You are on page 1of 6

PARA NO REPETIR PALAVRAS EM REDAES: HIPERNIMOS E PERFRASES Escrever um texto de qualidade exige, dentre outros fatores, que palavras

somente sejam repetidas caso haja real necessidade de nfase estilstica para essa repetio. Do contrrio, deve-se evitar ao mximo o uso reiterado de um vocbulo. Para isso, podemos usar sinnimos e perfrases. Os sinnimos de que trataremos aqui so os hipernimos, isto , aqueles que, semanticamente, apresentam-se mais amplos que seus correspondentes, num jogo de metonmia (a parte pelo todo). Por exemplo, ao me referir a um fsico e, em seguida, possuindo o texto o mesmo referente, se me reporto novamente a ele, mas desta vez como cientista, usei um sinnimo hipernimo, pois nem todo cientista fsico, mas todo fsico cientista (cinetista mais genrico, semanticamente, do que fsico). J a perfrase um conjunto de palavras que, na sua totalidade, remete a alguma ideia que pode ser percebida no texto. Muitas vezes, uma ideia vem torneada por esse conjunto perifrstico, que, no raro, at, atenua-a, modaliza-a, suaviza-a. Em muitos casos, as perfrases ocorrem para evitar repetio vocabular, como dissemos, quando o autor, com o intuito de no repetir uma palavra, utiliza, para ela, uma de suas caractersticas, por meio de perfrase. preciso, no entanto, tomar cuidado para no incorrer nas chamadas PERFRASES VICIOSAS, que so aquelas que podem, muito bem, ser substitudas por uma nica palavra. Ocorre que, muitas vezes, entretanto, o autor opta por usar uma dessas perfrases para lanar mo de um eufemismo (figura de linguagem que se aproxima da atenuao), para ser politicamente correto, para no ir diretamente a um ponto, digamos, polmico. Por isso, so to comuns as perfrases eufemsticas em expresses do meio poltico, social, educativo etc.; por exemplo: Desvio de verbas pblicas,

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

mo de obra excessiva ao mercado de trabalho, contingente excessivo, populaes em situao de risco social, comunidades populares, populao com problemas de nutrio, alunos com dficit cognitivo, excludos sociais, tarifa de contribuio governamental, tributo para a conservao da estrada, tentou usar subterfgios ilcitos... fcil substituir cada uma das perfrases acima por palavras que as definam e que cheguem direto ao ponto, sem rodeios. Experimente, num exerccio, substituir cada uma daquelas perfrases escritas acima por uma nica expresso. Voc observar que, no raro, a expresso substituta poder ser at grosseira, ofensiva, e, em muitos casos, no incorrer em exatido vocabular, como no caso de substituir populaes em situao de risco social por marginais. Por outro lado, percebemos a ntida tentativa de obscurecer a gravidade do fato com o uso de palavras mais amenas na substituio de mo de obra excessiva ao mercado de trabalho por desempregados, ou tributo para a conservao da estrada por pedgio. bem verdade que, para evitarmos a to aludida repetio desnecessria, viciosa, pode-se (e deve-se) usar um termo por outro, quando no houver distoro do significado. Ou seja, um texto poderia estar assim redigido:

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

No ltimo ano, aumentou-se em 5% os pedgios de rodovias federais. Segundo consultores, os tributos para a conservao das estradas tiveram de ser reajustados em funo de taxas extraordinrias. Portanto, como nos demais casos da vida, fica a regra de ouro: o bom senso. Obviamente, como mostramos, o uso direto de algumas expresses poderia, em alguns casos, ser agressivo. Foi o caso de substituir-se populaes em situao de risco social por marginais. Devemos considerar, no entanto, para refletirmos um pouco sobre a questo sociolgica que isso encerra, que a pura e simples modificao das palavras que nomeiam no capaz de resolver o verdadeiro problema nomeado. Como diz HENRIQUES (2011, p. 105), no podemos deslocar para o lxico um problema da sociedade, com a ideia ingnua de que basta substitu-las [as palavras] para que a discriminao diminua ou acabe. Ainda segundo ele (id. ib) A hiplage palavras preconceituosas tem um lado perigoso: desloca para o lxico um problema da sociedade [....] preciso, portanto, ter-se bom-senso para no se usarem perfrases que demonstrem enorme preocupao em se ser politicamente correto, ou que, por serem redundantes, acabem sendo inexpressivas e viciosas. No entanto, como dissemos h pouco, muitas vezes a perfrase vem como forma expressiva e bem-vinda, portanto de substituir a monotonia da expresso. EXEMPLO: Observe o trecho abaixo, e, em seguida, veja como separamos os hipernimos e as perfrase que utilizamos para evitar a sua repetio. Repare, logo abaixo, como o fato de o tema deste pequeno texto ser os eventos internacionais sediados no Rio de Janeiro, este hipernimo o que possui mais perfrases e, em um caso (Rockn Rio), hipnimo:

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

O Rio de Janeiro vive uma espcie de xtase por causa dos inmeros eventos internacionais que sediar nos prximos anos. Vive-se, por toda a cidade maravilhosa, uma sucesso de obras, cujo intuito preparar o bero do samba para as ocasies especiais. Alm dos importantes acontecimentos esportivos, haver tambm um de msica pop (o Rockn Rio) e um de msica clssica (a aguardada inaugurao da Cidade da Msica, na Barra da Tijuca), todos com igual visibilidade no cenrio mundial. O povo carioca acompanha atentamente o passo a passo das construes que daro lugar s epopeias atlticas e artsticas. A terra natal de VillaLobos e de Zico est mais do que em evidncia. (Marcelo Moraes Caetano, In.: Dirio de Notcias, Portugal, 2011)

HIPERNIMO 1: Rio de Janeiro. PERFRASES 1: cidade maravilhosa, bero do samba, povo carioca, terra natal de Villa-Lobos e de Zico. HIPERNIMO 2: eventos internacionais. PERFRASES 2: ocasies especiais, importantes acontecimentos esportivos, um de msica pop, o Rockn Rio, um de msica clssica, inaugurao da Cidade da Msica, epopeias atlticas e artsticas. HIPERNIMO 3: obras. PERFRASE 3: o passo a passo das construes. HIPERNIMO 4: Internacionais PERFRASE 4: cenrio mundial HIPERNIMO 5: visibilidade PERFRASE 5: mais do que em evidncia.

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

TIPOS DE PERFRASE: LEXICAL E MORFOLGICA:

At aqui, estudamos a perfrase lexical, que aquela em que, com um conjunto de palavras, d-se um torneio ideia, de modo que se chegue a ela, digamos, de maneira indireta. Vimos que ela pode ser expressiva (evitando repeties enfadonhas), viciosa, politicamente correta (tentando omitir a realidade etc.). A perfrase MORFOLGICA a que se d com locues de todo tipo: adjetiva, adverbial, verbal. Tambm pode ser chamada de SEQUNCIA ou, em alguns casos, de LOCUO. EXEMPLOS: [....] Sou do ouro, eu sou vocs Sou do mundo, sou Minas Gerais Eu sou da Amrica do Sul [....] (BORGES, 2012) Observe: Sou dourado / ureo Sou mundial / cosmopolita / universal Sou sul-americano Sobre locues verbais, HENRIQUES (2011, p. 104) levanta as seguintes possibilidades:

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

(a)

verbo ter ou haver + particpio = tempo composto [tinham ou haviam sado] verbo ser ou estar + particpio de verbo transitivo direto 1 = voz passiva [era, estava ou ficava cercado pelos alunos]

(b)

(c)

verbo ir + infinitivo = aspecto aproximativo de ao ou estado [ia falar / vai ser]

(d)

verbo estar + gerndio (ou presposio a + infinitivo) = aspecto durativo [estou escrevendo ou estou a escrever]

(e)

verbo ir (sem indicar ao) + gerndio = aspecto durativo.

O Autor exclui perfrases em que o auxiliar mantm sua significao semntica, como em fomos conversando at o aeroporto, precisamos de conversar etc. (op.cit.) De nossa parte, lembramos, tambm, que h os auxiliares acurativos, que, alm de manterem sua significao original, apontam aspectos verbais (inceptivo, incoativo, permansivo, iterativo etc.), como em comeou a chover, parou de falar, continuou a escrever, permaneceu cantando, desatou a correr etc.

REFERNCIAS: BORGES, L. Para Lennon e Mac Cartney. In.:

http://www2.uol.com.br/cante/lyrics/Lo_Borges_-_Para_Lennon_e_McCartney.htm <Acessado em julho de 2012> CAETANO, Marcelo Moraes. Desafios da Redao. Rio de Janeiro: Editorda Ferreira, 2012 HENRIQUES, Claudio Cezar. Lxico e semntica: estudos produtivos sobre palavra e significao. Rio de Janeiro, Campus-Elsevier, 2011
1

Acrescentamos alguns verbos transitivos indiretos que aceitam passagem para a voz passiva, como obedecer, desobedecer, aludir, pagar, perdoar, responder. Mrcia Magalhes Bichara defendeu Dissertao de Mestrado na PUCRio, sob orientao de Eneida do Rego Monteiro Bomfim, em que estuda minuciosamente verbos com transitividades alm da direta que aceitam passagem para a voz passiva.

Rua das Marrecas, 15 Centro CEP 20031-120. Rio de Janeiro RJ. Telefax: (21) 2544-3752/2544-9202

You might also like