You are on page 1of 7

O MISTRIO DE DEUS CRISTO!

Em suas epstolas, o que Paulo claramente ensinou que o Pai estabeleceu o bom juzo da Sua vontade em tempos eternos Em Romanos 8.29, est escrito que aqueles que Deus "conheceu antes", Ele os "ps parte de antemo" para Si mesmo.

Surge em nossas mentes a questo: antes do qu Ele os conheceu e os separou para Si?

Certamente antes do estabelecimento do mundo, do tempo humano, da Criao, e, por isso mesmo, antes de Ado e da queda. Em I Corntios 2.7, Paulo escreve: ...falamos a sabedoria de Deus...a qual Deus separou de antemo antes das eras para a nossa glria. Em Seu tempo, o pecado no influenciou e nem foi a causa de Seus planos. Assim, a ao de pr parte de antemo e tantas outras aes divinas esto em funo da Sua vontade eterna e no da queda ou de obras humanas. Dessa forma, embora a escolha seja elemento essencial, apenas inicial; ela no um fim em si mesma, um dos meios atravs do qual o Pai estabelecer a plenitude do Seu Propsito. A ao de pr parte foi feita segundo Ele mesmo decretou para Seus prprios fins, pois fomos ...separados de antemo segundo o propsito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade. . A eleio, portanto, deve ser compreendida a partir da complexidade das diversas outras aes que Ele j fez para a finalidade que planejou e no como a totalidade da Sua Vontade e, para compreender isso, deve-se partir do Seu tempo.

Ao observarmos o desejo do Pai a partir da eternidade podemos chegar a lugares diferentes daqueles em que outros j fincaram suas bandeiras. Em Deus no estava includa a queda do homem de modo que este no estava determinado ao pecado. Deus o criou nas condies que o havia projetado em Sua mente. Dessa forma, se no tivesse ocorrido a desobedincia, no haveria a necessidade do plano da Redeno ou da cruz histrica. A Redeno se fez necessria porque houve o desvio humano do alvo estabelecido e no porque ela j estivesse no Plano Divino original como se Deus houvesse determinado a queda admica.

Marcos , falando dos sofrimentos que o Mestre haveria de passar, diz que tudo ocorreria a partir do preciso divino; o Pai realizaria Seu plano mas, agora, para isso, a morte do Filho era necessria. Desse modo, ...o Filho do Homem est sendo entregue s mos dos homens e o mataro... . O preciso divino est inteiramente ligado ao sentido da expresso verbal na voz passiva sendo entregue. Por ser necessrio magnitude do objetivo do Deus-Trino, o Filho foi entregue morte pelo Pai: sendo este entregue pelo determinado desgnio e prescincia de Deus... . E mais ainda, Ele ...deu-se a si mesmo... segundo o Supremo Desgnio. Tudo ocorreu de acordo com o que profeticamente foi dito pelas Escrituras Sagradas, de modo que a Sua morte foi um ato totalmente divino.

Apesar da necessria Redeno, os sofrimentos de Cristo no foram concretizados nos tempos eternos. Lucas registra uma orao dos crentes da igreja primitiva: ...porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, para fazerem tudo o que a tua mo e o teu propsito antes fixaram . Os sofrimentos, embora estabelecidos pelo propsito divino, no foram preordenados antes da fundao do mundo. Devemos tomar a precauo de no entender indevidamente o verbo grego "proordzo" como terminus technicus localizando sua realizao na eternidade a cada ocorrncia nas Escrituras. A morte substitutiva estava delimitada, separada, posta parte no sentido de que o Pai j a havia estabelecido muito antes de sua realizao na Histria.

O livro do Apocalipse diz que o Cordeiro foi morto, no na eternidade, no desde a eternidade, no antes da fundao do mundo, mas "..DESDE a fundao do mundo . No Seu Projeto, a marca do pecado no estava presente e a cruz histrica era desnecessria. Pela prescincia divina, face ao pecado, a Redeno foi incorporada ao Grande Projeto. O Pai entregou Seu Filho morte para que, resgatando Sua propriedade, Sua Vontade Eterna alcanasse cumprimento. A queda de Ado, aos olhos humanos, tem a aparncia de um empecilho ao desenvolvimento de Seu Desejo, mas Ele no foi surpreendido e, em Seu conselho, para solucionar o desvio, incorporou a Redeno ao Plano original.

O bom juzo da Sua vontade permaneceu no Pai durante tempos indeterminveis. No se pode definir, na eternidade, quando foi que o Projeto comeou a ser pensado e quando ficou totalmente definido. Paulo usa a palavra mistrio para tratar o que foi-lhe revelado a respeito desse assunto:...conforme a revelao do mistrio ... que, agora, se tornou manifesto... . S na carta aos Efsios, o apstolo usa seis vezes tal vocbulo: ...desvendando-nos o mistrio da sua vontade...(1.9), me foi dado conhecer o mistrio conforme escrevi h pouco... (3.3), ...podeis compreender o meu discernimento no mistrio de Cristo... (3.4), ...e manifestar qual seja a economia do mistrio... (3.9), Grande este mistrio... (5.32); para, com intrepidez, fazer conhecido o mistrio do evangelho... (6.19). Ainda diz: ...falamos a sabedoria de Deus em mistrio... . preciso esclarecer que o termo mistrio no tem o sentido comum de enigma, mas de algo ainda no revelado, de algo desconhecido pelas geraes anteriores. Ao uso insistente do termo, o apstolo acrescenta que tal mistrio era um segredo de Deus oculto nEle mesmo durante o tempo da eternidade: ...desde os sculos, oculto em Deus... ; ...guardado em silncio pelos tempos eternos... ; ...o qual em outras geraes, no foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado... ; ...mas falamos a sabedoria de Deus... oculta....

Voc deve estar pensando: O que pode ser tal mistrio? Seria possvel compreend-lo? A epstola paulina aos Colossenses diz: ...o mistrio escondido dos sculos e das geraes foi, agora, foi manifestado aos seus santos, aos quais Deus quis dar a conhecer quanto riqueza da glria deste mistrio entre os gentios, que Cristo em vs, a esperana da glria...

Qual , portanto, tal mistrio? A resposta concentrada de Paulo : Cristo revelado entre e nos homens (judeus e gentios) com as diversas implicaes que disso resultam Mas no sejamos simplistas Estaria o apstolo afirmando que o segredo era a Sua vinda ao mundo e que a bno espiritual seria estendida aos gentios? Se a resposta for apenas isso - embora tais fatos estejam includos nela - certamente o segredo no foi muito bem guardado. Afinal de contas, os profetas do Antigo Testamento j haviam prenunciado a vinda do Messias, do Ungido, do Cristo. H uma quantidade enorme de detalhes profetizados sobre a vinda e sobre a vida de Jesus, de modo que no podemos considerar isso como um mistrio guardado em segredo. As prprias boas-novas da salvao pela f no um bem restrito era crist. Falando do povo desobediente de Israel, o escritor aos Hebreus lembra que ...a ns tambm foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram no lhes aproveitou, visto no ter sido acompanhada pela f... por causa da desobedincia, no entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas. Deste modo, no se pode entender o mistrio de Cristo como sendo apenas a Sua vinda histrica a fim de realizar o sacrifcio exigido para remisso dos pecadores pela f; na verdade, embora a manifestao do homem Jesus seja parte fundamental da Vontade Eterna que no sofreu mutao - ...o meu conselho permanecer de p, farei toda a minha vontade -, no a totalidade dela. Os objetivos de Deus com a vinda de Seu Filho Eterno so muito maiores do que os nossos olhos enxergam; devemos v-la dentro do que ela representa no todo do Seu querer antigamente velado e no a partir do que ela proporcionou para ns. Paulo escreve: Suplicai...para que Deus nos abra a porta da palavra, para falarmos o mistrio de Cristo, pelo qual tambm estou algemado.... A expresso mistrio de Cristo refere-se inteno Paterna cuja pessoa central o Filho. O apstolo est falando sobre mistrio que h de ser concretizado por meio do e no Filho.

Corroborando com o captulo primeiro (1.27), firmes e explicativas so as palavras de Paulo aos Colossenses: ...para que... eles tenham toda a riqueza da forte convico do entendimento, para compreenderem plenamente o mistrio de Deus: Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento esto ocultos.

O mistrio guardado secretamente em Deus era Cristo. Mas como assim?

No Grande Plano, Cristo o centro. O Projeto Cristocntrico. Tudo o que se deu e que se dar ter como ncleo a pessoa de Cristo, o Eleito Eterno do Pai; Ele o realizador e o centralizador de tudo. (...Este o meu Filho, o eleito... A forma verbal no original grego e)klelegme/noj que indica uma eleio continuamente definitiva: Jesus foi, e sempre ser o Eleito de Deus, o Filho Eterno Eleito do Pai.). evidente que no se trata de uma escolha para salvao; Jesus o autor da Salvao de modo que dela no necessita. Sua eleio se d sob o mbito posicional e por isso que Ele o ...o primognito de toda a criao... , ...o primognito de entre os mortos... ; ...o primognito entre muitos irmos... . A primognitura refere-se aos Seus direitos, Sua posio preeminente sobre tudo e todos. No corao do Pai, em Seu bom Conselho, Seu Filho Primognito ter toda a primazia. O apstolo Paulo afirma: Porque dele, e por meio dele, e para ele so todas as coisas. A ele, pois, a glria eternamente. Amm . O pronome ele refere-se pessoa de Jesus conforme podemos ainda verificar em: Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele antes de todas as coisas.

Nele tudo subsiste. . Tudo h de convergir na Pessoa de Cristo: toda a Criao, todos os poderes, todas as instncias de autoridade se curvaro diante dEle. O Pai assim projetou e assim ser: Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos ancios... proclamando em grande voz: digno o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e fora, e honra, e glria, e louvor. Ento, ouvi que toda criatura que h no cu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles h, estava dizendo: quele que est sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glria, e o domnio pelos sculos dos sculos . Cristo o cabea de todo principado e potestade . NEle foram depositadas todas as esferas do Projeto do Pai. Ele tem primazia porque Ele o Seu Filho Amado.

Se apenas examinarmos os primeiros versculos da epstola aos Efsios j poderemos notar como o apstolo eleva o Filho e O coloca acima de tudo e de todos, exceto do Pai: Deus o Pai de Cristo (1.3); nos abenoou nEle (1.3); nos escolheu nEle (1.4); nos predeterminou para a adoo de filhos por meio dEle (1.5); nos concedeu a sua graa nEle (1.6); nEle temos a Redeno pelo seu sangue (1.7); o Pai revelou-nos o mistrio da Sua vontade que estabeleceu em Seu Filho (1.9); nEle o Pai planejou convergir todas as coisas (1.10); nEle fomos feitos herana (1.11); a esperana nEle (1.12); nEle fomos selados com o Esprito Santo da promessa (1.13); Ele o cabea da Igreja (4.15). Assim, nele, foram criadas todas as coisas, nos cus e sobre a terra, as visveis e as invisveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. . Entretanto, Ele mesmo, submisso ao Pai, vivendo para agrad-Lo, ...tambm se sujeitar quele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

No tempo determinado, Deus h de convergir em Seu Filho todas as coisas. Quando a plenitude dos tempos for alcanada, tudo o que h e o que haver de ser se curvaro diante do Filho: Pelo que tambm Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que est acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos cus, na terra e debaixo da terra, e toda lngua confesse que Jesus Senhor, para glria de Deus Pai. . Arcanjos, querubins e anjos; homens, mulheres e crianas; velhos e jovens; chefes de Estado e o simples cidado; o rico e o pobre; Satans e seus demnios, todos se curvaro diante do Ungido do Pai e se submetero ao Seu senhorio. O Pai O constituiu ...herdeiro de todas as coisas....

notrio que o Grande Projeto Eterno resume-se na pessoa de Jesus. Portanto, no foi simplista ou equivocada a afirmao de Paulo ao dizer: ...o mistrio de Deus: Cristo. Ele a exata revelao do Pai, a manifestao da Sua Inteno e da Sua Vontade ocultas. Foi o Evangelho de Cristo que as revelou aos homens e aos poderes do mundo espiritual. Quando escreve a Tito, Paulo diz-lhe que estamos vivendo na esperana da vida eterna prometida ...diante dos tempos eternos... a qual ...em tempos prprios... foi revelada pela pregao do Evangelho de Cristo.

O Filho Eterno despiu-se da Sua majestade divina e armou a Sua tenda entre os homens a fim de trazer luz aquilo que estava guardado no corao do Pai. O apstolo dos gentios, ao

ensinar seu filho na f, lembra-lhe que a ...graa...nos foi dada em Cristo Jesus diante dos tempos eternos, e que agora foi manifestada pelo aparecimento do nosso Salvador Cristo Jesus. . A Sua vinda promoveu o desvendamento da Soberana Vontade, sendo o Filho a pea central de todo o Projeto. A graa de Deus foi derramada entre os humanos atravs de Jesus pois Ele nasceu entre ns "...pleno de graa... do Pai. Embora tal graa, por causa do pecado, tenha sido manifestada aos olhos dos homens atravs da Redeno efetivamente concretizada na cruz histrica, ela estava presente nos tempos eternos mesmo se a queda jamais tivesse acontecido, isto , na era em que a morte do Filho no fazia parte da Vontade Eterna. Antes de toda Criao, o Pai, em graa, j havia estabelecido em Seu Projeto que a Sua Vontade se manifestaria entre os homens por intermdio de Jesus. certo que fomos resgatados imerecidamente por preo de sangue (...pela graa sois salvos... ), mas se o pecado admico no tivesse sido inserido no mundo, ainda assim careceramos dessa mesma graa para tornarmo-nos filhos de Deus, precisaramos dela a fim de que o homem natural fosse revestido do espiritual; sem ela, permaneceramos na condio de alma vivente. Sem a graa por intermdio de Cristo jamais a filiao teria ocorrido porque nEle que ...fomos tambm feitos herana.... .Sem o pecado, o Filho Eterno, em forma humana, se manifestaria para que o homem, alimentando-se de Sua carne e bebendo de Seu sangue, obtivesse a vida eterna ; trata-se da vida que s Deus tem; no um flego presente em toda a Criao, mas a vida pertencente natureza divina. O ser humano se apropriaria da Sua Pessoa e, atravs do nascimento do alto (a)/nwqen ), da autoridade de se tornar filho de Deus. Dessa forma, as palavras do apstolo ficam mais significativas: a ...graa...nos foi dada em Cristo Jesus diante dos tempos eternos....

Entretanto, marcados pelo pecado, os homens se afastaram do plano original de Deus. Afetados pelo pecado, para conduzi-los de volta ao caminho, o Pai determinou a cruz que nos trouxe a graa salvfica. Por meio dela, o homem recuperado de sua queda e, pelo nascimento espiritual, filiado ao Pai. humanidade cada no foram dadas duas opes: Somente a cruz de Seu Filho capaz de salvar. Como todas as coisas devem convergir em Cristo, a Redeno, incorporada ao Grande Todo, tambm tende a um mesmo fim: Cristo. Fora dEle no h salvao; as obras no salvam porque alteram o centro: porque pela graa estais salvos, mediante a f... no de obras para que ningum se glorie. . Outros mestres, por melhores que sejam, ou qualquer instituio religiosa que exista, no esto autorizados a serem o caminho para Deus porque o Filho o Caminho: No h salvao em nenhum outro... . Em qualquer poca, s Jesus salva - seja pela f nAquele que haveria de vir ou pela f nAquele que j veio -, porque assim o Pai decretou.

Quando o homem submete-se autoridade de Cristo, ele est se curvando Vontade Eterna. Toda insubordinao, insurreio, incredulidade ou dureza de corao afasta-nos dEle. Todo mecanismo de salvao diferente da obedincia a Cristo perda de tempo. Toda altivez contra o conhecimento de Deus deve ser vencida e aniquilada; todo o pensamento deve ser levado cativo, submisso obedincia de Cristo . Por sua vez, quando os homens rejeitam a salvao ofertada por Deus em Seu Filho, eles se constituem inimigos da cruz (inimigos da nica forma de acesso a Deus) e, apesar de possurem grandes qualidades, ...o destino deles a perdio...

Estar em Cristo a condio que as Escrituras consideram essencial para ser participante do Grande Projeto: Permanecei em mim, e eu permanecerei em vs (...) Se algum no

permanecer em mim, ser lanado fora.. ; Agora, pois, nenhuma condenao h para os que esto em Cristo Jesus... .

Quando algum se aproxima dEle pela f e O recebe em sua vida, ele nasce do alto, do cu, de Deus. Deus Esprito comea a habitar nesse corpo ainda mortal (mas que agora vive na esperana da plenitude da vida eterna) fazendo-o experimentar os bens do mundo vindouro, do mundo ainda a ser revelado. Dessa forma, ele deixou de ser um homem distanciado de Deus pois recebeu perdo e justificao; ele no vive mais sob a condenao do pecado, mas sob a Graa. Pela f nAquele que levou seus pecados sepultura, ele agora tem paz com Deus.

O acesso ao Pai est liberado. O homem, tendo sido redirecionado, tem diante de si a porta que estava fechada por causa do desvio cometido. O caminho obstrudo pelo pecado foi liberado por Cristo. Quem cr no Filho Eterno, entra na presena do Pai. Quem disso se apropriar, pertencer a um novo sistema coordenado: a Igreja de Seu Filho.

Por que aquele que deixa o modo de viver decado herdado de Ado pertencer Igreja? Porque Deus estabeleceu em Sua soberania, desde a eternidade, que a Igreja teria um papel de extrema importncia para Ele; atravs dela que o Pai realizar seu plano antes oculto aos homens. No estamos falando de denominao ou de conceitos religiosos. Nada disso. Quando usamos o termo Igreja, estamos nos referindo ao corpo de autnticos cristos que esto espalhados no mundo inteiro; referimo-nos a todos aqueles que pela f fazem parte do Propsito de Deus.

Paulo percebeu tal importncia. S em sua epstola aos Efsios, ele faz nove menes a ela: 1.22 E ps todas as cousas debaixo dos ps e, para ser o cabea sobre todas as cousas, o deu Igreja, a qual o seu corpo...; 3.10 ...para que, pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida...; 3.21 ...a ele seja a glria, na Igreja e em Cristo Jesus...; 5.23,24,25 ...como tambm Cristo o cabea da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porm, a Igreja est sujeita a Cristo, assim tambm as mulheres sejam em tudo submissas ao marido. Maridos, amai vossa mulher, como tambm Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela.; 5.27 ...para apresentar a si mesmo Igreja gloriosa...; 5.29 Porque ningum jamais odiou a prpria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como tambm Cristo o faz com a Igreja.; 5.32 Grande o mistrio, mas eu me refiro a Cristo e Igreja. A cada captulo que percorremos, podemos perceber que sua mente e corao estavam fitos em Deus (Pai, Filho e Esprito Santo) e em como a Igreja participa do Seu querer.

Enfim, quais so os objetivos das aes do Pai, a que lugar deseja chegar? Qual a Sua inteno em eleger e predeterminar? H em Seu corao algum projeto com os homens? Paulo diz que sim e que tais respostas podero ser encontradas na Igreja.

(Fonte: FERREIRA, Moiss Olmpio. O mistrio de Deus. O eterno propsito de Deus em Cristo. So Paulo: 2003, cap. 1.)

You might also like