You are on page 1of 4

Filosofia

Um dos papis da Filosofia criticar (colocar em causa ideias). Mas isso, no seria possvel sem que se precedesse uma reflexo (pensar por si prprio) e, para se poder criticar, defendendo uma outra ideia, ter de se argumentar de forma eficaz.

Argumentao
Ao argumentar e defender uma ideia, tem de se ser convincente, se os argumentos apresentados forem irrefutveis, ento existiro menos probabilidades desse mesmo argumento/ideia, virem a ser considerados invlidos.

Argumentar
Consiste em apresentar razes concretas (argumentos) para defender uma posio. Argumento Um argumento um conjunto de proposies em que se pretende justificar ou defender uma delas, a concluso, com base na outra ou nas outras, que se chamam premissas.

Premissa O Zacarias rico. Premissa Todos os homens ricos so simpticos. Concluso Logo, o Zacarias simptico.

uma preposio
uma frase declarativa. Tem um sujeito. Traduz um pensamento. possvel de classificar quanto sua veracidade

No exemplo referido a concluso no comprovada pelas premissas; no existe uma sucesso lgica. O argumento correto deveria ser:

Premissa O Zacarias rico.


Premissa Todos os homens ricos so simpticos. Concluso Logo, o Zacarias simptico. Neste caso a concluso est intimamente ligada s premissas, depende delas, pois elas justificamna. Mas, para defendermos uma ideia, no basta construir argumentos, eles tero de ser verdadeiros.

Premissa Todos os homens so mortais. (V)


Premissa O Zacarias um homem. (V) Concluso Logo, o Zacarias mortal. (V) a nica concluso comprovada pelas premissas. Uma proposio verdadeira quando corresponde realidade, e falsa quando no corresponde. 1

Argumento Invlido
No existe concordncia entre as premissas e a concluso (por exemplo, quando uma das premissas verdadeira e a concluso falsa).

Argumento Vlido
aquele que, se partirmos de premissa(s) vlidas, a concluso ser, necessariamente, vlida, e o oposto. Ou seja, tem que existir concordncia entre as premissas e a concluso. Basta que uma das preposies do argumento no esteja em concordncia com as restantes, para o documento ser invlido. Ou seja, para avaliar a validade do argumento, teremos de olhar para a veracidade das proposies.

Validade Dedutiva e Indutiva


Argumento dedutivo vlido quando impossvel ter premissas verdadeiras e concluso falsa. Argumento indutivo valido quando improvvel, mas possvel, ter premissas verdadeiras e concluso falsa. Exemplo: Se o Asdrbal estivesse na praia, teria levado a toalha. Mas ele no levou a toalha. Logo, no est na praia. possvel ele ter ido praia na mesma

Validade e Verdade
A validade uma certa relao entre os valores de verdade das premissas e da concluso de um argumento. Quando um argumento dedutivo vlido, a validade das premissas exclui a falsidade da concluso. A nica coisa que um argumento vlido no pode ter premissas verdadeiras e concluso falsa. Exemplos: A neve azul e Ea de Queirs era angolano. Logo, a neve azul. Tanto as premissas como a concluso so falsas e se a premissa fosse verdadeira, a concluso no seria falsa, portanto o argumento vlido. Ea de Queirs era portugus. Logo, a relva verde. Neste caso, tanto a premissa como a concluso so verdadeiras, mas a verdade da premissa no torna impossvel, nem improvvel, a falsidade da concluso.

Assim, o que conta para a validade dos argumentos no a validade da das proposies, mas a impossibilidade de se terem premissas verdadeiras e concluso falsa.

Concluso verdadeira
Premissas verdadeiras Premissas falsas Vlido/Invlido Vlido/Invlido

Concluso falsa
Invlido Vlido/Invlido

Lgica Formal
Na lgica formal estuda-se apenas um tipo de validade dedutiva, aquele que podemos determinar de forma lgica. A forma lgica ser, ento: Plato o autor da REPBLICA e Aristteles da METAFSICA. Logo, Plato o autor da REPBLICA. Neste argumento, a premissa afirma duas coisas e a concluso repete uma delas, sendo que podemos esquematiza-la na forma seguinte: ___ e ___ . Logo, ___ . a esta estrutura que se chama Forma Lgica.

O Joo bonito

e/ou

O Manuel alto

Ao utilizar o e para unir as premissas, isso ir tornar a concluso, obrigatoriamente, vlida. Ao utilizar o ou para unir as premissas, o sentido ir ser alterado, e o valor de verdade da afirmao poder variar, dependendo de qual dos das premissas verdadeira e de qual a concluso. Este tipo de partculas que unem duas ideias distintas e nos permitem aferir acerca da verdade da proposio, denominam-se de: operadores verofuncionais. Mas, de forma a simplificar, poderemos substituir as premissas pelas ltimas letras do alfabeto, a partir do P variveis proposicionais (representam lugares vazios que s podem ser ocupados por proposies). Teremos ento cinco formas proposicionais:

Disjuno
Chama-se disjuno a uma proposio da forma P ou Q e disjuntas a P e a Q.

P ou Q
Smbolo Expresso Cannica Plato refletiu sobre a tica ou Aristteles refletiu sobre a tica. Plato ou Aristteles refletiram sobre a tica. Quem refletiu sobre a tica foi Plato ou Aristteles. Outras expresses Plato refletiu sobre a tica, a no ser que, Aristteles tenha refletido sobre a tica. 3

You might also like