You are on page 1of 4

PROJETO DE LEI N 741, DE 2012 Dispe sobre a concesso de benefcios fiscais aos Oficiais de Justia Avaliadores do Poder Judicirio

do Estado de So Paulo, aos Oficiais de Justia Avaliadores Federais da Justia do Trabalho do Estado de So Paulo e da Justia Federal e aos Oficiais de Justia Militar Federal, enquanto lotados no Estado de So Paulo, e d outras providncias.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SO PAULO DECRETA: Artigo 1- Os Oficiais de Justia Avaliadores do Poder Judicirio do Estado de So Paulo, os Oficiais de Justia Avaliadores Federais da Justia do Trabalho e da Justia Federal Seo Judiciria de So Paulo, bem como os Oficiais da Justia Militar Federal, enquanto lotados no mbito do Estado de So Paulo, ficam isentos do pagamento de IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores, bem como da Taxa de Licenciamento, incidentes sobre os veculos automotores de sua propriedade utilizados para o desenvolvimento das atividades pertinentes s suas atribuies legais. Pargrafo primeiro As isenes dispostas no caput, so limitadas no mximo a 1 (um) veculo de sua propriedade, cadastrado, para este fim, junto aos rgos competentes. Pargrafo segundo - O tratamento previsto no caput estendese aos veculos sujeitos ao regime de arrendamento mercantil ou alienao fiduciria, cuja utilizao atenda s condies previstas neste artigo. Artigo 2- Os benefcios previstos nesta lei somente se aplicaro aos servidores enquanto estiverem em atividade e no efetivo cumprimento de suas atribuies legais. Artigo 3- O Poder Executivo regulamentar esta lei no prazo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de sua publicao. Artigo 4- Esta lei entra em vigor na data de sua publicao.
JUSTIFICATIVA

Os Analistas Judicirios 1 e 2 Oficial de Justia Avaliador do Poder Judicirio do Estado de So Paulo, os Analistas Judicirios/Executantes de Mandados e/ou Oficiais de Justia Avaliadores Federais da Justia do Trabalho de So Paulo e da Justia Federal Seo Judiciria do Estado de So Paulo, doravante denominados apenas Oficiais de Justia, so os servidores que ingressam no servio pblico pela via do concurso (art. 37, II, da Constituio Federal) e que se encarregam de dar cumprimento s ordens emanadas pelos Juzes, razo pela qual comumente so chamados de longa manus do magistrado, ou seja, as mos deste. As funes desempenhadas pelos Oficiais de Justia so predominantemente de natureza externa, podendo destacar-se dentre outras, as seguintes: citaes, intimaes, notificaes, penhoras, sequestros, busca e apreenso, reintegrao/imisso de posse, avaliaes, conduo de testemunhas, etc. Dada a natureza externa dessas funes e a necessidade de se fazer um grande nmero de deslocamentos no cumprimento das diligncias, a utilizao de veculo automotor se torna indispensvel no dia a dia dos Oficiais de Justia. Contudo, no lhes so disponibilizados veculos oficiais para o cumprimento dos mandados e por isso precisam utilizar o seu automvel particular a servio do Estado, recebendo em contrapartida a indenizao de transporte. A indenizao de transporte foi a forma encontrada para suprir a deficincia estrutural do Estado e desonerar o oramento pblico, dispensandolhe da aquisio de veculos oficiais, dos gastos com manuteno e pessoal especializado. Entende-se que tal escolha, indubitavelmente, foi avalizada como a medida econmica mais vantajosa. Tratou-se de gesto econmica e oramentria. Isto, porque o Estado com a opo seguida eximiu-se dos custos financeiros, administrativos e trabalhistas que estariam sob a sua responsabilidade caso fosse o responsvel pela aquisio e manuteno de veculos oficiais. A despesa pblica teria nmeros expressivos. A despeito de receberem mensalmente uma indenizao de transporte para ajud-los a manter o uso do veculo em servio, o que se verifica que este valor no cobre todos os gastos suportados pelos Oficiais de Justia, tais como: combustvel, manuteno (peas mecnicas e mo de obra), desvalorizao do automvel, seguro, pedgio, estacionamento e outros. No incomum os Oficiais de Justia precisarem tirar do seu prprio bolso para cumprir com a determinao judicial. Nesse contexto, a presente proposta tem como objetivo minimizar os custos suportados pelos Oficiais de Justia, com os seus veculos, no desempenho das atividades externas relacionadas ao cumprimento de mandados judiciais. Mas esse no o nico objetivo a ser alcanado.

Como sabido, nos dias de hoje, a sociedade brasileira espera que a prestao jurisdicional seja rpida, clere e que o processo tenha uma durao razovel. Com base nisso, a Emenda Constitucional n 45, criou um novo dispositivo no rol de direitos e garantias fundamentais que assegura a todos, no mbito judicial e administrativo, a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao (art. 5, inc. LXXVIII). Ora, no h dvida de que o automvel particular do Oficial de Justia colocado a servio do Estado deve ser reconhecido como um dos meios que garantem a celeridade de tramitao dos processos judiciais e que a iseno de IPVA e da Taxa de Licenciamento reverte em benefcio da coletividade que usufrui de um servio, mais clere, eficiente e de menor durao. Por oportuno, cabe revelar a funo social dos benefcios fiscais que no configura tratamento diferenciado entre pessoas, coisas e situaes. No cenrio exposto, a proposta de iseno caminha em direo ao interesse pblico, trilha em direo justia fiscal. No traduz a proposta em privilgio odioso. Ao contrrio, carrega como fundamento constitucional de validade, a superao das diferenas para o alcance da verdadeira e essencial isonomia. O projeto de lei de iseno no busca contemplar determinada classe de servidores em funo do cargo, mas, sim, reconhecer as peculiaridades de fato e de direito que circunscrevem a realidade dos oficiais de justia. Quanto renncia fiscal, ela seria compensada pelo aumento da arrecadao proveniente da melhoria dos servios de execuo e penhoras fiscais e a prpria arrecadao do ICMS. Alm disso, ao deixar de disponibilizar carros oficiais para a execuo de mandados, continuar o Estado a beneficiar-se de considervel reduo nas despesas pblicas. No aspecto financeiro e oramentrio, a iseno, representar uma pequena reduo na arrecadao do IPVA e da Taxa de Licenciamento, no afetando as metas de resultado fiscal estabelecidas na LDO. Isso porque, o nmero de contribuintes que se adquam aos termos dessa proposta bastante reduzido. Conclumos ainda, que a aprovao da presente proposta se harmoniza com os princpios constitucionais da celeridade, da agilidade e eficincia que permanecero prestigiadas. Caminhar ainda, com o atual sentido que se empresta para atividade jurisdicional ininterrupta que passou a exigir a insero de todos os servidores do Poder Judicirio em direo a estes novos rumos.

Assim, para se alcanar esses ideais constitucionalizados e por todos os motivos expostos, o Estado estar contribuindo concedendo a iseno de IPVA e da Taxa de Licenciamento. Com a certeza de que os nobres parlamentares daro a este Projeto a ateno que o tema merece, submeto o presente alvitre executivo deliberao desta Casa Legislativa.

Sala das Sesses, em 11/12/2012

a) Luis Carlos Gondim - PPS

You might also like