You are on page 1of 31

www.jurisway.org.

br

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009


01 - Com relao ao dcimo terceiro salrio, assinale a opo correta. A) Na dispensa com justa causa, cabe o pagamento do dcimo terceiro salrio proporcional ao empregado. B) O pagamento da primeira parcela do dcimo terceiro salrio dever ser feito entre fevereiro e novembro de cada ano, e o valor corresponder metade do salrio percebido no ms anterior, no estando o empregador obrigado a pagar o adiantamento, no mesmo ms, a todos os seus empregados. C) O empregador dever proceder ao adiantamento da primeira parcela do dcimo terceiro salrio no ms de novembro de cada ano e ao da segunda parcela, em dezembro. D) Todos os empregados devero receber o pagamento da primeira parcela do dcimo terceiro salrio no mesmo ms de cada ano, em face do princpio da igualdade.

02 - Assinale a opo correta de acordo com o contrato individual de trabalho regido pela CLT. A) Um contrato de trabalho por prazo determinado de dois anos poder ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. B) No contrato mencionado, o contrato de experincia poder ser prorrogado uma nica vez, porm no poder exceder o prazo de noventa dias. C) O referido contrato somente poder ser acordado de forma expressa. D) exigida forma especial para a validade e eficcia do contrato em apreo, motivo pelo qual no permitida a forma verbal.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

03 - A respeito da proteo conferida ao menor trabalhador, assinale a opo correta. A) lcita a quitao advinda da resciso contratual firmada por empregado menor sem a assistncia do seu representante legal. B) Excepcionalmente, permitido o trabalho noturno de menores de 18 anos de idade, mas, em nenhuma hiptese, admitido o trabalho de menores de 16 anos de idade. C) No corre nenhum prazo prescricional contra os menores de 18 anos de idade. D) vedado ao menor empregado firmar recibos legais pelo pagamento dos salrios sem que esteja assistido pelos seus representantes.

04 - Acerca da execuo trabalhista regulamentada pela CLT, assinale a opo correta. A) O prazo estipulado para o ajuizamento dos embargos execuo de dez dias aps garantida a execuo ou penhorados os bens. B) No podero ser executadas ex officio as contribuies sociais devidas em decorrncia de deciso proferida pelos juzes e tribunais do trabalho e resultantes de condenao ou homologao de acordo. C) Somente as partes podero promov-la. D) Poder ser impulsionada ex officio pelo juiz.

05 - Acerca da remunerao do trabalhador estipulada pela CLT e jurisprudncia do TST, assinale a opo correta. A) No integram a remunerao do trabalhador as gorjetas includas nas notas de servios e as oferecidas espontaneamente pelos clientes. B) O vale-refeio, fornecido por fora do contrato de trabalho, no tem carter salarial nem integra a remunerao do empregado para qualquer efeito legal. C) No se incluem nos salrios as ajudas de custo, assim como as dirias para viagem que no excedam cinquenta por cento do salrio percebido pelo empregado. D) No integram o salrio as comisses, percentagens, gratificaes ajustadas, dirias para viagens e abonos pagos pelo empregador.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

06 - Assinale a opo correta acerca do aviso prvio na CLT e em conformidade com o entendimento do TST. A) incabvel o aviso prvio nas rescises antecipadas dos contratos de experincia, mesmo ante a existncia de clusula assecuratria do direito recproco de resciso antes de expirado o termo ajustado. B) O valor das horas extraordinrias habituais integra o aviso prvio indenizado. C) A falta de aviso prvio por parte do empregador d ao empregado o direito aos salrios correspondentes ao prazo do aviso, mas nem sempre garante a integrao desse perodo no seu tempo de servio. D) indevido o aviso prvio na despedida indireta.

07 - A respeito das Comisses de Conciliao Prvia, assinale a opo correta. A) O termo de conciliao considerado ttulo executivo judicial. B) vedada a dispensa dos representantes dos empregados membros das comisses em apreo at um ano aps o final do mandato, salvo se cometerem falta grave. C) obrigatria a instituio de tais comisses pelas empresas e sindicatos. D) As referidas comisses no interferem no curso do prazo prescricional.

08 - No que concerne s convenes coletivas de trabalho, assinale a opo correta. A) No lcito estipular durao de validade superior a dois anos para a conveno coletiva de trabalho. B) facultada a celebrao verbal de acordo coletivo de trabalho, desde que presentes, ao menos, duas testemunhas. C) Acordo coletivo o negcio jurdico pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais do trabalho. D) Para ter validade, a conveno coletiva de trabalho deve ser, obrigatoriamente, homologada pela autoridade competente.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

09 - A respeito do recurso de revista, assinale a opo correta. A) Os requisitos de admissibilidade do recurso de revista devem ser apreciados pelo tribunal de origem, na pessoa do seu presidente, no cabendo recurso para atacar a deciso que lhe nega seguimento. B) O presidente do tribunal recorrido pode conferir efeito suspensivo ao recurso de revista interposto, desde que a parte interessada assim o requeira. C) No cabe recurso de revista contra deciso proferida na fase de execuo de sentena pelos tribunais regionais do trabalho ou por suas turmas, salvo na hiptese de ofensa direta e literal de norma da CF. D) No cabvel a interposio de recurso de revista nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo.

10 - Com relao ao procedimento sumarssimo estipulado na CLT, assinale a opo correta. A) O procedimento sumarssimo apropriado para reclamao trabalhista com valor de at sessenta vezes o salrio mnimo vigente na data do seu ajuizamento. B) O nmero mximo de testemunhas que cada uma das partes pode indicar trs, devendo elas comparecer audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao ou convite. C) Nas reclamaes enquadradas no referido procedimento, no permitida a citao por edital, incumbindo ao autor a correta indicao do nome e do endereo do reclamado. D) Nas reclamaes enquadradas no referido procedimento, o pedido pode ser ilquido, desde que no seja possvel a parte indic-lo expressamente.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

11 - Com base no que dispe a CLT sobre a ao rescisria e luz do entendimento do TST sobre a matria, assinale a opo correta. A) admissvel o reexame de fatos e provas do processo que originou a deciso rescindenda mediante ao rescisria fundamentada em violao de lei. B) dispensvel a prova do trnsito em julgado da deciso rescindenda para o processamento de ao rescisria, mesmo porque admissvel a ao rescisria preventiva. C) Por falta de previso legal, a ao rescisria incabvel no mbito da justia do trabalho. D) A ao rescisria cabvel no mbito da justia do trabalho e est sujeita ao depsito prvio de 20% do valor da causa, salvo o caso de miserabilidade jurdica do autor.

12 - Com relao aos embargos de declarao na justia do trabalho, assinale a opo correta. A) O prazo para a oposio de embargos de declarao de oito dias, a contar da data da sentena ou do acrdo. B) No passvel de nulidade deciso que acolhe embargo de declarao com efeito modificativo tomada sem que a parte contrria tenha se manifestado. C) Os erros materiais podem ser corrigidos de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes. D) O embargo de declarao no est previsto taxativamente na CLT, razo pela qual se aplicam, subsidiariamente, as normas do CPC.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

13 - O agravo de petio o recurso cabvel contra a deciso do juiz do trabalho, nas execues. A respeito desse recurso, assinale a opo correta. A) O julgamento do agravo de petio cabe ao juiz do trabalho da vara onde estiver em curso a execuo. B) O agravo de petio somente ser recebido se o agravante tiver delimitado, justificadamente, as matrias e os valores impugnados. C) A simples interposio do agravo de petio suspende a execuo na sua totalidade. D) O prazo para a interposio do agravo de petio de 10 dias.

14 - Assinale a opo correta a respeito dos dissdios coletivos do trabalho. A) A competncia originria para o julgamento dos dissdios coletivos do juiz do trabalho de 1. grau. B) A sentena normativa no se submete a processo de execuo, mas, sim, a ao de cumprimento. C) Da sentena normativa proferida pelo tribunal regional do trabalho cabe recurso de revista para o TST. D) O Ministrio Pblico do Trabalho possui legitimidade para propor dissdios coletivos em qualquer situao.

15 - Considerando o recurso de embargos, aps a edio da Lei n. 11.496/2007, assinale a opo correta. A) Cabem embargos para impugnar deciso no unnime prolatada em dissdio coletivo de competncia originria do TST. B) Cabem embargos contra deciso proferida pelo tribunal pleno, salvo se a deciso estiver em consonncia com smula ou jurisprudncia uniforme do TST. C) So incabveis os embargos contra deciso proferida, em agravo, por Turma do TST, que tenham a finalidade de impugnar o conhecimento de agravo de instrumento. D) So cabveis os embargos contra as decises que, tomadas por turmas do TST, contrariarem a letra de lei federal e(ou) da CF.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

16 - Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao trabalho temporrio regido pela Lei 6.019/74: A) So hipteses de cabimento a contratao temporria para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios. B) O contrato de trabalho celebrado entre empresa de trabalho temporrio e cada um dos assalariados colocados disposio de uma empresa tomadora ou cliente ser, obrigatoriamente, escrito e dele devero constar, expressamente, os direitos conferidos aos trabalhadores por esta Lei. C) Fica assegurada ao trabalhador temporrio remunerao equivalente percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente calculados base horria, garantida, em qualquer hiptese, a percepo do salrio mnimo regional, ou seja, aplicar-se- o denominado salrio equitativo. D) O contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora ou cliente, com relao a um mesmo empregado, no poder exceder de seis meses, salvo autorizao conferida pelo rgo local do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, segundo instrues normativas do rgo competente.

17 - Constituem causas de interrupo do Contrato de Trabalho, EXCETO: A) afastamento do trabalho por motivo de doena ou acidente de trabalho, at 15 dias. B) descansos em feriados. C) descanso por 1 (um) dia, em cada 6 (seis) meses de trabalho, em caso de doao voluntria de sangue devidamente comprovado. D) repouso de 10 (dez) minutos a cada perodo de 90 (noventa) minutos de trabalho consecutivo quando realizados servios permanentes de mecanografia (datilografia, escriturao ou clculo).

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

18 - Acorde o entendimento jurisprudencial consolidado do Tribunal Superior do Trabalho, relativamente ao instituto da prescrio trabalhista, CORRETO afirmar: A) quinquenal a prescrio do direito de reclamar contra o no-recolhimento da contribuio para o FGTS, observado o prazo de 2 (dois) anos aps o trmino do contrato de trabalho. B) No se conhece de prescrio argida na instncia ordinria. C) A prescrio da pretenso relativa s parcelas remuneratrias alcana o respectivo recolhimento da contribuio para o FGTS. D) A ao trabalhista, ainda que arquivada, suspende o prazo prescricional somente em relao aos pedidos idnticos.

19 - Quanto ao instituto das frias anuais remuneradas, acorde texto normativo da CLT, correto afirmar, EXCETO: A) A poca da concesso das frias ser a que melhor consulte os interesses do empregado, desde que solicite por escrito a poca de sua fruio. B) Aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinqenta) anos de idade, as frias sero sempre concedidas de uma s vez. C) No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo, tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou de auxliodoena por mais de 6 (seis) meses, embora descontnuos. D) O empregado perceber, durante as frias, a remunerao que lhe for devida na data da sua concesso.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

20 - Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao Contrato de Trabalho do Atleta Profissional de Futebol: A) A atividade do atleta profissional de futebol caracterizada por remunerao pactuada em contrato tcito ou expresso que corresponda a relao jurdica de emprego firmado com entidade de prtica desportiva. B) O contrato de trabalho do atleta profissional ter prazo determinado, com vigncia nunca inferior a trs meses nem superior a cinco anos. C) A entidade de prtica desportiva formadora do atleta ter o direito de assinar com esse, a partir de dezesseis anos de idade, o primeiro contrato de trabalho profissional, cujo prazo no poder ser superior a cinco anos. D) O atleta poder postular a resciso indireta do contrato de trabalho, ficando inclusive livre para se transferir para outra agremiao quando o empregador estiver em atraso com o pagamento de salrio, no todo ou em parte, por perodo igual ou superior a trs meses.

21 - So alteraes lcitas do contrato de trabalho, EXCETO: A) Reverso ao cargo efetivo aps ocupao de cargo ou funo de confiana. B) Retorno ao cargo efetivo anterior mais baixo, aps estar ocupando cargo efetivo mais alto. C) Readaptao Funcional por causa previdenciria. D) Substituio temporria funcional previsvel.

22 - So princpios peculiares do Direito Processual do Trabalho, EXCETO: A) Princpio da oralidade. B) Princpio da identidade fsica do juiz. C) Princpio da conciliao. D) Princpio da concentrao dos atos processuais.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

10

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

23 - Acerca das Comisses de Conciliao Prvia correto afirmar, EXCETO: A) As empresas e os sindicatos podem instituir Comisses de Conciliao Prvia, de composio paritria, com representante dos empregados e dos empregadores, com a atribuio de tentar conciliar os conflitos individuais do trabalho. B) No prosperando a conciliao, ser fornecida ao empregado e ao empregador declarao da tentativa conciliatria frustada com a descrio de seu objeto, firmada pelos membros da Comisso, que devera ser juntada eventual reclamao trabalhista. C) O termo de conciliao ttulo executivo extrajudicial e ter eficcia liberatria geral, exceto quanto s parcelas expressamente ressalvadas. D) O prazo prescricional ser interrompido a partir da provocao da Comisso de Conciliao Prvia, recomeando a fluir, desprezando o prazo anterior, a partir da tentativa frustada de conciliao ou do esgotamento do prazo de dez dias para a realizao da sesso de tentativa de conciliao a partir da provocao do interessado.

24 - Nas demandas que tramitam pelo Rito Sumarssimo, INCORRETO afirmar que: A) Sero decididos, de plano, todos os incidentes e excees que possam interferir no prosseguimento da audincia e do processo. As demais questes sero decididas na sentena. B) A sentena mencionar os elementos de convico do juzo, com resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia, devendo constar o relatrio, a fundamentao e o dispositivo decisrio, pena de ofensa ao princpio da motivao das prestaes jurisdicionais. C) As testemunhas, at o mximo de duas para cada parte, comparecero audincia de instruo e julgamento independentemente de intimao. D) Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, somente ser admitido recurso de revista por contrariedade a smula de jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho e violao direta da Constituio da Repblica.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

11

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

25 - So pressupostos de admissibilidade genricos para conhecimento do recurso ordinrio trabalhista, EXCETO: A) Prequestionamento. B) Preparo. C) Regularidade de representao. D) Recorribilidade do ato.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

12

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

26 - Pedro exercia, na empresa Atlntico, havia cinco anos, cargo de confiana pelo qual recebia gratificao. Em razo de no ter atendido s metas determinadas pela nova direo da empresa, perdeu o cargo e retornou funo que ocupava originariamente. Com relao a essa situao hipottica, assinale a opo correta. A) Pedro no perder a gratificao pelo cargo de confiana, visto que, aps trs anos, ela incorporada ao patrimnio jurdico do trabalhador. B) A empresa poder retirar a gratificao que Pedro recebia pelo cargo ocupado. C) Em razo do princpio da estabilidade financeira, a empresa no poder retirar a gratificao de Pedro. D) Em razo do princpio da irredutibilidade salarial e por Pedro ter prestado servios por cinco anos no referido cargo de confiana, a empresa no poder retirar-lhe a gratificao.

27 - Assinale a opo correta acerca da estabilidade provisria da empregada gestante. A) A garantia de emprego gestante s autoriza a reintegrao se esta se der durante o perodo de estabilidade; do contrrio, a garantia restringe-se aos salrios e demais direitos correspondentes ao perodo de estabilidade. B) O desconhecimento, pelo empregador, do estado gravdico da empregada afasta o direito ao pagamento da indenizao decorrente da estabilidade. C) H direito da empregada gestante estabilidade provisria na hiptese de admisso mediante contrato de experincia, visto que a extino da relao de emprego, em face do trmino do prazo, constitui dispensa arbitrria ou sem justa causa. D) No se prev garantia de emprego empregada domstica gestante desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

13

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

28 - A respeito do empregado domstico, assinale a opo correta. A) As normas de trabalho do empregado domstico so regidas pela CLT. B) O seguro-desemprego no se estende aos empregados domsticos. C) Um empregado que trabalhe em uma casa de cmodos para aluguel no pode ser considerado empregado domstico, em razo da configurao da atividade lucrativa do empregador. D) obrigatrio o pagamento do FGTS para os empregados domsticos.

29 - Com relao aos conceitos de salrio e remunerao, assinale a opo correta. A) As gorjetas pagas pelos clientes aos empregados de um restaurante integram o salrio desses empregados. B) A participao dos empregados nos lucros ou resultados da empresa no possui carter salarial. C) A ajuda de custo paga ao empregado possui natureza salarial. D) A legislao brasileira autoriza o pagamento de salrio complessivo, que aquele em que todas as quantias a que faz jus o empregado so englobadas em um valor unitrio, indiviso, sem discriminao das verbas pagas.

30 - Assinale a opo correta acerca do FGTS. A) Os valores referentes ao FGTS podem ser pagos diretamente ao empregado. B) Os trabalhadores autnomos so beneficirios do FGTS. C) A conta vinculada do trabalhador no FGTS no poder ser movimentada em caso de despedida indireta. D) devido o recolhimento do FGTS sobre os valores pagos a ttulo de aviso prvio, quer tenha o empregado, durante esse perodo, trabalhado ou no.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

14

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

31 - No que se refere ao adicional de periculosidade e ao adicional de insalubridade, assinale a opo correta. A) Frentistas que operam bombas de gasolina no fazem jus ao adicional de periculosidade, visto que no tm contato direto com o combustvel. B) O carter intermitente do trabalho executado em condies insalubres no afasta o direito de recebimento do respectivo adicional. C) A eliminao da insalubridade do trabalho em uma empresa, mediante a utilizao de aparelhos protetores aprovados pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, no suficiente para o cancelamento do pagamento do respectivo adicional. D) As horas em que o empregado permanecer em sobreaviso tambm geram a integrao do adicional de periculosidade para o clculo da jornada extraordinria.

32 - A respeito do salrio utilidade ou in natura, assinale a opo correta. A) A habitao fornecida ao empregado, quando indispensvel realizao do trabalho, no tem natureza salarial. B) O fornecimento, pela empresa, de veculo ao empregado, quando indispensvel realizao do trabalho, ser considerado salrio in natura, o que deixar de ocorrer quando o veculo for tambm utilizado para atividades particulares do empregado. C) O fornecimento de cigarro por indstria tabagista ao empregado que nela trabalhe considerado salrio in natura. D) A energia fornecida por empresa de energia eltrica ao empregado que nela trabalhe possui natureza salarial em qualquer situao.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

15

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

33 - Com base no entendimento do TST acerca da resciso do contrato de trabalho, assinale a opo correta. A) O empregado que rescinde antecipadamente o contrato por prazo determinado no est obrigado a indenizar o empregador. B) A pessoa jurdica de direito pblico que no observa o prazo para pagamento das verbas rescisrias no se submete multa prevista no art. 477 da CLT. C) Nas rescises antecipadas dos contratos de experincia que contenham clusula assecuratria do direito recproco de resciso antes de seu trmino, no cabe aviso prvio. D) A indenizao de empregado que trabalha por comisso deve ser calculada com base na mdia das comisses recebidas nos ltimos doze meses de servio.

34 - A respeito do procedimento sumarssimo no processo do trabalho, assinale a opo correta. A) Ao trabalhista contra autarquia federal submete-se ao procedimento sumarssimo desde que o valor daquela no exceda a quarenta salrios mnimos. B) A citao por edital ser admitida no procedimento sumarssimo caso as tentativas de citao por carta registrada e oficial de justia no tenham logrado xito. C) Cada parte poder indicar at trs testemunhas para a oitiva na audincia de instruo e julgamento. D) No procedimento sumarssimo, somente ser admitido recurso de revista por contrariedade a smula uniforme do TST ou por violao direta da CF.

35 - Alm dos beneficirios da justia gratuita, so isentas do pagamento de custas no processo do trabalho A) as empresas pblicas. B) as sociedades de economia mista. C) as autarquias. D) as entidades sindicais.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

16

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

36 - O art. 899 da CLT dispe que os recursos trabalhistas devem ser interpostos por simples petio. Segundo entendimento pacfico da jurisprudncia, no tratamento da necessidade de fundamentao dos recursos apresentados, A) no ser necessria, ante a informalidade do processo trabalhista, a fundamentao dos recursos. B) apenas os recursos de natureza extraordinria, por expressa previso constitucional, devem ser fundamentados, sob pena de no serem conhecidos. C) o recurso deve ser fundamentado, visto que, na justia do trabalho, exige-se que as razes ataquem os fundamentos da deciso recorrida. D) a fundamentao recursal ser necessria somente se o pedido no delimitar com preciso o objeto da irresignao, impossibilitando compreender-se a controvrsia em toda sua extenso.

37 - No que concerne ao acordo homologado judicialmente, assinale a opo correta. A) Acordos judiciais no transitam em julgado, visto que podem sofrer alteraes a qualquer tempo, conforme a vontade das partes. B) Cabe agravo de instrumento contra a deciso que homologa acordo. C) O termo conciliatrio transita em julgado na data da publicao da homologao judicial. D) O acordo homologado judicialmente tem fora de deciso irrecorrvel, salvo para a previdncia social, quanto s contribuies que lhe forem devidas.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

17

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

38 - No que se refere s nulidades no processo do trabalho, assinale a opo correta de acordo com a CLT. A) A nulidade ser pronunciada quando for possvel suprir-se a falta ou repetir-se o ato. B) No haver nulidade quando dos atos inquinados resultar manifesto prejuzo s partes litigantes. C) Tratando-se de nulidade fundada em incompetncia de foro, sero considerados nulos os atos ordinatrios. D) O juiz ou tribunal que declarar a nulidade declarar os atos a que ela se estende.

39 - Assinale a opo correta acerca do mandato. A) Considera-se invlido instrumento de mandato com prazo determinado e com clusula que estabelea a prevalncia dos poderes para atuar at o final da demanda. B) Caso haja previso, no mandato, de termo para sua juntada, o instrumento de mandato ter validade independentemente da data em que for juntado aos autos. C) Configura-se a irregularidade de representao caso o substabelecimento seja anterior outorga passada ao substabelecente. D) So invlidos os atos praticados pelo substabelecido se no houver, no mandato, poderes expressos para substabelecer.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

18

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

40 - Segundo grande parte da doutrina, prescrio consiste na perda do direito de ao pelo no exerccio desse direito no prazo determinado por lei. A esse respeito, assinale a opo correta. A) Para aes em que se questionem crditos resultantes das relaes empregatcias, prev-se prazo prescricional de dois anos no curso da relao de emprego e de cinco anos aps a extino do contrato de trabalho. B) Para a ao em que se pleiteie apenas anotao da carteira de trabalho e previdncia social, conta-se o prazo prescricional a partir da extino do contrato de trabalho. C) No caso de ao ajuizada em razo do no recolhimento da contribuio para o FGTS, a prescrio de trinta anos, respeitado o binio posterior ao trmino do contrato de trabalho. D) A prescrio da pretenso relativa s parcelas remuneratrias no alcana o respectivo recolhimento da contribuio para o FGTS.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

19

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

41 - Sobre o aviso prvio, marcar a alternativa INCORRETA: A) A falta do aviso prvio por parte do empregador d ao empregado o direito aos salrios correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integrao desse perodo no seu tempo de servio. B) O horrio normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso, e se a resciso tiver sido promovida pelo empregador, ser reduzido de duas horas dirias, sem prejuzo do salrio integral, a no ser que o empregado opte por faltar ao servio por sete dias corridos, tambm sem prejuzo do salrio integral. C) Dado o aviso prvio, a resciso torna-se efetiva depois de expirado o respectivo prazo, mas se o empregado notificante reconsiderar o ato, antes de seu termo, o empregador obrigado a aceitar a reconsiderao. D) A falta de aviso prvio por parte do empregado d ao empregador o direito de descontar os salrios correspondentes ao prazo respectivo.

42 - Em relao ao trabalho noturno, CORRETO afirmar: A) A regulamentao legal a mesma para trabalhadores rurais e urbanos. B) O adicional noturno conferido ao trabalhador urbano tem percentual maior do que aquele conferido ao trabalhador rural. C) Para trabalhadores urbanos e rurais, considera-se noturno o trabalho realizado entre vinte e duas horas de um dia e cinco horas do dia seguinte. D) Apenas os trabalhadores urbanos tm direito hora ficta noturna.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

20

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

43 - Sobre o trabalho do menor CORRETO afirmar: A) A Consolidao das Leis do Trabalho considera menor para efeito de suas disposies o trabalhador de quatorze at dezoito anos. B) Aps cada perodo de trabalho efetivo, quer contnuo, quer dividido em dois turnos, haver um intervalo de repouso, no inferior a quinze horas. C) Em qualquer hiptese vedado prorrogar a durao normal diria do trabalho do menor. D) Ao menor no ser permitido o trabalho exercido nas ruas, praas e outros logradouros, independentemente de autorizao do Juiz da Infncia e da Juventude.

44 - A Consolidao das Leis do Trabalho permite a concesso de frias coletivas, desde que conferidas: A) a todos os empregados da empresa. B) a todos os empregados de um estabelecimento da empresa. C) a pelo menos metade dos empregados da empresa. D) a todos os empregados de uma empresa, ou de determinados estabelecimentos ou de setores da empresa.

45 - Marque a alternativa CORRETA. Jadir Jader, empregado da Construtora MM, por descuido, quebrou a mquina na qual estava trabalhando. Seu empregador deseja descontar o valor do prejuzo do salrio de Jadir. A) O desconto no poder ser feito, pois vedado por lei, tendo em vista a hipossuficincia do empregado. B) O desconto no poder ser feito, tendo em vista que Jadir no agiu com dolo. C) O desconto poder ser feito, desde que haja previso contratual nesse sentido. D) O desconto poder ser feito em qualquer hiptese.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

21

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

46 - Maria da Penha, costureira empregada da empresa Confeces Arruda, cumpre jornada diria de 9h00 (nove horas) s 19h00 (dezenove horas), com duas horas de intervalo para refeio. H alguns meses participou de um curso de bordados com durao de 15 dias, e que se iniciava s 18h00 (dezoito horas). Para chegar a tempo no curso, com a expressa autorizao de seu empregador, durante 15 dias, terminou sua jornada s 17h00 (dezessete horas) e, para compensar, no gozou do intervalo de duas horas. Nesse caso, A) sero devidas duas horas extras por dia. B) nenhuma hora extra ser devida, tendo em vista que a empregada desejou fazer o curso. C) nenhuma hora extra ser devida, tendo em vista a expressa autorizao do empregador. D) nenhuma hora extra ser devida, tendo em vista que a empregada permaneceu trabalhando oito horas dirias.

47 - Da deciso proferida por Turma do Tribunal Regional do Trabalho, no julgamento de agravo de petio, em procedimento sumarssimo, cabe recurso A) de revista, para o Tribunal Superior do Trabalho, em caso de violao literal de disposio de lei federal ou afronta direta e literal Constituio da Repblica. B) de revista, para o Tribunal Superior do Trabalho, em caso de ofensa direta e literal de norma da Constituio da Repblica. C) de revista, para o Tribunal Superior do Trabalho, em caso de ofensa Constituio da Repblica, lei federal ou, ainda, no caso de divergncia jurisprudencial. D) de revista, em qualquer caso.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

22

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

48 - A empresa XYZ, durante a execuo definitiva de um processo em que parte, teve alguns de seus bens penhorados. Como no concordava com os clculos do exequente, os quais foram homologados, ops embargos execuo. O juzo da 55 Vara do Trabalho de Belo Horizonte, decidindo os embargos, deles no conheceu, com base no fundamente de estarem intempestivos. Dessa deciso caber: A) recurso ordinrio. B) recurso de revista. C) agravo de petio. D) agravo de instrumento.

49 - Durante uma audincia de instruo, o autor requereu a oitiva de suas testemunhas, o que foi indeferido pelo juiz por considerar tal prova desnecessria. Aps dez dias, foi proferida sentena julgando parcialmente procedente o pedido do autor. Marque a alternativa CORRETA: A) O autor poder requerer a anulao da sentena proferida, em grau de recurso de revista para o Tribunal Regional do Trabalho. B) O autor poder requerer a anulao da sentena proferida, em grau de recurso ordinrio para o Tribunal Regional do Trabalho, desde que alegue erro de procedimento, tendo em vista o cerceamento de defesa e sua hipossuficincia. C) O autor poder requerer, a anulao da sentena proferida, em grau de recurso ordinrio para o Tribunal Regional do Trabalho, demonstrando seu prejuzo, desde que tenha manifestado sua contrariedade em relao ao indeferimento da oitiva de suas testemunhas, em audincia. D) O Tribunal competente para examinar o recurso da r poder declarar a nulidade da sentena, ainda que no haja requerimento da parte, tendo em vista o efeito devolutivo afeto a todos os recursos trabalhistas.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

23

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

50 - No processo do trabalho, INCORRETO afirmar: A) Os embargos de declarao interrompem o prazo para a interposio de recurso. B) Os recursos trabalhistas, em regra, tm efeito suspensivo. C) Das decises definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais do Trabalho, em processos de sua competncia originria cabe recurso ordinrio para o Tribunal Superior do Trabalho. D) O recurso de revista, o recurso ordinrio, o agravo de petio e o agravo de instrumento devem ser interpostos no prazo de oito dias. 51- Assinale a opo correta acerca da hiptese de alterao do contrato mediante transferncia do empregado, consoante o que dispe a CLT. A) Via de regra, ao empregador vedado transferir o empregado, sem a anuncia deste, para localidade diversa da que resultar do contrato, no se considerando transferncia a que no acarretar necessariamente a mudana do seu domiclio. B) As despesas resultantes da transferncia, segundo regra geral, sero rateadas entre o empregado e o empregador. C) vedada a transferncia do empregado na hiptese de extino do estabelecimento em que ele trabalhar. D) Na hiptese de necessidade do servio, o empregador poder transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, no sendo obrigado a pagar qualquer acrscimo salarial por isso. 52- No que se refere s frias anuais dos trabalhadores, regulamentadas pela CLT, assinale a opo correta. A) Em nenhuma hiptese, o perodo de frias do trabalhador poder ser fracionado. B) A definio do perodo de frias atende ao que melhor convenha aos interesses do empregado. C) O perodo das frias ser computado, para todos os efeitos, como tempo de servio. D) possvel descontar do perodo de frias as faltas do empregado ao servio, desde que no limite mximo de dez faltas.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

24

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

53- Assinale a opo correta em relao Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA). A) Para que o empregado possa integrar a CIPA, necessrio que ele seja sindicalizado. B) O mandato do membro da CIPA de dois anos, sendo admitida uma reeleio. C) Tanto os representantes do empregador quanto os dos empregados sero eleitos por escrutnio secreto. D) A estabilidade no emprego garantida ao eleito para o cargo de direo da CIPA, desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final do mandato. 54- Na hiptese de a justia do trabalho declarar nulo contrato de trabalho celebrado entre a administrao pblica e servidor pblico que no tenha sido previamente aprovado em concurso pblico, o empregado A) far jus ao pagamento da contraprestao pactuada em relao ao nmero de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salrio mnimo, e dos valores referentes ao depsito do FGTS. B) ter direito somente ao salrio devido. C) no ter direito a nenhuma verba, dado que o contrato foi declarado nulo. D) ter direito a frias proporcionais ou integrais, saldo de salrio e 13. salrio. 55- Acerca de resciso de contrato de trabalho, assinale a opo correta. A) Para os casos de resciso do contrato de trabalho de empregado com mais de um ano de servio, a lei exige a assistncia do sindicato ou da autoridade do Ministrio do Trabalho e Emprego para a validade do recibo de quitao, formalidade no exigida para o pedido de demisso. B) eficaz a quitao genrica outorgada pelo empregado na resciso contratual. C) Na hiptese de cumprimento do aviso prvio, o pagamento das parcelas constantes do instrumento de resciso ou recibo de quitao dever ser efetuado at o primeiro dia til imediato ao trmino do contrato. D) Qualquer compensao no pagamento da resciso contratual no poder exceder o valor equivalente a trs meses de remunerao do empregado.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

25

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

56- Assinale a opo correta no que se refere ao acordo intrajornada. A) O intervalo mnimo intrajornada pode ser transigido em acordo escrito ou contrato coletivo. B) Mediante acordo escrito ou contrato coletivo, a durao do intervalo intrajornada pode ser superior a duas horas. C) A ausncia de intervalo intrajornada acarreta apenas multa administrativa imposta pela fiscalizao do trabalho. D) O intervalo de descanso ser computado na durao do trabalho. 57- A respeito das comisses de conciliao prvia, assinale a opo correta. A) A provocao da comisso de conciliao prvia no suspende o prazo prescricional para a propositura da reclamao trabalhista. B) As comisses de conciliao prvia compem a estrutura da justia do trabalho. C) O termo de conciliao ttulo executivo extrajudicial e ter eficcia liberatria geral, exceto quanto s parcelas expressamente ressalvadas. D) A ausncia da empresa na data designada para a tentativa de conciliao prvia implica a penalidade de revelia. 58- Assinale a opo correta com referncia aos recursos no processo do trabalho. A) As decises proferidas pelos TRTs em processos de dissdios coletivos so irrecorrveis. B) Nos recursos de revista, assim como nos recursos especiais, o recorrente apenas poder fundamentar a afronta a dispositivo de lei federal, cabendo ao STF a anlise de afrontas CF. C) O agravo de petio s ser recebido quando o agravante delimitar, justificadamente, as matrias e os valores impugnados. D) Omisses e contradies podem ser questionadas por intermdio de embargos de declarao, que devero ser opostos no prazo de oito dias, contados da publicao da sentena ou acrdo.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

26

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

59- Com relao ao princpio da inrcia jurisdicional no mbito da justia do trabalho, assinale a opo correta. A) A execuo poder ser promovida de ofcio. B) A execuo, no mbito da justia do trabalho, ter incio somente quando a parte interessada requerer o cumprimento da sentena. C) O juiz no pode promover, de ofcio, a execuo. D) Tratando-se de decises dos tribunais regionais, a execuo dever ser promovida, necessariamente, pelo advogado da parte credora. 60- Assinale a opo correta acerca do procedimento sumarssimo. A) A ausncia de pedido certo e determinado impe, alm do pagamento das custas sobre o valor da causa, o arquivamento da reclamao. B) No mbito desse procedimento, no ser possvel a produo de prova tcnica. C) Tal procedimento aplicvel aos dissdios individuais e coletivos, desde que o valor da causa no exceda quarenta vezes o salrio mnimo vigente na data do seu ajuizamento. D) Esto excludas desse tipo de procedimento as demandas em que seja parte a administrao pblica direta, autrquica, fundacional ou sociedade de economia mista. 61- No que diz respeito exceo de suspeio, assinale a opo correta. A) A suspeio ser admitida se do processo constar que o recusante deixou de aleg-la anteriormente, quando j a conhecia, ou que, depois de conhecida, aceitou o juiz recusado ou, finalmente, se procurou, de propsito, o motivo de que ela se originou. B) Das decises sobre excees de suspeio, salvo, quanto a estas, se terminativas do feito, no caber recurso, podendo, no entanto, as partes aleg-las novamente no recurso que couber da deciso final. C) Em razo do princpio do juiz natural, no cabe falar em suspeio do juiz na justia do trabalho. D) Parentesco de terceiro grau civil, em relao pessoa dos litigantes, no motivo para o juiz dar-se por suspeito.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

27

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

62- Se, em reclamao trabalhista de rito no sumarssimo, o reclamante arrolar seis testemunhas para provar a realizao de horas extras e o juiz indeferir o depoimento de trs, essa deciso do juiz A) ser correta, visto que cada uma das partes no pode indicar mais de trs testemunhas, salvo quando se tratar de inqurito, caso em que esse nmero poder ser elevado a seis. B) ser incorreta, pois somente na hiptese de inqurito o nmero de testemunhas se limita a trs. C) constituir cerceamento de defesa, dada a possibilidade de a parte provar os fatos por todos os meios em direito admitidos. D) ferir o ordenamento jurdico, haja vista a garantia, conferida pela norma trabalhista, de o reclamante arrolar at trs testemunhas para cada fato. 63- Assinale a opo correta no que diz respeito interposio de recurso sob o rito sumarssimo. A) Em razo do princpio da celeridade, que norteia todo rito sumarssimo, o prazo de interposio do recurso ordinrio, em tal hiptese, reduzido para cinco dias. B) O parecer do representante do MP, se necessrio, deve ser escrito e apresentado na sesso de julgamento do recurso. C) Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, somente ser admitido recurso de revista por contrariedade a smula de jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho. D) O recurso ordinrio ter acrdo consistente unicamente na certido de julgamento, com a indicao suficiente do processo e parte dispositiva, e das razes de decidir do voto prevalente; caso a sentena seja confirmada pelos prprios fundamentos, a certido de julgamento, na qual se registra tal circunstncia, servir de acrdo.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

28

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

64- Um sindicato representante de empregados celetistas procedeu aos atos iniciais para realizao do processo de eleio da diretoria, tendo sido escolhida, em assembleia, a comisso eleitoral, designada a data para a realizao das eleies e definido o perodo de registro das chapas concorrentes. Aps o registro e concedidos os prazos para a regularizao de documentaes, trs chapas se apresentaram para concorrer ao pleito, contudo, a comisso eleitoral deferiu o registro de apenas duas delas. Nessa situao hipottica, caso exista o interesse de representantes da chapa cujo registro foi indeferido pela comisso eleitoral em ingressar com ao judicial para a obteno do direito de participao no pleito eleitoral, eles devem ingressar com a competente ao na justia A) comum federal. B) eleitoral. C) comum estadual. D) do trabalho. 65- Assinale a opo correta no tocante aos embargos execuo e sua impugnao na justia do trabalho. A) Dado o princpio da celeridade, se, na defesa, tiverem sido arroladas testemunhas, defeso ao juiz ou ao presidente do tribunal a oitiva das citadas testemunhas. B) Considera-se inexigvel o ttulo judicial fundado em lei ou o ato normativo declarados inconstitucionais pelo STF ou em aplicao ou interpretao consideradas incompatveis com a CF. C) Garantida a execuo ou penhorados os bens, ter o executado oito dias para apresentar embargos execuo, cabendo igual prazo ao exequente para a respectiva impugnao. D) A matria de defesa nos embargos execuo ser restrita s alegaes de cumprimento da deciso ou do acordo.

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

29

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009


Respostas:

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

B B C D C B B A C C D C B B A D C C -A -A -B -B -D -B -A

27 - A 28 - C 29 - B 30 - D 31 - B 32 A 33 D 34 D 35 C 36 C 37 D 38 D 39 C 40 C 41 C 42 D 43 A 44 D 45 C 46 A

47 B 48 C 49 C 50 B 51 A 52 C 53 D 54 A 55 C 56 B 57 C 58 C 59 A 60 A 61 B 62 A 63 D 64 D 65 B

26 - B

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

30

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

As questes de 01 a 15 so do Exame Unificado 2009.1 que ocorreu dia 17/05/2009 As questes de 16 a 25 so do Exame de Minas Gerais 2009.1 que ocorreu dia 26/04/2009 As questes de 26 a 40 so do Exame Unificado 2009.2 que ocorreu dia 13/09/2009 As questes de 41 a 50 so do Exame de Minas Gerais 2009.2 que ocorreu dia 30/08/2009 As questes de 51 a 65 so do Exame Unificado 2009.3 que ocorreu dia 17/01/2010

Coletnea de questes de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho 2009

31

You might also like