You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE DE CUIAB FACULDADE DE DIREITO

PERGUNTAS SOBRE DURKHEIM, WEBER E MARX

Prof. MARTA MELO Disciplina: TICA, POLTICA E SOCIEDADE Acadmico: Silvio Claudio Ferrari de Souza 3 Semestre / Direito

VRZEA GRANDE - MT 2012

mile Durkheim
1. Qual o mtodo proposto por Durkheim para as investigaes

sociolgicas? o metodo sociologico. Em uma explicao sociolgica seria necessrio distinguir juzos de fato de juzos de valor, despindo-se assim de quaisquer pr-noes sobre a realidade a ser estudada.
2. Como E. Durkheim concebia a sociedade?

A Sociedade a realidade especfica que ultrapassa o somatrio dos indivduos. A sociedade seria uma combinao sui generis das conscincias, das aes e dos sentimentos particulares. Sociedade: organismo coletivo composto pelas diferentes instituies sociais ou tendncias coletivas de comportamento, nos quais os indivduos esto envolvidos. A sociedade um sistema de funes diferentes e especiais. Durkhein concebia a ideia de que o individuo deve se adaptar ao coletivo e no o contrario. o individuo quem forma a sociedade. So os indivduos a causa do sucesso ou fracasso de si mesmos, de suas famlias, de sua prpria escola, de sua instituio de f e, como conseqncia, de sua propria sociedade. A sociedade forma-se por 3 categorias de indivduos: os conformados,os inconformados e os reformadores. o nosso comportamento decorre da concepo que temos de nossa realidade.
3. Explique conscincia coletiva.

A conscincia coletiva, segundo mile Durkheim, a fora coletiva exercida sobre um indivduo, que faz com que este aja e viva de acordo com as normas da sociedade na qual est inserido. Assim como na vida mental, a conscincia coletiva feita de representaes que transcendem a esfera individual, por sua superioridade e atua com fora sobre as conscincias individuais. A conscincia coletiva fruto de pequenas contribuies individuais, que juntas, formam o todo, no

sendo fruto de teorias metafsicas, mas de fatos sociais reais. Segundo Durkheim, existem duas conscincias distintas em cada indivduo: uma aquela que se confunde com o todo da sociedade e ajuda a form-la, a outra a que cada pessoa tem de particular e que a faz um indivduo diferente dos demais, apesar de fazer parte do todo. Nessa concepo, fica claro que em uma sociedade o todo no apenas o resultado da soma de cada uma de suas partes, mas algo distinto delas. Resumindo A Conscincia coletiva: representaes coletivas constitudas a partir de uma multiplicidade de espritos diversos que se associaram, e a misturaram, combinaram suas idias e sentimentos; longas sries de geraes acumularam nela sua experincia e sabedoria. simples dependncia do tipo coletivo.
4. Qual seria a relao homem/sociedade?

Conscincia individual: do ponto de vista sociolgico, percebida como

Para Durkheim o homem no existe fora da sociedade, pois essencialmente um ser social, tanto que para ele a sociedade anterior ao indivduo. O homem coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, o qual chamou de fatos sociais, que so regras exteriores e anteriores ao indivduo e que controlam sua ao perante aos outros membros da sociedade.
5. Explique fatos sociais e suas caractersticas?

O objeto da sociologia o fato social, e a educao considerada como o fato social, isto , se impe, coercitivamente, como uma norma jurdica ou como uma lei. Desta maneira a ao educativa permitir uma maior integrao do indivduo e tambm permitir uma forte identificao com o sistema social. O Fato social - so representaes coletivas socialmente eficazes - maneiras de ser, sentir, pensar e agir capazes de exercer sobre o indivduo: uma coero exterior coercitividade em relao aos indivduos, e existindo independente das manifestaes individuais (exterioridade em relao aos indivduos).

6. Explique as formas de sociedade e as formas de solidariedade.

Solidariedade orgnica onde a acelerada

predominante nas sociedades

capitalistas,

diviso do trabalho social tornou os indivduos

interdependentes. Essa interdependncia garante a unio social, em lugar dos costumes ou das tradies enquanto a conscincia coletiva se enfraquece. Ao mesmo tempo que os indivduos so mutuamente dependentes, cada qual se especializa numa atividade desenvolver maior autonomia pessoal.
7. Como as desigualdades sociais so explicadas?

e tende a

Nas sociedades de organizao mais simples predominaria um tipo de solidariedade diferente daquela existente em sociedades mais complexas, uma vez que a conscincia coletiva se daria tambm de forma diferente em cada situao. Dessa forma, segundo Durkheim, poderamos perceber dois tipos de solidariedade social, uma do tipo mecnica e outra orgnica. Numa sociedade de solidariedade mecnica, o indivduo estaria ligado diretamente sociedade, sendo que enquanto ser social prevaleceria em seu comportamento sempre aquilo que mais considervel conscincia coletiva, e no necessariamente seu desejo enquanto indivduo. A Solidariedade mecnica predominante em sociedades pr-capitalistas, onde os indivduos se identificavam por meio da famlia, da religio, da tradio e dos costumes. A conscincia coletiva (sentimentos, valores, crenas comportamentos, comuns a mdia dos membros de uma dada sociedade que no variam ao longo de geraes) exerce seu poder de coero sobre os indivduos ligandoos a sociedade sem nenhum intermedirio e os tornando fortemente semelhantes havendo pouco espao para a individualidade; Na Solidariedade orgnica - predominante nas sociedades capitalistas, onde a acelerada diviso do trabalho social tornou os indivduos interdependentes. Essa interdependncia garante a unio social, em lugar dos costumes ou das tradies enquanto a conscincia coletiva se enfraquece. Ao mesmo tempo que os indivduos so mutuamente dependentes, cada qual se especializa numa atividade desenvolver maior autonomia pessoal. e tende a

MAX WEBER
1. Explique o mtodo compreensivo de investigao de Weber.

O mtodo compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as aes de um indivduo contm e no apenas o aspecto exterior dessas mesmas aes. Se, por exemplo, uma pessoa d a outra um pedao de papel, esse fato, em si mesmo, irrelevante para o cientista social. Somente quando se sabe que a primeira pessoa deu o papel para a outra como forma de saldar uma dvida (o pedao de papel um cheque) que se est diante de um fato propriamente humano, ou seja, de uma ao carregada de sentido. O fato em questo no se esgota em si mesmo e aponta para todo um complexo de significaes sociais, na medida em que as duas pessoas envolvidas atribuem ao pedao de papel a funo do servir como meio de troca ou pagamento; alm disso, essa funo reconhecida por uma comunidade maior de pessoas. A anlise do sentido (significado) das aes sociais depende do conhecimento do significado atribudo pelo agente e por seus pares sua ao. O sentido (significado), aqui referido, aquele sentido subjetivamente visado pelo agente (motivao). Esse conjunto de aes individuais reciprocamente referidas configura uma ordem social.
2. O que ordem social segundo o pensamento weberiano?

A concepo de sociedade construda por Weber implica numa separao de esferas como a econmica, a religiosa, a poltica, a jurdica, a social, a cultural cada uma delas com lgicas particulares de funcionamento. Partindo, portanto, do princpio geral de que s as conscincias individuais so capazes de dar sentido ao social e que tal sentido pode ser partilhado por uma multiplicidade de indivduos, Weber estabeleceu conceitos referentes ao plano coletivo a) classes, b) estamentos ou grupos de status e c) partidos que nos permitem entender os mecanismos diferenciados de distribuio de poder, o qual pode assumir a forma de riqueza, de distino ou do prprio poder poltico, num sentido estrito. As classes se organizam segundo as

relaes de produo e aquisio de bens; os estamentos, segundo princpios de seu consumo de bens nas diversas formas especificas de sua maneira de viver; as castas seriam, por fim, aqueles grupos de status fechados cujos privilgios e distines esto desigualmente garantidos por meio de leis, convenes e rituais. Enfim, as diferenas que correspondem, no interior da ordem econmica, s classes e, no da ordem social ou da distribuio da honra, aos estamentos, geram na esfera do poder social os partidos, cuja ao tipicamente racional: buscar influir sobre a direo que toma uma associao ou uma comunidade. O partido uma organizao que luta especificamente pelo domnio embora s adquira carter poltico se puder lanar mo da coao fsica ou de sua ameaa.
3. Explique tipo ideal em uma anlise sociolgica.

O tipo ideal um modelo simplificado do real, elaborado com base em traos considerados essenciais para a determinao da causalidade, segundo os critrios de quem pretende explicar um fenmeno. O tipo ideal utilizado como instrumento para conduzir o autor numa realidade complexa.
4.

Explique o que ao social e quais as motivaes que elas podem ter? Toda conduta humana dotada de um significado subjetivo (sentido) dado por quem a executa e que orienta essa ao, tendo em vista a ao de outros sujeitos conhecidos ou deconhecidos. A explicao sociolgica busca compreender e interpretar o sentido da ao social, no se propondo a julgar a validez de tais atos nem a compreender o agente enquanto pessoa, Compreender uma ao captar e interpretar sua conexo de sentido, somente a ao com sentido pode ser compreendida pela sociologia. A ao compreensvel ao com sentido. As aes sociais podem ser definidas como aes ou omisses de um sujeito (que pode ser individual ou coletivo, ausente ou presente, material ou imaterial) dotado de um (ou mais) sentido (significado) coletivamente conhecido e, tendo como referncia a ao de outro

sujeito. A anlise da ao social s possvel se entendermos o significado atribudo pelo agente e seus pares sua ao. A relao social se constitui quando o sentido coletivamente conhecido de dadas aes podem permite a execuo por diversos agentes que repetem no tempo e no espao a mesma ao com o mesmo sentido. As Aes sociais racionais (que passam por um clculo mental prvio) podendo ser: 1) Ao Racional com Relao a Valores conduta orientada pela crena consciente em valores ltimos, - o sujeito pe em prtica suas convices no importando qual o seu fim; e 2) Ao Racional com Relao fins resulta de um clculo consciente entre fins, meios e efeitos secundrios, sendo orientada pelo alcance desses fins.

KARL MARX

1. Explique o trabalho na concepo marxista (prxis). Marx desenvolveu o contedo relacionado entre a prxis e o conhecimento (teoria) onde a prtica o fundamento da unidade entre o homem e a natureza e da unidade sujeito-objeto. Segundo esse raciocnio se a prxis elevada condio de fundamento de toda a relao humana, a relao prtica sujeito-objeto no plano do conhecimento tem que se inserir no prprio horizonte da prtica. Para Karl Marx, o homem se define como um ser com a capacidade de produo e transformao da realidade circundante, sendo esta capacidade identificada como o trabalho. Por meio do trabalho, o homem executa uma transformao que , ao mesmo tempo, material e intelectual e pelo qual o homem em coletividade produz e transforma seu mundo e a si mesmo. Essa atividade de trabalho voluntria e transformadora denominada prxis.

2.

O que trabalho alienado? Explique o que possibilita sua existncia. A alienao de Marx comea como sistema de diviso do trabalho, em que o trabalhador perde a noo do todo. Antes o arteso, sabia executar todo o processo e podia ter o produto final, com a diviso de trabalho, os operrios s sabem fazer aquela pequena parte, ou seja parafusar, soldar, montar, etc. Assim ele se torna alienado e ainda mais, seu trabalho deveria ser, mas no suficiente para adquirir o produto q ele ajuda a construir. Entretanto Marx v que a alienao do homem no se manifesta apenas na misria dos trabalhadores, defende que o prprio capitalista tambm um alienado, desumanizado, pelo seu culto ao dinheiro.

3.

Explique a viso materialista da sociedade desenvolvida por Marx e os seus dois nveis: a infraestrutura e a superestrutura.

A viso materialista da sociedade divide em: Infra-estrutura: a infraestrutura que condiciona o modo de vida dos homens. a base material da vida social composta pelas: a) Foras produtivas a capacidade de produo dependente dos conhecimentos cientficos, tcnicos, da organizao do trabalho coletivo,etc. b) Relaes de produo relaes de organizao da produo, da apropriao e do consumo entre os indivduos e/ou grupos que participam da produo social e na Superestrutura: conjunto de relaes sociais, polticas e ideolgicas de um dado modo de produo que se configuram a partir de uma dada base material.
4. Comente a frase: No a conscincia dos homens que determina

a realidade; ao contrrio, a realidade social que determina a sua conscincia" Para Marx, no existe o indivduo formado fora das relaes sociais. Ele expe a lgica do modo de produo capitalista, no qual a fora de trabalho transformada em uma mercadoria com dupla face: por um lado, uma mercadoria como outra qualquer, paga pelo salrio; por outro lado, a nica mercadoria que produz valor, ou seja que reproduz o capital. O modo de produo da vida material condiciona o processo de vida social, poltica e intelectual. No a conscincia dos homens que determina a realidade; ao contrrio, a realidade social que determina sua conscincia

You might also like