You are on page 1of 13

Escola SESI Santa Rita de Cssia

Plano de Desenvolvimento Individual

1 Ano 2011 Professora: Samantha Alvarenga

Aluno:

Quem sabe onde quer chegar escolhe o caminho certo e o jeito certo de caminhar ( Tiago de Mello)

1. Proposta Curricular Prevista no Projeto Pedaggico da Rede SESI Minas


Alunos com necessidades especiais
As necessidades educacionais especiais (NEE) referem-se a diminuies ou transtornos de desenvolvimento, classificados em dois tipos: constitucionais e crnicos (resultantes de influencias sociais, culturais, educacionais e de metodologias de ensino inadequadas). So considerados alunos com necessidades especiais aqueles que revelam algum tipo de atraso de aprendizagem (lentido na compreenso da leitura, distrbios emocionais ou de conduta, isolamento social) exigindo ateno mais especfica e maiores recursos educacionais que os demais alunos da mesma idade. Os atrasos na linguagem ou na motricidade geralmente j existiam anteriormente, mas eclodem na escola, especialmente durante a alfabetizao. A rigidez do sistema escola-currculo e sistema de avaliao nico, fechado, nveis de exigncia e objetivos educacionais voltados mais para os aspectos cognitivos que para os procedimentos atitudinais no favorece a resoluo das dificuldades de aprendizagem. A incluso dos alunos com necessidades especiais baseia-se nos princpios de justia, igualdade, equidade, respeito e solidariedade e, de acordo com suas necessidades e possibilidades, acontece em nvel:

Fsico: organizao das turmas ou unidades de educao especial nas escolas com funcionamento e atividades independentes e diferenciadas; a integrao se faz na utilizao conjunta dos espaos comuns (ptio, refeitrio); Social: a integrao se faz em atividades extra classe conjuntas (feiras, jogos, acampamento). Funcional: participao integral, com aulas em conjunto em tempo integral ou por meio perodo; Comunitrio: investimento mais amplo, visando a mudana na estrutura social, com preparao e encaminhamento para o trabalho, orientao social e sexual na adolescncia, terapia ocupacional.

A escolarizao desses alunos pode ser feita: Em classe regular, acompanhado de atendimento extra classe com especialista, sob responsabilidade da famlia; Meio perodo em classe regular e meio perodo na escola especial. Para praticar a integrao (incluso), a escola precisa adotar alguns procedimentos especficos: Promover a reflexo coletiva, a partir dos objetivos educacionais, visando a (re) definio das metas e a adaptao do currculo, das metodologias, dos critrios de avaliao e promoo. Tornar a integrao (incluso) uma tarefa coletiva da escola no um projeto apenas de alguns, diretamente encarregados do trabalho com os alunos com NEE. (Re) organizar o espao e o tempo escolar levando em considerao as condies de viabilidade de cada escola e as formas de integrao entre pais, equipe mdico-psicopedaggico, administradores e professores. Organizar o dossi dos alunos com NEE: avaliao e diagnsticos mdico-psicopedaggico, para determinar as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Investir na formao continuada dos professores e de toda equipe. Ser necessrio tambm preparar a escola para a integrao (incluso) Respeitando as possibilidades/impossibilidades individuais. Sensibilizao do grupo (professores e alunos) para receber o aluno NEE, no o rotulando como diferente, para que a incluso seja um processo natural e real da escola. A avaliao dos alunos portadores de necessidades espaciais ser qualitativa, de carter diferenciado, utilizando-se de relatrios individuais sobre o seu desenvolvimento ao longo do processo de aprendizagem.

2- Proposta pedaggica da Escola SESI Santa Rita de Cssia de Ipatinga.


Deve-se registrar o currculo escolar proposto para a turma na qual o aluno est incerido. Tendo como referencia os parmetros Curriculares Nacionais e os contedos neles previstos.

Natureza de contedos:
Conceituais: referem-se a construo intelectuais para operar com smbolos, idias, imagens e representaes que permitem organizar a realidade PCN; Procedimentais: expressam um saber fazer que envolve tomar decises e realizar uma srie de aes de forma ordenada e no aleatria para atingir uma meta PCN; Atitudinais: (referem-se s atitudes, valores e normas PCN). Habilidades/ Competncias a serem adquiridas: 2.1 Cognitivas e metagognitivas: importante buscar compreender porque o aluno fracassa nas aprendizagens que exigem, predominantemente, os processos cognitivos e metacognitivos. 2.2 Motoras e psicomotoras: Flexibilidade, tonicidade, movimentos involuntrios, possibilidade de executar intencionalmente determinados movimentos com o corpo, equilbrio esttico e dinmico, controle mental das aes motoras, lateralidade e domnio de esquema corporal. 2.3 Interpessoais/ Afetivos: Auto-imagem, auto-estima, sociabilidade, empatia, persistncia para atingir seus objetivos, resoluo de conflitos, controle das emoes, grau de autonomia, percepo do par educativo. 2.4 Comunicacionais: Comunicao com colegas, famlia, professores e demais profissionais da escola nas mais variadas situaes de vida, seja interior da escola, em casa ou nos vrios ambientes sociais.

2.5 reas de conhecimento: Referem se ao aprendizado e utilizao dos contedos das diferentes reas de conhecimento presentes nos currculo escolares: Lngua Portuguesa, Matemtica, Cincias, Geografia, Histria, Arte, Educao Fsica, Literatura Infantil, Informtica, Msica. Durante todo o processo deve se ser feita anlise dos contedos curriculares tendo como referncia: o aluno, a atividade e a mediao. 3. Plano de Interveno Pedaggica Estratgias metodolgicas: estratgias educacionais a serem utilizadas para alcanar o desenvolvimento dos conhecimentos e capacidades previstas. Recursos: materiais pedaggicos necessrios para o desenvolvimento da proposta, jogos com o grupo e outros recursos diferenciados dentro do contexto da turma. Atendimentos Educacionais: Atendimentos com a professora regente Atendimento com a professora de apoio especializado ANLISE DE ATIVIDADES PEDAGGICAS O ALUNO A ATIVIDADE A MEDIAO
* Qual o nvel de pensamento o aluno se encontra? * Como percebe os estmulos? * Como se comunica? * Aceita o outro? * Quais seus recursos para responder aos problemas? * Conheo o aluno como sujeito: suas emoes, seus pensamentos, seus desejos, sua histria, seu interesses? * O aluno compreendeu o que para fazer? * Estimula a cognio? E a metacognio? * Desafia o pensamento, constituindo-se em situaes problema? *Est dentro de um contexto que estimula o pensamento, antecipao, a concentrao, a percepo, discriminao, a ateno, a memria, o raciocnio, a linguagem, etc? * Propicia uma interao simblica com o meio: lidar com o pensamento, usar o raciocnio, de criar, inovar? * Tem uma funo social interacional? *Reproduz, automatiza, condiciona, treina, sem significado para o aluno? Ou significativa, possibilitando aprender, selecionar, construir, tornando-o agente de * identificar a necessidade educacional especial do aluno? * Criar estratgicas para estimular a cognio? * Propiciar ao aluno a independncia, o pensar e refletir, analisando as tarefas do aluno, valorizando sua aprendizagem? * A interveno desafia o aluno? *Questiona suas respostas? *Com interferncia de outra pessoa afeta o desempenho do aluno? * Favorece a autonomia do aluno para decidir, opinar, escolher e tomar iniciativas? * Criar estratgicas terico metodolgicas permitindo o desenvolvimento cognitivo e apropriao do saber? *Despertar o interesse dos

produzir significado/ conhecimento? * Est centrada na seqncia cognitiva do aluno ou na seqncia lgica do contedo?

alunos?

4. Leis de Diretrizes e Bases da Educao Nacional CAPTULO V Da Educao Especial Art. 58. Entende-se por educao especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. 1. Haver, quando necessrio, servios de apoio especializado, na escola regular, para atender s peculiaridades da clientela de educao especial. 2. O atendimento educacional ser feito em classes, escolas ou servios especializados, sempre que, em funo das condies especficas dos alunos, no for possvel a sua integrao nas classes comuns de ensino regular. 3. A oferta de educao especial, dever constitucional do Estado tem incio na faixa etria de zero a seis anos, durante a educao infantil. Art. 59. Os sistemas de ensino asseguraro aos educandos com necessidades especiais: I - currculos, mtodos, tcnicas, recursos educativos e organizao especfica, para atender s suas necessidades; II - terminalidade especfica para aqueles que no puderem atingir o nvel exigido para a concluso do ensino fundamental, em virtude de suas deficincias, e acelerao para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados; III - professores com especializao adequada em nvel mdio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integrao desses educandos nas classes comuns;

IV - educao especial para o trabalho, visando a sua efetiva integrao na vida em sociedade, inclusive condies adequadas para os que no revelarem capacidade de insero no trabalho competitivo, mediante articulao com os rgos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas reas artstica, intelectual ou psicomotoras; V - acesso igualitrio aos benefcios dos programas sociais suplementares disponveis para o respectivo nvel do ensino regular. Art. 60. Os rgos normativos dos sistemas de ensino estabelecero critrios de caracterizao das instituies privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuao exclusiva em educao especial, para fins de apoio tcnico e financeiro pelo Poder Pblico. Pargrafo nico. O Poder Pblico adotar, como alternativa preferencial, a ampliao do atendimento aos educandos com necessidades especiais na prpria rede pblica regular de ensino, independentemente do apoio s instituies previstas neste artigo.

Escola SESI Santa Rita de Cssia Plano de Desenvolvimento Individual dos alunos (PDI)

Data da elaborao: ____/____/____ 1. Dados da escola Nome da Escola: SESI Santa Rita de Cssia Ato. Autorizativo: Ensino Fundamental 1 4 srie Portaria SEE n 923/2004MG Endereo: Rua Wenceslau Brs, Telefone: (031) 3823-3029 2. Dados do aluno Nome do aluno: ________________________________________ Data de nascimento: ____/____/____ Srie em curso: ________________________________________ Responsvel pelo aluno: _________________________________ 3. Histria de vida do (a) Aluno(a) (Relatrio Circunstanciado) Com que idade o aluno comeou a freqentar a escolarizao? Descreva, at o momento, onde e como foi o percurso escolar desse aluno. Se houve alguma mudana de escola, citar o motivo.

3.1 H quanto tempo est na atual escola? ( ) Menos de 1 ano ( ) 1 ano ( ) 2 anos ou mais. Quantos? 3.2 H quanto tempo est neste ciclo/srie? ( ) Menos de 1 ano ( ) 1 ano ( ) 2 anos ou mais. Quantos?

3.3 ( ( ( (

H quanto tempo freqenta o atendimento educacional especializado? ) Nunca Frequentou ) Menos de 1 ano ) 1 ano ) 2 anos ou mais. Quantos?

3.4 H algum diagnostico clinico? ( ) No ( ) Sim Qual o diagnstico?

3.5 Qual o profissional que atesta o diagnstico? Devero ser listados os profissionais.

3.6 O aluno faz uso de algum medicamento? ( ) No Qual?

( ) Sim

3.7 Como a escola obteve estas informaes? ( ) Famlia ( ) Mdico ( ) Psiclogo ( ) Outros

3.8 Atualmente, o aluno tem algum acompanhamento clnico? ( ) No ( ) Sim. Qual (is)? H quanto tempo? ( ) Menos de 1 ano ( ) 1 ano ( ) 2 anos ou mais. Quantos? ( ) Nunca Teve acompanhamento clnico

4- Habilidades a serem alcanadas


Habilidades Acadmicas Observadas Portugus Dificuldades que o aluno apresenta Habilidades a serem alcanadas

Matemtica

Histria

Informtica

Geografia

Cincias

Literatura

Msica

Educao Fsica

Artes

4.1 Outras informaes importantes:

4.2 Profissional (ais) responsvel (eis) pelo preenchimento dos dados: Professora regente: ____________________________________________ Pedagoga: ____________________________________________________

You might also like