You are on page 1of 13

1. Dentre as possveis sanes pela prtica de atos de improbidade administrativa NO se inclui (A) a suspenso dos direitos polticos.

(B) o pagamento de multa civil. (C) a proibio de contratao com a Administrao. (D) o ressarcimento do dano causado, se houver. (E))o confisco de bens equivalentes ao dano causado, se houver.

Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) 4 - Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

2. De acordo com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil, os atos de improbidade administrativa importaro: I. a suspenso dos direitos polticos. II. o confisco do patrimnio. III. a perda da funo pblica. IV. a indisponibilidade dos bens. V. o ressarcimento ao errio. So corretas: a) as proposies I, II, IV e V. b) as proposies I, II, III e IV. c) as proposies I, III, IV e V. d) todas as proposies.

(D) da funo pblica; suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos e ressarcimento integral do dano, se houver. (E) da funo pblica; suspenso dos direitos polticos de sete a doze anos e pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano. Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009). III - na hiptese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos, pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de trs anos. 4. Considerando-se que a Lei de Improbidade, em determinadas circunstncias, aplica-se mesmo a quem no seja agente pblico, correto afirmar que (A) est sujeito a ela o cnjuge de quem concorreu para a prtica do ato de improbidade, mesmo que no tenha nenhuma participao nesse ato nem dele se beneficie, desde que casado no regime de comunho universal. (B) no est sujeito a ela quem induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade, se tratar-se de pessoa fsica sem vnculo com a Administrao. (C) no est sujeito a ela a pessoa que, no sendo agente pblico, acabe beneficiando-se do ato de improbidade praticado por funcionrio pblico. (D) s est sujeito a ela quem concorra efetivamente para a prtica do ato de improbidade. (E) est sujeito a ela quem, no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade. Art. 3 As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. 5. Frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente constitui, nos termos da Lei no 8.429, de 02.06.1992, ato de improbidade administrativa que (A) causa prejuzo ao errio, sujeitando o agente ao ressarcimento equivalente at quatro vezes o valor do dano, perda dos bens, perda da funo

Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) 4 - Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

3. Nos termos da Lei de Improbidade, ao agente que negar publicidade a atos oficiais est sujeito, alm de outras, s penas de perda (A) da funo pblica; suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos e pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da sua remunerao. (B) da funo pblica; suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos e pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano. (C) dos bens; da funo pblica e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos.

pblica, perda dos direitos polticos de trs a cinco anos, alm de outras. (B) atenta contra os princpios da administrao pblica, sujeitando o agente suspenso da funo pblica, perda dos direitos polticos de trs a oito anos, proibio de contratar com o Poder Pblico, pelo prazo de sete anos, alm de outras. (C) importa enriquecimento ilcito, sujeitando o agente ao ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, suspenso da funo pblica, perda dos direitos polticos, alm de outras. (D) causa prejuzo ao errio, sujeitando o agente ao ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos, alm de outras. (E) atenta contra os princpios da administrao pblica, sujeitando o agente suspenso da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de quatro a oito anos, proibio de receber incentivos fiscais ou creditcios do Poder Pblico, pelo prazo mximo de dois anos, alm de outras.
Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta lei, e notadamente: VIII - frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente; Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009) II - na hiptese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de cinco anos;

7. Em relao improbidade administrativa, assinale a opo correta. A O acusado de improbidade administrativa deve ser ouvido antes de o juiz receber a petio inicial. B A ao para condenao de prefeito por prtica de ato de improbidade administrativa prescreve em cinco anos, contados a partir da data do ato tido por mprobo. C Enquanto a perda da funo pblica decorrente de condenao por improbidade administrativa efetivada somente no trnsito em julgado da ao, a perda dos direitos polticos se d data da publicao da sentena condenatria. D A aprovao das contas do agente acusado de improbidade administrativa pelo tribunal de contas que o fiscaliza afasta a aplicao de pena de perda de funo pblica. E O Ministrio Pblico atua na ao de improbidade somente como fiscal da lei.
Art. 17. A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar. 7o Estando a inicial em devida forma, o juiz mandar autu-la e ordenar a notificao do requerido, para oferecer manifestao por escrito, que poder ser instruda com documentos e justificaes, dentro do prazo de quinze dias. (Includo pela Medida Provisria n 2.225-45, de 2001)

6. NO constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio, na forma da Lei no 8.429/92, o ato do servidor pblico que se limita a (A) agir negligentemente no que diz respeito conservao do patrimnio pblico. (B) deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo. (C) frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente. (D) ordenar a realizao de despesas no autorizadas em lei ou regulamento. (E) permitir a rgo pblico a locao de bem por preo superior ao de mercado.
Art. 21. A aplicao das sanes previstas nesta lei independe: II - da aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

8. Ainda quanto improbidade administrativa, assinale a opo correta. A Pessoa jurdica de direito privado no pode praticar ato de improbidade administrativa. B A leso ao patrimnio pblico somente caracteriza improbidade administrativa mediante dolo do agente pblico. C A aquisio de bem, no exerccio de mandato, cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico constitui improbidade administrativa. D O agente pblico que se recusar a apresentar declarao de bens anualmente ser suspenso. E Sociedade de economia mista no pode ser sujeito passivo de prtica de ato de improbidade administrativa.
Art. 9 Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1 desta lei, e notadamente: VII - adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico;

9. No pratica ato de improbidade administrativa o agente pblico que A revela fato sobre o qual no recai sigilo, mas que soube em razo do cargo que exerce. B exerce atividade de consultoria para pessoa jurdica que tenha interesse suscetvel de ser

amparado em decorrncia de uma de suas atribuies. C realiza operao financeira com a aceitao de garantia insuficiente. D nega publicidade a atos oficiais. E celebra contrato de rateio de consrcio pblico sem suficiente e prvia dotao oramentria.
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente: III - revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo;

10. So conseqncias da prtica de ato de improbidade pelo agente pblico infrator, exceto: a) a perda da funo pblica, aps sentena condenatria transitada em julgado. b) a perda dos direitos polticos, aps sentena condenatria transitada em julgado. c) ressarcimento integral do dano, se houver. d) pagamento de multa civil. e) proibio de contratar com o Poder Pblico.
Art. 20. A perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria.

(A) os elencos de atos previstos nos arts. 9o, 10 e 11 da Lei no 8.429/92 so taxativos, vigorando em relao a eles os princpios da tipicidade e da estrita reserva legal. (B) todos so definidos como atos dolosos, na medida em que a prtica de atos de improbidade pressupe o elemento subjetivo da inteno deliberada do agente. (C) a Lei no 8.429/92 apresenta uma definio geral de cada uma das espcies de improbidade, podendo haver a explicitao de novas condutas na legislao extravagante. (D) no se admite a subsuno da conduta praticada em mais de um tipo de ato de improbidade, devendo haver a capitulao em apenas um dos dispositivos legais existentes. (E) a inexistncia de dano ao errio configura excludente de ilicitude, pois inexiste ato de improbidade sem o conseqente prejuzo. O ROL EXEMPLIFICATIVO E POR ISSO PODE TER OUTROS TIPOS DE IMPROBIDADE. 13. Sobre improbidade administrativa, na forma como disciplinada em legislao federal, correto dizer que a) possvel se falar em improbidade administrativa para atos que no importem enriquecimento ilcito e no tenham causado prejuzo ao errio. b) a obrigao de ressarcimento do dano se restringe aos atos de leso ao patrimnio pblico dolosos, sejam omissivos ou comissivos. c) a regra de que o sucessor responde por dvidas do sucedido no se aplica em hipteses de improbidade administrativa, dada a natureza personalssima da responsabilidade pelos atos envolvidos. d) em vista da gravidade dos atos de improbidade administrativa, o legislador federal optou por tornar as aes respectivas imprescritveis, o que deu azo a duras crticas pela doutrina e jurisprudncia ptrias. e) tecnicamente, somente o servidor pblico pode praticar atos de improbidade administrativa.
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente:

11. De acordo com a classificao e enumerao dada pela Lei no 8.429/92, constitui ato de improbidade administrativa que causa prejuzo ao errio pblico (A) revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo. (B) exercer atividade de consultoria para pessoa jurdica que tenha interesse suscetvel de ser amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico, durante a atividade. (C) perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza. (D) celebrar contrato de rateio de consrcio pblico sem suficiente e prvia dotao oramentria, ou sem observar as formalidades previstas na lei. (E) praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia.
Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta lei, e notadamente: XV celebrar contrato de rateio de consrcio pblico sem suficiente e prvia dotao oramentria, ou sem observar as formalidades previstas na lei. (Includo pela Lei n 11.107, de 2005)

12. Relativamente aos atos de improbidade administrativa, correto afirmar que

14. elemento caracterstico do regime da ao de improbidade administrativa estabelecido pela Lei no 8.429/92 (A) a competncia privativa do Ministrio Pblico para seu ajuizamento. (B) a possibilidade de resultar na aplicao de pena privativa de liberdade, desde que o mesmo

fato j no tenha gerado condenao em processo penal. (C) a extenso de sua tutela a atos praticados por qualquer agente pblico, servidor ou no. (D) a possibilidade de resultar na aplicao de pena de perda de direitos polticos. (E) a transmisso das cominaes da Lei ao sucessor causa mortis do ru, independentemente do valor da herana.
Art. 3 As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009). III - na hiptese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos, pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de trs anos.

15. Constitui ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito a conduta do agente pblico que (A) aumenta despesa com pessoal nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do agente que determinou tal aumento. (B) utiliza recursos de transferncia voluntria em finalidade diversa da pactuada. (C) determina irregular renncia de receita, mediante anistia, subsdio ou concesso de iseno, recebendo para tanto qualquer outra vantagem econmica. (D) assume diretamente compromisso, confisso de dvida ou operao assemelhada com fornecedor de bens, mercadorias ou servios, que no seja empresa estatal dependente, mediante emisso, aceite ou aval de ttulo de crdito. (E) contrata operao de crdito entre uma instituio financeira estatal e o ente da Federao que a controla, na qualidade de beneficirio do emprstimo.
Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta lei, e notadamente:

17. Segundo a Lei no 8.429/92, permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriquea ilicitamente constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio. Nesse caso, independentemente das sanes penais, civis e administrativas, previstas na legislao especfica, o responsvel por esse ato de improbidade est sujeito ao pagamento de multa civil (A) de at trs vezes o valor do dano. (B) de no mximo duzentos e cinqenta salrios mnimos. (C) de at cinco vezes o valor do dano. (D) cujo valor no poder ultrapassar o valor do dano. (E) de at duas vezes o valor do dano.
Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009). II - na hiptese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de cinco anos;

16. Segundo a Lei no 8.429/92, frustrar a licitude de concursos pblicos constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. Nesse caso, independentemente das sanes penais, civis e administrativas, previstas na legislao especfica, o responsvel por esse ato de improbidade no poder receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de (A) trs anos. (B) cinco anos. (C) sete anos. (D) nove anos. (E) dez anos.

18. Segundo a Lei no 8.429/92, perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilcito. Nesse caso, independentemente das sanes penais, civis e administrativas, previstas na legislao especfica, o responsvel por esse ato de improbidade est sujeito suspenso dos direitos polticos de (A) um a cinco anos. (B) dois a trs anos. (C) cinco a sete anos. (D) oito a dez anos. (E) dez a quinze anos.
Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes

cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009). I - na hiptese do art. 9, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos;

Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente:

19. Com relao lei de improbidade administrativa, INCORRETO afirmar: (A) irrelevante a aprovao das contas pelo Tribunal de Contas competente para a caracterizao do ato de improbidade administrativa. (B) O Ministrio Pblico, se no intervier no processo como parte, atuar, obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade. (C) As sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei no 8.429/92) no so obrigatoriamente cumulativas. (D) pressuposto necessrio, para a tipificao dos atos de improbidade administrativa que causam prejuzo ao errio, a obteno de vantagem patrimonial pelo agente. (E) No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimnio.
Art. 21. A aplicao das sanes previstas nesta lei independe: I - da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento; (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009).

Quanto lei de improbidade administrativa, julgue os itens subseqentes. 21. A aquisio, para si ou para outrem, no exerccio de funo pblica, de bens cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico configura ato de improbidade administrativa na modalidade dos que importam em enriquecimento ilcito. GABARITO: C
Art. 9 Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1 desta lei, e notadamente: VII - adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico

22. Considera-se agente pblico, para os efeitos da lei de improbidade administrativa, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades que recebam subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. GABARITO: C
Art. 2 Reputa-se agente pblico, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no artigo anterior. Art. 3 As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

20. A respeito da improbidade administrativa, assinale a opo incorreta. A O conceito de improbidade administrativa mais restrito que o conceito de moralidade administrativa. B O alcance subjetivo da chamada Lei de Improbidade estende-se alm do tradicional conceito de agentes pblicos. C As atividades que podem vir a ser consideradas como atentatrias probidade administrativa esto divididas em trs grupos, quais sejam, as que importam em enriquecimento ilcito, as que causam prejuzo ao errio e as que violam os princpios da honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies pblicas. D Enquadra-se como ato de improbidade aquele que importa ou ameaa implicar prejuzo ou desfalque material ao patrimnio pblico, mas no aquele que afeta a credibilidade ou a honra objetiva das entidades pblicas. E Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio.

O Ministrio da Sade firmou convnio com uma instituio privada, com fins lucrativos, que atua na rea de sade pblica municipal. O objeto desse convnio era a instalao de uma UTI neonatal no hospital por ela administrado. Conforme esse convnio, a referida instituio teria o encargo de, utilizando-se de subvenes da Unio, instalar a UTI neonatal e disponibilizar, para a comunidade local hipossuficiente, pelo menos 50% dos leitos dessa nova UTI. No entanto, essa instituio acabou por utilizar parte desses recursos pblicos na reforma de outras reas do hospital e na aquisio de equipamentos mdico-hospitalares de baixssima qualidade. Maria, que ali foi atendida, viu sua filha recm-nascida falecer nesse hospital. Apurou-se, por meio de percia, que a morte da recm-nascida

ocorreu por falha tcnica na instalao e devido baixa qualidade dos equipamentos ali instalados. Em face dessa constatao e visando evitar novas mortes, o municpio suspendeu provisoriamente o alvar de funcionamento da referida UTI, notificandose o hospital para cincia e eventual impugnao no prazo legal. Considerando a situao hipottica apresentada acima, julgue o item acerca da Lei n. 8.429/1992. 23. No houve, no caso em tela, ato de improbidade, j que os dirigentes de instituio privada no respondem por ato de improbidade, de que trata a Lei n. 8.429/1992. GABARITO: E

No que se refere s relaes entre a administrao e os servidores, julgue o item seguinte. 26. A indisponibilidade dos bens do indiciado, decorrente de ato de improbidade que cause leso ao patrimnio pblico ou enseje enriquecimento ilcito, recair sobre bens que assegurem o ressarcimento integral do dano, ou sobre o acrscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilcito. GABARITO: C
Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009). I - na hiptese do art. 9, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos;

Art. 3 As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

Em relao improbidade administrativa, julgue os itens. 24. O acusado de improbidade administrativa deve ser ouvido antes de o juiz receber a petio inicial. GABARITO: C
Art. 17. A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar. 7o Estando a inicial em devida forma, o juiz mandar autu-la e ordenar a notificao do requerido, para oferecer manifestao por escrito, que poder ser instruda com documentos e justificaes, dentro do prazo de quinze dias. (Includo pela Medida Provisria n 2.225-45, de 2001)

Julgue os itens que apresentam ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito. 27. Agir negligentemente na arrecadao de tributo ou renda, bem como no que diz respeito conservao do patrimnio pblico. GABARITO: E
Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta lei, e notadamente X - agir negligentemente na arrecadao de tributo ou renda, bem como no que diz respeito conservao do patrimnio pblico;

O Ministrio Pblico props diversas aes de ressarcimento ao patrimnio pblico, pela prtica de ato de improbidade administrativa praticado por prefeito municipal, durante a realizao de uma licitao pblica. Tendo por base a situao hipottica acima, julgue os itens a seguir. 25. O ajuizamento da ao de improbidade, por si s, constitui causa para o ajuizamento de ao de reparao de danos morais, tendo por autor o prefeito.
GABARITO: E Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009). Art. 19. Constitui crime a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente. Pargrafo nico. Alm da sano penal, o denunciante est sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou imagem que houver provocado.

28. Receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a explorao ou a prtica de jogos de azar. GABARITO: C
Art. 9 Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1 desta lei, e notadamente: V - receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a explorao ou a prtica de jogos de azar, de lenocnio, de narcotrfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilcita, ou aceitar promessa de tal vantagem;

29. Permitir ou facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao de mercado. GABARITO: E
Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta lei, e notadamente

IV - permitir ou facilitar a alienao, permuta ou locao de bem integrante do patrimnio de qualquer das entidades referidas no art. 1 desta lei, ou ainda a prestao de servio por parte delas, por preo inferior ao de mercado;

30. Conceder benefcio administrativo ou fiscal sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie. GABARITO: E
Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta lei, e notadamente VII - conceder benefcio administrativo ou fiscal sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie;

31. Frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente. GABARITO: E


Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta lei, e notadamente VIII - frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente;

intencionalmente pelo prprio agente pblico, que deixou de iniciar processo licitatrio mesmo ciente de que o contrato anterior estava prestes a vencer. Os valores pagos empresa Zeta eram 50% maiores que os preos praticados no mercado. Descobriu-se, tambm, que Carlos depositara valores em dinheiro nas contas de Francisco. Diante desses fatos, o governador demitiu Francisco da presidncia da autarquia e o Ministrio Pblico (MP) do estado denunciou-o, juntamente com Carlos, por crimes de dispensa ilegal de licitao e corrupo. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens. 34. Francisco no poder ser processado por improbidade administrativa com base na Lei n. 8.429/1992 porque, em razo da demisso, no ser considerado mais agente pblico. GABARITO: E A PERDA DO ADMINISTRAO POSSVEL AO ADMINISTRATIVA. VNCULO COM A NO AFASTA UMA POR IMPROBIDADE

Em relao improbidade administrativa, julgue os itens seguintes. 32. A fluncia do prazo prescricional de cinco anos para condenao por ato de improbidade administrativa praticado por governador de estado no iniciada no ato administrativo em si, mas somente comear a ser contada aps o trmino do exerccio do mandato. GABARITO: C
Art. 23. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas nesta lei podem ser propostas: I - at cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana;

35. Carlos no pode ser sujeito passivo da ao de improbidade administrativa de que trata a Lei n. 8.429/1992. GABARITO: E
Art. 3 As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

33. A posse e o exerccio de agente pblico em seu cargo ficam condicionados apresentao de declarao de bens e valores que compem seu patrimnio, a fim de ser arquivada no setor de pessoal do rgo. GABARITO: C
Art. 13. A posse e o exerccio de agente pblico ficam condicionados apresentao de declarao dos bens e valores que compem o seu patrimnio privado, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente. (Regulamento)

36. A ao de improbidade administrativa poder ser proposta pelo MP ou pela pessoa jurdica interessada. Caso a ao seja ajuizada pelo MP, a pessoa jurdica interessada poder atuar ao lado do autor da ao ou abster-se de contestar o pedido, desde que isso se afigure til ao interesse pblico. GABARITO: C
Art. 17. A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar. 4 O Ministrio Pblico, se no intervir no processo como parte, atuar obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

Francisco, presidente de determinada autarquia estadual, contratou os servios de vigilncia da empresa Zeta, com dispensa de licitao, argumentando que no havia tempo hbil para realizar procedimento licitatrio e que a autarquia no poderia ficar sem aquele servio. Posteriormente, descobriu-se que a empresa Zeta pertencia a Carlos, amigo de Francisco, e que a emergncia alegada fora criada

37. Caso os envolvidos procurem o representantes da pessoa jurdica proponham a recomposio dos causados, as partes podero realizar com o objetivo de extinguir a improbidade administrativa. GABARITO: E

MP ou os lesada e prejuzos transao ao de

Art. 17. A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar.

1 vedada a transao, acordo ou conciliao nas aes de que trata o caput.

Julgue os itens relativamente administrao pblica. 38. O servidor pblico processado por ato de improbidade administrativa que importe em violao aos princpios da administrao pblica est sujeito perda do cargo pblico. GABARITO: C
Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009). III - na hiptese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos, pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de trs anos.

ilicitamente ou causado pblico. GABARITO:C

dano ao patrimnio

Art. 16. Havendo fundados indcios de responsabilidade, a comisso representar ao Ministrio Pblico ou procuradoria do rgo para que requeira ao juzo competente a decretao do seqestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio pblico.

42. A sentena que julgar procedente ao civil de reparao de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinar o pagamento ou a reverso dos bens, conforme o caso, em favor da pessoa jurdica prejudicada pelo ilcito. GABARITO:C
Art. 18. A sentena que julgar procedente ao civil de reparao de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinar o pagamento ou a reverso dos bens, conforme o caso, em favor da pessoa jurdica prejudicada pelo ilcito.

Quanto improbidade administrativa, julgue os itens. 39. permitida transao, acordo ou conciliao nas aes de improbidade administrativa, quando o dano causado ao errio for ressarcido. GABARITO: E
Art. 17. A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar. 1 vedada a transao, acordo ou conciliao nas aes de que trata o caput.

40. Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar enriquecimento ilcito, caber autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. Ademais, a rejeio da representao realizada por particular administrao pblica, por no se cumprirem as formalidades legais, no impede a representao ao Ministrio Pblico. GABARITO: C
Art. 14. Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade. 2 A autoridade administrativa rejeitar a representao, em despacho fundamentado, se esta no contiver as formalidades estabelecidas no 1 deste artigo. A rejeio no impede a representao ao Ministrio Pblico, nos termos do art. 22 desta lei.

A propsito da improbidade administrativa, sob o enfoque da Lei n. 8.429/1992 (LIA), julgue os itens: 43. Na prtica de distintos atos pelo mesmo agente ou quando a mesma conduta subsumir-se em mais de uma infrao por improbidade, o agente responder juntamente por crime de responsabilidade e pela ao civil de improbidade administrativa. No entanto, a sentena proferida na ao civil que reconhea a prtica de improbidade administrativa no pode aplicar cumulativamente as sanes previstas na LIA. GABARITO: E
Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009).

44. O MP no poder instaurar inqurito civil para apurao de atos de improbidade administrativa. A petio inicial dessa ao deve ser instruda com as provas e indcios colhidos no inqurito policial ou no procedimento administrativo. GABARITO: E
Art. 14. Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade. 3 Atendidos os requisitos da representao, a autoridade determinar a imediata apurao dos fatos que, em se tratando de servidores federais, ser processada na forma prevista nos arts. 148 a 182 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e, em se tratando de servidor militar, de acordo com os respectivos regulamentos disciplinares.

41. Havendo fundados indcios de responsabilidade de servidor pblico por ato de improbidade administrativa, comisso processante tambm ser possvel representar procuradoria do rgo para que requeira ao juzo competente a decretao do seqestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido

45. A suspenso, a perda dos direitos polticos e a proibio de contratar com o poder pblico so sanes que apresentam delimitao temporal, tornando-se efetivas com o trnsito em julgado da sentena condenatria proferida na ao civil de indenizao por ato de improbidade.

GABARITO: E
Art. 20. A perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria.

46. A ao de improbidade administrativa dever ser proposta no prazo de 5 anos, a contar da data do conhecimento do fato, quando se tratar de detentor de mandato eletivo ou de cargo em comisso.l Estritamente luz da referida lei, postos de lado os aspectos ticos do ato, no caracteriza ofensa lei o fato de um presidente GABARITO: E
Art. 23. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas nesta lei podem ser propostas: I - at cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana;

de funo de confiana ou dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico, nos casos de exerccio de cargo efetivo ou emprego. GABARITO: C
Art. 23. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas nesta lei podem ser propostas: I - at cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana;

De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, julgue os itens. 47. Esto sujeitos s penalidades dessa lei os atos de improbidade praticados contra o patrimnio de entidade que receba subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico, a exemplo das entidades beneficentes de assistncia social. GABARITO: C
Art. 1 Os atos de improbidade praticados por qualquer agente pblico, servidor ou no, contra a administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios, de Territrio, de empresa incorporada ao patrimnio pblico ou de entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com mais de cinqenta por cento do patrimnio ou da receita anual, sero punidos na forma desta lei. Pargrafo nico. Esto tambm sujeitos s penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimnio de entidade que receba subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico bem como daquelas para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de cinqenta por cento do patrimnio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sano patrimonial repercusso do ilcito sobre a contribuio dos cofres pblicos.

50. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade s instituies e, notadamente, revelar fato ou circunstncia de que se tenha cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo. GABARITO: C
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente:

51. Quando a ao de improbidade administrativa for proposta por pessoa jurdica interessada e no pelo MP, fica este desobrigado de intervir na ao. GABARITO: E
Art. 17. A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar. 4 O Ministrio Pblico, se no intervir no processo como parte, atuar obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

48. A referida lei aplica-se quele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades beneficentes de assistncia social. GABARITO: C
Art. 2 Reputa-se agente pblico, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no artigo anterior. Art. 3 As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

No referente desapropriao e improbidade administrativa, julgue os itens: 52. Devido circunstncia de a Constituio de 1988 rotular como administrativos os atos de improbidade, estes no podem gerar punio a particulares, isto , pessoas que funcionalmente no detenham a qualidade de servidor pblico. GABARITO: E
Art. 3 As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

53. Todas as formas de improbidade administrativa previstas na lei prpria, a Lei n. 8.429/1992, correspondem a tipos penais contra a administrao pblica. GABARITO: E NEM TODAS AS FORMAS TIPIFICADAS NO CDIGO PENAL. ESTO

49. As aes destinadas a levar a efeito as sanes previstas na lei em questo podem ser propostas at cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou

No que concerne Lei da Improbidade Administrativa Lei n. 8.429/1992 e ao

controle da administrao pblica, julgue os itens seguintes. 54. Estritamente luz da referida lei, postos de lado os aspectos ticos do ato, no caracteriza ofensa lei o fato de um presidente do Banco Central do Brasil, ao trmino de sua gesto, passar a ser assessor de uma empresa financeira. GABARITO: C A PROIBIO ESTA NO CDIGO DE TICA E NO NA LIA. O ex-prefeito de um municpio praticou ato de improbidade administrativa quando no exerccio do cargo. O fato tornou-se conhecido em dezembro de 1998, e o trmino do seu mandato se deu em 31/12/2000. Com base na situao hipottica descrita no texto acima, julgue os itens seguintes, acerca da improbidade administrativa e da prescrio. 55. Nos termos da Lei n. 8.429/1992, possvel punir o prefeito por ato de improbidade, se for proposta ao civil pblica at 30/12/2005. GABARITO: C
Art. 23. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas nesta lei podem ser propostas: I - at cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana;

Art. 23. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas nesta lei podem ser propostas: I - at cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana;

A respeito da ao por improbidade administrativa, de acordo com a Lei de Improbidade Administrativa (LIA), julgue os itens: 58. No juzo de admissibilidade, o julgador somente pode rejeitar a inicial na hiptese de se convencer de que o ato de improbidade no existiu, ou nos casos em que no se fizerem presentes as condies da ao ou, ainda, quando caracterizar-se a inadequao da via eleita. GABARITO: C
Art. 14. Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade. 2 A autoridade administrativa rejeitar a representao, em despacho fundamentado, se esta no contiver as formalidades estabelecidas no 1 deste artigo. A rejeio no impede a representao ao Ministrio Pblico, nos termos do art. 22 desta lei.

Julgue os prximos itens, considerando a legislao e a doutrina acerca da improbidade administrativa. 56. O juiz responsvel pela tramitao de ao de improbidade administrativa deve, expressamente, decidir se recebe ou no a inicial apresentada, sendo esse ato imprescindvel para a regularizao da marcha processual nas aes de improbidade administrativa. GABARITO: C
Art. 17. A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar. 7o Estando a inicial em devida forma, o juiz mandar autu-la e ordenar a notificao do requerido, para oferecer manifestao por escrito, que poder ser instruda com documentos e justificaes, dentro do prazo de quinze dias. (Includo pela Medida Provisria n 2.225-45, de 2001) 8o Recebida a manifestao, o juiz, no prazo de trinta dias, em deciso fundamentada, rejeitar a ao, se convencido da inexistncia do ato de improbidade, da improcedncia da ao ou da inadequao da via eleita. (Includo pela Medida Provisria n 2.225-45, de 2001)

Julgue os itens a seguir. 59. Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. GABARITO: C
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) 4 - Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

60. Ao servidor pblico federal proibido atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro. GABARITO: C ARTIGO 117, XI DA LEI 8112/90 O Ministrio Pblico moveu ao de improbidade administrativa contra o secretrio e o presidente da cmara municipal de determinado municpio. A ao sustentou-se na ocorrncia de desvios de verbas da cmara municipal por ato do secretrio, que desviava valores por meio

57. Considerando-se que um prefeito municipal pratique ato de improbidade administrativa durante o exerccio de seu mandato, correto afirmar que o termo final para que seja ajuizada ao de improbidade contra ele ser o trmino do seu mandato. GABARITO: E

da emisso de cheques em duplicidade. O presidente da cmara, por sua vez, assinava os cheques de forma negligente, assinando o que lhe era apresentado pelo secretrio, sem qualquer questionamento. Com referncia a essa situao hipottica e responsabilidade civil do agente pblico, julgue os itens a seguir. 61. A ao de improbidade administrativa uma forma de responsabilizao dos agentes pblicos. GABARITO: C O SERVIDOR RESPONDE CIVIL, PENAL E ADMINISTRATIVAMENTE. 62. Na hiptese em apreo, tendo havido o ajuizamento de uma ao de improbidade, fica vedada a responsabilizao criminal dos agentes j processados, para se evitar duplicidade de penalidades. GABARITO: E
Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009).

(STF) e do Superior Tribunal de Justia (STJ). 65. Com fundamento no princpio da proporcionalidade, a sano por ato de improbidade administrativa deve ser fixada com base na extenso do dano causado e no proveito patrimonial obtido pelo agente. GABARITO: C ESSA PROPORO UTILIZADA NAS PENAS ABSTRATAS. Jos, prefeito do Municpio W, durante sua gesto, aplicou irregularmente verbas federais oriundas de convnio firmado entre o municpio e o Ministrio da Sade. O mandato de Jos terminou em 31 de dezembro de 1996. A apurao administrativa do fato ocorreu anos mais tarde e, durante a gesto de um dos prefeitos que o sucederam, o municpio ajuizou contra Jos, em 27 de abril de 2006, uma ao civil pblica tendo como fundamento a prtica de improbidade administrativa, cumulando na ao pedidos condenatrios, constitutivos e declaratrios. O juiz recebeu a ao e, de pronto, determinou a citao de Jos, abrindo prazo para contestao. Tendo como referncia a situao hipottica anteriormente apresentada, julgue os itens que se seguem, acerca da ao de improbidade administrativa, segundo as orientaes da Lei n. 8.429/1992. 66. No havia ocorrido, na data do ajuizamento da ao contra Jos, a prescrio. GABARITO: E
Art. 23. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas nesta lei podem ser propostas: I - at cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana;

63. Na hiptese considerada, apenas o secretrio deve ser responsabilizado pelo Poder Judicirio, pois agiu dolosamente, enquanto o presidente da cmara agiu culposamente. GABARITO: E
Art. 5 Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano.

Por ter praticado ato de improbidade administrativa, conforme a Lei n. 8.429/1992, uma funcionria foi demitida administrativamente de seu cargo pblico efetivo estadual, e a respectiva portaria foi publicada em 2/5/1997. Inconformada, a funcionria ingressou com ao judicial visando invalidar o ato de demisso. Considerando a situao hipottica abordada no texto, julgue os itens. 64. Se restar demonstrado, no processo judicial, que o ato de improbidade em tela no existiu, o ato administrativo de demisso deve ser revogado, por fora da aplicao da teoria dos motivos determinantes. GABARITO: E NO CASO EM QUESTO NO CABE UMA REVOGAO E SIM UMA ANULAO. Julgue os itens seguintes, relativamente ao direito administrativo, considerando a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal

Considerando que os agentes de polcia federal so servidores pblicos federais que ocupam cargo de atividade policial, julgue os itens subseqentes. 67. Um agente de polcia federal pode ter seus direitos polticos suspensos e perder o cargo pblico que ocupa em decorrncia da prtica de ato de improbidade administrativa que importe enriquecimento ilcito. GABARITO: C
Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009). I - na hiptese do art. 9, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial e proibio de

contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos;

Em razo de seu cargo, um escrivo de polcia federal soube que, na semana que vem, ser realizada uma operao voltada priso de integrantes de uma quadrilha ligada prtica de descaminho. Apesar de saber que tal fato deveria ser mantido em sigilo, o referido escrivo revelou o local e a hora da operao a um jornalista, de modo a possibilitar cobertura jornalstica ao vivo das prises. Tendo em vista essa situao hipottica, julgue os itens a seguir. 68. Considere que o motivo de o escrivo ter revelado as informaes foi o fato de o referido jornalista ter-lhe pago dinheiro para ser avisado, com antecedncia, de operaes policiais que provavelmente despertariam interesse da opinio pblica. Nessa situao, o escrivo teria praticado ato de improbidade administrativa punvel com sanes entre as quais esto a perda da funo pblica, a perda do dinheiro recebido do jornalista, a suspenso temporria de direitos polticos e o pagamento de multa civil. GABARITO: C
Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009). III - na hiptese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos, pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de trs anos.

70. Caso seja condenada por ato de improbidade administrativa que cause prejuzo ao errio, Alessandra poder ter suspensos seus direitos polticos, o que implicaria a impossibilidade de ela ser investida em cargo pblico durante o tempo que durasse a suspenso. GABARITO: C
Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009). II - na hiptese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de cinco anos;

Em cada um dos itens que se seguem, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. 71. Dorival um servidor pblico federal que, de forma indevida e injustificada, retardou por dois meses a expedio de uma autorizao administrativa que ele deveria ter expedido de ofcio. Nessa situao, a conduta de Dorival no constitui ato de improbidade administrativa porque no acarretou prejuzo ao errio nem enriquecimento ilcito. GABARITO: E
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente: II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio;

Julgue os itens a seguir, relativos administrao pblica e aos poderes e deveres dos servidores pblicos. 69. Devido s suas caractersticas peculiares, so considerados atos de improbidade administrativa apenas aqueles praticados por servidor pblico estatutrio, integrante da administrao direta da Unio, dos estados, do DF e dos municpios. GABARITO: E
Art. 3 As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

Acerca do direito administrativo, julgue os itens a seguir. 72. Qualquer cidado brasileiro parte legtima para ingressar com ao judicial voltada condenao de autoridade pblica pela prtica de ato de improbidade administrativa. GABARITO: E
Art. 14. Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade

Julgue os seguintes itens, considerando que Alessandra servidora estvel ocupante de cargo pblico de provimento efetivo na ABIN.

No que se refere ao ato administrativo e improbidade administrativa, julgue os itens que se seguem. 73. As sanes da Lei da Improbidade Administrativa somente podem incidir sobre pessoas que ocupem cargo pblico ou exeram funo pblica. GABARITO: E
Art. 3 As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou

concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

Com relao lei n. 8.429/1992, que dispe sobre a improbidade administrativa, julgue os itens a seguir. 74. Constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilcito, receber, para si ou para outrem, bem mvel a ttulo de gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico. GABARITO: C
Art. 9 Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1 desta lei, e notadamente: I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem mvel ou imvel, ou qualquer outra vantagem econmica, direta ou indireta, a ttulo de comisso, percentagem, gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico;

do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma, direta ou indiretamente. GABARITO: C
Art. 3 As disposies desta lei so aplicveis, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

75. O responsvel por ato de improbidade administrativa que atentar contra os princpios da administrao pblica fica sujeito, entre outras penalidades, ao ressarcimento integral do dano e suspenso dos direitos polticos por oito anos. GABARITO: E
Art. 12. Independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: (Redao dada pela Lei n 12.120, de 2009). III - na hiptese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos, pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de trs anos.

Com relao ao direito administrativo, julgue o item subseqente. 76. Nas aes judiciais que versem sobre atos de improbidade administrativa, possvel transao, acordo ou conciliao entre a parte r e o Estado, desde que o errio pblico seja ressarcido. GABARITO: E
Art. 17. A ao principal, que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de trinta dias da efetivao da medida cautelar. 1 vedada a transao, acordo ou conciliao nas aes de que trata o caput.

77. As penalidades previstas na lei de improbidade (Lei n. 8.429/1992) se aplicam, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica

You might also like