You are on page 1of 3

Estratgia de Estudo: Conhea as Tcnicas mais Eficientes!

Desenvolva a melhor estratgia de estudo atravs das tcnicas de aprendizagem mais eficientes!
Comentrios: 6

Ol Concurseiros! Muitos de vocs j devem ter lido muitos artigos sobre estratgias e tcnicas de estudo, no verdade? A maioria continuou com as mesmas dvidas, ou at mesmo saram desesperados tentando alguma aplicabilidade em seus mtodos de estudo e infelizmente obtiveram pouco, ou nenhum resultado. Hoje, dedicamos um post especialmente para vocs que desejam saber como desenvolver a melhor estratgia de estudo.

Estratgia e Tcnicas de Estudo


Mas, o que seria uma estratgia de estudo? Ns entendemos que os mtodos adotados para se alcanar um objetivo de forma eficiente para o seu crebro, durante o aprendizado, so estratgias de estudo. Estas, atravs de tcnicas apropriadas capacitam o estudante a absorver o conhecimento em tempo hbil para obteno de resultados satisfatrios em provas, vestibulares ou concursos pblicos. Mas afinal, qual a melhor estratgia de Estudo? Para responder a essa pergunta, precisamos entender como se d o processo de aprendizagem e as tcnicas eficientes.

No basta apenas a ideia de ficar horas estudando um mesmo captulo e lembrar-se do contedo apenas no mesmo dia, ou to somente por alguns dias. A cincia cognitiva traz resultados de pesquisas juntamente com a psicologia educacional e a neurobiologia, onde o processo de fixao de um contedo muito mais complexo do que a ideia que temos sobre os mtodos de estudos e memorizao. Ou seja, horas de leitura em cima de um livro, ou escrever resumos e duzentos tpicos sobre um mesmo assunto, no caracteriza um estudo eficiente. Ento, faa agora suas anotaes, que vamos oferecer algumas dicas extremamente importantes para voc desenvolver a melhor estratgia de estudo atravs das tcnicas mais eficientes: Destacar Figuras: As figuras proporcionam uma eficcia de aprendizado muito superior do que apenas a leitura de palavras. E garantem at 89% de melhoria na lembrana e transferncia de conhecimento, ou seja, elas se transformam em conhecimento de longo prazo, diferente dos textos que em sua maioria so armazenados na memria de curto prazo. Colocar Palavras e Figuras Juntas: Utilizar palavras dentro, ou perto das figuras associadas, em vez de colocar embaixo ou em outro local da pgina, garante duas vezes mais capacitao para resoluo de exerccios referentes quele contedo. Relacionar palavras s figuras garante ao crebro estmulos visuais, alm da associao mais eficiente do conhecimento relacionado quele assunto. Utilize Repeties: Dizer a mesma coisa de diversas formas e atravs de maneiras diferentes pode garantir a codificao desse contedo em mais de uma parte do crebro. Ento utilize esta tcnica para gravar o que deseja da forma mais fcil, que a repetio. Porque a repetio possibilita fixar o contedo em vrias reas diferentes do crebro. E com esses mtodos de repetio o assunto estudado fica de fcil reconhecimento. O crebro pode memorizar facilmente atravs da repetio. Ento use metodologias de repetio, entenderam por que utilizar a repetio? Reforce com Emoes: A recordao depende da disposio emocional de cada um. O crebro foi programado para associar emoes aos fatos, isso se deve bioqumica dessas emoes. Desta forma voc pode utilizar essas emoes para aumentar a probabilidade de memorizao daquele contedo. Utilize um Estilo Pessoal: Tipo assim, s voc usar um estilo coloquial como se fosse uma conversa, pra voc entender melhor o assunto. O crebro igual vizinho fofoqueiro ouvindo conversa alheia, ele d mais ateno ao assunto quando ele percebe que trata de uma conversa mais interessante. E quando voc trabalha um estilo personalizado, ele automaticamente presta mais ateno quele contedo. Faz sentido, no mesmo? Com essas tcnicas, voc conseguir adaptar seus mtodos e traar a melhor estratgia de estudo. Mas antes, faa uma avaliao de desempenho com cada uma delas e descubra qual a mais eficiente para voc.Voc pode estudar diferentes temas variando as tcnicas de estudos, ou associando duas ou mais tcnicas e analisando os resultados atravs de resolues de exerccios ou at mesmo simulados.

Lembre-se que cada concurseiro se adapta melhor a um tipo de tcnica, isso se d s diferentes formas de associao cognitiva de cada indivduo. Mas, o importante que voc descubra qual a tcnica que te proporcionar o melhor resultado. Com a faca e o queijo no mo, s depende de voc desenvolver a melhor estratgia de estudo e garantir sua vaga.

You might also like