You are on page 1of 47

Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville Curso de Engenharia de Mobilidade

Profa. Viviane Lilian Soethe


Joinville - SC 09/05/2011
1

Contedos da Aula/Objetivos
Unidade 3 Falhas: fratura, fadiga, fluncia Objetivos: Compreender os conceitos relacionados com as principais falhas dos materiais e suas causas. Distinguir e identificar problemas de fratura, fadiga e fluncia em materiais metlicos. Compreender a importncia do conhecimento destes conceitos dentro da engenharia da mobilidade a fim de evitar problemas na confeco e utilizao de materiais.

Eu no falhei nenhuma vez. Eu descobri centenas de maneiras que no funcionam. Eliminando as maneiras que no funcionam, eu me aproximo de conhecer as que funcionam. Thomas Edison sobre as inmeras tentativas realizadas antes de encontrar a forma correta de desenvolver a lmpada.

Conhecer a mecnica dos diferentes tipos de falhas importante para o projeto de um componente ou estrutura a fim de minimizar a possibilidade de ocorrncia de danos ao equipamento quando sujeito a condies extremas.

Falha: evento quase sempre indesejvel perda de vidas humanas, econmicas e de produtos e servios. O conhecimento das causas das falhas e do comportamento dos materiais nem sempre previne o acontecimento de um problema. Causas: seleo e processamento de materiais de maneira no apropriada e um projeto inadequado do componente ou m utilizao.

Responsabilidade do engenheiro: antecipar e planejar considerando


possveis falhas caso ocorra: avaliar suas causas para que no ocorram mais muito utilizado na indstria aeronutica.

Fratura simples: separao de um corpo em duas ou mais partes em resposta a imposio de uma tenso de natureza esttica e a baixas temperaturas.

Trao

Compresso

Cizalhamento

Toro

Fratura

Frgil

Dctil

Habilidade do material em apresentar deformao plstica

Processo de fratura envolve duas etapas: formao e propagao de trincas em resposta a imposio de uma tenso. O modo da fratura dependente do mecanismo de propagao de trincas.

Fratura

Dctil

Frgil

Extensa deformao plstica na vizinhana de uma trinca que est avanando. Estvel: no cresce espontaneamente. Metais e polmeros

Propagao rpida das trincas com pouca deformao plstica. Instvel: cresce espontaneamente. Cermicas dente e avies

Desejvel

Indesejvel - repentina

Compreenso da fratura em um material a partir do entendimento da propagao de trincas e sistema de absoro de energia no esmalte do dente: cermica.

Metais macios Au, Pb em T ambiente, polmeros e vidros inorgnicos. Reduo da rea virtualmente at 100%.

Fratura mais comum para metais dcteis fratura precedida por um empescoamento

Fratura frgil sem a apresentao de deformao plstica

a) Empescoamento inicial; b)
formao de pequenos vazios; c) coalescncia e cavidades para formao da trinca elptica paralelo ao eixo principal da trinca; d) propagao da trinca ao redor do permetro externo do pescoo; e) fratura com cizalhamento.

Fratura taa ou cone 45o

Aparncia irregular e fibrosa deformao plstica

Nanoplasticidade nanofio de ouro

Fratura taa ou cone

Aumento 3300X MEV microcavidades esfricas devido a trao uniaxial

Aumento 5000X MEV microcavidades parablicas devido a cizalhamento 45o

Ocorre sem qualquer deformao aprecivel e pela rpida propagao de uma trinca. A direo de movimento da trinca aproximadamente perpendicular a direo da tenso aplicada superfcie de fratura praticamente plana.

a) Marcas de sargento (forma V) seta: origem da trinca; b) Nervuras radiais em formato de leque ampliao de 2X.

Fratura frgil: ruptura de ligaes atmicas de forma sucessiva ao longo de planos cristalogrficos especficos Clivagem Fratura transgranular trincas da fratura passam atravs dos gros.

Propagao da trinca no interior dos gros MEV Ferro Fundido

Fratura intragranular trincas da fratura se do ao longo dos contornos de gro. Resulta aps a ocorrncia de processos que enfraquecem ou fragilizam as regies dos contornos de gros.

Propagao da trinca no contorno de gro natureza 3D dos contornos

Mecnica da fratura: quantificar as relaes entre as propriedades dos materiais, o nvel de tenso, a presena de defeitos geradores de trincas e os mecanismoss de propagao de trincas. Historicamente:

EUA U$ 119 bilhes s/ conhecimento

Gastos devido a problemas por fratura

1982 EUA U$ 56 bilhes c/ conhecimento

Falhas estruturais
Negligncia Novas tecnologia Projeto Provocam resultados inesperados

Construo

Operao

A resistncia a fratura media para a maioria dos materiais frgeis menor que aquela obtida por meio dos clculos baseados em energias de ligaes atmicas. Explicado pela presena de defeitos e microtrincas. Estes pontos apresentam-se como um ponto de incio de uma fratura quando realizada a aplicao de uma tenso concentram tenses.
A tenso diminui em funo da distncia com relao a trinca/ defeito tornando-se a tenso nominal o (carga aplicada a sesso transversal da amostra pela rea) Concentrador de tenso

Considerando-se uma trinca como sendo um furo elptico vazante a uma placa que se encontra orientado perpendicularmente tenso aplicada, a tenso mxima da trinca ser dada por:

Tenso nominal

Comprimento de uma trinca superficial ou trinca interna

Considerando-se uma trinca como sendo um furo elptico vazante a uma placa que se encontra orientado perpendicularmente tenso aplicada, a tenso mxima da trinca ser dada por:

Tenso nominal

Comprimento de uma trinca superficial ou trinca interna

Algumas vezes podemos escrever:

Fator de concentrao

Medida do grau pelo qual uma tenso aplicada externamente aumentada na extremidade de uma trinca

O efeito do concentrador de tenses mais significativo em materiais frgeis que dcteis (ocorre deformao plstica melhor distribuio de tenses) Para a propagao de uma trinca em um material frgil a tenso crtica deve ser:
E: mdulo de elasticidade

Relao entre a tenso crtica para propagao de uma trinca e o comprimento da trinca:
Kc tenacidade a fratura: propriedade que mede a resistncia de um material a uma fratura frgil quando uma trinca est presente. Y parmetro que depende do tamanho e da geometria da trinca e da amostra e do modo de aplicao da carga.

Tenacidade a fratura em deformao plana amostras com espessura grande

Ensaios no destrutivos para deteco e medida de defeitos internos e de superfcie. Exemplo: deteco de trincas e vazamentos nas paredes de tubulaes de leo localizadas em reas remotas Alasca ultrassom e analisador robtico.

Por meio da anlise da fratura observa-se e possilita-se avaliar as propriedades do material quando sujeitos a altas tenses em um curto intervalo de tempo

Forma de falha que ocorre em estruturas que esto sujeitas a tenses dinmicas e oscilantes pontes, aeronaves e componentes de mquinas. Utiliza-se este termo pois esse tipo de falha ocorre normalmente aps um longo perodo de tenses repetidas ou ciclos de deformao. Maior causa individual de falhas nos metais 90% das falhas ocorre de forma catastrfica e repentinamente.

As tenses podem ser de natureza axial (trao (+) e compresso (-)); flexo (dobramento) e toro.

A fadiga dos materiais pode ser simulada em laboratrio por meio de um equipamento que simule as condies de tenso durante o servio.

O resultado da realizao deste ensaio fornece um grfico da tenso aplicada em funo do nmero de ciclos at a fadiga.

Limite de resistncia a fadiga

Verifica-se uma considervel disperso nos dados de fadiga variao nos valores de N medidos para vrios corpos de prova testados no mesmo nvel de tenso. Esta disperso consequncia da sensibilidade da fadiga a diversos parmetros do ensaio e do material. Parmetros: fabricao do corpo de prova, preparo da superfcie, variveis metalrgicas, alinhamento do corpo de prova no equipamento de tests, tenso mdia e frequncia dos ensaios. Nos testes metade dos corpos de prova apresentam nveis de tenso 25% menores que os das curvas experimentais.

Falha por fadiga: Iniciao da trinca (forma-se em um ponto com alta concentrao de tenses); Propagao da trinca; Falha final Normalmente se iniciam em algum ponto de concentrao de tenses: riscos, cantos vivos, rasgos de chaveta, fios de roscas, produo de discordncias por meio do carregamento cclico.
MET de estrias de fadiga no Al - microscpicas

Marcas de praia- visveis a olho n

Eixo rotativo de ao

Tenso mdia

O aumento no nvel mdio de tenso leva a uma diminuio na vida em fadiga

Efeito da superfcie
A tenso mxima geralmente ocorre na superfcie de um material e com isso as falhas ocorrem nesta regio.

Variveis de projeto
Reduo de irregularidades estruturais, reduo de cantos vivos, arestas, inicios de gerao de tenso.

Tratamentos de superfcie
Melhoria no acabamento da superfcie aumenta a vida em fadiga aumento da tenso de compresso jateamento/ nitretao

Efeitos do ambiente
Fadiga associada a corroso
Ao simultnea de uma tenso cclica e de um ataque qumico Ambientes corrosivos promovem uma reduo da vida em fadiga Pites: pontos de concentrao de tenses e portanto, stios para nucleao de trincas. As trincas se propagam mais facilmente em ambientes corrosivos.

Fadiga trmica
Devido a altas temperaturas oscilantes e restrio expanso e/ou contrao dimensional que ocorreria naturalmente devido a elevao de temperatura

Coeficiente de expanso trmica E mdulo de elasticidade

Materiais sujeitos a tenses centrfugas e as linhas de vapor de alta presso sofrem deformaes denominadas fluncia.

Fluncia: deformao permanente e dependente do tempo dos materiais quando submetidos a uma carga ou tenso constante sendo indesejvel e limitante na vida til de uma pea. Metais: importante para temperaturas 0,4Tf. Plsticos e borrachas so sensveis a fluncia.

Para avaliar a fluncia de um material submete-se o mesmo a uma carga ou tenso constante em uma tempetura fixa a deformao medida em funo do tempo decorrido. Geralmente so realizados com carga constante melhor compreenso dos mecanismos de fluncia.
Inclinao da curva diminui com tempo

Linear maior durao

Aumento de resistncia a fluncia encruamento

Equilbrio entre o processo de encruamento e recuperao

Aumento na taxa e falha do material ruptura alteraes microestruturais e/ou metalrgicas

So geralmente realizados em mquinas universais sob trao uniaxial com corpos de prova com a mesma geometria que para os ensaios de trao metais. Para os materiais frgeis frequentemente utiliza-se compresso uniaxial A inclinao da parte secundria taxa de fluncia em regime estacionrio levado em considerao para projetos de engenharia para aplicaes a longo prazo.

Fluncia com vidas relativamente curtas considera-se o tempo para ruptura

Taxa de fluncia em funo da tenso, k e n so constantes do material

Taxa de fluncia em funo da tenso e temperatura

Como a fluncia funo do tempo necessrio muitas vezes extrapolar os dados obtidos em laboratrio para compreender o fenmeno. Execuo do ensaio sob temperaturas acima da necessria e por perodos de tempos menores com um nvel de tenso comparvel.

Larson-Miller

C constante ~20 T (K) t tempo de vida at a ruptura (horas)

O tempo de vida at a ruptura ir variar tal que esse parmetro permanea constante grfico da tenso x parmetro

You might also like