You are on page 1of 3

A COPA DO MUNDO

Indicadores: Capacidade de comunicao e expresso, Capacidade de anlise e sntese, Senso de realidade, Trabalho em equipe.

Cargos Indicados: Trainee, estagirio; rea tcnica contabilidade, finanas, informtica; Engenheiros; Nmero de participantes: 10 a 20 participantes; Desenvolvimento: Dividir o grupo em subgrupos. Dar 10 minutos para discusso. Abrir discusso informando ao grupo que devem chegar a um consenso sobre a situao. Comentrios: O facilitador poder intervir durante a discusso questionando colocaes (a fim de averiguar qual a linha de pensamento utilizada pelo participante) ou mesmo perguntando a um participante menos ativo qual a posio dele sobre o que um determinado colega acabou de falar. Esta estratgia essencial principalmente em grupos com um grande nmero de pessoas. Em muitas organizaes o processo decisrio algo que envolve no s escutar o outro, mas, principalmente, identificar os prs e os contras de cada situao para, somente depois tomar uma

posio baseada em argumentos coerentes e nas opinies dos membros da equipe. A COPA DO MUNDO A Copa do Mundo um dos eventos mais esperados pelos apaixonados por futebol no mundo todo. Apesar de ainda faltar alguns anos, a Seleo Brasileira j est se preparando para mais esse grande espetculo do esporte. A Telez foi convidada para ser um dos fornecedores de tecnologia para viabilizar a execuo de um dos maiores eventos de interao via Internet j ocorridos no Pas - um chat com o Tcnico da Seleo e a Equipe de Jogadores antes da entrada no campo, durante os intervalos e aps o jogo. A participao nesse evento dar uma exposio internacional para sua empresa, alm de um faturamento comparvel a 20% de sua receita do ano passado. No h dvidas de que estrategicamente e financeiramente muito importante ser escolhido como fornecedor desse evento. Os dilemas: A Telez uma empresa de transmisso de dados e voz via cabo. Sua rede vem sendo modernizada nos ltimos 4 anos, mas ainda existem reas nos grandes centros cuja qualidade da operao est limitada em funo da antiguidade da rede. No evento da Copa est previsto o volume de 6 milhes de pessoas utilizando o acesso discado para participar do chat a cada jogo. Em algumas regies importantes, como por exemplo, o interior de So Paulo, a rede de cabos ainda no foi restaurada para assegurar qualidade de servio no volume de acessos que est sendo esperado. A Equipe de Planejamento de Rede realizou estudos e j indicou que, em 40% das regies onde o volume de acesso deve ser alto, a qualidade da rede no ser capaz de suportar e viabilizar o servio de qualidade. Alternativas: Aceitar o convite e fornecer o servio de acesso via internet ao chat com a equipe da seleo. Nessa alternativa existe o risco de comprometer a imagem da Telez em algumas regies onde o servio pode ser interrompido. Declinar ao convite, assumindo o prejuzo imagem e lucratividade, se ocorrerem problemas no servio. Observaes:

Voc no tem oramento para restaurar a rede nessas reas qualquer utilizao de verba extra para esse projeto implicar em no atendimento do cronograma de manuteno preventiva e corretiva em outras reas com grande concentrao de usurios e com longo tempo de espera. A Telez passa por um momento financeiro de queda de lucratividade em funo da perda de faturamento, especialmente aps a entrada de um novo concorrente.

You might also like