You are on page 1of 3

Num pas que j deu errado Fbio Wanderley Reis Trinta anos atrs, propus que a exploso do voto

no MDB na eleio de 1974 podia ser interpretada como um voto de significado constitucional. Em vez da idealizao que se poderia pretender ver nisso, a interpretao destacava antes certa peculiar combinao de consistncia e deficincia que surgia nas pesquisas acadmicas. O voto emedebista se correlacionava fortemente com a posio socioeconmica dos eleitores, e havia a difundida percepo (facilitada pelo bipartidarismo imposto e por um regime antipopular) do MDB como o partido dos pobres ou do povo, em contraste com a imagem da Arena como o partido dos ricos ou do governo; mas, pelo fato mesmo de ocorrer sobretudo no eleitorado popular, o apoio ao MDB era acompanhado da falta de informao e do alheamento quanto a questes de natureza variada convencionalmente consideradas relevantes para a deciso eleitoral. A suposio envolvida na interpretao proposta era a de que se podia ligar o voto emedebista a uma espcie de turva demanda por igualdade ou justia social e ao problema constitucional por excelncia da adequada incorporao socioeconmica dos estratos populares. Estudos sobre as vicissitudes recentes do estado de bem-estar na Europa ressaltam como os arranjos sociais prevalecentes, com todos os avanos obtidos no ps-guerra, continuam a conter armadilhas que atam parte importante dos indivduos a oportunidades inferiores e a condies de privao ou excluso social por toda a vida. Naturalmente, temos, no Brasil, muito mais armadilhas perenes, com o legado escravista que tanto nos pesa ainda hoje. As novidades que observamos atualmente no pas esto longe de representar a superao desse estado de coisas, e as consequncias polticas no podem deixar de ser tortuosas. H um aspecto pr-poltico, de certo ngulo, na grande expanso da criminalidade e da violncia. Ao longo da maior parte do sculo XX, a histria brasileira esteve marcada pelo problema marxista do enfrentamento entre a
1

ameaa revolucionria (real ou suposta) e a resistncia conservadora, enfrentamento no qual o problema da incorporao popular e de sua acomodao institucional se dramatizava diretamente na esfera poltica. Mas, combinadas a derrocada do socialismo e a nova dinmica econmica mundial com a violncia intensificada do ltimo quarto de sculo, o problema constitucional brasileiro tem assumido feies hobbesianas e mais comezinhas, em que se trata da manuteno da ordem e da segurana. Por certo, os protagonistas so diferentes nos dois casos. Enquanto a agitao esquerdista de ambies revolucionrias raramente contou com gente oriunda dos estratos mais pobres em posies de real protagonismo, no h como deixar de assinalar o papel desses estratos no hobbesianismo de agora, no obstante os vnculos que este mantm com traos mais gerais que enlaam gente diversa. Alm disso, no h razes para esperar que o hobbesianismo possa ser resolvido ou significativamente mitigado com algumas melhoras sociais. Seu substrato sociopsicolgico a ruptura (resultante da urbanizao do pas e seus correlatos, e na verdade tardia) do conformismo popular produzido na secular construo de nossa sociedade escravista. Pequenas melhoras, criando aspiraes e expectativas mais ambiciosas que no podem ser plenamente satisfeitas de imediato, no tendem, especialmente com nosso enorme fosso social, seno a agravar a frustrao e o sentimento de privao e mesmo de injustia ou seja, a agravar a operao de fatores potenciais do comportamento criminoso ou violento. Some-se a economia da droga, e temos aqui um vale sombrio pela frente. Mas, seja como for, temos tambm um processo poltico-eleitoral que ele mesmo incorporador, e que acaba por ter papel crucial e positivo na dinmica geral. No s, em contraste com as dificuldades da incorporao econmica, o eleitorado aumenta enormemente com relao populao, mas a arena eleitoral se revela, em nossa sociedade dual, a arena singular em que de fato emerge a questo constitucional com seu decisivo contedo social. E o alcance constitucional do voto emedebista de 1974 pode ser apontado de novo na clareza indita, em termos de eleies presidenciais, da correlao entre o voto em Lula e a posio socioeconmica dos eleitores, com suas projees regionais.
2

Essa constatao e seu significado no so alterados (so mesmo corroborados) pelas leituras em que se destacam as deficincias intelectuais do eleitorado lulista, em correspondncia com as deficincias pessoais de Lula como lder poltico. Nas condies de nosso eleitorado popular, a penetrao eleitoral de Lula sem dvida compartilha traos do velho populismo. Mas preciso ter em conta, como salientado classicamente nas anlises do populismo latino-americano, que o populismo tradicional se distinguia pelo apelo ao povo por parte de lderes tipicamente provenientes de camadas sociais favorecidas, enquanto Lula pode reclamar origens autenticamente populares. E a correo, por este aspecto, da confuso populista com certeza um dos fatores da nitidez indita dos correlatos socioeconmicos do voto nesta eleio presidencial. De todo modo, num pas que j deu errado, resta tentar avanar com os recursos mo. Na longa espera por condies em que eleitores sofisticados possam fazer escolhas judiciosas com base nas ofertas de partidos consistentes (vale dizer, em que o problema constitucional se tenha resolvido), tomara que, como quer que se decidam a disputa pela Presidncia da Cmara e miualhas anlogas, seja possvel continuar a capitalizar o recurso institucional que o lulismo potencialmente representa e que a crise do PT e as deficincias do prprio Lula vieram comprometer. E que o PSDB ajude.

Valor Econmico, 22/1/2007

You might also like