You are on page 1of 2

Trabalho em equipe a essncia do trabalho em rgos pblicos o inter-relacionamento de qualidade mpar, devido ao alto grau de responsabilidade desejado.

. Como os rgos obedecem a estruturas pr-determinadas por lei, as reparties, sees, departamentos, etc. j trazem pronta a sua funcionalidade e todas elas, sem exceo, dependem de trabalho em equipe. o perfil principal da administrao moderna, que se projeta na administrao pblica como soluo inteligente. Personalidade e relacionamento: no h muito que se falar em personalidade do servidor e tampouco do setor em que funciona, pois as instrues que normalizam sua prestabilidade so determinadas em escala decrescente e sua conduta profissional est amarrada no cdigo de tica do servio pblico. Tanto com os colegas de trabalho quanto no atendimento ao pblico, sua personalidade deve ser moldada segundo os princpios que regem o atendimento pblico, como vimos no texto sobre a tica no servio pblico, comportando-se de acordo com aqueles princpios, o servidor estar atendendo perfeitamente ao perfil de personalidade desejado para o exerccio da funo pblica.

Principais deveres como trabalhador Desempenhar, a tempo, as atribuies do cargo... Significa empenhar-se para que cumpra as determinaes dentro dos prazos fixados e com razoabilidade administrativa. Exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento... o princpio da eficcia. Ser probo (honesto e honrado), reto, leal e justo... Ser honesto, sem desvio de conduta, de confiana e agir com senso de justia. Jamais retardar qualquer prestao de contas... Zelar pela clareza e pontualidade na prestao de contas do que pblico. Tratar cuidadosamente os usurios dos servios... Ter o cuidado de preservar a dignidade e o respeito pessoa humana. Ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos... Agir sempre dentro dos princpios e fundamentos deste cdigo. Ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno... Atender sempre com gentileza, educao e boa vontade, com ateno especial s dificuldades e deficincias dos assistidos. Ter respeito hierarquia... Obedecer a ordens, sem se vincular a subservincias pessoais ou oportunistas. Resistir a todas as presses que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas... Manter-se inerte a qualquer tipo de vinculao contrria ao interesse pblico e probidade do cargo. Zelar pelas exigncias especficas da defesa e da segurana coletiva... Mesmo em estado de greve decretada, cuidar para que os servios classificados como essenciais sejam prestados. Ser assduo e frequente ao servio... Comprometer-se com a pontualidade e frequncia. Comunicar imediatamente todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico. Responsabilizar-se pela denncia de irregularidades em seu setor. Manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho... Organizao e asseio no ambiente de trabalho.

Participar dos movimentos e estudos que se relacionam com a melhoria do exerccio de suas funes... Participar e interessar-se por cursos de aperfeioamento e especializao no seu setor de trabalho. Vestimentas adequadas ao exerccio da funo... Vestir-se de acordo com o ambiente e o cargo que exerce. Manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao... Procurar se informar permanentemente quanto s instrues de servio, modificaes de regras, leis, pertinentes, etc. Cumprir as tarefas de seu cargo ou funo com critrio, segurana e rapidez... o mesmo princpio da eficcia e eficincia. Facilitar a fiscalizao... dever de todos os cidados e ao funcionrio princpio tico profissional. Exercer com estrita moderao as prerrogativas funcionais... Evitando exageros, desperdcios e mordomias. Abster-se de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico... No se valer do cargo ou funo para obter vantagens pessoais ou pressionar as pessoas, etc. Divulgar e informar a todos os integrados da sua classe sobre a existncia deste cdigo de tica... Colaborar na divulgao destes princpios ticos, tidos como deveres funcionais.

You might also like