You are on page 1of 4

Currculo Comum ou Currculo Adaptado?

Dentro do contexto da incluso, a alterao do currculo uma questo que vem sendo bastante discutida no ambiente escolar. Segundo lvaro Marchesi, conceituado autor da srie Desenvolvimento Psicolgico e Educao, em seu terceiro livro ele fala da prtica inclusiva e da diversificao do currculo.

A integrao educativa baseia-se na manuteno de um currculo comum para todos os alunos. Os alunos com graves problemas de aprendizagem incorporam-se escola para ter acesso, junto com seus colegas, a experincias similares de aprendizagem. A nfase nos aspectos comuns da aprendizagem destaca o aspecto mais rico e positivo das escolas inclusivas.

Sabemos que os alunos no so iguais, a ateno s diferenas faz parte tambm das estratgias educativas que se assentam no respeito individualidade de cada aluno. No caso dos alunos especiais, exige uma educao adaptada s suas possibilidades. O problema surge quando tais adaptaes supem a modificao do currculo comum. difcil compatibilizar as duas demandas, visto que a primeira refora a dimenso da igualdade e a segunda assinala a dimenso da diferena. Diante disto vemos que os caminhos mais bvios para responder diferena seguem exatamente por estratgias opostas. E como esses enfoques to diferentes entre si, podem ser reconciliados de tal maneira que os currculos sejam comuns e ao mesmo tempo mltiplos, as escolas sejam inclusivas e seletivas, e as aulas proporcionem experincias de aprendizagem que sejam as mesmas para todos mas diferentes para cada um.

Este dilema, no se refere apenas a educao especial, mas esta presente no enfoque mais global do sistema educacional. Por exemplo um currculo centrado fundamentalmente nos contedos conceituais e nos aspectos mais acadmicos, que prope sistemas de avaliao baseados na superao de um nvel formativo igual para todos, lana ao fracasso os alunos com mais dificuldades para avanar nesses mbitos. Os currculos mais equilibrados, nos quais o desenvolvimento social e pessoal tambm tem importncia e em que a avaliao seja feita em funo do progresso de cada aluno, facilitam a integrao dos alunos. Vimos o quanto difcil resolver este problema, tanto para direo quanto para os professores. Seria necessrio um equilbrio entre as demandas que parecem contraditrias, mas como se alcana esse equilbrio?

Um estudo realizado por Norwich sobre este dilema, obteve diversas respostas, porm a que mais se destacou foi a seguinte:

Proporcionar tantas experincias iguais de aprendizagem quanto possvel, ao mesmo tempo em que se levam em conta as necessidades individuais. Manter um equilbrio. Isto difcil e requer compromisso e recursos.

Mesmo a resposta sendo excessivamente genrica, preciso analisar de forma minuciosa os componentes do currculo e estabelecer que elementos devem ser comuns para todos os alunos.

Assim existe um amplo leque de adaptaes curriculares: desde sua no existncia opo 1, at o mximo de modificao, que chega at ao ponto de mudar os objetivos gerais da etapa educativa, opo 7. Entre as duas existem diferentes possibilidades, conforme se priorizar os elementos comuns ou os diferenciais.

A deciso a ser tomada sobre as adaptaes devem levar em conta outros fatores. Entre eles preciso destacar a metodologia que se utiliza o sistema de organizar os apoios dos alunos e os meios empregados para facilitar ao aluno o acesso ao currculo (Quadro 2)

Nesse enfoque, a nfase a um currculo mais comum ou mais diversificao no se manifesta apenas levando em conta os elementos includos no Quadro 1, mas tambm preciso considerar os fatores includos no Quadro 2. Que seja por exemplo a opo 4, na qual os objetivos da etapa, as reas curriculares e os objetivos de cada rea se mantm comuns para todos os alunos, enquanto para alguns se modificam os contedos, os critrios de avaliao e os mtodos pedaggicos. Nessa suposio seria preciso analisar como se pe em prtica tal alternativa.

Quadro 1- Diferentes alternativas sobre os aspectos comuns e diferenciais no desenvolvimento do currculo*

Objetivo da Etapa reas Objetivos de rea Contedos Critrios de Avaliao Mtodos 1CCCCCC 2CCCCCD 3CCCCDD 4CCCDDD 5CCDDDD 6CDDDDD 7DDDDDD

*(C = Comum para todos. D = Diferente para alguns)

Quadro 2- Fatores que influem nos aspectos comuns ou diferenciais do ensino

Mtodo Apoio Acesso Comum Nveis mltiplos Cooperao Tutoria Compartilhado Novos sistemas de signos, sistemas alternativos, etc. Diferenciado Ateno Individualizada Especfico No h adaptaes de acesso

Se essas adaptaes metodolgicas e dos contedos se traduzem em que os principais conhecimentos sejam apresentados com nvel de profundidade distinto, em que os alunos cooperem uns com os outros, em que os professores de apoio trabalhem junto com o professor titular no atendimento a todos os alunos, e que se proporcione aos alunos com graves problemas de aprendizagem novos sistemas de acesso ao currculo, a nfase situa-se claramente na dimenso do ensino comum. Se ao contrrio disso, limitar o aluno com mais dificuldades de forma isolada aos contedos especficos e o professor de apoio atender somente a este aluno, enfatiza-se um ensino diferenciador.

Essas reflexes ressaltam a difcil articulao entre um ensino comum pra todos os alunos e um ensino que leve em conta as possibilidades de aprendizagem de cada um deles. A articulao entre o comum e o especializado no depende das demandas educativas apresentadas pelo aluno, mas das decises que os professores de uma escola adotam para abordar, dentro de um mesmo grupo, as situaes diversas de aprendizagem que seus alunos apresentam

You might also like