You are on page 1of 74

Blog: Jornalismo Independente

So Paulo 2010

Proibida a reproduo total ou parcial em qualquer mdia sem autorizao da autora. Os infratores esto sujeitos s penas da lei. A Autora conhece os fatos narrados, pelos quais responsvel, assim como se responsabiliza pelos juzos emitidos.

2010

Blog: Jornalismo Independente


Fernanda Magalhes

So Paulo 2010

Capa Diego Oliveira Diagramao e projeto grfico Fernanda Magalhes Reviso Lourdes Nassif

Sumrio
Prefcio................................................................................09 Introduo.................................................................................11 Os Blogs Balaio do Kotscho..........................................................................17 Do blog ao Boteco..........................................................................23 Blog do Nassif...............................................................................34 De Cuba, Com Carinho..................................................................40 Jornalistas ou Blogueiros O Grande Debate..........................................................................47 Furando as barreiras......................................................................55 O Impacto Futuro do jornalismo......................................................................63 Agradecimentos..............................................................69 Sobre o autor.................................................................................71

Prefcio

Reprter, simplesmente, no pode brigar com os fatos, e no do meu feitio ficar batendo palmas pra ver louco danar. Sou apenas um contador das histrias que vi e ouvi. Quem quiser que conte outra, enunciou assim Ricardo Kotscho na apresentao de seu blog1. Bem, assim como Kotscho venho apenas para contar uma histria, daquilo que vejo e ouo. E no meu papel de cidad e jornalista, me proponho a mostrar aqui o que vivenciamos na comunicao. Bem como a sociedade, o jornalismo constitudo de mudanas. Na poca de Getlio Vargas no era necessrio faculdade, muito menos diploma, para fazer jornal. Dantes nem considerado profisso o jornalismo era. Incrvel como as coisas mudam... o jornalismo passou ento a representar o quarto poder. Fazer jornalismo coisa de profissional. Profissional social, que cuida para que os interesses da sociedade venham em primeiro lugar. Balela. Marolinha. Em um mundo individualista, em que cada qual est preocupado apenas com seu umbigo, a imprensa no poderia agir diferente... a notcia virou comrcio. E o sensacionalismo voltou a moda. No entanto, os JORNALISTAS encontraram um meio em que podem continuar fazendo o que sempre fizeram: informar, e informar sem serem podados ou punidos por isso. Os blogs. Espao pblico, em que qualquer um pode escrever o que quiser, sobre quem quiser, sem dar satisfao, manifestando apenas a sua opinio. Para alguns uma ferramenta de expresso, mas para outros, alm disso, os blogs proporcionam aproximao e interao com o leitor, coisa que nenhum jornal, revista, rdio ou televiso capaz de oferecer. O leitor ou telespectador que antes era apenas receptor passa a ser participante, colaborador e, por vezes, mensageiros. Esse novo momento incerto e tortuoso. E no podemos acertar ainda se tais mudanas provocam uma evoluo para a comunicao ou no. A nica certeza que temos de que vivemos em uma nova era... A era da comunicao
1 Balaio do Kotscho, http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/

digitalizada e globalizada, deparando-nos, diariamente, com Facebooks, Myspaces, Orkuts, Blogs e Twitters. O caminho mesmo incerto, mas muitos apostam que a bola da vez o blog: uma ferramenta de comunicao e expresso utilizada por muitos jornalistas. E por isso, me propus a compreender as venturas e desventuras dessa nova ferramenta, que vem impactando, e muito, os meios de comunicao e mesmo os leitores.

10

Introduo

No importa o que voc e o que voc faz [...] Hoje, todo mundo um jornalista em potencial, incluindo o assistente e o office-boy. Qualquer um pode ter um blog e um celular com cmera para criar uma foto sua. (Hugh Hewitt, 2007)

COMO TUDO COMEOU Conhecida inicialmente como rede mundial de computadores, a Internet surgiu durante a Guerra Fria nos Estados Unidos, em meados da dcada de 60, com o objetivo de evitar a perda das informaes guardadas em servidores, caso a Casa Branca fosse atingida durante a guerra. Em 1972, a rede foi ampliada conectando, assim, universidades e centros de pesquisa do governo. No final da dcada de 80, esse espao que alojava apenas textos, passou a contar com um sistema de hipertexto para funcionar em redes de computadores. Em meados de 1991, surge a WorldWideWeb, gestada por Tim Berners2 Lee e considerada a parte mais importante da Internet. A Rede de alcance mundial, traduzida literalmente para o portugus, um sistema de documentos em hipermdia3 interligados e executados na Internet.
2 Nascido em Londres, em 8 de junho de 1955, Timothy John Berners-Lee engenheiro britnico, cientista da computao e professor do MIT, a quem creditada a inveno do World Wide Web, fazendo a primeira proposta para sua criao em maro de 1989. Berners-Lee o diretor do World Wide Web Consortium (W3C), que supervisiona o desenvolvimento continuado da web, e fundador da Fundao World Wide Web. Em abril de 2009, foi eleito membro da Academia Nacional de Cincias dos Estados Unidos, sediada em Washington, D.C. 3 Hipermdia a unio de vrias mdias, texto, imagem e som, em um computador.

11

Para Pinho, 20034, a WorldWideWeb fundamentalmente um modo de organizao da informao e dos arquivos na rede. Como no era propriedade de ningum, a WWW possibilitou a criao de outros sistemas e extenses e, em 1993, passou a ser acessvel a todos, gratuitamente. A partir da, a Internet passou a se desenvolver cada vez mais e em 1996 j contava com aproximadamente 80 milhes de usurios em 150 pases. Junto a esse desenvolvimento, surgem os mecanismos de buscas para auxiliar o usurio na busca de informaes por toda a web e os navegadores, como o Microsoft Internet Explorer, de Bill Gates5. Ao completar 25 anos, em 1994, a Internet passou a abrigar pginas de emissoras de rdio, shoppings centers, pizzaria e bancos. Deixando de ser um processo de inovao para ser um processo de expanso e renovao de atividades profissionais 6, a Internet ganhou novos rumos na era da informao. A MSNBC, rede de televiso paga de notcias 24 horas, foi a primeira organizao noticiosa a fundir TV aberta, TV a cabo e Internet. Revistas e jornais passaram a enxergar na rede uma nova forma de comunicao, complementar as j existentes, para atingir seu pblico alvo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE, em junho de 2002, a audincia dos noticirios veiculados na Internet, no Brasil, cresceu cerca de 130%, em um ano. Hoje, considerada o maior espao de circulao de informao via rede de computadores, a Internet representa um novo campo para renovar as tcnicas do jornalismo, oferecendo assim como o jornal, a revista, o rdio e a TV, notcia, entretenimento, servios e negcios. Se compararmos a Internet a outros veculos, o meio com menor perodo de aceitao, levando apenas sete anos entre sua descoberta e difuso. Enquanto a imprensa levou 400 anos, o telefone 70 anos, o rdio 40 e a TV 25 anos. Seu desenvolvimento foi to grande e to rpido que j estamos na segunda gerao da Internet, a Web 2.0.
4 Jos Benedito Pinho em seu livro: Jornalismo na Internet: planejamento e produo da informao on-line, 2003. 5 William Henry Gates III, mais conhecido como Bill Gates, um magnata, filantropo, autor e, em parceria com o scio Paul Allen, fundou a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. um dos pioneiros na revoluo do Computador pessoal. 6 Trecho retirado do livro Jornalismo na Internet: planejamento e produo da informao online de Jos Benedito Pinho

12

A Web 2.0 deixou o espao mais dinmico e simples, bem como vemos hoje. Com seus sites modernos, pginas dinmicas, jornais e revistas eletrnicos, blogs, wikis, que so as pginas comunitrias da Internet que podem ser alteradas pelos prprios usurios, RSS, entre muitas outras funes. SURGEM OS BLOGS A princpio weblog era apenas um sistema onde as pessoas relatavam tudo o que achassem interessante na Internet, ou simplesmente, escreviam suas histrias e experincias pessoais, como em um dirio mesmo, s que virtual. Esse termo surgiu em meados de 1997, com Jorn Barger e foi destrinchado por Peter Merholz7, tornando-se apenas blog. Merholz, inclusive, foi o pioneiro no uso do blog e, em 1999, criou o www.peterme.com, como um complemento aos sites, integrando assuntos diversos como poltica e humor. Segundo Hewitt8, os blogs passaram a chamar a ateno quando entraram no espao da poltica e do jornalismo. E ento, surgiu um universo de blogs sobre a mdia e a poltica, que arrecadaram, nos Estados Unidos, grandes quantias para os candidatos, alterando o rumo das eleies presidenciais de 2004. Com o atentado ao World Trade Center, em 2001, que ficou conhecido como 11 de setembro, os blogs novamente se propagaram e trouxeram um novo estilo: os blogs de guerra. Os autores descreviam os acontecimentos da guerra, como a invaso e a conquista do Iraque. Logo, de divulgador de trabalhos, contos ou histrias, o blog passou a uma ferramenta muito importante de interao e expresso, um verdadeiro difusor de informaes. Aqueles mesmos jornalistas que escrevem para a Folha de So Paulo, O Estado de So Paulo, e revistas como Veja e poca So Paulo, esto aderindo ou j aderiram nova ferramenta. O desenvolvimento dos blogs se d em uma velocidade incrvel, assim como foi com a Internet em si que, comparada a outros veculos de comunicao, levou apenas sete anos entre sua criao e ampla difuso. A cada minuto so criados dois blogs no mundo todo. Mais de 70 mil so criados por dia. Acredita-se que 1 em cada 4 internautas brasileiros leiam blogs
7 8 Peter Merholz presidente e um dos fundadores da Adaptive Path. Hugh Hewitt em Blog: entenda a revoluo que vai mudar o seu mundo, 2007.

13

todos os dias em busca de informao ou entretenimento. A partir da, os blogs passaram a ferramenta de expresso e opinio que, at o momento da histria, no existia, assim define o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de So Paulo, Jos Augusto de Oliveira Camargo. E isso apenas o comeo. As notcias on-line, em geral, comeam a amadurecer.

14

OS BLOGS

15

Balaio do Kotscho

Tudo comeou com um blog... As pessoas procuravam ali o que no conseguiam encontrar nos jornais, revistas, rdios ou televises: interatividade. E essa interatividade proporcionou aproximao entre blogueiro e leitor. Bem como o Balaio do Kotscho muitos outros blogs de jornalistas despertam interesse, recebendo assim inmeros acessos. No entanto, vamos, ao primeiro momento, tratar do blog de Ricardo Kotscho1, pois nele encontraremos algo alm do simples blog de Kotscho. No se preocupe, voc saber do que estou falando. O Balaio do Kotscho surgiu em 11 de setembro de 2008, com o intuito de complementar o portal de notcias IG. Hoje, acessado por cerca de 443.843 leitores2, o Balaio apresenta uma idia da evoluo que essa ferramenta vem sofrendo em um curto espao de tempo, e os impactos que vem propiciando na comunicao e, em especial, nos leitores. Kotscho define que o diferencial do blog exatamente esse carter democrtico em que a informao se horizontaliza e as opinies se multiplicam, tirando o poder dos antigos formadores de opinio, os donos da verdade.

1 Ricardo Kotscho, 62 anos, jornalista desde 1964. J trabalhou em praticamente todos os principais veculos da imprensa brasileira (jornais, revistas e TV), nas funes de reprter, editor, chefe de reportagem e diretor de redao. Tambm foi correspondente na Europa nos anos 1970 e exerceu o cargo de Secretrio de Imprensa e Divulgao da Presidncia da Repblica no Governo Luiz Incio Lula da Silva, entre 2003 e 2004. Ganhou os prmios Esso, Herzog, Carlito Maia e Claudio Abramo, entre outros. Tem 19 livros publicados, dentre os quais Do Golpe ao Planalto - Uma vida de Reprter e A Prtica da Reportagem. 2 Dados colhidos no prprio blog Balaio do Kotscho (http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/) revelam que desde 12 de novembro de 2009, quando o Balaio foi cadastrado pelo IG no programa de aferio de audincia do Google at dia 28 de abril deste ano, ou seja, em menos de seis meses, o blog foi visitado por 443.843 leitores. Como muitos deles acessaram mais de uma vez, o Google contabilizou 754.262 acessos, originados de 127 pases / territrios diferentes.

17

09/09/2008 - 12:45 Meus queridos leitores, minhas queridas leitoras Pensaram que eu estava brincando? Pois, como vocs podem ver, finalmente est entrando no ar nesta quintafeira, 11 de setembro de 2008, o meu blog aqui no iG, o Balaio do Kotscho, com desenho do Paulo Caruso na capa e tudo. Espero que vocs usem este espao aberto para tratar de qualquer assunto da vida _ e no s para ler as histrias deste velho reprter, que h 44 anos vive rodando pelo Brasil e pelo mundo em busca de novidades para contar. Sei que tem blog demais no planeta e, daqui a pouco, vai ter mais gente escrevendo do que lendo. At porque, ningum consegue ler tanta notcia, como j cantava o grande Caetano no sculo passado. Mas, j que os editores do iG me deram esta oportunidade, vamos aproveitar para nos divertir um pouco. Quero dividir a responsabilidade pelo BK, vamos cham-lo assim, com os leitores. Aqui todo mundo vai ser emissor e receptor de informaes, no tem dono da verdade. No farei, portanto, qualquer espcie de moderao no blog, como j no fazia nos comentrios das minhas colunas no ltimo Segundo. Alm de ser humanamente impossvel acompanhar os comentrios online com a vida que levo, fao assim porque sempre fui um radical defensor da liberdade de expresso para todos _ e no s para mim. Por isso, fao um apelo para que todos se identifiquem com nome e endereo verdadeiros para permitir a troca de idias e experincias, como fazem, por exemplo, os grupos formados por ex-colegas de colgio. Outra coisa que no pretendo fazer polemizar com os leitores ou colegas de ofcio. Detesto esse negcio de fazer do blog uma guerra santa a favor ou contra quem quer que seja, dividindo o mundo entre os amigos que concordam comigo e os inimigos que discordam. Reprter, simplesmente, no pode brigar com os fatos, e no do meu feitio ficar batendo palmas pra ver louco danar. Sou apenas um contador das histrias que vi e ouvi. Quem quiser que conte outra. De vez em quando, posso entrar no espao de comentrios apenas para esclarecer dvidas ou corrigir informaes erradas apontadas pelos leitores nos meus posts. Boa sorte pra todos ns _ e seja o que Deus quiser! 18

Mais do que um blog, o Balaio do Kotscho um difusor de informaes e opinies. Seus textos expressam o verdadeiro sentido do jornalismo. Sem perder a clareza e a objetividade, Kotscho est sempre buscando esclarecer e mostrar o mais prximo da verdade, e como no podia deixar de ser, procurando pela notcia fresca, em primeira mo.

27/03/2009 - 16:56 Satiagraha, Daslu, Castelo de Areia Nove da manh. Termino de fazer a moderao dos comentrios da noite e penso no que vou escrever hoje. Leitores me pedem para comentar notcias que esto nas capas dos jornais e dos portais: a condenao e priso da dona da Daslu, a Operao Castelo de Areia, que pegou em flagrante a empreiteira Camargo Corra e vrios partidos polticos, a interminvel novela da Operao Satiagraha e seu delegado Protgenes Queirz, que flutua entre o papel de heri e de vilo, e por a vai Escrever o qu, alm de tudo o que j foi publicado? Tenho alguma coisa indita a dizer ou vou dar apenas mais uma opinio sobre assuntos que mobilizam a imprensa, a Polcia Federal e a Justia em busca da verdade? O que posso acrescentar ao leitor, se no sei a verdade? Desde o primeiro dia, o Balaio tem procurado outros assuntos que no esto na capa dos jornais para que ningum pense em dar um tiro na cabea depois de ler o noticirio. Por isso, para mim quem tem razo a leitora Blenda, das 22h58 de quinta-feira, que escreveu ao final do seu comentrio: Acho legal que aqui surjam assuntos amenos. Na mdia toda sempre a mesma coisa. Parece at que foi o mesmo profissional que escreveu. Tenho a mesma impresso e o mesmo desencanto ao final da leitura que fao do noticirio todas as manhs. Alm do pensamento nico, agora temos a pauta nica que mobiliza todos os jornalistas a escrever as mesmas coisas do mesmo jeito. Dez da manh. Tive que dar um tempo no que estava escrevendo a acima para dar uma entrevista a um grupo de crianas de uma biblioteca municipal, que vieram me encontrar no Caf Santo Gro, aqui na frente prdio onde moro, onde sempre marco meus compromissos. As nuvens pretas do noticirio desapareceram num instante quando comecei 19

a conversar com Beatris, Bruna, Clara, Cosmo, Matheus e Thalita, crianas animadas como se estivessem chegando a um parque de diverses. Antes que elas me fizessem a primeira pergunta, quem as comeou a entrevistar fui eu, curioso por saber de onde eram, o que faziam e o que as levou a procurar este velho reprter. Estou habituado a dar entrevistas para estudantes de jornalismo, mas a primeira vez que me vejo diante de alunos do primeiro grau que querem ser reprteres e esto curiosos em saber como este trabalho. Fiquei alegremente surpreso com a histria que ouvi e, mais ainda, com o que me mostraram: a coleo do Jornal da Hora, uma publicao mensal de quatro pginas, que as prprias crianas escrevem desde abril do ano passado. Mas a histria deste jornal infantil muito mais antiga, tem mais de 70 anos. Comeou quando o grande Mrio de Andrade, primeiro secretrio municipal de Cultura de So Paulo, criou a primeira biblioteca infantil do pas, a Monteiro Lobato, na Vila Buarque, regio central da cidade. A biblioteca tem que ter um jornalzinho, anunciou Mrio de Andrade, e assim surgiu a Voz da Infncia, cuja publicao s seria interrompida j nos anos 90 do sculo passado. Um dos primeiros colaboradores do jornal, quando ele tinha 11 anos, foi o consagrado compositor e cientista Paulo Vanzolini. Em 2006, quando a Biblioteca Municipal Infantil Monteiro Lobato comemorou 70 anos, a sociloga Vera Alves, responsvel pela rea de ao cultural, juntou algumas crianas para produzir uma edio especial da Voz da Infncia. A turma gostou tanto da experincia que continuou fazendo o jornal todo ms, e editou 15 nmeros, at julho de 2007, quando ele fechou de vez por falta de recursos. Na mesma poca, Vera, que era funcionria municipal concursada, aposentou-se e criou a ONG Instituto Brasil Arterial _ Comunicao e Artes, que hoje trabalha com 1.200 alunos, junto a quatro escolas da Prefeitura. Uma das principais atividades da entidade justamente o Jornal da Hora que veio fazer uma entrevista comigo. Com circulao de dois mil exemplares, distribudos na biblioteca, nas escolas e outras instituies, o jornal todo feito por 18 crianas, entre 7 e 15 anos. 20

No primeiro nmero, o aluno Gabriel Rodrigues, de 11 anos, definiu o esprito do jornal: Fazer o jornal expor minhas opinies, ento no fao jornal por obrigao, mas para expor minhas idias. O que eu mais gosto escrever textos. mais ou menos o que acontece comigo aqui no Balaio e eu procurei explicar aos pequenos jornalistas nas 15 bem formuladas perguntas que me fizeram, como se fosse um jogral de entrevistadores, cada um fazendo a sua marcada no roteiro que prepararam com a ajuda das coordenadoras Vera Alves e Valria Silva. Beatris Duraes, de 11 anos, que sentou a meu lado com o gravador, j estava impaciente para comear a fazer as perguntas. Mas antes de falar ainda fiquei sabendo que a sobrevivncia do jornal est garantida pelo menos at julho. O Jornal da Hora ganhou no final do ano passado os R$ 18 mil do Premio Ludicidade- Pontinho de Cultura, promovido pelo Ministrio da Cultura. Foi a mais gratificante das entrevistas que concedi este ano a estudantes. Ao contrrio dos universitrios, que s costumam ler as perguntas e ficam olhando para o gravador, estas crianas prestavam uma ateno danada ao que eu falava _ retrucavam, reagiam, perguntavam de novo, como costumavam fazer os bons reprteres de antigamente. Na volta ao computador, vou olhar novamente os comentrios, vcio de todo blogueiro, imagino, e encontro a boa notcia de que o nosso leitor Brasil de Abreu, um policial militar aposentado, fregus aqui do Balaio, conseguiu fazer a cirurgia de que necessitava e est passando bem. s 11h51, ele enviou um comentrio agradecendo leitora Norma, que lhe indicou a Faculdade de Medicina de Santo Andr, onde ele conseguiu finalmente ser atendido, depois de passar um tempo tentando, em vo, fazer o tratamento no Hospital da Polcia Militar. Depois de agradecer a solidariedade que recebeu de outros leitores, ele escreveu ao final do seu comentrio: A todos meus amigos anuncio a volta ao Balaio. Desta forma, hoje ganhei o dia, s lidando com coisa boa. Os leitores que me perdoem, mas quem espera ler sobre coisa ruim ou baixarias neste Balaio ainda vai ter que esperar mais um pouco. Sei que estas histrias de superao, de gente que faz acontecer, de pessoas 21

decentes que ficam doentes com a desonestidade, de jovens animados como os do Jornal da Hora rendem menos audincia e comentrios do que futricas e escatologias, mas me sinto mais feliz assim. Estou muito velho para mudar minha forma de ser jornalista.

Para Kotscho, no houve mudana no fazer notcia, e aponta que a diferena que [...] Nos jornais, nas revistas e mdias eletrnicas tradicionais, com raras excees, prevalece o monlogo. O leitor apenas um receptor passivo da informao. Nas novas mdias, o mais importante a interao com os leitores, ou seja, o dilogo, num processo democrtico em que todos so ao mesmo tempo emissores e receptores de informaes. Aqueles que acompanham a trajetria profissional do jornalista observam que Kotscho no deixou de fazer o jornalismo que sempre fez, com a profissionalidade e tica que sempre manteve, o que mudou apenas foi o meio em que suas matrias so publicadas. No blog. E como o prprio diz Estou muito velho para mudar minha forma de ser jornalista.

22

Do Blog ao Boteco

NO BOTECO, COM MUITO ORGULHO SIM!3 A histria comea assim: Era uma vez um Balaio. Que se transformou em bero de ouro. No tinha riqueza material nenhuma, pois isso no fazia a menor diferena para as suas crias, os seres que ele pariu. Era o Balaio do Kotscho, um blog de um notvel jornalista chamado Ricardo. As pessoas comearam a acompanhar os assuntos ali publicados e a dar suas opinies numa interao e debate de bom gosto. Tanto bom gosto que teve uma bela moa que foi garimpando ali no meio dos comentaristas gente que ela foi gostando e saiu convidando a todos para baterem um papo mais descontrado num boteco virtual. Com cachaa virtual e tudo. Ai, todos, gente virtual, assim mesmo de carne e osso como voc que est lendo agora, foi chegando, se sentando e a conversa comeou. E junto com ela, veio a amizade. To forte e sincera que quase abolimos aquele ditado antigo que dizia que as boas amizades no so feitas no boteco. Deixamos o ditado para quem quiser considerar a vida assim, porque para ns, foi o melhor acontecimento j acontecido aqui e alhures, por muitos e muitos anos, de todos os tempos. A madrinha at emprestou seu nome ao substantivo e virou jornalizta (Explico a grafia errada. Errada no. a boniteza da mistura que se deu de jornalismo com seu nome Aliz). De l para c, vou lhes contar um negcio: o trem ficou bo demais. Tem mineiro (nem precisava dizer, n?), tem paulista, paulistano, acreano, goiano, carioca, brasileiros, assim de carne e osso como todo boteco que se preza. L, cada um tem a sua maneira prpria de ser, suas crenas, seus trabalhos, seus problemas, mas muita, muita alegria e doao e entrega e companheirismo e sinceridade e respeito e tica. E corao saltitando quando junta a turma toda e corao agoniado quando falta um ou outro. Fala-se
3 Texto retirado do Boteco do Balaio http://groups.google.com.br/group/boteco-do-balaio

23

de tudo, vive-se de tudo, numa intensidade que nem d tempo de ningum se embriagar. Rimos muito juntos, aprendemos juntos, preocupamos juntos, choramos juntos. Tanto que s falta o abrao fora da tela. De carne e osso mesmo. Mas isso ainda vai acontecer. D uma passadinha l! (Jos Claudio, mais conhecido como Cac pelos botequeiros)

Com uma idia de Aliz de Castro4 e pronto, formou-se um frum, ou melhor, o Boteco do Balaio. Frequentado pelos mesmos leitores assduos do Balaio do Kotscho, o Boteco tornou-se uma filial do blog, onde pessoas de todo o Brasil e at mesmo de outros pases se renem para tratar de assuntos diversos e pessoais. Enfim, uma lista de discusso na internet, bem como define sua prpria criadora. Aliz conta que no comeo, quando o Kotscho no moderava os comentrios em seu blog, os leitores tinham liberdade para comentar todos os assuntos que o jornalista trazia tona e tambm para interagir com os demais comentaristas do blog. E essa interao, proporcionou a alguns integrantes, afinidade e proximidade, fazendo nascer, assim, uma grande amizade virtual. Com o tempo o Kotscho precisou moderar os comentrios e conter os excessos, j que muita gente ignorante estava usando aquela rea para proferir improprios e ofender os outros, inclusive o jornalista e blogueiro, o que fez com que a qualidade do debate promovido na rea de comentrios casse muito, ento ele adotou a moderao., explica Aliz de Castro. E complementa dizendo que essa moderao prejudicou a interao entre os frequentadores mais assduos do blog. E como eu queria manter aquilo vivo afinal era algo indito entre os blogs de jornalistas famosos pensei em criar um tipo de boteco do balaio, onde esses amigos que se encontravam l pudessem papear a vontade e tivessem um canal exclusivo, sem moderao, finaliza sua explicao sobre a idia de criar uma filial do blog de Kotscho. E assim, surgiu o Boteco do Balaio. Mais do que uma lista de discusso sobre assuntos da atualidade, uma famlia, o espao foi ganhando fora e hoje conta com a participao de 66 membros.
4 Aliz de Castro Lambiazzi, 28 anos jornalista formada pela Faculdade Integrao Zona Oeste (FIZO, atual Universidade Anhanguera) e blogueira. Para conhecer um pouco mais sobre sua vida, personalidade e profisso basta acessar um de seus 6 blogs: Jornalizta, Texto-Sentido, Por esses vages, Nos olhos de quem v, Imortalizando e Boteco-do-Balaio.

24

A primeira pgina, ou melhor, a cara do Boteco do Balaio

Reporto, abaixo, o texto escrito por Aliz, na primeira pgina do Boteco do Balaio, pois este define exatamente o que o espao, com seus princpios e objetivos.

Bem-vindo(a) ao Boteco do Balaio! Este boteco foi aberto pelos leitores assduos do blog Balaio do Kotscho (http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/). Nos encontramos l, nos conhecemos e assim foi nascendo uma amizade virtual muito gostosa que no quer acabar. Aqui, no preciso partilhar das mesmas opinies, apenas dos mesmos princpios de tica, respeito e amizade. Criamos este espao justamente porque o Balaio comeou a ser invadido por seres que no sabem respeitar os diferentes pontos de vista, usando apenas de baixarias, violncia verbal, atitudes duvidosas, expresses chulas, mau caratismo e outros mtodos repugnantes para fazer valer suas verdades. Alis, acho que os frequentadores deste boteco nem querem estipular verdades. Todos sabemos da amplitude dessa palavrinha e do perigo

25

que ela representa. Ns s queremos liberdade para conversar sobre o que for, expor os nossos pontos de vista, falar besteiras, discurtir poltica, religio e futebol, enfim, o que der vontade em cada um. Aqui, a vivncia de cada um tem muito valor, bem como a presena e a palavra. Embora carregue o nome de boteco, um ambiente limpinho, saudvel, amigo e aconchegante, e essa proposta ser respeitada, tenho certeza! Pode se achegar e abrir a primeira garrafa. Beijos Aliz

Foi tudo muito tmido e sem grandes pretenses. Criei o grupo de discusso Boteco do Balaio e convidei esse pessoal que encontrei nos comentrios do Balaio, inclusive o Kotscho, que sempre foi muito receptivo e acessvel. E assim nasceu essa, que o Kotscho chama de filial do Balaio., finaliza a jornalista e blogueira. Bem como uma grande e bonita famlia, o Boteco conta com inmeras histrias engraadas e experincias inusitadas. No entanto, uma em especial, contada por Aliz de Castro, vale um espacinho aqui. Sherlok Robson Era uma vez um botequeiro chamado Enio. Enio tem distrofia, mas apesar da dificuldade para articular-se, tanto na fala quanto com as mos, um debatedor talentosssimo, muito inteligente e sagaz, um botequeiro indispensvel. Em uma poca, ele sumiu. Simplesmente sumiu. No aparecia mais no Boteco, no mandava e-mails e at seu blog ficou abandonado. Ento, seus amigos botequeiros ficaram muito preocupados. E sem saber o que fazer... Eis que surge, ento, o botequeiro Robson. Robson de Campinas, mas vivia conversando com Enio sobre a regio onde morava, as ruas onde cresceu, a vizinhana e tudo o mais. Robson cismado com o sumio do amigo resolveu vir para So Paulo, determinado a encontr-lo.

26

Sem leno nem documento. A nica informao que tinha era que Enio morava na regio Norte de So Paulo e que era em um prdio, e pelas conversas mantidas anteriormente lembra-se de alguns pontos de referncia citados pelo amigo. Robson desbravou e encarou todos os obstculos at encontrar o amigo. Enio ficou muito emocionado com a preocupao e disposio de Robson que saiu em busca de noticias suas. Ao final, o amigo botequeiro sumido estava apenas sem internet e, por isso, no pode se comunicar. Robson passou, ento, um domingo inteiro com Enio e sua famlia. E no dia seguinte, rumou tarde da noite, de volta Campinas, a fim de contar as novidades para os demais botequeiros.

A histria retratada acima foi adaptada, mas verdica, levando em considerao as informaes cedidas pela jornalista, blogueira e botequeira Aliz de Castro Lambiazzi, que a vivenciou.

COMEMORAnDO nO BOTECO

O aniversrio do Boteco do Balaio foi comemorado em grande estilo, recebendo uma homenagem exclusiva de Ricardo Kotscho e direito a relato de sua organizadora Aliz de Castro.
03/02/2010 13:39 Um ano de Boteco do Balaio, onde o virtual virou real Foi no dia 04 de fevereiro do ano passado que entrou no ar uma experincia na internet: uma filial criada no Google pelos prprios leitores deste Balaio. Semanas antes, eu me vi obrigado a fazer a moderao do blog em razo da quantidade de comentrios ofensivos enviados por um grupo de cachorros loucos e tambm para evitar que o Balaio se transformasse num chat, uma sala de bate-papo dos leitores. No era este meu objetivo, declarado no dia em que o Balaio entrou no ar, no dia 11 de setembro de 2008. Queria que este fosse um espao absolutamente livre, mas a realidade me levou a implantar a moderao, que d um trabalho danado e perdura at hoje. Passo boa parte do

27

dia no meu computador e leio todos os comentrios. Com o tempo, os cachorros loucos desistiram, mas vira e mexe aparecem novos, e sou obrigado a exclu-los do nosso convvio. A opinio aqui livre, mas a baixaria, no. Internet no porta de banheiro. J habituados ao bate papo dirio, alguns leitores no se conformaram e resolveram criar seu prprio espao para conversar. Eles se conheceram aqui, ganharam vida prpria, muitos se tornaram amigos e, em setembro do ano passado, no primeiro aniversrio do Balaio do Kotscho, promoveram um encontro em So Paulo, com a participao de leitores de vrias regies do estado e do pas. O que era virtual virou real. A iniciativa foi da jornalista Aliz de Castro Lambiazzi, a incansvel animadora do Boteco do Balaio, a quem pedi que me enviasse um depoimento, que reproduzo abaixo, sobre esta indita experincia, que agora vai virar trabalho acadmico. Aliz j foi entrevistada sobre o Boteco pela estudante Fernanda Magalhes, da UNIP, que est fazendo seu TCC (Trabalho de Concluso de Curso) centrado na experincia dos blogs. Com apenas 16 meses no ar, o Balaio do Kotscho j foi linkado por mais de 65 mil blogs de todo o pas. Por tudo isso, s posso me sentir muito gratificado com este trabalho, para mim tambm indito, graas aos leitores fiis e aos novos que no param de chegar. Quem quiser participar do Boteco do Balaio s entrar em contato com a Aliz: jornalizta@gmail.com (ateno: este jornalizta com z mesmo, aluso ao nome dela). Abaixo o relato de Aliz: [...] Um Balaio indito s poderia gerar um Boteco mais indito ainda Kostcho, voc costuma dizer que este um fato indito: um blog ganhar uma filial. Eu tambm acho que , pelo menos no vi nada parecido na net ainda. Detalhe: o seu Balaio, to amado por todos ns, no possui apenas uma lista de discusso como filial, mas tambm um outro blog (HTTP://boteco-do-balaio.blogspot.com/), onde colocamos as brincadeiras e fatos interessantes que vivemos por neste Boteco doido que nasceu dos seus leitores. E diferente como s o Balaio , o Boteco do Balaio no foge regra, pois um espao completamente inusitado!

28

Parece um boteco de verdade. Balco, mesas espalhadas onde despejamos os papos variados da gente, cachaa, vinho, suco e at samambaia enfeitando o espao. At arranca-rabos tem, acredita? Esse humilde antro de bebericagens j rendeu risos e lgrimas intensamente, acho que a todos. Ali, a emoo acontece em todos os sentidos, de forma plena. No a toa que chegamos a um ano de vida, no ? Voc me pergunta sobre algum fato pitoresco, e eu passei a madrugada procurando, mas to difcil escolher! Esses balaieiros-botequeiros que so pitorescos em tudo. O interessante ali que todos partilham da mesma fantasia, numa sintonia mgica em que um d continuidade criao do outro. Foi assim que o Boteco ganhou cor, objetos, situaes e vida! E se os papos no so to intensos como no Balaio, porque hoje a amizade fala mais forte. Muitos preferem calar do que entrar em litgio com o amigo. Aos meus olhos, isso lindo! Mas vou te contar: conversamos sobre tudo o que voc possa imaginar. s vezes levamos temas do Balaio para l, ou simplesmente fatos da sua rea de comentrios, que ganham continuidade ali, entre ns. Temas em alta na mdia tambm so discutidos, como a morte do Michel Jackson, as leis absurdas de Kassabs e Serras, enfim, uma variedade enorme. Mas tem um algo mais. Eles escrevem poemas, compem musicas, repentes, fazem piada, discutem poltica e religio, criam vdeos. Riem de si mesmos e uns dos outros na cara dura. Contam casos e causos. Temos contistas, cronistas, poetas, psiclogos, polticos natos. Cantam, tocam violo, trocam fotos, mostram a cara, a casa e a famlia. So transparentes, e por isso mesmo no dia do seu Encontro ningum se estranhou: estavam ali exatamente as mesmas pessoas que convivem com a gente on-line, com as mesmas manias e a mesma conversa, sem nenhuma contradio. Acho que um dos fatos que marcou o Boteco foi quando o Robson saiu de Campinas para procurar o Enio, em So Paulo. Ningum conhecia ningum pessoalmente ainda, mas j ramos bastante ntimos. O Robson nem tinha o endereo do Enio, apenas algumas referncias obtidas nas conversas do Boteco. O Enio estava sumido h um ms e todos ns estvamos muito preocupados (ele essencial, fazer o que?). Num belo domingo, Robson pegou as referncias que tinha e fuou at achar a casa do Enio. Passaram horas juntos, e essa surpresa

29

emocionou todos ns para sempre, alm de nos tranquilizar com notcias desse ilustre botequeiro. Foi a partir disso que o nosso amigo ganhou o nome de Sherlock Robson, que avisado logo que algum botequeiro demore a aparecer. E esses encontros surpresa vivem acontecendo, viu! A relao entre os botequeiros j deixou de ser virtual h muito tempo, e isso que legal. O que tenho orgulho de destacar sempre a transparncia dessas pessoas. Pessoalmente, nenhum de ns se estranha, mesmo no primeiro encontro, porque na internet ningum tenta ser diferente do que , e isso reflete quando nos vemos pessoalmente, como se j nos conhecssemos h muito tempo. E fora isso, rola tambm uma troca de presentes por correio, cartas, enfim... Ah! Algo de legal que fizemos tambm, agora no final do ano, foi o amigo secreto do Boteco. Organizamos um amigo secreto virtual. Sorteamos os nomes com a ajuda do site amigosecreto.com, brincamos muito com mensagens annimas, mas o melhor foram os presentes. O presente tinha que ser virtual, ento, tivemos que soltar a imaginao para bolar uma homenagem ao amigo secreto exclusiva, personalizada. O dia da entrega foi emocionante! O pessoal se dedicou de verdade e surgiram surpresas lindas, bacanrrimas. Vdeos, msicas, poesias, uma infinidade de presentes virtuais que surtiram efeitos reais e inesquecveis, melhor do que se tivssemos trocado presentes de verdade. O prprio Encontro do Balaio foi o acontecimento pra ns, a coisa mais marcante de todas. Nele, alm de nos conhecermos pessoalmente, conhecemos outros balaieiros e voc, o nosso grande presente. Nessa caminhada, dividimos muito, coisas tristes e alegres, e acho que isso que d alma ao Boteco. Perdemos a Ana Luza, to novinha, nossa Borboletinha amarela, o que nos chocou e entristeceu profundamente. Giu anunciou a chegada de seu primeiro filho. Norma e Sandrinha foram, recentemente, visitar Enrique (o nosso motobico) na casa dele, no meio da enchente em Sampa e pelos relatos, foi uma tarde incrvel. At a vaquinha do Simei, l no Acre, j celebridade entre ns, tornando-se pintura sensual (risos). A morte da cachorrinha do Robson, aps 11 anos de convivncia, que mexeu com todos. Enfim... no tem como classificar, esse boteco , de fato, livre, louco e informal. E pulsante! Essa a melhor parte. Por essas e outras que esse primeiro ano est sendo comemorado. Essas

30

pessoas que formam o Boteco, e que renasceram uns para os outros no seu Balaio, tm descoberto outra forma de vida na internet, e dividido isso com muito amor e muita solidariedade. Espero que comemoremos muitos outros aniversrios! Obrigada Kotscho, mais uma vez, a culpa toda sua! Aliz

Como foi citado pela Aliz em seu relato e por ser um evento importante para todos os blogueiros e botequeiros que tiveram a oportunidade de participar, no poderia deixar de falar do Encontro do Kotscho. Organizado pelos mesmos frequentadores assduos do Balaio do Kotscho e botequeiros de planto, a comemorao foi, lgico, em um boteco. E com a presena ilustre do jornalista Kotscho. Uma experincia inesquecvel, posso descrev-la pois estive pessoalmente no encontro. Impressionante, inusitado e emocionante. Incrvel o que um blog capaz de fazer... Reunir pessoas de vrios cantos do pas em um mesmo espao, com um mesmo objetivo. E mais, transformando o virtual em real. Essa interao e proximidade que s o blog pode proporcionar. Onde mais esses blogueiros e botequeiros poderiam conhecer jornalistas to conceituados e admirados como Ricardo Kotscho e Audlio Dantas5?

5 Audlio Dantas nasceu em Tanque dArca, em 08 de julho de 1929, e tornou-se jornalista e escritor. Foi premiado pela ONU por sua srie de reportagens sobre o Nordeste brasileiro, publicadas na extinta revista Realidade. J foi Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de So Paulo poca do assassinato do jornalista Vladimir Herzog. E mais, foi o primeiro presidente da Federao Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e deputado federal. Tem em seu portflio o livro Reprteres e O Menino Lula.

31

Botequeiros, blogueiros e jornalistas, todos reunidos.

Aliz de Castro e o jornalista Ricardo Kotscho

32

Ricardo Kotscho, Vanira Kunc e Audlio Dantas

33

Blog do Nassif

Bem como Ricardo Kotscho, outro grande nome do jornalismo aderiu ao blog: Luis Nassif, introdutor do jornalismo de servios e do jornalismo eletrnico no pas. Creio eu que o Blog do Nassif seja o exemplo perfeito para mostrar o verdadeiro papel dos blogs, sua representatividade e o impacto que causa para a comunicao e quem dela faz parte, ou seja, os leitores. Portanto, contarei a trajetria pessoal e profissional de Luis Nassif queles que no tiveram a oportunidade de acompanh-lo, mesmo que por trs de seus textos, impressos ou virtuais, assim como eu. Luis Nassif nasceu em Poos de Caldas, Minas Gerais, no ano de 1950. Formado em jornalismo pela Escola de Comunicao e Artes da Universidade de So Paulo, trabalhou na revista Veja, entre 1970 e 1979. Em seguida, foi para o Jornal da Tarde, onde criou as sees Seu dinheiro, sobre finanas pessoais, e Jornal do Carro. Em 1983, trabalhou na Folha de So Paulo como colunista e membro do conselho fiscal. Embora escrevesse sobre economia, possua uma coluna de crnicas no jornal. Ficou na Folha at 2006, com um intervalo entre 1987 e 1991, quando criou a Agncia Dinheiro Vivo, de notcias de economia em tempo real. Vencedor dos prmios Esso de Reportagem (1986), por sua cobertura do Plano Cruzado, Ayrton Senna, na categoria Jornalista Econmico (2003), Melhor Jornalista de Economia da Imprensa Escrita do site Comunique-se (2003, 2005 e 2008), Nassif tambm recebeu meno honrosa do prmio Jabuti de 2003, categoria crnica. Alm da atuao em meios impressos, o jornalista tambm trabalhou como comentarista econmico na TV Cultura e na TV Bandeirantes. Durante sua trajetria j publicou os livros O Menino de So Benedito e Outras Crnicas (2001), O Jornalismo dos Anos 90 (2003) e Os Cabea-de-Planilha (2007). No satisfeito, o homem ainda tocador de bandolim, cantor e compositor, de samba e choro.

34

Criou o blog, Blog do Nassif, em maio de 2006, hospedado pelo provedor UOL, pertencente ao grupo Folha da Manh, at setembro de 2006. Atualmente, est hospedado no portal IG, sob o endereo http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/. Em 2007, lanou o Dossi Veja, uma srie de textos denunciando as manipulaes e distores intencionais encontradas no noticirio da revista semanal. As matrias sobre a Veja podem ser acessadas no endereo http://luis.nassif.googlepages.com/home. Nassif explica que havia duas razes para estabelecer uma competio com um blogueiro da revista. A primeira foi para demonstrar que, com a Internet, o predomnio das grandes publicaes foi interrompido e que mesmo sem um grande rgo de imprensa tradicional por trs, possvel mobilizar pessoas para a disseminao de informaes. E a segunda, para que seu blog ajude a dar visibilidade s reportagens publicadas.
[...] O macartismo e o jornalismo de negcios6 O maior fenmeno de anti-jornalismo dos ltimos anos foi o que ocorreu com a revista Veja. Gradativamente, o maior semanrio brasileiro foi se transformando em um pasquim sem compromisso com o jornalismo, recorrendo a ataques desqualificadores contra quem atravessasse seu caminho, envolvendo-se em guerras comerciais e aceitando que suas pginas e sites abrigassem matrias e colunas do mais puro esgoto jornalstico. Para entender o que se passou com a revista nesse perodo, necessrio juntar um conjunto de peas. O primeiro, so as mudanas estruturais que a mdia vem atravessando em todo mundo. O segundo, a maneira como esses processos se refletiram na crise poltica brasileira e nas grandes disputas empresariais, a partir do advento dos banqueiros de negcio que sobem cena poltica e econmica na ltima dcada. O terceiro, as caractersticas especficas da revista Veja, e as mudanas pelas quais passou nos ltimos anos. 6 Matria postada no Blog do Nassif, http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/, no dia 30/01/08 as 20:01

35

A partir de agora, e nos prximos dias, publicarei, em captulos, a historia que tenta explicar esse fenmeno de anti-jornalismo. No captulo 1 Os Momentos de Catarse e a Mdia analisam-se as pr-condies que abriram espao para o estilo que tomou conta da revista nos ltimos anos. No captulo 2 A Mudana de Comando, o que significou a ascenso de Eurpides Alcntara e Mrio Sabino ao comando da revista de maior circulao do pas. [...]

Vamos ao comeo, para entender melhor o conceito e o desenvolvimento do blog do jornalista Luis Nassif.

30/05/06 O Blog Depois de algum tempo de resistncia, resolvi aderir aos blogs. Em parte, por acreditar que o futuro do jornalismo est na Internet. Em parte, devido enorme e revitalizante interao com o pblico leitor. Durante alguns anos, em lugar de temas econmicos, publiquei crnicas na minha coluna de domingo na Folha. Era uma maneira de trazer tona uma veia literria de juventude, que o jornalismo tinha contido por alguns anos. Mas tambm uma forma de passar a mensagem de que um pas no se fazia apenas com a v economia. Havia valores relevantes, que absorvi ao longo da infncia e da adolescncia, do incio da maturidade, que pareciam desaparecidos nessa gelia geral da internacionalizao dos anos 90. E havia uma enorme demanda dos leitores por temas dessa natureza. As crnicas me renderam enorme satisfao e um prmio de finalista do Jabuti, categoria contos e crnicas, com o livro O Menino de So Benedito. Quando a Folha, por razes editoriais internas, decidiu suspender a publicao, passei a prospectar a Internet, atravs de sistemas de mailing, de ferramentas de extrao de endereos. E a a emoo redobrou. Voc assistia os e-mails sendo disparados, ia recebendo os retornos, acompanhando os lidos, os no lidos, e o mailing foi sendo enriquecido com pedidos de incluso que muitos me honraram,

36

com os de Ivan Lessa, Jader de Oliveira, Artur da Tvola, os incentivos de Moacir Scliar, dentre outros. Apenas uma coisa me incomodava. Com o fim das crnicas na Folha, perdi os meus velhinhos, um pblico mais velho, pouco afeito Internet, mais chegado ao papel, mas que aquecia meu corao com suas cartas e bilhetes. O formato do blog ser o seguinte: 1. Durante a semana prevalecero os comentrios polticos e econmicos. 2. Nos finais de semana, as crnicas e comentrios sobre msicas, alm de trechos de livros meus j publicados. Orgulho-me muito do nvel de meus leitores. Sempre que levanto um tema polmico, costumo receber e-mails consistentes, de pessoas com diferentes opinies. Pretendo abrir espao para esse tipo de comentrio, mais do que para os comentrios curtos e impressionistas dos blogs convencionais. Por isso mesmo, quem tiver comentrios maiores a fazer, poder escrever para luisnassifonline@uol.com.br. Os melhores sero publicados, dentro dos limites de espao do blog. O Blog ser dividido em quatro categorias principais, o Blog propriamente dito, Crnicas, Minhas Msicas e Livros. Todo o material blogado sair obrigatoriamente na pgina do Blog. Mas ficar armazenado, inclusive para efeito de pesquisa, nas janelas correspondentes a cada categoria. Em Crnicas pretendo trazer reminiscncias, um pouco de historiografia e temas ligados histria da msica. Em Minhas Msicas, vou expor pesquisas com msicas marcantes ou com lanamentos de novos autores. Eventualmente, incluirei composies minhas. Em Livros, trechos de livros j publicados, e ensaios de novos livros em que estou trabalhando. Para temas mais complexos, pretendo exercitar um tipo de cobertura j ensaiada em discusses como a da TV Digital e a da transposio das guas do So Francisco. Haver uma interao com o site do Projeto Brasil (www.projetobr.com.br) e uma explicao didtica dos diversos ngulos envolvidos na discusso, assim como a participao de cada ator trazendo seus argumentos, rebatendo os argumentos da parte contrria, tudo no tempo real que a Internet permite praticar. Espero poder cumprir um papel dentro desse espao precioso que o UOL me abriu.

Nassif exalta a participao do leitor, com comentrios, que viriam a ser publicados em seu blog caso merecessem tal destaque. Entramos, ento, em

37

uma das principais caractersticas dessa ferramenta, a interao entre escritor e leitor. Coisa rara de se ver... Essa troca de informaes, as discusses e debates acerca de determinado assunto, polmico ou no. Ou melhor, o espao pblico para expressar uma opinio e, at, complementar uma informao, como mostra o post7 intitulado A rede e os g00db0ys.

21/02/08 Chamo a ateno de vocs para um resultado genuno do trabalho em rede. O trecho abaixo fecha o captulo Lula meu libi, no dossi Veja. Foi um trabalho minucioso de pesquisa feito por vocs. Quando pedi a ajuda de vocs, houve quem risse do pedido. Esse povo no sabe o que o trabalho cooperativo em rede. O bad boy e os g00db0ys No domingo, quando publiquei o Captulo sobre esse suspeito dossi italiano, cujo link estava na coluna de Mainardi, o leitor Joo Alcntara, juiz aposentado, analisou o documento e ajudou a reforar as suspeitas da fraude: 1) O documento no tem comeo nem final. O documento tem duas numeraes. Uma, aparentemente a numerao oficial do inqurito. Outra, uma numerao especfica do documento. Por exemplo, a primeira pgina tem o nmero 1 (que do dossi entregue a Mainardi) e o nmero 136 (que provavelmente do inqurito da polcia italiana). Significa que foram escondidas as 135 primeiras pginas do inqurito original. O que continham? 2) A diferena da numerao no incio do arquivo de 135 paginas. J no final de 140, indicando que foram suprimidas 5 paginas, sem motivo algum. Entre a penltima e a ltima pgina esto faltando a 317 e 318. 3) Depois, a numerao do documento vai at a pgina 75 (que corresponde pgina 210 do documento original). A partir da, acaba a numerao original. um claro sinal de que alguma coisa, que no interessava, foi suprimida do documento original. 4) s conferir a pgina 97 do documento. Comea a falar de Motta 7 Post a forma substantiva do verbo postar, que se refere a uma entrada de texto efetuada em um blog. As postagens so organizadas, geralmente, de forma cronologicamente inversa na pgina, ou seja, as informaes mais atualizadas aparecem primeiro.

38

Veiga (o principal contato de Dantas com a mdia) e, de repente, acaba. H indcios fortes de que Mainardi divulgou intencionalmente uma fraude. Mais tarde, um trabalho investigativo feito pelos prprios leitores do Blog permitiu reforar as suspeitas sobre as fontes de Mainardi. Acompanhe os nossos sherlocks: 1. O leitor Aton Fon abriu as propriedades do PDF com o relatrio sobre a Telecom Italia, e descobriu a data em que o documento foi preparado: criado em 21 de janeiro e modificado pela ltima vez no dia 22 de janeiro. 2. O leitor Salles pegou a dica e foi at o blog de Janana Leite que j admitiu ter como fonte Rodrigo Andrade, do Opportunity. L, ele levantou um post que falava sobre os problemas da Telecom Itlia. Endossava todas as hipteses do Opportunity, mas no mencionava a fonte de suas informaes. 3. O nome do post era estranho: g00db0ys, assim mesmo, com zero em lugar do O. E foi publicado no dia 21 de janeiro, mesmo dia em que o PDF foi criado. 4. 5. A, consultou o texto da jornalista para entender o que vinha a ser Curioso, foi at o relatrio sobre a Telecom Itlia, indicado por esse g00db0ys. Mainardi na sua ltima coluna. E o que achou? A expresso era a mesma do relatrio sigiloso sobre a Telecom Itlia, inclusive os zeros em lugar do O. Janana, que tem como fonte o Opportunity, tinha se baseado no mesmo relatrio de Mainardi, que diz ter como fonte italianos. A rede ajudou a desmascarar a pantomima em torno do relatrio que Mainardi garantia ter recebido da Itlia.

Uma das caractersticas principais de Nassif essa: colocar a cara para bater, sem medo de revelar a verdade que enxerga. Isso o que falta em muitos jornalistas de hoje e, claro que com a restrio dos veculos essa tarefa parece impossvel. No entanto, o que vemos no Blog de Nassif justamente o contrrio, e isso contribui para que o blog seja uma ferramenta crucial para a expresso e difuso da opinio e informao.

39

De Cuba, Com Carinho

H criaturas mestias difceis de classificar em alguma ordem e uma delas a minha escrita, a meio caminho entre a crnica, o exorcismo pessoal e o grito. O hipogrifo que nasceu desses dois anos escrevendo um blog na internet tem garras reais fincadas no cotidiano para extrair os episdios que coloco nos meus posts. Suas asas so brinde da virtualidade, o imenso ciberespao onde meus textos fazem o que eu no poderia: mover-se e expressar-se livremente. Ao olhar esse hbrido, alguns pensam que seu corpo leonino est prximo do jornalismo, enquanto outros o julgam literatura. Eu, que j no posso controlar os empurres que levo desse animal, s consigo recordar que seu nascimento foi uma terapia pessoal para espantar o medo, para sacudir o temor escrevendo precisamente sobre aquilo que mais me paralisava. A unha retocada dessa besta virtual pode ser vista no site Generacin Y (Gerao Y), porm a maior parte de sua anatomia tem lugar na Cuba real do incio deste milnio. Justamente num pas onde as classificaes se revelam rgidas.8 De Cuba, Com Carinho, o livro da cubana de 34 anos, Yoani Snchez, que rene os frutos de seu trabalho na internet: o blog Generacin Y ou Gerao Y, pioneiro em Cuba. A cubana conta que seus primeiros textos na rede foram postados com grandes dificuldades e riscos. Melhor dizendo, ilegalmente. A pele branca, herdada de avs espanhis, permitia que Yoani escapasse aos seguranas de hotis, que pensavam que era estrangeira, para ento utilizar o computador. Levava consigo o pendrive com os ltimos posts e o relgio que a alertava que dali a quinze minutos no poderia mais pagar o alto preo pela conexo internet. Quando ainda no era permitida a venda de computadores, eu j havia tido que afirmar diante de dezenas de jornalistas que possua um laptop. Todos sabiam que eu no poderia t-lo adquirido legalmente nas lojas de meu pas e
8 Trecho retirado do livro De Cuba, Com Carinho, que rene os posts de Yoani Snchez, lanado em outubro de 2009 pela editora Contexto.

40

esse era um risco que pressagiava confiscos. No obstante, minhas declaraes exibicionistas pareciam proteger-me em vez de comprometer-me. Compreendi ento que o fenmeno blogger era novo tambm para os censores; no sabiam ainda como lidar com ele. Cada tentativa de silenciar meus escritos, geraria mais e mais hits no servidor onde estava hospedado meu blog. Os tempos tinham mudado e os mtodos de coao no tinham conseguido se adaptar velocidade que a tecnologia tinha imposto.

GEnERACIn Y

O processo de disponibilizar textos no mundo virtual esquisito demais para ser compreendido por qualquer um que no viva em Cuba. Nada de imediatez ou de pretender ser informativa: meu acesso rede s me permite apelar reflexo ou crnica que no envelhecem rapidamente. O estilo de meu texto e seu enfoque esto condicionados pela indigncia informtica que os cerca e pela evasiva internet, to escassa aqui como a tolerncia. Inspirado em pessoas como a cubana, cujo nome comea ou contm a letra Y, o blog tornou-se mundialmente conhecido, a ponto de alcanar 4 milhes de visitas em poucos meses e levou Yoani a ser considerada pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008. O blog a coisa mais arriscada que fiz em minhas trs dcadas de vida e, depois de comear a escrev-lo, sinto com frequncia os joelhos tremerem, escreve Yoani no prefcio de seu livro. um exerccio pessoal de covardia: dizer na rede tudo aquilo que no me atrevo a expressar na vida real. Devido a coragem de Yoani, na blogosfera os internautas dispem de um retrato real de Cuba, em especial, sobre suas mazelas. Em Cuba, h um controle estatal dos meios de comunicao: o cidado que deseja revelar uma opinio diferente no encontra espao nas rdios, TV e jornais, explica Yoani em entrevista cedida ao jornal O Estado de So Paulo.9 E, ainda, complementa dizendo que Quem faz isso comete um delito penal chamado propaganda inimiga. Assim, a internet a nica possibilidade de se
9 Entrevista concedida ao jornal O Estado de So Paulo, por telefone, resultando na matria publicada no dia 03 de outubro de 2009 Desencantadas vinhetas da realidade, no Caderno 2.

41

encontrar espao para o livre pensamento. Ainda assim, a rede mundial no um espao totalmente liberado em Cuba, muitas pginas so bloqueadas e a censura imposta de forma velada pela condio econmica, pois uma hora de conexo (em locais pblicos) custa um tero do salrio de um profissional mdio., revela Yoani ainda em entrevista ao jornal. Em geral, os blogueiros escrevem suas mensagens em casa, e como so pouqussimos os que possuem acesso internet, os textos so enviados para pessoas que esto fora do pas e, s ento, so publicados. As dificuldades que o governo cubano cria so inmeras, Yoani que o diga. Mas como ela se encontra l em Cuba, eu conto o que aconteceu. Yoani foi detida por homens do servio secreto de Cuba e brutalmente agredida. Segundo a blogueira, antes de apanhar foi acusada de ser contrarrevolucionria, assim como um amigo que a acompanhava. No entanto, ao contrrio do que se esperava e do que o governo gostaria, Yoani Snchez no se calou diante de tal fato e publicou o relato do ocorrido em seu blog Generacin Y, www.desdecuba.com/generaciony.
La culpa de la vctima Despus de una agresin, hay ciertos miopes que culpan a la propia vctima por lo ocurrido. Si es una mujer que ha sido violada, alguien explica que su falda era muy corta o que se contoneaba con provocacin. Si se trata de un asalto, los hay que sacan a relucir el llamativo bolso o los brillantes aretes que despertaron la codicia del delincuente. En caso de que se haya sido objeto de la represin poltica, entonces no faltaran quienes aleguen que la imprudencia ha sido la causante de tan enrgica respuesta. La vctima se siente -ante actitudes as- doblemente agredida. Las decenas de ojos que vieron como a Orlando y a m nos metieron a golpes en un auto, preferiran no testificar, sumndose as al bando del criminal. El doctor que no levanta un acta de maltratos fsicos porque ya ha sido advertido de que en este caso no debe quedar ningn documento probando las lesiones recibidas, est violando el juramento de Hipcrates y haciendo un guio cmplice al culpable. A quienes les parece que debera haber ms moretones y hasta fracturas para empezar a sentir compasin por el atacado, no slo estn cuantificando el dolor, sino que

42

le estn diciendo al agresor: tienes que dejar ms seales, tienes que ser ms enrgico. Tampoco faltan los que siempre van a alegar que la propia vctima se autoinfligi las heridas, los que no quieren escuchar el grito o el lamento a su lado, pero lo resaltan y lo publican cuando ocurre a miles de kilmetros, bajo otra ideologa, bajo otro gobierno. Son los mismos descredos a los que les parece que la UMAP fue un divertido campamento para combinar la preparacin militar y el trabajo en el campo. Esos que an siguen creyendo que haber fusilado a tres hombres est justificado si de preservar el socialismo se trata y que cuando alguien golpea a un inconforme, es porque este ltimo se lo busc con sus crticas. Los eternos justificadores de la violencia no se convencen ante ninguna evidencia, ni siquiera ante las breves siglas E.P.D. sobre un mrmol blanco. Para ellos, la vctima es la causante y el agresor un mero ejecutor de una leccin debida, un simple corregidor de nuestras desviaciones. Breve parte mdico: Estoy superando las lesiones fsicas derivadas del secuestro del viernes pasado. Los moretones van cediendo y ahora mismo lo que ms me molesta es un dolor punzante en la zona lumbar que me obliga a usar una muleta. Anoche fui al policlnico y me han puesto un tratamiento contra el dolor y la inflamacin. Nada que mi juventud y mi buena salud no puedan superar. Afortunadamente, el golpe que me di cuando pusieron mi cara contra el piso del auto no ha afectado mi ojo, sino solamente el pmulo y las cejas. Espero estar recuperada en pocos das. Gracias a los amigos y familiares que me han atendido y apoyado, se estn desvaneciendo incluso las secuelas psquicas, que son las ms difciles. Orlando y Claudia todava estn bajo el shock, pero son increblemente fuertes y tambin lo lograrn. Ya hemos empezado a sonrer, que es la mejor medicina contra el maltrato. La terapia principal sigue siendo para m este blog y los miles de temas que todava me quedan por tocar en l. (Nota del editor: post dictado por telfono) Noviembre 8th, 2009 | Categora: Generacin Y

Para no falarmos apenas das dificuldades e perseguies sofridas por Yoani, cito tambm os bons resultados de seu blog, como o curso ministrado

43

pela cubana e seu marido jornalista e blogueiro Reinaldo Escobar para 30 alunos interessados em aprender como criar blogs, ou melhor, como postar idias na internet. Cuba no mudou muito. O que mudaram foram as tecnologias de comunicao., frase de Reinaldo Escobar. O curso montado de forma improvisada na sala da residncia do casal, contou com os recursos que Yoani ganhou em um prmio no Mxico, devido ao trabalho com seu blog. Em entrevista concedida ao jornal O Estado de So Paulo, em maro deste ano, Yoani Snchez explica que o objetivo do curso fazer os cubanos se acostumarem novamente a expressar o que pensam e o que sentem, aps tanto tempo de controle. Segundo dados oficiais, apenas 13% da populao cubana possui acesso internet. No entanto, aos poucos vai ganhando repercusso, como explica Yoani. J comeo a ser reconhecida na rua e vejo que quanto mais o governo tenta bloquear o acesso as nossas pginas em Cuba, mais cresce a curiosidade dos cubanos sobre seu contedo. Alm disso, cada vez mais pessoas esto tomando coragem para fazer blogs e mostrar a cara, finaliza a blogueira. Em 2007, havia trs ou quatro blogueiros em Cuba. Hoje, j se calcula que o nmero esteja entre 50 e 80. E a tendncia aumentar com a chamada Academia de Blogueiros, que aborda aulas de tica no jornalismo e cultura cubana at tcnicas de fotografia e vdeo para internet, e so gratuitas.

44

JORNALISTAS OU BLOGUEIROS?

45

O Grande Debate

Desde quando a blogosfera comeou a se popularizar, o jornalismo tradicional se sente afrontado e perdendo espao, e, assim, acirrou-se uma verdadeira briga entre jornalistas e blogueiros. A discusso que vem se atravancando desde ento gira em torno da seguinte pergunta: BLOGUEIROS SO JORNALISTAS? De acordo com uma pesquisa sobre mdia e blogs, realizada nos Estados Unidos e Canad, 52% dos blogueiros entrevistados se consideram jornalistas.1 Liliane Ferrari2, bem como muitos outros, no se considera mais jornalista, aps ter se tornado blogueira. [...] acho que o jornalista tem que fazer coisas, como por exemplo, ouvir todos os envolvidos da histria, que eu como blogueira me permito no fazer... tem histrias que eu realmente no estou a fim de ouvir ningum e que quero colocar l (no blog). E se no gostou, achou que est errado, manifeste-se, voc tem o espao ali. muito mais democrtico que o jornal. E finaliza dizendo que hoje no se considera mais jornalista, porque para voc se considerar jornalista, primeiro voc tem que estar em um desses veculos (jornal, revista, rdio, TV), porque o jornalismo feito para esses veculos. O blog uma ferramenta que qualquer um pode ter. Eu tenho, por exemplo, aluna blogueira chefe de cozinha, aluno blogueiro arquiteto [...]. Enquanto outros, mas ainda poucos, como Ricardo Kotscho, acreditam que no existe diferena entre jornalistas e blogueiros. Sou jornalista por profisso e
1 A matria completa pode ser conferida no endereo eletrnico da Folha Online http://www1. folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u715297.shtml, publicada no dia 01/04/2010, ou ainda no Blog do Nassif http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/04/02/todo-blogueiro-e-um-jornalista/ 2 Liliane Ferrari profissional da rea de produo e comunicao, h treze anos. J realizou inmeros trabalhos de concepo, planejamento, atendimento, coordenao, superviso, produo executiva de projetos e eventos, captao de parcerias e patrocnio para: Citron, Accor, Brasil Connects, Grupo Velox, CIE-Brasil, Agra, Senac, Academia Internacional de Cinema, Porsche, Gafanhoto, Bemtevi Cinma Latine Paris, Fox Kids, TV Globo entre outras. tambm colunista da revista Mundo Mundano e mantm um blog pessoal (lilianeferrari.com) que est inserido na rede M de Mulher da Editora Abril. Alm disso, escreveu em blogs corporativos como Juntos por uma Vida Melhor do Grupo Santander, posto colunas no Viva Bela da Mapfre, Blog da LG e Eu Me Sinto Bem. Em 2010, foi eleita pelo portal IG como uma das 10 mulheres mais influentes das mdias sociais brasileiras.

47

o blog apenas uma das plataformas que uso para contar as minhas histrias, e conclui dizendo que o blogueiro pode ou no ser jornalista e o jornalista pode usar vrios meios para fazer seu trabalho, e o blog um deles. Segundo Tiago Dria3 hoje, qualquer pessoa pode ser produtor, editor e distribuidor de contedo, mas no qualquer pessoa que tem talento ou o que falar. Talento ainda um produto escasso. E acredita ainda que A funo do jornalismo no somente mediar, mas questionar, participar dos debates e estar frente do pblico. Ou seja, propor e levantar temas que, s vezes, esto frente de seu tempo e muitas vezes podem no agradar o seu pblico. A mediao apenas um dos papis do jornalismo. Do ponto de vista prtico, o que acontece atualmente que o jornalista no detm mais o monoplio das conversas e da ateno. Ele se tornou apenas mais um n na rede. Sem contar que hoje em dia, devido avalanche de informaes, importante o trabalho de curador de contedo, uma pessoa que estabelece trilhas de informao em meio a tantos registros comuns, que indica bons contedos na rede para uma determinada audincia. De certa forma, os jornalistas j fazem isso h um bom tempo. No entanto, inmeros profissionais ainda resistem idia do uso dos blogs como um complemento informativo e at mesmo como um meio difusor de informao. Embora essas restries e questionamentos tenham algum tipo de fundamento, elas dificultam a percepo de uma realidade mais ampla, em que fica cada vez mais claro que sem os blogs a imprensa, como a entendemos hoje, deixa de ser vivel para se transformar apenas numa newsletter para segmentos restritos do pblico consumidor de informaes. A inviabilidade da sobrevivncia do modelo atual de produo de notcias vem do fato de que os jornais, rdios, emissoras de televiso e at as pginas noticiosas na Web no tm mais condies de cobrir, apenas com o seu staff,
3 Tiago Dria Bacharel em Comunicao Social/Jornalismo, com cursos em Gesto de Negcios em Informtica pela Faculdade de Tecnologia do Estado de So Paulo, j trabalhou com rdio, TV e jornal impresso. Desde 2003, edita o blog http://www.tiagodoria. ig.com.br/ sobre cultura web, tecnologia e mdia. A partir de 2006, comeou a organizar junto Faculdade Csper Lbero o seminrio anual Tendncias conectadas nas mdias sociais, no qual profissionais de renome no mercado so convidados a debater questes relacionadas rea de mdia e tecnologia. Em 2007, foi convidado a ser blogueiro oficial da Pop!Tech, uma das mais importantes conferncias sobre cincia e tecnologia do mundo. E, no mesmo ano, passou a fazer parte da seleo dos melhores blogs em portugus, segundo o Portugal Dirio, de Lisboa. Desde 2009, integrante do jri do Concurso de Jornalismo da CNN e colunista do Notcias MTV.

48

toda a ampla agenda de interesses do pblico.4 Credibilidade. Confiana. Tudo isso se adquire com o tempo e, claro, se tiver a oportunidade de demonstrar sua capacidade. Tem muito blog que no presta, que no fala nada com nada... Claro que tem. Assim como tem muito veculo impresso, da mdia tradicional, que tambm publica muita porcaria por ai. No cabe a mim julgar e nem descrever ou apontar aqui nomes, mas aqueles que acompanham jornais, revistas, enfim, a qualidade jornalstica, sabem exatamente que o que digo aqui verdade. Estou cansada dessa discusso toda e que no levar a nada. Acredito que jornalista jornalista. E blogueiro blogueiro. Cada qual no seu devido lugar. No existe comparao. Veja s, para ser jornalista voc precisa mais do que simplesmente saber ler e escrever. Requer dedicao, criatividade, insight, faro. Informao existe aos montes, mas preciso saber qual informao relevante o bastante para virar notcia. Para ser blogueiro preciso criatividade, informao e uma boa redao, claro. E basta, pois como escreveu Alessandro Martins Blogs no precisam produzir contedo original5. E cita Jorn Barger para embasar sua afirmao. Um blog verdadeiro um log de todos os stios que voc gostaria de salvar ou dividir. (Ento, hoje, o del.icio.us melhor para os bloggers do que o prprio Blogger). Voc pode, claro, colocar links sobre voc fora do seu blog, mas se o blog tem mais posts originais do que links, recomendo aprender um pouco de humildade.6 Agora para ser jornalista e blogueiro tem que ter muito mais. Tem que ter coragem. E isso encontramos em alguns jornalistas, apenas naqueles poucos que se submeteram e aderiram a esse novo meio para fazer o que sabem fazer melhor: informar. Muito temos o que ensinar aos blogueiros ainda, isso verdade. No entanto, existe muita coisa desse novo mundo que podemos aprender tambm.
4 Trecho retirado do endereo eletrnico do Observatrio da Imprensa http://www.observatoriodaimprensa.com.br/blogs.asp?id=%7BB33D6F6B-AA85-4E2F-9CC0-3CC78957A6E0%7D&id_blog=2 que aborda a importncia dos blogs no jornalismo contemporneo, postado por Carlos Castilho em 01/10/2009 na seo Blogs do site. 5 A matria completa, publicada em 01/03/2008, pode ser encontrada no endereo eletrnico http://queroterumblog.com/blogs-nao-precisam-produzir-conteudo-original/. 6 A citao de Jorn Barger original pode ser encontrada no endereo eletrnico http://www.wired.com/culture/lifestyle/news/2007/12/blog_advice.

49

Alessandro Martins, blogueiro e jornalista, em vista da guerra declarada entre a mdia tradicional e a nova mdia, listou 5 coisas que os blogueiros podem ensinar aos jornalistas, que reporto abaixo.
5 coisas que blogueiros ensinam aos jornalistas7 1. Blogueiros sabem fazer links. Embora haja importantes excees, jornalistas habitualmente no sabem fazer links. Seja em seus blogs, seja nos portais em que trabalham. Ou simplesmente no fazem, apenas citando a fonte. Ou fazem precariamente. Usam o indefectvel clique aqui, que no ajuda nem ao leitor nem aos mecanismos de busca. O que reflete tambm no leitor, que ter resultados de buscas de menor qualidade. uma das coisas que faz com que blogs de jornalistas no funcionem. O que fazer para melhorar: pense nos links de duas formas. Primeiro considere-os como as veias e artrias da verdadeira energia da internet, que a informao. pelos links que ela escoa e no fica estagnada. E, segundo, considere-os como os ttulos da pgina de destino do link. Afinal, voc chamaria todos os seus artigos de clique aqui?. 2. Blogueiros sabem procurar informao na internet. uma minoria de jornalistas que sabe o que o Digg, o Del.icio.us e, para ficar no Brasil, o Rec6. Alm disso, muitos ainda acham que blogs s tm potencial para dirios online, se tanto, e no os vem como possveis fontes ou parceiros na propagao de informaes. Blogueiros, no entanto, sabem garimpar informaes na internet e em que blogs confiar e a partir dos quais propagar as informaes. O que fazer para melhorar: descubra e entenda o funcionamento das novas ferramentas de notcia. Para descobrir blogs de qualidade, v ao ranking do BlogBlogs e pesquise. Alguns no todos so de muita valia jornalstica e informativa. Investigue tambm em outras fontes que voc descobrir no caminho. 3. Blogueiros sabem ler na internet. Blogueiros h muito tempo usam agregadores de feed para ler seus sites de notcia e blogs preferidos.
7 A matria completa pode ser encontrada no endereo eletrnico http://queroterumblog. com/5-coisas-que-blogueiros-ensinam-aos-jornalistas/, publicada por Alessandro Martins, em 02/08/2007.

50

Eles no perdem tempo entrando nos endereos a cada vez que precisam de algo novo. Alm disso, usam os feeds de muitas outras maneiras criativas para ler sobre seus assuntos preferidos sem perder tempo. O que fazer para melhorar: aprender de uma vez por todas a usar os agregadores de feeds e us-los efetivamente. 4. Blogueiros sabem ser pessoais. Ns jornalistas estamos acostumados a escrever de modo impessoal, sem se enredar no texto, principalmente quando se trata das notcias do cotidiano. No se fala diretamente ao leitor e no se fala de ns. como se no tivssemos nada a ver com aquilo. Isso tem suas vantagens, mas nem sempre funciona. Os blogueiros, porm, sabem falar com voc sobre como eles se posicionam no mundo. Um levantamento da E.Life, aponta que a opinio de amigos e conhecidos mais importante que a dos grandes veculos de comunicao atualmente. Blogueiros sabem desenvolver esse nvel de proximidade com o leitor. O que fazer para melhorar: cultive um estilo mais pessoal. Solte as amarras tcnicas. Tire frias do lead de vez em quando, sem esquecer no entanto que um bom primeiro pargrafo essencial. Escreva como se estivesse falando para um amigo. Tire proveito do sistema de comentrios para estabelecer um dilogo com seu leitor. 5. Blogueiros sabem estabelecer potentes laos virtuais. Pedro Dria um dos integrantes do falecido NoMnimo e descobridor da Bruna Surfistinha -, em entrevista para o Digestivo Cultural, diz acreditar que as redaes sempre vo existir. Eu tambm acredito nisso. A redao o espao fsico em que se d o intercmbio entre jornalistas e onde, ao final do dia desse contato real -, produzida a notcia. Mas isso no quer dizer que os laos virtuais no viro a ganhar mais e mais poder nos prximos anos. E, se os grupos virtuais ou no sero fortes, o poder do indivduo dentro deles tambm deve crescer, tanto mais conexes ele tiver e mais fortes essas conexes forem. O que fazer para melhorar: a falta de conexes virtuais se d por no se saber usar corretamente os potenciais da internet e no se acreditar no 51

poder que elas tm. Aprenda a usar links, trackbacks, redes de relacionamento (no s o Orkut), comente em outros blogs, freqente o Rec6 e outros sites de notcia do gnero. So diversas modalidades de estabelecer ligaes que os blogueiros dominam como ningum. Durante muito tempo o termo relacionamento virtual tem sido visto de modo pejorativo. No h razes para isso desde que esse relacionamento seja conduzido com seriedade. No h razes para blogueiros e jornalistas no estabelecerem um, jogando em lados opostos.

E como jornalista no podia deixar de listas as 5 coisas que os jornalistas, velhos combatentes de guerra, podem ensinar aos blogueiros.

5 coisas que jornalistas ensinam a blogueiros8 1. Jornalistas apuram os fatos. O jornalista j est habituado com a idia de que nem tudo o que dizem pra ele verdade. Ao receber uma informao, ele telefona para suas fontes e, principalmente, fala ou tenta falar com os envolvidos. O jornalista assim como qualquer pessoa que propaga informaes falsas pode ser responsabilizado judicial e eticamente, prejudicando sua reputao diante do pblico e dos colegas. O que fazer para melhorar: pergunte antes de atirar. Ao ler um artigo em um blog, pare para pensar se ele verdadeiro antes de repercuti-lo ou simplesmente reproduzi-lo como um papagaio. Antes de propag-lo, descubra se h interesses por trs de determinada idia. Descubra quem a fonte mais confivel para voc ler ou ouvir sobre o assunto. Ser a diferena entre ser um propagador de informaes responsvel e um mero fofoqueiro. E pode evitar dores de cabeas futuras.
8 A matria completa pode ser encontrada no endereo eletrnico http://queroterumblog. com/5-coisas-que-jornalistas-ensinam-a-blogueiros/, publicado por Alessandro Martins em 12.8.2007.

52

2. Jornalistas sabem ouvir. Claro que o jornalista l jornais antes de escrever suas matrias. Mas, antes de escrev-las, ele vai ouvir suas fontes. No basta reproduzir uma informao: preciso acrescentar algo. De outra forma, os jornais iriam se limitar a mastigar as informaes uns dos outros. Em alguns casos, o que acontece na blogosfera. O que fazer para melhorar: oua. Ouvir no caso da internet inclui, alm do telefone e outras formas de contato pessoal, o email, o MSN e at dilogos em caixas de comentrio. Quanto mais fontes voc puder ouvir, mais embasado, confivel e completo seu artigo ficar, cheio de material indito. Cultive e armazene bem suas fontes: alguns jornalistas morreriam se perdessem seus cadernos de telefone. 3. Jornalistas dizem muito com pouco. Um jornal impresso, radiofnico ou na tev limitado pelo tamanho da coluna ou pelo tempo. preciso saber dizer o essencial em poucas linhas. Jornalistas so craques nisso. Na internet, sobretudo nos blogs, no h limites de tamanho. Junte a isso a habilidade benfica que os blogueiros tm de ser pessoais e o artigo pode ficar mais longo do que o leitor gostaria. O que fazer para melhorar: no diga com duas palavras o que voc pode dizer com uma. Por exemplo, s use um adjetivo se ele realmente for acrescentar algo ao substantivo. Treine: tome um texto seu e tente reduzi-lo metade, aprendendo assim quais foram as palavras inteis que voc certamente usou. Garanto que voc vai se divertir e aprender muito com essa prtica. 4. Jornalistas tm pacincia. Antes, o prazo de um dia para a notcia sair na manh seguinte nas bancas e a deadline no comeo da noite, quando a matria precisava ser entregue, era um tempo muito escasso. Hoje um perodo infinito do ponto de vista de um editor de blog. Um assunto precisa ser passado frente ou comentado assim que lido no blog ou site social de notcias preferido. O jornalista, porm, tem ou tinha tempo de matutar sobre o assunto e dar a chance para as idias aparecerem. Uma abordagem inovadora ou uma informao indita sempre surgia da. O que fazer para melhorar: escolha um assunto que voc leu. De preferncia o 53

que mais lhe agrada e o que mais lhe d ansiedade para publicar o quanto antes. E no publique. Pense um pouquinho sobre ele. Trace uma estratgia de edio. Faa um plano. Trate-o com o carinho que ele merece. Que outras fontes voc pode consultar antes de public-lo? Enquanto isso, acompanhe o que os outros blogs esto dizendo. Espere. Deixe a gua ferver at secar. E s ento depois de uns dois dias publique o mega-super-artigo com todas as coisas que ningum disse sobre isso ainda. E seja o centro das atenes. Ou, se isso no acontecer, pelo menos tenha a oportunidade inigualvel de se orgulhar de um trabalho bem feito. 5. Jornalistas revisam seus textos e dominam a lngua portuguesa No todos, naturalmente. Mas a maior parte dos jornalistas pena revisando seus textos antes de que eles sigam para a edio e, depois, para a diagramao e a impresso. Acontece que, quando no dia seguinte voc l um texto seu no jornal e h um erro absurdo de portugus, voc sofre. Pois imagina que o leitor o considera estpido ou coisa assim. comum que pessoas tirem todo o crdito de um texto bem elaborado se elas encontram um erro bobo como a flexo do verbo haver para o plural no sentido de existir. Editores de blog, ainda tm a possibilidade de corrigir seus textos depois de publicados, mas imagine quantas pessoas j o leram antes que isso acontea. O que fazer para melhorar: leia, escreva, estude. No tem outro jeito. Quando acabar de ler, revise seu texto. Releia. Se voc tiver essa possibilidade e no estiver com pressa, pea para outra pessoa de preferncia alfabetizada ler seu post. mais fcil encontrar erros em textos que no escrevemos.

Quando houver ampla conscientizao do real conceito dos blogs e de que com seu uso realmente possvel fazer a diferena, s assim teremos um jornalismo transparente e democrtico. Fica seu critrio. Seja apenas mais um. Ou, ento, seja AQUELE que fez a diferena.
54

Furando as barreiras

To tentador e ao mesmo tempo assustador, esse espao democrtico de expresso, possibilita uma nova anlise sobre a comunicao e seus mensageiros. Um caminho espinhoso, afinal muitos so descrentes de sua fora e consolidao... Mas isso que compe o jornalismo: curiosidade e imprevisibilidade. E eu, particularmente, adoro essa parte de no saber onde e como as coisas vo acabar. por isso que me empreitei nessa jornada, sem leno nem documento, para enfrentar e furar algumas barreiras, ao lado dos blogs. No estou aqui para desmerecer nenhum veiculo de comunicao, muito pelo contrrio, quero apenas mostrar a capacidade que essa nova ferramenta tem em alcanar seu objetivo, seja ele positivo ou negativo. Podendo, assim, ser uma grande aliada dos meios de comunicao no processo de informar. Convenhamos, a internet tem sim suas qualidades. Yoani Snchez, a cubana que teve sua liberdade de expresso decapitada e sofreu agresses s porque contou a verdade sobre seu pas, um grande exemplo da possvel utilizao dos blogs como ferramenta de comunicao e divulgao de informaes. Mesmo sob vigia policial e censuras impostas na ilha de Fidel Castro, Yoani continua alimentando seu blog a fim de divulgar a verdadeira situao social de Cuba. Cuba um pas totalmente controlado pelo governo, mas graas coragem de Yoani Snchez, a blogosfera mostra sua verdadeira face. Descobre-se a existncia de um jornalismo independente (ainda que sempre sob ameaa de sufocamento) e uma srie de fenmenos alternativos, artsticos, literrios, poticos que ajudam a divulgar uma imagem da ilha sem esteretipos.9 Podemos verificar, por meio de matrias como a que foi publicada no site Tecnocracia Estado Democrtico sobre o furo que o blogueiro Alexandre
9 Trecho retirado da matria Desencantadas vinhetas da realidade do jornal O Estado de So Paulo, no dia 03 de outubro de 2009, no Caderno 2, pgina D7, por Ubiratan Brasil.

55

deu quanto a compra da BRPay pelo UOL, que os blogs esto se sobressaindo perante os meios de comunicao, sob alguns aspectos e assuntos. Os blogs esto, literalmente, furando as barreiras.
Blogs do furo de notcia novamente (ou UOL compra BRPay)10 Eu j havia mencionado anteriormente sobre a situao delicada dos gateways de pagamento tupiniquins e sobre a possvel compra da BRPay pelo UOL. Pois bem, o Alexandre do Blogado estava certo. O UOL comprou mesmo a BRPay e mudou o nome para PagSeguro. J faz algum tempo que os blogs deixaram de ser meros dirios virtuais e esto agindo na Internet, gerando contedo, cavando notcias e dando sua opinio sobre empresas, produtos, servios, etc. Infelizmente a mdia tradicional (leia-se jornais, revistas, tv, etc) ainda no do o devido crdito dessas notcias aos blogs, mesmo que tenham lido primeiro por l, ou tenham sido avisados pelos blogs sobre determinado assunto. Em breve isso vai mudar, podem escrever. provvel que essa notcia do UOL / BRPay seja divulgada nos prximos dias e certamente o Blogado no ser citado nos grandes sites e portais de notcias. Provavelmente nem sequer seja linkado, mas estejam vocs sabendo antes de qualquer coisa: foi o Alexandre que descobriu tudo, investigou, fez ligaes, tentou contato com o suporte e at mesmo recebeu comunicado oficial da empresa desmentindo tudo. Mesmo tentando ocultar os fatos, o UOL se descuidou e deixou muitos rastros, facilmente comprovados por outros usurios que fizeram questo de ajudar o Alexandre nas investigaes. Est tudo registrados nos comentrios dos artigos dele. No comparando o porte ou o poder de fogo, mas me digam se a notcia tivesse (se fosse algo importante ao ponto de ter) sido anunciado no Jornal Nacional da Rede Globo, teria o BRPay enviado uma carta-direito-de-resposta negando a venda? Quem quer apostar? [...]

E quanto ao acidente do Airbus 3054 da TAM em julho de 2007, lembram? Durante os meses de julho e agosto de 2007, o blog do Nassif postou diversas matrias
10 Matria publicada no endereo eletrnico http://tecnocracia.com.br/arquivos/ blogs-dao-furo-de-noticia-novamente-ou-uol-compra-brpay

56

e comentrios sobre o ocorrido. Em um desses posts um leitor se prontificou e apontou dados sobre o Airbus que nenhum outro veculo publicou. Com direito a comentrio e elogio da jornalista Maria Ldia da TV Gazeta e tudo, que Luis Nassif fez questo de postar em seu blog.
15/08/07 21:44 O acidente areo e o Blog Encontrei minha colega Maria Ldia, da TV Gazeta. Me disse que a cobertura do acidente, pelo seu jornal, se orientou fundamentalmente pelas anlises e informaes que vocs ajudaram a colocar no Blog. Especialmente o clculo do peso do avio, preparado pelo Gustavo, que, segundo ela, deixou todos seus entrevistados da rea surpresos, por perceber que ali estava um dos pontos centrais, que a cobertura da grande mdia no aprofundou.

O que percebemos que blogs como de Nassif, feitos de contedo informativo, esto ganhando cada vez mais credibilidade e servindo, inclusive, de referncia para outros veculos impressos. Veja a matria na ntegra, publicada pelo leitor do blog do jornalista:

02/08/07 23:02 O peso do Airbus da TAM Enviado por: Gustavo Vou postar aqui um dado tcnico, mais como frustrao de no ver a imprensa querendo descobrir algo de fato: Clculos sobre o peso do Airbus A320 (Fonte: airbus.com) Fazendo contas bastante conservadoras (que seguem abaixo com clculos e dados oficiais), tudo indica que a aeronave da Tam estava acima do limite de peso. Trs fatores sero importantes para se confirmar esses dados: 1) o clculo DETALHADO do peso oficial da aeronave (a ser investigado por algum jornalista interessado), 2) as informaes dos familiares quanto ao peso da bagagem dos passageiros, e 3) responder se h uma balana que calcule o peso das aeronaves nos aeroportos, se o computador de bordo faz isso, ou se o procedimento o clculo mesmo. Para que o clculo bruto da Tam (62,7 toneladas) esteja certo, a mdia de 57

bagagem de check-in para cada passageiro teria que ser de 6,6 kg (excetuando correio e carga, da o conservadorismo e sabendo que o limite brasileiro de 23 kg). O excesso de peso poderia explicar a provvel pane dos computadores (porque, para que as mquinas funcionem bem, preciso respeitar os limites dentro dos quais elas so projetadas). Seguem os dados: Peso mximo de rampa: 77,4 toneladas Peso mximo de decolagem: 77 toneladas Peso mximo de aterrissagem: 66 toneladas Peso mximo com zero combustvel: 62,5 toneladas* Capacidade mxima de combustvel: 29.840 litros (23.872 kg)** Peso bsico operacional (PB): 42,4 toneladas*** Capacidade de carga paga (peso dos passageiros + bagagens): 16,6 toneladas Capacidade de passageiros recomendada: 150 passageiros Mdia de peso por passageiro (incluindo bagagem de mo): 75 kg * Avio totalmente carregado faltando apenas o combustvel nas asas. ** Densidade do querosene: 0,8 g/cm3 *** o avio vazio, incluindo fludo hidrulico, leo, combustvel no drenvel, poltronas na verso passageiro, e os equipamentos fixos. O PB informado pela fbrica, mas a aeronave dever ser eventualmente pesada pois as trocas de equipamentos, pintura, modificaes estruturais, grandes revises, sujidade e umidade acumuladas podero alterar o PB. Vo 3054: Dados da segurana para o pouso em Congonhas sem reverso: Carga mxima: 64,5 toneladas Peso do avio declarado pela Tam: 62,7 toneladas Clculos da pesagem: Valor do peso do combustvel declarado pela Tam: 9,2 toneladas Passageiros e tripulao: 186 pessoas (186 x 75 kg: 13.950 kg) Peso bsico operacional: 42,4 toneladas 58

Combustvel de sada: 9,2 toneladas (contestado por um mecnico da Tam)* Combustvel de chegada: 5,2 toneladas Total parcial: 61,55 toneladas Para que a conta da Tam feche, o peso da bagagem (dado que no tenho) deveria ser 1.150 kg. Limite brasileiro de peso de bagagem (por passageiro): 23 kg Peso estimado da bagagem do vo 3054 (sem excedente): 1.150 kg Peso estimado da bagagem por passageiro (174), para que a conta da Tam feche: 6,6 kg. *(...) um mecnico que teria inspecionado a aeronave teria afirmado que ela teria 12 t de querosene. A TAM teria informado que o Airbus decolara de Porto Alegre, ponto de origem do vo, com 9,2 t. Clculos de consumo indicariam que o trajeto no consumiria mais do que 4 t de combustvel (folhaonline).

O que torna a matria importante o aprofundamento que foi dado ao assunto. Enquanto muitos veculos impressos estavam preocupados em culpar os pilotos, o blogueiro foi atrs do que realmente importava, e que se tratava de um dos pontos mais importantes para o desenrolar do caso. Um simples detalhe, mas que no recebeu aprofundamento por parte da grande mdia. E disso que os blogs so feitos. De pequenos detalhes, de assuntos inexplorados, mas que merecem sua devida importncia. E, convenhamos, nenhuma mdia pode estar em todo lugar, a todo momento. Graas aos blogs hoje temos informaes que jamais seriam divulgadas pela mdia tradicional e isso, de certa forma, est colaborando muito para o crescimento intelectual do brasileiro, seu senso crtico e sua politizao, coisas to necessrias para que o Pas avance realmente, defende a jornalista e blogueira Aliz de Castro. E isso, creio eu, j um enorme furo.

59

O IMPACTO

61

Futuro do jornalismo

Hoje, no mundo da comunicao, a grande discusso saber quando a internet matar de vez o jornal impresso e tradicional. E eu me pergunto, ser que isso realmente acontecer? Afinal, quando a TV surgiu como novidade o rdio no deixou de existir e o mesmo aconteceu com o teatro, com a chegada do cinema. Uma coisa no substitui a outra, afirma Liliane Ferrari quando perguntada sobre essa substituio, do impresso pelo virtual. No entanto, h quem acredite, assim como o professor de jornalismo Philip Meyer, citado por Jos Lus Barbera em El Pas, que o fim dos jornais est prximo. Depois de examinar o fechamento de jornais, a diminuio de leitores e a migrao de anncios para a web, Meyer profetizou a data de outubro de 2044 para o desaparecimento do ltimo leitor de jornal. Eu, por outro lado, concordo com Elio Gaspari, que h anos afirmou que o livro e o jornal jamais acabaro. Eles resistiro s novas tecnologias. Mas, acrescento, com algumas mudanas importantes. Bill Keller, do New York Times, talvez tenha sintetizado essas mudanas com o conceito de unio objetiva: a sobrevivncia do jornal est em ser srio, pensar na sociedade, alicerar sua credibilidade na preciso da informao, deixando de lado velocidade e sensao, terreno em que no tem como competir com as outras mdias, principalmente a internet., escreveu Jos Sarney em um artigo publicado na Folha de So Paulo, em sua coluna do dia 26/03/2010. O texto reportado, abaixo, aborda nmeros relevantes para o entendimento dessa crise que se abateu imprensa.

Qual o futuro dos jornais impressos?11 Crise. Eis a palavra de ordem para jornais no mundo inteiro. Penria, dificuldade. Momento, como sugeria Antonio Gramsci, em que o velho
11 A matria, publicada por Marcos Troyjo, em 21/04/2009, pode ser lida integralmente no endereo eletrnico http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=534IMQ005. (Reproduzida da Gazeta Mercantil, 15/4/2009)

63

ainda no morreu e o novo tampouco nasceu. Mas crise tambm julgamento, exame, avaliao. E, nesse repensar, as perguntas: o que acontecer com o jornalismo impresso? Qual o futuro da mdia? Vale comear, contudo, com o que est acontecendo agora; com o presente da mdia. Esta conjuntura de 2009, em meio ao turbilho que varre a economia global, de um mundo em que: ** a maior empresa de mdia, o Google, no produz um nico grama de contedo sequer; ** jornais comem poeira da TV, rdios, instant messengers e noticiosos on-line nos chamados furos, cada vez mais raros e, vale dizer, dispensveis na mdia impressa; ** na Wikipedia, a enciclopdia colaborativa on-line, h 12 vezes mais verbetes do que na Enciclopdia Britnica, com diferencial de erros desprezvel; ** o New York Times, maior marca de mdia impressa do planeta, perdeu 50% de sua circulao paga nos ltimos cinco anos; ** o Clarn, jornal argentino, o maior da Amrica Latina, no tem um assinante sequer; ** a redao do maior jornal de economia em espanhol, o Expansin, funciona numa laje de 120 metros quadrados em Madri; ** no Brasil, onde a densidade digital da sociedade ainda relativamente baixa, a venda de celulares ultrapassa a de computadores, que por seu turno supera a de televisores; ** 1 em cada 4 indivduos encontra-se plugado na internet; ** centros dinmicos de empreendedorismo e conhecimento, como Boston, Seattle e So Francisco, esto perdendo seus tradicionais Globe, Post-Intelligencer e Chronicle. O Boston Globe, a propsito, comprado pelo Grupo NYT h 16 anos por US$ 1 bilho, est venda nesta semana por US$ 12 milhes. A convergncia tecnolgica A julgar por esse quadro, parece anacrnica a questo se os jornais um dia iro acabar. Com base no fracasso de modelos de negcios tradicionais, eles j acabaram. Como explicar, ento, o inegvel fato de que as pessoas esto cada vez mais bem informadas, que nunca se consumiram doses to abundantes de notcias, anlises, opinies, que nunca o jornalismo repercutiu tanto? 64

Alm de apontar o bvio paradoxo de que a disponibilidade da informao vem (fatalmente, para a imprensa) acompanhada de gratuidade, h que sublinhar: no apenas a mdia (meios) que mudou, mas tambm a origem e os destinos da informao. A origem, h um tempo restrita redao de cada jornal, hoje est no universo de sites, agncias de notcias, blogs, vlogs, universidades, nas empresas de qualquer ramo. Circula, enfim, no ciberespao. O destino, na mesma medida, que segmentava, por mdia, o tipo de consumidor em suas vrias formas (leitor, ouvinte, telespectador, internauta etc.) condensa-se progressivamente graas convergncia tecnolgica. [...]

12 Alberto Dines, jornalista e escritor brasileiro, dirigiu e lanou diversas revistas e jornais no Brasil e em Portugal. Leciona jornalismo desde 1963, e j foi professor visitante da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, Nova York. Foi editor-chefe do Jornal do Brasil durante doze anos e diretor da sucursal da Folha de So Paulo no Rio de Janeiro. Dirigiu o Grupo Abril em Portugal, onde lanou a revista Exame. Criou o site Observatrio da Imprensa, o primeiro peridico de acompanhamento da mdia, que conta atualmente com verses no rdio e na TV. Alm disso, escreveu mais de 15 livros, entre eles Morte no paraso, a tragdia de Stefan Zweig (1981) e Vnculos do fogo Antnio Jos da Silva, o Judeu, e outras histria da Inquisio em Portugal e no Brasil, Tomo I (1992). 13 Artigo publicado na Folha de So Paulo, na edio de 26/03/2007 e pode ser encontrada tambm no endereo eletrnico http://www.comunique-se.com.br/conteudo/ newsprint.asp?editoria=237&idnot=55324.

A mdia, que tudo sabe, julga e contesta, no gosta de discutir a mdia, costuma dizer o mestre Alberto Dines12. No entanto, essa falta de discusso est contribuindo muito para a crise enfrentada. preciso repensar alguns pontos, principalmente, na qualidade do jornalismo que vem sendo apresentado ao pblico. Estamos em outra era, outra fase e se os jornais no se mexerem rapidamente e aderirem s mudanas vo continuar perdendo, cada vez mais, espao at findar. E no ser por culpa da TV, da rdio, da Internet e nem dos blogs, mas por culpa prpria. S quem pode mat-lo (o jornal) ele mesmo, querendo ser internet ou fazendo mau jornalismo, afirmou Jos Sarney em seu artigo13. Chateaubriand dizia que os jornais no morrem de enfarte fulminante, mas de doenas que no mnimo levam dez anos. Uma delas a poltica, outra, a idiossincrasia. Jornais polticos perdem leitores e a credibilidade; os que tm idiossincrasias com pessoas e escolhem inimigos para bajular tambm contraem o vrus da morte. Pois bem, creio eu, que o jornalismo no est beira da morte. Apenas beira de uma mudana.

65

Claro que, antes de tudo, os veculos e os jornalistas tm que aceitar que a mudana necessria para o crescimento. Se o jornal impresso, tradicional ao modo que conhecemos hoje, acabar ou se ser substitudo, no caso aqui discutido, pelos blogs, eu realmente no posso afirmar. No entanto, posso suscitar essa dvida e faz-los pensar e repensar se mudanas so necessrias. Essa deciso j no cabe a mim. Acredito que o tempo curto e posso afirmar que o espao para a comunicao muito disputado e que com certeza, para os jornais e revistas, o espao diminuiu. Se no correrem logo, o espao ficar to pequeno a ponto de no ter mais o que fazer. E voc, acredita que o fim dos jornais est prximo? Acredito que as plataformas mudam, mas o bsico do jornalismo continua o mesmo, de gerao a gerao, que a busca de uma boa histria e o que seja mais prximo da verdade. Mais do que uma diferena entre o jornalismo virtual e jornalismo impresso, o que existe uma diferena entre o ambiente em que o jornalismo feito hoje em dia e o de alguns anos atrs. Atualmente, por exemplo, alm de trabalhar com a questo da perenidade do contedo e do fato de que a informao pode ser consumida e produzida de qualquer lugar, o jornalismo praticado em um ambiente hipercompetitivo de mdia em que vrios produtores disputam a ateno. (Tiago Dria) Ao mesmo passo que conheo pessoas e profissionais incrveis na blogosfera, tenho acesso a informaes variadas e a lados da verdade que no apareceriam em outros meios, tambm posso me mostrar mais e isso eu considero muito positivo. E s o fato de voc ganhar voz, de se colocar, de fazer parte, j traz uma srie de descobertas incrveis. (Aliz de Castro Lambiazzi) Veculo impresso uma coisa e blog outra. Eu acho que os veculos impressos vo ter blogs (como podemos verificar no UOL e IG), vo ter colunistas, na verdade, dos seus jornais que escrevem em blog. (Liliane Ferrari) Os blogs no substituem os impressos. Se existe algo que est substituindo
66

o jornal impresso, a prpria internet e os blogs esto inseridos nela. O que eu percebo que no somente os blogs, mas microblogs, videocasts e outros tipos de publicaes/formatos nativos da internet ganham justamente nas reas e locais onde a mdia sempre cobriu mal, como temas relacionados tecnologia e lugares que fogem um pouco do eixo Rio e So Paulo. Em regies como Amazonas e Acre, por exemplo, os blogs so uma fonte bem importante de informao. (Tiago Dria) Eu acho que o impresso pode ser modificado, mas continua e vai existir sim. Uma coisa no substitui a outra, como o exemplo da rdio e da TV. Quando a TV surgiu diziam que a rdio deixaria de existir. E no foi nem assim, porque tem momentos em que, por exemplo, quando est dirigindo, e no tem como assistir TV. No do para dirigir e assistir TV ao mesmo tempo. Essas ferramentas, esses veculos, cada um tem o seu momento. (Liliane Ferrari)

67

Agradecimentos

Agradeo, primeiramente, a Deus. minha famlia que sempre me incentivou a ser mais e buscar o melhor para a minha vida e minha carreira. Agradeo, especialmente, ao meu namorado, Fagner, que me ajudou com algumas pesquisas, que tambm me consolou nos momentos em que pensei em desistir dessa louca idia que escrever um livro. Bom, agradeo por ficar sempre ao meu lado, e sempre muito paciente. Aos meus professores, Davius Sampaio e Mnica Mandaji e minha revisora, Lourdes Nassif, que coloboraram para a realizao deste livro, que tornou-se um pedacinho de mim. s noites mal dormidas, fruto de grandes idias e inspiraes. Agradeo a todos que estiveram ao meu lado durante esta dura, mas satisfatria jornada. Enfim, concluda.

69

Sobre o Autor

Fernanda Magalhes da Encarnao formada em Comunicao Social com habilitao em Jornalismo pela Universidade Paulista. Possui experincia em assessoria de imprensa e comunicao interna. Em seu portflio conta tambm com matrias desenvolvidas para o Jornal Informativo de um Sindicato. Nascida em So Paulo, Fernanda sempre manteve dirios, no virtuais, mas meros cadernos de capa dura com inmeras folhas em branco para se esbaldar. E como se esbaldava. Escrevendo poesias, versos, canes, histrias, pensamentos e observaes. De historinhas teens, inventadas na adolescncia, Fernanda descobriu um mundo alm da fico: a realidade. E ento, resolveu se tornar jornalista. Desbravar esse mundo afora e trazer tona a verdade. Mostrar o mundo como ele realmente , com suas belezas e defeitos. Assim, nasceu Blog: Jornalismo Independente. O livro desenvolvido, inicialmente, como um simples projeto de concluso de curso foi ganhando corpo e forma. E hoje est sendo lanado como livro eletrnico, E-Book, para ganhar o mundo, bem como fizeram os prprios blogs.

71

Blog: Jornalismo Independente pretende desbravar esse novo rumo que a informao est tomando. O livro aborda o blog como ferramenta de comunicao e expresso, e mostra, por meio de entrevistas com jornalistas e blogueiros, sua verdadeira proposta dentro do contexto atual de difuso de informaes. Para os jornalistas um novo meio para a prtica do jornalismo, e que pos sui como principal caracterstica a interatividade e proximidade com o leitor. Para os blogueiros uma ferramenta que possibilita a livre expresso do pensamento e opinio, e por muitas vezes, como no caso da cubana Yoani Snchez, um espao para a divulgao da cruel realidade de seu pas. A autora usou de seu insight para falar sobre esse tema de fronteira e de forma proposital, suscita dvidas e opinies dos profissionais da rea, que levar concluses relevantes quanto aos conceitos e pr-conceitos a respeito da ferramenta blog e sobre o jornalismo que praticado hoje.

You might also like