You are on page 1of 1

AGENTES

UTILIZADOS MECANISMO

PARA SUPRESSO DE AO

DA PRODUO EFEITOS

DE CIDO GSTRICO ADVERSOS INDICAES

lnibidores da bomba de prton (omeprazol e lanzoprazol). Interaes medicamentosas (omeprazol): warfarina, ciclosporina, diazepam.

Fazem ligao irreversvel com a bomba de prtons, so pr-frmacos que se ativam em ambiente cido - rapidamente absorvidos, altamente ligados a ptns e metabolizados no fgado, pode ser admistrado antes ou dirante as refeies. Inibem a produo cida por competiram de modo reversvel com a histamina pela ligao aos receptores J-I2 da membran basolateral das clulas parietais -- eficaz na supresso de secreo gstrica noturna.

Nuseas, dores abdominais, priso de ventre, flatulncia, diarria. Menos comuns so miopatia, artralgia, cefalia e exantemas cutneos. Outros so: ,J, absoro vitamina B 12, hipergastrinemia, risco de infeces, Diarria, cefalia, tontura, fadiga, dor muscular, bradcardia e priso de ventre. Menos comuns so efeitos no SNC confuso, delrio, alucinaes, fala arrastada e cefalia. Pode haver ginecomastia e impotncia reversvel em homens e galactorria em mulheres .efeitos associados a cimetidina, Diarria com ou sem dores.

Ulceras gstricas e duodenais, DRGE e snd. de Zollnger-Ellison (hipersecreo de cido), associao com AINES e infeco por H. pylori.

Anatagonista dos receptores H2 (cimetidina, ranitidina, famotidina, nizatidina). Interaes medicamentosas: warfarina, fenitona, antagonistas betaadrenrgicos.

Ulcera duodenal e gstria, tratamento da DRGE no complicada e profilaxia de lceras de estresse. Contra-indicaes: insuficincia renal, insuficincia heptica severa, gravidez e lactao.

Misoprostol

(anlogo de prostaglandina)

Anticidos (bicarbonatos ou AI+Mg)eficcia limitada, geral! associados a dimeticona PROTETORES DA Bismuto quelado

Inibe a secreo de cido por meio de ligao ao receptor EP3 e aumenta secreo de muco e bicarbonato. prfrmaco que transformado em cido. Neutraliza o HCl.

Previne leso da mucosa causada por AINES - contra-indicado na gravidez pq causa contrao uterina.

Compostos com bicarbonato causam distenso abdominal e flatulncia, alm de exacerbar refluxo ~astro-esoflSic(). Ulcera gstrica ou duodenal - coadjuvante Irecidiva

MUCOSA Liga-se a base da lcera. estimulando produo de mucina e bicarnonato, cl efeito antimicrobiano. (adsoro de pepsina e aumenta spintese de PGs) Em ambiente cido (pH<4) sofre polimerizao produzindo gel visvoso e pegajoso que adere firmemente ao fundo da lcera (liga-se a tecido necrtico), impedindo q o produto da hidrlise de ptns faa eroso e ulcerao da mucosa. Tambm estimula produo local de PGs e fator de crescimento epidermal.

Sucralfato

Constipao (A13+); ,J, absoro outros frmacos

You might also like