You are on page 1of 22

Segurana em primeiro lugar

Siga tambm estas precaues: Leia com ateno as seguintes precaues de segurana. Ventilao: No bloqueie a ventilao no receptor ou coloque objetos pesados sobre ele. O bloqueio do fluxo de ar pode danificar o receptor. Acomode os componentes de maneira que o ar flua livremente em torno do receptor. Verifique se h ventilao adequada caso o receptor esteja sobre um apoio. Coloque o receptor em uma rea devidamente ventilada, longe de luz solar direta ou de qualquer fonte de calor. Superaquecimento: Evite empilhar o receptor sobre um componente quente como amplificadores de potncia. Risco de incndio: No coloque o receptor sobre material facilmente combustvel, como tapetes ou tecidos. Conexes corretas: Certifique-se de que todos os cabos dos equipamentos estejam conectados ao receptor como descrito neste manual. Entrada de objetos: Para evitar choques eltricos, nunca introduza nada nos slots do gabinete ou remova a tampa. Exposio umidade: Para reduzir o risco de incndio ou choque eltrico, no exponha o receptor chuva ou umidade.

Leia o manual antes de sua instalao e seu uso. Se o receptor no estiver funcionando corretamente, entre em contato com o Servio de Atendimento ao Consumidor TELE System.

Cuidado com a eletricidade: Tomada de energia: Para evitar choque eltrico, certifique-se de que o plugue utilizado no cabo de alimentao corresponda tomada eltrica usada para fornecer energia ao receptor. Conecte o cabo de alimentao a uma fonte de alimentao que opere a 100~240 Volts AC, 50/60 Hz. Cabo de alimentao: Certifique-se de que o cabo de alimentao esteja acomodado de forma que no seja pisado nem prensado por itens pesados. Sobrecarga de energia: Evite sobrecarregar tomadas e cabos de extenso, pois a sobrecarga pode resultar em choque eltrico ou fogo. Raios: Para proteo contra raios ou caso o receptor fique sem uso por um longo perodo, desligue-o da fonte de alimentao. Proteo para outros equipamentos: Desconecte o receptor antes de conectar outros equipamentos, especialmente antenas parablicas. Conecte todos os equipamentos ao receptor antes de conectar cabos de alimentao tomada. 2012 TELE System Electronic do Brasil

Contedo
Recursos do receptor ______________________ 2 Contedo da embalagem __________________ 2 Descrio do equipamento ________________ 2 Conexo a produtos de udio / Vdeo __________ 3 Painel frontal____________________________ 4 Painel traseiro __________________________ 5 Controle remoto ________________________ 6 Sintonizando canais ______________________ 7 Menu principal __________________________ 7 Programa ______________________________ 8 EPG __________________________________ 9 Programando uma gravao Gravao a um toque ____________________ 9 Imagem ______________________________ 10 Procura de Canais ________________________ 10 Hora__________________________________ 10 Opo ________________________________ 10 Sistema ______________________________ 10 USB __________________________________ 11 Multimdia ____________________________ 11 Guia do Instalador ______________________ 12 Soluo de problemas ____________________ 16 Glossrio ______________________________ 18 Especificaes __________________________ 19 Garantia ______________________________ 20

Painel frontal O painel frontal do receptor apresenta um display de quatro dgitos, visor, indicador Led, teclas POWER/Standby, Canal +, Canal e porta USB host. Controle remoto O controle remoto acessa toda a variedade de recursos do sistema. Alm do acesso aos programas de TV de alta definio e definio padro, com controles de canal e de volume, o controle pode ser usado para operar todos os menus do sistema. Menus do sistema Todos os recursos do receptor podem ser acessados atravs dos menus do sistema. Esses menus podem ser usados simplesmente apontando e clicando; o usurio pode navegar pelas opes no menu e pressionar a tecla MENU no controle remoto. Opes de vdeo O receptor compatvel com resoluo de imagens de at 1080i para preencher completamente a imagem HD. Com a compatibilidade para decodificar programas MPEG-4 e MPEG-2, o usurio pode acessar facilmente programas HD para assistir filmes, apresentaes e eventos esportivos com imagem de alta qualidade. Opes de udio O receptor contm opes de udio padro e udio Digital para atender ao sinal de transmisso ou ao sistema estreo do Home Theater do usurio. Outras opes de udio podem ser compatveis com o provedor de servios, como a seleo de idiomas alternativos ou de diferentes narradores de eventos esportivos. Opo PVR O receptor tem a funo PVR (Personal Video Recorder), que permite a gravao de programas em alta definio utilizando um dispositivo externo de armazenagem do tipo PEN DRIVE USB ou um HD externo.

Recursos do receptor
O F 23 um receptor de TV Digital via Satlite de alta definio compatvel com MPEG-4 e MPEG-2, capaz de receber programas de transmisses via satlite de TV de alta definio (HD) e de definio padro (SD) no padro DVB S2 / S. As instrues na tela (OSD) so de fcil compreenso e orientam na configurao do receptor para, em seguida, oferecer ao usurio todos os canais de alta definio (HD) e de definio padro (SD) com imagem clara e som estreo. Os principais recursos do receptor F 23 so indicados a seguir. 2012 TELE System Electronic do Brasil

Contedo da embalagem
Desembale o receptor e verifique se todos os itens a seguir foram enviados. Lembre-se de manter a embalagem caso haja necessidade de devolver o receptor para reparo ou atualizao. Examine todos os itens para garantir que nada tenha sido danificado

durante o envio. Se qualquer um dos itens estiver danificado, entre em contato com o atendimento ao consumidor antes de continuar com a instalao. Receptor Satelital de alta definio. Unidade de controle remoto (com duas pilhas AAA). Manual do usurio. Cabo RCA 3 vias udio (L/R) / Vdeo Composto. Cabo HDMI.

Lembre-se sempre de desconectar o receptor da tomada de alimentao antes de conectar ou desconectar o cabo da antena.

Conexo a produtos de udio / Vdeo


Existem vrias maneiras de conectar o receptor ao seu sistema de entretenimento domstico, dependendo do equipamento e dos tipos de conexo disponveis. Entretanto, para obter a melhor qualidade de vdeo/ udio, verifique as entradas disponveis na TV e d preferncia s conexes como segue: Vdeo: HDMI = CVBS (sinal composto de vdeo) udio SPDIF coaxial = L/R analgico

Descrio do equipamento
O receptor satelital de TV Digital de alta definio TELE System foi projetado para receber programas livres (FTA). O receptor pode ser operado via controle remoto ou diretamente a partir do painel frontal, como indicado nas pginas a seguir. O receptor tambm oferece uma ampla variedade de opes de conexo TV ou a outros sistemas de entretenimento como: conexo de Vdeo HDMI ou Composto e conexo de udio SPDIF coaxial e analgico (L/R).

Conexo antena Conecte a antena externa entrada LNB IN do receptor. Conexo ao aparelho de TV Conecte o receptor TV utilizando s sadas HDMI (*) ou RCA de vdeo composto, alm das sadas de udio L/R.
(*) Se a sua TV possuir entrada HDMI, utilize o cabo HDMI fornecido para a conexo de Vdeo e udio. No ser necessria a utilizao de outros cabos.

Conexo amplificador, receiver ou Home Theater com decoder Dolby Digital Conecte um cabo coaxial (no fornecido) da sada do receptor ao amplificador, receiver ou home theater que possua decoder Digital. Conexo tomada de alimentao Conecte o cabo de fora tomada e ligue o produto pela tecla POWER do painel ou do controle remoto, selecione a entrada da TV (HDMI ou VIDEO IN) e visualize na tela da TV as prximas operaes.

2012 TELE System Electronic do Brasil

Painel frontal

1. Porta USB Para conexo de memria externa (pen drive) USB para atualizao de software ou exibio de fotos, msica e filmes. 2. Sensor do controle remoto 3. DISPLAY Display com 4 segmentos para indicao do canal. 4. Tecla CH Navega os canais para cima. 5. Tecla CH + Navega os canais para baixo. 6. Tecla POWER Alterna o receptor entre os modos: LIGADO e STANDBY. 7. Led STANDBY Led indicador de Ligado / Standby.

2012 TELE System Electronic do Brasil

Painel traseiro

1. LOOP OUT Para conexo do seu segundo receptor na mesma antena. 2. LNB IN Para conexo do cabo da antena. 3. Digital Audio (SPDIF) Coaxial Para conexo de amplificadores ou sistemas de som com decodificaodres Digitais. 4. HDMI Para conexo na entrada HDMI da TV (fantstica qualidade de vdeo). 5. CVBS Para conexo na entrada de vdeo da TV (boa qualidade de imagem). 6. AUDIO OUT L/R Para conexo de udio analgico na TV ou amplificador do sistema de som. 7. Cabo de Alimentao 100~240 Vac, 50~60 Hz.

2012 TELE System Electronic do Brasil

Controle remoto
O controle remoto fornece acesso fcil a todas as funes do receptor, incluindo a seleo de canais e uso dos menus. O aparelho utiliza sinais infravermelhos e deve ser operador a at sete metros do receptor. Utilize o controle remoto em uma linha reta de viso do receptor. Observe tambm que embora o receptor possa ser operado pelos botes do painel frontal, algumas das funes s podem ser acessadas pelo controle remoto. As pilhas do controle remoto so embaladas separadamente; instale-as na unidade antes de utilizar o receptor. Observe os sinais de +/ nas pilhas para garantir que sejam inseridas na unidade de controle remoto com a polaridade correta. Para evitar danos ao controle, descarte as pilhas gastas ou velhas. As teclas do controle remoto apresentam as seguintes funes:

1 5 8 10 16 17 18

4 7

6 9

11 12 13 14 15 19 20

22

21 23

Colocao das pilhas


Abra o compartimento de pilhas e instale as duas pilhas fornecidas respeitando a polaridade (+) e () indicadas dentro do compartimento.

25 27 26 28

24 30

29 31

1. POWER: alternar entre os modos Ligado e Standby. 2. SUB-T: Legenda Closed Caption. (*) 3. TTX: tela para Teletexto. (*) 4. MUTE: udio ligado / desligado. 5. EPG: abre o Guia Eletrnico de Programao (EPG). (*) 6. GOTO : seleciona o tempo de reproduo da mdia. 7. PAGE + : mostra a pgina seguinte exibida na tela. 8. LANG : seleciona os canais de udio em outros idiomas disponveis (*) 9. REPEAT : define a forma de repetio do arquivo em reproduo. 10. MENU: mostra o menu principal na tela. 2012 TELE System Electronic do Brasil

11. PAGE : mostra a pgina anterior atual exibida na tela. 12. EXIT : volta ao menu anterior ou sai do menu principal. 13. 5 : altera o canal para cima ou move o cursor para cima. 14. 3: aumenta o volume ou move o cursor para a direita. 15. OK : seleciona o item realado no menu. 16. 2: diminui volume ou move o cursor para a esquerda. 17. : altera o canal para baixo ou move o cursor para baixo. 18. FAV. mostra a lista de favoritos. 19. TV/RADIO : alterna entre canais de TV e rdio. 20. RECALL : retorna ao canal anteriormente sintonizado. 21. INFO: exibe a barra de informaes do programa na tela. O receptor exibir as informaes estendidas do programa quando a tecla for pressionada duas vezes. (*) 22. TECLAS NUMRICAS : para introduo de nmeros. 23. 4 : volta ao incio da reproduo. Se pressionando duas vezes, volta ao arquivo anterior. 24. : inicia a reproduo do prximo arquivo. 25. 1 : retrocede a reproduo de um vdeo com maior velocidade. 26. : avana a reproduo de um vdeo com maior velocidade. 27. PLAY : inicia a reproduo do arquivo. 28. PAUSE : pausa a reproduo. 29. STOP : interrompe a reproduo. 30. REC: pressione para iniciar a gravao. 31. Teclas coloridas: funes diversas orientadas nos menus. (*) Desde que transmitidas pela emissora. 2012 TELE System Electronic do Brasil

Sintonizando canais
Se o receptor no tiver sido instalado anteriormente, o banco de dados de canais estar vazio. Na primeira instalao, voc ver a mensagem Guia de Instalao. Usando as teclas de cursor 5 2 3 do controle remoto, selecione: Idioma e Pas. Selecione a opo Configurao da antena e pressione a tecla OK. Consulte a seo Instalao para obter mais detalhes e/ou informaes.

Menu principal
Pressione a tecla MENU para exibir a tela do Menu Principal. Utilize as teclas de cursor 2 3 para se movimentar pelo menu, as teclas 5, ou OK para escolher uma opo e as teclas EXIT ou MENU para voltar para o menu anterior. Voc pode efetuar as seguintes operaes no menu principal:

Programa Imagem Procura de Canais Hora Opo Sistema USB

Filme Notcias Esporte Msica Repita a operao para todos os canais que desejar classificar ao terminar pressione EXIT para voltar ao menu anterior. Para cancelar a classificao de favorito, volte a selecionar o canal e pressione FAV no controle remoto e escolha a opo Desativar na Lista de Favoritos, o cone no formato de estrela desparecer.

Programa
Editar Programa

Para visualizar e navegar na lista de favoritos: assistindo normalmente TV, pressione a tecla FAV, a lista de favoritos ser mostrada e voc poder navegar usando as teclas 5 e , pressione OK para selecionar.

Tecla vermelha: Mover - permite mover o canal de uma posio para outra dentro da lista. Tecla verde: Ignorar o canal no ser considerado quando usar as teclas 5 e (CH + / CH -). Para voltar a considerar o mesmo, pressione a tecla verde novamente. Tecla amarela: Bloquear o canal ser bloqueado. A visualizao do mesmo depender de senha. Para destravar o canal, selecione o mesmo e pressione a amarela. Tecla azul: Eliminar o canal ser apagado da lista de canais. Para voltar a sintonizar o mesmo uma nova programao de canais dever ser feita. Alterar nome pressionando a tecla INFO no controle remoto. Uma tela com um teclado alfa-numrico aparecer e utilizando as teclas 2 3 5 e OK escreva o nome desejado letra a letra. Ao terminar escolha a opo OK no teclado da tela ou Cancelar. Satlite permite a visualizao de outros satlites sintonizados, pressione a tecla GOTO no controle remoto para acessar outros satlites. Alterar manualmente PID permite ao instalador alterar manualmente os valores de PID e etc do sinal recebido, pressione a tecla REPEAT para abrir um submenu de ajuste manual.

A edio de programas (canais) permite gerenciar e/ou renomear seus canais preferidos. As instrues sero vlidas tanto para canais de TV, como para estaes de rdio. Descreveremos a operao para canais de TV, de forma anloga, poder ser feita para estaes de rdio. Ao selecionar esta funo uma senha ser solicitada. A senha de fbrica : 000000. A lista de canais ser exibida na coluna da esquerda, e as demais informaes do canal estaro direita. Use as teclas de cursor 5 para destacar o canal que deseja alterar / classificar.

Criando uma lista de favoritos


Voc poder criar listas de favoritos para organizar / facilitar o acesso aos canais disponveis como segue: Selecione o canal que deseja classificar e pressione a tecla FAV do controle remoto, um cone no formato de estrela aparecer ao lado do canal. Classifique o canal selecionado entre as opes: 2012 TELE System Electronic do Brasil

EPG
O guia de programao eletrnico (EPG) permite que voc visualize as informaes dos canais desde que transmitido pela emissora. Selecione EPG no menu principal ou pressione a tecla EPG no controle remoto para mostrar o guia de programao eletrnico.

de trmino, a frequncia da gravao (Uma vez, Dirio, Semanal e etc) e o Modo (view ou s gravao). Ao final da programao, pressione OK para confirmar a programao. Se desejar visualizar a lista de programao, veja a seo Multimdia PVR .

Utilize as teclas de cursor 5 e para selecionar um programa. Pressione o boto INFO para mostrar mais informaes sobre o programa desde que transmitido pela emissora. Pressione a tecla amarela para visualizar informaes da pagina inferior ou a tecla azul para exibir informaes da pgina superior. Utilize a tecla EXIT para voltar ao menu anterior.

Voc poder programar qualquer canal mesmo que no haja informao de EPG. Para tanto, pressione no controle remoto as teclas: EPG = OK = escolha o canal e defina os parmetros de programao, tais como: data, hora de incio e trmino, frequncia e modo.

Gravao a um toque
Voc poder a qualquer momento iniciar a gravao de um programa que esteja visualizando pressionando a tecla REC do controle remoto Ao final do programa que est gravando, pressione STOP e uma janela solicitando confirmao aparecer na tela. Pressione OK para confirmar a gravao ou EXIT para apagar a mesma.

Programando uma gravao Gravao a um toque


A partir das informaes do EPG transmitidas pela emissora voc poder programar uma gravao de forma simples e rpida. Lembre-se de que um dispositivo de memria externo USB ser necessrio para realizar essa funo. Selecione o programa que deseja gravar a partir do EPG e pressione a tecla OK do controle remoto Um submenu aparecer e permitir que voc faa a programao desejada. Voc poder escolher a data desejada, a hora e incio, 2012 TELE System Electronic do Brasil

Classificar
Escolha esta opo para classificar, organizar a forma como deseja visualizar os canais recebidos em sua regio. As opes disponveis so: Default - mantm a sequncia de recepo dos canais. Nome ordena os canais pela ordem alfabtica. Frequncia ordena os canais pela ordem sequencial do Service ID. Codificado classifica os canais codificados.

Imagem
O menu Imagem permite configurar o vdeo de sada nos seguintes formatos: Relao de imagem: voc pode escolher entre os formatos 4:3 Tela Cheia, 4:3 Pan&Scan, 4:3 Letter Box, 16:9 Pan&Scan, 16:9 Pillar Box ou Automtico. Escolha a melhor opo que se adapta sua TV. Resoluo: voc pode escolher as resolues: 1080p (60Hz)*, 1080i, 720p, 480i e 480p. Escolha a maior resoluo compatvel sua TV.
* Resoluo possvel para arquivos gravados nesta configurao e reproduzidos via entrada USB.

Opo
No menu Opo voc poder executar as seguintes funes: Idioma do OSD: escolha o idioma de sua preferncia. Idioma da legendas: escolha o idioma da legenda. A transmisso da informao da legenda de responsabilidade da emissora. Idioma de udio: escolha o idioma de udio desejado. A transmisso em vrios idiomas de responsabilidade da emissora. Sada Digital: escolha a forma de compactao do sinal de sada compatvel ao seu receiver e ou Home theater system.

Formato da TV: voc pode escolher o sistema do sinal composto de vdeo entre as opes: PAL-M, PAL-N ou NTSC.

Procura de Canais
No menu Procura de Canais voc poder executar as seguintes funes: Configurao da antena: para mais informaes vide a seo Instalao. Gerenciamento BD: permite o gerenciamento das atualizaes de SW. Essas atualizaes devem ser feitas por pessoal tcnico.

Sistema
No menu Sistema voc poder executar as seguintes funes: Controle dos pais: permite estabelecer a idade mnima para o canal entre Desligado, 04 at 18 anos. A senha Default 000000. Definir Senha: voc poder definir sua prpria senha. Para tanto entre com a senha antiga ou com a senha de fbrica (000000) e entre com a sua nova senha. Para confirmar entre com a nova senha novamente, se estiver correta uma mensagem de confirmao aparecer, pressione a tecla EXIT para voltar ao menu anterior. Restaurar padro de fbrica: esta opo retorna o produto aos ajustes de fbrica. Ao selecionar a funo a sua senha ou a senha de fbrica (000000) ser solicitada, digite-a e pressione OK. Todos os ajustes, sintonia de canais e etc retornaro condio de fbrica. Informao: Informa Modelo e verses de Hardware e Software. Lista de recall: voc poder definir entre Ligado ou Desligado. Quando ligado e a tecla selecionado no controle remoto uma lista dos canais sintonizados anteriormente apresentado.

Hora
No menu Hora voc poder executar as seguintes funes: Ajuste da hora: voc poder escolher entre Auto e Manual, deixe na posio Auto se o satlite sintonizado estiver transmitindo a informao de hora. Em Manual voc dever fazer os ajustes abaixo manualmente. Zona horria: escolha o fuso horrio da sua cidade. Este ajuste s ser possvel se a opo acima estiver em Desligado. Data: ajuste a data. Hora: ajuste a hora manualmente. Auto Standby: voc poder definir um tempo para que o produto desligue automaticamente, voc poder ajustar entre 0 at 12 horas. Para desligar a funo, pressione a tecla POWER. 2012 TELE System Electronic do Brasil

10

Atualizao de software: define a atualizao de software (se existir) para tanto deixe na posio ON. Se houver uma atualizao a mesma ocorrer ao ligar desligar o produto. Obs: Esta opo aparece somente quando USB estiver conectado.

Escolha a funo que deseja executar entre: Msica, Foto, Filme e PVR, pressione a tecla OK a lista dos arquivos compatveis aparecer na tela. Para a funo PVR a lista de programas gravados aparecer. Escolha aquele que deseja visualizar e pressione OK. Ateno: necessrio que um dispositivo de memria externo, formatado em padro compatvel, esteja conectado porta USB caso contrrio uma mensagem de Nenhum aparelho USB encontrado aparecer.

USB
No menu USB voc poder executar as seguintes funes: Multimdia, Configurar Fotos, Configurar Vdeo e Configurar PVR. O produto compatvel somente com dispositivos formatados em FAT, FAT32 ou NTFS. Os arquivos de udio compatveis so: MP3 e WMA Os arquivos de foto compatveis so: JPEG e BMP.

Configurar fotos
Voc poder definir os seguintes parmetros: Tempo do slide show ajusta o tempo de exposio da foto no modo slide show entre 1 a 8 segundos. Modo slide show ajusta o efeito de transio das fotos no modo slide show entre 0 59 modos ou modo aleatrio. Relao de imagem - duas opes so possveis: Manter - mantm a visualizao da foto na relao original. Ignorar permite visualizao em tela cheia.

Configurar Vdeo
Voc poder definir os seguintes parmetros:

Multimdia

Legenda especfica: define o formato de visualizao da legenda (se existir informao no arquivo). As opes possveis so: Pequeno mostra a legenda em uma fonte pequena Normal mostra a legenda no tamanho normal. Grande mostra a legenda em letras grandes. Fundo da Legenda: define a cor de fundo da legenda. As opes possveis so: Branco mostra a legenda sobre um fundo branco Transparente mostra a legenda sobre um fundo transparente. Cinza mostra a legenda sobre um fundo cinza Amarelo ctrico mostra a legenda sobre um fundo amarelo ctrico.

2012 TELE System Electronic do Brasil

11

Cor da legenda: defina a cor da legenda. As opes de cores so: Vermelha Azul Verde Branco Preto Ateno: alguns dispositivos USB podero apresentar problemas de compatibilidade de funcionamento devido a velocidade de gravao / leitura da memria utilizada alm de problema de compatibilidade da formatao utilizada.

Configurar PVR
Voc poder definir os seguintes parmetros: Dispositivo de gravao: selecione o disco para gravao. Formatao: formata o dispositivo USB selecionado.

Guia do Instalador
Lembre-se sempre de desconectar o receptor da tomada de alimentao antes de conectar ou desconectar o cabo da antena. Aps instalao da antena e conexo com o produto conforme descrito na seo Conectando aparelho de A/V, proceda a recepo dos canais como segue: Se o receptor no tiver sido instalado anteriormente, o banco de dados de canais estar vazio. Na primeira instalao, voc ver a mensagem Guia de Instalao. Usando as teclas de cursor 2 3 5 do controle remoto selecione o Idioma desejado. Selecione a opo Procura de canais e pressione a tecla OK, para sair do menu pressione EXIT. Se no for a primeira instalao, a funo Procura de canais ser acessada diretamente no menu principal.

Escolha do satlite Ao entrar no menu de Configurao de antena a tela abaixo aparecer, a lista com os principais satlites disponveis aparece esquerda, utilize as teclas 5 e escolha o satlite que deseja sintonizar, veja ao lado direito as informaes sobre o LNB.

2012 TELE System Electronic do Brasil

12

armazenadas. V para X: v para a posio calculada dos satlites disponveis.

Tipo de LNB - pressione 2, 3 ou OK para mostrar a lista de tipos de LNB que so mostrados como frequncias do oscilador local. Voc poder tambm entrar com frequncia como Single User, Dual User ao final da lista. Alimentao do LNB pressione 2 ou 3 para ajustar a alimentao do LNB. 22 KHz: pressione2 ou 3 para ligar / desligar o sinal de 22 KHz, que ser ajustado para Auto quando o tipo de LNB for Dual oscillator. Toneburst: Habilita ou Desabilita o chaveamento com Toneburst. DiSEqC 1.0: selecione a porta correta at o mximo de 4 para o LNB correto. DiSEqC 1.1: selecione a porta correta at o mximo de 16 para o LNB correto. Motor: pressione 2 ou 3 para escolher DiSEqC1.2 ou DiSEqC1.3, pressione OK para mostrar o menu de ajuste de posio. DiSEqC 1.2: mova o motor para a posio correta para Lock do sinal. DiSEqC 1.3: mova o motor conforme o local e posio dos satlites. Mover automaticamente: pressione 2 ou 3 para iniciar movimento Oeste / Leste. O movimento parar automaticamente quando o sinal estiver locked. Mover contnuo: pressione 2 ou 3 para iniciar movimento contnuo Oeste/Leste. O movimento continuar at voc parar de pressionar as teclas 2 ou 3. Mover por passos: pressione 2 ou 3 para mover somente um passo. Guardar posio: guarde na memria a posio atual do motor. V para a posio: pressione 2 ou 3para ir para posio guardada. V para referncia: apaga todas as posies 2012 TELE System Electronic do Brasil

DiSEqC 1.2

DiSEqC 1.3

Adicionando Satlite Se desejar adicionar um satlite que no esteja na lista disponvel, abra o menu Configurao da antena e pressione a tecla vermelha do controle remoto. O submenu abaixo aparecer e proceda como segue:

13

Voc deve entrar com uma longitude nica e editar o nome do satlite com o teclado que aparece na tela. Editar satlite: pressione a tecla verde no controle remoto para editar o nome do satlite sintonizado. Eliminar: pressione a tecla amarela para apagar o satlite sintonizado. Pressione OK para confirmar. Procura para satlite nico: no menu Configurao de antena pressione a tecla azul do controle remoto, um novo submenu aparecer.

Procura de canais Busca o satlite ou transponders de acordo com a configurao.

Modo de busca: pressione 2 ou 3 para selecionar a forma de busca nos transponders memorizados. As formas sero, Default, Busca Cega ou Rede, que faz a procura com NIT ligado. Codificado: pressione 2 ou 3 para escolher entre Todos os canais ou Canais FTA. Tipo de servio: pressione 2 ou 3 para escolher Todos, DTV ou Radio. Pressione OK para iniciar a busca com os parmetros acima ajustados. Procura para satlite mltiplos: no submenu Configurao da antena escolha o satlite que voc deseja sintonizar e pressione a tecla OK para marcar ( ) o mesmo. Repita a operao para todos que desejar ao final pressione a tecla azul. Um submenu para busca aparecer, proceda a configurao exatamente como descrito anteriormente para satlite nico e ao final pressione OK para iniciar a busca.

Busca Cega Primeiro o receptor busca os transponders disponveis. Aps encontrar-los, a busca continuar em cada um deles e os canais sintonizados sero memorizados.

2012 TELE System Electronic do Brasil

14

Editar transponder: pressione a tecla verde para editar o transponder sintonizado. No ser possvel gravar um TP existente no mesmo satlite. Apagar transponder: pressione a tecla amarela para apagar um transponder sintonizado. Pressione OK para confirmar. Busca em transponder nico: pressione a tecla azul, um submenu de ajustes de busca aparecer. Aps configurar, pressione OK para iniciar a busca. Busca em transponder mltiplos: pressione a tecla OK para marcar ( ) o transponder desejado. Repita a operao para os todos que desejar e ao final pressione a tecla azul. Um submenu para busca aparecer, proceda a configurao exatamente como descrito anteriormente para transponder nico e ao final pressione OK para iniciar a busca. Editar / Adicionar transponders maunalmente: pressione a tecla Menu, escolha a opo Programa = Editar programa, pressione a tecla REPEAT no controle remoto e o submenu de Edio / Adio aparecer. Escolha a opo desejada (Adicionar ou Editar) pressionando as teclas 2 ou 3 no controle remoto, e as teclas 5 ou para entrar no menu de ajuste propriamente dito. Voc poder entrar ou editar os valores de: Sat.: edite ou entre com o nome do satlite. TP: transponder. udio PID: edite ou entre com o valor correto. Vdeo PID: edite ou entre com o valor correto. PCR PID: edite ou entre com o valor correto.

Escolha do Transponder Pressione a tecla Goto para mudar a lista e mostrar os transponders do satlite sintonizado. Pressione a tecla GOTO novamente para voltar lista de satlites. Adicionar transponder: pressione a tecla vermelha para adicionar um novo transponder. No poder ser armazenado um TP j existente no mesmo satlite.

2012 TELE System Electronic do Brasil

15

Soluo de problemas
Problema
(1) O indicador de energia do painel frontal no acende e nenhuma mensagem exibida.

Soluo
(a) Verifique a alimentao principal e certifique-se de que o cabo de alimentao esteja conectado corretamente a uma tomada estvel. (b) Pressione a tecla POWER no painel frontal para ver se a luz verde (indicador de energia) est acesa. (c) Verifique se a unidade est no modo de espera pressionando a tecla Standby do controle remoto. (a) Pressione a tecla Menu para ativar o menu na tela. (b) Certifique-se de que a conexo entre a unidade e a TV corresponde ao modo configurado na TV. (c) Verifique se o brilho da TV est em um nvel alto o suficiente para visualizao. (d) Faa primeiro a conexo via vdeo composto e verifique se a sada de vdeo corresponde sada conectada sua tela. (a) Verifique a antena para saber se est alinhada na direo correta.

(2) H alguma indicao no painel frontal, mas nenhuma imagem na tela da TV.

(3) Qualidade de imagem ruim.

2012 TELE System Electronic do Brasil

16

Problema
(4) Sem udio.

Soluo
(a) Verifique se os volumes do receptor e da TV esto ajustados corretamente e no no modo mudo. (b) Verifique se os conectores de udio esto corretos e firmemente presos. (c) Verifique se o receptor est ajustado para um modo de udio correto. (a) Verifique se os conectores de vdeo esto corretos e firmemente presos. (b) Tente diferentes formatos de vdeo. Veja instrues na seo Imagem. (a) Verifique se os sistemas de recepo esto corretamente instalados e conectados ao receptor. (b) Verifique se os parmetros digitados esto exatamente na freqncia central do canal desejado. Alguns parmetros podem ser alterados por operadores. Certifique-se de ter os mais atuais.

(5) Sem vdeo.

(6) Impossvel logar um sinal

*Nota: Entre em contato com SAC da TELE System caso haja problemas tcnicos.

* Problemas de sinal relacionados ao tempo


Intempries naturais podem afetar a recepo do sinal. Se a programao for gravemente afetada por condies climticas ruins, h algumas etapas bsicas para que voc possa melhorar a recepo: 1. Certifique-se de que a antena esteja direcionada para receber o sinal mais forte possvel. 2. Se isso no solucionar o problema, considere a possibilidade de instalar uma antena com maior ganho. Isso pode ajudar a captar mais sinal. 3. Se a recepo do programa for prejudicada por ventos fortes, voc poder estabilizar a montagem da antena com o uso de cabos tirantes.

2012 TELE System Electronic do Brasil

17

Glossrio
Proporo de imagem: a proporo da largura da tela em relao altura. Os dois formatos relevantes de TV digital so 16:9 (widescreen) ou 4:3 (a proporo de tela tradicional). A proporo 16:9 ergonomicamente mais adequada ao olho humano. Cabo coaxial: Um tipo de cabo usado para transmitir sinais de alta freqncia, por exemplo, da antena ao receptor de definio padro. Vdeo composto: H trs elementos do sistema de vdeo: Primeiro: o vdeo ativo que representa a imagem a ser exibida na tela e suas cores associadas. Segundo: o sinc que decide onde colocar cada pixel na tela. Terceiro: o vazio que diz onde desligar o feixe de eltrons para que no seja apresentado na tela. Esses trs elementos combinados so chamados de vdeo composto na conexo a uma tela por meio de conectores. EPG: Abreviao de Electronic Program Guide (Guia de programao eletrnica). Um software que possibilita aos espectadores navegar atravs de um grande nmero de canais oferecidos por transmissores de TV digital e selecionar os servios desejados. Frequncia: A propriedade de um sinal que medido em ciclos por segundo (=Hertz). Letterbox: A imagem com proporo de 16:9 em uma TV de tela 4:3 com faixas na parte superior e inferior. Significa assistir a um programa de TV widescreen em uma TV 4:3. Megahertz (MHz): Milhes de ciclos por segundo, que descreve freqncia de ondas de rdio ou corrente eltrica.

OSD: Abreviao de On Screen Display (Visor na tela), usado em aparelhos digitais. O OSD compreende um menu principal e um conjunto de submenus com inmeras opes de funes. PAL: Abreviao de Phase Alternating Line (Linha com alternao de fase), um padro de vdeo com imagem no formato 4:3, 525 linhas horizontais, 60 Hz e um total de 6 MHz de largura de canal de vdeo.

2012 TELE System Electronic do Brasil

18

Especificaes
SISTEMA CPU 450 DMIPS Memria FLASH 8 MB Memria RAM 64 MB DDR SINTONIZADOR Freqncia de recepo 950 ~ 2150MHz Impedncia de entrada 75 , desbalanceado Sensibilidade 65 ~ 25dBm Symbol rate DVB S QPSK: 1 ~ 45 Mbps DVB S2 8PSK/QPSK: 10~30 Ms/s Alimentao LNB 13 / 18 V, 500 mA mximo Demodulao - QPSK, 8PSK FEC DVB S: Auto1/2, 2/3, 3/4, 5/6 e 7/8 8PSK: 3/5, 2/3, 3/4, 5/6, 8/9, e 9/10 8PSK Faixa de frequncia do Loop Through 950 ~ 2150 MHz DiSEqC 1.0, 1.1, 1.2, goto X e tone burst VDEO Formato de decodificao

MPEG2 Main Profile@Main Level. HL MPEG4 AVC/H.264HP@Level 4 Resoluo de imagem 480i, 480p, 720p e 1080i Relao de aspecto 4:3 ou 16:9 Conectores de vdeo HDMI 1.3 / Composto (CVBS) UDIO Formato de decodificao MPEG-2 (layer 1&2) Sada de udio analgico 1V RMS, conector RCA (L/R) Sada Digital (SPDIF) Coaxial MULTIMDIA Formato de vdeo MPG, MPEG, TS, VOB, MP4 e AVI Formato de udio MP3 e WMA Formatos de fotos JPG e BMP ALIMENTAO Alimentao: Automtica de 100 240 Vca 50/60Hz Consumo: Tpico 8,5 W, 18 W mx. (Standby ~ 0,5 W) DIMENSES/PESO Dimenses 165 mm largura X 110 mm profundidade X 40 mm altura Peso 400 g As caractersticas e especificaes esto sujeitas a modificaes sem prvio aviso. As fotos apresentadas neste manual so meramente ilustrativas e podem no ter a mesma aparncia do produto adquirido. 2012 TELE System Electronic do Brasil

19

Garantia
A TELE System Electronic do Brasil Ltda. assegura ao proprietrio identificado do receptor de TV DIGITAL F 23, garantia contra defeitos de fabricao que o torne imprprio ao uso a que se destina desde que constatado por tcnico autorizado pela TELE System, pelo prazo de 90 dias, por fora da lei, mais 275 dias por liberalidade da TELE System, (totalizando 1 ano), a partir da data de aquisio pelo primeiro comprador-consumidor, segundo a nota fiscal de compra. Desta maneira, a garantia somente ter validade com a apresentao da nota fiscal de compra, sem rasuras ou alteraes. A garantia cobre totalmente a mo-de-obra e peas com defeitos, ou se necessrio a substituio do aparelho, desde que devidamente constatados como sendo problema de fabricao, por tcnico autorizado pela TELE System. Peas sujeitas a desgaste natural, peas de aparncia e acessrios em geral, incluindo o controle remoto, tm garantia restrita ao prazo legal de 90 dias. O consumidor tem o prazo de 90 dias para reclamar de irregularidades aparentes evidentes no produto. A garantia no se aplica, e ser considerada nula e sem efeito, quando o receptor: 1. apresentar problemas devido ao uso ou instalao inadequados; 2. for instalado em desacordo com as instrues do respectivo manual; 3. for conectado rede eltrica fora do padro, imprpria ou fora das especificaes; 4. tiver sido exposto flutuao excessiva na voltagem; 5. sofrer tentativa de manuteno por pessoas no autorizadas; 6. for aberto ou manuseado internamente; 7. sofrer dano por acidente, queda, maus tratos, imerso ou derramamento de lquidos; 8. apresentar problemas decorrentes de sinistros como raios, incndios e inundaes;

9. tiver os seus dados ou da nota fiscal alterados ou rasurados.

A garantia no cobre os seguintes itens: 1. Instalao do produto e peas acessrias instalao; 2. Atendimento em domiclio; 3. Adequao das condies locais ao uso do produto; 4. O controle remoto e cabos aps 90 dias do incio do prazo de garantia.

Iseno de responsabilidades A programao e as informaes de EPG so de responsabilidade das operadoras de TV aberta, podendo sofrer alteraes a critrio delas, sem aviso prvio. As figuras apresentadas neste manual podem diferir ligeiramente dos menus apresentados por seu aparelho, sem que isso comprometa sua funcionalidade.

TELE System Electronic do Brasil Indstria e Comrcio Ltda. CNPJ 02.082.614/0001-95 suporteav@telesystem.it SAC 0800 772-7277 www.telesystem-world.com

2012 TELE System Electronic do Brasil

20

You might also like