You are on page 1of 14

Lgica matemtica

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

No existe uma definio exata para lgica, mas alguns matemticos a definem como o estudo dos processos vlidos que atingem a verdade, ou simplesmente a cincia das leis do pensamento.
ndice
[esconder]

o o

1 Histria 2 Lgica Proposicional 2.1 Proposies 2.2 Proposies compostas


3 Referncias 4 Ver tambm

2.2.1 Precedncia de operadores 2.2.2 Tabela Verdade 2.2.3 Conectivos lgicos 2.2.4 Conector de Negao (~) 2.2.5 Conector e () 2.2.6 Conector ou (V) 2.2.7 Conector condicional () 2.2.8 Conector bi-condicional () 2.2.9 Ou exclusivo (V) 2.2.10 Negao Conjunta e Negao Disjunta 2.2.11 Tautologia, Contradio e Contingncia 2.2.12 Implicao lgica ou Inferncia 2.2.13 Equivalncia lgica 2.2.14 Condies necessrias e suficientes 2.2.15 Proposies Associadas a uma Condicional

[editar]Histria
Os estudos sobre o raciocnio foram inicialmente desenvolvidos por filsofos como Parmnides e Plato, mas foi Aristteles quem o elaborou mais detalhadamente e definiu a lgica como se estuda hoje em dia (como se estudava at o sculo XIX). Para mostrar que os sofistas (mestres da retrica e da oratria) podiam enganar os cidados utilizando argumentos incorretos, Aristteles estudou a estrutura lgica da argumentao.

Revelando, assim, que alguns argumentos podem ser convincentes, embora no sejam corretos. A lgica, segundo Aristteles, um instrumento para atingir o conhecimento cientfico, baseando-se no silogismo. Seguidores de Aristteles reuniram seus princpios sobre lgica em um livro intitulado Organun, que significa Instrumento da Cincia.

[editar]Lgica

Proposicional

[editar]Proposies
As proposies so determinadas por sentenas declarativas pertencentes a um certa linguagem que formam um conjunto de palavras ou smbolos e expressam uma ideia. As sentenas declarativas, so afirmaes que podem receber valores lgicos, Verdadeiro ou Falso apenas, e que um conjunto de palavras resultam em um pensamento completo. As proposies devem seguir os seguintes princpios: 1. 2. 3. Princpio da identidade: garante que uma proposio igual a si mesma. Princpio da no-contradio: uma proposio no pode ser verdadeira e falsa. Princpio do terceiro excludo: uma proposio ou verdadeira ou falsa.

Exemplos: O cachorro um animal. - Verdadeiro 2 + 2 = 7 - Falso

Sentenas interrogativas, exclamativas e imperativas no so proposies, pois no possvel dizer se so verdadeiras ou falsas.

Exemplos:

Hoje est chovendo muito! Como foi a aula? Limpe a cozinha. Esta sentena no verdadeira.

[editar]Proposies

compostas

Proposio composta a unio de proposies simples por meio de um conector lgico. Este conector ir ser decisivo para o valor lgico da expresso.

[editar]Precedncia de operadores

Em expresses que utilizam vrios operadores no possvel saber qual proposio deve-se resolver primeiro. Exemplo: P Q V R. Com isso, usar parnteses fundamental. A expresso do exemplo poderia ficar assim: (P Q) V R ou P (Q V R). A ordem da precedncia de operadores : 1. 2. (), [], {} V, , V

3.
4. 5.

[editar]Tabela Verdade
A tabela verdade construda para determinar o valor lgico de uma proposio composta. Segue uma excelente estratgia para a construo da mesma. Exemplo de construo da tabela verdade da proposio composta: p q Primeiramente verifica-se quantas variveis, ou proposies simples que temos na proposio composta do exerccio. Neste caso existem duas: p e q. Em seguida elevamos 2 ao nmero de variveis, ou seja, 2. Nossa base do expoente 2 pelo fato de possuir-se apenas 2 valores lgicos possveis nas proposies (Verdadeiro ou Falso). O resultado de 2 4. Ento nossa tabela ter 4 linhas, nessas linhas estaro todos os valores lgicos possveis da nossa proposio composta.

p q pq

- -

- -

- -

- -

Esta a estrutura da tabela, agora para a preencher com os devidos valores lgicos utiliza-se a seguinte tcnica: at a metade da primeira coluna coloca-se Verdadeiro, na outra metade Falso. J na segunda coluna, intercala-se V e F. Desta forma adquira-se a seguinte tabela:

p q

pq

V V Resultado

V F Resultado

F V Resultado

F F Resultado

Esta uma das melhores estratgias para a montagem de uma tabela verdade.

[editar]Conectivos lgicos
Proposies podem ser ligadas entre si por meio de conectivos lgicos. Conectores que criam novas sentenas mudando ou no seu valor lgico (Verdadeiro ou Falso). Exemplos dos principais conectores lgicos:

ou ~ (negao); (conectivo e); V (conectivo ou); (conectivo se, ento); (conectivo se, e somente se); V (conectivo ou exclusivo); (conectivo negao conjunta); (conectivo negao disjunta).

Exemplos de sentenas formadas com conectores e proposies: (2 + 2 = 4) V (1 < 4) - Valor lgico da sentena: Verdadeiro V (ou) Verdadeiro = Verdadeiro Cachorro um felino (1 > 0) - Valor lgico da sentena: Falso (e) Verdadeiro = Falso

[editar]Conector de Negao (~)


O conectivo de negao (~), nega o valor lgico de uma proposio. Considera-se p como uma proposio de valor lgico igual a verdadeiro, ento sua negao igual a falso. O mesmo seria se a proposio tivesse valor lgico inicial igual a falso, sua negao seria igual a verdadeiro. De acordo com esses conceitos podemos montar a seguinte tabela verdade:

p ~p

V F

F V

Exemplo: Considere p com o valor da seguinte proposio: 2 um nmero par. p = Verdadeiro, portanto sua negao: ~p = Falso.

[editar]Conector e ()
O conectivo e, tambm conhecido como AND e representado pelo smbolo ^ junta proposies as quais somente resultaro em Verdadeiro se todos os valores forem Verdadeiros. Exemplo: Considere as proposies p e q (Conjuno).

p q pq

VV

VF

F V

F F

Observao: Veja que nesta tabela consideramos todos os valores lgicos possveis para p e q, em outras palavras: temos 2 proposies e estamos em uma base binria (0 ou 1, verdadeiro ou falso) ento para se saber o nmero das possibilidades para essas proposies realiza-se o seguinte clculo 2 ^ n, onde n o nmero de proposies.

[editar]Conector ou (V)
O conectivo ou, tambm conhecido como OR e representado pelo smbolo V une proposies que, apenas uma sendo Verdadeiro suficiente que a expresso inteira tambm seja. Exemplo: Considere as proposies p e q (Disjuno).

p q pVq

VV

VF

F V

F F

[editar]Conector condicional ()
O conectivo condicional, tambm conhecido como implica e representado pelo smbolo une proposies criando uma estrutura condicional onde apenas uma das possibilidades resulta em F o valor lgico da expresso. Exemplo: Considere as proposies p e q (Condio). Se p ento q

p q pq

VV

VF

F V

F F

[editar]Conector bi-condicional ()
O conectivo bi-condicional, lido como se, e somente se e representado pelo smbolo , ele une proposies onde o resultado lgico da expresso verdadeiro apenas se os valores lgicos forem iguais. Exemplo: Considere as proposies p e q (Bi-condicional). Se p, e somente se q

p q pq

VV

VF

F V

F F

[editar]Ou exclusivo (V)


O conectivo ou exclusivo, chamado tambm de disjuno exclusiva, representado pelo smbolo V. Podemos dizer que ele significa: um ou outro, mas no ambos. Exemplo: Ou o gato macho ou o gato fmea, mas no ambos. A tabela verdade do ou exclusivo esta representada abaixo.

p q pVq

VV

VF

F V

F F

[editar]Negao Conjunta e Negao Disjunta


A negao conjunta representada pelo conector , significa a negao de duas proposies envolvendo o conector AND. Exemplo: p q p q. A negao disjunta representada pelo conector , significa a negao de duas proposies envolvendo o conector OR. Exemplo: p v q p q. Abaixo esto representadas as tabelas verdades das duas negaes.

p q pq

VV

VF

F V

F F

p q pq

VV

VF

F V

F F

[editar]Tautologia, Contradio e Contingncia


Ao montarmos uma tabela verdade contendo todos os valores lgicos possveis de uma expresso a poderamos classificar em tautologia, contradio e contingncia.

Tautologia: uma proposio cujo resultado final sempre verdadeiro.

Exemplo: p v ~p (p OU no p)

p ~p p V ~p

VF

F V

Veja que independente do valor de p a expresso sempre resulta em Verdadeiro, pois para o conector OU possuir um verdadeiro j suficiente para resultar em Verdadeiro, alm disso sempre teremos V em todas as combinaes da expresso. Por isso a classificamos como uma tautogia. Vejamos outro exemplo:

F p (F ento p)

Valor lgico constante p F p

Nestre outro caso tambm se obteve uma tautologia, devido ao fato da ltima coluna da tabela (resultado da expresso) ter somente Verdadeiro.

Contradio: uma proposio que resulta somente em falso, em outras palavras, a ltima

coluna da sua tabela s possui o valor lgico falso. Exemplo: p ^ ~p

p ~p p ^ ~p

V F

F V

Contingncia: determinamos uma proposio de contingente quando ela no tautolgica

nem contraditria, ou seja, ela indeterminada. Exemplo: p V q (p OU q)

p q pVq

VV

VF

F V

F F

Percebe-se que a ltima coluna no possui apenas um valor lgico, por isso a determinamos uma proposio contingente, ou indeterminada.

[editar]Implicao lgica ou Inferncia


Sejam P e Q duas proposies. Diremos que P implica logicamente a proposio Q, se Q for verdadeiro sempre que P for verdadeiro. Quando isso ocorre, dizemos que temos uma implicao lgica ou inferncia e denotamos: P => Q (lemos: P implica Q). Exemplo: P Q implica P V Q?

p q pq pVq

VV

VF

F V

F F

Neste exemplo podemos dizer que P Q => P V Q, pois onde P Q verdadeiro P V Q tambm . Exemplo: P V Q implica P Q?

p q pVq pq

VV

VF

F V

F F

Neste exemplo no podemos dizer que P V Q => P Q, pois temos na segunda linha que onde P V Q verdadeiro P Q falso.

[editar]Equivalncia lgica
Diremos que P equivalente a Q, se as duas tabelas verdade foram idnticas. Quando isso ocorre, dizemos que temos uma equivalncia lgica ou bi-implicao e denotamos P Q (lemos: P equivalente a Q). Exemplo: (P Q) equivalente a (P V Q)?

P Q P Q P Q (P Q) P V Q

VV

VF

F V V

F F

Neste exemplo podemos dizermos que (P Q) (P V Q), pois o resultado da tabela verdade das duas expresses o mesmo. Exemplo: P Q equivalente a Q P?

P Q PQ QP

VV

VF

F V

F F

Neste exemplo no podemos dizer que P Q Q P, pois o resultado das tabelas verdades das expresses so diferentes, nas linhas 2 e 3.

[editar]Condies necessrias e suficientes


Temos uma condio suficiente se quando ela ocorrer temos a garantia de que a outra condio ocorrer. Por exemplo:

Se o cavalo corre ento ele est vivo. O cavalo correr condio suficiente para ele estar vivo,ou seja, se o cavalo corre podemos garantir que ele est vivo. Por outro lado o cavalo estar vivo no garante que o cavalo corra , pois ele pode estar por exemplo vivo mas descansando, a este tipo de condio d se o nome de condio necessria. Uma condio necessria quanto no podemos garantir que a outra condio valida. Esta relao entre condio suficiente e condio necessria encontrada quando utilizamos um conector condicional, ou seja, quando temos uma estrutura condicional. O primeiro argumento(que vem antes do ), chamado de antecedente uma condio suficiente. O segundo argumento,chamado de consequente uma condio necessria. Entretanto em uma estrutura bi-condicional temos uma proposio necessria e suficiente.

[editar]Proposies Associadas a uma Condicional


Pegamos uma condicional qualquer como p q, existem trs tipos de proposies associadas a ela que so:

Recproca: a proposio recproca de p q a proposio q p .Como podemos ver foi

feito uma troca entre a antecedente (p) e a consequente (q) para obter-se a recproca cuja tabela esta abaixo:

p q pq qp

VV

VF

F V

F F

Exemplo: Se a Maria feia ento todos so feios. A recproca seria: Se todos so feios ento Maria feia.

Contrria: a proposio contrria de p q a proposio ~p ~q.Basta negar a

antecedente(p) e a consequente(q) para obtermos a proposio contrria.

p q ~p ~q p q ~p ~q

VV F

VF

F V

F V V F

F F V V

Exemplo: Se a Maria feia ento todos so feios. A contrria seria : Se Maria no feia ento todos no so feios.

Contra Positiva: a contra positiva da preposio p q ~q ~p. Para encontramos a

contra positiva basta juntar os passos da recproca e da contrria,ou seja, deve se inverter os lugares do antecedente e do consequente e negar ambos. A proposio contra positiva tem o mesmo resultado que a proposio original.

p q ~p ~q p q ~q ~p

VV F

VF

F V

F V V F

F F V V

Exemplo: Se a Maria feia ento todos so feios. A contra positiva seria: Se todos no so feios ento Maria no feia.

[editar]Referncias
Carlos Fontes. Definio e Evoluo da Lgica; 28/04/2012. Disponvel em: http://afilosofia.no.sapo.pt/pag2Def.htm

Grupo iPED. Noes de lgica.Colgio web; 07/05/2012. Disponvel em: http://www.colegioweb.com.br/matematica/conectivos-logicos-.html GERNIMO, Joo Roberto; FRANCO Valdeni Soliane. Fundamentos de matemtica: uma introduo lgica matemtica, teoria dos conjuntos, relaes e funes. 2 Edio 2008.

You might also like