You are on page 1of 27

O estudo da hidrulica tem a ver com o uso e caractersticas dos lquidos.

Desde o princpio dos tempos, o homem j usava lquidos para suavizar suas cargas. No difcil imaginar um homem das cavernas deslizando rio abaixo, em uma balsa com sua esposa, seus filhos e outros pertences a bordo, rebocando uma segunda balsa levando mantimentos. As anotaes mais antigas da histria mostram que artigos, tais como bombas e rodas de gua, eram conhecidos desde tempos muito remotos. Entretanto, foi no sculo XVII que o ramo da hidrulica, comeou a ser usado. Baseados no princpio descoberto pelo cientista francs Pascal, este se relaciona com o uso de fluido confinado, transmitindo potncia, multiplicando foras e modificando movimentos.

A Lei Pascal diz assim:

A presso aplicada a um fluido confinado se transmite sem diminuio de fora em todas as direes, e atua com fora igual e em reas iguais nos ngulos correspondentes. Este preceito explica porque uma garrafa de vidro cheia se romper se tentarmos tamp-la. O lquido praticamente incompressvel transmite a fora aplicada na rolha garrafa (Fig. 1-1). O resultado uma fora excessivamente maior numa rea superior que a da rolha. Assim possvel quebrar o fundo da garrafa ao empurrar a rolha com fora moderada.

Fig: 1-1

A PRESSO:

A presso a razo entre a fora normal exercida por um corpo e a rea da superfcie sobre a qual atua essa fora.

P (Kg/cm2)=

F (Kg.) ( Na figura 2-1 apresentamos um exemplo de aplicao) S (cm2)

Para diminuir uma presso P temos que aumentar a superfcie S e para aument-la, basta reduzir a superfcie S. Diz-se que uma presso uniforme quando a relao da superfcie comprimida.
S F

idntica nos distintos pontos

A presso se exerce de cima para baixo, de baixo para cima, e tambm lateralmente. Em resumo, a presso exercida em todos os sentidos. A presso esttica a que exerce um fluido em repouso sobre as paredes do recepiente que a contm, enquanto que a presso dinmica a presso devido a velocidade, cuja existncia se pe em evidncia ao colocar um obstculo ao seu movimento. No Sistema Internacional (S.I.), a unidade de presso Pascal (Pa), equivale a presso uniforme que atua sobre uma superfcie plana de um metro quadrado, exercida perpendicularmente por uma fora total de um Newton (N). Lembramos que em Newton, unidade de fora do Sistema Internacional, a fora que comunica a um corpo, cuja massa seja de um quilograma, uma acelerao de um metro por segundo. Dado o pequeno valor absoluto do Pascal, temos visto que atualmente utiliza-se como valor a presso em bar, que equivale a 10 pascal. Recordemos que na Frana, a partir do Decreto de 3 de maio de 1961, as leis j no toleravam o uso da antiga unidade de presso, o quilo fora por centmetro quadrado (kg/cm2).

A correspondncia sucinta das unidades de presso a seguinte: -- 1 pascal = 10-5 bar ou 1,02 x 10 -5 kg/cm2 -- 1 bar = 10 5 pascal ou 1,02 kg/cm2

-- 1 kg/cm2 = 98.000 pascal ou 0,98 bar -- 1 Lb.Pulg2= 0,0689 bar

NA HIDRULICA A PRESSO A FORA QUE ATUA POR UNIDADE DE SUPERFICIE

ALGUNS EXEMPLOS DE DETERMINAO DE PRESSO

F Estes exemplos colocam em evidncia a frmula: P = -------S Sobre a cabea de um alfinete, cuja ponta descansa sobre uma superficie suficientemente dura, apliquemos uma fora de um quilo (Kg.) (fig. 3-1). Supondo que o dimetro da ponta do alfinete seja de 0,2 mm, verificamos o valor da presso exercida pelo alfinete sobre a superfcie receptora, expressada em bar.

F ig.3 -1 . U-na fuerza mmuito fraca pode Fig. 3-1 Uma fora uy dbil puede crear una presin m uy grande.

criar uma presso muito grande.

F ig.4 -1 . P resin ejercida sobre el suelo por Fig. 4-1 Presso exercida sobre o un tren de-o rugas de una m quina..solo

pela esteira de uma mquina.


D H L

Superficie da base da ponta do alfinete em cm2:

d 2
4

3 , 14 0 , 02 0 , 02 4

= 0 , 0003 cm2

Presso exercida pela ponta do alfinete sobre o material com o qual est em contato:
1 0,0003 = 3333 kg/cm2

Para determinar a presso que exerce sobre o solo uma mquina provida de esteiras (fig.4-1), quando est trabalhando, utilizamos a mesma frmula. Onde o peso da mquina de 10.000 Kg. D= 100 cm, L= 400 cm, H=70 cm.

EM RESUMO UMA FORA CONSIDERVEL atuando sobre uma grande superfcie = pouca presso UMA FORA MNIMA atuando sobre uma superfcie pequena = presso elevada

A VAZO:

Vazo a relao entre o volume do lquido escoado por unidade de tempo. Ou seja, a intensidade com que o lquido flui.

Superfcie x Espao Vazo =---------------------------------------- = -------------------------------------Tempo Tempo

Volume do lquido

Sua unidade de medida o metro cbico/segundo, porm devido ao resultado muito grande para seu emprego na tecnologia hidrulica de mquinas, se utiliza:
Litro 1 ---------- = 1,66 x 10 min. -5

m3/seg.

Litro 1------------ = 4,403 x 10 min.

-3

gales/seg.: 0,2642 gales /min.

1 galo / min. = 3,785 litros / min.

NA HIDRULICA A VAZO CARACTERIZA-SE PELA RAPIDEZ DO MOVIMENTO.

Volume escoado

Podemos dizer que o volume do lquido escoado igual a vazo multiplicada pelo tempo em que este se mantm.

Fig. 5-1

s L

( seg.) = 1,66 Q.T. 1 m3 = 1000 Lts. = 264,2 U.S. gales 1 Litro = 0,001 m3 = 0,2642 U.S. gales 1 galo (U.S.) = 3,785 litros

S xL=V=Q xT
Volume = vazo x Tempo Volume m3 = 1000 x Vazo Litros/min. x Tempo / 60

1 pulg. 3 = 16,39 cm3

Princpios e Funcionamento
As Bombas de engrenagens externas, so as mais difundidas e seu emprego preferido por sua simplicidade (somente duas peas mveis) e facilidade de manuteno e reparao.

Descrio

Uma Bomba de Engrenagens (Fig. 6-1) est constituda por uma carcaa (1) de fundio de ferro ou de alumnio. Esta carcaa est provida de dois orifcios: um de alimentao (2) e outro de sada (3). Para reduzir as perdas de carga, a seo do orifcio de alimentao deve ser maior que o da sada. No interior da carcaa (1) esto situadas as duas engrenagens que normalmente levam dentes retificados. Uma das engrenagens a condutora e a outra a conduzida. As duas faces laterais da carcaa (1) ficam fechadas mediante tampas. Uma delas, a do lado da sada do eixo, leva um dispositivo estanque (retentor) que ao mesmo tempo que evita as fugas de leo, impede a entrada do ar entre o eixo e a tampa.

Funcionamento
Em toda bomba de engrenagens, durante a rotao dos eixos, o leo circula do seguinte modo:
O leo que chega ao orifcio de alimentao (2) da bomba conduzido pelos vos (C) formados pelos dentes. Durante a rotao das engrenagens na carcaa, o leo no s conduzido como fica aprisionado entre os alojamentos da carcaa e dos vos formados pelos dentes de cada engrenagem. O leo no liberado at que os vos dos dentes desemboquem na cmara de sada (3). Ento o leo expelido pelos tubos de presso at o distribuidor do sistema hidrulico.

As duas fontes de fugas e, portanto, de perda de rendimento volumtrico nas bombas de engrenagens; do que se deriva sua incapacidade para manter uma certa presso, a partir de um determinado valor so: Folga entre os dentes de cima (dimetro exterior das engrenagens) e dos alojamentos da carcaa; e Folga entre os flancos dos dentes e das tampas do corpo da bomba.

Durante o funcionamento de uma bomba de engrenagens, o centro da presso na cmara de sada se situa no ponto (C) (Fig. 7-1). Os empuxos que atuam sobre as engrenagens e, portanto sobre os eixos, buchas de teflon ou rolamentos, esto dirigidos conforme as flechas F1 e F2 e a intensidade que resulta destas aes vem expressa pelo produto resultante da multiplicao da superfcie das engrenagens pela presso unitria registrada na sada da bomba. A superfcie das engrenagens que recebe a presso unitria varivel segundo a vazo terica da bomba.

Conclumos que para aumentar a vazo de uma bomba de engrenagens suficiente: Aumentar a altura dos dentes das engrenagens; Aumentar seu regime de entrada at certo limite, compatvel com o enchimento correto do fluido. A engrenagem condutora (4) solidria ao eixo, bem como a engrenagem conduzida (5). O conjunto de engrenagens est montado com um jogo de buchas mveis, que pressurizado pelo fludo em uma parte de sua superfcie, se apoiam com a fora necessria sobre as engrenagens, mantendo por sua vez a estanqueidade e a pelcula lubrificante. Para isto, so colocados reparos de desenho especial para separar as buchas e tampas laterais, uma zona de alta presso alimentada pela sada e uma zona de baixa presso conectada a entrada da bomba. O desenho da zona de alta presso (forma de anel interior) se calcula para obter a presso ideal de funcionamento, para equilibrar as fugas e minimizar o desgaste.

Clculo da Vazo (Q) Para uma bomba de engrenagens

Q=(L /min. a 2000 RPM)

Q = Vazo D (mm) = dimetro externo d (mm) = dimetro de profundidade L (mm) = largura dos dentes 10-6 = 0,000001

Identificao do sentido de rotao de uma bomba oleohidrulica

Rotao Direita

Rotao Esquerda

Saida

Entrada

Entrada

Saida

Determinao da potncia hidrulica e torque Potncia (definio)


a relao que existe entre o trabalho realizado por uma fora e o tempo empregado.

Trabalho Potncia = Tempo

1 Kilowatt = 1,34 HP = 1,36 CV 1 CV = 0,7355 Kw. 1 HP = 0,7457 Kw

Na hidrulica a fora aplicada por meio de uma superfcie e origina uma presso, portanto, a presso hidrulica o produto da presso pela superfcie pelo espao (equivale ao trabalho hidrulico) dividido pelo tempo.

Sabemos que VAZO

Superfcie x Espao Tempo

Volume Tempo

Resumindo, temos Potncia = Vazo x Presso , levando em conta as unidades e sua converso veremos que:

P (CV) =

Q l/min x P kg/cm2 450

Q l/min x P bar 441,6

P (kw) =

Q l/min x P bar 600

Em mecnica, torque vem definido por um sistema de duas foras iguais, da mesma grandeza, paralelas e de sentido contrrio, que atuam sobre um corpo rgido. Um torque se caracteriza pela fora e pelo seu sentido. O torque de duas foras igual ao produto do mdulo destas duas foras pela distncia de sua linha de ao. Esta distncia se denomina brao de alavanca. A unidade para o torque o metro-newton (m.N). Na prtica se utiliza o metro Decanewton (m. daN). A antiga unidade do torque era o metro - kilogramo (m.kg), 1 kilogramo - fora (kgf) = 9,8 newton (N) 1 newton (N) = 0,102 kilogramos - foras (kg-f) 1 decanewton (daN) = 1,02 kilogramos - foras (kg-f)

Em Mecnica o torque se calcula mediante as frmulas:

C m.kg. = torque em metros kilogramos C m.N = torque em metros newton P cv = potncia em cavalos P w = potncia em watts N r/min = velocidade em RPM W = velocidade angular em radianos/segundo

Em hidrulica, e sobretudo nos sistemas hidrostticos motores, a noo de torque deve ser entendida de um modo diferente, onde o torque proporcional a: A presso de trabalho A cilindrada do motor hidrulico

O torque ento calculado pelas seguintes frmulas:

C m.kg. = 1,59 x 1 p kg/cm2 x q

l/volta

ou

C m.da.N = 1,59 x1 p bar x q

l/ volta

FUNCIONAMENTO DE UMA LVULA DE COMANDO COM VLVULA DE ALIVIO INCORPORADA

Posio neutra
B
fig 1-2

A Vlvula de comandos se encontra em posio de repouso, onde se pode verificar que o leo ingressa e sai em forma livre pelo canal de by-pass. (fig. 1-2). E as conexes e cilindro A e B esto fechadas.

A haste da vlvula foi deslocada para a direita fechando assim o canal de by-pass. Neste caso o leo se dirige para a zona da vlvula de alvio, realizando a abertura da vlvula de reteno e chegando a conexo A, e dali para o cilindro produzindo o movimento do mesmo. Neste momento a vlvula de alvio, controla a presso do circuito (fig 2-2). Pela conexo B, se realiza o retorno do leo proveniente da entrada oposta.

Fig. 2-2

Na Fig. 3-2., observamos o deslocamento da haste para a esquerda, gerando o mesmo efeito que o exemplo anterior (Fig. 2-2). Neste caso o cilindro troca de sentido do movimento produzindo o retorno do leo pela conexo A. Fig. 3-2 NAS VLVULAS DE COMANDOS COM VLVULA DE ALVIO INCORPORADA, A CONEXO DE ENTRADA SE REALIZA SEMPRE PELO LADO DA VLVULA DE ALVIO

CIRCUITO HIDRULICO BSICO

Comando

Bomba Vlvula limitadora de presso Cilindro Nas Fig. 1-3 e 2-3., se observa um circuito hidrulico bsico composto de: -- Bomba hidrulica -- Vlvula de Comandos -- Cilindro hidrulico. -- Filtro de retorno. -- Depsito de leo

Filtro Fig. 1.3 Depsito de leo

Funcionamento:
Uma Bomba Hidrulica provoca a circulao do lquido apropriado, alimentando-se desde o depsito que assegura um abastecimento contnuo. Uma vlvula de comandos canaliza o lquido segundo as condies impostas ao sistema. Finalmente o receptor (cilindro ou motor hidrulico), receber esse lquido em circulao e o transformar em trabalho efetivo quando for solicitado. Na prtica este conjunto se completa mediante tubulaes, filtros, conexes e em casos mais complexos, incorporando outros tipos de vlvulas segundo os fins desejados. Estrutura-se assim um sistema hermtico capaz de suportar determinadas presses de funcionamento, transmitindo um determinado nvel de energia hidrosttica.

Comando

Bomba Cilindro

Filtro Fig.2.3 Depsito de leo

Critrios a considerar e emprego de tabela


EXEMPLO:
Analisaremos uma instalao simples com um cilindro que acionaremos por meio de uma bomba hidrulica e veremos como se deve proceder para selecionar corretamente os elementos que integram este circuito. 1) O Cilindro *elemento principal* realiza um determinado trabalho, atravs da fora exercida sobre a haste do cilindro, que se realiza em um certo tempo, indicando a velocidade de deslocamento. Fixamos tambm a priori o valor da presso com que vamos trabalhar no circuito. Sintetizando e como exemplo ilustrativo, tomaremos: a) Fora Necessria: F= 4.500 (Kg.) b) Curso Necessrio: C= 800 (mm) c) Tempo movimento, total: T = 10 (seg.) d) Velocidade de deslocamento: V=80 (mm/seg.) e) Presso de trabalho P = 100 (kg/cm2) Com o valor F e da Presso P, da tabela 1, extramos o valor do dimetro interior D= 76,2 (mm) que dever ter o cilindro. GRFICO PARA DETERMINAR O DIMETRO DO CILINO

Dimetro Interno do cilindro Presso de Trabalho

Fora

2) Este cilindro se movimentar com uma velocidade V, pelo qual, com o dimetro obtido e mediante o auxlio da tabela 2, unindo os pontos representativos comprovamos que as condies impostas se cumpriro, fornecendo uma vazo Q=21,9 (lts./min.), valor este que dever ser empregado pela bomba. 3) Necessitaremos uma bomba que gere Q=21,9 (lts/min) e que acionaremos com um motor eltrico a 1.450 r.p.m. Nos diferentes modelos fabricados e sobre as bases de suas curvas caractersticas, conclumos que a bomba necessria ser de 16 cm3 /volta, ou 22 lts/min , a 1450 r.p.m. e um rendimento de 95% a 100 kg/cm2 de presso.

GRFICO PARA DETERMINAR A VAZO NECESSRIA (TIPO DE BOMBA)

Vazo Bomba
Dimetro Interno

Velocidade de Deslocament o

do cilindro

4) Agora determinaremos a potncia necessria do motor eltrico utilizando a tabela 3, unindo os pontos, comprovamos que se faz necessrio dispor de uma potncia mnima de N= 6,25 HP.

Observamos que na citada tabela existe um eixo com porcentagens relativas ao rendimento total, representando a eficincia de toda instalao, prudente adotar um valor que oscile ao redor de 80%. De qualquer maneira, devemos estar cobertos por uma certa margem de segurana para enfrentar eventuais exigncias de maiores potncias hidrulicas. Por isso, a seleo do motor se far por excesso de potncia e enquadrado dentro dos valores normais de fabricao. Ser conveniente optar em nosso caso, N= 7 HP.

GRFICO PARA DETERMINAR A POTNCIA NECESSRIA (TIPO DE MOTOR)

Rendimento Total por 100 Presso de trabalho

Potncia Acionamento Vazo Bomba

5)A vazo estabelecida, dever ser conduzida atravs das tubulaes, que devero estar corretamente dimensionadas, considerando a velocidade normal de circulao recomendada, conforme as tabelas 4 e 5.

Da tabela 5 e com base em valores estabelecidos na tabela 4, possvel selecionar a tubulao, com seu dimetro interno apropriado e conforme sua localizao no circuito (tubulao de presso; de retorno e especialmente de alimentao ou aspirao). Normalmente o mercado fornecedor ministra medidas normativas, a seleo dever realizar-se por excesso j que os valores obtidos na tabela 5 so os mnimos indispensveis. Os tubos de presso e retorno podem ser unificados em suas medidas. Todas estas consideraes so realizadas com base em comprimentos de tubos no superiores a 5 metros. Em caso de aumento desta medida conveniente analisar o problema mais detidamente, avaliando as quedas de presso que podem gerar, cobrindo na eventualidade com maiores dimetros de tubulaes. Por outro lado, conveniente destacar que o lquido se desloca com a velocidade mnima possvel pela tubulao de aspirao, o comprimento do conduto a mnima indispensvel e que o nvel do depsito de leo se encontra acima do nvel de entrada da bomba.

GRFICO PARA DETERMINAR TIPOS DE TUBOS A UTILIZAR (ASPIRAO, PRESSO e RETORNO)

PRESSO

RETORNO

ASPIRAO

Velocidade de

circulao

Dimetro Interno

Vazo Bomba

FALHAS PRODUZIDAS EM BOMBAS DE ENGRENAGENS


Nas bombas que apresentam falhas em servio, so na sua maior parte, devido a erros cometidos em sua aplicao. Os fludos inadequados, as sobrecargas e as reparaes mal feitas so geralmente a causa de uma bomba deixar de funcionar ou render menos do que o especificado.
1) FALHAS OCASIONADAS POR LEOS INADEQUADOS.

LEOS CONTAMINADOS POR PARTCULAS FINAS.

Produzem aspereza nas superfcies de trabalhos das bombas acelerando seu desgaste.
LEOS GROSSAS CONTAMINADOS POR PARTCULAS

LEO INADEQUADO. As diferentes partes de um circuito determinam o tipo de leo a ser usado e h diferenas entre eles; cada um tem seu uso especfico. O uso de lquidos de freios ou de misturas inflamveis em equipamentos correntes de trator so exemplos de uso incorreto que provocam defeitos nas bombas.
2) FALHAS OCASIONADAS POR AR NO SISTEMA.

Produzem ranhuras nos mancais e corpos das bombas de engrenagens, ranhuras nas paletas e rotores de bombas de palhetas; travamento das molas das vlvulas de bombas de pisto, ranhuras em vlvulas rotativas, etc. Caracteriza-se por riscos nas superfcies deslizantes e marcas profundas nos dentes das engrenagens.
LEOS MISTURADOS COM LAMA

O ingresso de ar no circuito, ou seja, na linha de aspirao, no tanque por baixo nvel de leo ou em qualquer zona de descarga de cilindros ou motores, quando se efetuam manobras indevidas, traz grande danos na bomba. As bolhas de ar no sistema, especialmente nas zonas de alta presso, provocam cavitao com consequente desprendimento de metal.
3) FALHAS PROVOCADAS POR SOBRE CARGA.

A umidade ambiente se condensa e a gua misturada com leo forma lama ou barro, que se deposita nos filtros e tubos de aspirao, provocando quedas de presso na aspirao que posteriormente se transforma em cavitao. Caracteriza-se pelo desprendimento de metal nas zonas de aspirao das bombas. A umidade tambm provoca corroso em componentes da bomba.
LEO QUE AFETAM AS JUNTAS

Para ter uma ideia da magnitude da reduo da vida til de uma bomba, temos o caso das buchas onde sua vida til varia inversamente proporcional ao cubo da presso a que est submetido. Se a presso aumenta duas vezes, a vida diminui oito vezes. As sobrecargas ocasionadas pelo mau funcionamento de uma vlvula limitadora ou pelo fato de querer aumentar as velocidades de operao, aumentando a presso, trazem srios danos para a bomba, onde se desgastam mancais, reparos, etc. As sobrecargas podem chegar a provocar rupturas de corpos, eixos e dentes de engrenagens das bombas.
4) FALHAS PROVOCADAS POR M INSTALAO.

Alguns leos contm substncias que podem danificar as juntas internas e externas das bombas, causando perdas que diminuem o rendimento e podem permitir a entrada de ar no sistema, ocasionando cavitao. Caracteriza-se pelo desgaste prematuro dos retentores, reparos e eroses de cavitao nas zonas de aspirao.
LEO MUITO VISCOSO

Quando da desmontagem de uma bomba, devemos tomar certas precaues para no ocasionarmos falhas graves posteriormente. Por exemplo, se batermos as engrenagens da bomba ao limp-las, se produzem falhas no seu eixo ou nas bordas laterais dos dentes, que ao mont-los novamente danificam as buchas, provocando ranhuras. A reparao ou a troca de partes danificadas do sistema hidrulico sem a troca de leo, geralmente ocasiona danos na bomba por este estar contaminado.

Aumenta a temperatura de trabalho, as presses internas e a carga nas placas de frico. Por outra parte falta lubrificao em algumas partes da bomba, sobretudo no arranque. Ocasionando desgastes prematuros e anormais.
LEO POUCO VISCOSO.

Aumentam as perdas internas e externas da bomba, falta lubrificao, chegando at as engrenagens, no alcanada a presso de trabalho requerida por fugas e a temperatura por consequncia tambm aumenta. Ocorrem desgastes excessivos e travamentos.

Placa de Presso MD Impurezas no leo Cavitao

Mancais de uma bomba com correo da folga axial mediante compensao hidrosttica.
Mancal danificado na bucha por falta de leo. As faces laterais se encontram em estado deplorvel bem como os alojamentos. Recordemos que estas faces se encontram em contato com as engrenagens da bomba. Nestas condies estas peas ficam irrecuperveis. Possveis causas destes danos: Impurezas no leo, aquecimento, etc.

Corpo de uma bomba de engrenagens Desgastado por Excesso de Presso

Observa-se no corpo da bomba o aumento do desgaste (no alojamento das engrenagens) ocasionado pelo roar dos dentes. A flecha assinala a aresta do desgaste. Este desgaste se origina do lado da alimentao (ao das foras "F1 e F2", que se manifestam no lado da sada). Pode ocorrer, sobretudo em casos de bombas de alumnio fundido, que em um produtor de energia deste tipo, que nunca havia funcionado a presses elevadas, chegaro a aparecer vestgios muito semelhantes aos que acabamos de mencionar. Neste caso tais "sinais" no so causados pela ao das engrenagens sobre os alojamentos da carcaa, mas a uma velocidade de torque excessivamente grande pelo orifcio de alimentao e por consequncia, no interior da cavidade correspondente.

Engrenagens de uma bomba hidrulica "Com estrago nos dentes"

Podemos ver o estado dos eixos de uma bomba de engrenagens. Isto produto das impurezas do leo, originando assim um excessivo aquecimento, posterior defeito e finalmente a destruio total do equipamento.

Falhas em circuitos Hidrulicos e possveis solues.


Nas pginas seguintes, em cada ttulo, indicamos os defeitos que causam o mau funcionamento do sistema. * RUIDO EXCESSIVO. * CALOR EXCESSIVO. * FLUXO INCORRETO. * PRESSO INCORRETA. * OPERAO DEFEITUOSA. Por exemplo, uma bomba ruidosa, na pgina de RUIDO EXCESSIVO, buscamos o ttulo BOMBA COM RUIDO e imediatamente seguem (em letra maiscula) as causas provveis que podem produzir o rudo da bomba. A sequncia est de acordo com a probabilidade do sucesso ou com a facilidade de comprova-lo, e na sequncia a soluo (em letras minsculas).

RUIDO EXCESSIVO BOMBA COM RUDO CAVITAO: * Limpar os filtros sujos. * Limpar a linha de suco. * Limpar o filtro de ar do tanque. * Trocar o fluido do sistema. * Verificar se a mangueira de aspirao se encontra reduzida em sua seco. AR NO FLUDO: * Apertar as conexes de entrada que vazam. * Encher o tanque a nvel apropriado. * Drenar o ar do sistema. * Substituir o retentor da tampa da bomba. ACOPLAMENTO DESALINHADO * Alinhar a unidade e comprovar as condies dos anis orings e dos rolamentos. BOMBA DESGASTADA OU DANIFICADA * Reparar ou trocar. VLVULA DE ALVIO RUIDOSA AJUSTE DEMASIADO PRXIMO DA PRESSO DE TRABALHO OU DO AJUSTE DE OUTRA VLVULA: * Instalar um manmetro de presso e ajustar a presso correta. CONE E ASENTO DESGASTADOS: * Reparar ou trocar.

CALOR EXCESSIVO BOMBA QUENTE FLUIDO QUENTE: * Instalar um manmetro de presso e ajustar a presso correta. CAVITAO: * Trocar todos os filtros sujos. * Limpar a linha de suco se estiver obstruda. * Limpar o filtro de ar do tanque. AR NO FLUIDO: * Apertar as conexes de entrada para que no vazem. * Encher o tanque a nvel apropriado. * Drenar o ar do sistema. * Substituir o retentor da tampa da bomba. VLVULA DE ALIVIO OU DESCARGA COM AJUSTE DE PRESSO MUITO ALTA: * Instalar um manmetro e ajustar a presso correta. CARGA EXCESSIVA: * Alinhar a unidade e verificar as condies dos anis orings e dos rolamentos. * Localizar e corrigir alguma falha mecnica. * Verificar a carga de trabalho que pode exceder, conforme indica o grfico. BOMBA DESGASTADA OU DANIFICADA: * Reparar ou trocar. VLVULA DE ALIVIO FLUIDO QUENTE: * Instalar um manmetro e ajustar a presso correta. AJUSTE INCORRETO: * Instalar um manmetro e ajustar a presso correta. VLVULA DESGASTADA OU DANIFICADA: * Reparar ou trocar.

FLUIDO QUENTE

PRESSO DO SISTEMA MUITO ALTA: * Instalar um manmetro e ajustar a presso correta. VLVULA DE ALIVIO OU DESCARGA COM AJUSTE MUITO ALTO DA PRESSO: * Instalar um manmetro e ajustar a presso. FLUIDO SUJO OU NVEL BAIXO: * Trocar os filtros e tambm o fluido do sistema, se no for de uma viscosidade apropriada. * Abastecer o tanque a nvel adequado. FLUIDO DE VISCOSIDADE INCORRETA: * Trocar filtros e fluido do sistema. * Abastecer o tanque a nvel adequado. SISTEMA DE REFRIGERAO DEFEITUOSO: * Reparar ou trocar. BOMBA, VLVULA, MOTOR, CILINDRO OU OUTRO COMPONENTE DESGASTADO: * Reparar ou trocar.

VELOCIDADE DO CILINDRO OU MOTOR HIDRULICO INCORRETA OU FLUXO INCORRETO NO H VAZO

A BOMBA NO RECEBE FLUIDO: * Trocar os filtros sujos. * Limpar a linha de suco. * Limpar o filtro do ar do tanque. * Abastecer o tanque a nvel apropriado. ACOPLAMENTO ENTRE MOTOR E A BOMBA DANIFICADA: * Verificar algum dano na bomba ou no seu manejo. * Trocar e alinhar o acoplamento.

MOTOR QUE MOVE A BOMBA COM ROTAO INVERTIDA: * Inverter a rotao. CONTROLE DIRECIONAL AJUSTADO EM POSIO INCORRETA: * Verificar a posio dos controles operados com solenoides. TODA A VAZO PASSA ATRAVS DA VLVULA DE ALIVIO: * Ajustar. BOMBA DANIFICADA: * Comprovar algum dano na bomba ou em seu manejo.

POUCA VAZO AJUSTE DO CONTROLE DE VAZO MUITO FECHADO: * Ajustar. VLVULA DE ALIVIO OU DESCARGA COM AJUSTE MUITO ABERTO: * Ajustar. FUGA EXTERNA NO SISTEMA: * Apertar as conexes que vazo. * Drenar o ar do sistema. BOMBA, VLVULA, MOTOR, CILINDRO OU OUTRO COMPONENTE DESGASTADO: * Repara ou trocar.

EXCESSO DE VAZO AJUSTE DE CONTROLE DE VAZO MUITO ABERTO: * Ajustar.

PRESSO INCORRETA NO H PRESSO / BAIXA PRESSO H UMA FUGA DE PRESSO: * No h vazo. * Vazo incorreta. AJUSTE DA VLVULA REDUTORA DE PRESSO MUITO BAIXO: *Ajustar. EXCESSO DE FUGAS EXTERNAS: * Apertar as conexes que vazam. * Abastecer o tanque a nvel apropriado. * Drenar o ar do sistema. VLVULA REDUTORA DE PRESSO DESGASTADA OU DANIFICADA: * Reparar ou trocar.

OSCILAO DE PRESSO AR NO FLUIDO: * Apertar as conexes que vazam. * Abastecer o tanque a nvel apropriado. * Drenar o ar do sistema. VLVULA DE ALIVIO DESGASTADA: * Reparar ou trocar. CONTAMINAO DO FLUIDO: * Trocar os filtros. * Trocar o fluido do sistema. BOMBA, MOTOR OU CILINDRO DESGASTADOS: * Reparar ou trocar.

PRESSO EXCESSIVA

VLVULA REDUTORA DE PRESSO, DE ALIVIO OU DESCARGA MAL AJUSTADA: * Ajustar. VLVULA REDUTORA DE VELOCIDADE, DE ALIVIO OU DE DESCARGA DESGASTADA OU DANIFICADA: * Reparar ou trocar.

OPERAO DEFEITUOSA NO H MOVIMENTO NO H VAZO OU PRESSO: CONTROLE DO LIMITE OU POSIO (Mecnico, Eltrico ou Hidrulico) INOPERANTE OU DESAJUSTADO: * Reparar ou trocar FALHA MECNICA: * Localizar a falha mecnica e reparar. MOTOR OU CILINDRO DESGASTADO: * Reparar ou trocar.. MOVIMENTO LENTO POUCA VAZO: VISCOSIDADE DO LQUIDO MUITO ALTA: * O fluido pode estar muito frio ou sujo e deve ser trocado por outro limpo e de viscosidade correta. CONTROLE DE PRESSO INSUFICIENTE PARA VLVULAS: NO H LUBRICAO NA MQUINA OU NOS MECANISMOS DE MOVIMENTO: * Lubrificar. MOTOR OU CILINDRO DESGASTADO OU DANIFICADO: * Reparar ou trocar.

MOVIMENTO
PRESSO: AR NO FLUIDO: NO H LUBRICAO NOS MECANISMOS DE MOVIMENTOS: * Lubrificar. MOTOR OU CILINDRO DESGASTADO: * Reparar ou trocar.

VELOCIDADE OU MOVIMENTO EXCESSIVO.


EXCESSO DE VAZO.

You might also like