You are on page 1of 13

2a Fase: nfase na Estrutura Organizacional

a fase em que administrar , sobretudo, planejar e organizar a estrutura de rgos e de cargos que compem a empresa, e dirigir e controlar as suas atividades. Verificase que a eficincia da empresa muito mais do que a soma da eficincia dos seus trabalhadores, e que ela deve ser alcanada atravs da racionalidade, isto , da adequao dos meios (rgos e cargos) aos fins que se deseja alcanar. A preocupao com a estrutura da organizao constitui uma enorme ampliao do objeto de estudo da Teoria da Administrao. A abordagem ao nvel individual de cada operrio com relao tarefa foi muito ampliada, passando a considerar a estrutura organizacional da empresa. So trs as abordagens relacionadas com a estrutura organizacional: a Teoria Clssica de Fayol, a Teoria da Burocracia de Weber e a Teoria Estruturalista.

TEORIA CLSSICA A Teoria Clssica se caracterizava pela nfase na estrutura que a organizao deveria possuir para ser eficiente. Partia da organizao e da estrutura como um todo, para garantir a eficincia de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, sees ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos. A anlise das tarefas de cada indivduo cedeu lugar a uma viso global e universal da organizao. A qual partia da estruturao de toda organizao e chegava finalmente ao indivduo. Henri Fayol o idealizador da Teoria Clssica, dividiu as funes da empresa e criou os princpios gerais da administrao, que so as bases da administrao como cincia, estes princpios so teis para estruturar qualquer organizao seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho. Para Fayol toda empresa possui seis funes bsicas: Tcnicas

Relacionadas com a produo de bens ou de servios da empresa Comerciais

Relacionadas com a compra, venda e troca

Financeiras

Relacionadas com a procura e gerncia de capitais Segurana Relacionadas com a proteo e preservao dos bens e das pessoas Contbeis Relacionadas com estoque, balanos, custos e estatsticas Administrativas Relacionadas com a integrao de outras cinco funes: Planejamento/Previso, Organizao, Comando, Coordenao e Controle. A funo administrativa no privativa da alta cpula, ela repartida proporcional com todos os nveis de hierarquia da empresa. Para Fayol as funes administrativas so as prprias funes do administrador. Delas fazem parte os chamados elementos da administrao, que segundo Fayol so: Planejar/Prever Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como sero alcanados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de aes para atingir as metas traadas. Organizar a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido. Comandar Dirigir e orientar as pessoas. Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupe que as relaes hierrquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explcita, assim como o grau de participao e colaborao de cada um para a realizao dos objetivos definidos. Coordenar A reunio, a unificao e a harmonizao de toda a atividade e esforo. Controlar Controlar estabelecer padres e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas so as mais compatveis com o que a empresa espera. Verificar se tudo est de acordo com as regras e ordens. Como toda a cincia, a Administrao baseia-se em leis ou em princpios universais aplicveis a todas as situaes com que o administrador se defronta: os princpios gerais da administrao.

Os princpios mais conhecidos so:

Diviso do trabalho: Consiste na especializao das tarefas e das pessoas para aumentar a eficincia. Autoridade e Responsabilidade Autoridade o direito de dar ordens e o poder de esperar obedincia, responsabilidade uma conseqncia natural da autoridade. Ambos devem estar equilibradas entre si. Unidade de comando Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior, evitando contraordens. o princpio da autoridade nica. Hierarquia ou Cadeia escalar a linha de autoridade que vai do escalo mais alto ao mais baixo. o princpio de comando. a autoridade deve estar disposta em escales hierrquicos. Um nvel hierrquico sempre esta subordinado a um nvel hierrquico superior. Deparmentalizao A prtica de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critrio de homogeneidade entre eles, visando uma adequao da estrutura organizacional com sua dinmica de ao mais eficiente. a diviso do trabalho conduz a especializao e a diferenciao das tarefas e dos rgos. Coordenao a distribuio ordenada do esforo da empresa a fim de obter unidade de ao na realizao de um objetivo comum. Preocupao com as Regras do Jogo (Prescritiva e Normativa) Os autores clssicos concebem a organizao apenas em termos lgicos, formais, rgidos e abstratos, sem considerar o seu contedo psicolgico e social com a devida importncia. Restringem-se apenas organizao formal, estabelecendo esquemas lgicos e preestabelecidos, segundo os quais as organizaes devem ser construdas e aos quais todas devem obedecer. Nesse sentido, so prescritivos e normativos, como o administrador deve conduzir-se em todas as situaes atravs do processo administrativo e quais os princpios gerais que deve seguir para obter a mxima eficincia. A preocupao com as regras do jogo fundamental.

TEORIA DA BUROCRACIA

A teoria da burocracia na administrao partiu da descoberta dos trabalhos de Max Weber, seu criador. Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar da maneira mais correta, sendo-lhe explicada exatamente, sem que suas emoes interfiram no seu desempenho. A burocracia uma forma de organizao humana e que se baseia na racionalidade, na adequao dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a mxima eficincia possvel no alcance dos objetivos. Weber no considerou a burocracia como um sistema social, mas como um tipo de poder. No conceito popular, burocracia significa acumulo de papeis, sem a obteno eficiente da soluo dos problemas. J no mbito empregatcio, o funcionrio se encontra na obedincia de regulamentos e rotinas, causando ineficincia a organizao. No entanto, para Weber, significava a organizao eficiente por excelncia. E para obteno dessa eficincia deveria ser detalhado com antecedncia como as coisas deveriam ser feitas. Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes caractersticas principais: Formalizao Por Escrito

Todas as aes e procedimentos so feitos por escrito para proporcionar comprovao e documentao adequada. Por tanto, a burocracia prope de rotinas e formulrios para facilitar a comunicao e para rotinizar o preenchimento de sua formalizao.

Diviso do Trabalho

Cada participante passa a ter seu cargo especifico, as suas funes especificas, a sua devida competncia e responsabilidade, devendo saber quais so seus limites, direitos e poder para ultrapassar e interferir na competncias alheias. A diviso do trabalho adequada para obteno dos objetivos com a determinada eficincia da organizao, da o aspecto racional da burocracia.

Principio da Hierarquia

A hierarquia a ordem e subordinao, a graduao de autoridade correspondente as diversas categorias de participantes, funcionrios, classes, etc. Cada cargo inferior deve esta sob o controle e superviso de um superior, ou seja, nenhum cargo fica sem controle ou superviso. No entanto, todos os cargos possuem privilgios e obrigaes que so estritamente definidos por meio de regras limitadas e especificas.

Impessoalidade

O carter impessoal da burocracia realizado sem considerar as pessoas como as pessoas, mas como ocupantes de cargos de funes. O poder de cada pessoa impessoal e deriva do cargo que ocupa. A obedincia prestada pelo funcionrio ao superior impessoal, sem considerar a pessoa, mas ao cargo que o superior ocupa.

Competncia Tcnica

A admisso, a transferncia e a promoo dos funcionrios so baseadas em critrios, validos para toda a organizao, de avaliao e de classificao e no em critrios particulares e arbitrrios, por tanto, a escolha das pessoas baseada no mrito e na competncia tcnica, da a necessidade de exames, concursos, testes e ttulos para admisso e promoo.

Separao entre Propriedades e Administrao

Os membros do corpo administrativo devem estar separados da propriedade dos meios de produo, pois o dirigente no necessariamente o dono do negocio, mas um profissional especializado na sua administrao. Da o gradativo afastamento do capitalista da gesto dos negcios, diversificando as suas aplicaes financeiras de capital.

Profissionalizao dos Funcionrios

Os funcionrios da burocracia so profissionais, pelas seguintes razes: so especialistas nas atividades do seu cargo conforme ao nvel que esta situada; so assalariados de acordo com suas funes ou posio hierrquica. Seus cargos constituem a sua principal atividade dentro da organizao, so nomeados pelo superior imediato, seus mandatos so por tempo indeterminado, seguem carreiras dentro da organizao e no possuem a propriedade dos meios de produo da organizao.

TEORIA ESTRUTURALISTA

A Teoria Estruturalista (1947) foi desenvolvida a partir das limitaes e rigidez do modelo Burocrtico. Tem proposta de compatibilizar as contribuies clssicas e humanistas na teoria da administrao. Representa um avano em termos da teoria, pois, pela primeira vez, as Organizaes so analisadas de forma mais ampla, contemplando-se aspectos formais e no formais. Nesta teoria, o ambiente externo recebeu um enfoque especial, sendo considerada uma varivel a mais no estudo das organizaes. Os objetivos organizacionais adquiriram significativo relevo e o conflito passou a ser considerado como sinal de vitalidade. o perodo da Administrao Por Objetivos (APO), da teoria da crise e da administrao do conflito. A teoria estruturalista representa um perodo de transio e mudana no estudo das organizaes.

3 FASE: NFASE NAS PESSOAS

a fase em que administrar , sobretudo, lidar com pessoas dentro das empresas, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas. a chamada abordagem humanstica, podendo ser desdobrada em duas escolas ou teorias: escola das relaes humanas e a teoria comportamental.

1) Escola das Relaes Humanas

A teoria nasceu de uma necessidade de se corrigir a forte tendncia a desumanizao do trabalho surgida com aplicao de mtodos rigorosos, cientficos e precisos, aos quais os trabalhadores deveriam forosamente se submeter. O precursor Elton Mayo com ajuda de Kurt Lewin desenvolveu a escola humanstica com o intuito de combater diretamente a teoria clssica da administrao, atravs do desenvolvimento das cincias humanas (psicologia e sociologia), a fim de mostrar a preocupao quanto a influncia da civilizao industrial sobre a ser humano e identificar a nova concepo da natureza do ser humano: o homem social. Os planos de incentivo salarial foram substitudos pelo incentivo social e simblico. O homem segundo essa escola, motivado basicamente por recompensas sociais e simblicas porque as necessidades psicolgicas do ser humano so mais importantes do que as necessidades de ganhar mais dinheiro. Um dos principais objetivos do movimento humanista foi quebrar o excessivo controle hierrquico e incentivar a espontaneidade dos trabalhadores. Os tpicos em que a escola das relaes trabalha so:

Grupos Sociais

O poder do grupo de provocar mudanas no comportamento individual muito grande, pois esto sujeitos as influncias sociais desses grupos. Os trabalhadores no reagem a administrao, as suas decises, as suas normas, recompensas e punies como indivduos isolados, mas como membros de grupos sociais e cujas atitudes so influenciadas por cdigos de conduta grupais. Para teoria das relaes humanas, as pessoas so motivadas pela necessidade de reconhecimento, de aprovao social e de participao nas atividades dos grupos sociais onde convive, da o conceito de homem social.

Comunicaes

Nos estudos das comunicaes, com a oportunidade de ouvir e aprender em reunies de grupo notou problemas de comunicaes entre os mesmo, passando assim a identificar a necessidade de se elevar a competncia atravs do trato interpessoal, maiores condies de enfrentar com eficincia os complexos problemas.

Para teoria das relaes humanas, a comunicao importante no relacionamento entre as posies e no esclarecimento e na explicao aos participantes inferiores das razes, das orientaes tomadas, por tanto possuindo assim dois propsitos principais: Proporcionar informaes e compreenso necessrias para que as pessoas possam se conduzir nas suas tarefas; Proporcionar as atitudes necessrias que promovam a motivao, cooperao e satisfao nos cargos. Estes dois propsitos promovem um ambiente que conduz a um esprito de equipe e a um melhor desempenho nas tarefas.

Motivao

A motivao se refere ao comportamento que causado por necessidades dentro do individuo e que dirigido em direo aos objetivos que podem satisfazer essas necessidades. As necessidades motivam o comportamento humano dando-lhe direo e contedo. Segundo Elton Mayo, o homem motivado, no por estmulos econmicos e salariais, mas por recompensas sociais, simblicas e no materiais. Ao longo de sua vida, o homem evolui por trs nveis ou estgios de motivao, so eles: Necessidades Fisiolgicas: so as vitais ou vegetativas relacionadas com a sobrevivncia do individuo, ex.: alimentao, sono, atividade fsica, satisfao sexual, abrigo e proteo; Necessidades Psicolgicas: so necessidades exclusivas do homem. So raramente satisfeitas em sua plenitude. Dentre elas esto: Segurana intima; Participao; Autoconfiana; Afeio. Necessidades de Auto-Confiana: so produtos da educao e da cultura e tambm so raramente satisfeitas em sua plenitude, pois o homem sempre vai procurando maiores satisfaes e estabelecendo metas crescentemente sofisticadas.

Liderana

Necessria em todos os tipos de organizaes, principalmente nas empresas. a influncia interpessoal exercida numa situao e dirigida atravs do processo da comunicao humana a consecuo de um ou de diversos objetivos especficos, ajudando o grupo a atingir os seus objetivos, isto , satisfazer suas necessidades. Eis aqui alguns tipos de liderana: Autocrtica: o lder define e impe. O lder centraliza as decises e impe suas ordens ao grupo. Democrtica: o grupo quem decide. O lder conduz e orienta o grupo e incentiva a participao democrtica das pessoas. Liberal ou laissez-faire: consenso grupal, sem ou com um mnimo de participao do lder. O lder delega totalmente as decises ao grupo e deixa-o completamente vontade e sem controle algum.

Abordagens Participativas

o estudo de como os grupos e indivduos se comportam no espao corporativo, atravs dos incentivos, da motivao, comunicao da empresa.

Satisfao no Trabalho

o resultado da soma de todos os estudos da escola das relaes humanas. Tendo como principal objetivo a satisfao nos aspectos psicolgicos e sociolgicos em uma organizao.

2) Teoria Comportamental Teoria das Decises mais importante que as execues

A teoria comportamental tem a teoria das decises, que nasceu com Herbert Simon, como base para explicao do comportamento humano nas organizaes. Neste sistema todos participam, racional e conscientemente, das decises que iram ser tomadas na organizao, estando esta cheia de decises e aes. Por tanto, no somente o administrador que toma as decises, todas as pessoas dentro de espao de trabalho ou no, toma decises em prol do objetivo comum, do bem da organizao, criando assim um sistema de decises.

Deciso o processo de anlise e escolha, entre vrias alternativas, do curso de ao que a pessoa dever seguir. Existem, no mnimo, seis elementos comuns a toda deciso: 1. Tomador de deciso; 2. Objetivos; 3. Preferncias; 4. Estratgias; 5. Situao; 6. Resultado.

4 FASE: NFASE NA TECNOLOGIA

O surgimento da tecnologia influenciou poderosamente o funcionamento das organizaes com suas invenes, aonde vieram a aperfeioar cada vez mais a formar de desenvolvimento das organizaes e permitiu a consolidao da globalizao. Todavia, foi o computador que permitiu que as organizaes passassem a apresentar as atuais caractersticas de automatizao de suas atividades, oferecendo a oportunidade das organizaes lidarem com grandes nmeros e com grandes e diferentes negcios simultaneamente a um custo mais baixo e com maior rapidez e confiabilidade. Mxima Eficincia

A nfase a tecnologia a fase em que o foco das teorias considera a administrao uma cincias que cuida da aplicao bem sucedida da tecnologia na atividade organizacional. Isso significa lidar com a tecnologia e dela extrair a mxima eficincia. Com a evoluo na mecanizao, computao, automao, e tecnologia informtica a empresa passou a moldar as estruturas e condicionar o funcionamento.

Ciberntica

A ciberntica uma cincia criada por Norbert Wiener, na qual pode ser compreendida como uma cincia interdisciplinar, que permite a conexo entre outras cincias, podendo ter ao diretiva entre elas. A ciberntica iniciou aplicada criao de mquinas de comportamento auto-regulvel como radares, robs e computadores eletrnicos,

posteriormente perpassando a engenharia, a biologia, a medicina, a psicologia, a sociologia e por fim chegando administrao.

A primeira Revoluo Industrial desvalorizou o esforo muscular humano, passando-o para a mquina; j a segunda, estaria levando a uma desvalorizao do crebro humano. Nesse enfoque as conseqncias principais da ciberntica na administrao seriam atravs da automao e da informtica. Como resumo, poderamos dizer que a ciberntica influiu na administrao no somente em termos de conceitos e de idias, mas principalmente por seus produtos, como mquinas e computadores. Nos aspectos conceituais, os mais relevantes advm do prprio conceito de sistemas, sua classificao, dos modelos de representao e a teoria da comunicao no interior das organizaes vem produzindo vises bem mais amplas da problemtica da informao e comunicao organizacional; enfim, so bem variadas e muito profundas as influncias da ciberntica na administrao. E com o tempo a administrao foi aderindo tecnologia de acordo com a necessidade da empresa e com a evoluo da tecnologia, tendo passado pelo uso: Mecanizao, Computao e Robotizao, sendo muito importante atualmente na administrao.

5 Fase: nfase no Ambiente

a fase em que administrar , sobretudo, lidar com as demandas do ambiente e obter o mximo de eficcia da empresa.

Estrutura do Ambiente

O ambiente em qualquer organizao divide-se em duas grandes dimenses. Em primeiro lugar, encontra-se o ambiente imediato, em que os segmentos que interessam diretamente organizao ou que influenciam diretamente sua eficcia. O ambiente imediato faz parte do macro ambiente, ao qual pertencem os segmentos que influenciam todas as organizaes e, geral. Nos dois casos, ambiente imediato e macro ambiente, os segmentos podem organizar-se de forma complexa, formando sistemas externos, que interagem com os sistemas internos. o caso, por exemplo, do sistema de distribuio de uma grande empresa industrial, que compreende concessionrios, revendedores, rede de assistncia tcnica, empresas contratadas de transporte e armazns.

Ambiente imediato: compreendem outras organizaes, pessoas e outros tipos de fatores que afetam ou so afetados diretamente pela organizao. Os elementos mais importantes do ambiente imediato, entre outros so: mercado e clientes; concorrncia; fornecedores; distribuidores ou concessionrios; sindicatos de empregados; associaes de classe.

Macro ambiente: encontram-se organizaes, processos e eventos sociais, tecnolgicos, institucionais, demogrficos e polticos, entre outros. Esses processos afetam a maioria das organizaes, ou todas as organizaes que compartilham algo, como os mesmos clientes, ou a mesma tecnologia. Sua ao ou seu comportamento pode ajudar ou prejudicar a organizao. De acordo com o enfoque sistmico, importante reconhecer e avaliar a atuao desses comportamentos do macro ambiente, cujos principais componentes so: tecnologia; ecologia; legislao e instituies; economia; demografia.

Estabilidade do Ambiente

Outra idia importante do enfoque sistmico a estabilidade do ambiente, que pode ser maior ou menor. Ambientes mais estveis tm pequena velocidade de mudana. Os ambientes quem mudam muito rapidamente so turbulentos.

Ambiente estvel: aquele no qual as mudanas so lentas ou imperceptveis. A legislao no se altera, a economia estvel, os clientes tm comportamento regular e previsvel, a concorrncia inexiste ou a mesma de sempre. Ambientes assim so poucos desafiadores e no oferecem riscos para as organizaes.

Ambiente instvel: quanto mais instvel mais turbulento o ambiente. Altas taxas de mudana econmica, concorrncia agressiva, governo tomando decises rpidas e freqentes, e sociedade em transformao so alguns exemplos que caracterizam ambientes turbulentos. De acordo com o enfoque sistemtico, o papel da administrao consiste em coordenar os subsistemas com o ambiente, como forma de procurar alcanar a eficcia global da organizao.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. 3. ed. So Paulo: Makron Books, 1983.

You might also like