de tudo, a prpria poltica, isso , o fato de que ajam como governantes aqueles que no tm diploma de governo, nem competncia para faz-lo. De uma certa maneira, a democracia o poder dos incompetentes, isso , ela a ruptura das lgicas que fundam um modo de governo sobre uma suposta competncia: a democracia , pois, a interrupo das lgicas da desigualdade. Assim sendo, pode-se dizer que h, de fato, uma analogia entre a emancipao intelectual e a prtica poltica, entendida como prtica de ruptura do funcionamento da desigualdade14.

Essa situao de exceo cria a analogia, mas no a ligao: h formas de afirmao poltica, de afirmao da capacidade de todos, que, em sua enunciao, em sua manifestao, que se constituem sob o modo da emancipao; aqueles que eram declarados incapazes provam que so capazes, aqueles que no tm voz provam que tm voz e reconfiguram o espao da palavra sob um modo igualitrio. Nas palavras de Kojev, parafraseando Hegel: o homem a conscincia-de-si. A formao do indivduo em comunidade corresponde formao de si-pelo-outro. Outrem toma a palavra, eis o desenvolvimento do social. Os poderes patriarcais sucumbem nova exigncia capitalista: o trabalho integral. As crianas, sendo educadas sob este julgo, recebem para sua formao toda uma promessa de progresso e aprendizagem. Imersos na necessidade de adquirir renda, os jovens no se rendem s promessas de liberdade, cada vez mais distantes e seguidas de longe pelos desejos de seus pais, afastados pela necessidade recorrente de servir ao mercado. Estar consciente de que a luta pelo alimento existe, mantm existente a luta pelo conhecimento que no torne o sujeito passivo. Assim, toda ao negadora. Mas no h lei de transmisso entre a emancipao individual e as formas de emancipao coletiva, no h instituio. S h, precisamente, do ponto de vista social, uma espcie de mediao: a lgica social dita normal , efetivamente, uma lgica de desigualdade pela qual, aspirando-se igualdade, criam-se instituies para transformar a desigualdade em igualdade e que, de fato, transformam a igualdade em desigualdade. Situao singular, diria Blanchot, pois o tempo est como que parado, confundindo com o seu intervalo. O presente a no tem fim, separado de qualquer outro presente por um infinito inesgotvel e vazio, o infinito mesmo do sofrimento, e por isto, destitudo de todo futuro: presente sem fim e no entanto impossvel como presente15.

14 15

Afirmou Rancire na Entrevista A conversa infinita.

2 CONCLUSO A lgica da emancipao trata de relaes individuais e no nem pode ser um sistema escolar, ou uma empreitada cultural. A prova da igualdade uma prova prtica, em ato, muitas vezes para objetivar o conhecimento e testar o conhecimento objetivo dos alunos. claro que se pode afirmar, s vezes, que na teoria, a prova do sistema escolar uma negociao terica meio complicada, entre a teoria dos elementos simples da ideologia e a contra-teoria do movimento de esprito, nos termos hegelianos, que se elabora no incio do sculo XIX. O caminho analtico dos signos assimilado a uma espcie de potncia interior algo inverificvel, algo obscura, que a da vontade. A lgica da emancipao no serve para definir uma poltica coletiva face a uma situao de superioridade tcnica esmagadora e capaz de provar quele que quer abolir sua dependncia em relao a uma dominao tcnica que ele pode faz-lo. A ideia pode at mesmo se difundir, ganhar uma dimenso coletiva. Mas ela no trata de relaes de poder a poder, de coletivo a coletivo. Ela no define nenhuma revoluo cultural capaz de abolir uma relao de dominao tcnica (e da tcnica, tica e vice-versa). Tudo depende do que se est chamando de social. Quando nos referimos aqui a ideia de individual, referimo-nos relao de um indivduo com outro. A relao do ignorante com o mestre emancipador uma relao individual, por exemplo. Por certo, ela ainda uma relao social, mas uma relao que interrompe uma certa forma de lgica social, uma certa forma de aplicao do funcionamento das inteligncias. Normalmente, as inteligncias se aplicam a provar a si prprias sua inferioridade e sua superioridade. H um certo tipo de relaes, que denomino individuais, que concernem a todos os indivduos e que instauram uma relao igualitria. Isso efetivamente quer dizer que h uma mediao. A lgica de Jacotot, na obra de Rancire, a de que preciso uma mediao, uma vontade, pela qual se interrompe a forma como as lgicas sociais perpetuamente se transformam em lgicas individuais. Essas lgicas individuais, no sentido de lgicas dos indivduos, normalmente reproduzem ao infinito as lgicas sociais dominantes. preciso que alguma coisa, um acontecimento, um dispositivo, um indivduo se afirme em desfuncionamento em relao a esse funcionamento normal da lgica social, de forma a que um indivduo possa fazer sua inteligncia trabalhar por ela mesma. Neste contexto, o funcionamento das escolas em nossas sociedades perpetuam as desigualdades,

que tem por legitimao fundamental as legitimaes escolares na medida que se aplica, por exemplo, uma prova para avaliar os aptos a adentrar na Universidade (espao do saber), mantendo fora os que ela considerou incapazes, ou ignorante o suficiente para no poder sentar nas suas cadeiras. Estimula-se assim, desde cedo, a ideia de que uns indivduos so menos bons que os outros. Com isso, h toda uma viso contempornea da desigualdade, em termos da simples oposio entre os melhores da turma e os atrasados. Cada vez mais, explicam-se os funcionamentos sociais e estatais desigualitrios em termos homlogos aos da instituio escolar: os governos se apresentam como governos daqueles que so capazes, que podem ver mais longe, ter uma viso dos interesses gerais; o governo mundial dos poderosos se apresenta como o governo daqueles que sabem, que compreendem, dos que prevem, sobre os que so incapazes de viver de outra forma, seno a cada dia, em sua rotina arcaica, que mantm no cotidiano, de acordo com seus interesses limitados. A hora da emancipao agora, sempre h a possibilidade de afirmar uma razo que no a razo dominante, uma lgica de pensamento que no a lgica da desigualdade. Isso nos faz lembrar que sempre se tem razo em querer se emancipar.

3 REFNCIAS B. ANDREA, C. LAURENCE, V. PATRICE. A atualidade de o mestre ignorante. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 82, p. 185-202, abril 2003 Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>. Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a09v24n82.pdf. BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita, a palavra plural. So Paulo, ed. Escuta, 2001. FOUCAULT, Michel. A linguagem ao infinito. In: Ditos e escritos III - Esttica: Literatura e Pintura, Msica e Cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006. pp. 47-59. MORAES, Alfredo de Oliveira. A metafsica do conceito. Porto Alegre RS: EDIPUCRS, 2003. KOJVE, A. Introduo leitura de Hegel. Rio de Janeiro: EDUERJ e Contraponto, 2002. RANCIRE, Jacques. A partilha do sensvel: esttica e poltica, traduo de Mnica Costa Netto. So Paulo: EXO experimental org., ed. 34, 2005. RANCIRE, Jacques. O mestre ignorante cinco lies sobre a emancipao intelectual, traduo de Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autntica, 2002.

You might also like