You are on page 1of 21

AMBIENTALIZAO DA GEOPOLTICA

OU OUTRAS FRONTEIRAS NA AMAZNIA BRASILEIRA? ___________________________________________________________


MRCIO ROBERTO VIEIRA CAVALCANTE*

OUTRAS FRONTEIRAS Discutir os significados e as possveis interpretaes da Fronteira1 nos possibilita um entendimento sobre os diversos caminhos e fronteiras na construo do que entendemos por nao. A Fronteira vem sendo representada como o espao, ou regio, que se constitui como problema para a implementao do projeto de nao. Como uma espcie de anttese da nao desejada que deve ser integrada por meio de processos de incorporao e integrao de vazios demogrficos.2 As interpretaes da Fronteira, em sua grande maioria, esto vinculadas ao processo de Conquista do Oeste. O movimento de avano e ocupao sobre as terras livres norteamericanas. Processo largamente documentado e explicitado por Frederick Jackson Turner.
Mestre em Histria pela Universidade Federal do Amazonas e Professor da Universidade Federal do Acre. Ao utilizar o termo Fronteira, no estamos nos referindo a um tipo de fronteira, mas vrios fenmenos similares que mantm entre si diferenas internas e que esto todos relacionados a formas de produo do espao (Ver REBORATTI, 1990). 2 A sociloga Lcia Lippi Oliveira em um interessante estudo intitulado A conquista do Espao: serto e Fronteira no pensamento social brasileiro mostra que h, na Histria do Brasil, dois espaos simblicos de Conquista do Oeste. O primeiro deles, no perodo colonial, o serto, e em perodo recente a Amaznia. Chegando mesmo a afirmar que a categoria Fronteira seria resultado da mudana de perspectiva em relao ao serto, j que este estaria relacionado aos processos econmicos de incorporao e ocupao de vazios demogrficos.
* 1

Fronteiras do Tempo: Revista de Estudos Amaznicos, v. 1, n 1 Junho de 2011, p. 53-73.

Mrcio Roberto Vieira Cavalcante

54

Explicaes que tomam como ponto de partida as possibilidades de se analisar a Histria do Brasil, da Amaznia no caso especfico, a partir de chaves explicativas em comum. Formas de transposio e adequao da lgica da Fronteira norte-americana para contextos e realidades diversas. Essa aproximao do conceito de Fronteira com o processo de Conquista do Oeste norte-americano passou a vincul-lo sempre a uma espcie de espao limite, ou linha divisria, entre terras povoadas e terras livres. Entre o limite da civilizao e do primitivo3. Onde sociedade e natureza se enfrentariam pela primeira vez dando lugar criao de novas formas de produo do espao. Nesse confronto entre moderno e o arcaico, insere-se a figura do pioneiro como o desbravador dessas terras livres. Como aquele que, ao conquistar o Oeste, entra em contato com a simplicidade e rusticidade das sociedades primitivas e, nesse processo, se ver obrigado a se adqua s formas tradicionais de relao com a natureza. s aps o processo de adaptao aos padres nativos de viver e perceber o mundo que o pioneiro tem a possibilidade de retomar a evoluo rumo civilizao. A tese central do conceito de Fronteira de Turner o de Vlvula de Escape. Segundo o autor, todas as vezes em que as condies sociais tenderam a se cristalizar no leste, sempre que o capital tendeu a oprimir o trabalho ou impedir a liberdade houve o porto de escape para as condies livres de Fronteira. No entanto, ao contrrio, esse no se desenrolava de forma to livre e fluda como afirmava Turner, passava por momentos conflituosos e tensos entre pioneiros e povos nativos. Esse movimento de expanso americana se desenrolava em territrios que no eram totalmente vazios, processo excludente que resultou na marginalizao de diferentes povos que habitavam a regio oeste da America do Norte. sob a tica dessa perspectiva nacionalista e Etnocntrica4 que vai ser contada a histria das ocupaes territoriais em outras regies, todas apontando para um padro explicativo da Fronteira de Turner. A utilizao desse modelo usual para explicitar o desenvolvimento capitalista no Brasil e da Fronteira Brasileira5. A grande contestao da referida tese diz respeito s possibilidades de se focalizar a Histria das Amricas, especificamente da Histria do Brasil, a partir desta chave explicativa. Como explicar os diversos processos que ocorrem em regies igualmente diversas, com suas especificidades e complexidades locais, a partir do modelo explicativo norte-americano?

Tese defendida por Frederick Jackson Turner em 1893 na feira de Chicago em um artigo intitulado O Significado da Fronteira para Histria Americana (Ver Lopes, 2003). 4 A invisibilidade de mulheres, povos nativos, assim como outros sujeitos sociais, inerente na teoria de Fronteira o que leva muitos autores e estudiosos a insistirem na necessidade de se rejeitar o termo Fronteira, devido seu carter frequentemente racista e de limitado poder explicativo. 5 Um dos autores mais destacados na defesa da aplicao do mtodo comparativo da Fronteira Norte-Americana para explica o processo de desenvolvimento capitalista brasileiro Otvio Guilherme Velho. O autor afirma em Capitalismo Autoritrio e Campesinato que devido utilizao do referido mtodo seu transitou de uma sociologia da fronteira para uma sociologia a partir da fronteira. No entanto, em suas reflexes, aponta para a construo de uma fronteira em Movimento, afirmando, com isso, que no adequada a transposio do caso norte-americano para outras regies.
3

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Ambientalizao da Geopoltica ou outras Fronteiras na Amaznia Brasileira

Uma das contestaes mais significativas para essa lgica a pergunta recorrente: como explicar a fronteira, utilizando o modelo da Fronteira norte-americano se a primeira comea a se movimentar com mais de duzentos anos de antecedncias em relao ao caso norte-americano?6 O que explica a contnua utilizao do conceito de Fronteira de Turner para explicar a histria e desenvolvimento de regies em outras partes da Amrica, mesmo sendo latente que o padro de ocupao de terras norte-americanas no se reproduziu em outras regies do que se convencionou chamar Novo Mundo? E em se tratando do caso bem especfico da regio amaznica, como continuarmos reproduzindo um conceito que dificulta uma leitura de mo dupla, do ver e do ser visto, reforando a idia da existncia de uma centralidade dominante [...] que carrega em si um significado desagradvel, pejorativo, dado por quem est no centro... (NOGUEIRA, 2001: 150). Continuamos reproduzindo uma noo construda de fora que se tornou usual para classificar o outro e, nesse sentido encerrar as possibilidades de ser e existir. O socilogo Boaventura de Souza Santos (2006), em um significativo estudo intitulado a Gramtica do Tempo7, terce algumas consideraes que nos ajudam a problematizar as perguntas feitas acima. Segundo o autor, ns, na contemporaneidade, no temos um conhecimento adequado para explicar a diversidade cultural do mundo. E que essa diversidade cultural, da qual a Amaznia um Exemplo muito prprio, segundo ele, no pode ser concebida, nem tratada, sem uma concesso epistemolgica adequada. O autor aponta, para a necessidade de uma revoluo epistemolgica, necessidade de novos olhares, novos sentidos que nos aproximem da complexidade de significados que o tema traz em si. A necessidade de construirmos uma epistemologia do Sul frente ao limitado poder explicativo da epistemologia do Norte. Rompermos com sentidos e compresses que ainda hoje dominam as nossas universidades, que ainda hoje dominam o nosso saber, e que acabam sendo uma epistemologia que, de algum modo, est fechada dentro de si mesma. Essa Epistemologia do Norte, criada no norte, ao considerar-se universal deixa de fora toda uma experincia de mundo que muito mais diversa. Nesse sentido, esse imaginrio eurocntrico desconsidera a diversidade que h na Amrica Latina como no significando uma alternativa vivel, uma diversidade credvel s vivncias e s conscincias do Norte (SANTOS, 2006: 6). Para se criar um sentido da fronteira que leve em considerao a diversidade do Brasil, a Amaznia especificamente, necessrio romper com o que o autor chama de monocultura do saber cientfico. preciso construirmos uma referncia que nos fornea subsdios para a construo de uma outra fronteira que abarque toda a experincia e diversidade da Amrica Latina (REBORATTI, 1990). Talvez a fronteira que tenhamos de construir tenha suas razes no totalmente no processo de conquista do oeste, mas tambm em um processo que ocorre a pelos menos

55

O socilogo Robert Wegner em instigante estudo intitulado A Conquista do Oeste: a fronteira na obra de Srgio Buarque de Holanda, tenta relacionar tese de Turner a maneira especfica com que a fronteira funciona no Brasil. Segundo o mesmo, a partir de uma leitura de Srgio Buarque, afirma que o Brasil, como toda a Amrica Latina, apresenta o princpio de fronteira j no comeo da descoberta e da conquista. 7 Parte importante das construes feitas aqui surge tambm de significativas consideraes feitas pelo autor em conferncia proferida em 12 de Setembro na cidade de Manaus.
6

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Mrcio Roberto Vieira Cavalcante

duzentos anos antes, e que diz muito mais sobre a construo de nossa nao. Tem suas razes na tradio tensa e violenta dos bandeirantes e dos sertes:
Fronteira, bem entendido, entre paisagens, populaes, hbitos, instituies, tcnicas, at idiomas heterogneos que aqui se defrontavam, ora a esbater-se para deixar lugar formao de produtos mistos ou semiticos, ora a afirmar-se ao menos enquanto no a superasse a vitria final dos elementos que tivessem revelado mais ativos. (HOLANDA, 1994: 13)

56

Essa nova fronteira que Srgio Buarque de Holanda fala, que segundo ele j aparece nos textos da primeira fase da colonizao do Brasil, bem pode ser utilizada independentemente de qualquer relao com o significado que adquiriu com os trabalhos de Turner8. Essa fronteira da qual tentamos construir hoje tem em sua produo espacial uma complexidade muito maior e seu estatuto de periferia sendo a cada momento dissolvido pela significativa centralidade atribuda as reas que assim so identificadas. O significado contemporneo da referida fronteira continua associado ao Estado e a Tecnologia como seus elementos constitutivos, no entanto, somados a muitos outros. Fronteira que continua sendo alvo de contnuos processos de incorporao a espaos econmicos determinados. Como j foi afirmado acima, em seu processo de produo, o estatuto de periferia, vem perdendo sentido, j que se apresenta inserida no cenrio de incorporao do espao econmico global, no caso especfico, Amrica Latina. A relao que se estabelece no mais de centro e periferia, mas fundamentalmente, de local e global. Apresenta-se ainda dotada de um significativo potencial poltico, que contm elementos especficos do local, no entanto, se constitui como alvo, por excelncia, do processo de estruturao e integrao ao global, leia-se continente sul-americano (BERCKER, 1988). Segundo a autora citada, a Amaznia, que em sua opinio9, aparece como um dos ltimos grandes espaos escassamente povoados, e que vem nos ltimos quinze anos envolvida por um intenso movimento de apropriao de suas terras e seus recursos por foras nacionais e internacionais. Para Becker (1988), a dificuldade de se forjar um conceito adequado de fronteira consiste exatamente na inoperncia do conceito tradicional da fronteira. J que a fronteira contempornea no pode ser mais pensada exclusivamente como franjas do mapa em cuja imagem se traduz os limites espaciais, demogrficos e econmicos de uma determinada formao social (BECKER, 1988: 56). Nesse sentido, faz-se necessrio percebermos que conceitos como este so historicamente enraizados e que refletem as situaes sociais e

Segundo Holanda (1994) injustificvel a pretenso de aplicar os esquemas de Turner s condies que se criaram no Brasil e se associaram a sua expanso demogrfica. 9 Deixamos claro nessa parte do texto que a afirmao referida acima de opinio da autora, no sentido de pensarmos, e nessa direo estabelecermos oposio, em uma Amaznia no como ltimo grande espao escassamente povoado do planeta, j que, quando partimos para julgamentos dessa natureza, em geral, utilizamos critrios externos a regio, e nesse sentido incorremos no erro apontado por Boaventura, que inerente a epistemologia do norte. Ao refletirmos sobre a ocupao da regio, preferimos pens-la como o resultado de movimentos disporicos centenrios que foram capazes de produzir um tipo bem especfico e peculiar de ocupao, que deve ser reconhecido como tal.
8

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Ambientalizao da Geopoltica ou outras Fronteiras na Amaznia Brasileira

polticas de sua poca, deixando claro, a necessidade de uma nova definio de fronteira mais abrangente. Essa produo da fronteira que, em linhas gerais, produo do territrio, no pode ser percebido apenas como algo natural, nem unicamente poltico, econmico ou cultural. A proposta de pensar a fronteira a partir de uma perspectiva integradora entre essas diferentes dimenses do social. A proposta aqui defendida de pensarmos que o territrio que compreende a regio de fronteira define-se a partir de referncias sociais e o contexto histrico a que corresponde. A fronteira, nesse sentido, pode ser vista como um hibrido entre sociedade e natureza, entre poltica, economia, e cultura (COSTA, 2004). A necessidade de (re)construirmos um conceito de fronteira mais adequado as especificidades das regies que sempre foram vistas sob a tica Turneriana pelos diferentes grupos de gegrafos e historiadores o principal objetivo na construo do presente artigo. A proposta aqui defendida da possibilidade de reconstruirmos a histria dos processos scio-econmicos da Amaznia brasileira com o intuito de evidenciarmos em nossas construes as significativas mudanas geopolticas que vm ocorrendo a nvel regional iluminados pela tentativa epistemolgica de construo de um novo conceito de Fronteira Agrria. Em linhas gerais, construir uma anlise territorial a partir de uma perspectiva histrica, evidenciando significativos contextos histrico-sociais. Partimos da compreenso que a fronteira enquanto relao social tem uma de suas caractersticas mais importantes a sua historicidade. 57 O LUGAR DA AMAZNIA NO CONTINENTE SUL-AMERICANO
A Amaznia brasileira no deve ser considerada de forma isolada. A prioridade estabelecida na poltica externa do governo do Governo Lula de nfase na integrao continental, leva a uma preocupao maior com a Amaznia sul-americana, tendo a bacia amaznica e o bioma florestal como referncias. De outro lado, o PAS quer colocar o debate acerca do desenvolvimento da Amaznia no contexto de desenvolvimento do Pas, inclusive com a perspectiva de reviso de velhas abordagens que predominaram na interpretao da regio. (PAS, 2005: 5)

Os processos, em curso na Amaznia, que podem ser identificados como essa outra fronteira, que falamos anteriormente, tem sua origem datada a partir de 1978, com a assinatura do Tratado de Cooperao Amaznica10, quando vai ocorrer uma significativa mudana na proposta de integrao da Amaznia. Todas as tentativas de integrao voltadas regio partiam da perspectiva de incorpor-la ao todo do espao poltico, e sobretudo, econmico do territrio brasileiro. Com a assinatura do referido tratado, a proposta passa a ser de um processo de desenvolvimento compartilhado por todos os pases da bacia amaznica, preservando a autonomia e soberania de cada um de seus participantes. A
Documento assinado em Braslia, na data de 3 de junho de 1978, pelos presidentes da Bolvia, Brasil, Colmbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, pases que compem a faixa de fronteira amaznica.
10

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Mrcio Roberto Vieira Cavalcante

estratgia passava pela proposta de garantir a integridade e soberania nacional sobre a regio por meio de sua efetiva integrao ao espao econmico do continente sul-americano. Estavam garantidos, com essa iniciativa, os dois grandes vetores de preocupao dos militares em relao regio: ocupao e desenvolvimento.
Animadas do propsito comum de conjugar os esforos que vm empreendendo, tanto em seus respectivos territrios como entre si, para promover o desenvolvimento harmnico da Amaznia, que permita uma distribuio equitativa dos benefcios desse desenvolvimento entre as partes contratantes, para elevar o nvel de vida de seus povos e a fim de lograr a plena incorporao de seus territrios amaznicos s respectivas economias nacionais.11

58

Alm da significativa mudana na geopoltica amaznica, havia tambm uma nova varivel na referida proposta. Foi a primeira vez, nas cpulas de Braslia, que ao se discutir desenvolvimento para Amaznia se cogitava a possibilidades de um desenvolvimento equitativo que deveria ter como condio de possibilidade o equilbrio entre desenvolvimento econmico e preservao do meio ambiente. A incorporao do varivel ambiental, nos debates sobre o desenvolvimento para Amaznia, pode ser explicitado ao se levar em conta que as desastrosas implicaes sociais e ambientais da anterior proposta de desenvolvimento j tinha ganho uma importante projeo internacional e, com isso originado presses externas. Alm disso, h o reconhecimento dos recursos naturais como estratgicos para esse novo momento de incorporao da Amaznia, em que o papel da regio passa a ser redefinido e o vetor tecno-ecolgico entra em questo. (BERCKER, 1996) Alm da proposta de desenvolvimento e preservao da Amaznia continental, da cooperao cientfica, da liberdade de navegao comercial no curso do Rio Amazonas e demais rios amaznicos internacionais, o artigo X que mais chama ateno no tratado de cooperao, e que mais nos d subsdios para entendermos essa nova proposta geopoltica para a regio amaznica:
As partes contratantes coincidem na convenincia de criar uma infraestrutura fsica adequada entre seus respectivos pases, especialmente nos aspectos de transporte e comunicaes. Consequentemente comprometem-se a estudar as formas mais harmnicas de estabelecer ou aperfeioar as interconexes, rodovirias, de transporte fluviais, areos e de telecomunicaes, tendo em conta os planos e programas de cada pas para lograr o objetivo prioritrio de integrar plenamente seus territrios amaznicos s suas respectivas economias nacionais. (BERCKER, 1996)

Com essa proposta, os oito presidentes dos pases que compem a faixa de fronteira amaznica inseriram definitivamente a regio em lgica de integrao continental, fundamentada na construo e consolidao de uma ampla infra-estrutura sul-americana. Lanaram, com isso, a semente do que, em 2000 tambm em Braslia, ficou conhecido como a Iniciativa para a Integrao Regional Sul-Americana (IIRSA). Tal empreendimento foi
Trecho do Tratado de Cooperao Amaznica da Organizao do Tratado de Cooperao Amaznica (OCTA), 1978.
11

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Ambientalizao da Geopoltica ou outras Fronteiras na Amaznia Brasileira

consolidado em uma reunio de presidentes da Amrica do Sul, no ms de agosto de 2000. A proposta aprovada, na referida reunio, passava tambm por aes conjuntas para impulsionar o processo de integrao sul-americano, firmado em 1978. As aes firmadas passavam pela modernizao da infra-estrutura que foi resultado das aes do Tratado de Cooperao Amaznica. Essa nova ao concebe a Amrica do Sul como um espao geoeconmico plenamente integrado, para o qual necessrio reduzir as barreiras internas (leia-se nacionais) ao comrcio continental. No caso da Amaznia, especificamente, o projeto prev eixos de integrao e desenvolvimento (Eixo do Amazonas Brasil, Colmbia, Equador, Peru; Eixo do Escudo das Guianas Brasil, Guiana, Suriname, Venezuela; Eixo Peru Brasil Bolvia) que estaro responsveis pela estruturao da regio para sua efetiva incorporao economia continental. Essa forma de pensar o desenvolvimento e integrao da regio amaznica, especificamente, parte de uma concepo que entende a globalizao e a integrao regional como meio que deve ser promovido como duas dimenses complementares dos pases que a compem12. A inteno de construir essa viso geoeconmica de inserir, definitivamente, a Amaznia em uma lgica de mercado continental, com objetivo de construir corredores de exportao que possam facilitar a produo, seu escoamento e comercializao entre os pases da Amrica do Sul, integrando regies que ainda no tiveram seu potencial econmico explorado integralmente. Como possvel perceber, o planejamento estatal e as aes privadas em curso na Amaznia continuam sendo norteadas pela necessidade de integrao regional, fundada na construo de infra-estrutura para subsidiar o desenvolvimento da regio. O novo cenrio poltico nacional e mundial equaciona de outra forma essa necessidade, e o lugar da Amaznia na atual geopoltica. Diferentemente da geopoltica militarista, presente na Fronteira Clssica, onde a integrao regional tinha como objetivo a garantia da soberania por meio da manuteno das fronteiras territoriais, hoje se percebe uma nfase cada vez maior em estabelecer a integrao da regio e de sua economia economia de outros pases da Amrica do Sul, por meio da desintegrao simblica das fronteiras jurdicas (CASTRO, 2002). Essa proposta est delineada no Plano Amaznia Sustentvel (PAS)13. A interveno governamental visaria a promover o desenvolvimento da faixa de fronteira por meio de sua estruturao fsica, social e econmica, com nfase na ativao das potencialidades locais e na articulao com outros pases da Amrica do Sul 14. Nesse sentido, as polticas pblicas para a regio so formuladas com objetivo de enfrentar as desigualdades regionais com base em uma proposta de possvel desenvolvimento diferenciado. Para esse fim, esto sendo articulados investimentos em infra-estrutura econmica. Inserido nesse planejamento das polticas de desenvolvimento regional, destaca-se o Programa de desenvolvimento da Faixa
Planejamento Territorial Indicativo Carteira de Projetos da Iniciativa para Integrao Regional da InfraEstrutura Regional Sul-Americana, 2004; Ferramenta de Trabalho para o desenho de uma viso estratgica da integrao sul-americana, 2004. 13 O Plano Amaznia Sustentvel foi formulado por uma ao interministerial entre os ministrios do Meio Ambiente, Relaes Exteriores, Planejamento e da integrao Regional, formulado e lanado em 2005. 14 Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, formulado pelo Ministrio da integrao nacional em 2003, p.11.
12

59

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Mrcio Roberto Vieira Cavalcante

de fronteira que tem como objetivo especfico promover a estruturao de uma regio altamente complexa em suas relaes com os pases vizinhos e que, por um processo histrico de abandono governamental, extremamente carente de infra-estrutura. Dessa forma, a fronteira passaria a ganhar um importante aspecto estratgico tanto no que diz respeito competitividade comercial do pas, quanto para a proposta de integrao continental. As reas de fronteira que historicamente vm sendo qualificadas como faixas de segurana, que inibiam o desenvolvimento e os projetos de integrao, foram elevadas condio de espaos de integrao econmica e poltica entre as naes sul-americanas.
A crescente cooperao entre as comunidades existentes nas regies de fronteira tambm constitui uma prioridade e envolve um somatrio de esforos entre as autoridades nos nveis nacional e local dos diversos pases, com vistas implementao de projetos bilaterais de desenvolvimento fronteirio. Tem-se buscado, ainda, um maior envolvimento dos respectivos setores privados no processo de progressiva aproximao entre seus vizinhos amaznicos.15

60

As reas situadas na fronteira brasileira, especialmente aquelas localizadas na Amaznia de ocupao econmica recente, esto sendo priorizadas pela poltica de desenvolvimento. So reas consideradas de baixa densidade populacional e que tm uma significativa ausncia de infra-estrutura que possa subsidiar a integrao trans-fronteiria. A construo dessa infra-estrutura est prevista nos Eixos Nacionais de Integrao e Desenvolvimento. a partir deles que, nos ltimos anos, se intensificaram investimentos direcionados abertura e asfaltamento de estradas, construo de barragem, hidreltricas e hidrovias entre outros empreendimentos direcionados ao desenvolvimento da regio. Todos esses empreendimentos esto sendo planejados e implementados tendo como justificativa inicial a necessidade que a regio amaznica tem de um crescimento ambientalmente sustentvel e redutor de desigualdades regionais. Essa nova orientao tem como proposta principal modificar a percepo predominante no passado, que entende o meio ambiente como obstculo ao crescimento econmico, para inseri-la como varivel qualificadora do novo modelo16. Nessa moldagem (ou remodelagem) das relaes entre poder estatal, meio ambiente e a sociedade civil na Amaznia, ganha destaque a proposta de integrao sulamericana. Que, nas entrelinhas do novo plano, situa a Amaznia no contexto continental. Nesse sentido, a integrao da Amaznia sul-americana seria uma tentativa de articulao de conexes (ou relaes) da regio com a totalidade do continente sul-americano. Ora acentuando as relaes com o espao global, ora acentuando a soberania nacional e as relaes com o restante do territrio nacional (BECKER, 2006). Segundo CASTRO (2002), todo esse processo tm sido decisivo para a ampliao do desenho da integrao do Brasil com seus pases limtrofes, e todas as medidas da poltica nacional esto sendo norteadas por esse objetivo. interessante se debruar sobre a referida proposta de integrao, uma vez que ela fundamental para refletirmos sobre os processos
Pronunciamento do Ministro das Relaes Exteriores, Celso Amorim. Diviso de Atos Internacionais, Ministrio das Relaes Exteriores. 16 Plano Amaznia Sustentvel, 2005.
15

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Ambientalizao da Geopoltica ou outras Fronteiras na Amaznia Brasileira

recentes que ocorrem na Fronteira e que passam a ser constitutivos de uma nova fronteira. Tanto CASTRO (2002) quanto BECKER (1988) mostram que a noo de fronteira passa por processo de reviso, no significando somente o espao de (re)conquista e ocupao de atores econmicos sociais. Mas fundamentalmente, como uma fronteira cujo papel poltico redefinido pela sua capacidade de potencializar a integrao de mercados para alm dos limites nacionais (CASTRO, 2005: 102). Nesse processo, a Amaznia, por sua posio geopoltica e singularidade de ter oito pases como visinhos, representa um espao sulamericano estratgico nesse novo rearranjo geopoltico.
Em sntese, a discusso sobre as aes do Estado acompanha esse caminho de integrao de mercado do ponto de vista de implementao de polticas macro, a exemplo das opes tomadas com os grandes projetos para Amaznia das dcadas de 70 e 80, em especial a construo de grandes eixos... Trata-se agora, neste incio de um novo milnio, de novos patamares e desafios que se colocam a um projeto desenvolvimentista do Estado brasileiro (CASTRO, 2002: 8)

O grande desafio colocado por CASTRO (2002) inserir verdadeiramente a varivel ambiental no planejamento do Estado, que j est em curso na regio por meio do Plano Plurianual Brasil para Todos e dos Eixos Nacionais de Integrao que estabelecem a interveno estatal na regio atravs de grandes projetos de infra-estrutura que priorizam o crescimento econmico. Sem a referida insero, as aes do Estado podem gerar os conhecidos e no-desejados impactos econmicos, sociais e ambientais que sempre fizeram parte da histria scio-econmica da regio. Esse processo bem pode ser identificado como relaes mercantis globalizadas, onde o local est irremediavelmente ligado, nas relaes econmicas, ao global, ainda que p processos diferenciados (CASTRO, 2002: 10). O eixo norteador desses processos diferenciados diz respeito ao papel do Estado, que continua responsvel pela organizao e formulao de polticas, no entanto, a grande diferena que, em lugar de fazer frente a necessidade de proteger e defender o territrio, hoje o Estado chamado a defender a economia (Idem). A pergunta que formulada, diante desse significativo cenrio, a seguinte:
Ento, o que teria mudado em relao a outros momentos de interveno na dcada de 70 com os programas de colonizao, de construo de grandes eixos rodovirios, de incentivo macio pecuria? E nos anos 80, com o programa Grande Carajs? Neste caso, ficou muito visvel passados os anos, que no somente conseguiram se instalar na forma de grandes empreendimentos econmicos, porm sob um discurso de projetos de governo, mas tambm impuseram rupturas nos modos de vida dos grupos sociais e de organizao e apropriao do territrio (CASTRO, 2002: 30)

61

A pergunta de CASTRO (2002) extremamente pertinente diante de uma anlise das atuais polticas estatais de estruturao do territrio. No precisamos ser muito minuciosos para perceber que os instrumentos de interveno do programa Brasil Pra Todos do atual governo Lula, orientados para Amaznia, assemelham-se em muitos aspectos, ao programa desenvolvimentista do Pra Frente Brasil do regime militar. No entanto, h aspectos dessa

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Mrcio Roberto Vieira Cavalcante

62

nova proposta de ocupao da regio que podem ser evidenciados. J falamos, anteriormente, das mudanas que ocorrem no que diz respeito ao papel do Estado e, diretamente relacionado a este processo, a proposta de integrao regional que est sendo construda na regio. Mas no contexto geopoltico que se nota a maior diferena entre as duas propostas: do novo significado da geopoltica, que no mais atua na conquista de territrio, mas sim na apropriao da deciso sobre seu uso (BECKER, 2006: 21). esclarecedor, e ao mesmo tempo problemtico, a afirmao que BECKER (2006) constri em relao ao novo lugar ocupado pela regio amaznica na atualidade. Ao mesmo tempo em que, a nvel internacional, se constri infra-estrutura para subsidiar a integrao regional da Amaznia com os pases limtrofes que compem sua fronteira, dando nfase a uma Amaznia continental, como fronteira de recursos naturais que devem ser concebidos como estratgicos para esse momento de reproduo do capital, mesmo com todo esse processo, a regio continua, a nvel nacional, ocupando a condio de fronteira de recursos, isto , rea de expanso do povoamento e da economia nacional, expanso que deve garantir a soberania brasileira sobre seu territrio. Nesse caso, o conceito de soberania que passa a ser polissmico no interior das polticas de estruturao do territrio, ele transita de uma noo de soberania nacional integral no que diz respeito s polticas internas do Estado brasileiro uma noo de soberania difusa no que se refere poltica externa do governo e de setores do capital privado. Alm da complicada noo de soberania que se desenvolve na regio amaznica, o conceito de geopoltica aplicada por BECKER (2006) que deve ser discutido, pois a partir dele que podemos entender melhor o novo significado da Amaznia no cenrio nacional e internacional. O significado da regio est intrinsecamente relacionado ao processo de valorizao ecolgica que vem acontecendo nas duas dcadas do sculo passado. o valor atribudo ao potencial de recursos naturais da regio que lhe garante a condio de fronteiras de recursos naturais. O conceito de geopoltica se insere neste contexto, como uma estratgia de criar reservas de valor, ou seja, a apropriao da deciso sobre o uso de territrios e ambientes como reserva de valor, isto , sem uso produtivo imediato, torna-se uma forma de controlar o capital natural para o futuro (BECKER, 2006: 35). No entanto, no presente, as estratgias geopolticas tm construdo tendncias e intervenes no sentido de viabilizar a realizao do capital natural atravs de um processo crescente de mercantilizao da natureza (Idem). Desenvolvem-se com esse processo duas frentes de expanso contraditrias na regio amaznica, uma imbuda com a lgica da valorizao do capital natural que se insere no processo com interesses, visando proteo e uso sustentvel dos recursos. Por outro lado, a lgica da fronteira clssica, onde o mercado estimula a derrubada da floresta, ou a substituio desta pela soja. A questo que se coloca, inserida nesse conflituoso contexto, e que diz respeito s polticas de Estado so:
As mudanas ocorridas na regio revelam que no se trata mais de ocupar o territrio. Ele j est ocupado, e espera-se que as florestas existente sejam mantidas com suas respectivas populaes. No novo contexto, a prioridade das polticas pblicas para a regio no deve mais ser a ocupao do territrio, associada

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Ambientalizao da Geopoltica ou outras Fronteiras na Amaznia Brasileira

ao projeto de integrao nacional dos anos 60, mas sim a poltica de consolidao do desenvolvimento, almejado hoje por todos os grupos sociais. (BECKER, 2006: 135)

No entanto, essa tentativa de consolidao do desenvolvimento da regio que a mantm no papel de fronteira de expanso, elevando-a, segundo THRY (2005), subitamente de periferia do Brasil a centro do continente. Como j foi explicitado, a posio geogrfica da regio, ou seja, sua estratgica situao de fronteira com oito pases sulamericanos que garante sua situao de centro do continente e, que define o peso real da Amaznia no interior desse processo de integrao sul-americana. J no se trata mais de conquista e de satelitizao, mas de cooperao transfronteiria e de integrao continental (THRY, 2005). Essa situao descrita por THRY (2005), ainda que todas as estratgias miditicas mostrem o contrrio, revela que a regio continua se configurando como o paradigma de economia de fronteira, onde o crescimento econmico visto como linear e infinito, e baseado na contnua incorporao de terra e de recursos naturais (BECKER, 2005: 35). Paradigma esse que tm caracterizado toda a formao latino-americana. A economia de fronteira na Amaznia vem se realizando e consolidando por meio do projeto de integrao da Amaznia ao todo do espao econmico continental, sul-americano. Proposta que est em curso na regio e que vem redefinindo seu lugar, e o peso que tem no contexto nacional e internacional, alm de construir outras prticas de territorializao das intervenes estatais na Amaznia, no sentido de fomentar o desenvolvimento e o crescimento econmico. 63
As polticas pblicas para Amaznia passaram a refletir o interesse nacional em seus valores histricos atualizados pela incorporao das demandas de cidadania, e essa transio que se expressa em duas polticas pblicas paralelas, desarticuladas e conflitantes. Ambas visam ao desenvolvimento numa estratgia territorial seletiva, mas o desenvolvimento previsto por uma e pela outra, mais que diversos, so opostos. Uma baseia-se no favorecimento de novos investimentos para infra-estrutura e outra est direcionada para as populaes locais e a proteo ambiental (BECKER, 2006: 127)

Tanto BECKER (2002) quanto MELLO (2002) sustentam o argumento de que esse modelo de desenvolvimento em curso na regio amaznica configura-se como uma coexistncia de dois modelos de desenvolvimento. De um lado, o recuo na macia predominncia histrica de um modelo exgeno na ocupao regional, que se baseia em uma viso externa ao territrio e que privilegia relaes com centros econmicos, de outro ngulo, o resgate e fortalecimento de um modelo endgeno. Segundo a autora, o resgate (ou construo) do modelo de desenvolvimento endgeno vm sendo garantido pela construo do projeto ambientalista que prope a formao de imensos corredores ecolgicos para proteo ambiental, constitudos de um mosaico de ares protegidas (Idem) e, com o esgotamento do nacional-desenvolvimentismo e da interveno do estado na economia e no territrio. J o modelo exgeno vem sendo garantido com a implantao de grandes corredores de desenvolvimento previstos no Programa Brasil em Ao e fomentados pelo IIRSA. Em suma, as autoras trabalham no sentido de pensar que, na regio, coexistem aes

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Mrcio Roberto Vieira Cavalcante

de fortalecimento da economia de mercado ao lado de discursos favorveis a novos modelos de desenvolvimento que integrem sustentavelmente o meio ambiente. (MELLO, 2006: 127)
Corredores de transporte e corredores de conservao implementam, respectivamente, os modelos exgenos e endgeno orientados por polticas pblicas paralelas e conflitantes. Polticas que expressam o embate de interesses econmicos e poltico-ideolgicos diversos. (MELLO, 2006: 127)

64

Pode-se afirmar, a partir de uma reflexo mais atenta sobre a realidade regional, que o modelo de desenvolvimento endgeno a que se refere BERCKER (2006), que teve sua gnese ligada criao do Conselho Nacional dos Seringueiros, somado presso ambientalista internacional e nacional, e que se materializa na efetivao de polticas ambientais, no se constitui como uma endogenia efetiva ou no garantida com um grau de autonomia significativo. As intervenes desse pretenso desenvolvimento endgeno, de que fala as autoras, aparecem sempre como anexos das intervenes voltadas construo de infra-estrutura, para o desenvolvimento exgeno. possvel afirmar que elas aparecem como polticas compensatrias ou mitigadoras em relao aos histricos impactos sociais, econmicos e culturais que intervenes deste tipo vm causando na regio17. A peculiaridade das referidas intervenes consiste no fato de que oculta sob o discurso e a propaganda oficial de desenvolvimento com sustentabilidade, a forte presso sobre os recursos naturais. Essa noo de desenvolvimento evidencia novas formas de interveno no apenas na dimenso espao-geogrfico, mas em toda a geopoltica da regio, legitimada por um discurso que incorpora as falas e bandeiras de luta do movimento de trabalhadores rurais como elemento crucial para o controle e re-ordenamento das relaes das relaes de poder, promovendo uma nova modernizao (ALBUQUERQUE, 2007). Tal modernizao resultado direto das polticas federais que se sucederam no sculo passado na regio, e que foram responsveis pela modelagem nas dinmicas sociais atualmente presentes. Historicamente, as intervenes estatais na Amaznia vm ocorrendo por meio de formas de ocupao construdas a partir de surtos devastadores ligados valorizao momentnea de produtos no mercado internacional (BECKER, 2001). Nesse novo momento de apropriao da regio, essa lgica histrica de ocupao por meio de processos tensos e conflituosos se reproduz. No entanto, a lgica de mercado que est norteando todo o processo de (re)ocupao continental, sul-americano especificamente, e o produto valorizado nessa lgica integracionista a natureza. O promotor desse processo no mais o Estado brasileiro, esse subsidia o andamento, retirando do caminho os entraves nacionais. O gerenciamento do processo de (re)ocupao econmica da regio acontece por meio de uma instituio que representa um conglomerado de agncias de fomento internacionais e vrios governos nacionais, que atende pela denominao de Iniciativa para
Um bom exemplo da afirmao feita acima o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentvel das reas de influncia da Rodovia BR 163 / Cuiab Santarm. Tal plano de desenvolvimento sustentvel prev a criao de um vasto mosaico de unidades de conservao para mitigar os possveis impactos oriundos do asfaltamento da rodovia. A territorializao desse empreendimento nasce no a partir da demanda das comunidades tradicionais que vivem na regio, mas para atender a necessidade de construo de aes compensatrias.
17

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Ambientalizao da Geopoltica ou outras Fronteiras na Amaznia Brasileira

Integrao Regional da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), e que vm desenhando uma territorialidade da dominao do capital sul-americano na Amaznia. A referida territorialidade resultado tambm do processo de construo de um novo federalismo, onde a centralizao substituda por uma diviso de competncias e de responsabilidades entre os trs nveis de governo, iniciando uma fase de descentralizao e redistribuio de poder do governo federal para os governos estaduais (MELLO, 2006: 269). Nesse sentido, no possvel pensar essa nova (re)ocupao da Amaznia, da qual falamos anteriormente, como uma iniciativa autoritria e unilateral de uma instncia de governo (Idem), mas fundamentalmente, como fruto de um processo de negociao descentralizado entre Estados brasileiros e agncias de fomento. A noo de novo federalismo, apresentada por MELLO (2006), extremamente significativa para nossas reflexes, no entanto, deve ser relativizada em se tratando de regies que continuam se constitudo como fronteira econmica, como o caso da Amaznia, j que nessas regies a reforma do Estado da qual a autora se refere no pode ser pautada pelo recuo do aparelho estatal, de maneira a deixar tudo nas mos do mercado. Em regies como as que tratamos devido velocidade e desordem das transformaes, faz-se necessrio a regulao do Estado (BECKER, 1990). De todo modo, todas essas estratgias apontam para um cenrio de incorporao progressiva dos territrios da Amaznia ao mercado continental. Esse processo segundo MELLO (2006), apesar de apresentar uma significativa alterao nas formas de conceber, decidir e gerir as polticas pblicas para Amaznia, sobretudo as territoriais, percebe-se vetores com forte poder de reestruturao do territrio (MELLO, 2006: 309), sem a legtima preocupao com os impactos e o necessrio comprometimento ambiental.
Os primeiros, os mais profundos desses vetores, correspondem implantao da infra-estrutura econmica, que induz outros fatores de ao antrpica sobre diferentes ecossistemas. Podem ser vistos como corredores de maior intensidade, construdos pelas estradas, e que provocam alm de intensos desmatamentos, deslocamentos de populao e de atividade econmica. (MELLO, 2006: 309)

65

Pode-se afirmar, a partir do argumento de Mello, que esse novo modelo de desenvolvimento para Amaznia, apesar de atuar a partir de formas e instrumentos diversos, continua reproduzindo as velhas estratgias desenvolvimentistas que sempre fizeram parte do contexto amaznico, articuladas aos histricos impactos sociais, econmicos, ambientais e culturais que a colonizao da Amaznia, fundamentada no interesse de integrao da regio a espaos econmicos, vem causando. As estratgias de integrao nacional e regional da Amaznia ao espao produtivo brasileiro, e a consolidao da poltica de integrao da Amrica do Sul continuam atuando a partir de instrumentos que privilegiam o desenvolvimento a partir das transformaes do territrio, a novidade do novo modelo, que tudo ocorre na regio sombra da propaganda do desenvolvimento com sustentabilidade. O que nos permite concluir, corroborando com Castro que a associao entre rea social, infra-estrutura e meio ambiente no passa de

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Mrcio Roberto Vieira Cavalcante

um apelo ideolgico, uma imagem com efeito miditico para fazer frente ao desgaste do governo e a descrena da capacidade das polticas pblicas promoverem um desenvolvimento equitativo na regio amaznica (CASTRO, 2005: 20)

AMBIENTALIZAO18 DA GEOPOLTICA: UM NOVO PARADIGMA?


Trata-se de explicitao clara dos elementos constitutivos de um novo modelo de desenvolvimento que tem como base a expanso do mercado interno, sobretudo o que deriva do consumo de massa, com a condicionante da estabilidade macroeconmica e o atributo da sustentabilidade ambiental. Essa orientao modifica a percepo predominante no passado, que entendi o meio ambiente como obstculo ao crescimento econmico, para inseri-lo como varivel qualificadora do novo modelo, com importncia equivalente incluso social, ao dinamismo econmico e reduo das desigualdades regionais.19

66

Apesar de muito pertinente a avaliao de Castro sobre a insero da varivel ambiental no processo de formulao de polticas pblicas para Amaznia, a noo desenvolvida por ela de apelo ideolgico ou imagem com efeito miditico, para definir esse processo, tem um poder explicativo extremamente reduzido. fato que a noo de ecologia na Amaznia est em moda, e que a bandeira ecolgica vem servindo de argumento para os mais variados empreendimentos e iniciativas na regio e no Brasil. No entanto, necessrio se debruar sobre o contexto histrico-cultural de onde emerge tal noo e sobre o significado de sua utilizao para entendermos melhor como vm sendo traado os (Des)caminhos do Meio Ambiente na Amaznia. (GONALVES, 1989) O marco da emergncia, no plano poltico da questo ecolgica no Brasil, a dcada de 1970, quando se articulam uma srie de movimentos sociais, dentre os quais o ecolgico. Observa-se, nesse perodo, uma crescente participao desses movimentos na cena poltica, sobretudo, criticando as formas vigentes de produo e do modo de vida que incidiam de forma decisiva na degradao ambiental. Seu surgimento, no pas, tem um contexto muito especfico. O perodo de ditadura imps-se de forma intensa sobre os movimentos sociais no pas, alm da construo de um regime autoritrio e desenvolvimentista que foi responsvel por um de seus momentos de maior desenvolvimento industrial, custa de um extremo desrespeito natureza. nesse contexto que surge a preocupao ecolgica, posteriormente o movimento, que passa a ter projeo internacional e, desta forma, a pressionar diversas

O termo Ambientalizao foi construdo por Lopes (2004), segundo o autor, o termo um neologismo que denota um processo histrico de construo de novos fenmenos, um processo de interiorizao pelas pessoas, por diferentes grupos sociais e por discursos institucionais, das diferentes facetas da questo pblica do meio ambiente. Carvalho (2006) mostra que Ambientalizao um processo base para o que vm chamando de modernizao ecolgica, que designa o processo pelo qual as instituies polticas internalizam preocupaes ecolgicas no propsito de conciliar o crescimento econmico com a resoluo dos problemas ambientais. 19 Plano Amaznia Sustentvel, 2005, p. 5.
18

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Ambientalizao da Geopoltica ou outras Fronteiras na Amaznia Brasileira

instituies financeiras pblicas e privadas a colocarem exigncias ambientais para realizao de investimentos. Esse processo influenciou a criao no pas de
Diversas instituies para gerir o meio ambiente, a fim de que os ansiados investimentos pudessem aqui aportar. Diga-se de passagem que estas instituies incluem, nos seus quadros, tcnicos que se preocupao efetivamente com as condies de vida, porm a lgica destas instituies determinada pela poltica global de atrao de investimentos e no pelo valor intrnseco da questo ambiental. (GONALVES, 1989: 15)

O que interessante pontuar, na fala de Gonalves, que nesse momento de emergncia da preocupao ecolgica vo surgir diferentes lugares sociais, alguns legtimos, outros nem tanto, de onde vo emanar discursos e prticas contraditrias sobre o assunto. Especificamente no que diz respeito atuao do Estado, devido s novas exigncias das instituies financeiras e fomento para o desenvolvimento, passa a adotar medidas de carter preservacionista no pas. Esse entendimento importantssimo para pensarmos os usos sociais e oficiais da questo ecolgica no cenrio poltico nacional, onde esta aparece, alm das reivindicaes legtimas de alguns setores da sociedade civil, como moeda de troca nas negociaes sobre desenvolvimento nas cpulas polticas no mbito do Estado. Em suma, esse processo traduz-se, na Amaznia, em perodo recente como um processo de ecologizao da poltica, ou, em outros termos, Ambientalizao da Geopoltica, essa a novidade que pode ser levantada nesse modelo de desenvolvimento para Amaznia, de que falamos anteriormente, e que nasce, em grande medida, da irnica constatao por parte dos movimentos ambientalistas e dos promotores do desenvolvimento no pas, e na Amaznia, de que:
Devastamos mas da metade de nosso pas pensando que era preciso deixar a natureza para entrar na histria; mas eis que esta ltima com sua costumeira predileo pela ironia exigi-nos agora como passaporte justamente a natureza. (CASTRO, 2000: 13)

67

A insero da varivel meio ambiente, nas propostas de desenvolvimento regional, vem, de certa forma, renovar os discursos e as prticas geopolticas na Amaznia. Essa nova relao entre geopoltica e meio ambiente, ou de forma mais incisiva, Ambientalizao da Geopoltica20, acontece na medida em que o meio ambiente se converte em um elemento da geopoltica e, desta forma, torna-se uma lente significativa das relaes internacionais e aes territoriais na regio. Essa progressiva importncia do meio ambiente acontece e justifica-se a partir de diferentes motivos: os conhecidos impactos ambientais que as polticas de desenvolvimento para a Amaznia vm, historicamente, originando, a nobre tentativa de mudar a conflituosa relao entre crescimento econmico e degradao ambiental, a significativa capacidade de mobilizao social que os assuntos da ecologia vm
O conceito de Ambientalizao da Geopoltica proposta por Joan Nogu Font e Joan Vicente Ruf. Segundo os autores, essa nova relao entre geopoltica e meio ambiente tem que ser analisada e compreendida a partir de aspectos cientficos, sociais, culturais, econmicos e polticos.
20

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Mrcio Roberto Vieira Cavalcante

68

tendo na regio e no pas, e, sobretudo a significativa importncia econmica atribuda aos recursos naturais nesse novo momento de acumulao do capital e de insero da regio na economia-mundo (FONTE & RUF, 2006). Esse processo de ambientalizao no se restringiu apenas ao campo de atuao do poder voltado estruturao do espao amaznico. Segundo Lopes (2006), um processo histrico que implica, simultaneamente, em transformaes no Estado e no comportamento das pessoas no trabalho, na vida cotidiana e no lazer... O autor afirma que esse processo est relacionado construo de uma nova questo social, uma nova questo pblica, onde o aspecto ambiental constitui-se como nova fonte de legitimao e de argumentao nas diversas questes. Ou como mostra Gonalves (2001), a construo e manifestao no espao pblico por direitos daqueles que antes viviam sob a lgica do favor (GONALVES, 2001: 128). Por outro lado, os promotores do desenvolvimento na Amaznia, percebendo o campo frtil para formulao de novas estratgias de incorporao econmica da regio, passam a atuar em uma outra escala de interveno. O que percebemos que a coalizo esdrxula de que fala Becker (1986), onde se relacionam os interesses legtimos daqueles que antes viviam na lgica do favor, com os interesses geopolticos de duas frentes complementares, a energtica e a biotecnolgica, continua em vigncia na Amaznia. Ambos os agentes falam em nome da conservao da natureza e do desenvolvimento sustentvel, confirmando a tese de Gonalves (1989), quando afirma que h vrios lugares sociais de onde emanam tal discurso, sendo que materializado por prticas contraditria e conflituosas. O interessante perceber que um desses lugares de onde o discurso de desenvolvimento com sustentabilidade emana atualmente na/para a Amaznia o Estado e setores privados. Essa reflexo possibilita-nos o entendimento de que a questo ambiental, na Amaznia, longe de ser algo definido, uma noo socialmente construda que vm servindo para traduzir uma significativa dinmica social na regio, e que utilizada para mobilizao da sociedade, opinio pblica e de setores privados em relao s diversas intervenes na regio. A propsito, bom dizer que:
...a noo de meio ambiente ela prpria foi relativizada, podendo tanto expressar problemas e questes sociais anteriores, quanto novas questes criadas pelos movimentos ambientais emergentes. Assim, a natureza polissmica das noes de meio ambiente, poluio e risco pode ser diferentemente apropriada por grupos sociais distintos tais como empresrios, camponeses, pescadores ou trabalhadores industriais (LOPES, 2004: 98).

Alm das significativas consideraes do autor citado, pode-se mesmo afirmar que o meio ambiente no Brasil, especificamente Amaznia, vm sendo utilizado com fins polticos para equacionar diferentes processos sociais que se desenrolam em um contexto de economia e poltica globalizadas, contexto que se traduz na regio em forma de tensos processos de reestruturao do territrio. Para alm dos diversos lugares sociais de onde emanam o discurso ambiental, como j falamos acima, possvel dizer que, no caso da Amaznia, a ambientalizao ocorre em duas frentes bem distintas, que aglutinam as falas de diferentes sujeitos sociais envolvidos em tal contexto, uma que diz respeito sua rea

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Ambientalizao da Geopoltica ou outras Fronteiras na Amaznia Brasileira

institucional do meio ambiente, a natureza tomada como elemento de retrica no discurso estatal, outra que diz respeito natureza como virtualidade poltica do movimento social, base da construo no direito ambiental e em outras instncias jurdicas da noo de direito difuso. De um lado, uma instncia preocupada com o meio ambiente, dado esse que passa, em perodo recente, a ser uma varivel importante nas relaes empresariais e nas possibilidades de participao no mercado. De outro, o meio ambiente como processo de interiorizao de argumentos ambientais, que se traduzem em forma de reivindicao para a criao de instrumentos estatais de controle e preveno dos problemas ambientais. Esse processo vem originando, em perodo recente, na regio, a construo de uma relao estreita entre setor pblico e privado. Essa relao, segundo Carvalho (2006), constitui-se como um poderoso instrumento de poltica econmica e como espao e ambiente institucional da constituio de polticas pblicas.
...complementariam o estado enfraquecido em sua capacidade e grau de capilaridade para atingir todo o espao da nossa imensa geografia, e dar conta da pluralidade e complexidade dos tipos de arranjos sociais fortemente marcados por peculiaridades regionais. (Apud CARVALHO, 2006: 60).

Nesse novo padro de relacionamento, o Estado (ou setor pblico) tomado como controlador dos instrumentos regulatrios, no obstante, incapaz de abarcar a totalidade do territrio. nesse contexto que passa a ser delegada, ou estrategicamente adotada pelas empresas (setor privado), caractersticas semi-pblicas, com vis ecologicamente correto. Assim, no difcil encontrar, na Amaznia, instituies financiadoras ou as suas empresas que gestam os empreendimentos, reconhecidamente responsveis pelos problemas ambientais na regio, adotando o discurso de desenvolvimento com sustentabilidade como estratgia de mercado apoiada em compensatrios assistencialismos sociais. Com essa estratgia empresarial, tanto Estado, quanto setor privado anulam suas responsabilidades e a publicidade em relao s suas conhecidas formas de explorao dos recursos naturais degradadora do meio ambiente e potencialmente poluidora, mesmo sem interromper tal processo. A presena do princpio de sustentabilidade ambiental, nos discursos das estratgias empresariais e de mercado que vm sendo desenvolvidos pelo Estado e setor privado, vm se expandido cada vez mais, na regio amaznica, e bem pode ser associado a uma etapa do processo discutido por PAULA (2005), de reprivatizao da natureza. Apoiados nas consideraes de Carvalho (2006) podemos afirmar que esse processo de ambientalizao que vem sendo construdo na Amaznia , no mnimo, problemtico, dado que:
O discurso ambientalizado de auto representao da empresa pretende, sim, mostr-la como portadora de uma vasta gama de qualidades morais e de respeito alteridade, de ateno a populao em situao de risco, de propsito de produo de conhecimento e de construo paisagstica, de cultivo de diversidade biolgica e reconstituio de florestas nativas, de recomposio de reas que foram degradadas por agentes ambientalmente irresponsveis e promoo econmica e

69

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Mrcio Roberto Vieira Cavalcante

social das populaes locais, sustentando, ademais, ser a presena local da monocultura um poderoso agente do desenvolvimento regional. (CARVALHO, 2006: 62).

Alm do exposto por Carvalho, podemos entender que a situao, na regio, fica mais tensa, quando empresas e/ou Estado, que afirmam contriburem para o bem pblico, propem proteger o meio ambiente, propsito em si objeto de disputa e contestao, ao ser pblico na regio que prticas ditas de manejo madeireiro, por exemplo, apresentadas como forma de preservao ambiental so, ao contrrio, representadas do ponto de vista de outros atores (ndios, ribeirinhos, seringueiros, entre outros) como atentatrias aos seus respectivos ambientes21. Consideramos essa reflexo central para o presente captulo, levando em considerao que o processo de modernizao ecolgica do discurso estatal e empresarial na Amaznia implica, necessariamente, em outro processo muito mais problemtico. Esse discurso afirma que:
Devido dimenso global dos problemas ambientais e importncia de globalizar as instituies socioeconmicas, a rota mais eficaz para a proteo ambiental seria por meio de acordos e regimes ambientais internacionais, assim como de organizaes internacionais de governana. (CARVALHO, 2006: 96)

70

Essa proposta, em curso na regio, implica na construo de uma espcie de internacionalismo ambiental, que justifica a criao e interveno de conglomerados e agncias de fomento internacionais, como por exemplo o IIRSA, na formulao das polticas pblicas e nos processos de reestruturao dos territrios amaznicos. Um processo que, ao contrario de garantir a implementao do to falado Desenvolvimento Sustentvel, vai garantir a entrada e fixao, cada vez maior, de capitais estrangeiros e a consolidao, na Amaznia, da proposta de integrao continental baseada na construo de infra-estrutura para subsidiar o desenvolvimento regional. Um desenho claro que vem sendo construdo na regio da geopoltica da dominao que, cada vez mais, vem entregando os territrios amaznicos a uma lgica de mercado, sem os necessrios instrumentos de regulao e fiscalizao do Estado.
Assim, o discurso da sustentabilidade tende a facilitar o acesso da monocultura a grandes extenses de terra, limitando a possibilidade de manuteno de usos variados do territrio por parte de agentes sociais crescentemente envolvidos numa situao de violncia simblica. A legitimidade que o discurso do desenvolvimento sustentvel tende a conferir s empresas, favorece seu diferencial de poder de influncia perante os demais sujeitos. (CARVALHO, 2006: 181)

Carvalho (2006) afirma que essa estratgia empresarial utilizada por grupos que detm o poder econmico e poltico de determinada regio serve para alargar continuamente a sua territorialidade, econmica, social e poltica, decorrente da diversidade dos pblicos, das reas de execuo e dos programas propriamente ditos. Ou seja, atravs destes programas, assim como da adeso a conceitos de sustentabilidade construdos em consonncia com seus interesses econmico-sociais, a empresa se aproxima dos princpios de um capitalismo esverdeado, que considera que a resoluo dos problemas scio-ambientais passa principalmente pelas solues tcnicas, enquanto no que diz respeito s comunidades, o conceito genrico e, portanto, no esclarece o que a empresa pensa sobre o que de fato respeito s comunidades.
21

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Ambientalizao da Geopoltica ou outras Fronteiras na Amaznia Brasileira

A adoo por parte dos novos empreendimentos da regio desse enfoque supranacional na formulao de polticas sustentveis de reestruturao do territrio, na Amaznia implica, como mostra Silva (2000), em uma estratgia retrica de desincompatibilizao entre crescimento econmico e preocupao ambiental. Implica ainda na redefinio da relao entre Estado, sociedade civil e empresas privadas, da qual falamos anteriormente. Temos, ento, como j foi discutido anteriormente, desenrolando-se, no cenrio amaznico, basicamente dois plos de articulao da questo ambiental. Um que articula as noes de ecologia social, uma estratgia social que tem a natureza como virtualidade poltica do movimento. De outro lado, temos, cada vez mais forte, um ambientalismo empresarial que anda de mos dadas com o processo de exacerbao da dominao poltica e econmica na regio, podemos concluir as consideraes do presente artigo utilizando uma elucidativa fala de Eduardo Viveiros de Castro e Lcia Andrade (1988) sobre a questo:
A noo de impacto ambiental presta-se assim facilmente ao mascaramento da dominao poltica. Pois os efeitos de obras [...] so simplesmente ou principalmente ambientais ou scio-econmicas. Eles so essencialmente polticos, por resultarem de uma vontade de dominao que nega s populaes humanas visadas o seu lugar de sujeitos de direito, isto , de grupos sociais dotados de uma positividade poltica... A poltica ambiental do Estado, em suma, um aparelho de despolitizao do ambiente, por parte de uma ofensiva ideolgica que visa facilitao poltica de grandes projetos na Amaznia. Tal ofensiva pode ser acompanhada na proliferao de anncios e matrias pagas de Eletronorte, da CVRD e congnere, onde se apregoam os zelos ambientais e sociais de obras como Itaipu, Tucuru, projeto Ferro Caraj, etc; na instituio de prmios de ecologia e no financiamento de documentrios ecolgicos por estas mesmas agncias. E por fim, num esforo de disseminao da idia de que os pequenos erros ambientais dos ltimos anos sero agora substitudos por um caminho todo especial para com as tartarugas, as rvores e quem sabe os ndios (CASTRO, 1988: 10).

71

A reflexo acima, extremamente interessante por evidenciar a tentativa do Estado em construir um consenso, na esfera da sociedade civil, em relao a ideologia do desenvolvimento sustentvel. A poltica ambiental, na Amaznia, vm servindo, em perodo recente, para construir o processo de despolitizao da natureza. Afastar do processo de formulao e implementao de polticas, voltadas para o meio ambiente, a imagem da histrica ingerncia estatal que se desenvolve na regio. E, esvaziar do processo desenvolvimentista em curso a importante influncia de um significativo ambientalismo social, nascido das lutas de resistncia de ndios e seringueiros contra a destruio da floresta. Suas propostas iniciais so descartadas no processo de formulao das polticas ambientais. No entanto, suas falas vigoram como uma espcie de legitimao de todo esse processo. A tentativa de garantir a manuteno da dominao poltica, voltada para a explorao econmica, pouco sustentvel, da Amaznia o que garante a manuteno da imagem da regio como sendo o lugar do planeta que consegue construir um paradigma de

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Mrcio Roberto Vieira Cavalcante

desenvolvimento que consegue equacionar equilbrio ecolgico, equidade social e prosperidade econmica.

REFERNCIAS:
ALBAGLI, Sarita. Amaznia: Fronteira Geopoltica da Biodiversidade. Parcerias Estratgicas Biodiversidade, Pesquisa e Desenvolvimento Sustentvel na Amaznia. N 12, setembro de 2001. BERCKER, Bertha K. Reviso das polticas de ocupao da Amaznia: possvel identificar modelos para projetar cenrios? Parcerias Estratgicas modelos e cenrios para Amaznia: o papel da cincia. N 12, setembro de 2001. BERCKER, Bertha K. Geopoltica da Amaznia. Estudos Avanados, 2005, vol.19, n 53. BERCKER, Bertha K. Amaznia: geopoltica na virada do III milnio. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. CABRAL, Eugnia Rosa. Institucionalizao da questo ambiental e explorao mineral no Par e Minas Gerais: valorizao da natureza e inverso da imagem da minerao. Revista Iberoamericana de Economia Ecolgica, vol. 5: 27-45. CARVALHO, Mrcia Maria Andrade de. A Ambientalizao do Discurso Empresarial no Extremo Sul da Bahia. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. CASTRO, Eduardo V., Andrade, L.: Hidreltricas do Xingu, o Estado contra as sociedades indgenas. In: Santos, L. e Andrade, L. (Orgs). As Hidreltricas do Xingu e os povos indgenas. So Paulo: Comisso Pr-ndio de SP, 1988. CASTRO, Eduardo Viveiros de, Prefcio, In: ARNT, R. e SCHWARTZMAN, S. Um Artifcio Orgnico. Transio na Amaznia e Ambientalismo, Ed. Rocco, Rio de Janeiro, 2000. CASTRO, E. R., MONTEIRO, R. CASTRO, C. Atores e Relaes Sociais em Novas Fronteiras na Amaznia: Novo Progresso, Castelo dos Sonhos e So Feliz do Xingu. Belm: Paper de Bachgraund, 2002. CASTRO, E. R., MONTEIRO, R. CASTRO, C. Estado e Polticas na Amaznia em Face da Globalizao e da Integrao de Mercados. In: COELHO, Maria Clia Nunes, MATHIAS, Armim, HURTIENNE, Thomas (Orgs). Estado e Polticas Pblicas na Amaznia: gesto do desenvolvimento regional. Belm: CEJUSP: UFPA-NAEA. CAVALCANTE, Mrcio Roberto Vieira. Outras Fronteiras na Amaznia Ocidental: estudo das polticas de estruturao do territrio. In: ALBUQUERQUE, G. R. (Org.). Ns e Eles, os Outros: Conversas Sobre as Amaznias. Rio Branco: EDUFAC, 2007, p. 77-99. CECEA, Ana Esther, Aguilar, Paula, MOTTO, Carlos. Territorialidade de la Dominacin: la integracin de infraestructura regional sudamericana (IIRSA). Buenos Aires: Observatrio Latinoamericano de Geopoltica, 2007. GONALVES, Carlos Walter Porto. Os (Des)caminhos do Meio Ambiente. So Paulo: Contexto, 1989. GONALVES, Carlos Walter Porto. Amaznia, Amaznias. So Paulo: Contexto, 2001. LENZI, Cristiano Luis. Modernizao Ecolgica e a Poltica Ambiental Catarinense. Revista de Cincias Humanas, Florianpolis: EDUFSC, n 39, 2006, p. 117-134. LOPES, Jos Srgio Leite (Coord). A Ambientalizao dos Conflitos Sociais. Rio de Janeiro: Relume Dumar; Ncleo de Antropologia da Poltica/UFRJ, 2004. LOPES, Jos Srgio Leite. Sobre processos de Ambientalizao dos conflitos e sobre dilemas da participao. Horizontes Antropolgicos. Porto Alegre, ano 12, n 25, jan/jun. 2006, p. 31-64. MELLO, Neli Aparecida de. Polticas Territoriais na Amaznia. So Paulo: Annablume, 2006.

72

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

Ambientalizao da Geopoltica ou outras Fronteiras na Amaznia Brasileira

MONTEIRO, Maurlio de Abreu, COELHO, Maria Clia Nunes. As Polticas Federais e Reconfiguraes Espaciais na Amaznia. Novos Cadernos NAEA. Vol. 7, n 1, jun. 2004, p. 91-122. PAULA, Elder Andrade de. (Des)envolvimento Insustentvel na Amaznia Ocidental: Dos missionrios do progresso aos mercadores da natureza. Rio Branco: EDUFAC, 2005. SEV, Oswaldo. Relato sobre Ns e Eles no Acre de 1976 e ensaio sobre a expanso capitalista globalizada na Amaznia. In: ALBUQUERQUE ALBUQUERQUE, G. R. (Org.). Ns e Eles, os Outros: Conversas Sobre as Amaznias. Rio Branco: EDUFAC, 2007. SILVA, Guilherme Nunes. Modernizao Ecolgica VS Ambientalizao Multisserorial no setor Empresarial Sulbrasileiro: estudo de caso de adoo de tecnologias limpas. Dissertao (Mestrado em Sociologia Poltica). Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. SILVA, Jos Graziano da. Globalizao da Agricultura. In: SILVEIRA, M. e S. Vilela. Globalizao e a Sustentabilidade da Agricultura. Jaguariuna: Embrapa Meio Ambiente, 1998, p. 29- 38. THRY, Herv. Situaes da Amaznia no Brasil e no Continente. Estudos Avanados, vol. 19, n 53, 2005.

Recebido para publicao em janeiro de 2011

73

Fronteiras do Tempo, vol. 1, n 1 Junho de 2011.

You might also like