You are on page 1of 3

Texto marcos 4:35-41. Tema: Uma mensagem de encorajamento. As trs perguntas - Uma mensagem de encorajamento.

A vida no um cenrio rosa, cheio de flores. A estrada do crente espinhosa, atravessamos desertos, s vezes passamos por pinguelas estreitas, nos deparamos com vales, enfrentamos ventos fortes e tempestades. Nossa reao natural ao enfrentarmos os problemas entrarmos em desespero, ficar com medo entrar em pnico e muitas vezes com raiva. No vivemos nesse mundo imunes aos problemas, temos sofrimentos e dores. Caminhamos muitas vezes com o rosto coberto de decepo e lgrimas. Mas tudo isso no acontece por acaso. Os problemas e adversidades so os exerccios necessrios para a musculatura da f. Toda vez que samos de uma tempestade samos mais fortes, mais experientes, mais conhecedores de Deus. Assim foi com J: Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem. O texto de Marcos captulo 4 entre os versos 35 e 41 esto trs perguntas que so o eixo de qualquer problema que enfrentamos ou venhamos a enfrentar.

1 pergunta veio dos discpulos: Mestre, no te importa que pereamos? (V38)


Eles foram acometidos de uma forte tempestade. E diante de uma situao adversa eles acordaram Jesus e lhe disseram: Mestre, no te importa que pereamos? Essa a pergunta do desespero. Nesse momento achamos que Deus no se importa com a dor que sentimos que Ele no est sabendo o que est acontecendo porque Ele est dormindo... Voc acha que est desamparado, mas Ele est no barco e com certeza sabe de tudo que est acontecendo com voc.

Conta-se a histria de um homem cujo filho morrera de cncer. Ento ele perguntou a Deus com amargura: Onde voc estava quando meu filho morreu? O Senhor respondeu: No mesmo lugar de quando o meu morreu.

2 pergunta parte de Jesus: Por que sois assim tmidos?! Como que no tendes f? (v40)
Mas como ter f no momento em que a situao nos apavora? Como ter f no momento em que a situao nos impe o medo? Ter f atravs da palavra de Jesus. Ele disse aos discpulos: Passemos para a outra parte. Em outras palavras, Jesus havia assumido um compromisso com aqueles discpulos. Por que sois assim tmidos?! Como que no tendes f? Ele te fez promessa? Ento o seu lugar no pode ser no fundo do mar! Ele te fez promessa? Ento o seu barco no pode ser vencido pela tempestade! Ele te fez promessa? Ento voc no pode ficar no lugar que voc est. Voc vai chegar do outro lado!

3 pergunta feita pelos discpulos: Quem este que at o vento e o mar lhe obedecem? (V41)
Porque Jesus permitiu aquela tempestade? Porque sabia que os seus discpulos precisavam conhec-lo mais profundamente. O Senhor quer que voc o conhea de forma prtica, no s na teoria, no! Ele quer que voc tenha a sua experincia pessoal. Os discpulos perguntaram: quem este? Mas tambm responderam uns aos outros: Ele tem poder sobre o vento e sobre o mar. Quem este? Ele tem poder para perdoar pecados! Quem este? Ele tem poder para curar enfermidades! Quem este? Ele tem poder sobre o problema conjugal! Quem este? Ele tem poder sobre a crise financeira!

Quem Ele pra voc? Jesus quer que voc O conhea. E as tempestades da vida so as suas aulas prticas.

You might also like