You are on page 1of 2

MODELO DE PETIO INICIAL DE AO DE ALIMENTOS CONTRA OS AVS QUANDO CONSTATADA EM OUTRA AO A IMPOSSIBILIDADE DO PAI EM PAGAR A PENSO AO MENOR Exmo.

Sr. Dr. Juiz de Direito da Comarca de .................................... ......................

(nome, qualificao e endereo), por seu advogado infra-assinado, com escritrio situado nesta cidade, a rua....., onde recebe intimaes e avisos, vm a presena de V. Exa., com fulcro no art. 1.696 do Cdigo Civil e na Lei n. 5.478, de 25 de julho de 1968, propor a presente AO DE ALIMENTOS contra (nome, qualificao e endereo dos avs), em vista das seguintes razes de fato e direito: 1. Consoante se verifica da inclusa certido de casamento, o suplicante filho de.. ..........., estando atualmente residindo em poder de sua me..........., sendo ne to dos requeridos. 2. No obstante seu pai tenha a obrigao de pension-lo, o mesmo no lhe vem prestando a uxlio, deixando-o ao desamparo e ao abandono.

3. Ajuizada ao de alimentos contra seu pai, objeto do Proc. n...... (cpia anexa), ficou constatada a impossibilidade de seu pai arcar com seu sustento e demais de spesas. Desta forma estamos diante de flagrante hiptese de responsabilidade dos a vs, ora requeridos, para ministrarem alimentos pessoa do suplicante, seu neto, ob servando-se que seu av paterno, o ora requerido, trabalha como..... na empresa... ......, possuindo residncia prpria, veculo, bens e condies satisfatrias de pension-lo. J.M. CARVALHO SANTOS, Cdigo Civil Brasileiro Interpretado, Ed. Freitas Bastos, vo l. VI, p. 170, escreveu que: Na falta de pais, ou se estes esto impossibilitados de cumprir essa obrigao, pode o filho, sem recursos para sua subsistncia, pedir alimentos aos avs, nas mesmas cond ies em que os pediria aos pais, a dizer: sem distino de sexo e de regime de bens, na proporo dos seus capitais e na medida das necessidades do alimentrio . A vista do exposto, requer se digne V.Exa., determinar a citao dos requeridos, par a comparecerem audincia que V.Exa. designar, contestando, querendo a presente ao, s ob as penas da lei, acompanhando a presente ao at final deciso, quando se pede a man uteno da penso a ser liminarmente fixada, condenando-se os suplicados nos efeitos d a sucumbncia. Requer, seja expedido ofcio ao empregador do requerido, para informar os rendimentos exatos do suplicado (art. 5., 7., da Lei n. 5.478/68), sob as penas da lei, cujo documento dever vir para os autos at a data da audincia. Nos termos do art. 4. da Lei n. 5.478, de 25 de julho de 1968, requer se d igne V.Exa., fixar alimentos provisrios na base de ..........% dos vencimentos do suplicado, determinando-se o respectivo desconto em sua folha de pagamento, med iante ofcio ao empregador, para que a suplicante possa se manter. Requer que a citao dos suplicados se faa por carta registrada com A.R., na forma do art. 5., 2.. da citada lei, e se for necessrio, atravs de oficial de justia, ficando desde j requerido os favores do art. 172 do Cdigo de Processo Civil. Pede a interveno do representante do Ministrio Pblico para todos os termos d a presente ao. Requer se digne V.Exa., conceder-lhe os benefcios da assistncia judiciria,

pois que no tem condies de pagar as custas e despesas do processo. Protesta-se por provar o alegado por todos os meios de provas admitidas pelo Direito. D-se a causa o valor de .............. Pede deferimento (local e data) (assinatura e n. da OAB do advogado)

You might also like