You are on page 1of 15

Motricidade, Cognio e Analfabetismo Motor

Paradoxo educacional 8

O sbio tem vergonha dos seus defeitos, mas no de se corrigir. Confcio

MOTRICIDADE, APRENDIZAGEM E PROBLEMAS EDUCACIONAIS


Como j assinalamos, abordar a educao inclui necessariamente falar de educao integral, uma evidncia de que a proposta de abordagem humana total ganha cada vez mais fora numa batalha incessante contra a insistente viso pedaggica limitada, que no o caracteriza em sua plenitude. Mas, como sabemos, uma coisa a proposta na teoria, outra coisa o emprego desta proposta, na prtica. Enquanto o ldico unanimidade entre as autoridades e referncias em educao como fator fundamental na infncia e adolescncia, por outro lado, em sala de aula, as crianas devem se comportar, dando exemplo de bons alunos, vivenciando um mundo ldico esttico, caracterizado por clssicas atividades infantis como o to conhecido recortar e colar papel. No temos dvidas sobre a importncia dessas atividades para o desenvolvimento da motricidade do aluno, neste caso, da coordenao motora fina, porm, este apenas um de vrios fatores que devem ser desenvolvidos no ser humano, sem esquecer que um complementa e interdependente do outro. Alis, importante frisar que a motricidade fina no se caracteriza apenas nas mos. Se os potenciais dessas crianas que agem como antenas captadoras de estmulos no so explorados, o professor vai de encontro aos argumentos favorveis utilizao de estmulos motricidade que dizem respeito preveno das dificuldades escolares que possam vir a surgir. Alis, dificuldades, distrbios, diferenas, deficincia ou dficit em aprendizagem so termos que compem um contexto que vai muito alm do conhecimento de termos como dislexia, dislalia, discalculia ou disgrafia, por exemplo.

Nossa arguio sobre a relao entre motricidade e desenvolvimento cognitivo, no contexto das dificuldades escolares, expressa neste captulo com a preocupao em esclarecer algumas dvidas acerca da importncia do estmulo aos aspectos motores e psicomotores visando o bom aproveitamento da aprendizagem, chamando a ateno do leitor para a ausncia do emprego desses valores no ambiente escolar. Neste sentido, queremos reservar um espao nesta obra para uma pequena abordagem sobre um assunto que necessita de bastante discusso, principalmente no mbito educacional, considerando, dentre outros, os aspectos profissional e legal. Queremos ressaltar a necessidade de se repensar a realidade dos casos de dificuldades escolares no prprio ambiente escolar, espao (paradoxal?) de conhecimento e saberes que se fundamentam tambm na autoavaliao em posturas, procedimentos e estratgias na busca de objetivos. Nossa meta no desenvolver especificamente este tema, portanto sero considerados apenas os aspectos necessrios ao contexto abordado nesta obra, cabendo frisar que, apesar da vasta terminologia, trataremos os casos a que nos referimos como necessidades educacionais especiais (conforme a Declarao de Salamanca, 1994) e dificuldades de aprendizagem. NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
[...] Os problemas de aprendizagem no so restringveis nem a causas fsicas ou psicolgicas, nem a anlises das conjunturas sociais. preciso compreend-los a partir de um enfoque multidimensional, que amalgame fatores orgnicos, cognitivos, afetivos, sociais e pedaggicos, percebidos dentro das articulaes (Scoz, 1994).

No poderamos entrar neste contexto sem comentar outro equivoco muito comum no ambiente escolar. Nos referimos aos casos de necessidades educacionais especiais e dificuldade de aprendizagem, geralmente assistidos de forma inadequada. Alis, comum o professor tomar a iniciativa de diagnosticar problemas de aprendizagem! O diagnstico e a interveno so definidos a partir da avaliao de uma equipe multiprofissional, pois, como j abordamos, o processo educativo tem um contexto que transcende o aspecto pedaggico, envolvendo uma estrutura biolgica, psicolgica e social, relacionado cincia de uma vasta e complexa rede neuronal. Aqui ressaltamos a preocupao com o desenvolvimento das atividades pedaggicas nas diversas disciplinas da educao bsica, quando existem casos de necessidades educacionais especiais ou problemas de aprendizagem em sala de aula comum.

UMA PERGUNTA INTERESSANTE: Quem pode ser considerado aluno com necessidades educacionais especiais?
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica, considera-se um educando com necessidades educacionais especiais aquele que, durante o processo educacional, apresentar: I. Dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitaes no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares. Estas esto compreendidas em dois grupos:

II.

III.

a. Aquelas no vinculadas a uma causa orgnica especfica. b. Aquelas relacionadas a condies, disfunes, limitaes ou deficincias. Dificuldades de comunicao e sinalizao diferenciadas dos demais alunos, acometidos de surdez, de cegueira, de baixa viso, de surdocegueira ou de distrbios acentuados de linguagem e paralisia cerebral, demandando a utilizao de linguagens e cdigos aplicveis; Altas habilidades/superdotao, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.

A Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva, documento elaborado por um grupo de trabalho nomeado pela Portaria n 555/2007, entregue ao Ministro da Educao em 07 de janeiro de 2008, classifica o pblico-alvo a ser assistido da seguinte forma:

Alunos com deficincia. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento. Alunos com altas habilidades/superdotao.
Para maiores esclarecimentos sobre cada um dos grupos listados, sugerimos ao leitor consultar o documento em questo, pois, como j frisamos, esta obra no tem o objetivo de abordar especificamente este tema. A Resoluo CNE/CEB N 4, de 1 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educao bsica, na modalidade educao especial, categrica no que diz respeito importncia da incluso

de pessoas necessitadas da referida ateno especializada nas classes comuns do ensino regular:
Art. 1 Para a implementao do Decreto n 6.571/2008, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado AEE, ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado da rede pblica ou de instituies comunitrias, confessionais ou filantrpicas sem fins lucrativos.

O decreto a que se refere a resoluo em questo, foi revogado pelo Decreto N 7.611, de 17 de novembro de 2011, que em seu artigo 2, 2, reitera a importncia da insero da ateno educacional especializada no mbito escolar:
2 O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedaggica da escola, envolver a participao da famlia para garantir pleno acesso e participao dos estudantes, atender s necessidades especficas das pessoas pblico-alvo da educao especial, e ser realizado em articulao com as demais polticas pblicas.

Mas, mesmo com essa perspectiva conceitual transformadora, a escola ainda no alcanou o objetivo de atender as necessidades educacionais de todos os alunos em classe comum, o que pode ser consequncia da necessidade de profissionais com formao mnima adequada na educao bsica, como j mencionado. Estes referenciais tambm citam os vrios tipos de necessidades educacionais especiais, como surdez, cegueira, baixa viso, surdez-cegueira, distrbios acentuados de linguagem e paralisia cerebral, autismo clssico, sndrome de Asperger, sndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infncia (psicoses), etc. Assim, podemos compreender a necessidade de uma equipe multiprofissional especializada variada, composta normalmente por

assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudilogos, psiclogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educao fsica, professores com especializao em educao especial, entre outros. fato que na tradio da educao especial, de modo geral, a avaliao diagnstica comumente realizada em equipe multiprofissional composta por mdico, psiclogo e assistente social, uma prtica que tem servido como modelo de triagem para definir se o aluno dever ser ou no encaminhado para atendimento educacional especializado em classes e escolas especiais. Mas, tambm fato que j houve avanos em relao composio da referida equipe multiprofissional, consequncia principalmente da observao dos resultados ineficientes e dos ajustes nas competncias e prerrogativas profissionais. Na verdade, desconhecemos referenciais legais que definem objetivamente uma equipe multiprofissional de ateno educacional especializada, o que faz com que a mesma se apresente de forma variada de local para local. Existem, sim, as competncias, prerrogativas e campos de atuao de cada profisso, que, no caso das reas da sade, normalmente tm sua interveno resguardada em lei federal. Isto, normalmente no utilizado pela escola como parmetro na formulao de uma equipe multiprofissional para ateno de necessidades educacionais especiais e dificuldade de aprendizagem.

Por outro lado, o caderno Avaliao para identificao das necessidades educacionais especiais, da coletnea Saberes e prticas da incluso, do Ministrio da Educao/Secretaria de Educao Especial, constitui-se num documento base que pode esclarecer bastante a respeito dos aspectos avaliativos e interveno em ateno educacional especializada.

Alguns aspectos fsicos, biolgicos e psicolgicos que esto intimamente relacionados com as diferentes formas de manifestao de deficincias e de alteraes condutuais, esto alm das possibilidades de avaliao psicopedaggica, exigindo a parceria com outros profissionais da rea de sade. Articulados com os professores podero oferecer relevantes informaes acerca das especificidades de cada aluno (MEC/SEE, 2006).

Como nosso enfoque visa educao escolar, direcionaremos nossa discusso ao respectivo ambiente, onde os casos de dificuldades de aprendizagem e de aproveitamento das atividades curriculares normalmente no tm o acompanhamento multiprofissional. Desta forma, comentaremos a ateno educacional especializada em mbito escolar, sinalizando para a questo da avaliao, do diagnstico e da interveno a partir destes. Todos os profissionais envolvidos no processo educacional devem estar preparados para, no mnimo, interagir entre si, uma vez que tnue a linha entre a natural dificuldade no aproveitamento de algumas disciplinas (como matemtica e lngua portuguesa, por exemplo) e as necessidades aqui abordadas. O referido caderno define muito bem as aes no mbito da educao escolar, enfatizando que as mesmas no devem se limitar ao desenvolvimento das habilidades cognoscitivas, mas, sim, considerar tambm a formao de mltiplas convices, assim como de habilidades motoras.
Assim, as necessidades educacionais (referentes educao escolar) podem se manifestar como exigncias de mediao nos aspectos cognitivos, lingsticos, afetivos, motores, psicomotores, prxicos e sociais, para o desenvolvimento de competncias e de habilidades, inclusive nas condutas adaptativas, estas mais concernentes aos alunos com deficincias (MEC/SEE, 2006).

De modo geral, o referido documento define algumas necessidades para as adequaes e o oferecimento de ajudas e apoios aos casos de necessidades educacionais especiais, enfatizando os fatores alvo a serem avaliados para a definio do diagnstico e das devidas providncias.
Para que se possam fazer adequaes e oferecer as ajudas e apoios pessoais, as diferentes habilidades bsicas cujo nvel de desenvolvimento precisa ser conhecido so: motoras e psicomotoras, cognitivas, com destaque para as lingsticas e comunicativas e ainda as pessoais-sociais, nestas includas as afetivas (MEC/SEE, 2006).

Em resumo, a avaliao visando o diagnstico de necessidades educacionais especiais e dificuldade de aprendizagem direcionada s habilidades:

Motoras e psicomotoras Cognitivas, com destaque para as lingusticas e comunicativas

Pessoais-sociais, includas as afetivas

A partir do referido caderno, considerando os aspectos a serem avaliados, a equipe multiprofissional bsica da escola ficaria assim definida:

A avaliao em casos de necessidades educacionais especiais tem como base as habilidades:

Motoras e psicomotoras EDUCAO FSICA Cognitivas (destaque para as lingsticas e comunicativas) FONOAUDIOLOGIA Pessoais-sociais (includas as afetivas) SERVIO SOCIAL E PSICOLOGIA
De acordo com os Referenciais e Diretrizes Curriculares do Ministrio da Educao e legislao federal.

possvel que o leitor deva estar se perguntando sobre o porqu desta composio. Esta ser justificada mais adiante, quando abordarmos as competncias profissionais definidas pelo Ministrio da Educao e as prerrogativas resguardadas em legislao federal. Obviamente no estamos nos referindo a avaliao em casos de necessidades educacionais especiais e dificuldade de aprendizagem apenas no aspecto psicopedaggico, mas, sim, queles aspectos que esto alm das possibilidades desse tipo de avaliao, que exigem conhecimentos tcnicos especficos. De todos os envolvidos na ateno educacional especializada, so estes

profissionais os diretamente relacionados com os fatores e aspectos bsicos da avaliao diagnstica especializada na escola. Cumpre sublinhar que no se pretende supervalorizar a contribuio que os profissionais das equipes de diagnstico da educao especial oferecem, mas, sim, ressaltar que esta contribuio, na grande maioria das escolas brasileiras, no empregada. Por outro lado, as informaes que estes profissionais proporcionam so complementares e no substituem a avaliao contextualizada, de cunho pedaggico e dinmico e que deve ocorrer nos ambientes de aprendizagem da escola. Podemos afirmar com certeza que esta equipe base complementada por vrios outros profissionais, educadores ou no, porm, considerando os exemplos de necessidades educacionais especiais citados anteriormente, podemos entender que a avaliao nestes casos exige conhecimentos especficos que transcendem o aspecto pedaggico da avaliao da aprendizagem. O prprio conceito de aprendizagem, em essncia, traduz-se num complexo processo biopsicossocial. Para Fonseca (1984), a aprendizagem se contextualiza pelo objetivo de uma disponibilidade adaptativa mediante situaes futuras, atravs da adaptao a novos e imprescindveis acontecimentos, no dependendo apenas dos estmulos apropriados, mas tambm de uma condio interior prpria do organismo. Em termos prticos, a motivao para aprender mais que um processo pedaggico. A aprendizagem o resultado de complexas operaes neurofisiolgicas e neuropsicolgicas, combinadas e organizadas que integram estmulos e respostas, assimilaes e acomodaes, gnosias e praxias, sendo o crebro responsvel pelas aprendizagens no seu todo, funcional e estrutural. Este processo dependente de um conjunto de requisitos mnimos que se traduzem numa totalidade funcional neuropsicolgica. Sem estes requisitos, a aprendizagem pode apresentar problemas que refletem dificuldades que podem se prolongar ao longo da vida, prejudicando o desenvolvimento da fala, da leitura, da escrita, do raciocnio e da resoluo de problemas matemticos.

Figura 9 - Esquema dos principais mecanismos de funcionamento cerebral na aprendizagem. Fonte: Fonseca (1980)

Estas perturbaes se insinuam num plano grfico, envolvendo, no entanto, aspectos neurolgicos, ambientais, pedaggicos, emocionais, funcionais, etc. No se refletem grosseiramente num plano corporal, mas evoluem com caractersticas prprias individuais. Aqui ressaltamos a relao entre praxia fina e percepo visual. Esta muito importante para o desenvolvimento psicomotor e da aprendizagem, em especial da leitura, escrita e clculo (Fonseca, 1984; 1992). Um exemplo bastante conhecido a disgrafia, uma dificuldade que o indivduo apresenta no ato motor da escrita, que se manifesta com padro indecifrvel, inconstante, desorganizada e imatura. Quase sempre reflexo de dificuldades da dinmica global, a disgrafia causa ao individuo problema em organizar adequadamente o que escreve, apresentando um distrbio de orientao espacial. Sua escrita, desordenada, caracterizada por texto com margens mal feitas ou inexistentes, espao entre palavras e entre linhas irregulares, e sentido ascendente ou descendente.

http://www.centrodefonoaudiologia.com/disgrafia

Uma avaliao fonoaudiolgica, de preferncia somada a outras avaliaes de uma equipe multiprofissional, deve ser realizada o quanto antes, proporcionando ao aluno o cuidado necessrio e o acompanhamento para evitar o fracasso escolar.

Outro questionamento deve estar surgindo com esta afirmao que sugere uma avaliao fonoaudiolgica para um caso de disgrafia, uma perturbao ligada escrita. Isto compreensvel, pois comum no mbito escolar e educacional o cuidado com os casos de necessidades educacionais especiais e dificuldade de aprendizagem ser normalmente abordado somente do ponto de vista pedaggico, sendo comum tambm a inexistncia de uma equipe composta por profissionais com formao nas reas biolgica, psicolgica e social. Quando o assunto fracasso escolar, indispensvel a interveno de todos os envolvidos no processo educacional, de pais ou responsveis, a professores e profissionais da sade. Quanto maior o cuidado neste sentido, mais o educando complementa o processo de socializao, de formao de vnculos e da aquisio de conhecimentos em todos os mbitos de desenvolvimento. Quando o assunto especificamente necessidades educacionais especiais e dificuldade de aprendizagem, tambm importante o envolvimento de todos. No entanto, apesar dessa importante participao coletiva, alguns profissionais tm participao mais direta no processo, pois possuem formaes com conhecimentos especficos e campos de atuao definidos a partir dessas competncias adquiridas na graduao. A escola, quando oferece atendimento especializado para os casos em questo, institui uma equipe normalmente composta por um psiclogo e um psicopedagogo, isto quando no atribui ao ltimo a responsabilidade por responder sozinho pelos casos de necessidades educacionais especiais e dificuldade de aprendizagem. Convidamos o leitor a refletir sobre este ponto importante que tambm conta para as dificuldades do emprego de uma proposta de educao qualitativa e integral. Para que visualizemos com maior clareza este contexto, a seguir vamos recorrer legislao, para discutirmos uma necessidade bsica que infelizmente, no que diz respeito a competncias profissionais, no realidade no meio escolar.

You might also like