You are on page 1of 3

Apostila basica sobre o 555. O 555 um circuito integrado dedicado, projetado para aplicaes de temporizador e oscilador.

. Caractersticas eltricas: Tenso de alimentao entre 5 e 18 volts. Corrente de sada ou dreno de, no mximo, 200mA. Consumo aproximado de 10mA no estado alto e 1mA no estado de repouso. Circuitos Bsicos: Monoestvel (temporizador). Astvel (oscilador). Caractersticas mecnicas: Geralmente o 555 apresentado em invlucro de plstico com 8 pinos em linha dupla (dual in line). Circuito interno:

Pinagem:

Funcionamento e caractersticas do principais componentes internos:

Operao monoestvel (temporizador): Um temporizador apresenta em sua sada apenas dois estados: -Alto - tenso de sada prxima a tenso de alimentao. -Baixo - tenso da sada prxima a zero. Destes dois estados apenas um permanente , desta forma o circuito, quando estiver em repouso, apresentar sempre zero volts em sua sada. Para sairmos desta situao necessrio acionar a entrada de disparo (pino 2). Esta entrada, na qual deve sempre ser aplicado um potencial positivo atravs da colocao de um resistor de 10k entre ela e o positivo, deve ser levada a um valor prximo a zero volts para que o 555 comece a temporizar. Isto pode ser feito atravs do push-botton. Quando a temporizao se iniciar a sada, que estava em estado baixo, passar para estado alto (prximo a Vcc). Ela ficar em estado alto por um tempo determinado pela constante RC.

Circuito temporizador:

Funcionamento interno: A entrada de disparo aciona o flip-flop e a sada passa a ser alta. O transistor entra em corte e o capacitor C comea a se carregar atravs do resistor R. Isto ocorre at que a tenso em C atinja o valor da tenso de controle, neste momento AO1 (veja a configurao interna) recicla o flipflop, a sada passa para o estado baixo. Podemos perceber que o perodo de temporizao o tempo gasto para que o capacitor C se carregue atravs do resistor R at o valor da tenso de controle. Este perodo de temporizao pode ser calculado pela expresso: T=1,11xRxC T = segundos R = ohms C = farads O 7555 onde:

7555 uma verso CMOS do 555. Ele exatamente igual ao 555 mas consome menos energia. O 555 consome 10mA, enquanto que o 7555 consome 80A (1/120). A verso CMOS vem com diferentes identificaes de acordo com o fabricante. LMC555 ou LM555CN feito pela National Semiconductors, TLC555 feito pela Texas Instruments, ICM7555 fornecido pela Philips, ZSCT1555 vem da Zetex e ICM7555 feito pela Maxim. A caracterstica principal a notar-se a incluso do algarismo 7 ou da letra C para identificar a verso CMOS. Eles usam menos energia do que as verses antigas (555, NE555, LM555) e no necessitam de um capacitor no pino de controle. Embora a pinagem e a funcionalidade sejam compatveis, os valores dos componentes podem diferir entre a verso CMOS e as mais antigas. O timer Exar XR-L555 uma verso de micro-energia do 555 padro, oferecendo um substituto direto, pino-a-pino, com a vantagem do funcionamento com menos energia. Ele capaz de operar de 2,7 a 18v. A 5v o L555 vai consumir cerca de 900 microwatts, tornando-o idealmente adequado para circuitos operados a bateria. O esquema interno do L555 similar ao do 555 padro mas com filtragem contra picos de corrente, altas impedncias nas junes, e melhor sistema de reduo de rudos.

You might also like