You are on page 1of 4

O QUE E COMO CONTROLAR

Capital de giro pode ser definido como a diferena entre os ativos e passivos circulantes ou entre o Patrimnio Liquido acrescido do Exigvel a Longo Prazo e o Ativo Permanente acrescido do Realizvel a Longo Prazo. A diferena significa o montante de recursos a longo prazo aplicados no financiamento das necessidades correntes de recursos da empresa. De outra forma, podemos dizer que o Capital de giro o conjunto de valores necessrios para a empresa fazer seu negcio acontecer (girar). Uma parcela substancial do total dos ativos de uma empresa representa a fatia correspondente a este capital.

CAPITAL DE GIRO

Alm de sua participao sobre o total dos ativos da empresa, a gesto do capital de giro exige do administrador financeiro um esforo maior do que aquele requerido pelo capital fixo. O capital de giro precisa ser acompanhado e monitorado permanentemente, pois est sofrendo o impacto das diversas mudanas no panorama econmico enfrentado pela empresa de forma contnua. Boa parte dos esforos do administrador financeiro tpico canalizada para resoluo de problemas de capital de giro formao e financiamento de estoques, gerenciamento de contas a receber e administrao de dficits de caixa.

Nesta luta para sobreviver, a empresa acaba sendo arrastada pelos problemas de gesto do capital de giro e tende a sacrificar seus objetivos de longo prazo. Os empresrios conhecem bem este fenmeno. Boa parte de seu tempo consumido apagando incndios, onde o foco mais perigoso reside no capital de giro. A soluo definitiva para o problema do capital de giro consiste na recuperao da lucratividade da empresa e a conseqente recomposio de seu fluxo de caixa. Esta soluo exige a adoo de medidas estratgicas de grande alcance que vo desde o lanamento de novos produtos ou servios e a eliminao de outros, adoo de novos canais de venda ou at mesmo a reconfigurao do negcio como um todo. Desse modo, a soluo dos problemas de capital de giro de uma empresa requer muito mais do que medidas financeiras. Estratgias, operaes e prticas gerenciais, entre outras, precisaro ser repensadas para que o capital de giro volte ao estado de normalidade.

As dificuldades de capital de giro numa empresa so devidas, principalmente, ocorrncia dos seguintes fatores: Reduo de vendas Crescimento da inadimplncia Aumento das despesas financeiras Aumento de custos Rpida evoluo no faturamento Alguma combinao desses fatores Na situao mais freqente, os problemas de capital de giro surgem como conseqncia de uma reduo de vendas. Neste caso, o administrador financeiro se defronta com as seguintes questes:
APF - Material de Apoio Complementar, compilado por: Marcos Morais de Freitas Tutor Maria Ins Cervenka de Freitas Tutora

2
como manter o capital de giro sob controle diante de um quadro de reduo das vendas ? o que pode ser feito para evitar uma crise maior de capital de giro ?

MEDIDAS PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DE CAPITAL DE GIRO Veja algumas alternativas de soluo para essas questes. 1. Formao de reserva financeira

2. Encurtamento do ciclo econmico

Como acontece no trato de muitos outros problemas, a ao preventiva tem um papel importante para a soluo dos problemas de capital de giro. A principal ao consiste na formao de reserva financeira para enfrentar as mudanas inesperadas no quadro financeiro da empresa. A determinao do volume dessa reserva financeira levar em conta o grau de proteo que se deseja para o capital de giro. Tambm uma anlise do tipo "o que aconteceria ao capital de giro se...." poderia ser bastante til para se formular a estimativa do volume da reserva financeira. primeira vista, poderia soar anti-econmica a formao de uma reserva financeira, j que esta deciso tiraria recursos financeiros que de outra forma deveriam ser aplicados no investimento em ativos fixos de modo a permitir a expanso da empresa. Dada a alta volatilidade da economia brasileira, a formao de reserva financeira para o capital de giro deveria ser a prioridade econmica fundamental da empresa. Alm disso, os recursos destinados e essa reserva seriam aplicados no mercado financeiro, onde as taxas de juros tm sido maiores do que a taxa de rentabilidade do capital fixo. Quando a empresa encurta seu ciclo econmico - este pode ser definido como o tempo necessrio transformao dos insumos adquiridos em produtos ou servios suas necessidades de capital de giro se reduzem drasticamente. Numa indstria, a reduo do ciclo econmico significa um menor tempo para produzir e vender. No comrcio, esta reduo significa um giro mais rpido dos estoques. Na atividade de servios, a reduo do ciclo econmico significa basicamente trabalhar com um cronograma mais curto para a execuo dos servios. A reduo do ciclo econmico no uma funo tipicamente financeira. Ela requer o apoio de funes como produo, operao e logstica. A inadimplncia dos clientes de uma empresa pode decorrer do quadro econmico geral do pas ou de fatores no mbito da prpria empresa. No primeiro caso, a contrao geral da atividade econmica e a conseqente diminuio da renda das pessoas, tende a aumentar a inadimplncia. Nesta situao, a empresa tem pouco controle sobre o problema. Quando a inadimplncia decorrente de prticas de crdito inadequadas, estabelecidas pela prpria empresa, existe uma soluo vivel para o problema. Neste caso, preciso dar mais ateno qualidade das vendas (tanto as vendas a crdito
APF - Material de Apoio Complementar, compilado por: Marcos Morais de Freitas Tutor Maria Ins Cervenka de Freitas Tutora

3. Controle da inadimplncia

3
como as vendas faturadas) do que ao volume dessas vendas. No caso das vendas a crdito, tambm ser recomendvel uma reduo do prazo de pagamento concedido aos clientes. Na tentativa de suprir a insuficincia de capital de giro, muitas empresas utilizam emprstimos de custo elevado. Como regra, qualquer captao de dinheiro a um custo maior do que a rentabilidade normal da empresa, anti-econmica. O financiamento de capital de giro a altas taxas pode resolver o problema imediato de caixa da empresa, mas cria um novo problema - seu pagamento. Na maioria das vezes o administrador tem conscincia da inviabilidade do custo financeiro dos financiamentos de capital de giro. Ele tenta ganhar tempo, esperando que uma melhoria nas condies de mercado da empresa permitam pagar o capital de terceiros. Todavia, quando a recuperao das vendas acontece, a empresa j acumulou um estoque de dvidas cujo pagamento ser muito difcil. Quando a empresa consegue negociar um prazo maior para o pagamento de suas dvidas, ela adia as sadas de caixa correspondentes e, portanto, melhora seu capital de giro. Embora essa melhora seja provisria, ajudar bastante at que a empresa se ajuste financeiramente. Tambm neste caso, importante uma ateno especial para o custo do alongamento de prazo. Ele precisa ser suportado pela rentabilidade da empresa. A implantao de um programa de reduo de custos tem um efeito positivo sobre o capital de giro da empresa desde que no traga restries s suas vendas ou execuo de suas operaes. Uma vez que a empresa com problema de capital de giro tambm estar com sua capacidade de investimento comprometida, a reduo de custos em atividades como modernizao, automao ou informatizao no ser possvel. Diante de uma crise de capital de giro, o programa de reduo de custos tem natureza compulsria e seu grande desafio identificar aqueles itens de gastos que possam ser cortados sem grandes prejuzos para as atividades da empresa. Dificilmente sero encontrados gastos suprfluos ou desperdcios, pois a crise de capital de giro naturalmente j os deve ter eliminados. A poltica de substituio de passivos consiste em trocar uma dvida por outra de menor custo financeiro. Por exemplo, uma empresa de grande porte poderia adotar esta soluo, atravs do lanamento de ttulos no exterior ou mesmo fazendo um lanamento de aes. Entretanto, as empresas de pequeno e mdio porte no tm essa opo. Um programa tradicional de substituio de passivos para essas empresas quase sempre significaria trocar seis por meia dzia. Numa situao extrema, as pequenas e mdias empresas poderiam trocar passivo exigvel por passivo no exigvel (capital), atravs da admisso de novos scios. Sem dvida, esta seria uma soluo a ser adotada em ltimo caso.
APF - Material de Apoio Complementar, compilado por: Marcos Morais de Freitas Tutor Maria Ins Cervenka de Freitas Tutora

4. No se endividar a qualquer custo

5. Alongar o perfil do endividamento

6. Reduzir custos

7. Substituio de passivos

4
8. Planejamento estratgico

A primeira medida fazer o controle geral de tudo que se passa na empresa. Para diagnosticar o problema preciso conhecer bem o seu negcio.

SOLUO DEFINITIVA evidente que existe um forte entrelaamento entre a administrao do capital de giro da empresa e sua administrao estratgica.

Por isso, a soluo definitiva para o problema do capital de giro consiste na recuperao da lucratividade da empresa e a conseqente recomposio de seu fluxo de caixa.

Esta soluo exige a adoo de medidas estratgicas de grande alcance que vo desde o lanamento de novos produtos ou servios e a eliminao de outros, adoo de novos canais de venda ou at mesmo a reconfigurao do negcio como um todo. Desse modo, a soluo dos problemas de capital de giro de uma empresa requer muito mais do que medidas financeiras. Estratgias, operaes e prticas gerenciais, entre outras, precisaro ser repensadas para que o capital de giro volte ao estado de normalidade.

APF - Material de Apoio Complementar, compilado por: Marcos Morais de Freitas Tutor Maria Ins Cervenka de Freitas Tutora

You might also like