You are on page 1of 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC N 07849/09 APOSENTADORIA COMPULSRIA COM PROVENTOS PROPORCIONAIS AO TEMPO DE CONTRIBUIO.

Julga-se legal o ato e correto o clculo dos proventos, concedendo-lhe registro. Arquivamento. ACRDO AC2-TC-01846/2.012 O processo TC N 07849/09, alusivo Aposentadoria Compulsria com Proventos Proporcionais ao Tempo de Contribuio, da servidora Maria Antonieta Correia Lima Pereira, matrcula n 74.208-2, Supervisora Educacional, lotada na Secretaria de Estado da Educao e Cultura (fls. 29). A Diviso de Auditoria de Atos de Pessoal e Gesto Previdenciria DIAPG, deste Tribunal, enfatizou que analisando o valor que foi lanado na planilha relativo a julho/2007, restou constatado um equvoco, uma vez que como Valor da ltima Remunerao, deve ser lanado to-somente quantia referente remunerao do cargo efetivo, no podendo, assim, acrescentar a tal quantia o numerrio alusivo Gratificao Temporria Educacional CEPES. Assim, sugeriu a notificao da PBPREV (Paraba Previdncia) para proceder s correes necessrias (fls. 39/40). Instado a se pronunciar o Ministrio Pblico Especial, atravs de parecer, da lavra do Procurador Geral Dr. Marclio Toscano Franca Filho, concluiu, em manter seu entendimento inicial sobre a necessidade de incorporao no benefcio dos valores referentes s vantagens que sofreram incidncia previdenciria, por razovel, posto que, uma possvel tentativa no mbito Judicirio de devoluo das parcelas indevidamente descontadas, acarretaria indubitavelmente prejuzos inestimveis ao aposentando (fls. 42/44 e 50). Relatrio de Complementao de Instruo, pelo Corpo Tcnico (fls. 46/48), mantendo seu entendimento acerca da impossibilidade de incorporao da vantagem paga em razo do trabalho nos Centros Paraibanos de Educao Solidria CEPES, razo pela qual pugna pela notificao da PBPREV para corrigir os proventos. A Unidade Tcnica analisando a documentao constante nos autos verificou que a servidora percebeu a gratificao CEPES no perodo de maro/2002 a julho de 2007, perfazendo um total de 05 anos e 03 meses e por se tratar de Aposentadoria Compulsria, no h nenhuma outra fundamentao que seja benfica servidora.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC N 07849/09 VOTO DO RELATOR: Voto acompanhando o parecer do Ministrio Pblico Especial, no sentido de que seja considerado legal o ato de Aposentadoria Compulsria com Proventos Proporcionais ao Tempo de Contribuio, ora analisado, concedendo-lhe o competente registro, acostado s fls. 29 dos autos, tendo em vista que a gratificao mencionada pela Auditoria sofreu a incidncia de contribuio previdenciria. Assim, deve ser incorporada ao patrimnio jurdico da inativa. Se h deduo previdenciria sobre vantagens auferidas pelo servidor pblico, tais parcelas devem ser incorporadas quando da inatividade, determinando-se o arquivamento do processo. DECISO DA 2 CMARA: Vistos, relatados e discutidos os autos do processo TC-N 07849/09, e CONSIDERANDO O Relatrio e Voto do Relator, o parecer do M.P.E, e o mais que dos autos consta, ACORDAM os membros da 2 Cmara do Tribunal de Contas do Estado da Paraba, unanimidade de votos, em sesso realizada nesta data, julgar legal o ato aposentatrio da servidora Maria Antonieta Correia Lima Pereira, matrcula n 74.208-2, Supervisora Educacional, lotada na Secretaria de Estado da Educao e Cultura, bem como correto o clculo dos proventos efetuado pelo rgo de Origem, concedendo-lhe o competente registro do ato aposentatrio, acostado s fls. 29 dos autos, determinando-se o arquivamento dos autos deste processo. Publique-se, intime-se e cumpra-se. TCE-Sala das Sesses da 2 Cmara Miniplenrio Adailton Colho Costa Joo Pessoa, 30 de outubro de 2.012. Cons. Arnbio Alves Viana Presidente e Relator

Representante / Ministrio Pblico Especial

Grsc

You might also like