You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI - RIDO UFERSA DEPARTAMENTO DE CINCIAS AMBIENTAIS E TECNOLGICAS CURSO DE GRADUAO EM ENGENHARIA CIVIL

LISTA DE EXERCCIOS P1
OBRAS EM TERRA (AMB1076)

Aluno: Emanuel Carvalho Rebouas Professor: Bruno Tiago

MOSSOR RN 2012

1 - Para realizar a caracterizao de eroses ocorridas na cidade de Mossor, voc precisar conhecer os diferentes tipos de eroso. Quais so eles ? Descreva-os com suas prprias palavras.

Resp: Os processos erosivos do solo podem ser oriundos de aes consideradas naturais ou pela ao antrpica. Sendo que a eroso natural (aquela desenvolvida por aes naturais) essencialmente lenta, enquanto a eroso antrpica substancialmente acelerada. Os processos erosivos tambm podem ser subdivididos em trs grupos, a saber: eroso hdrica; eroso elica e eroso de leitos rochosos. Cabe discorrer, mesmo que de forma sucinta, sobre as trs categorias supracitadas. a) EROSO HDRICA: Consiste em um processo que envolve a ao da gua das chuvas na deflagrao do solo. A gua precipitada no solo, em parte infiltrada, corre, abrindo veredas no solo. A partir da anlise da ao desse tipo de eroso possvel divid-la em eroso hdrica linear e eroso hdrica laminar. O que difere ambas o fato de na eroso linear, o escoamento ser concentrado, gerando sulcos (0,5 m de profundidade), as ravinas (atingem profundidades maiores que 0,5 m e no se ramificam) e voorocas (que se ramificam). Quando a eroso hdrica laminar, o escoamento no concentrado, sendo que este tipo est correlacionado a prticas rurais. b) EROSO ELICA: a que acontece por ao do vento, como o prprio nome atesta. c) EROSO DE LEITOS ROCHOSOS: o processo na qual ocorre remoo de blocos rochosos pelas flutuaes de presses durante a dissipao de quedas dgua, como cachoeiras.

2 - Defina com suas palavras os tipos de movimentos de massa existentes.

Resp.: Busquemos definir os movimentos de massas, que so basicamente de quatro tipos, a saber: rastejos, escorregamentos, movimentos de blocos e corridas. a) RASTEJOS: so movimentos que se do pela ao da gravidade, portanto, descendente. Quanto a sua velocidade, substancialmente lento (da ordem de cm por ano). caracterizado por encurvamento de rvores, postes, cercas; embarrigamento de muros de arrimo, entre outros. b) ESCORREGAMENTOS: so movimentos rpidos de curta durao, em volume definido, onde o centro de gravidade do material se desloca para baixo e para fora do talude. Os escorregamentos se classificam como planares, circulares ou em cunha, dependendo da forma como ocorreu. c) MOVIMENTO DE BLOCOS: So movimentos de blocos rochosos, que podem ser subdivididos em 4 (quatro) tipos. - Quedas de blocos: Blocos que desprendem do macio rochoso e se deslocam em queda livre. Isso ocorre frequentemente em encostas muito ngremes. Quanto ao volume e aos materiais, podem ser dos mais variados tipos. - Tombamento: Movimento de massa, no qual o bloco gira em torno de um ponto, geralmente abaixo de seu centro de gravidade. - Rolamento de blocos: Ocorrem naturalmente em encostas, quando os processos erosivos ou at pequenos escorregamentos removem o apoio de sua base. - Desplacamento: Ocasionado pelas variaes trmicas ou alvio de presses, constituem-se movimentos de placas rochosas ao longo de superfcies estruturais. d) CORRIDAS: So formas de escorregamento, gravitacionais, que envolvem grandes volumes de materiais. De carter essencialmente hidrodinmico, onde ocorre-se a perda de atrito interno, em virtude da ao da gua. O seu raio de alcance pode chegar a quilmetros, possuindo assim um alto poder destrutivo.

3 - O que voc entende por assoreamento e qual a contribuio antrpica para o processo? Explane sobre os nus mais frequentes devido a esse tipo de processo.

Resp: Assoreamento, de forma sucinta, o acumulo de material slido, derivado possivelmente de um processo erosivo e que impede a passagem de gua. A ao antrpica, indubitavelmente, um fator que acelera o assoreamento de cursos dgua. O desmatamento, principalmente os de matas ciliares; construes de favelas em reas de encostas; uso e ocupao do solo inadequado, so algumas interferncias do homem nesse processo. Portanto, assoreamento e eroso so processos correlatos. O nus do processo vai desde a perda de volume em reservatrios a alterao e morte da vida aqutica.

4 - Como determinar se uma rea est passiva de sofrer inundao? Com suas prprias palavras discorra sobre indicadores de uma possvel inundao em um terreno. E pesquise sobre formas de suprimir o processo.

Resp.: reas passivas a inundao, so aquelas com pouca ou nenhuma vegetao, com uma ocupao do solo exacerbada, com sistema de drenagens ineficientes (subdimensonados), etc. Para combater esse processo so necessrias aes como: - Planejar melhor a rea urbana e o uso e ocupao do solo; - Educar as pessoas quanto ao destino correto dos resduos slidos; - Projetos de engenharia de drenagem eficientes.

5 - Com suas palavras, disserte sobre os processos de subsidncia, colapso e carstificao. Apresente uma situao real em que ocorreu no pas um (ou mais de um) dos processos. Resp.:

SUBSIDNCIA: refere-se ao processo caracterizado pelo afundamento da superfcie de um terreno em relao as reas circunvizinhas. um processo lento, relativamente. COLAPSO: possui definio similar a subsidncia, porm sua ao brusca, repentina. CARSTIFICAO: Dissoluo de rochas por guas subterrneas e superficiais, formando cavernas, dolinas e entre outras.

You might also like