You are on page 1of 13

Eisenstadt *

Anlise Social, vol. xxviii (122), 1993 (3.), 475-487

O panorama civilizacional contemporneo: uma ou mais civilizaes modernas?

I
Ser que a histria pode ensinar-nos alguma coisa? Ou ser que a histria nunca se repete? Acontece simplesmente que todas as situaes so inteiramente novas, e fazer uma projeco directa de uma situao para outra bastante problemtico, talvez at perigoso. Se a histria nos ensina alguma coisa, no por projeco directa, mas antes atravs da anlise da combinao de caractersticas comuns e diferentes que as situaes histricas podero ter em relao a situaes contemporneas. Vou tentar ilustrar esta abordagem analisando o panorama contemporneo do ponto de vista civilizacional, especialmente do ponto de vista dos confrontos entre civilizaes. Os confrontos entre sociedades e civilizaes tm constitudo uma componente fundamental das sociedades humanas desde o princpio da histria da humanidade. Nesses confrontos, a luta pela posse de recursos e pelo poder tambm tem estado normalmente associada a componentes ideolgicas, isto , pretenso por parte de uma sociedade de ser de algum modo melhor do que outra. Este elemento, ou componente ideolgica, assumiu uma importncia fundamental nas grandes civilizaes histricas, tendo-se tornado ainda mais acentuado nos tempos modernos, primeiro, no confronto entre as vrias sociedades europeias e americanas tradicionais, depois, no confronto permanente entre sociedades ou civilizaes modernas. possvel identificar alguns problemas de base em todos estes confrontos. O mais importante desses problemas ou tenses tem sido o medo dos estranhos: o no reconhecimento da validade de outras civilizaes, por oposio pretenso de superioridade da nossa prpria civilizao, e a aceitao de uma abordagem homognea, possivelmente universalista, por oposio admisso da validade de uma abordagem pluralista. evidente que estes problemas e tenses tm estado sempre intimamente ligados competio por recursos e poder entre sociedades diferentes.

' Universidade Hebraica de Jerusalm.

475

S. N. Eisenstadt

A pretenso de se ser o detentor da verdade universal, necessria construo da vida quotidiana, foi talvez mais forte entre as civilizaes monotestas; da tambm que tenha surgido no seu seio uma tenso relativamente pronunciada entre a tendncia para uma forte intolerncia e a tendncia para uma certa tolerncia mtua. A atitude de tolerncia era, em princpio, mais acentuada em algumas civilizaes asiticas especialmente budistas , mas estava ligada, nessas civilizaes, a uma atitude relativamente negativa ou, pelo menos, a um certo desinteresse em relao vida e s instituies terrenas. Assim, paradoxalmente, foi nalgumas civilizaes ocidentais aps prolongadas guerras religiosas que surgiu a tolerncia em relao a ideais, bem como a instituies.

II
O aparecimento da civilizao moderna na Europa ocidental, e a sua posterior expanso em todo o mundo, deu origem a uma intensificao dos confrontos entre civilizaes diferentes. Essa intensificao deveu-se, principalmente, expanso poltica, econmica e militar, ao aparecimento de uma tecnologia da comunicao e a movimentos ideolgicos, que, em conjunto, deram origem a sistemas modernos internacionais, globais. A competio por recursos e as componentes de coaco foram, evidentemente, fundamentais em todos esses confrontos, mas estiveram desde o incio ligadas a confrontos ideolgicos e competio. Essa expanso explorou alguns dos temas comuns a todas as grandes civilizaes histricas, mas tambm exacerbou muitas tenses que existiam entre elas.

III
O pressuposto bsico subjacente s premissas da modernidade tem sido o de que os ambientes e destino humanos e naturais em constante expanso e a sua direco e mesmo domnio podem ser atingidos por um esforo consciente por parte do homem e da sociedade. A premissa fundamental da modernidade europeia era a possibilidade de criar activamente aspectos cruciais das ordens social, cultural e natural atravs de uma actividade e participao humanas conscientes l. As caractersticas especiais da modernidade europeia convergiram inicialmente para duas direces complementares: por um lado, para o progresso tecnolgico, a expanso econmica e a racionalidade; por outro

1 V. S. N. Eisenstadt, European Civilization in a Comparative Perspective, Oslo, Norwegian University Press, 1987.

Panorama civilizacional contemporneo

lado, para o pressuposto ideolgico e poltico da igualdade e da participao crescente dos cidados no centro, o que se manifestou mais claramente na tendncia para instituir a cidadania e sufrgio universais e uma forma qualquer de ordem poltica ou social participativa. A importncia que se atribua ao domnio da natureza, explorao cientfica e ao desenvolvimento tecnolgico, que tm sido amplamente analisados na bibliografia, antecedeu a importncia que veio a atribuir-se mais tarde ao desenvolvimento econmico, mas a disseminao da importncia atribuda ao desenvolvimento econmico no implicou necessariamente a aceitao dos valores (stresses) anteriores por parte das civilizaes no europeias. O mesmo poder dizer-se das premissas polticas e ideolgicas fundamentais desta civilizao. A mais notvel destas premissas, do ponto de vista da nossa anlise, era a origem revolucionria dessas perspectivas e orientaes. As orientaes revolucionrias que estiveram na origem de grande parte dos avanos em direco modernidade tinham por fim a transformao total da natureza e contedo dos centros da ordem social e cultural, das regras de participao nesses centros e de acesso aos mesmos e das relaes entre esses centros e a periferia. A principal transformao que acompanhou a modernidade foi a secularizao crescente dos centros, isto , a no aceitao como um dado do seu contedo ou smbolos, e a disseminao do pressuposto de que esses smbolos podiam ser revistos. Esta transformao estava ligada autonomia crescente dos centros polticos, culturais e sociais e, sobretudo, s modificaes verificadas nas relaes entre os centros e a periferia: a invaso crescente do centro pela periferia, a maior facilidade de acesso ao centro pela periferia e a infiltrao da periferia pelo centro, que culminou frequentemente na tendncia concomitante para obliterar as diferenas entre o centro e a periferia, de modo que a integrao na colectividade passou a equivaler praticamente participao no centro. Estreitamente ligadas a estas modificaes estavam as modificaes nas orientaes bsicas relativamente tradio e sua legimitao. O carcter sagrado e de dado conferido ao passado a qualquer passado como principal regulador simblico da mudana e inovao social, poltica e cultural deu lugar aceitao da inovao e importncia do futuro como dimenso fundamental das orientaes culturais.

IV
Esta nova civilizao, que comeou por cristalizar na Europa, espalhou-se mais tarde pelo mundo, dando origem a uma srie de sistemas internacionais, cada um dos quais tinha como base algumas das premissas fundamentais dessa mesma civilizao; em cada um deles surgiram tendncias para uma mudana permanente. Exta expanso gerou uma tendncia bastante nova e praticamente nica na histria da humanidade para estruturas institucionais e simblicas universais, a nvel mundial, que

477

S. N. Eisenstadt

surgiram com a disseminao da modernidade. Surgiram vrios sistemas


pluralistas e com mltiplos centros quase mundiais, cada um dos quais gerou uma dinmica prpria e reaces prprias aos outros. Embora todos estes sistemas tenham tido origem na Europa ocidental e estivessem estreitamente inter-relacionados, todos eles tinham os seus prprios centros de poder e influncia, todos eles desenvolveram uma dinmica prpria, reagindo frequentemente contra os outros. Surgiram, nomeadamente, fortes reaces aos problemas decorrentes do sistema econmico internacional que se traduziram de forma paradigmtica em diversas ideologias nacionais e sociais revolucionrias. Em consequncia disso, tem sido difcil isolar os diversos sistemas internacionais uns dos outros e manter qualquer deles em permanente equilbrio. As relaes entre eles nunca se mantiveram estticas ou inalteradas. A dinmica das conjunturas internacionais deu origem a modificaes constantes nas relaes entre os diversos sistemas e nas foras por eles geradas. A disseminao das vrias ideologias e premissas modernas atravs do mundo esteve associada a alteraes organizacionais e estruturais de grande alcance, especialmente no domnio econmico e poltico, e tudo isto se verificou devido a uma srie de movimentos sociais, polticos e culturais. Ao contrrio dos movimentos de mudana e revolta em muitas outras situaes histricas, estes movimentos aliavam orientaes de protesto a fortes tendncias para o desenvolvimento institucional e formao de centros. medida que se foram expandindo, estes sistemas internacionais absorveram sociedades e civilizaes que no partilhavam as mesmas premissas simblicas de base ou no tinham os contornos institucionais especficos da modernidade ocidental. Estes processos destruram as premissas simblicas e institucionais dessas sociedades, criaram novas opes para vrias elites e grupos e geraram processos de mudana de grande alcance, dando origem, concomitantemente, cristalizao de novas formaes simblicas e institucionais.

478

A combinao de todos estes processos levou, naturalmente, intensificao de todos os problemas e tenses inerentes aos confrontos entre civilizaes. Isto levanta um problema fundamental para a compreenso dos confrontos entre civilizaes. A questo que se coloca a de saber se aquilo que est a passar-se no panorama contemporneo a formao de uma civilizao moderna, que abrange a maior parte das sociedades contemporneas, embora com variantes e regimes (capitalistas ou socialistas) locais, ou se, pelo contrrio, estaremos a assistir formao de vrias civilizaes modernas, ou seja, civilizaes que partilham algumas caractersticas comuns, mas que tendem, no entanto, a desenvolver-se como civilizaes distintas, com dinmicas ideolgicas e institucionais prprias.

Panorama civilizacional contemporneo

E qual ser o efeito deste processo nas relaes interculturais e interinstitucionais? A meu ver, a ltima opinio ou perspectiva mais adequada compreenso do mundo contemporneo e, acima de tudo, compreenso dos confrontos entre civilizaes no mundo contemporneo. Essa opinio contraria, de certa maneira, a chamada teoria da convergncia da sociedade moderna, que predominou nos primeiros estudos sobre a modernizao 2. Embora, na verdade, com o decorrer do tempo, esses estudos tenham manifestado um reconhecimento crescente da possvel diversidade das sociedades de transio, continuou a supor-se que essa diversidade poderia desaparecer, por assim dizer, nas fases finais da modernidade. Mas, como se sabe, e a bibliografia contm numerosas anlises que o confirmam, a evoluo ideolgica e institucional do mundo contemporneo no corrobora essa opinio 3. A realidade da grande diversidade institucional das diferentes sociedades modernas e em processo de modernizao no s entre as sociedades de transio, como tambm entre as sociedades mais desenvolvidas e mesmo altamente industrializadas tem vindo a tornar-se cada vez mais evidente. Vamos referir apenas um exemplo dessas diferenas entre as vrias sociedades modernas, nomeadamente no que se refere ao aparecimento de movimentos de protesto e ao seu impacte nas sociedades em que surgiram. Os movimentos de protesto mais notrios das sociedades modernas foram talvez os movimentos socialistas. Estes movimentos quer na sua forma revolucionria, quer na sua forma reformista foram vistos, com base na experincia europeia, como uma reaco natural ao capitalismo. E, no entanto, j no princpio deste sculo, Sombart fez a famosa pergunta por que que no h socialismo nos Estados Unidos? 4 Esta mesma pergunta poder ser feita de forma ligeiramente diferente em relao ao Japo. Assim, entre os trs principais complexos capitalistas e democrticos e constitucionais foi s na Europa que os movimentos socialistas ocuparam o centro da cena poltica. Este e muitos outros exemplos que poderamos dar no invalidam o facto bvio de que em muitos aspectos fundamentais da sua estrutura institucional quer se trate da estrutura profissional e industrial, quer da
2 V. a anlise in S. N. Eisenstadt, Tradition, Change and Modernity, Nova Iorque, John Wiley, 1973, p. 1. 3 Ibid. 4 W. Sombart, Why Is there no Socialism in the USA?, Londres, MacMillan Press, 1975 (publicado inicialmente na Alemanha, em 1912); S. M. Lipset, American exceptionalism in the North American perspective: why the United States has withstood lhe world socialist movement, in E. M. Adams (ed.), The Idea ofAmerica, Cambridge, Harvard University Press, 1977; J. H. M. Laslett e S. M. Lipset (eds.), Failure of a Dream, Essays in the History of American Socialism, Garden City, Nova Iorque, Anchor Press, Doubleday, 1974, e J. Hcffcr e J. Royel (eds.), Why Is there no Socialism in the US?Pourquoi n'y-a-t-il pas de socialisme

aux tats Unis?, Paris, ditions de 1'cole des Hautcs tudes en Sciences Sociales, 1988.

479

S. N. Eisenstadt

estrutura educacional das cidades surgiram convergncias muito acentuadas nas diversas sociedades modernas. Essas convergncias geraram efectivamente problemas comuns ou semelhantes, mas as formas de os resolver tm sido muito diversas nas vrias civilizaes. Essas diferenas podem atribuir-se grandemente, mas no exclusivamente, s diferentes tradies ou premissas e valores fundamentais que foram cristalizando e sendo permanentemente reconstrudas nessas civilizaes atravs da sua experincia histrica.

VI
Assim, voltando questo por que que no h socialismo nos Estados Unidos?, valer talvez a pena comparar resumidamente as premissas civilizacionais de base da Europa e dos Estados Unidos, respectivamente. A principal diferena entre as premissas civilizacionais de base dos Estados Unidos e da Europa ou do Canad tem sido a importncia atribuda nos Estados Unidos igualdade metafsica de todos os membros da comunidade (vigorosamente acentuada por Toqueville), ao acesso directo ao centro por parte de todos os membros da comunidade e negao quase total do valor simblico da hierarquia (por oposio, evidentemente, hierarquia social ou econmica real) 5. Por conseguinte, nos Estados Unidos o acesso ao centro era, em princpio, garantido a todos os cidados. No constitua, como na Europa, um objectivo central da luta baseada em princpios. Simultaneamente, o confronto entre o Estado e a sociedade tornou-se menos acentuado, a sociedade passou a predominar de uma maneira que submergiu o Estado. Essa predominncia estava patente na ausncia de conceitos e ideologias do Estado (por oposio a conceitos e ideologias da populao) ou para utilizar a expresso de R. Nettle no seu reduzido grau de estadualidade, ao contrrio da grande importncia desses conceitos na Europa continental e do conceito britnico, mais moderado, de coroa ou de coroa no parlamento 6.
5 A. Seligman, The failure of socialism in the United States a reconsideration, in S. N. Eisenstadt, L. Roniger e A. Seligman, Centre Formation, Protest Movements and Class Structure in Europe and the United States, Londres, Frances Pinter, 1987, pp. 90-119; R. Bellah, On civil religion in America, in Beyond Belief, Nova Iorque, Harper and Row, 1970, pp. 168-193; J. H. M. Laslett e S. M. Lipset (eds.), Social scientists view the problem, in Failure of a Dream, Essays in the History of American Socialism, pp. 25-85; S. M. Lipset, American exceptionalism in the North American perspective: why the United States has withstood the world socialist movement, cit., Revolution and counterrevolution: the United States and Canada, in Revolution and Counterrevolution: Change andPersistence in Social Structures, Garden City, Nova Iorque, Anchor Books, pp. 37-75, e Canada and the United States: the cultural dimension, in C. F. Doran e J. M. Sigler (eds.), Canada and the United States: Enduring Friendship, Persistent Stress, Englewood Cliffs, New Jersey, Prentice-Hall, pp. 109-160; S. P. Huntington, American Politics, the Promise of Disharmony, Cambridge, Massachusetts, Harvard University Press, 1981. 6 V. J. P. Nettle, The state as a conceptual variable, in World Politics, vol. 20, n. 4, 1968, PP- 559-592.

480

Panorama civilizacional contemporneo

a combinao destas premissas de base e da estrutura do centro que explica determinadas caractersticas dos movimentos de protesto dos Estados Unidos e, em particular, a pouca fora de qualquer componente socialista. Nesta perspectiva, os aspectos mais importantes da civilizao americana eram a abertura do centro a todos os membros da comunidade, as premissas da igualdade metafsica anteriormente referida e a falta de uma hierarquia simblica (por oposio, evidentemente, a uma hierarquia concreta). Por conseguinte, os protestos ou conscincia de classe orientados para a abolio ou transformao da hierarquia foram muito pouco vigorosos. Em vez disso, surgiu nos Estados Unidos uma combinao nica de polticas altamente moralistas e oportunistas, verificando-se uma oscilao constante entre umas e outras e, nas palavras de S. P. Huntington, a promessa de desarmonia permanente 7 mas uma desarmonia assente na aceitao total das premissas do centro. A reconstruo do centro, tal como foi empreendida nos perodos de Jackson e do new deal, processou-se atravs de tentativas no sentido de restabelecer a harmonia, reconstituindo as polticas do centro, e no as suas premissas de base.

VII
No Japo surgiu um panorama diferente de certa forma inverso, uma transposio totalmente diferente das caractersticas fundamentais do Estado moderno e das formas de protesto, das relaes entre conscincia de classe, conflito laborai e movimentos socialistas, em particular 8. No Japo surgiram efectivamente grupos socialistas e comunistas a partir de finais do sculo XIX at ao presente, que culminaram, aps a Segunda Guerra Mundial, em partidos socialistas relativamente grandes e muito mais importantes do que nos Estados Unidos, embora, sem dvida, no tenham seguido o modelo europeu. A natureza da sua atitude em relao aos conflitos laborais, s organizaes sindicais e ao pblico em geral diferia de forma acentuada dos modelos europeus. Por conseguinte, nunca conseguiram desempenhar na poltica o importante papel em termos da reestruturao das premissas do centro ou de influenciarem a sua poltica que os movimentos socialistas desempenharam na Europa.
S. P. Huntington, American Politics ..., cit. Sobre o aparecimento dos movimentos dos trabalhadores e socialista no Japo, v. R. Scalapino, The Early Japanese Labor Movements: Labour and Politics in a Developing Society, Berkeley, Institute of East Asian Studies/Center for Japanese Studies, University of Califrnia, 1984, e B. D. Totten, The Social Democratic Movement in Postwar Japan, New Haven, Yale University Press. Sobre a estrutura econmica do Japo moderno, v. W. W. Lockwood (ed.), The Economic Development of Japan Growth and Structural Change, 1868-1938, Princeton, Princeton University Press (1954), 1968; H. T. Patrick (ed.), Japanese
8 7

Industrialization and lts Social Consequences, Berkeley, University of Califrnia Press, 1976.

S. N. Eisenstadt

Mesmo quando, aps a Segunda Guerra Mundial, o Partido Socialista


adquiriu importncia e se tornou um dos principais partidos da oposio, nunca teve a importncia poltica fundamental, no que se refere possvel reconstruo do centro, que os grupos socialistas europeus tiveram. A conscincia de classe, como forma de reconstruo do centro e de acesso a ele ainda que bastante forte na retrica de alguns desses grupos e um importante factor dos seus conflitos sectrios internos , no foi, efectivamente, muito significativa nas suas actividades e reivindicaes concretas. Alm disso, o simbolismo da conscincia de classe e da luta de classes nunca fez parte do discurso fundamental da poltica japonesa nem dos smbolos do centro no tendo igualmente produzido qualquer efeito duradouro no sistema poltico. Logo aps a Segunda Guerra Mundial deram-se acontecimentos de um outro tipo, mas, tal como se referiu, foram de pouca durao. As caractersticas do movimento socialista japons esto intimamente relacionadas com a forma de protesto poltico que caracterizou o pas durante grande parte da sua histria. Apesar de algumas analogias interessantes, essa forma de protesto e a sua relao com o centro eram diferentes das dos Estados Unidos e tambm das da Europa. As duas analogias mais importantes, no que se refere forma de protesto poltico nos Estados Unidos, eram a grande importncia atribuda a reivindicaes concretas formuladas por vrios grupos, organizaes, faces ou redes e o tom fortemente moralista do seu discurso poltico. Mas no Japo, ao contrrio dos Estados Unidos, esse tom fortemente moralista no realava o princpio da igualdade de acesso ao centro, no negava a possibilidade de grupos diferentes terem efectivamente um acesso diferente ao centro. Incidia antes na manuteno da solidariedade, da harmonia e da coeso moral da comunidade. A crtica moralista do materialismo capitalista surgia frequentemente tanto entre os grupos de direita como de esquerda, mas no Japo, muito mais do que na Europa, facilitou a transio de muitos intelectuais de um campo para outro. Ao mesmo tempo, a incorporao de reivindicaes pelo centro processava-se geralmente por negociao prtica e por uma nova ordenao dos diferentes grupos e dos seus dirigentes. Os dirigentes dos grupos socialistas e dos trabalhadores oscilavam entre usarem palavras de ordem radicais e funcionarem de acordo com as regras estabelecidas. Devido forte tendncia para o facciosismo que caracterizou o movimento socialista (e comunista) japons, esse movimento no conseguiu (a no ser durante perodos relativamente curtos de crise econmica aps a Segunda Guerra Mundial) atrair o eleitorado em geral e incorporar no seu programa as reivindicaes de grupos mais alargados. Estas caractersticas dos movimentos de protesto esto estreitamente relacionadas com algumas premissas ontolgicas fundamentais, com os conceitos de ordem social e tambm com a estrutura das elites

482

Panorama civilizacional contemporneo

que prevaleceu ao longo da histria em muitos sectores da sociedade japonesa 9. Entre essas premissas fundamentais, as mais importantes eram as seguintes: o nvel de tenso relativamente baixo entre as ordens transcendental e terrena; uma forte combinao desta e de outras orientaes sobrenaturais e a importncia atribuda a actividades rituais; um forte empenhamento na ordem social (e csmica), comeando na famlia, passando por vrios crculos mais alargados, em princpio, at chegar ao centro da colectividade no seu conjunto; a grande importncia atribuda identidade dos grupos em geral e a combinaes especiais de lealdades de grupo verticais e horizontais, e, ao mesmo tempo, a grande importncia atribuda a determinados enquadramentos (ou contextos) sociais das premissas fundamentais de actividade e identidade. Estreitamente relacionado com estas premissas, havia o facto de no se fazer praticamente qualquer distino entre a ordem social e cultural que o centro representava e aquela que as vrias colectividades da periferia representavam. Surgiu uma relao bastante estreita entre os smbolos do centro e os dos grupos perifricos, constituindo a orientao do centro a componente bsica de identidade da maior parte desses grupos. Como representante da ordem csmica, o imperador ocupava uma forte posio de mediao, tendo potencialmente um acesso alargado ao centro simblico nacional mediao essa que se processava, de um modo geral, atravs de redes verticais e das orientaes de grupos e sectores da populao. As premissas estavam tambm estreitamente relacionadas com a estrutura das elites que surgiram na maior parte dos sectores da sociedade japonesa. As mais importantes eram as mltiplas elites funcionais primordiais, militares, econmicas e culturais e religiosas , bem como as que eram constitudas por representantes da famlia, da aldeia, sectores feudais ou regionaistodas elas implantadas em contextos de um modo geral atribudos (ascriptive). Verificava-se uma ausncia quase total (excepto em domnios limitados, como o artstico ou o intelectual) de critrios de recrutamento e organizao autnomos para alm dos dos grupos primordiais atribudos (ascriptive) no que se refere maior parte das elites especializadas, especialmente as culturais, embora esses grupos estivessem, eles prprios, sujeitos a uma reconstruo permanente. A falta de autonomia da elite cultural estava estreitamente relacionada com a ausncia de critrios universalistas baseados numa viso que acentuava o fosso entre as ordens transcendental e terrena.

V. H. Befu, Japan: An Anthropological Introduction, So Francisco, Chandler, 1971, H. Passin, Japanese society, in D. L. Bills (ed.), International Encyclopedia of the Social Sciences, Nova Iorque, MacMillan and Free Press, 1968, T. S. Lebra e W. P. Lebra, Japanese Culture and Behavior, Honolulu, University of Hawaii Press (1974), 1986, especialmente a i parte, mas tambm as introdues s outras partes, e J. C. Pelzel, Human nature in lhe Japanese Mylhs, ibid., pp. 7-28; v. tambm M. Yamaguchi, The dual strueture of Japanese emperorship, in Current Anthropology, vol. 28, n. 4, Agosto de 1987, pp. 5-11.

483

S. N. Eisenstadt

Na maior parte das situaes de mudana e conflito foram essas elites que, em ltima anlise, conseguiram reestruturar as redes sociais segundo o modo e premissas dominantes, ainda que o contorno real dessa reestruturao tenha sofrido grandes alteraes 10. A resoluo desses conflitos tendia a restaurar alguns dos princpios hierrquicos verticais, ainda que em configuraes organizacionais ou institucionais diferentes e, por vezes, at com suportes ideolgicos diferentes. Um dos aspectos fundamentais dessa reestruturao, especialmente no perodo moderno, era a forma como as reivindicaes dos vrios grupos e redes novos e antigos eram incorporadas pelo centro, forma essa que era totalmente diferente da que se verificava na Europa e nos Estados Unidos. As reivindicaes relacionadas com problemas e conflitos laborais so de especial interesse, do nosso ponto de vista, naturalmente. A incorporao caracterizava-se pela cooptao selectiva, por parte do centro, desses grupos e das suas reivindicaes e pela sua articulao principalmente atravs de canais controlados pelo centro e efectuava-se activando vrios laos hierrquicos verticais e orientaes contextuais adequadas. As reivindicaes ideolgicas ou que tinham por base princpios eram raramente eficazes em termos polticos. Permaneciam frequentemente ao nvel puramente simblico e mesmo assim raramente conduziam reestruturao das premissas do centro um tipo de desafio que caracterizou os movimentos polticos europeus com consicncia de classe, em geral, e os movimentos socialistas, em particular. Alm disso, as reivindicaes eram frequentemente expressas em termos altamente moralistas, baseados, no em premissas universalistas de acesso individual autnomo ao centro, mas na ideologia da solidariedade e harmonia da comunidade. Portanto, a situao no Japo era a oposta da que se verificava nos Estados Unidos. Neste pas a ausncia da dimenso hierrquica das premissas fundamentais da civilizao e do acesso ao centro explica, pelo menos em parte, a pouca fora dos movimentos socialistas. No Japo as razes que explicam a falta de fora desses movimentos so opostas: a predominncia relativa da hierarquia, de conceitos de hierarquia vertical, a debilidade concomitante do igualitarismo no domnio poltico mesmo no Estado democrtico e o facto de mesmo esses conceitos serem expressos em termos de relaes verticais e solidariedades de grupo, de harmonia de grupo e a predominncia concomitante de fortes orientaes verticais de estatuto.
10 S. N. Eisenstadt e E. Ben-Ari (eds.), Modes of Conflict Resolution in Japanese Society, Londres, Kegan Paul, 1991, e E. K. Tystron, The Civil Police in the Suppression of the Prewar Japanese Left, dissertao no Departamento de Histria, Indiana University, 1972 (University Microfilms).

Panorama civilizacional contemporneo

VIII
Aquilo que foi dito anteriormente parece, com efeito, indicar que necessria uma nova perspectiva no estudo das sociedades modernas. Essa nova perspectiva baseia-se no reconhecimento de que a disseminao da modernidade tem de ser vista como uma cristalizao de um novo tipo de civilizao no muito diferente da disseminao das grandes religies ou das grandes expanses imperiais do passado. Mas, como a expanso dessa civilizao esteve quase sempre associada a aspectos e foras econmicos, polticos e ideolgicos, o seu impacte nas sociedades a que alastrou tem sido muito mais intenso do que na maior parte dos exemplos histricos. Baseia-se ainda no reconhecimento de que a expanso de todas as civilizaes histricas, em particular a civilizao da modernidade, destruiu as premissas simblicas e institucionais das sociedades que as integraram, exigindo sempre respostas e proporcionando novas opes e possibilidades. Essas respostas esto na origem da grande diversidade das sociedades modernas ou em processo de modernizao, que partilham muitas caractersticas comuns, mas tambm apresentam grandes diferenas entre si. Essas diferenas podem ser atribudas a razes muito diversas, como, por exemplo, a diversidade da convergncia histrica, o momento histrico da incorporao das diferentes sociedades nos sistemas nacionais em formao. Mas, para alm de todas essas razes, ainda que estreitamente relacionado com elas, est o aparecimento dos novos programas culturais bem definidos da modernidade que cristalizaram nessas sociedades ou civilizaes. Esses programas culturais diferentes da modernidade cristalizaram atravs de um processo altamente selectivo de incorporao e transformao das vrias premissas da modernidade ocidental nessas sociedades. Os processos de seleco que surgiram nessas sociedades implicavam interpretaes diferentes do programa cultural de base da modernidade, implicavam nfases diferentes nas diversas componentes desse programa por exemplo, o papel activo do homem no universo, a relao entre Wertrationalitat e Zweckrationalitat, os conceitos de tempo cosmolgico e a sua relao com o tempo histrico, a crena no progresso, a relao entre progresso e histria, as relaes com as principais vises utpicas, a relao entre o indivduo e a colectividade, entre a razo e as emoes, entre o racional e o romntico e emotivo. Em muitas dessas civilizaes o significado fundamental de modernidade o seu programa cultural histrico diferia consideravelmente da viso ocidental inicial que se radicava nas ideias do iluminismo, do progresso, do desenrolar da grande viso histrica da razo e da autoconscincia dos indivduos, da emancipao social e individual. Embora a modernidade, em muitas sociedades no ocidentais, tenha sido vista como uma participao crescente a nvel interno e internacional em termos derivados das ideias de igualdade e participao, as outras dimenses especialmente as da liberdade individual, da emancipao social e indi-

485

S. N. Eisenstadt

486

vidual e da autonomia individual, estreitamente relacionadas com a manifestao histrica da razo, que constituram o discurso da Europa ocidental sobre modernidade a partir do iluminismo no eram necessariamente sempre aceites. Estas diferenas no eram puramente culturais ou acadmicas. Estavam estreitamente relacionadas com alguns problemas fundamentais inerentes aos programas polticos e institucionais da modernidade. Assim, no domnio poltico, incidiram principalmente nas relaes entre as componentes utpicas e civis da estrutura da poltica moderna, entre poltica revolucionria e poltica normal, ou entre a vontade geral e a vontade de todos, entre a sociedade civil e o Estado, entre o indivduo e a colectividade. Estes diferentes programas culturais da modernidade implicavam ainda conceitos diferentes de autoridade e da sua responsabilizao, formas diferentes de protesto e de actividade poltica. Estes diferentes programas culturais da modernidade no foram moldados por aquilo que se tem designado, por vezes, pelas potencialidades evolutivas naturais das sociedades, pela manifestao natural da sua tradio ou por se situarem em novos contextos internacionais. Foram antes moldados pela interaco contnua entre as premissas culturais dessas diferentes sociedades, pela sua experincia histrica, pela forma como a modernidade as invadiu e pela sua incorporao nas estruturas polticas, econmicas e ideolgicas modernas. Tal como em todos os casos de mudana histrica, o elemento fundamental da cristalizao das novas formaes simblicas e institucionais tm sido as vrias elites, velhas e novas. Estes grupos tiveram uma importncia vital na configurao das formaes simblicas e institucionais modernas, tal como surgiram nas diferentes sociedades modernas. Tal como em relao s diferentes heterodoxias, estes grupos no foram uniformes. As novas elites foram mais influenciadas pelas tradies existentes de resposta mudana, heterodoxia e inovao do que muitas vezes se supe, e as velhas elites foram grandemente modificadas pela nova situao. Assim, em vez de se ver na modernizao o fim ltimo da evoluo de todas as sociedades conhecidas (que faz sobressair o potencial evolutivo comum a todas elas e de que a experincia europeia foi a manifestao e paradigma mais importantes e sucintos), ser necessrio v-la como um tipo especfico de civilizao que teve origem na Europa e disseminou todos os seus aspectos econmicos, polticos e ideolgicos pelo mundo, tendo passado a abranger quase todo o mundo nas dcadas que se seguiram Segunda Guerra Mundial. Embora a modernidade se tenha disseminado em praticamente todo o mundo, no deu origem a uma civilizao nica nem a um modelo nico de resposta poltica e institucional, mas a vrios, ou pelo menos a muitas variantes bsicas, que esto constantemente a gerar uma dinmica prpria, que est estreitamente relacionada com ela, mas que no idntica sua. Por todos estes motivos, o confronto entre civilizaes e culturas na era contempornea adquire novas dimenses, devido ao aparecimento, por um lado, de cada vez mais esferas institucionais e ideolgicas semelhantes, bem

Panorama civilizacional contemporneo

como cada vez mais esferas de actividade comum, e, por outro lado, de diferenas crescentes entre os diversos programas de modernidade das sociedades ou civilizaes no que se refere prpria interpretao de modernidade. Isto poder dar origem a tenses novas e muito intensas ou a problemas que eram inerentes a esses confrontos desde o momento em que surgiram na histria da humanidade. Nalguns casos ou situaes poder levar ao seu exacerbamento muito possvel que seja aqui que surgem algumas das maiores dificuldades e novos tipos de tenses , mas tambm possvel que abra novas possibilidades.

487

You might also like