You are on page 1of 8

CRDITO RURAL: Uma abordagem teorica no agrongocio brasileiro

RESUMO

Com o desenvolvimento dos processos agrcolas que buscam maior produtividade e rentabilidade, sem a necessidade de expanso territorial, a modernizao do campo, bem como a tecnificao, so essenciais para proporcionar esse aumento. Um dos fatores limitantes para que isso ocorra justamente a falta de recursos para serem investidos nas propriedades rurais.Neste contexto surge o credito rural que possibilita ao produtor rural acesso a recursos que podem ser aplicados desde a produo, infraestrutura, comercializao, beneficiamento, ou seja em quase toda cadeia produtiva que est inserida. O objetivo deste trabalho foi apresentar as formas de crdito rural, enfocando o financiamento rural disponibilizado aos produtores por rgos basicos (amplitude nacional), e as mudanas ocorridas com o progresso do agronegcio no Brasil. Observa-se que com as mudanas de paradigmas no agronegocio o credito rural teve modificaes a respeito de sua criao, entretanto mantendo o objetivo de auxiliar o homem do campo no processo de aquisio dos insumos necessarios para sua atividade. Palavras-Chaves: Financiamento rural. Modernizao do campo. Linhas de credito.

INTRODUO

A agricultura brasileira tem sido impulsionada por um movimento de tecnificao e modernizao das praticas de produo visando maior lucro e competitividade no mercado, bem como a garantia do abastecimento deste. Neste cenrio surge o credito rural que possibilita ao produtor rural subsidios financeiros para acompanhas as modificaes ocorridas no agronegocio. Desde financiamento de custeio da produo, a financiamentos para modernizao de frotas de veiculos e infraestruturas nas propriedades at para o escoamento da produo, os financiamentos apresentam relevante importancia para os produtores otimizarem a sua produo. Com efeito de problemtica ao tema escolhido, surge as dificuldades encontradas pelos produtores no ato de conseguir financiamentos para a execuo de suas atividades. Essas normalmente surgem justamente por falta de conhecimento das linhas e modalidades as quais eles se encaixam. indicado como justificativa os caminhos que os produtores poder seguir na tentativa de se eliminar ao mximo o problema de inadimplncia que afeta todos os setores, trazendo riscos para toda a sociedade. O presente estudo faz uma reviso bibliografica a cerca do credito rural hoje disponibilizado no pas aos produtores. Foram pesquisados livros, periodicos e artigos que tratam desta tematica em plataformas digitais disponbilizadas na rede.

O objetivo deste trabalho foi apresentar as formas de crdito rural, enfocando o financiamento rural disponibilizado aos produtores por rgos basicos (amplitude nacional), e as mudanas ocorridas com o progresso do agronegocio no Brasil.

O CRDITO RURAL

O crdito rural apareceu a tempos atrs, desde ento utilizado pelas instituies financeiras no intuito de facilitar ao setor agrcola maiores facilidades no plantio de suas lavouras e outras atividades usadas dentro do ramo. Pinto (2004 - p.3) afirma que;
De fato, desde o princpio da colonizao reconhecida a importncia da agricultura para a economia nacional, destacando-se na histria do Brasil os ciclos da cana-deacar, do algodo e do caf, alm de outros como o da mandioca, o do milho e, mais recentemente, o da soja.

Desde os tempos da colonizao em nosso pas o setor agrcola j vem conquistando seu espao, se mantendo em destaque dentro do contexto econmico nacional, um dos grandes motivos desse crescimento e que possumos vastas e produtivas terras, era uma grande fonte geradora de riquezas na poca com isso diversas culturas obtiveram destaque se agregando as fases dos ciclos produtivos, algumas como a Cana-de-acar, algodo, milho, soja acarretaram ao setor crescimento das reas e maior produo com o passar dos anos. De acordo com Bacha, Danelon e Filho, (2005 - p.44).
Crdito rural so os recursos oferecidos pelo sistema bancrio agropecuria, sendo que parte expressiva desses recursos segue as normas fixadas pelo Sistema Nacional de Crdito Rural (SNCR), criado em 1965 pela lei n 4.829. Esta ltima garante a concesso de crdito agropecuria a taxas de juros e condies de pagamentos diferentes das vigentes no mercado livre. Assim, o crdito rural , potencialmente, um dos mais importantes instrumentos de poltica agrcola . (2005 - p.44).

Esses recursos so de grande importncia dentro do setor rural, fortalece expressivamente a poltica agrcola, utiliza os financiamentos feitos pelas instituies financeiras no intuito de aplicar em suas atividades variadas. Os produtores rurais o maior usurio desse tipo de servio prestado, na busca de recursos de financiamento de suas plantaes. Esses recursos so seguidos de acordo com normas estabelecidas pelo Sistema Nacional de Crdito (SNCR), esse por sua vez tem a funo de garantir melhores condies aos agricultores na utilizao desses financiamentos oferecidos pelas instituies financeiras. Antes do ano de 1965 o crdito rural tinha seu funcionamento apenas na instituio do Banco do Brasil, aps esse perodo algumas novas medidas foram

impostas sendo denominadas como o marco da evoluo do crdito rural no Brasil. Em 1967 tornou-se obrigatrio direcionar 10% dos pagamentos a vista dentro dos sistemas dos bancos para as concesses de crdito no setor agrcola; em 1986 foi extinta a Conta Movimento e a Criao da poupana Rural; 1995 criao do PRONAF; 1996 Programa da Securitizao das dvidas do agricultores, decises como essas ajudaram o setor se manter em seu ritmo de crescimento.(REVISTA DE POLTICA AGRCOLA, 2004). O crdito rural define-se em ser um recurso financeiro habilitado em facilitar o processo de concesso de crdito aos agricultores e rgos ligados ao ramo agrcola, so bens financiveis dessas linhas de crditos atividades que estimula os investimentos rurais, sendo na compra de uma mquina agrcola, gastos com o plantio da lavoura, armazenamento e beneficiamento da produo, todo o processo visa oferecer maior comodidade aos beneficirios em sua produo.

2.1

Objetivos do Crdito Rural

Dentre os objetivos do crdito rural pode-se evidenciar os estmulos aos produtores rurais na tentativa de intencion-los a investirem em suas lavouras, incluindo armazenamento, beneficiamento e nas industrializaes dos produtos gerados atravs da agricultura, quando forem gerados por suas cooperativas ou por pessoas fsicas e jurdicas equiparadas aos produtores; favorecer formas adequadas do custeio da produo e a comercializao de produtos ligados a agropecuria; dar uma ateno maior aos pequenos e mdios produtores rurais em pr do fortalecimento do setor rural; Incentivar a criao de novos mtodos na produo, com o intuito de aumentar a produtividade, a melhoria de vida das populaes rurais (CRDITO RURAL, 2007). Souza (2008), relata que o crdito rural tem por objetivo fortalecer o setor rural, impulsionar a introduo e/ou adoo de procedimentos racionais no sistema de produo, pela liberao de subsdios e recurso em diversas linhas, que tendem a ser especificas de acordo com o objetivo a qual solicitado. Ou seja, no intuito de promover cada vez mais uma tecnificao e melhoramento no sistema de produo agricola, o credito rural torna-se uma ferramenta de auxilio ao homem do campo que tem como fator limitante para seu desenvolvimento fatores financeiros. Alagoas (2012, p.2), relata que os objetivos do credito rural so:
estimular os investimentos rurais feitos pelos produtores ou por suas associaes (cooperativas, condomnios, parcerias, etc); favorecer o oportuno e adequado custeio da produo e a comercializao de produtos agropecurios; fortalecer o setor rural; incentivar a introduo de mtodos racionais no sistema de produo, visando ao aumento de produtividade, melhoria do padro de vida das populaes rurais e adequada utilizao dos recursos naturais.

Assim, observa-se que de acordo com cada objetivo o credito rural possui categorias que vo desde o custeio da produo at as questes ligadas a

comercializao, englobando os segmentos do agronegocio (antes, dentro e psporteira).

2.2

Tipos de Crdito Rural

Vrias atividades podem ser inclusas nos pacotes de financiamentos em variadas instituies financeiras dentre elas podemos destacar o Crdito de Custeio, Investimentos e Comercializao (Quadro 01). QUADRO 01 Linhas de financiamento disponivel para os produtores rurais
MODALIDADE O Crdito de Custeio FINALIDADE tem como finalidade cobrir as despesas geradas dentro dos ciclos de produo financiando o capital utilizado no desenvolvimento de atividades agrcolas, pecuria e de beneficiamentos ou industrializao de produtos agropecurios viabilizar a aplicao de bens na melhoria do processo de produo usados em financiamentos de mquinas, implementos, modernizaes relacionadas a infra-estrutura de produo outras funes desempenhadas no ciclo produtivo. cobrir despesas das fases posteriores a colheita, visa proporcionar benefcios de modo a permitir o bom armazenamento conservao da produo pra maiores rendas em possveis vendas futuras.

Crdito de Investimento

Crdito de Comercializao

Fonte: Elaborado a partir de Crdito Rural, (2012). Segundo Oliveira (2001, p. 23) salienta que os recursos para financiamento do custeio, comercializao e investimento da agricultura podem ser de fontes formais (pblicas ou privadas) ou de fontes informais. Crdito informal, conforme Almeida (1994, citado por Oliveira, 2001, p. 23), todo emprstimo em dinheiro, insumo ou servio, realizado por um agente (indivduo ou firma) a um produtor rural, estando tal operao, fora do controle direto das Autoridades Monetrias. O crdito formal estabelecido pelo Conselho Monetrio Nacional (CMN) e controlado pelo Banco Central, atravs do Sistema Nacional de Crdito Rural (SNCR), includos todos os agentes financeiros, oficiais e privados. A escolha da linha de financiamento deve seguir criterios que vo desde as caracteristicas da propriedade rural ao objetivo que ele utilizado. As taxas de juros, a carncia e prazos para pagamento tendem a variar de acordo a intituio. Cabe ao

produtor rural avaliar e analisar suas necessidades e disponibilidade na escolha do financiamento correto. No auxilio ao produtor rural, o Conselho Monetrio Nacional aprovou a Resoluo 3.517/2007, que determina a divulgao do Custo Efetivo total (CET) das operaes de crdito (BRASIL, 2012). Com esse servio, qualquer cidado tem condies de avaliar e comparar linhas de financiamento,conhecendo de fato o montante final que ir pagar. Essa ferramenta auxilia nas tomadas de deciso, sendo bastante utilizadas hoje pelo empresariado rural.

O CREDITO RURAL NO CONTEXTO DO AGRONEGOCIO

O agronegcio (ou agribusins) est intimantente ligado a subsidios e incentivos financeiro por parte de aes governamentais em meados de decada de 60 e 70 do sculo XIX. Vrios programas de incentivo de modernizao da agricultura brasileira, fez surgir linhas diversas de credito como SUDENE, SUDAN e SUFRAMA. At esse periodo o credito rural era concentrado no Banco do Brasil, que aps a crise de 1979,a qual modificou o aspecto do agronegocio (BRITO,2008). Anto e Campanholo (2012, p.4-5), relata a diversificao deste servio como:
Atualmente, o Sistema Nacional de Crdito Rural constitudo de rgos bsicos, vinculados e articulados. Como rgos bsicos tm-se Banco Central do Brasil (Bacen), Banco do Brasil (BB), Banco da Amaznia (Basa) e Banco do Nordeste (BNB). E so rgos vinculados o Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), bancos privados e estaduais, caixas econmicas, cooperativas de crdito rural e sociedades de crdito. Por fim, os rgos articulados constituem rgos oficiais de valorizao regional e entidades de prestao de assistncia

As instituies possuem autonomia em estabelecer particularidade e especificidade de acordo com a linha de credito que possuem,que abragem desde a agricultura familiar at a patronal. A insero do credito no contexto atual do agronegocio apresenta algumas diferenciaes a cerca da lei a que foi criado. Conforme relata Anto e Campanholo (2012), as principais mudanas ocorridas foram: Obrigatoriedade de deposito de 10% vista ao sistema bancrio para liberao de credito (resoluo do Conselho Monetrio Nacional); Extino da Conta Movimento,com limitao da disponibilidade de credito pela Unio; Criao da Poupana rural Participao do BNDES com criao de diversos programas de financiamento rural; Todas essas modificaes visavam adequar os programas de credito rural a

nova realidade da agricultura brasileira que vem se modernizando e otimizando seu sistema de produo. Essas mudanas provocaram inicialmente no meio agrcola uma discriminao em relao a alguns produtores os quais no encaixavam nos requisitos exigidos pelas agncias de fomento. Padilha e Medeiros (2010,p.10), relatam:
Um fator que condiciona a este constante movimento modernizador a ligao da agricultura com o agronegcio, que busca irradiar pelo pas as formas modernas de produzir, pois acaba sendo o principal beneficiado disto, trazendo para si novas reas e produtos, que possam de alguma maneira render-lhe lucro. Porm, conseqncia disso a discriminao de muitas propriedades e produtores que no se encaixam nos modelos produtivos.

Entretanto, a insero do BNDES no cenrio do credito rural, proporcionou um amenizao nesta problemtica, quando criou programas especficos para agricultura familiar. Moreira (2010), relata que as linhas de crditos rurais hoje para o agronegcio proporciona uma motivao nos produtores rurais fazendo que este busquem cada vez mais pelos recursos oficiais disponibilizados. Ressalta que com a disponibilidade de recursos necessrio a produo o mercado agrcola tende a se antecipar na aquisio de insumos, e os tratos culturais, o que reflete positivamente no agronegcio como um todo: sempre bom lembrar que a agricultura a mais importante fora de trabalho e riqueza de nosso pas e como tal merece investimentos importantes(p.1) Como foi visto o credito rural tende a ser uma fora motriz que impulsiona o agronegcio brasileiro dando condies para que seja feitas melhorias nas condies de produo seja com recursos de custeio garantido at as questes de infraestrutura em geral. Mesmo com acontecimento de vrias crises no meio agrcola, observa-se que as linhas de financiamento sempre esto presente na produo agrcola brasileira, em que seja na sua totalidade ou parte dos recursos financeiros necessrios, sempre observa-se que independente do porte, a maioria dos produtores rurais utilizam esse servio no Brasil.

CONSIDERAES FINAIS

De acordo com que foi apresenado, a expressividade da importncia do crdito rural no Brasil notria. Dentro do novo cenrio do agronegcio este apresenta-se como um facilitador para que produtores de diferentes caracteristicas consigam acompanhar a modernizao e a tecnificao proposta pelo agronegocio. Com uma diversificao grande, vrias instituies que possibilitam o acesso ao credito o produtor rual tem disponivel uma soluo para um dos principais gargalos que surgem dentro da produo: a falta de recurso. Este trabalho proporciona um material de fcil consulta para nortear os

produtores e profissionais da rea na captao de recurso para o desenvolvimento de uma propriedade rural. ABSTRACT With the development of processes that seek greater agricultural productivity and profitability, without the need for territorial expansion, modernization of the countryside, as well as technification, are essential to provide this increase. One of the limiting factors for this to occur is precisely the lack of resources to invest in properties rurais.Neste context arises the rural credit which enables the farmer access to resources that can be applied from production, infrastructure, marketing, processing, or is in almost every production chain that is inserted. The objective of this study was to present the forms of rural credit, focusing on rural finance available to producers for basic organs (amplitude national), and changes with the progress of agribusiness in Brazil. It is observed that with the paradigm shifts in the agribusiness rural credit had modifications regarding its creation, however keeping the goal of helping the farmer in the process of acquiring the necessary supplies for your activity. Key Words: Rural financing. Modernization of the field. Lines of credit.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALAGOAS, Secretaria de Agricultura Pecuria e Abastecimento. Credito Rural. Disponvel em: http://www.agricultura.al.gov.br/programas/credito-rural.pdf. Acesso em: 22 ago.2012 ANTO, Rosimeire Aparecida de Souza.; CAMPANHOLO, Tarcisio. O Crdito Rural no Contexto do Desenvolvimento Econmico e Social. Disponvel em: catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv3n5/artigo03.pdf. Acesso em: 26 ago 2010 BACHA, Carlos Jos Catano / DANELON, Leonardo / FILHO, Egmar Del Bel. Evoluo da taxa de juros real do crdito rural no Brasil Periodo de 1985 a 2005. Disponivel em: http://www.upf.br/cepeac/download/rev_n26_2006_art2.pdf acesso em 16 de ago.2012. BRASIL, Ministerio da Fazenda. Servios ao Cidado: Custo Efetivo Total CET. Disponivel em: http://www.fazenda.gov.br/portugues/servicos/custo-efetivototal_iframe.asp. Acesso: 04 set. 2012 BRITTO, WALDENIR S. F. Gesto e controle do agronegcio. AEVSF/FACAPE, 2008. (Apostila). Disponvel em: http://www.facape.br/waldenir/gca/apostila__introducao_-_8_periodo-2008.pdf. Acesso em: 24 ago. 2012. CRDITO RURAL. Manual do Crdito Rural. Disponivel em:

http://www.agricultura.gov.br/pls/portal/docs/PAGE/MAPA/MENU_LATERAL/AGRIC ULTURA_PECUARIA/POLITICAS_AGRICOLAS/TEXTOCREDITO.PDF acesso em 19 ago 2012. MOREIRA, Fernando. Financiamento Rural Agrcola. 2010. Dsponivel em: http://economia.culturamix.com/financiamento/financiamento-rural-agricola. acesso em 24 de ago 2012 OLIVEIRA, Elis Regina.Financiamento Privado do Setor Agropecurio, na Dcada de 90: Uma anlise da CPR Cdula de Produto Rural.2001. Disponvel em: http://www.cpgls.ucg.br/ArquivosUpload/1/File/CPGLS/IV%20MOSTRA/NEGCIO/Fin anciamento%20privado%20do%20setor%20agropecuario%20na%20decada%20de %2090%20uma%20analise%20cpr.pdf. Acesso em: 15 ago. 2012. PADILHA, Wilian.; MEDEIROS, Marlon Clovis. As mudanas recentes no crdito rural e a dinmica regional da agricultura brasileira. IN:XVI Encontro Nacional de Geografos: Porto Alegre - RS de 25 a 31 de julho de 2010. Anais... 2010. CD-ROM. PINTO, Marcia Mendes da Silva. Estudo do Crdito rural com enfoque no Pronaf. Santa Helena de Gois: 2004. REVISTA DA POLITICA AGRICOLA. Evoluo histrica do crdito rural. 2004. Disponivel em: http://www.agronegociose.com.br/agr/down/artigos/Pol_Agr_4_Artigo_02.pdf acesso em 24 de ago 2012. SOUZA, Clovis Romrio Goudinho. FAZENDA LEGAL Credito rural. Rio de Janeiro: Federao da Agricultura, Pecuria e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj). Verso Revisada e Atualizada Terceira Impresso 2008. Disponvel em: FAZENDA LEGAL Credito rural. Acesso em: 21 ago. 2012

You might also like