You are on page 1of 14

Motricidade, Cognio e Analfabetismo Motor

Paradoxo educacional 4

Os filsofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa modific-lo. Karl Marx

A EDUCAO COGNITIVISTA E A INATIVIDADE MOTORA


[...] preciso que os profissionais de educao infantil tenham acesso ao conhecimento produzido na rea da educao infantil e da cultura em geral, para repensarem sua prtica, se reconstrurem enquanto cidados e atuarem enquanto sujeitos da produo de conhecimento. E para que possam, mais do que implantar currculos ou aplicar propostas realidade da creche/pr-escola em que atuam, efetivamente participar da sua concepo, construo e consolidao (KRAMER apud MEC/SEF/COEDI, 1996 p.19).

No ltimo sculo o crescente movimento pelo estudo da criana caracterizou-se tambm em lutas polticas em sua defesa, sinalizando para a construo social da mesma enquanto sujeito de plenos direitos. Porm, nossa sociedade de paradoxos no exclui essa faixa etria de sua abrangncia. Sujeitos sociais... Seria um timo pretexto para argumentarmos aqui uma reflexo sobre a prtica do cuidado com o ser integral nas escolas, uma vez que nossas crianas seguem tendncias de desenvolvimento de sujeitos inteligentes e fragmentados. E sob o argumento de que a corrupo da natureza da criana fato, que ainda encontramos em atividade nos dias atuais uma espcie de educao disciplinar, na qual impera a imposio de regras, a prtica do copismo e a autoridade do adulto, privando a criana de liberdade e de sua prpria espontaneidade. A INTELIGNCIA NO CONTEXTO PEDAGGICO Conceituar o pensamento humano no tarefa simples, ao contrrio, caracteriza-se em algo que exige cuidado na abordagem de um contexto muito mais abrangente que a viso reducionista de capacidade de responder a testes de inteligncia.

Ao longo dos anos, a busca pela compreenso da inteligncia humana deu origem a vrios estudos e conceitos, trazendo consigo tendncias que se difundiram e perduraram por muito tempo na comunidade cientfica. Uma delas, a craniometria, defendida por Francis Galton (1822-1911), consistia na medio do crnio, que, segundo a teoria, quanto maior fosse a sua medida, mais inteligente seria a pessoa. Outra tendncia de avaliao da capacidade cognitiva bem difundida o Teste de QI, desenvolvido na Frana em 1905, por Alfred Binet e Thodore Simon. Este compreendia vrios questionrios com o objetivo de definir a idade mental da criana. Consistia basicamente em comparar a idade mental com a idade cronolgica, obtendo-se dessa comparao a possibilidade de saber se o desenvolvimento de uma criana era atrasado ou acelerado em relao outra criana da mesma idade. Desde ento a capacidade de raciocinar tem sido considerada o carrochefe de um processo que cada vez mais sofre crticas e ao mesmo tempo se fortalece, paradoxalmente aos interesses da criana, caracterizando a escola como um espao para submisso. Numa abordagem mais ampla da educao no pas, podemos verificar as aes pedaggicas que resultam em propostas que direcionam os esforos em adquirir na escola resultados (numricos) positivos, no que tange a aprovao de seus alunos. Enquanto os ndices so importantes na medida em que a educao brasileira deve apresentar-se cada vez melhor, se aposta cada vez mais em um maior nmero de alunos aprovados a cada ano. Enquanto isso, a sociedade toma como referncia de inteligncia um pensamento equivocado que reflete diretamente no conceito familiar de educao. Provavelmente, este seja um dos motivos pelos quais se justifica o fato de nos maravilharmos com nossa prpria ignorncia, ao vermos no comercial da televiso uma criana dar um show de inteligncia, ao explicar para o pai como se utiliza um computador.

A CONTRIBUIO DE PIAGET Entre os pensadores, cientistas e filsofos que se dedicaram a entender como o homem desvenda e interage com o mundo, Jean Piaget tem grande destaque. Piaget iniciou a carreira trabalhando com Binet e Simon, tendo mais tarde seus estudos sobre o desenvolvimento infantil reconhecidos como de grande importncia, ao ajudar a ampliar o campo de aplicao da psicologia cognitiva. Este bilogo, epistemlogo e psiclogo nascido no ano de 1896, em Neuchtel, na Sua, alcanou lugar de destaque na comunidade cientfica mundial com seus estudos sobre os processos de construo do pensamento nas crianas, publicando, juntamente com seus colaboradores, mais de trinta volumes sobre o assunto. Do auge de sua magnfica contribuio para a compreenso do pensamento humano, Piaget chama a ateno para o papel da ao enquanto fator fundamental no processo de desenvolvimento da inteligncia, pois, para ele, o pensamento lgico tem como caracterstica fundamental ser operatrio, prolongando a ao para interioriz-la. Neste contexto, o autor rigoroso ao criticar a escola tradicional, quando afirma que os sistemas educacionais diferem totalmente de qualquer proposta coerente com as necessidades reais da criana, ao objetivarem a acomodao do aluno ao conhecimento tradicional, deixando de lado a busca pela inteligncia criativa e crtica. Apesar de no ter proposto mtodo de ensino, Piaget proporcionou ao campo da educao um grande avano nos estudos da inteligncia, o que veio a influenciar os trabalhos de Howard Gardner, quando da formulao da Teoria das Inteligncias Mltiplas. Deixou sim, um legado que influencia bastante, ainda nos dias atuais, principalmente a Pedagogia.

INTELIGNCIAS MLTIPLAS sabido que entre as linhas de pensamento com abordagem dos estudos sobre a gnese do psiquismo, a cognitivista uma das que mais tiveram (e, neste caso, ainda tem) influncia sobre a rea da educao, principalmente a partir de autores como Jean Piaget e Vygotsky. Voltando ao conceito de inteligncia, de acordo com a Enciclopdia Britnica, esta faculdade definida como a habilidade de se adaptar efetivamente ao ambiente, seja fazendo uma mudana em ns mesmos, ou mudando o ambiente, ou achando um novo ambiente, dando a esta capacidade uma abrangncia que transcende ao conceito intelecto. Mas, se a educao brasileira, em especial a infantil, tem na inteligncia do indivduo o pice de seus objetivos, o que representa para o processo educacional a teoria das Inteligncias Mltiplas, uma vez que esta trata no apenas de inteligncia, mas de inteligncias? A incessante busca pela compreenso do mundo do intelecto levou os estudiosos a encararem novas perspectivas na compreenso e aceitao do conceito de inteligncia, dando origem a novas vises dessa faculdade, chegando a uma nova proposta, na qual cada indivduo diferencia-se um do outro em forma e estilo cognitivos. Fundamentado na cincia cognitiva associada neurocincia, Howard Gardner criou a teoria das Inteligncias Mltiplas definindo-as como a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitrios (Gardner, 2000). interessante frisar que o autor chegou a tal definio com base nas habilidades de diferentes profissionais, com diferentes perfis cognitivos, diferentes culturas e at de diversas espcies animais. Para Gardner, as inteligncias no se manifestam isoladamente, ocorrendo sempre em conjunto, podendo ter predominncia de uma ou mais sobre outra. Um bom praticante de

artes marciais chinesas, por exemplo, modalidade que envolve bastantes tcnicas de salto, equilbrio, flexibilidade e muita plstica, 1 caracterizando uma inteligncia corporal cinestsica bem desenvolvida, necessita naturalmente do auxlio das inteligncias interpessoal e espacial, associando sua expresso corporal ao espao fsico onde atua. E por falar em inteligncia corporal cinestsica, cabe aqui uma reflexo sobre sua importncia na respectiva teoria, bem como no que tange ao desenvolvimento integral do indivduo. Explorao do ambiente e os objetos atravs do toque e do movimento so apenas alguns exemplos do que uma criana em processo maturacional apresenta. Neste sentido, mais adiante, trataremos sobre os rgos sensoriais objetivando proporcionar ao leitor um pequeno aprofundamento sobre o que hoje considerado como o sexto sentido: a cinestesia. Para Campbell (2000), enquanto vai adquirindo coordenao e senso de ritmo, desenvolvendo gosto pela experincia de aprendizagem concreta, ao mesmo tempo em que adquire destreza na utilizao de movimentos coordenados, paralelamente desenvolve um melhor aprendizado atravs do envolvimento e da participao direta, demonstrao de habilidades para representaes, esportes, dana; inveno de novas abordagens para as habilidades fsicas, dentre outras caractersticas. A inteligncia corporal cinestsica desencadeia no indivduo um processo que parte do controle de movimentos automticos e voluntrios para movimentos extremamente diferenciados e complexos, unindo o corpo e a mente para o desempenho fsico perfeito.

A inteligncia corporal cinestsica est relacionada com o movimento e com o conhecimento do corpo.

As atividades fsicas concentram a ateno do aluno na sala de aula e auxiliam na memria, codificando a aprendizagem atravs da neuromusculatura do corpo (Campbell, 2000, p.78).

Sendo assim, a que outra concluso poderamos chegar se no a de que a vivncia corporal amplia o leque de ideias e imagens? Afinal...
seguindo os esquemas motores que fazemos toda a elaborao intelectual das palavras, das idias, dos conceitos. O crebro manipula o significado e as conexes entre as palavras exatamente da forma e no limite em que o corpo manipula objetos. Pobreza motora significa pobreza intelectual (Gaiarsa, 1975, p.108).

O Sexto Sentido: Cinestesia e Propriocepo Aristteles props cinco sentidos que nos orientam no mundo em que nos encontramos: audio, viso, paladar, olfato e tato. Entretanto, com o avano cientfico e o conhecimento cada vez maior sobre o ser humano, este nmero acabou ficando pequeno diante dos novos aspectos conscientes e no conscientes de nossa corporeidade. Estes sentidos, que proporcionam experincia das sensaes resultantes da captao de estmulos ambientais, se desenvolveram de modo que pudssemos nos tornar sensveis energia presente no ambiente, captada por meio de rgos sensoriais que conduzem a informao ao crebro, via sistema nervoso. A energia captada pelos referidos rgos apresenta-se de diversas formas, sendo que destas, captamos apenas aquelas para as quais possumos receptores especializados.

O processo sensorial inicia-se nos receptores especficos, desencadeando a propagao da informao clula a clula at chegar a uma determinada regio do crtex cerebral, onde ser processada. A luz, por exemplo, uma forma de energia manifestada em uma extensa faixa de frequncia, da qual conseguimos captar apenas uma frao, diferentemente de outros animais, que possuem receptores especializados na captao de frequncias que fogem ao nosso alcance. O processo semelhante para a definio de sabores, sons, odores e temperatura, por exemplo. Apesar de comumente serem difundidos apenas cinco sentidos, estes so em maior nmero. Sem dvida, este um assunto que merece espao e tempo especficos para ser discutido, porm, neste momento vamos nos ater a apenas um destes tipos de percepo, o qual est diretamente relacionado com nosso objeto central: a motricidade. Queremos tratar neste momento sobre a cinestesia, um sentido que , ao mesmo tempo, muito importante e pouco conhecido. Esta caracterizada pela percepo consciente da posio e do movimento, utilizando receptores localizados nos 2 msculos, nas articulaes do esqueleto e na orelha interna , sendo o sentido encarregado de informar que movimentos esto sendo executados e a posio do corpo no espao. importante frisar que outro termo empregado no campo da motricidade propriocepo, que definida como a sensao do movimento e posio articulares baseadas em informaes de outras fontes do sistema sensriomotor (visual, auditiva ou cutnea). Do ponto de vista tcnico-cientfico, cabe ressaltar que alguns autores utilizam o termo cinestesia para definir a sensao e percepo do movimento ativo ou passivo, e propriocepo, para definir a sensao de posio e percepo da articulao em repouso. Outros autores definem os dois termos como sinnimos.
2

Nomenclatura anatmica atual.

Em relao a este tema, sugerimos ao leitor a busca por mais fontes para enriquecer seu conhecimento sobre o assunto e melhor dominar o contexto do sentido do movimento. A posio do corpo e a velocidade dos gestos so informaes processadas a partir dos receptores sensoriais musculares e articulares, ao mesmo tempo em que receptores sensoriais nas articulaes proporcionam a sensao de esforo, por meio da fora combinada com os comandos motores. Por outro lado, o sistema vestibular fornece informaes sobre o movimento e a orientao da cabea e do corpo em relao ao ambiente. Estas informaes so captadas pelos sensores localizados na orelha interna, responsveis pelo equilbrio. Desta forma, pela cinestesia, o ser humano tem noo de sua posio no espao, de modo a se orientar e ajustar seu corpo conforme se movimenta em ambientes estveis ou em carros, motos, barcos, etc. Agora mesmo o leitor pode vivenciar uma experincia que lhe dar uma amostra do magnfico mundo da cinestesia e uma ideia de sua importncia na vida do se humano. Feche os olhos e tente pegar alguns objetos anteriormente visualizados. Voc observar que sua mo ser deslocada para uma determinada posio, onde sua viso cinestsica capta o objeto desejado. Experimente tambm manusear livros de diferentes espessuras. Mova-os (ainda com os olhos fechados) para outras posies e tente peg-los com a outra mo. Voc vai perceber que possvel a identificao dos livros pela espessura e, dependendo do caso, pela textura, tipo de capa, etc. Isto acontece porque a cinestesia, associada viso e ao tato, permite o reconhecimento, a localizao e a discriminao do corpo e dos objetos que o cercam, ou seja, uma efetiva interao com o meio. Nesta perspectiva, as inteligncias mltiplas formam a base de uma teoria que supera em muito aquela ideia inicial de inteligncia baseada apenas no raciocnio lgico, afirmando-se como um

fundamento muito importante para a educao em geral. Esta teoria traz outra proposta para o conceito e a abordagem de uma faculdade que, na teoria piagetiana, limita-se aos contextos lgico-matemtico e lingustico. Por fim, ressaltamos a existncia de outras teorias que abordam inteligncia como habilidades ou capacidades humanas. Citamos as inteligncias mltiplas, bastantes conhecidas, com o objetivo de comentar a evoluo do conceito de inteligncia, comparando Piaget, Wallon e Gardner. De modo geral, temos:

PIAGET

WALLON

GARDNER

Lgico-matemtica e lingustica

Tnus, emoo e cognio

Inteligncias mltiplas

A LEGISLAO E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) de 1996 deu educao infantil um destaque inexistente nas legislaes anteriores. Dentre os vrios aspectos positivos, queremos chamar a ateno para o fato de a referida Lei reconhecer o ser humano, neste caso, a criana, como um ser complexo, de capacidades indiscutveis, prevendo como objetivo

principal da primeira etapa da educao bsica a busca pelo desenvolvimento do aluno em sua totalidade. Assim, na Seo II, do Captulo II, que trata sobre a educao bsica, a educao infantil tratada nos seguintes termos:
Art. 29 A educao infantil, primeira etapa da educao bsica, tem com finalidade o desenvolvimento integral da criana at os seis anos de idade, em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade.

Mas, o que significa desenvolver um ser em sua totalidade? Poderamos definir desenvolvimento integral como sendo o processo desencadeado a partir de estmulos especficos direcionados aos aspectos biopsicossociais do sujeito, proporcionando-lhe conhecimento sobre seus vrios potenciais e, por meio destes, alcanar autonomia integral. Entretanto, apesar das vrias justificativas que levaram a lei maior da educao brasileira a romper com o tradicional modelo de educao fragmentada, a escola ainda no conseguiu desenvolver um processo educativo infantil que fuja monocultura do saber, investindo esforos, na prtica, apenas na leitura e no clculo. Assim, o aluno acaba sendo privado do direito de aprender a explorar suas mais variadas capacidades e desenvolver suas muitas habilidades, habilidades estas que caracterizam um sujeito integral. Se pelo movimento nos comunicamos e nos relacionamos com tudo ao nosso redor, se pela atividade motora a criana percorre o seu trajeto de desenvolvimento, sofrendo adaptaes sucessivas, adquirindo informaes complexas, variadas e progressivamente mais elaboradas, ento a escola encontra-se na contramo do processo educacional adequado e coerente com as expectativas do ser que prepara, afinal, at mesmo os objetivos que mais almeja (os aspectos lingusticos e o raciocnio lgico) dependem e so desenvolvidos a partir da motricidade. Isto nos

mostra que a definio de integralidade na escola no bem assimilada. Consideremos a LDB. Nela est implcita que a educao infantil deve promover o desenvolvimento do indivduo em todos os seus aspectos, de forma integral e integrada, sendo este segmento o alicerce para o pleno desenvolvimento do educando. Ora, notria a limitao da ao educativa integral na faixa etria de 0 a 6 anos de idade, o que nos leva a refletir sobre a adequao dessa viso de valorizao da educao plena, j que o ser humano no encerra seu desenvolvimento biopsicossocial aos 6 anos, mas, sim, prossegue natural e necessariamente evoluindo no processo maturacional. fato que os vrios autores que contriburam e contribuem com o conhecimento do desenvolvimento humano apresentam similitude nos estgios do desenvolvimento da criana, concordando que aproximadamente at os 6 anos de idade que a criana tem maior possibilidade de aprendizado, afinal, justamente neste perodo que o sistema nervoso encontra-se em pleno desenvolvimento. Entretanto, indiscutvel que aps esse perodo o aprendizado continua, no apenas no aspecto neurofisiolgico, mas em todos os aspectos naturais de um ser humano, amadurecendo ao longo de toda a vida. Se por um lado as orientaes so direcionadas adoo de uma estratgia educacional, por outro, na fase de maior complexidade ainda se constata a cultura que aqui denominamos de homo intelectus, que limita o ser linguagem oral e escrita, e ao raciocnio lgico. Isto significa que um ser com capacidades de mltiplas aprendizagens em fase de iniciao est sob a responsabilidade de outro ser com as mesmas capacidades j amadurecidas, manutenindo um ciclo tradicional de incentivo s limitaes humanas. notrio que o desenvolvimento integral almejado pela LDB, na prtica, ainda se traduz na simples alfabetizao e no clculo, fato que se repete em todos os nveis da

educao bsica brasileira, revelando-se em forma de dados que exigem ateno cada vez maior em lngua portuguesa e matemtica, justamente as duas reas mais trabalhadas na educao escolar de crianas e que tambm esto relacionadas com o desenvolvimento motor.

Se as crianas passam cinco anos de suas vidas escolares (educao infantil e 4 anos iniciais do ensino fundamental) sendo educadas principalmente em leitura, escrita e clculo, por que comum alunos de 6 ano (5 srie) apresentarem dificuldades justamente nessas reas?
E esta realidade se estende por todos os nveis da educao bsica, podendo ser constatada em nosso dia a dia, quando ainda notamos na sociedade o conceito de inteligncia baseado no j ultrapassado teste de QI. Tambm podemos verificar em concursos pblicos ou mesmo vestibulares a exigncia predominante de conhecimentos em lngua portuguesa e matemtica. Mas, como podemos explicar uma realidade to paradoxal na educao bsica, onde as disciplinas citadas so as mais trabalhadas e ao mesmo tempo as que mais apresentam ndices de baixo aproveitamento por parte do aluno?

You might also like