You are on page 1of 3

Tema: Fora e Velocidade. Tempo: 30 a 40 minutos. Idade: 10 a 20 anos.

Objetivos: Levar os alunos a compreender como utilizar a fora e a velocidade dentro de um exerccio fsico. Contedo Programtico:

Fora: Capacidade de um msculo contrair-se contra uma resistncia e manter contra ela uma tenso desejada. Velocidade: Realizao de um movimento no menor espao de tempo. No sentido da fsica mecnica, defini-se a velocidade como a distncia percorrida em uma unidade de tempo.

Metodologia: Faixas. Cordas. Cones Ao didtica: 1 momento: Alongamentos estticos e dinmicos, com nfase no segundo. (5 minutos) 2 momento: Atividades que tenham elementos de fora e velocidade. (Tempo total de 31 minutos)

1 atividade: Drago de Komodo. (Fora concntrica e velocidade de deslocamento)

Tempo: 5 minutos O Estudante se posicionar sob o solo somente com mos e ps apoiados como base, e ter de se locomover at a rea delimitada pelos cones e retornar at o ponto de partida. Esse percurso ser repetido durante algumas vezes. Objetivo da atividade: Possibilitar uma maneira variada de utilizar vrios grupos musculares do corpo, utilizando assim, sua fora para poder se locomover o mais rpido possvel, utilizando assim, a sua velocidade.

2 atividade: Nadando contra a correnteza. (Fora dinmica concntrica e velocidade de deslocamento)

Tempo: 5 minutos.

Esta atividade ser realizada em dupla. Um dos parceiros envolver parcialmente a cintura do outro com uma faixa ou corda, e se posicionar atrs do mesmo. Quando for dado o sinal o estudante que estiver com a faixa ou corda na cintura, ter que se deslocar e percorrer o percurso que lhe for dado e a sua dupla ter que se projetar para trs gerando assim, uma resistncia mecnica, e isso levar o enlaado a empregar mais potncia nos membros inferiores para adquirir mais velocidade para realizao do percurso. Ao final do percurso os estudantes trocaro de lugar e tornaro a faz-lo novamente. Esta atividade se repetir no mnimo duas vezes para cada aluno. Objetivo da atividade: Vencer a fora mecnica que estar sendo imposta. Tendo assim, que exercer uma determinada fora para atingir mais velocidade durante o deslocamento.

3 Atividade: Parado e rgido como uma montanha. (fora isomtrica)

Tempo: 5 minutos Os alunos devero ficar em uma determinada posio dita pelo professor e manter-se parados at o tempo cronometrado esgotar. Objetivo da atividade: Trabalhar a fora esttica atravs de posies corporais.

4 Atividade: Circuito Fora/Velocidade (Fora dinmica concntrica e velocidade de deslocamento)

Tempo total: 16 minutos A turma ser dividida em quatro partes equivalentes para poderem fazer a realizao do circuito
1.

Exploso e corrida (4 minutos)

O aluno ter que correr at a rea delimitada no menor tempo possvel. Repetir esse exerccio at acabar o tempo estimado.
2.

Flexes com paradas (4 minutos)

Nessa etapa o aluno dever fazer cinco flexes de brao e em seguida manter-se esttico na mesma posio variando a flexura dos membros superiores com intervalo de 5 segundos durante as variaes. Repetir esse exerccio at acabar o tempo estimado.
3.

Pulando a corda (4 minutos)

O estudante dever estar com as pernas fechadas e pular lateralmente a corda de um lado a outro at chegar ao fim da mesma. Repetir esse exerccio at acabar o tempo estimado.
4.

Corrida com pulo (4 minutos)

O estudante com as duas pernas mantidas prximas ter que pular o mais alto possvel, e quando retornar ao solo, dever correr at chegar ao cone e dar mais um salto com apenas uma das pernas, logo depois, ele far o mesmo percurso alternando as pernas na hora do segundo pulo. Repetir esse exerccio at acabar o tempo estimado.

Objetivo da atividade: Fazer com que os estudantes possam desenvolver na prtica os conceitos de fora e velocidade. 3 momento: Volta calma. Tempo: 2 minutos. Nesse momento sero desenvolvidos alongamentos estticos para relaxamento dos msculos e estabilizao corporal. Avaliao: Sero feitas perguntas aos estudantes com o objetivo de causar discusses sobre as atividades realizadas.

You might also like