You are on page 1of 8

707 PIRLISE DE RESDUOS DO COCO-DA-BAA (Cocos nucifera Linn) E ANLISE DO CARVO VEGETAL 1

Azarias Machado de Andrade2 , Paulo Roberto de Assis Passos 3, Luiz Guilherme da Costa Marques 4, Luciano Basto Oliveira4, Graziela Baptista Vidaurre 5, Jos das Dores de S Rocha5

RESUMO Este trabalho objetivou realizar a pirlise de resduos do coco-da-baa (Cocos nucifera Linn) e efetuar a anlise qumica imediata do carvo vegetal produzido. Carvo vegetal, lquido pirolenhoso e gases no-condensveis foram produzidos sob as temperaturas mximas de destilao de 350, 450 e 550 oC. Submeteramse pirlise o coco inteiro e o seu endocarpo (verde e maduro), adotando como referncia o carvo derivado do lenho de eucalipto (Eucalyptus urophylla S. T. Blake). O rendimento gravimtrico do carvo do coco inteiro, pirolisado na temperatura mxima de 350 oC, foi estatisticamente superior aos dos demais tratamentos. Os maiores rendimentos em gases condensveis foram obtidos a partir da pirlise do endocarpo verde, sob as trs temperaturas mximas de pirlise analisadas. Os maiores teores de carbono fixo foram apresentados pelos carves derivados do endocarpo do coco maduro, pirolisados nas temperaturas mximas de 450 e 550 oC. Houve a equiparao estatstica dos rendimentos em carbono fixo dos carves do endocarpo do coco maduro e do lenho de eucalipto, pirolisados sob as trs temperaturas mximas ora analisadas, e do coco inteiro destilado a 450 e 550 oC. Palavras-chave: Cocos nucifera, carvo vegetal, lquido pirolenhoso, destilao seca.

PYROLYSIS OF COCONUT RESIDUES (Cocos nucifera L.) AND ANALYSIS OF CHARCOAL


ABSTRACT The objective of this work was to carry out the pyrolysis of coconut residues (Cocos nucifera Linn) and to perform the chemical analysis of charcoal. Charcoal, pirogalyc liquid and non-condensed gases were produced under maximum temperatures of 350C, 450C and 550oC. The whole coconut and its endocarp were pyrolysed (ripe and unripe), having as reference the charcoal derived from eucalyptus log (Eucalyptus urophylla S. T. Blake). The gravimetrical yield of whole coconut charcoal pyrolysed under maximum temperature of 350oC, was superior to the other treatments. The largest yields of condensed gases were obtained from pyrolysis of unripe endocarp under the three pyrolysis temperatures. The highest levels of fixed carbon were given by charcoal derived from ripe endocarp, pyrolysed under maximum temperatures of 450o C and 550oC. There was equal statistical response between fixed carbon yield from ripe endocarp charcoal and from eucalyptus log, pyrolysed in all the three maximum temperatures analyzed, and whole coconut pyrolysed under 450oC and 550 oC. Key words: Cocos nucifera, charcoal, pirogalyc liquid, dry distillation.

Recebido para publicao em 30.4.2003 e aceito para publicao em 10.8.2004. DPF/IF/UFRRJ. 23890-000 Seropdica, RJ. <azarias@ufrrj.br>. 3 IVIG/COPPE/UFRJ e CEFETEQ-RJ. 4 IVIG/COPPE/UFRJ. 5 Departamento de Engenharia Florestal da UFRRJ.
1 2

Sociedade de Investigaes Florestais

R. rvore, Viosa-MG, v.28, n.5, p.707-714, 2004

708
1. INTRODUO
O coqueiro (Cocos nucifera Linn) uma monocotilednea pertencente famlia Palmae e tem sua origem no sudeste asitico, nas ilhas entre os oceanos ndico e Pacfico. Acredita-se que, dessa regio, o fruto do coqueiro tenha sido levado para a ndia e, em seguida, para o leste africano. Depois do descobrimento do Cabo de Boa Esperana, essa planta foi introduzida no oeste africano e, de l, seguiu para as amricas e para as demais regies tropicais do globo terrestre (PURSEGLOVE, 1972). Segundo Ferreira et al. (1998), o fruto do coqueiro uma drupa, formada por uma epiderme lisa ou epicarpo, que envolve o mesocarpo espesso e fibroso, ficando mais no interior uma camada muito dura (ptrea), o endossaro. O fruto est envolto numa casca externa esverdeada ou amarelada que, com o tempo, tornase seca e castanha. Sob a casca, encontra-se uma camada de fibras com 3 a 5 cm de espessura. Santos (2002) citou que as fibras do coco se caracterizam pela sua dureza e durabilidade, atribudas ao alto teor de lignina, em comparao com outras fibras naturais. A cultura do coqueiro importante na gerao de renda, na alimentao e na produo de mais de 100 produtos, em mais de 86 pases localizados na zona intertropical da terra. Em razo das suas inmeras utilidades, o coqueiro muitas vezes denominado rvore da Vida (ERHARDT et al., 1976; FERREIRA et al., 1998). O Brasil apresenta uma peculiaridade com relao ao fruto do coqueiro. Enquanto mundialmente o coco conhecido como uma oleaginosa, sendo processado majoritariamente em seu estgio final de maturao para a produo de leo e outros produtos, no pas, o coco consumido tambm imaturo para o aproveitamento da gua rica em sais minerais, acumulada no seu interior (ROSA et al., 2001). Nas cidades litorneas e tursticas do Brasil podem ser obtidas grandes quantidades de coco verde descartados diariamente por comerciantes informais e por empresas que comercializam a parte comestvel ou a gua desse fruto. Segundo Rosa et al. (2001), a casca e as fibras correspondem a cerca de 90% do peso bruto do fruto. Para esses mesmos autores, a umidade mdia do coco verde, que pode chegar aos 85% (base mida), bem como as propriedades das suas fibras, pode prejudicar algumas aplicaes comuns ao fruto seco e, por isso, esse material descartado como resduo.

ANDRADE, A.M. et al.

O fruto descartado, normalmente, depositado nos aterros e nos denominados lixes. Isso tem provocado um significativo aumento nos servios municipais de coleta, transporte e deposio de lixo em funo, principalmente, do grande volume que representa. Devem-se considerar, tambm, a necessidade de grandes espaos nos vazadouros, o longo tempo de decomposio desse material (8 a 12 anos), os efeitos deletrios paisagem urbana e os possveis impactos negativos ao ambiente. De acordo com dados do IBGE (2003), estima-se que, do consumo em 2001, resultou 1,42 bilho de cocos no Brasil. No Estado do Rio de Janeiro foram gerados 41,04 milhes de cocos, sendo 16,52 milhes somente na regio metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Andrade et al. (2003) encontraram, em 100 cocos residuais verdes, um peso mdio de 1415,71 g 190 g por coco (coeficiente de variao = 13,42%) e um porcentual de matria absolutamente seca (base mida) de 16,26% 1% (coeficiente de variao = 6,15%). Para Valle (1995), um material deixa de ser considerado resduo pela sua valorizao como matriaprima para a produo de novos produtos. Nesse caso, determinado resduo passa a ser tratado como subproduto do processo produtivo. Atualmente, j existem algumas formas de aproveitamento do resduo do coco, dentre as quais se destacam: as fibras do mesocarpo, com os seus diferentes comprimentos, servem para a produo de uma gama de produtos, como vesturio, sacarias, almofadas, colches, acolchoados para a indstria automobilstica, escovas, pincis, cordas martimas, cortia isolante, xaxim (coxim) para o cultivo de plantas etc. O endocarpo pode ser utilizado na produo de carvo para desodorizao e ativado (FERREIRA et al., 1998). possvel a obteno de compsitos a partir da mistura de PET reciclado e fibras de coco, com propriedades que permitem a sua utilizao em vrios setores (SANTOS, 2002). Outras formas de aproveitamento do resduo do coco, que esto sendo aprimoradas no Estado do Rio de Janeiro, so: a produo de vasos, placas, tutores, substratos, adubo orgnico e material para isolamento termoacstico, sem a utilizao de ltex. Em virtude das suas propriedades fsicas e qumicas, o coco verde residual pode ser queimado diretamente em fornalhas ou aproveitado para a produo de carvo vegetal. Segundo Nogueira et al. (2000),

R. rvore, Viosa-MG, v.28, n.5, p.707-714, 2004

Pirlise de resduos do coco-da-baa (Cocos nucifera ...

709
mento de secagem semelhante foi adotado com relao aos cavacos obtidos do lenho de eucalipto. A Figura 1 apresenta o corte longitudinal de um coco, ilustrando as respectivas partes.

o poder calorfico superior (PCS) do coco residual de cerca de 5.447,38 kcal/kg (base seca) e a composio elementar desse tipo de biomassa (base seca), de 48,23% de C; 5,23% de H; 33,19% de O; 2,98% de N; 0,12% de S; e 10,25% de outros elementos. A partir da destilao seca desse material, alm do carvo, podero ser obtidas duas fraes distintas, sendo uma constituda por substncias condensveis (lquido pirolenhoso) e outra por gases incondensveis. O lquido pirolenhoso apresenta inmeras aplicaes, dentre as quais se destacam o seu uso como fungicida, herbicida e inseticida, nas culturas orgnicas; como preservativo de madeira; como combustvel lquido; como insumo para as indstrias qumica e farmacutica; etc. Os gases incondensveis, por sua vez, depois de serem armazenados por compresso em cilindros metlicos, podem ser utilizados como combustveis gasosos para a gerao de fora-motriz e para a gerao de energia trmica (ANDRADE e CARVALHO, 1998). O estabelecimento de novas formas de aproveitamento das sobras do coco-da-baa poder reduzir o volume de resduos slidos nos aterros sanitrios e proporcionar novas fontes de renda aos produtores, uma vez que as demandas atuais no consomem todo o coco descartado. Os objetivos deste trabalho foram realizar a pirlise de resduos do coco-da-baa (Cocos nucifera Linnn) e efetuar a anlise qumica imediata do carvo vegetal produzido.

2.2. Anlises termogravimtricas dos materiais lignocelulsicos


As destilaes secas do coco inteiro, do endocarpo (verde e maduro) e do lenho de eucalipto foram conduzidas s temperaturas mximas de 350, 450 e 550 oC. Foram utilizadas amostras de aproximadamente 120 g de material seco em estufa regulada a 105 3 oC, durante 48 horas. No Quadro 1 constam os tratamentos analisados na presente pesquisa. No decorrer das destilaes secas, as amostras do material vegetal foram acondicionadas num cadinho metlico, apresentado na Figura 2, adaptado para liberar os gases e os vapores gerados durante o processo. Para a efetivao das destilaes secas, o cadinho metlico foi colocado no interior de uma mufla eltrica, dotada de um termostato, para o controle da temperatura. Tendo por base a matria seca pirolisada, foram determinados os rendimentos gravimtricos em carvo e em carbono, alm dos rendimentos em gases condensveis, relacionando-se a massa do produto obtido com as correspondentes massas dos endocarpos, do coco inteiro ou do lenho do fuste de eucalipto. Os rendimentos em gases no-condensveis foram obtidos subtraindo-se de 100% o somatrio dos rendimentos gravimtricos em carvo e em gases condensveis. Na Figura 3, apresenta-se o sistema que foi utilizado para a pirlise dos endocarpos (verde e maduro), de todo o fruto do coqueiro e do lenho de fustes de eucalipto (E. urophylla).

2. MATERIAL E MTODOS 2.1. Matrias-primas (Cocos nucifera e Eucalyptus urophylla)


No decorrer da pesquisa, desenvolvida no Laboratrio de Energia da Madeira, do Instituto de Florestas, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foram utilizados frutos do coqueiro (Cocos nucifera) obtidos no comrcio varejista da cidade de Seropdica e no prprio Campus da UFRRJ. Como testemunha foi usado o lenho de eucalipto (Eucalyptus urophylla), com sete anos de idade, de rvores coletadas num povoamento plantado em Seropdica, no Estado do Rio de Janeiro. Os frutos do coqueiro, aps terem os seus endocarpos (verde e maduro) separados, foram picados e postos a secar, primeiramente, ao ar livre e, em seguida, em uma estufa com circulao forada de ar, regulada a 105 oC 3 oC, durante 48 horas. Procedi-

Figura 1 Corte longitudinal do coco, com as suas partes (ERHARDT et al., 1976; FERREIRA et al., 1998). Figure 1 Longitudinal cut of a coconut, with its parts (ERHARDT et al., 1976; FERREIRA et al., 1998).

R. rvore, Viosa-MG, v.28, n.5, p.707-714, 2004

710

ANDRADE, A.M. et al.

Quadro 1 Tratamentos avaliados no decorrer das anlises termogravimtricas dos endocarpos do coco-da-baa (C. nucifera), verde e maduro, do coco inteiro e do lenho de eucalipto (E. urophylla) Table 1 Treatments evaluated in elapsing of the termogravimetry analyses of green and mature coconut endocarps (C. Nucifera), entire coconut and E. urophylla
Tratamento 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Especificao Endocarpo verde, destilado na temperatura mxima de 350 oC Endocarpo verde, destilado na temperatura mxima de 450 oC Endocarpo verde, destilado na temperatura mxima de 550 oC Endocarpo maduro, destilado na temperatura mxima de 350 o C Endocarpo maduro, destilado na temperatura mxima de 450 o C Endocarpo maduro, destilado na temperatura mxima de 550 o C Coco inteiro, destilado na temperatura mxima de 350 o C Coco inteiro, destilado na temperatura mxima de 450 o C Coco inteiro, destilado na temperatura mxima de 550 o C Lenho de eucalipto, destilado na temperatura mxima de 350 o C Lenho de eucalipto, destilado na temperatura mxima de 450 o C Lenho de eucalipto, destilado na temperatura mxima de 550 o C

Figura 2 Cadinho metlico usado na pirlise do material vegetal. Figure 2 Metallic recipient used during the pyrolysis of all materials.

A anlise qumica imediata do carvo foi efetuada com base na norma ASTM D-1762 - 64, adaptada para carvo vegetal por Oliveira et al. (1982), determinando-se os teores de material voltil, de cinza e de carbono fixado no carvo. Para a anlise dos dados relacionados s destilaes secas foi adotado o delineamento experimental inteiramente casualizado, com 12 tratamentos e cinco repeties, dentro do esquema fatorial 4 x 3, sendo quatro matrias-primas vegetais e trs temperaturas mximas de destilao seca. A comparao estatstica entre as mdias dos tratamentos foi efetuada atravs do teste de Tukey, adotando-se o nvel de 95% de probabilidade.

3. RESULTADOS E DISCUSSO
Os valores mdios dos rendimentos gravimtricos em carvo (RGR), em gases condensveis (RGC), em gases incondensveis (RGI) e em carbono fixo (RCF), obtidos a partir da destilao seca dos endocarpos verdes e maduros, do coco inteiro (C. nucifera) e do lenho de E. urophylla, nas temperaturas mximas de 350, 450 e 550 oC, so apresentados no Quadro 2. Com relao ao que se apresenta no Quadro 2, podem-se fazer algumas inferncias baseadas nos rendimentos gravimtricos em carvo. A mdia do rendimento gravimtrico em carvo vegetal apresentada pelo coco inteiro, destilado at a temperatura mxima de 350 oC, foi estatisticamente superior s demais. Num

Figura 3 Sistema laboratorial usado para a pirlise do material vegetal. Figure 3 System used for the pyrolysis of materials.

R. rvore, Viosa-MG, v.28, n.5, p.707-714, 2004

Pirlise de resduos do coco-da-baa (Cocos nucifera ...

711
de eucalipto a 550 oC. Entretanto, no geral, os valores mdios dos rendimentos em gases condensveis e incondensveis mantiveram-se em patamares aceitveis do ponto de vista tcnico-cientfico (PEREIRA et al., 2000). As variaes observadas nesses valores deveram-se mais ao aumento gradativo da temperatura mxima de destilao e s conseqentes oscilaes dos rendimentos gravimtricos em carvo do material lignocelulsico. Os maiores valores dos rendimentos em gases incondensveis foram observados a partir da destilao dos endocarpos do coco (verde e maduro), destilados temperatura mxima de 550 oC e do coco inteiro em todas as temperaturas analisadas. O rendimento em carbono fixo o principal parmetro a ser considerado por acasso da anlise termogravimtrica de material lignocelulsico. O rendimento em carbono fixo envolve, simultaneamente, caractersticas de produtividade e de qualidade relacionadas ao carvo vegetal (ANDRADE, 1989; 1993). No que tange presente pesquisa, observou-se a equiparao estatstica dos rendimentos em carbono fixo dos carves do endocarpo do coco maduro e do lenho de eucalipto, destilados sob as trs temperaturas mximas ora analisadas e do coco inteiro destilado a 450 e a 550 oC.

segundo plano aparecem os rendimentos gravimtricos em carvo apresentados pelo endocarpo maduro do coco-da-baa e pelo lenho de eucalipto (E. urophylla), destilados temperatura mxima de 350 oC, seguidos pelo rendimento gravimtrico em carvo do coco inteiro e pelo lenho de eucalipto, destilados temperatura mxima de 450 oC. Houve a equiparao dos rendimentos gravimtricos dos carves oriundos dos endocarpos do coco (verde e maduro) e do coco inteiro com aqueles apresentados pelo carvo derivado do lenho de eucalipto. Em conformidade com os resultados obtidos por Andrade (1989), Andrade (1993) e Pereira et al. (2000), os maiores rendimentos gravimtricos em carvo foram aqueles relacionados s menores temperaturas de destilao. As redues nos rendimentos gravimtricos em carvo resultam em aumentos nos rendimentos em gases condensveis e, ou, incondensveis. Os rendimentos em gases condensveis e incondensveis esto estreitamente relacionados aos rendimentos gravimtricos em carvo. Um maior rendimento em carvo resultar em menor rendimento em gases condensveis, incondensveis ou ambos (ANDRADE, 1989; 1993). Na presente pesquisa, os maiores rendimentos em gases condensveis foram obtidos a partir da destilao do endocarpo verde, em todas as temperaturas analisadas e da destilao do lenho

Quadro 2 Valores mdios dos rendimentos gravimtricos em carvo (RGR), em gases condensveis (RGC), em gases incondensveis (RGI) e em carbono fixo (RCF), obtidos a partir da destilao seca dos endocarpos verdes e maduros, do coco inteiro (C. nucifera) e do lenho de E. urophylla, nas temperaturas mximas de 350, 450 e 550 oC* Table 2 Average values of the gravimetrical incomes in coal, in condensed gases, incondensed gases and fixed carbon, gotten from the dry destillation of green and mature cocunut endocarps, entire coconut and E. urophylla, under maximum temperatures of 350, 450 and 550 oC
Tratamento 1 - Endocarpo verde a 350 oC 2 - Endocarpo verde a 450 oC 3 - Endocarpo verde a 550 oC 4 - Endocarpo maduro a 350 o C 5 - Endocarpo maduro a 450 o C 6 - Endocarpo maduro a 550 o C 7 - Coco inteiro a 350 o C 8 - Coco inteiro a 450 o C 9 - Coco inteiro a 550 o C 10 - E. urophylla a 350 o C 11 - E. urophylla a 450 o C 12 - E. urophylla a 550 o C RGR (%) 29,54 30,67 26,41 32,75 30,67 29,34 34,31 32,13 30,55 33,21 31,59 27,80 d cd e b cd d a bc d b bc e RGC (%) 45,89 45,62 43,51 42,27 41,86 41,58 34,53 39,41 38,91 41,48 41,00 45,20 a a ab bc bcd bcd e cd d bcd bcd a RGI (%) 24,57 23,70 30,08 24,98 27,46 29,07 31,15 28,45 30,52 25,31 27,41 27,00 cd d ab cd bc ab a ab ab cd bc bc RCF (%) 20,49 d 22,31cd 21,33 d 24,27 ab 25,75 a 26,17 a 23,56 bc 25,25 ab 24,71 ab 25,24 ab 25,59 a 24,85 ab

*Mdias seguidas da mesma letra na coluna no diferem estatisticamente entre si, pelo teste de Tukey a 95% de probabilidade.

R. rvore, Viosa-MG, v.28, n.5, p.707-714, 2004

712
Os valores mdios resultantes das anlises qumicas imediatas dos carves dos endocarpos do coco (verde e maduro), do coco inteiro e do lenho do eucalipto constam no Quadro 3. A observao dos teores mdios de matria voltil dos carves indica que eles foram mais influenciados pela temperatura mxima de destilao do que pela matria-prima propriamente dita. De forma geral e do ponto de vista estatstico, correlaes negativas so percebidas entre os teores de matria voltil dos carves e nas temperaturas mximas de destilao seca, ou seja, quanto menor a temperatura de destilao seca, maior o teor de matria voltil no carvo vegetal. Isso ocorre independentemente do material lignocelulsico que est sendo submetido destilao seca (ANDRADE, 1993; ANDRADE e CARVALHO, 1998). Todavia, do ponto de vista estritamente absoluto, os teores mdios de matria voltl dos carves derivados do material lignocelulsico ora analisados mantiveram-se em patamares bastante prximos, dentro das respectivas temperaturas mximas de destilao. Foram altos os teores de cinza apresentados pelos carves derivados do endocarpo verde e do coco inteiro. Quando comparados com os teores de cinza apresentados pelos carves derivados do endocarpo maduro e do lenho

ANDRADE, A.M. et al.

do eucalipto foram detectados, em mdia, valores cerca de 10 vezes maiores nos teores de cinza do carvo do endocarpo verde e do coco inteiro. Isso deve ser considerado como um fator negativo, uma vez que teores elevados de cinza provocam redues nos teores de carbono fixado no carvo vegetal. Do ponto de vista estatstico, os maiores teores de carbono fixo foram apresentados pelos carves derivados do endocarpo maduro, destilado s temperaturas mximas de 450 e de 550 oC e pelo carvo do lenho de eucalipto, destilado temperatura de 550 o C. Ainda do ponto de vista estatstico, os menores teores de carbono fixo foram apresentados pelos carves dos endocarpos (verde e maduro) e do coco inteiro, destilados temperatura mxima de 350 oC, bem como pelo carvo do endocarpo verde destilado a 450 oC. Confirmou-se, portanto, conforme enunciado por Andrade (1989), Andrade (1993), Andrade e Carvalho (1998) e Nogueira et al. (2000), uma correlao positiva entre os teores de carbono fixo e as temperaturas mximas de destilao.

4. CONCLUSES
Com base nos resultados observados, chegouse s seguintes concluses:

Quadro 3 Valores mdios dos teores de matrias volteis (TMV), de cinza (TCZ) e de carbono fixo (TCF) dos carves dos endocarpos (verde e maduro), do coco inteiro (C. nucifera) e do lenho do eucalipto (E. urophylla), produzidos nass temperaturas mximas de 350, 450 e 550 oC* Table 3 Average values of volatile substances, ash and fixed carbon of the coals of the endocarps (green and mature), entire coconut and E. urophylla, produced under maximum temperatures of to 350, 450 and 550 oC

Tratamento 1 - Endocarpo verde a 350 C 2 - Endocarpo verde a 450 oC 3 - Endocarpo verde a 550 oC 4 - Endocarpo maduro a 350 o C 5 - Endocarpo maduro a 450 o C 6 - Endocarpo maduro a 550 o C 7 - Coco inteiro a 350 o C 8 - Coco inteiro a 450 o C 9 - Coco inteiro a 550 o C 10 - E. urophylla a 350 o C 11 - E. urophylla a 450 o C 12 - E. urophylla a 550 o C
o

TMV (%) 22,20 a 17,60 b 10,20 c 25,25 a 14,50 bc 9,75 c 22,75 a 12,25 c 12,50 c 23,00 a 18,00 b 9,60 c

TCZ (%) 6,70 ab 11,10 a 10,30 a 0,50 c 1,75 c 1,25 c 8,50 ab 8,50 ab 7,25 ab 1,00 c 1,00 c 1,00 c

TCF (%) 70,80 71,50 79,70 74,25 83,75 89,00 68,75 79,25 81,00 76,00 81,00 89,40 d d bc cd ab a d bc bc c bc a

*Mdias seguidas da mesma letra na coluna no diferem estatisticamente entre si, pelo teste de Tukey a 95% de probabilidade.

R. rvore, Viosa-MG, v.28, n.5, p.707-714, 2004

Pirlise de resduos do coco-da-baa (Cocos nucifera ...

713
ANDRADE, A.M. Efeitos da fertilizao mineral e da calagem na produo e na qualidade da madeira e do carvo de eucalipto. 1993. 105 f. Tese (Doutorado em Cincia Florestal) - Universidade Federal de Viosa, Viosa, 1993. ANDRADE, A.M. Influncia da casca de Eucalyptus grandis W.Hill ex Maiden no rendimento e qualidade de carvo vegetal. 1989. 86 f. Dissertao (Mestrado em Cincia Florestal) - Universidade Federal de Viosa, Viosa, 1989. ANDRADE, A.M.; CARVALHO, L.M. Potencialidades energticas de oito espcies florestais do Estado do Rio de Janeiro. Floresta e Ambiente, v.5, n.1, p. 24-42, 1998. ERHARDT, T. et al. Curso Tcnico Txtil Fsica e Qumica Aplicada Fibras Txteis Tecnologia. So Paulo: Pedaggica e Universitria Ltda / EDUSP; Universidade de So Paulo, 1976. 88 p. v.1. FERREIRA, J.M.S.; WARWICK, D.R.N.; SIQUEIRA.; L.A. A cultura do coqueiro no Brasil. 2. ed. Braslia: EMBRAPA-SPI, 1998. 292 p. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA - IBGE. Banco de Dados Agregados. Braslia, DF: PAM - Produo Agrcola dos Municpios. Disponvel em: http:// www.ibge.org.br. Acesso em: 26 de novembro de 2003. NOGUEIRA, L.A.H. et al. Dendroenergia: fundamentos e aplicaes. Braslia, DF: ANEEL - Agncia Nacional de Energia Eltrica, 2000. 144 p. OLIVEIRA, J.B.; GOMES, P.A.; ALMEIDA, M.R. Carvo vegetal - destilao, carvoejamento, propriedades e controle de qualidade. Belo Horizonte: CETEC - Centro Tecnolgico de Minas Gerais, 1982. 173 p.

1. O fruto do coqueiro (C. nucifera) presta-se para a produo de um carvo vegetal com uma boa produtividade e uma boa qualidade, bem como para a gerao de subprodutos da carbonizao. 2. Ao visar produtividade em carvo vegetal sem atentar, por exemplo, para o poder calorfico do carvo, deve-se optar pelo uso do coco inteiro, destilado temperatura mxima de 350 oC, cujo rendimento gravimtrico mdio (34,31 %) foi estatisticamente superior aos dos demais tratamentos. 3. Ao visar qualidade do carvo vegetal sem, contudo, atentar para a produtividade em carvo, devese optar pelo uso do endocarpo do coco maduro, destilado temperatura mxima de 450 oC, cujo teor mdio de carbono fixo se equiparou quele apresentado pelo carvo do lenho de eucalipto (E. urophylla), destilado temperatura mxima de 550 oC. 4. Ao visar, simultaneamente, produtividade e qualidade do carvo vegetal, deve-se optar pelo endocarpo do coco maduro, destilado temperatura mxima de 350 oC ou pelo coco inteiro, destilado a 450 o C. Os rendimentos mdios em carbono fixo, nesses casos, equipararam-se queles apresentados pelos carves derivados do lenho do eucalipto (E. urophylla). 5. O carvo vegetal derivado do coco inteiro, em virtude dos bons rendimentos gravimtricos apresentados (30,55 a 34,31%), embora ainda sejam necessrios estudos especficos, possivelmente poder ser usado como insumo energtico em fornalhas de cermicas, de padarias e de pizzarias, dentre outras aplicaes afins. Esse carvo, entretanto, no parece indicado para fins siderrgicos.

5. AGRADECIMENTOS
Ao Instituto Virtual Internacional de Mudanas Globais (IVIG/COPPE/UFRJ), representado por seu Coordenador Geral Professor Luiz Pinguelli Rosa, pelo apoio tcnico-cientfico e pela concesso de duas bolsas de iniciao cientfica.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANDRADE, A.M. et al. Produo de compsitos de pasta de papel velho com Coco da Bahia (Cocos nucifera Linn) triturado. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, convnio UFRRJ / COPPE UFRJ, 2003. 47 p. (Relatrio Final, no-publicado)

R. rvore, Viosa-MG, v.28, n.5, p.707-714, 2004

714
PEREIRA, J.C.D. et al. Caractersticas da madeira de algumas espcies de eucalipto plantadas no Brasil. Colombo: Embrapa Florestas, 2000. 113 p. (Embrapa Florestas. Documentos, 38). PURSEGLOVE, J.W. Tropical crops monocotyledos. London: Longman, 1972. 607 p. ROSA, M.F. et al. Processo agroindustrial: obteno de p de casca de coco verde. Fortaleza: EMBRAPA, 2001. no paginado. (Comunicado Tcnico).

ANDRADE, A.M. et al.

SANTOS, M. S. Propriedades trmicas e mecnicas de materiais reciclados a base de PET ps consumo e cargas de coco. 2002. 85 f. Dissertao (Mestrado em Cincia e Tecnologia de Polmeros). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

VALLE, C.E. Qualidade ambiental: o desafio de ser competitivo protegendo o meio ambiente. So Paulo: Pioneira, 1995. no paginado.

R. rvore, Viosa-MG, v.28, n.5, p.707-714, 2004

You might also like