You are on page 1of 19

Redao

Tema I
O preconceito uma forma enviesada de se perceber o outro. Tal sentimento reside no homem e pode eliminar sonhos e inibir vidas. lamentvel perceber que o preconceito se manifesta em todo ser humano, em graus variados. Em alguns casos, funciona como estratgia de defesa a algo que no lhe convm. Em outros, como forma de desrespeito s diferenas e s minorias. O preconceito leva discriminao, que no outra coisa seno a prtica da excluso. Nunca a inverso de valores esteve to em voga quanto agora, a ponto de muitas pessoas repensarem o que devero ensinar aos seus filhos como sendo as normas de boa conduta e de respeito ao prximo. Se as pessoas honradas e providas de bom senso no trabalharem em prol do resgate dos valores humanitrios, a discriminao e o preconceito podero reinar absolutos. Graas a Deus acreditamos que as pessoas de bem ainda so maioria no mundo e poderemos esperar uma sociedade menos discriminatria.
(CARNEIRO, Neri de Paula. Cruis so todos os preconceitos. Disponvel em: <http://br.answers.yahoo.com/question/ index?qid=20090526171345AAIlDe4>. Acesso em: 31 jul. 2011. Adaptado.)

Reflita sobre as ideias veiculadas no fragmento em destaque e, a seguir, escreva um texto narrativo, contando a histria de uma garota preconceituosa que, ao sofrer uma grande decepo, encontrou o apoio necessrio nas pessoas que ela mais discriminava, comeando, a partir da, a ter uma nova concepo de vida e a combater, onde estivesse, qualquer forma de preconceito. OBSERVAES: 1) Escreva seu texto em uma linguagem pautada no respeito s normas gramaticais. 2) Lembre-se dos elementos que compem uma narrativa: fato, local, personagens, tempo, enredo, foco narrativo e o prprio discurso, ou seja, a mensagem a ser transmitida.

Tema II
Os dois mais murmuravam que conversavam; havia pouco iniciara-se o namoro e ambos andavam tontos, era o amor; amor com o que vem junto: cime. Est bem, acredito que sou a sua primeira namorada, fico feliz com isso. Mas me diga a verdade, s a verdade: voc nunca beijou uma mulher antes de me beijar? Ele foi simples: Sim, j beijei antes uma mulher. Quem era ela? perguntou com dor. Ele tentou contar toscamente, no sabia como dizer. O nibus da excurso subia lentamente a serra.[...] E mesmo a sede comeara: brincar com a turma, falar bem alto, mais alto que o barulho do motor; rir, gritar; pensar, sentir, puxa vida! como deixava a garganta seca.[...] O nibus parou, todos estavam com sede, mas ele conseguiu ser o primeiro a chegar ao chafariz de pedra, antes de todos. De olhos fechados entreabriu os lbios e colou-os ferozmente ao orifcio de onde jorrava a gua. O primeiro gole fresco desceu, escorrendo pelo peito at a barriga. Era a vida voltando, e com esta encharcou todo o seu interior arenoso at se saciar. Agora podia abrir os olhos. Abriu-os e viu bem junto de sua cara dois olhos de esttua fitando-o e viu que era a esttua de uma mulher e que era da boca da mulher que saa a gua. Lembrou-se de que realmente ao primeiro gole sentira nos lbios um contato glido, mais frio do que a gua. E soube ento que havia colado sua boca na boca da esttua da mulher de pedra.
(LISPECTOR, Clarice. O primeiro beijo. Felicidade Clandestina. Disponvel em: <http://www.algosobre.com.br/redacao/ planejando-um-textonarrativo.html>. Acesso em: 31 jul. 2011.)

Tomando a leitura desse fragmento como incentivo para seu trabalho, crie uma histria construindo o cenrio, o enredo, o tempo e os personagens de sua narrativa em que o (a) protagonista, a partir de uma situao inicial, relembre um acontecimento que marcou a sua vida e o narre para um interlocutor, pontuando determinados detalhes que passaram a ter um significado especial em sua existncia. OBSERVAES: 1) Escreva seu texto em uma linguagem pautada no respeito s normas gramaticais. 2) Lembre-se de que sua histria deve ter comeo, meio e fim e de que a conexo entre as ideias muito importante.

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Red- 1

Rascunho da Redao

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Red- 2

Biologia
Questes de 1 a 6
Instrues
QUESTO

Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

Todos os seres vivos apresentam, em suas clulas, uma composio qumica bsica, indispensvel para a manuteno da estrutura e do funcionamento celular. Embora a abundncia de substncias orgnicas e inorgnicas possam variar nos diferentes tipos celulares, todas as clulas so compostas por tais substncias essenciais. Quando se fala que Pequenas variaes na sua porcentagem dentro da clula modificam profundamente as propriedades celulares, como permeabilidade da membrana, a viscosidade do citoplasma, a capacidade da clula de responder a estmulos, alm de ter relao direta com a entrada e sada de gua, est-se falando de A) B) carboidratos. lipdios.

C) sais minerais. D) protenas.


QUESTO

As clulas so as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Sobre a constituio celular nos diferentes organismos vivos, correto afirmar: A) Exceto pela ausncia de um ncleo delimitado por carioteca, as clulas procariticas apresentam os mesmos constituintes das clulas eucariticas. B) O retculo endoplasmtico encontra-se presente em todas as clulas eucariticas e est relacionado com a sntese, transporte e armazenamento de substncias. C) D) Os cloroplastos so as organelas responsveis pelo processo de respirao celular nas clulas eucariticas vegetais. Por possurem uma parede celular, responsvel por delimitar e proteger o contedo intracelular, as clulas eucariticas vegetais no apresentam membrana plasmtica.
QUESTO

Um gene pode ser definido como A) B) C) D) a informao contida em uma sequncia de RNA mensageiro, a qual lida em grupos de trs nucleotdeos por vez. um segmento de RNA transportador correspondente a uma nica protena. segmentos do DNA que no codificam polipeptdeos. uma sequncia de DNA necessria para a sntese de um polipeptdeo ou de uma protena.

QUESTO

Tecidos so grupos de clulas especializadas na realizao de determinadas funes. No organismo dos vertebrados, h um grande nmero de tecidos, cujas clulas apresentam uma grande diversidade de estrutura e funes. Com base nos conhecimentos sobre os diferentes tecidos existentes nos vertebrados, correto afirmar: A) B) C) As glndulas so originadas a partir de clulas do tecido conjuntivo presentes na substncia fundamental. O tecido epitelial caracterizado por ter pouca substncia intercelular e clulas justapostas. O tecido adiposo um tipo de tecido muscular no qual predominam clulas grandes, arredondadas, que armazenam gotas de lipdios. D) O tecido nervoso apresenta clulas fusiformes constitudas por inmeros microfilamentos de actina e miosina em seu citoplasma, o que permite a conduo do impulso nervoso de clula para clula.
Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Bio- 3

QUESTO

A figura representa a leitura e o processamento da informao gentica contida na molcula de DNA. Com base nos conhecimentos acerca das estruturas das molculas e dos processos representados na figura, correto afirmar que, em seres eucariotos, A) o processo de replicao e transcrio ocorre no ncleo, enquanto o processo de traduo ocorre no citoplasma celular. B) os cidos nucleicos, DNA e RNA, apresentam a mesma composio qumica nucleotdica, embora apresentem diferenas funcionais. C) somente uma das fitas originais, na replicao do DNA, serve como molde para a produo de novas fitas complementares de DNA. D) a codificao de um aminocido, no cdigo gentico, especfica para um nico cdon de DNA.

QUESTO

As clulas se multiplicam duplicando os seus componentes e depois se dividindo em duas. O esquema representa o ciclo de duplicao e diviso, conhecido como ciclo celular. Analisando-se a imagem e utilizando-se o conhecimento adquirido acerca desse processo, correto afirmar: A) O processo representado em 1 corresponde primeira etapa da diviso celular, a prfase, na qual ocorre duplicao do material gentico e aumento do tamanho celular. B) O processo representado em 2 corresponde meiose II, conhecida tambm como meiose equacional, na qual cada clula-filha a ser formada apresentar o mesmo nmero de cromossomos da clula-me. C) O nmero 3 representa a citocinese, processo de diviso do citoplasma que ocorre na etapa final da mitose, conhecida como telfase. D) O esquema de forma geral, no representa um processo de mitose, uma vez que as clulas-filhas originadas no apresentam o mesmo nmero de cromossomos da clula-me.

* * *

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Bio- 4

Educao Fsica
Questes de 7 a 11
Instrues
QUESTO

Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

A Educao Fsica uma disciplina que trata pedagogicamente, na escola, enquanto componente curricular, das manifestaes da cultura corporal de movimento que so configuradas como temas ou formas de atividades, essencialmente denominadas de A) B) C) D) natao, hipismo, danas e capoeira. voleibol, futebol, danas e basquetebol. jogo, esporte, ginstica, danas e lutas. basquete, esgrima, danas e atividades ritmicas.

QUESTO

A compreenso advinda da indstria miditica, com sua produo, veiculao e determinando mercadorias ou bens culturais banalizados para o consumo, tem levado as pessoas a uma busca incessante de exaltao e idolatria do corpo, fenmeno que se denomina de A) B) C) D) corpolatria. corpocidade. corporeidade. corpomotricidade.

QUESTO

Estudos tm demonstrado, conforme Gonalves (2011), que o comportamento alimentar, em geral, e o apetite, em particular, so fenmenos complexos que podem ser conceituados pela seleo de alimentos em particular e o tamanho e a frequncia dos episdios alimentares, que, juntos, determinam no somente a energia total, mas tambm a ingesto de macronutrientes. Contribuem para o apetite e o comportamento alimentar, dentre outros, fatores A) B) C) D) exgenos e influncia social. pedaggicos e influncia educacional. mercadolgicos e influncia da mdia. fisiolgicos e ambientais, influncia social e ambiental.

QUESTO

10

A escolha do alimento tem sofrido poderosa influncia dos estmulos ambientais, sociais, psicolgicos e culturais. Dessa forma, duas variveis cognitivas tm demonstrado importante papel no apetite e na ingesto alimentar. Essas variveis so conhecidas como A) B) C) D) irrestrio e inibio alimentar. restrio e inibio alimentar. restrio e desinibio alimentar. irrestrio e desinibio alimentar.

QUESTO

11

Para Neto (2011), o estresse uma resposta A) B) C) D) no especfica do corpo a um estmulo que provoca uma alterao ou interfere no equilbrio fisiolgico basal do organismo. especfica do corpo a um estmulo que provoca uma alterao ou interfere no equilbrio fisiolgico basal do organismo. especfica do corpo a um estmulo que no provoca uma alterao ou no interfere no equilbrio fisiolgico basal do organismo. especfica do corpo a um desestmulo que provoca uma inallterao ou no interfere no equilbrio fisiolgico basal do organismo.
Ed. Fsica- 5

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Fsica
Questes de 12 a 17
Instrues
QUESTO

Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

12

A ordem de grandeza a potncia de dez mais prxima de um determinado valor. Assim, se um livro de Fsica com 468 pginas e com 3,5cm de espessura, a ordem de grandeza da espessura de uma pgina do livro igual, em milmetros, a A) B) C) D) 10 10 10 10
3 2 1 0

QUESTO

13

A figura representa o grfico do espao percorrido em funo do tempo de um veculo que descreve um movimento retilneo uniformemente variado. Com base nas informaes, correto afirmar que o mdulo da acelerao do veculo igual, em A) B) C) D) 1 2 3 4 , a

QUESTO

14
.

Considere um nibus que percorre uma pista circular de 2400,0m de dimetro, com velocidade linear constante de 36,0

Nessas condies, conclui-se que o intervalo de tempo que o nibus gasta para percorrer um arco de circunferncia de igual, em segundos, a A) B) C) D) 65,7 64,6 63,4 62,8

QUESTO

15

A figura representa uma barra homognea, AB, de comprimento igual a 4,0m que se encontra em equilbrio, apoiada no ponto O, que dista 1,0m da extremidade A.
Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Fs- 6

Sabendo-se que a massa do bloco suspenso no ponto A igual a 2,0kg e o mdulo 2 da acelerao da gravidade local igual a 10,0m/s , correto afirmar que o mdulo do peso da barra igual, em N, a A) B) C) D) 10 20 30 40

QUESTO

16

Um cubo de gelo abandonado da beira de uma tigela hemisfrica, de raio igual a 20,0cm, conforme a figura. Considerando-se o mdulo da acelerao da gravidade local igual a 10,0m/s e desprezando-se as foras dissipativas, conclui-se que o mdulo da velocidade, em , do cubo, ao chegar ao fundo dessa tigela, , aproximadamente, igual a A) B) C) D) 2 3 4 5
2

QUESTO

17

Uma bola de borracha, com massa de 500,0gramas, abandonada a 4,0m acima do solo. Aps a queda, a bola colide com a superfcie e retorna at uma altura de 2,5m. Considerando-se o mdulo da acelerao da gravidade local igual a 10,0m/s e desprezando-se o efeito da resistncia do ar, a percentagem da energia inicial perdida na coliso igual a A) B) C) D) 10,0 % 22,5 % 37,5 % 40,0%
2

* * *

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Fs- 7

Geografia
Questes de 18 a 22
Instrues
QUESTO

Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

18
ao espao e suas

C)

Os conhecimentos referentes representaes permitem afirmar: A) B) C) D)

As depresses relativas, como o Mar Morto, ocorrem em reas restritas de bacias sedimentares e constituem superfcies com elevado grau de inclinao, decorrente de prolongados processos erosivos. As plancies costeiras, prximas aos oceanos, so superfcies de baixa altitude e planas, em decorrncia do predomnio de processos de abraso marinha ao longo do tempo geolgico.

Os mapas de pequena escala representam espaos geogrficos com grande riqueza de detalhes. A localizao dos crculos polares resulta do plano da rbita e do movimento de translao da Terra. As reas menos deformadas de um mapa desenhado sobre uma projeo cilndrica so os polos norte e sul. A latitude constitui uma coordenada geogrfica, cujas medidas variam at 180, tendo o meridiano de Greenwich como referncia.

D)

QUESTO

21

O ndice de crescimento vegetativo dos pases desenvolvidos encontra-se prximo de 0 ou negativo. Esse fato est relacionado, dentre outros fatores, A) B) C) D) aos indicadores sociais. industrializao tardia. rpida urbanizao. s polticas antinatalistas adotadas pelo poder pblico.

QUESTO

19

QUESTO

22

O item que apresenta a correspondncia correta, no quadro acima, entre o clima, a vegetao predominante e suas caractersticas est indicado na alternativa A) B) I. II.

C) III. D) IV.
QUESTO

20
O relevo corresponde s diversas configuraes da crosta terrestre, existindo diversas classificaes de suas formas. Essas classificaes consideram, entre outros elementos, a estrutura, a constituio, as origens, o estgio e a idade. Em funo das altitudes, da morfologia, dos processos dinmicos predominantes em sua formao, o relevo pode receber a denominao de montanha, planalto, plancie e depresso. (COELHO; TERRA, 2003, p. 113).

O grfico representa um fenmeno decorrente da ao humana sobre o meio ambiente, denominado de A) B) C) D) efeito estufa. inverso trmica. ilhas de calor. destruio da camada de oznio.

Considerando-se as informaes e os conhecimentos sobre as diferentes formas do relevo terrestre, correto afirmar: A) Os rios de planalto produzem novas feies de relevo, a exemplo dos fiordes, que resultam do depsito de sedimentos fluviais de origem quaternria. A Cordilheira do Himalaia constitui um dobramento moderno, cuja origem est associada coliso de placas tectnicas.
Geo- 8

* * *

B)

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Histria
Questes de 23 a 27
Instrues Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

Questes 23 e 24
Por volta de 10.000 a.C., teve lugar a Revoluo do Neoltico. Apesar de o homem do Neoltico ter produzido novas ferramentas de pedra polida, essa no foi a transformao mais importante ocorrida no perodo. Muito mais significativa foi a produo de alimentos por meio da agricultura, reduzindo a prioridade da caa e da coleta na alimentao. (CAMPOS; MIRANDA, 2005, p. 21).
QUESTO

23

A utilizao da nomenclatura a. C. no calendrio atual justifica-se pelo fato de A) B) C) D) a cincia comprovar que, sendo Jesus Cristo o filho de Deus, a data de seu nascimento passou a ser referncia para a medio do tempo. o cristianismo ser aceito por todos os povos do mundo, como a religio hegemnica que, efetivamente, contm a verdade divina. as religies de base crist terem influenciado na formao cultural da sociedade europeia e marcado o desenvolvimento histrico do mundo ocidental. inexistirem outros calendrios ou referenciais que possam medir a passagem do tempo, tornando o nascimento de Cristo a nica referncia plausvel.

QUESTO

24

A Revoluo do Neoltico promoveu uma srie de transformaes na organizao da sociedade, como A) B) C) D) a diviso sexual do trabalho, no qual as mulheres se tornaram responsveis, unicamente, pelos afazeres domsticos, e os homens, pela caa, pesca e agricultura. a produo de um excedente econmico, que possibilitava uma parte da comunidade a se deslocar para outras atividades, como o artesanato. o surgimento das primeiras fbricas, que se utilizavam de minerais, como o alumnio e o ao para criar instrumentos para a atividade agrcola. o desaparecimento da fome e das guerras, em funo da abundncia de alimentos, provenientes da prtica agrcola. As primeiras sociedades organizadas em Estados surgiram em regies frteis, s margens de rios que alagavam nos perodos de cheias. O aproveitamento do solo, de forma a garantir a sobrevivncia das comunidades, dependia de grandes obras, do esforo concentrado e organizado de muitos homens. A construo de diques, canais e de sistemas de irrigao que conduzissem a gua para regies menos frteis ficaram a cargo dos respectivos governos. (CAMPOS; MIRANDA, 2005, p. 21).
QUESTO

Questes 25 e 26

25
C) hebraica. D) egpcia.

O contedo do texto pode ser corretamente aplicado, na Antiguidade, civilizao A) B) romana. grega.

QUESTO

26

A necessidade de um governo centralizado, para o controle das guas dos rios, entre outros, nas primeiras sociedades organizadas da Antiguidade, deu origem a um Estado A) B) liberal. pluripartidrio. C) socialista. D) teocrtico.

QUESTO

27

A democracia surgiu na Grcia Antiga e, apesar de existirem, atualmente, pases que no adotam este sistema de governo, seus ideais se tornaram cada vez mais universais. A democracia grega, contudo, quando comparada com a democracia moderna, apresentava diferenas e limitaes, como o fato de A) B) C) D) a mulher no ter direito ao voto. apenas as pessoas com renda fixa poderem votar. os cargos do poder executivo serem vitalcios. o estrangeiro poder votar e ser eleito.
Hist- 9

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Lngua Portuguesa
Questes de 28 a 33
Instrues Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.
QUESTO

Questes de 28 a 31
TEXTO: Conceito e preconceito Preconceito e campanhas antipreconceito so o item da moda. Porque tudo moda, mania, s vezes, obsesso passageira. Preconceito inato no ser humano, nasce do medo do diferente, exige lucidez e esforo para ser vencido. Por que no tentamos ser simplesmente naturais? Por que achar que somos melhores que os outros, que nossas ideias, postura ou tendncias so as que todos deviam seguir? Por que no aceitamos o outro como ele , quem sabe gago, tmido, gordo, baixo, alto demais, magro demais, talvez lento de raciocnio, possivelmente de outra raa ou credo, ou pobre, ou amando l do seu jeito? Sem o tratar como coitadinho, que o que em geral as campanhas fazem algumas bem-intencionadas. Precisamos preparar nossas crianas, em casa onde tudo comea, repito mais uma vez, eu que sou repetidora do que me apaixona ou assusta , na escola, nos grupos, mesmo na universidade, para a aceitao, a parceria em relao a tudo e a todos menos ao crime, corrupo, ao mau carter, ao cinismo e violncia. Isto deveria ser natural, at banal, cotidiano, caseiro, constante: respeitar o outro. E comear respeitando a si prprio, sua dignidade, seu corpo, sua natureza, suas possibilidades. Suas dificuldades. A vida j bem difcil, sobretudo para os jovens que entram neste mundo atrapalhado no qual alguns ditam as regras (que, muitas vezes, eles mesmos no seguem), comandam o circo, enveredam por caminhos sem conhecer direito o destino e inventam modas sem saber as consequncias. O poder, o mando, pesada carga. Deviam nos fazer, a cada passo, parar um pouco para refletir: sei do que estou falando, conheo o que estou ordenando, entendi qual ser o efeito disso que permito ou que estimulo em cada momento? No difcil iniciar e comandar alguma campanha. H quem grite que no se deve ter nenhum preconceito, contra coisa nenhuma. Vamos com calma. No se pode igualar tudo. No simpatizo com o dono da verdade, o libertrio sem causa, o heri sem preconceitos, o discurso fcil. Eu, sinceramente, tenho mantenho preconceito contra algumas coisas: a desonestidade, a arrogncia, a irresponsabilidade, o culto do poder esto entre elas.

28

De acordo com a articulista, A) B) as campanhas antipreconceito sempre existiram e tm sido contraproducentes ao longo do tempo. a luta contra o preconceito pressupe a conscientizao e o esforo das pessoas no sentido de aceitarem a pluralidade. C) o respeito a si prprio a consequncia natural da aceitao humana das diferenas existentes entre os indivduos da mesma espcie. D) a juventude, no enfrentamento de um mundo to complicado, tem encontrado inmeros exemplos de boa convivncia para neles se pautar.
QUESTO

10

29

A voz enunciadora do discurso defende a ideia de que A) B) C) D) nunca existe, por parte dos que esto no comando, intenes apenas puras. no se deve minimizar o valor das campanhas antipreconceito. nem todo preconceito deve ser combatido no seio da sociedade. no se pode discriminar o ser humano por cultuar o poder.
QUESTO

15

20

30

25

O fragmento em que, no tratamento temtico, a emissora da mensagem recorre ironia o transcrito na alternativa A) B) Porque tudo moda, mania, s vezes, obsesso passageira. (l. 2-3). Sem o tratar como coitadinho, que o que em geral as campanhas fazem algumas bem-intencionadas. (l. 13-15). C) Precisamos preparar nossas crianas, em casa [...], na escola, nos grupos, mesmo na universidade, para aceitao, a parceria em relao a tudo e a todos menos ao crime, corrupo, ao mau carter, ao cinismo e violncia. (l. 16-22). D) A vida j bem difcil, sobretudo para os jovens que entram neste mundo atrapalhado no qual alguns ditam as regras (que, muitas vezes, eles mesmos no seguem), comandam o circo, enveredam por caminhos sem conhecer direito o destino e inventam modas sem saber as consequncias. (l. 26-31).
Port-10

30

35

40

LUFT, Lya. Conceito e preconceito. Veja, So Paulo: Abril, ed. 2220, ano 44, n. 23, p. 24, 8 jun. 2011.
Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

QUESTO

31

QUESTO

33
Lira XIX

H correlao entre o termo transcrito e o que dele se afirma na alternativa A) Os dois sinais de pontuao que aparecem destacados no trecho em casa onde tudo comea, repito mais uma vez, eu que sou repetidora do que me apaixona ou assusta , na escola, nos grupos (l. 16-19) se explicam, porque o primeiro fecha o comentrio isolado por travesses e o segundo, a vrgula, separa termos com a mesma funo sinttica. Os vocbulos mesmo (l. 19) e mesmos (l. 28) esto concordando com os termos a que se referem e denotam a ideia de incluso. As palavras carter (l. 21) e difcil (l. 26) so acentuadas pela mesma razo, mas j (l. 26) e (l. 26) levam acento por diferentes motivos. A forma verbal Deviam (l. 32) est no plural concordando com o termo alguns (l. 27).

Enquanto pasta alegre o manso gado, minha bela Marlia, nos sentemos sombra deste cedro levantado. Um pouco meditemos na regular beleza, que em tudo quanto vive nos descobre a sbia Natureza. Atende como aquela vaca preta o novilhinho seu dos mais separa, e o lambe, enquanto chupa a lisa teta. Atende mais, cara, como a ruiva cadela suporta que lhe morda o filho o corpo, e salte em cima dela. Repara como, cheia de ternura, entre as asas ao filho essa ave aquenta, como aquela esgravata a terra dura, e os seus assim sustenta; como se encoleriza, e salta sem receio a todo o vulto, que junto dele pisa. Que gosto no ter a esposa amante, quando der ao filhinho o peito brando e refletir ento no seu semblante! Quando, Marlia, quando disser consigo: esta de teu querido pai a mesma barba, a mesma boca e testa. [...]
GONZAGA, Toms Antnio. Lira XIX. Marlia de Dirceu. Salvador: Livraria Progresso Editora, 1956. p. 62-63.

B)

C)

D)

QUESTO

32
Soneto

Neste mundo mais rico, o que mais rapa: Quem mais limpo se faz, tem mais carepa: Com sua lngua ao nobre o vil decepa: O Velhaco maior sempre tem capa. Mostra o patife da nobreza o mapa: Quem tem mo de agarrar, ligeiro trepa; Quem menos falar pode, mais increpa: Quem dinheiro tiver, pode ser Papa. A flor baixa se inculca por Tulipa Bengala hoje na mo, ontem garlopa: Mais isento se mostra, o que mais chupa. Para a tropa do trapo vazo a tripa, E mais no digo, porque a Musa topa Em apa, epa, ipa, opa, upa.
MATOS, Gregrio de. Soneto Literatura comentada. Seleo de textos, notas estudos biogrfico, histrico e crtico por Antnio Dimas. So Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 76.

O estilo rcade pode ser reconhecido, nesses versos de Toms Antnio Gonzaga, dentre outros fatores, A) B) C) pelo carter didtico, atravs do qual o eu potico se investe das funes de um autntico moralizador. pela preocupao com a fugacidade do tempo, que nada poupa no seu transcurso, demonstrada pelo eu lrico. pela sugesto de aproveitamento do momento presente, devido incerteza do amanh, feita pela voz potica. pela conscincia do eu lrico de que a poesia o instrumento de que dispe para perpetuar a beleza de Marlia.

Nesse versos, Gregrio de Matos A) sinaliza, em tom irnico, as atitudes que a nobreza pode tomar para coibir a vilania dos que desrespeitam a ordem social vigente. ridiculariza a empfia dos mulatos, que viviam de bajulao, sem nenhum senso de amor prprio e tambm de vergonha, submetendo-se mais baixa degradao moral. reflete sobre a poltica mercantilista sob a qual o Brasil foi formado, mostrando em que administrao portuguesa transformou o Brasil, quando era Colnia de Portugal. satiriza, de uma forma denunciadora e debochada, a ascenso social dos que se valem de meios escusos, condenando, assim, os maus costumes e os valores pecaminosos observados na sociedade da poca. D)

B)

* * *

C)

D)

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Port- 11

Lngua Estrangeira Ingls


Questes de 34 a 38
Instrues Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

Questes de 34 a 36
TEXTO: A nation of the missing Japanese soldiers carry a body out of the debris in Onagawa, where half of the 10,000nresidents remained missing a week after the catastrophe. Nationwide, the death toll stood at 12,900 as of 5 press time, but the real number will likely mount as the Army begins to sort through the massive devastation. Japan requires an official report to declare a person missing; in many cases, no survivors remain to testify the losses. 10 There have been scattered tales of miraculous survival amid the nations grief: on March 14, rescuers found a 4-month-year-old girl, wrapped in a fluffy pink flag, trapped under the debris in Ishinomaki, and they reunited her with her overjoyed parents. In Osaka, a 15 70-year-old woman survived for 4 days inside her home, which had been swept off its foundation, until search teams arrived. And an elderly man spent 2 terrible days at sea floating on his roof until he was discovered and saved.
A NATION of the missing. New York. Newsweek, Mar 28 & Apr 4, 2011, p.15.
QUESTO

Questes 37 e 38
TEXTO: Carbs fill you up Many carb-filled foods act as powerful appetite suppressants. Theyre even more filling than protein or fat. These special carbs fill you up because they are digested more slowly than other types of foods, triggering 5 a sensation of fullness in both your brain and your belly. Research done at the University of Surrey in the United Kingdom found that consuming Resistant Starch in one meal caused study participants to consume 10% fewer calories (roughly 150 to 200 calories for the average 10 woman) during the next day, because they felt less hungry.
CARBS fill you up. Disponvel em: <http://shine.yahoo.com/channel/health/ 8-reasons-carbs-help-you-lose-weight-2442968>. Acesso em: 21 set. 2011.
QUESTO

34

A week after the Japanese catastrophe_______residents remained missing in Onagawa. According to the text, the alternative that completes this sentence correctly is A) over ten thousand. B) nearly one thousand. C) about five thousand. D) almost ten thousand.
QUESTO

37

About the special carbohydrates mentioned in the text, its correct to say that they A) B) C) D) are kind of unhealthy. help people lose weight. take little time to be digested. arent as powerful as protein or fat.

35

Its stated in the text that A) the baby girl was not naked when the rescuers found her. B) an elderly man was found near his home a week after the catastrophe. C) the 70-year-old woman in Osaka was found on the roof top of her house. D) the parents of the 4-year-old girl found in Ishinomaki didnt survive the tsunami.
QUESTO

QUESTO

38

Fill in the parentheses with T (True) or F (False). The second paragraph has answers to the following questions: ( ) What did the British scientists discover? ( ) Where was the research done? ( ) How many scientists took part in the study? ( ) Why did people eat less after having consumed Resistant Starch. According to the text, the correct sequence, from top to bottom, is A) B) C) D) FTTF FTFT TTFT TTTT
Ing- 12

36

Considering language use in the text, its correct to say: A) The verb forms stood (l. 4), will [] mount (l. 5) and begins (l. 6) are, respectively, in the Simple Past, Simple Future and Simple Present tenses. B) The adjective miraculous (l. 10) is formed by adding a prefix. C) The possessive its (l. 16) refers to woman (l. 15) D) The words woman (l. 15) and man (l. 17) are plural nouns.
Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Espanhol
Questes de 34 a 38
Instrues Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

Questes de 34 a 36
TEXTO: Lo que bien empieza, bien acaba Desayunar es mimar nuestra alimentacin para proteger nuestra salud, evitando enfermedades. No hay mejor manera de empezar un da de verano con un buen desayuno a base de cereales y lcteos. Hemos preguntado en nuestro Facebook y hay una variedad de gustos muy interesantes a la hora de desayunar. El caf y el pan con aceite de oliva para desayunar por las maanas son la eleccin ms votada de nuestros participantes.
LO QUE bien empieza, bien acaba. Disponvel em: <http://www.detiendasporelmundo.es/saber-comprar/ver.php?id=es&op=49>. Acesso em: 18 jul. 2011. Adaptado.
QUESTO

34
C) aconseja a tener muchos cuidados con la salud. D) niega que los cereales sean ideales para la salud.

En el texto, se A) B) orienta a comer pan con aceite y caf. informa que se ha hecho una encuesta.

QUESTO

35
C) al primer alimento del da. D) al ltimo alimento de la noche.

El trmo desayuno (l. 2) se refiere A) B) a la merienda. a las comidas.

QUESTO

36

Sobre la lengua usada en el texto, es correcto afirmar: A) B) C) D) nuestra (l. 1) es un pronombre posesivo. enfermedades (l. 1) tiene su forma singular enfermedad. muy (l. 3) puede sustituirse por mucho. a la hora (l. 3) es un trmino usado como sinnimo de ahora.

Questes 37 e 38
TEXTO: El mejor verano Durante la temporada de calor qu mejor y ms refrescante que disfrutar sin lmites del agua, el complemento ideal del verano. Es el momento donde se escucha a los nios buscar una fiesta de piscinas, ir en familia a los parques de agua y agotar todos los recursos para pasar un buen momento de diversin. Muchas y variadas son las actividades de esta temporada para compartir en familia.
EL MEJOR verano. Disponvel em: <http://www.terra.com/mujer/verano-en-familia/>. Acesso em: 20 jul. 2011. Adaptado.
QUESTO

37
C) deja a la gente ms agotada y sin nimo. D) ofrece bastante diversin para la familia.

De acuerdo con el texto, es correcto afirmar que el verano A) es ideal solo en las piscinas. B) presenta muchos riesgos a la salud.
QUESTO

38

En relacin al texto, es correcto afirmar: A) B) C) D) refrescante (l. 1) y momento (l. 3) pertenecen a la misma clase gramatical. sin (l. 1) expresa afirmacin. agua (l. 2) es un sustantivo de gnero femenino. a los nios (l. 2), en singular, es a lo nio.
Esp- 13

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Matemtica
Questes de 39 a 44
Instrues Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

QUESTO

39

Para marcar a Semana Mundial do Turismo, o CONTUR (Conselho Municipal de Turismo / Foz do Iguau), promoveu o concurso Fotos do Iguau, razoavelmente aceito pela comunidade, uma vez que, em apenas 45 dias, o nmero de inscries j atingia a casa das centenas. Supondo que as fotos recebidas nesses 45 dias foram separadas em trs conjuntos, a saber:

Entre os participantes, alguns concorreram com foto de apenas um destes conjuntos, mas houve aqueles que concorreram com fotos de dois ou trs. Associando concorrente e conjunto de fotos apresentadas, foram obtidos os nmeros indicados a seguir.

Entretanto, depois desta classificao, constatou-se que 104 pessoas apresentaram fotos fora de qualquer um destes trs conjuntos. Considerando as informaes anteriores, marque a alternativa em que est indicado o nmero total de participantes. A) B) C) D) 362. 372. 382. 392.

QUESTO

40

Admita que um arquiteto, residente em Cerro Azul, resolveu propor um monumento para ser construdo em certo ponto da cidade. Decidiu que o seu traado deveria ter as seguintes caractersticas: I. II. III. Ser parte da parbola, cujo traado define o conjunto verdade da inequao 2x x + 1 < 0, cujo universo o conjunto dos reais.
2

Imaginar como eixo das abscissas o piso do espao onde poder construir o monumento. Construir o monumento usando, apenas, a parte da parbola no correspondente ao conjunto verdade da inequao do item I.

De acordo com as caractersticas enumeradas, possvel concluir que a forma do monumento ser

A)

C)

B)

D)

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Mat- 14

QUESTO

41

Imagine um rapaz que estuda em uma das Universidades de Curitiba. Como a sua famlia do interior, mora na Repblica do Estudante de Colorado. Ele ainda no tem o seu notebook e, por isso, depende dos computadores que ficam em duas Lan Houses, a Torpedo e a Net Fcil. As duas casas fazem contrato mensal com o estudante, que precisa utilizar seus aparelhos. Veja esquematizado na tabela:

O referido estudante fez o seu cadastro em ambas as casas. No ms passado, por conta de acmulo da atividade, alm das 50 horas a que tem direito, ultrapassou 30 minutos em cada uma. Para calcular o total dessa sua despesa no ms citado, viu que podia escrever duas expresses de primeiro grau, f(x) e g(x). Agora, voc vai identificar em qual alternativa esto indicadas as expresses, para f(x) e g(x), e o seu gasto total. A) B) C) D) f(x) = 30 + f(x) = 30 + x; g(x) = 25 + x; g(x) = 25 + x e R$54,00. x e R$64,00.

f(x) = 30 + 5x; g(x) = 25+5 x e R$44,00. f(x) = 30 + 2x; g(x) = 25+2 x e R$34,00.

QUESTO

42

Admita que um vendedor ambulante que circula por Curitiba trabalha com um mesmo tipo de ma. Ele frequenta o curso mdio e est consciente do efeito da inflao na vida de qualquer brasileiro. O preo que paga por um quilo de ma que vende R$1,50 e no vai mudar por um tempo. Para fazer jus s suas despesas e s consequncias da inflao, resolveu usar a variao dos elementos do conjunto que possibilitam a existncia do log 2(x 2 + 5x 4) e acrescentar ao valor de R$1,50. Nessas condies, a variao de um quilo da fruta que vende oscilar, durante o citado perodo, de acordo com os valores do conjunto A) B) C) D) {x {x {x {x R; 0,50 < x < 3,50} R; 1,50 < x < 4,50} R; 2,50 < x < 5,50} R; 3,50 < x < 6,50}

Questes 43 e 44
Uma caracterstica importante de qualquer indivduo social a franqueza, a honestidade. Entretanto, em algumas situaes, preciso calar para evitar desvios de relacionamentos, principalmente com aqueles prediletos. Melhor descontrair, conversar amenidades, discutir a vida adequadamente ou jogar. Uma maneira relevante de jogar consiste em propor desafios para serem desvendados. As questes 43 e 44 propem desafios. O desafio, s vezes, facilmente resolvvel, mas dificultado pela abordagem, e o desafiado deve estar atento para isso. Veja a seguir.
Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Mat- 15

QUESTO

43

Imagine exemplos de tringulos retngulos que sero descritos a seguir. Considere como indicao, para qualquer um dos tringulos que sero descritos, o ngulo que determinado pelas semirretas que contm, respectivamente, a hipotenusa e o cateto adjacente: I. II. III. IV. M, cuja tg N, cuja tg O, cuja tg P, cuja tg . . . .

Analisando os tringulos descritos, identifique entre as alternativas que seguem a que contm aqueles cuja hipotenusa tem a mesma declividade. A) B) C) D) M e P. M e O. N e O. O e P.

QUESTO

44

Pensou um arquiteto: usando uma representao de funo exponencial, poderei traar a pista de skate que me foi encomendada. E fez o seguinte traado:

Deixou para algum identificar, entre as expresses alternativas do tipo f(x)= ba , aquela que representada pela curva traada A) B) C) D) f(x) = 2 f(x) = 3
x x

. .

f(x) = 6 (2) . f(x) = 2 (6) .


x

* * *

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Mat- 16

Qumica
Questes de 45 a 50
Instrues
QUESTO

Para responder a essas questes, identifique APENAS UMA NICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.
QUESTO

45

48

Os sistemas qumicos so pores de matria isoladas que podem ser observados e analisados. Considerando-se o sistema qumico fechado formado por gua, cloreto de sdio dissolvido e leo de soja, correto concluir que esse sistema A) B) C) D) heterogneo e apresenta duas fases lquidas. tem uma fase de maior densidade constituda pelo leo de soja. possui trs fases distintas com quatro substncias qumicas compostas. um sistema constitudo pela interao de trs substncias qumicas inorgnicas.

O ciclo da gua da Terra engloba fenmenos fsicos naturais que mantm a quantidade total de gua no planeta constante. Porm, o consumo excessivo, o desperdcio e a poluio da gua tm sido motivo de preocupao em diversas partes do mundo. De acordo com essas informaes e os fenmenos envolvidos no ciclo da gua, correto afirmar: A) B) C) D) O consumo excessivo de gua contribui para diminuir a quantidade total de gua do Planeta. A formao de chuva um fenmeno que ocorre devido s modificaes na estrutura molecular da gua. As interaes entre as molculas de gua fundamentam a formao de vapor de gua presente na atmosfera. O fenmeno de evaporao da gua de superfcie ocorre com absoro de calor do ambiente.

QUESTO

46

A Tabela Peridica uma ferramenta importante para o estudo dos elementos qumicos, que so organizados em perodos e grupos, em ordem crescente de nmeros atmicos, e, como consequncia, possibilita a previso de suas propriedades qumicas e fsicas. Entre os elementos qumicos apresentados na Tabela Peridica, podem-se destacar os essenciais vida, a exemplo de oxignio, carbono, hidrognio, nitrognio, fsforo e enxofre. Considerando-se essas informaes e a posio dos elementos na Tabela Peridica, correto afirmar: A) B) C) D) A massa atmica do oxignio o dobro da massa atmica do enxofre. O carbono, o nitrognio e o oxignio pertencem a um mesmo grupo peridico. A primeira energia de ionizao do oxignio menor do que a primeira energia de ionizao do carbono. O fsforo, ao se combinar com o hidrognio, forma um composto representado pela frmula molecular PH3.

QUESTO

49

O processo de decomposio de matria orgnica por bactrias anaerbicas nas estaes de tratamento de esgotos produz metano, CH4(g), dixido de carbono, CO2(g), amnia, NH3(g), e gua, H2O(l), alm de outras substncias. Considerando-se essas informaes e as propriedades das substncias qumicas produzidas na decomposio de matria orgnica, correto afirmar: A) B) C) D) A dissoluo de dixido de carbono em gua forma um cido fraco e instvel. A amnia, em soluo aquosa, apresenta carter cido porque libera ons OH(aq). O metano interage com a gua lquida em razo de ser constitudo de molculas polares. A molcula de dixido de carbono representada pela estrutura de Lewis : O C O : .

QUESTO

50

Considere os sistemas. I. II. Um balo de festas cheio com 0,8g de gs hlio. Um extintor de incndio contendo 5,0kg de dixido de carbono, CO2, sob presso.

QUESTO

47

O titnio um metal de transio que pode ser utilizado na fabricao de prteses, em razo de suas propriedades. Considerando-se a estrutura atmica e as propriedades peridicas desse elemento qumico, correto afirmar: A) B) C) D) O on Ti2+ apresenta a mesma configurao eletrnica do gs nobre criptnio. O raio atmico do titnio maior do que o raio atmico do zircnio e do hfnio. A configurao eletrnica do titnio, em ordem crescente de energia, representada por [Ar] 4s2 3d2. A densidade do titnio a maior do seu grupo peridico, o que justifica a sua utilizao em prteses.

Com base na anlise desses sistemas, correto concluir: A) A presso de gs hlio, no sistema I, e a presso de dixido de carbono, no sistema II, so constantes e independem das condies de temperatura. A quantidade de matria de tomos de carbono, no interior do sistema II, , aproximadamente, 1,1.102mol. O nmero de molculas de dixido de carbono no extintor de incndio 6,0.1022. O volume de gs hlio, no interior do balo, de 8,96L, nas CNTP.
Qu- 17

B) C) D)

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

1 1A
HIDROGNIO 1

Tabela Peridica CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS QUMICOS (com massas atmicas referidas ao istopo 12 do carbono)
Nome do elemento qumico

18 8A
2 HLIO NENIO ARGNIO CRIPTNIO XENNIO RADNIO

H
1

Nmero atmico

2 2A
4 BERLIO

Smbolo
Massa atmica
BORO

13 3A
CARBONO 5

14 4A
6 NITROGNIO

15 5A
OXIGNIO 7

16 6A
8

17 7A
9 FLOR

He
4

3 LTIO

10

Li
7

Be
9

B
11 13 27

C
12

N
14

O
16

F
19

Ne
20

MAGNSIO

FSFORO

ENXOFRE

ALUMNIO

11 SDIO

12

Elementos de transio 3 3B
ESCNDIO 21 TITNIO

14 SILCIO

15

16

17 CLORO

18

Na Mg
23 24

4 4B
VANDIO 22

5 5B
23 CROMO

6 6B
MANGANS 24

7 7B
25 FERRO

8
COBALTO 26

9 8B
27 NQUEL

10
28 COBRE

11 1B
29 ZINCO

12 2B
30

Al Si
28

P
31

S
32

Cl Ar
36 40

POTSSIO

GERMNIO

19 CLCIO

20

ARSNIO

31 GLIO

32

33 SELNIO

34 BROMO

35

36

K
39

Ca Sc Ti
40 45 48

V
51

Cr Mn Fe Co Ni Cu Zn Ga Ge As Se Br Kr
52 55 56 59 59 64 65 70 73 75 79 80 84

ESTRNCIO

ANTIMNIO

TECNCIO

ZIRCNIO

ESTANHO

RUTNIO

37 RUBDIO

38 TRIO

TELRIO

PALDIO

39

40 NIBIO

41

SEABRGIO TUNGSTNIO MOLIBDNIO

42

43

44 RDIO

45

46 PRATA

47 CDMIO

48 NDIO

49

50

51

52 IODO

53

54

Rb Sr Y
86 88 89

Zr Nb Mo Tc Ru Rh Pd Ag Cd In Sn Sb Te
91 93 96 (98) 101 103 106 108 112 115 119 122 128

I
127

Xe
131

MERCRIO

TANTLIO

POLNIO

BISMUTO

LUTCIO

CHUMBO

55 BRIO CSIO

56

71 HFNIO

72

73

74 RNIO

75 SMIO

76 IRDIO

77 PLATINA

78 OURO

79

80 TLIO

81

82

83

84 ASTATO

85

86

Cs Ba Lu Hf Ta W Re Os Ir
133 137 175 179 181 184 190 192

Pt Au Hg Tl Pb Bi Po At Rn
195 197 201 204 207 209 (209) (210) (222)

DARMSTCIO

ROENTGNIO

LAWRNCIO

Fr Ra Lr Rf Db Sg Bh Hs Mt Ds Rg
(223) (226) (262) (261) (262) (266) (264) (277) (268) (271) (272) (277) (285) (289)

Srie dos lantandeos


DISPRSIO GADOLNIO PROMCIO LANTNIO NEODMIO EURPIO SAMRIO 57 CRIO 58 59 60 61 62 63 64 TRBIO 65 66 HLMIO 67 RBIO 68 TLIO 69 ITRBIO 70

La Ce Pr Nd Pm Sm Eu Gd Tb Dy Ho Er Tm Yb
139 140 141 144 (145) 150 152 157 159 163 165 167 169 173

Srie dos actindeos


MENDELVIO CALIFRNIO EINSTNIO NEPTNIO PLUTNIO BERKLIO AMERCIO 89 ACTNIO TRIO 90 91 URNIO 92 93 94 95 CRIO 96 97 98 99 FRMIO 100 101 NOBLIO 102

Ac Th Pa U
(227) 232 (231) 238

Np Pu Am Cm Bk Cf Es Fm Md No
(237) (244) (243) (247) (247) (251) (252) (257) (258) (259)

Outras informaes importantes: R = 0,082 atm.l.mol-1.K-1 F = 96500 C 23 Constante de Avogadro 6,02.10


OBSERVAES: Valores de massa atmica aproximados com a finalidade de serem utilizados em clculos. Os parnteses indicam a massa atmica do istopo mais estvel. Fonte: IUPAC Periodic Table of the Elements (dezembro de 2006).

MEITNRIO

FRNCIO

87 RDIO

88

103

104 DBNIO

105

106 BHRIO

107 HASSIO

108

109

110

111

112

114

116

118

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Qu- 18

Referncias Questo 20 COELHO, M.; TERRA, L. Geografia geral e do Brasil. So Paulo: Moderna, 2003. Questes 23 e 24 CAMPOS, Flvio; MIRANDA, Renam Garcia. A Escrita na Histria. So Paulo: Escala Educacional, 2005. Questes 25 e 26 ______________ . _______________. Fontes das ilustraes Questo 5 ALBERTS, B., Jhonson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., Walter, P.; trad. Veiga, A. B. G. et al. Biologia molecular da clula. 4 ed p6. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 6. Questo 6 ______________________.________________________. p. 102. Questo 22 TAMDJIAN, James O.; MENDES, Ivan L. Geografia geral e do Brasil: estudos para compreenso do espao. So Paulo: FTD, 2004, p. 568.

Programa de Avaliao Continuada - PAC I - UNICENTRO 2011

Bio/Geo/Hist- 19

You might also like