You are on page 1of 3

Como as Pessoas Pensam ( Memrias Sensoriais )

As informaes que chegam mente so armazenadas, por cerca de um quarto de segundo, em cinco memrias sensoriais, sendo uma memria para cada um dos cinco sentidos (tato, olfato, viso, audio e gosto). A memria sensorial possui uma grande capacidade de armazenamento de informaes, porm, no consegue restabelec-las, exceto atravs da repetio do estmulo externo que as originou. Para se lembrar de algo por um longo perodo, a mente deve ficar atenta a um sentido particular. Os diferentes sentidos tm diferentes prioridades de ateno, embora a atual prioridade dependa das circunstncias e da expectativa do indivduo. Geralmente se obtm mais rapidamente a ateno de uma pessoa, atravs do uso de estmulos audveis do que de estmulos visuais; os estmulos olfativos so mais lentos ainda. Os bons sistemas interativos fazem uso dos vrios sentidos, particularmente de estmulos audveis se for requerida rpida ateno, como por exemplo, no caso de se produzir um conveniente rudo ao se detectar um erro na operao de um sistema aplicativo. Uma vez selecionada, a informao processada e copiada para a pequena memria de curto prazo (MCP), tambm conhecida como memria de trabalho. A MCP tem capacidade limitada, transitria e sujeita a interferncia. Os itens nela contidos so esquecidos (em cerca de 20 segundos), se no forem repetidos (ensaiados). A MCP tem capacidade para tratar de aproximadamente 7 itens ao mesmo tempo. O armazenamento na MCP no limitado pelo nmero de unidades fsicas, mas pelo nmero de agrupamentos ou unidades significativas de informao. Exemplo 1: 0716769153 10 unidades de informao? 071-676-9153 3 unidades de informao? O telefone de Maria 1 agrupamento de informao.

A capacidade da memria parece variar com o significado associado informao. Exemplo 2: PID COM KIF GAN SAH TIB GATO CASA RATO SAPO UVA PRA UMA FRASE SEMPRE MAIS FCIL DE SER RECORDADA.

O fato das MCP poderem armazenar apenas cerca de sete palavras ao mesmo tempo, faz com que, no ato de se prestar a ateno a detalhes, como soletrar uma destas palavras, por exemplo, sejam geradas mais informaes para serem retidas na MCP. Este processo ir interferir na reteno das outras 6 palavras que estavam armazenadas na MCP. Se a informao for ensaiada na MCP, ela ser transferida para a memria de longo prazo (MLP) aps cerca de cinco segundos. A MLP registra as informaes indefinidamente, ou seja, quanto mais se joga xadrez mais posies do jogo so relembradas. A MLP possui uma grande capacidade de armazenamento e um declnio muito lento (se houver algum). Todos os nossos conhecimentos gerais, de linguagem e tudo o mais est na MLP. Existe alguma evidncia de que a MLP , em princpio, perfeita, porm, o acesso mesma passa a ser cada vez mais difcil, se no houver ensaio, devido interferncia de outras memrias. Recordar algo da MLP toma pelo menos um dcimo de segundo.

Como as Pessoas Agem ( Teoria da Ao )


At mesmo as aes simples envolvem um grande nmero de aspectos, gerando a necessidade de se desenvolver modelos tericos para que se entenda o que o usurio est fazendo. Existe a necessidade de se conhecer mais a respeito de como as pessoas fazem as coisas, ou seja, uma teoria da ao.
Quadro 5.1. Aspectos de uma atividade (Norman, 1986, p. 37)

Nesta teoria da ao, onde se interage com um sistema de computador, os objetivos so expressos em termos psicolgicos, e os mecanismos e estados do sistema em termos fsicos. As discrepncias entre as variveis fsicas e psicolgicas so um ponto muito importante a ser considerado no projeto, anlise e utilizao dos sistemas. Norman (1986) resume todo o processo de execuo e avaliao de uma ao em sete estgios de atividades: 1. 2. 3. 4. 5. Estabelecimento do objetivo Formao de inteno Especificao da seqncia de ao Execuo da ao Percepo do estado do sistema

6. Interpretao do estado do sistema 7. Avaliao do estado do sistema em relao aos objetivos e intenes. Os sete estgios de atividades do usurio, envolvidos na execuo de uma ao (Norman, 1986). As atividades no so executadas como uma simples seqncia de estgios. Os estgios podem aparecer fora de ordem, alguns podem ser saltados e outros repetidos, porm tem-se agora a noo de que a anlise de uma tarefa, mesmo sendo ela simples, pode ser muito complexa.

Figura 5.1. Os sete estgios de atividades do usurio, envolvidos na execuo de uma ao (adaptado da Fig. 3.3 de Norman, 1986).

Bibliografia NORMAN, Donald, DRAPER, Stephen. User Centered System Design: New Perspectives on Human-Computer Interaction, Hillsdate, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1986.

You might also like