You are on page 1of 89

Livro do Eclesistico

SENTENAS DO SBIO

O mistrio da Sabedoria

1
1 Toda Sabedoria vem do Senhor Deus e com ele esteve sempre, existindo antes do mundo. 2 Quem pde contar a areia do mar, as gotas da chuva, os dias do tempo? 3 Quem pde medir a altura do cu, a extenso da terra, a profundeza do abismo? 3 Quem investigou a Sabedoria divina, que precede todas as coisas? 4 Antes de todas as coisas foi criada a Sabedoria, a Inteligncia prudente existe desde a eternidade. 5 Fonte da Sabedoria a palavra de Deus nas alturas e o acesso a ela so os mandamentos eternos. 6 A quem foi revelada a raiz da Sabedoria? e suas sutilezas, quem as conheceu? 7 e a cincia da Sabedoria, a quem foi revelada e manifestada? Quem compreendeu sua grande experincia? 8 S um o altssimo, Criador onipotente, rei poderoso e a quem muito se deve temer, assentado em seu trono e dominando tudo, Deus 9 Ele quem a criou com seu santo Esprito: Ele a viu, a enumerou e mediu; 10 Ele a derramou sobre todas as suas obras e sobre cada ser humano, segundo a sua bondade. Ele a concede queles que o amam. 11 O temor do Senhor glria e honra, alegria e coroa de exultao. 12 O temor do Senhor alegra o corao, d contentamento, gozo e vida longa. 13 Para quem teme o Senhor tudo acabar bem, e ser abenoado no dia de sua morte. 14 O amor de Deus Sabedoria digna de honra.

15 queles aos quais se manifesta, Deus a distribuir para que o vejam e proclamem suas grandes obras.

O temor do Senhor, princpio da Sabedoria


16 Princpio da Sabedoria o temor do Senhor: para os fiis, ela foi criada com eles no seio materno; 15entre os discpulos da verdade foi firmada desde sempre e a seus descendentes confiada. 17 O temor do Senhor o conhecimento iluminado pela piedade. 18 A piedade guarda e justifica o corao, e lhe traz alegria e gozo. 20 Plenitude da Sabedoria temer a Deus: com seus frutos ela inebria os fiis; 21 de coisas preciosas enche toda a sua casa e, de tesouros, os seus celeiros. 22 Coroa da Sabedoria o temor do Senhor, que faz florir a paz e o fruto da salvao: 23 uma e outro, porm, so dons de Deus. 24 A Sabedoria derrama como chuva a cincia e a inteligncia prudente, e aumenta a glria dos que a possuem. 25 Raiz da Sabedoria temer o Senhor, e seus ramos so duradouros. 26 Nos tesouros da Sabedoria esto a inteligncia e o conhecimento iluminado pela piedade; para os pecadores, porm, a Sabedoria execrao 27 O temor do Senhor repele o pecado; quando presente, afasta toda ira.

Sabedoria e domnio de si
28 Quem no tem o temor no poder justificar-se; a sua irritao sem controle vai lev-lo runa. 29 Quem paciente resistir, at o momento oportuno; depois, a alegria lhe ser restituda. 30 Quem tem bom senso reter as palavras at o momento oportuno; e os lbios de muitos proclamaro sua prudncia.

Uma lio instrutiva


31 Entre os tesouros da Sabedoria est uma parbola instrutiva; 32 para o pecador, porm, uma execrao o culto a Deus. 33 Filho, se desejas a Sabedoria, pratica a justia e Deus a conceder. 34 Pois Sabedoria e instruo o temor do Senhor, e o que lhe agrada 2

35 a f e a mansido. 36 No sejas rebelde ao temor do Senhor, e no te aproximes dele com o corao dividido. 37 No sejas hipcrita diante dos outros e toma cuidado com os teus lbios. 38 No te exaltes a ti mesmo, para que no venhas a cair e no atraias sobre ti a desonra. 39 Pois o Senhor revelaria teus atos ocultos e te abateria no meio da assemblia, 40 por te haveres aproximado do temor do Senhor com malcia, estando teu corao cheio de falsidade e engano.

O temor de Deus na provao

2
1 Filho, se te apresentas para servir a Deus, permanece na justia e no temor e prepara tua alma para a provao. 2 Mantm o teu corao firme e s constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras inteligentes, e no te afobes no tempo da contrariedade. 3 Suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e no o largues, para que sejas sbio em teus caminhos. 4 Tudo o que te acontecer, aceita-o, e s constante na dor; na tua humilhao tem pacincia, 5 pois no fogo que o ouro e a prata so provados e, no cadinho da humilhao, os que so agradveis a Deus. 6 Cr em Deus, e ele cuidar de ti; espera nele, e dirigir os teus caminhos; conserva seu temor, e nele permanece at velhice.

Temor do Senhor e confiana


7 Vs que temeis o Senhor, contai com a sua misericrdia e no vos desvieis, para no cairdes. 8 Vs que temeis o Senhor, confiai nele, e a vossa recompensa no falhar. 9 Vs que temeis o Senhor, esperai coisas boas: alegria duradoura e misericrdia. 10 Vs que temeis o Senhor, amai-o e vossos coraes ficaro iluminados. 11 Considerai, filhos, as geraes passadas e vede: quem confiou no Senhor e ficou desiludido? 3

12 quem permaneceu nos Seus mandamentos e foi abandonado? quem o invocou e foi por ele desprezado? 13 Pois o Senhor compassivo e misericordioso, perdoa os pecados no tempo da tribulao e protege todos os que o procuram com sinceridade.

Ai da duplicidade!
14 Ai dos coraes divididos, dos lbios criminosos, das mos depravadas e do pecador, que pretende entrar na terra por dois caminhos! 15 Ai dos corrompidos de corao, que no crem, e por isso no sero protegidos! 16 Ai de vs, que perdestes a perseverana e abandonastes os caminhos retos, extraviando-vos por caminhos depravados! 17 Que haveis de fazer, quando o Senhor comear a pedir constas? 18 Os que temem o Senhor no so rebeldes s suas palavras, os que o amam observam seus caminhos. 19 Os que temem o Senhor procuram o que lhe agrada, os que o amam saciam-se com a sua Lei. 20 Os que temem o Senhor preparam seus coraes e na sua presena se purificam 21 Os que temem o Senhor guardam seus mandamentos e perseveram at a sua vinda. 22 Eles dizem: Mesmo no convertidos cairemos nas mos do Senhor e no nas dos homens, 23 pois tamanha a sua grandeza, to grande a sua misericrdia!

Honrars pai e me

3
1 Os discpulos da Sabedoria so uma assemblia de justos e a sua comunidade marcada pela obedincia e o amor. 2 Ouvi, filhos, a advertncia de um pai, e procedei de tal modo que sejais salvos. 3 Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da me. 4 Quem honra seu pai interceder pelos pecados, evitar cair neles e ser ouvido na orao quotidiana. 5 Quem respeita sua me como algum que ajunta tesouros. 4

6 Quem honra seu pai ter alegria em seus prprios filhos; e, no dia em que orar, ser atendido. 7 Quem honra seu pai ter vida longa, e quem obedece ao pai o consolo da me. 8 Quem teme o Senhor honra seus pais e como a senhores servir aos que o geraram. 9 Com obras e palavras honra teu pai, 10 para que dele venha sobre ti a bno. 11 A bno do pai consolida a casa dos filhos, mas a maldio da me destri at os alicerces. 12 No te glories da injria sofrida por teu pai, pois no glria para ti a sua afronta. 13 A glria de cada um vem da honra de seu pai, e uma desonra para o filho a me desprezada. 14 Filho, ampara a velhice de teu pai e no lhe causes desgosto enquanto vive. 15 Mesmo que esteja perdendo a lucidez, s tolerante com ele e no o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida. 14 A ajuda prestada a teu pai no ser esquecida, 16 mas ser plantada em lugar dos teus pecados 17 e contada como justia para ti; no dia da aflio sers lembrado e teus pecados se dissolvero, como o gelo em dia de sol. 18 Como infame, quem desampara seu pai, e amaldioado por Deus, quem exaspera sua me!

Humildade e orgulho
19 Filho, realiza teus trabalhos com mansido e sers amado mais do que algum que d presentes. 20 Na medida em que fores grande, humilha-te em tudo e assim encontrars graa diante de Deus. Muitos so altaneiros e ilustres, mas aos humildes que ele revela seus mistrios. 21 Pois grande o poder s de Deus, e pelos humildes ele honrado. 22 No procures o que mais alto do que tu nem investigues o que mais forte; pensa sempre no que Deus te ordenou e no sejas curioso acerca de suas muitas obras, 23 pois no precisas ver com teus olhos o que est escondido. 24 No te desdobres em perscrutar coisas suprfluas, 25 pois j te foram mostradas muitas coisas que excedem a compreenso humana. 26 A opinio prpria j extraviou a muitos, e a falsa aparncia enganou seus pensamentos. 5

Sem a pupila, falta-te a luz; sem o conhecimento, faltar a Sabedoria. 27 O corao obstinado findar na desgraa; quem ama o perigo, nele perecer. 28 O corao que anda por dois caminhos no ser bem sucedido; quem depravado tropear neles. 29 O corao malvado ser oprimido de dores; o pecador acrescenta pecados a pecados. 30 Para as chagas dos soberbos no h cura, pois a planta do pecado se enraza neles e nem percebida. 31 O corao do sbio captar as palavras dos sbios e o ouvido atento desejar a Sabedoria. 32 O corao sbio e inteligente se abster dos pecados e praticando a justia ter bom xito. 33 A gua apaga o fogo crepitante: assim a esmola expia os pecados. 34 Deus est sempre observando quem presta um favor, lembra-se dele no futuro e, no momento da queda, ele encontra apoio.

A esmola

4
1 Filho, no prives da esmola o pobre; no desvies do pobre os teus olhos. 2 No entristeas quem tem fome e no exasperes o pobre em sua indigncia. 3 No aflijas o corao do indigente e no adies a ajuda ao angustiado. 4 No rejeites a splica do aflito e no desvies do indigente o teu rosto. 5 Do necessitado no desvies com dureza os olhos e no lhe dars ocasio de amaldioar-te por detrs. 6 Pois ser ouvida a splica de quem, amargurado, te amaldioar: h de ouvi-lo aquele que o criou. 7 Torna-te amvel na comunidade; humilha-te diante do mais velho e perante a autoridade inclina a cabea. 8 Inclina ao pobre teu ouvido sem m vontade, paga-lhe a tua dvida e responde-lhe com brandura e mansido. 9 Livra da mo do opressor o que sofre violncia, e no procedas com aspereza ao julgar. 10 S misericordioso com os rfos como um pai, e como um esposo para com suas mes; 11 e sers como um filho obediente do Altssimo, que se compadecer de ti mais do que tua me.

A Sabedoria educa
12 A Sabedoria inspira a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram. 13 Quem a ama, ama a vida; os que madrugarem por ela recebero o gozo da parte do Senhor. 14 Quem a adquirir, herdar a glria. onde ela entrar, Deus abenoar. 15 Os que a servem so obedientes ao Santo; pois Deus ama os que a amam. 16 Quem a escutar, julgar as naes; quem olhar para ela habitar seguro. 17 Se algum confiar nela, vai receb-la em herana, e na sua posse continuaro seus descendentes. 18 Ela anda com ele sem se dar a conhecer e no comeo o pe prova; 19 faz vir sobre ele temor e tremor e o experimenta com as provas da sua disciplina, at que ele a conserve em seus pensamentos e nela deponha sua confiana. 20 Ela ento voltar diretamente a ele e o confirmar, e lhe dar alegria: 21 revelar a ele os seus segredos e lhe confiar o tesouro do conhecimento e a compreenso da justia. 22 Caso, porm, se desvie, ela o abandonar e o entregar s mos do inimigo.

Verdadeira e falsa modstia


23 Filho, observa o momento oportuno e desvia-te do mal; 24 e no passes vergonha diante de ti mesmo. 25 Pois h vergonha que conduz ao pecado e h vergonha que traz glria e graa. 26 No tenhas preconceito contra ti mesmo e tambm a ti mesmo no enganes. 27 No receies acudir a teu prximo em sua queda 28 e no retenhas a palavra no momento oportuno, nem escondas a sabedoria por respeito humano. 29 Pela palavra se reconhece a sabedoria e o bom senso, pela resposta da lngua. 30 No contradigas de modo algum verdade mas sente vergonha da tua ignorncia. 31 No te envergonhes de confessar teus pecados mas tambm no te submetas a homem algum por causa do pecado. 32 No resistas de frente ao poderoso, como no deves opor-te correnteza do rio. 33 Luta pela justia at a morte, e Deus submeter teus inimigos diante de ti. 34 No sejas ousado na tua lngua e medroso e indolente em tuas obras.

35 No sejas como um leo em casa, amedrontando teus empregados e oprimindo teus subalternos. 36 No tenhas a mo aberta para receber e fechada, para dar.

Sobre a riqueza

5
1 No te apoies nas tuas riquezas e no digas: Bastam-me os meus recursos! 2 No deixes que tua fora te leve a seguir as paixes do corao. 3 No digas: Quem ter poder sobre mim? ou: Quem me far prestar contas das minhas aes?, pois Deus, com certeza, te punir. 4 No digas: Pequei, e que de mal me aconteceu?, pois o Altssimo um retribuidor paciente. 5 No percas o temor por causa do perdo acrescentando pecado a pecado. 6 No digas: A misericrdia do Senhor grande, Ele se compadecer da multido dos meus pecados!, 7 pois tanto a misericrdia como a ira dele chegam depressa, e sua ira se abate sobre os pecadores. 8 No demores em voltar para o Senhor e no adies de um dia para outro, 9 pois sua ira vem de repente e, no dia da vingana, sers arrebatado.

No confiar em riqueza injusta


10 No te apoies em riquezas injustas, pois de nada te valero no dia da desgraa. 11 No joeires a todo vento e no andes por todos os caminhos: assim que o pecador se d a conhecer, pela duplicidade da lngua. 12 S firme na tua convico, na verdade da tua convico e no teu conhecimento; e te acompanhe a palavra da paz e da justia. 13 S prestimoso para ouvir a palavra, a fim de entend-la, e lento para dar a resposta. 14 Se tens a compreenso do assunto, responde; caso contrrio, pe a mo boca, para no seres surpreendido numa palavra descontrolada e sares envergonhado. 15 Honra e ignomnia se encontram na fala; a lngua leva a gente runa. 8

16 No te deixes impressionar pelo boato, e com a tua prpria lngua no calunies. 17 Para o ladro, a vergonha; para a pessoa de lngua dupla, a m fama; para o boateiro, dio e inimizade e injria.

6
1 No prejudiques nem pouco nem muito, nem, de amigo, te transformes em inimigo. Herdars m fama, improprios e injrias: assim com todo pecador invejoso e de lngua dupla.

Orgulhoso no tem vez


2 No te exaltes como um touro em teu pensamento para que a tua fora no venha a ser quebrada pela insensatez, 3 e esta devore tuas folhas e estrague teus frutos, e acabes abandonado como rvore seca no deserto. 4 Uma paixo perversa arruinar aquele que a entretm e o entrega ao escrnio dos inimigos, conduzindo-o sorte dos mpios.

Adquire teu amigo na provao


5 Uma palavra amena multiplica os amigos e acalma os inimigos; uma lngua afvel profere saudaes 6 Sejam numerosos os que te sadam, mas teu conselheiro, um entre mil. 7 Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provao; mas no te apresses em confiar nele. 8 Porque h amigo de ocasio, que no persevera no dia da desgraa. 9 H amigo que passa a inimigo, e que revela as desavenas contigo. 10 H amigo que companheiro de mesa mas que no persevera no dia da necessidade. 11 Quando fores bem sucedido, ele ser como teu igual e, sem cerimnia, dar ordens a teus criados. 12 Mas, se fores humilhado, ele estar contra ti e se esconder da tua presena. 13 Afasta-te dos teus inimigos e toma cuidado com os amigos. 14 Amigo fiel poderosa proteo: quem o encontrou, encontrou um tesouro. 15 Ao amigo fiel no h nada que se compare, pois nada equivale ao bem que ele . 9

16 Amigo fiel blsamo de vida; os que temem o Senhor vo encontr-lo. 17 Quem teme o Senhor, orienta bem sua amizade: como ele , tal ser o seu amigo.

Como adquirir a sabedoria


18 Filho, desde a juventude recebe a instruo, e encontrars sabedoria at a tua velhice. 19 Aproxima-te dela como quem lavra e semeia e espera seus bons frutos. 20 Trabalhars um pouco no seu cultivo, mas logo comers dos seus produtos. 21 Quo spera a Sabedoria para os incultos! Nela no permanecer o insensato. 22 Pesar sobre ele como uma enorme pedra de prova: ele no tardar em descarregar-se dela. 23 A instruo corresponde ao que diz o seu nome, e no manifesta a muitos; naqueles, porm, aos quais se d a conhecer, permanece at a presena de Deus.

O jugo suave da Sabedoria


24 Ouve, filho, recebe minha advertncia e no rejeites meu conselho. 25 Mete o teu p nos seus grilhes e o teu pescoo na sua coleira; 26 sujeita teu ombro e carrega-a, e no te impacientes com os seus grilhes. 27 Aproxima-te dela com toda a tua disposio e com todas as foras conserva os seus caminhos. 28 Investiga e perscruta, procura e a encontrars e, tendo-a encontrado, no a abandones. 29 No fim, encontrars nela teu descanso e ela se transformar em teu contentamento. 30 Seus grilhes se mudaro em proteo da tua fora e as suas coleiras, em estola gloriosa; 31 h nela ornamentos de ouro e suas cadeias so laos de prpura 32 Tu a endossars como uma estola gloriosa e como coroa de regozijo a cingirs.

A companhia dos sbios


33 Filho, se prestares ateno, aprenders; se aplicares teu esprito, sers prudente. 34 Se gostares de ouvir, recebers a instruo; se inclinares teu ouvido, sers sbio. 35 Permanece no meio dos ancios e de corao adere sua sabedoria; procura ouvir toda exposio sobre Deus e no te escapem os provrbios inteligentes. 36 Se vires algum sensato, madruga junto dele, e teu p gaste os degraus da sua porta.

10

37 Fixa teu pensamento nos preceitos de Deus e s muito assduo nos seus mandamentos: ele confirmar teu corao e o desejo da Sabedoria te ser dado.

O que evitar e o que fazer

7
1 No faas coisas ms, e os males no viro sobre ti. 2 Afasta-te da iniqidade, e ela se afastar de ti. 3 Filho, no semeies nos sulcos da injustia e no colhers sete vezes mais. 4 No peas do Senhor o mando nem, do rei, a ctedra de honra. 5 No te justifiques diante de Deus, pois Ele conhecedor do corao; e diante do rei no queiras parecer sbio. 6 No procures tornar-te juiz, a no ser que possas com firmeza enfrentar as iniqidades; para que no acontea temeres vista dos poderosos e acabes comprometendo a tua integridade. 7 No ofendas a multido de uma cidade nem te metas no meio do povo. 8 No acrescentes pecado a pecado, pois nem por um s estars impune. 9 No sejas impaciente na tua orao, 10 e no descuides de orar nem de dar esmola. 11 No digas: Deus olhar para a multido de minhas ddivas e: Oferecendo meus dons ao Deus altssimo, ele os receber. 12 No escarneas de algum que esteja amargurado; pois Deus, que tudo v, quem humilha e exalta. 13 No inventes mentira contra teu irmo; nem contra o amigo, da mesma forma. 14 No te d vontade de proferir mentira alguma, pois o hbito de faz-lo no bom. 15 No sejas tagarela no meio dos ancios, e no repitas palavras em tua fala. 16 No desdenhes as tarefas difceis, nem o trabalho do campo, criado pelo Altssimo. 17 No te alistes na multido dos indisciplinados; 18 lembra-te da ira divina, pois no tardar. 19 Humilha profundamente o teu esprito pois o castigo do mpio o fogo e os vermes. 20 No troques amigo por dinheiro nem, pelo ouro de Ofir, um irmo querido.

21 No te separes da mulher sensata e boa que recebeste em sorte no temor do Senhor: a graa da sua modstia vale mais do que o ouro. 11

22 No maltrates o servo que trabalha fielmente, nem o assalariado, que expe sua vida. 23 O servo sensato seja-te querido como a tua alma: no o defraudes da sua liberdade nem o deixes sair na indigncia. 24 Tens rebanhos? Cuida deles e, se te so teis, continuem contigo. 25 Tens filhos? Educa-os e dobra o pescoo deles desde a infncia. 26 Tens filhas? Guarda seu corpo e no mostres teu rosto complacente para elas. 27 Casa tua filha, e ters feito grande negcio; entrega-a, porm, a um homem sensato. 28 Se tens mulher segundo o teu corao, no a repudies; mas no te entregues que odiosa.

Honrar pai e me e os sacerdotes


29 De todo o corao honra teu pai e no te esqueas dos gemidos de tua me. 30 Lembra-te de que, se no fosse por eles, no terias nascido. Como lhes retribuirs o que fizeram por ti? 31 Com toda a tua alma teme a Deus e respeita seus sacerdotes. 32 Com todas as tuas foras ama aquele que te fez e no abandones os seus ministros. 33 Honra a Deus com toda a tua alma e reverencia seus sacerdotes. 34 D-lhes a sua parte, como te foi prescrito: primcias, oferta de purificao e pela inadvertncia, 35 a oferenda das espduas, o sacrifcio da santificao e as primcias das coisas santas.

Estende a mo ao pobre
36 Estende a tua mo ao pobre, para que a tua propiciao e tua bno sejam perfeitas. 37 Tua generosidade atinja todos os viventes: mesmo aos mortos no recuses a tua piedade. 38 No deixes de consolar os que choram, aflige-te com os que esto aflitos. 39 No hesites em visitar os doentes: assim hs de ser confirmado na estima de todos. 40 Em todas as tuas obras lembra-te do teu fim e jamais pecars.

Prudncia e tradio

12

1 No entres em processo contra um poderoso, para que no venhas a cair em suas mos. 2 No contendas com um rico, para que no venha a empregar contra ti o seu dinheiro 3 Pois o ouro prejudicou a muitos e a prata subverte at o corao dos reis. 4 No litigues com o tagarela: no jogues lenha na sua fogueira. 5 No tenhas familiaridade com o ignorante, para no seres desprezado pelos prncipes. 6 No desprezes aquele que se afasta do pecado e no o censures: lembra-te de que todos merecemos castigo. 7 No desprezes algum na sua velhice, pois ns tambm ficaremos velhos. 8 No te alegres com a morte do inimigo; lembra-te de que todos morreremos e no queremos ser ridicularizados. 9 No desprezes a fala de velhos sbios e sejam-te familiares os seus provrbios: 10 deles aprenders a sabedoria e a instruo da inteligncia e a arte de servir aos grandes sem falha. 11 No te escape o que contam os velhos, pois eles o aprenderam de seus pais: 12 deles aprenders a inteligncia e a arte de responder na hora oportuna. 13 No acendas os carves dos pecadores, repreendendo-os, para que no sejas abrasado pela chama dos seus pecados. 14 No te mantenhas junto ao insolente, para que no se ponha a armar laos s tuas palavras. 15 No emprestes a algum mais poderoso do que tu: o que lhe emprestares, considera-o perdido. 16 No fiques de fiador acima de tuas posses: se fiares, pensa em como pagar. 17 No movas processo contra um juiz, pois ele julga segundo o seu arbtrio. 18 No partas em viagem com um fanfarro, para que no agraves os teus males: pois ele age segundo o seu capricho e acabars perecendo por causa da sua insensatez. 19 No tenhas rixas com algum colrico nem vs com ele ao descampado: pois o sangue quase nada a seus olhos e, onde no possas pedir socorro, te estrangular. 20 No te aconselhes com os estultos: pois no podero ocultar o teu segredo. 21 Diante do estranho, nada faas que exija reserva, pois no sabes o que planeja dentro de si. 22 No abras teu corao a qualquer um, para que no venhas a afastar de ti a felicidade.

Sobre as mulheres

9
13

1 No tenhas cime da tua esposa, para que ela no pense mal de ti! 2 No ds mulher poder sobre ti, para que no se meta no que da tua competncia e passes vergonha. 3 No te dirijas a uma mulher da vida, para que no venhas a cair em seus laos. 4 No freqentes a sedutora nem a ouas, para que no venhas a perecer por seus atrativos. 5 No fixes o olhar numa virgem, para que no venhas a cair por sua beleza. 6 No te entregues s prostitutas em momento algum, para que no venhas a perder-te e a perder a tua herana. 7 No circules os olhos pelas ruelas da cidade nem vagueies por suas praas. 8 Desvia teu olhar da mulher enfeitada e no olhes com curiosidade para a beleza alheia. 9 Pela beleza de uma mulher muitos pereceram, pois da se abrasa a concupiscncia como o fogo. [10-11] 12 Jamais te sentes mesa com mulher casada nem te recostes a seu lado a beber vinho, 13 para que teu corao no venha a inclinar-se para ela e, apaixonado, escorregues para a perdio.

Sobre os homens
14 No abandones um velho amigo: o novo no ser semelhante a ele. 15 Amigo novo como vinho novo: quando ficar velho, o bebers com gosto. 16 No tenhas inveja da glria e das riquezas do pecador, pois no sabes como vai ser a sua queda. 17 No te agrade a prosperidade dos injustos, sabendo que no ficaro impunes at descerem ao abismo. 18 Fica longe de quem tem o poder de matar, e no passars pelo medo da morte; 19 se, porm, dele te aproximares, nada cometas que possa lev-lo a tirar-te a vida. 20 Fica sabendo que andas perto da morte, pois caminhas no meio de laos e andas sobre redes. 21 Segundo a tua capacidade, convive com teu prximo e relaciona-te com os sbios e prudentes. 22 Com o sensato esteja o teu pensamento, e toda a tua conversao aborde os preceitos do Altssimo. 23 Os justos sejam os teus convidados e no temor de Deus esteja a tua ufania.

14

24 As obras dos operrios so louvados pela habilidade de suas mos; o chefe do povo, pela sabedoria do seu discurso, e a palavra dos ancios, pela sua sensatez. 25 terrvel, em sua cidade, o homem de lngua solta; quem temerrio nas palavras ser odiado.

Sobre o governo

10
1 O governante sbio organiza seu povo, e a autoridade de quem sensato ser estvel. 2 Qual o governante do povo, tais sero seus ministros; qual o prefeito da cidade, tais sero seus habitantes. 3 Um rei sem bom senso arruinar seu povo; as cidades se povoaro pela sensatez de seus chefes. 4 Na mo de Deus est o domnio da terra, e a seu tempo ele suscitar um governante adequado. 5 Na mo do Senhor est a prosperidade humana, e ele quem investe de autoridade o escriba.

Orgulho e humildade
6 Por qualquer agravo do prximo no retribuas, e nada faas com mpetos de soberba. 7 A soberba odiosa diante de Deus e do prximo, e a ambos execrvel toda opresso. 8 O reino transferido de uma nao para outra por causa de injustias e afrontas e riquezas fraudulentas. 9 Nada mais criminoso do que o avarento, pois chega a pr venda a prpria alma. 10 Por que se ensoberbece quem terra e cinza, aquele que ainda em vida expele as prprias entranhas? 11 A doena prolongada fatiga o mdico; a doena passageira o deixa sereno. 12 Para todo potentado a vida breve; assim, hoje rei e amanh estar morrendo. 13 Quando o homem morrer, ter por herana as serpentes, as feras e os vermes.

O princpio da soberba
15

14 Princpio da soberba do homem afastar-se de Deus: daquele que o fez, o seu corao se aparta. 15 Pois o princpio de todo pecado a soberba: quem a tiver, far ferver a maldio e ela, no fim, o destruir. 16 Por isso, Deus tornou espantosas as pragas dos maus e os destruiu at extermin-los. 17 Os tronos dos chefes soberbos, Deus os destruiu e fez os no-violentos sentarem-se em lugar deles. 18 Deus arrancou as razes dos povos soberbos e plantou os humildes em seu lugar. 19 O Senhor subverteu os territrios das naes e as destruiu at os fundamentos. 20 Desolou muitas delas e as dispersou, e fez apagar sua lembrana de sobre a terra. 21 Deus anulou a memria dos soberbos, mas preservou a memria dos humildes. 22 No foi criada para os humanos a soberba, nem a raiva, para os nascidos das mulheres.

Gente que se preze


23 Descendncia honrada a que teme a Deus; descendncia, porm, desonrada, a que transgride os mandamentos do Senhor 24 No meio dos irmos honrado aquele que os lidera; assim, aos olhos do Senhor, aqueles que o temem. 25 Forasteiro, migrante e pobre: a glria deles o temor de Deus. 26 No desprezes o justo pobre e no engrandeas o pecador rico. 27 O grande, o juiz e o magnata so honrados, mas no superam quem teme a Deus. 28 Os livres serviro a um servo sensato; quem prudente e disciplinado no reclamar, quando corrigido. 29 No te ensoberbeas ao fazeres teu trabalho, nem te glories no tempo da aflio. 30 melhor quem trabalha, e tem abundncia de tudo, do que quem conta vantagens, e sequer tem um po. 31 Filho, com modstia cuida da tua vida e d-lhe o alimento e cultivo que merece 32 Pois quem justificar o que peca contra si mesmo? e quem honrar o que desonra a si mesmo? 33 H o pobre, honrado por sua instruo e pelo temor de Deus, e h aquele que honrado por causa de sua riqueza. 34 Quem honrado na pobreza, quanto mais o ser na riqueza! E quem no honrado na riqueza, quanto menos o ser na pobreza!

16

No julgar segundo a aparncia

11
1 A sabedoria do humilhado vai levantar-lhe a cabea e o far sentar-se no meio dos prncipes. 2 No louves algum por sua aparncia formosa, nem desprezes quem deforme em seu exterior. 3 Pequena entre os seres alados a abelha, mas seu produto tem a primazia da doura. 4 No te glories jamais dos teus trajes, nem te ensoberbeas no dia da honra, porque s as obras do Altssimo so admirveis, embora escondidas e invisveis. 5 Muitos tiranos tiveram de prostrar-se por terra enquanto outro, com quem no se contava, recebeu a coroa. 6 Muitos poderosos foram tremendamente desonrados, e homens ilustres foram entregues merc de estranhos.

Julgar com justia


7 Antes de averiguar, no censures ningum; depois de interrogar, porm, repreende com justia. 8 Antes de ouvires, nada respondas; no meio das palavras do outro, no te intrometas. 9 No disputes sobre aquilo que no te diz respeito, e em contenda de pecadores no te metas.

Reflexo sobre o esforo exagerado e a ganncia

10 Filho, que tua atividade no esteja em muitas coisas: se te apressares, no estars isento de delito; se perseguires, no alcanars e, se correres, no escapars. 11 H quem se esfora, apressa-se e sofre, e tanto mais fica desprovido. 12 H outro, fraco, precisando de ajuda, mais carente de fora e rico s em misria: 13 o Senhor o observa com benevolncia e o reergue de sua humilhao, levantando-lhe a cabea, a ponto de muitos ficarem admirados. 14 Bens e males, vida e morte, pobreza e riqueza, tudo vem de Deus.

17

15 A sabedoria, a cincia e o conhecimento da Lei vm do Senhor; esto junto a ele o amor e a conduta dos bons. 16 O erro e as trevas foram criados para os pecadores; os que se comprazem nas ms aes, no mal envelhecem. 17 O dom de Deus permanece com os justos e sua benevolncia produzir bons frutos para sempre. 18 H quem se enriquea por avareza, mas esta ser a sua recompensa: 19 quando disser: Agora posso descansar, agora vou desfrutar, sozinho, dos meus bens, 20 ele no tem conscincia de que o tempo vai passar, a morte vai se aproximar, e ele morrer, deixando tudo para outros.

Perseverar no dever at o fim


21 Permanece firme na tua tarefa, ocupa-te bem dela e envelhece cumprindo teus deveres. 22 No admires as obras dos pecadores, mas confia em Deus e permanece em teu trabalho. 23 Pois fcil, aos olhos de Deus, enriquecer o pobre, num instante. 24 A bno de Deus est na recompensa imediata do justo: num instante ela faz aparecer o seu sucesso. 25 No digas: Do que que eu preciso? e ainda: Que bens me adviro daqui? 26 No digas: Basto-me a mim mesmo; de agora em diante, que desgraa me poder atingir? 27 No dia feliz no te esqueas dos males, e no dia infeliz no te esqueas dos bens. 28 Pois fcil para Deus, no dia da morte, retribuir a cada um segundo os seus atos. 29 O tempo da desventura faz esquecer a imensa riqueza, mas no fim que as obras so reveladas 30 Antes da morte no louves pessoa alguma, pois no seu fim que se conhece a pessoa.

Circunspeo na hospitalidade
31 No introduzas qualquer um em tua casa, pois so muitas as insdias do trapaceiro. 32 Assim como as vsceras vomitam alimentos podres, e como a perdiz induzida para a gaiola e a cora, para o lao, assim tambm o corao dos soberbos e aquele que est espionando para ver a queda do seu prximo. 33 Quem maldoso converte o bem em mal e at nos eleitos encontra falhas. 18

34 Por uma centelha aumentam as brasas, por um trapaceiro aumenta o sangue: o pecador arma ciladas para derram-lo. 35 Guarda-te do malvado, pois fabrica males: que ele no faa cair sobre ti uma ndoa para sempre. 36 Recebe em tua casa o estrangeiro, e ele vai envolver-te em confuso e te afastar dos teus prprios familiares.

Se fizeres o bem, sabe a quem!

12
1 Se fizeres o bem, sabe a quem, e ser grande o agradecimento por teus benefcios. 2 Faze o bem ao justo e encontrars grande retribuio: se no dele, certamente da parte do Senhor. 3 Nada sucede bem quele que assduo no mal e no d esmolas. Pois o Altssimo odeia os pecadores, embora se compadea dos que se arrependem. 4 Ajuda ao compassivo, mas no acolhas o pecador, pois Deus dar o castigo aos mpios e pecadores, guardando-os para o dia da vingana. 5 Ajuda a quem bom, mas no recebas o pecador. 6 Faze o bem ao humilde mas no ajudes ao mpio; no lhe ds armamento, para que no se torne mais poderoso do que tu. 7 Encontrars males dobrados por todos os bens que lhe fizeres, pois tambm o Altssimo odeia os pecadores e d o castigo aos mpios.

Amigos falsos e verdadeiros


8 No na prosperidade que se reconhece o amigo, e por outro lado, na adversidade no fica encoberto o inimigo. 9 Na prosperidade, at os inimigos so amigos, mas na adversidade at o amigo se afasta. 10 No te fies jamais do teu inimigo, pois sua maldade como vasilha de cobre que enferruja. 11 Se ele, na humilhao, anda encurvado, toma cuidado e guarda-te dele: comporta-te com ele como quem limpa o espelho, e sabers que, no fim, enferrujou.

19

12 No o estabeleas junto a ti nem se assente ele tua direita, para no suceder que, voltando-se para o teu lugar, ele procure a tua cadeira. No fim reconhecers as minhas palavras e te deixars mover pelos meus discursos. 13 Quem se compadecer do encantador ferido pela serpente e de todos os que se aproximam das feras? Assim aquele que se deixa acompanhar por um inquo e se enreda nos seus pecados; no escapar, at que o fogo o queime. 14 Uma hora ficar contigo; se, porm, vacilares, no h de perseverar. 15 Nos seus lbios o inimigo traz doura, mas no corao arma ciladas para lanar-te cova. 16 Nos seus olhos o inimigo lacrimeja mas, encontrando a oportunidade, no haver sangue que o sacie. 17 Se te sobrevierem males, tu o encontrars ali antecipadamente 18 e, a pretexto de ajudar-te, cavar debaixo de teus ps; 19 sacudir sua cabea e aplaudir com as mos e, sussurrando muitas coisas, mudar de feio.

Cuidado com os ricos!

13
1 Quem tocar no piche, por ele ficar manchado; quem tiver contato com o soberbo, de soberba se revestir. 2 No levantes um peso acima de tuas foras e no te associes a algum mais nobre e mais rico do que tu. 3 Que tem em comum a bilha com a panela de ferro? Quando baterem uma na outra, a bilha se quebrar. 4 O rico pratica a injustia e ainda reclama; o pobre, injustiado, ainda pede desculpas. 5 Se fores til, o rico te levar consigo; se nada tiveres, te abandonar. 6 Se algo possures, viver contigo e te esvaziar, e no sentir remorso a teu respeito. 7 Se lhe fores necessrio, ele te manipular e, sorrindo e contando boas coisas, dar-te- esperana. E ainda perguntar: De que precisas? 8 Vai envergonhar-te com suas comezainas at despojar-te duas ou trs vezes. Por ltimo, zombar de ti e depois, mesmo vendo-te, no te dar ateno e ainda escarnecer de ti. 9 Humilha-te diante de Deus e aguarda que ele intervenha. 10 Cuidado, para que, seduzido pela insensatez, no sejas humilhado. 20

11 No sejas humilde com a tua sabedoria para que, humilhado, no te seduza a insensatez. Como tratar os poderosos 12 Chamado por algum mais poderoso, mantm-te parte, e ele tanto mais te chamar. 13 No te aproximes, para no seres afastado; tambm no fiques longe dele, para no seres esquecido. 14 No pretendas falar com ele de igual para igual, nem creias no seu palavreado; com sua abundncia de palavras te experimentar e, entre sorrisos, perscrutar os teus segredos. 15 Seu esprito impiedoso guardar tuas palavras e no te poupar maldades e prises. 16 Toma cuidado e presta ateno ao que ouves, pois andas em risco de te arruinar. 17 Tu, porm, ouvindo estas coisas, acorda-te do teu sono. 18 Em toda a tua vida ama a Deus e invoca-o para a tua salvao.

Os pobres so o pasto dos ricos


19 Todo ser vivo ama o seu semelhante; assim, todo ser humano ama seu prximo. 20 Toda carne se une que lhe semelhante, e toda pessoa se associa a quem lhe afim. 21 Que tm em comum o lobo e o cordeiro? Assim, o pecador e o justo. 22 Que paz existe entre a hiena e o co? ou que sociedade entre o rico e o pobre? 23 A presa do leo o asno selvagem no deserto; assim tambm, os pobres so o pasto dos ricos. 24 Como a humildade uma abominao para o soberbo, assim o pobre a execrao do rico. 25 O rico, vacilando, apoiado por seus amigos; o humilde, quando cair, ser empurrado at pelos conhecidos. 26 Ao rico que se engana, no faltam os defensores; falou barbaridades, e ainda o justificam. 27 O humilde se engana, e ainda o acusam; falou sensatamente, mas no lhe do ateno. 28 O rico fala, e todos se calam e exaltam sua palavra at as nuvens; 29 O pobre fala, e dizem: Quem este? e, se tropea, ainda o derrubam. 30 boa a fortuna, quando no h pecado na conscincia; mas pssima a pobreza, na opinio do mpio.

Feliz do justo
31 O corao do homem altera o seu rosto quer para o bem quer para o mal. 32 Sinal de bom corao o rosto alegre: dificilmente o encontrars, e s com fadiga. 21

14
1 Feliz aquele que no resvalou por uma palavra da sua boca e que no atormentado pelo remorso do pecado. 2 Feliz aquele a quem sua alma no condena, e que no arrefeceu em sua esperana.

Ai do avarento!
3 Para o avarento intil a riqueza; para o invejoso, para que o ouro? 4 Quem nega para si mesmo injustamente, ajunta para os outros, e outro se regalar com os seus bens. 5 Quem mau para si, para quem ser bom? E no desfrutar dos prprios bens. 6 Quem tem inveja de si mesmo, ningum pior do que ele: e esta a paga de sua maldade. 7 Se fizer bem, por inadvertncia e sem querer que o faz, mas no fim manifesta a sua maldade. 8 perverso o olho do invejoso: ele vira o rosto e despreza as pessoas. 9 O insacivel olho do cobioso no se contenta com uma parte, enquanto no consumir de secura a prpria vida. 10 O olho mau do invejoso fixa-se no po alheio e se descuida da prpria mesa.

A arte de viver bem


11 Filho, se tens posses, faze o bem a ti mesmo e apresenta dignas ofertas a Deus. 12 Lembra-te de que a morte no tarda: um decreto do Abismo, que no te foi revelado, e decreto tambm deste mundo: foroso morrer. 13 Antes da morte faze o bem ao teu amigo e, segundo tuas posses, estende-lhe a mo. 14 No te prives do bem de um dia, e no deixes perder nenhuma parcela de um bom desejo. 15 Acaso deixars para os outros os bens adquiridos com esforo e o fruto dos teus trabalhos, para a diviso da herana? 16 D e recebe, e alegra a ti mesmo, 17 pratica a justia antes da morte, porque no h mais oportunidade, no Abismo, de procurar o prazer. 18 Toda carne envelhece como a roupa e como a folha que d fruto na rvore verde: 22

19 umas nascem e outras caem; assim a gerao da carne e do sangue: uma termina, a outra nasce. 20 Toda obra corruptvel, no fim, acaba e com ela se vai quem a realizou. 21 Toda obra excelente ser louvada e nela ser honrado quem a realizou.

Elogio da sabedoria
22 Feliz aquele que permanece na Sabedoria, que medita *na justia e que, com sensatez, conta com Deus que tudo v. 23 Feliz quem repassa no corao os caminhos da Sabedoria, que penetra com a inteligncia os seus segredos 22 e vai atrs dela como quem lhe segue o rastro, percorrendo as suas veredas. 24 Feliz de quem olha pelas janelas da Sabedoria e ausculta sua porta; 25 quem repousa junto sua casa e fixa a estaca s suas paredes; quem instala a cabana ao seu lado e repousa na moradia da felicidade para sempre. 26 Ele faz morar seus filhos sombra da Sabedoria e sob seus ramos permanecer: 27 sua sombra ser protegido do calor e repousar na sua glria.

Quem observa a Lei adquire a Sabedoria

15
1 Quem teme a Deus faz estas coisas; quem observa a Lei, adquire a Sabedoria. 2 Ela vem ao seu encontro qual me venerada, e como jovem esposa o acolhe. 3 Ela o alimenta com o po da vida e do entendimento e lhe d de beber a gua da Sabedoria salutar. 4 Nela ele se apia e no cai; confia nela e no ser envergonhado. 5 Ela o exalta entre seus companheiros e faz com que tome a palavra no meio da assemblia. Ela o encher do esprito de Sabedoria e inteligncia, e o cobrir com um manto glorioso. 6 Ela o cumular de um tesouro de alegria e jbilo e ainda lhe dar, como herana, um renome imortal. 7 Os insensatos no a alcanaro mas os ajuizados se encontraro com ela; os pecadores no a vero, 23

8 pois ela est longe da soberba e do engano. Os mentirosos no se lembraro dela, mas os que amam a verdade nela sero encontrados e tero bom xito, at o julgamento de Deus.

O pecado nada tem a ver com Deus


9 No belo o louvor na boca do mpio, pois no foi Deus quem lho concedeu. 10 sabedoria de Deus convm o louvor: o sbio a louvar com seus lbios, pois o seu Dominador quem a ensina 11 No digas: De Deus vem o meu pecado!, pois Deus no faz o que Ele prprio detesta. 12 No digas: Ele me induziu!, pois Deus no precisa dos mpios. 13 Todo erro abominvel e o Senhor o odeia: por isso no podem aceit-lo os que o temem. 14 Desde o princpio Deus criou o ser humano e o entregou s mos do seu arbtrio, e o deixou em poder da sua concupiscncia. 15 Acrescentou-lhe seus mandamentos e preceitos e a inteligncia, para fazer o que lhe agradvel. 16 Se quiseres guardar os mandamentos, eles te guardaro; se confias em Deus, tu tambm vivers. 17 Diante de ti, ele colocou o fogo e a gua; para o que quiseres, tu podes estender a mo. 18 Diante do ser humano esto a vida e a morte, o bem e o mal; ele receber aquilo que preferir. 19 A Sabedoria do Senhor imensa, Ele forte e poderoso e tudo v continuamente. 20 Os olhos do Senhor esto voltados para os que o temem; Ele conhece todas as obras do ser humano. 21 No mandou ningum agir como mpio e a ningum deu licena para pecar.

Infelicidade dos insensatos


22 No desejes uma multido de filhos, se infiis ou mpios.

16
1 No te alegres com filhos mpios: por numerosos que sejam, no te comprazas neles, se no tiverem o temor de Deus. 24

2 No te fies na vida deles, nem contes com os seus trabalhos. 3 melhor um s, temente a Deus, do que mil filhos mpios; 4 e melhor morrer sem filhos do que deixar filhos mpios. 5 Por uma pessoa sensata ser povoada a ptria, enquanto a raa dos mpios ser extinta.

A ira de Deus no poupa os mpios


6 Muitas coisas assim vi com meus olhos e coisas mais impressionantes ouviram meus ouvidos. 7 O fogo arder na sinagoga dos pecadores e a ira \divina h de inflamar-se contra uma nao incrdula. 8 No o comoveram os antigos gigantes que se rebelaram, confiando na sua fora. 9 E no poupou os conterrneos de L, execrando-os pela insolncia de suas palavras. 10 Ele no teve compaixo da nao condenada, dos que foram expulsos por causa dos seus pecados. 11 Da mesma forma, os seiscentos mil guerreiros que se reuniram de corao obstinado.

A misericrdia, mas tambm a ira


11 Mesmo se um s tivesse sido rebelde, seria de admirar que ficasse impune! 12 Pois em Deus est a misericrdia mas tambm a ira: paciente, deixa-se abrandar, mas tambm derrama sua clera. 13 Segundo a sua grande misericrdia, assim o seu castigo: ele julga as pessoas segundo as suas obras. 14 No escapar o pecador com a sua rapina, como no ficar em vo a perseverana do justo. 15 A cada ato de misericrdia, a sua retribuio: cada um, segundo o mrito de suas obras, a encontrar diante de si, segundo a inteligncia da sua conduta. O Senhor endureceu o corao do Fara, para que no o reconhecesse, a fim de que suas obras fossem manifestadas debaixo do cu. Sua misericrdia apareceu para todas as suas criaturas: Sua luz e as trevas, ele as distribuiu aos filhos de Ado

Esconder-se de Deus?
16 No digas: Vou esconder-me de Deus! e: L do alto, quem se lembrar de mim?

25

17 No meio de um povo numeroso no serei reconhecido; que , afinal, o meu ser, no meio de to imensa criao? 18 Eis o cu e os cus dos cus, o abismo e toda a terra e tudo o que neles existe, na sua vinda sero abalados; 19 tambm os montes, as colinas e os fundamentos da terra, quando Deus os encarar, sero sacudidos de tremor. 20 Em nada disso reflete o corao humano, embora todo corao seja compreendido por Ele. 21 E os seus caminhos, quem entender? E a tempestade, que nenhum olho humano percebe? 22 A maior parte de suas obras esto escondidas. Alis, as obras da sua justia, quem proclama? ou quem as espera? H muito tempo elas esto decretadas, mas o julgamento de todos vem s no fim. 23 Quem tem o corao mesquinho pensa assim, e o imprudente e desorientado pensa bobagens.

Sabedoria de Deus na criao


24 Ouve-me, filho, e aprende a prudncia do bom senso. 25 Eu te exporei com preciso a disciplina e perscrutarei para te ensinar a Sabedoria; atende com o teu corao s minhas palavras. Proclamo com iseno de nimo as virtudes que Deus, desde o princpio, colocou em suas obras e com verdade anuncio o seu conhecimento.

A cada criatura sua funo


26 Quando Deus criou suas obras, desde o princpio, quando as formou, distinguiu suas partes, 27 determinou para sempre suas tarefas e o domnio de cada uma em suas geraes. No passam fome nem adoecem e no falham no que lhes compete. 28 Nenhuma delas embaraa a sua vizinha, 29 e para sempre no deixaro de ser obedientes sua palavra. 30 Depois, Deus olhou para a terra e completou-a com os seus bens; 31 animais de toda espcie cobriram a sua superfcie e para ela se dar o retorno de todos.

A criao do ser humano

26

17
1 Da terra Deus criou o ser humano e o formou sua imagem. 2 E terra o faz voltar novamente, embora o tenha revestido de poder, semelhante ao seu. 3 Concedeu-lhe dias contados e tempo determinado, dando-lhe autoridade sobre tudo o que h sobre a terra. 4 Em todo ser vivo incutiu o medo do ser humano, fazendo-o dominar sobre as feras e os pssaros. 5 Concedeu aos humanos discernimento, lngua, olhos, ouvidos e um corao para pensar; encheu-os de inteligncia e instruo. 6 Deu-lhes ainda o conhecimento do esprito, encheu o seu corao de bom senso e mostroulhes o bem e o mal. 7 Infundiu o seu temor em seus coraes, mostrando-lhes as grandezas de suas obras. 8 Concedeu-lhes que se gloriassem de suas maravilhas, louvassem o seu santo Nome e proclamassem as grandezas de suas obras. 9 Concedeu-lhes ainda a instruo e entregou-lhes por herana a Lei da vida. 10 Firmou com eles uma aliana eterna e mostrou-lhes sua justia e seus julgamentos. 11 Seus olhos viram as grandezas de sua glria e seus ouvidos ouviram a glria de sua voz. Ele lhes disse: Guardai-vos de tudo o que injusto! 12 E a cada um deu mandamentos em relao a seu prximo. Deus nos observa e nos julga 13 Os caminhos dos mortais esto sempre diante dele, e no podem ficar ocultos a seus olhos. 14 Para cada povo designou um chefe, 15 mas Israel foi constitudo a herana de Deus. 16 Todas as obras humanas esto como o sol sua vista, e seus olhos investigam sem cessar os seus caminhos. 17 No esto escondidas as iniqidades deles nem todos os seus pecados, diante de Deus. 18 A esmola que algum faz como um anel de sinete confiado a Deus; ele a preservar como pupila de seus olhos. 19 Depois se levantar e lhes retribuir, dando a recompensa a cada um individualmente 20 Aos arrependidos Deus concede o caminho da volta e conforta os que perderam a esperana, destinando-lhes a herana da verdade.

Volta a Deus e louva-o

27

21 Volta, pois, ao Senhor e deixa os teus pecados; 22 suplica em sua presena e diminui as tuas ofensas. 23 Volta ao Altssimo, desvia-te da tua injustia e detesta firmemente a iniqidade. 24 Reconhece a justia e os julgamentos de Deus e permanece constante no estado em que ele te colocou e na orao ao Deus Altssimo. 25 Quem louvar o Altssimo no Abismo em lugar dos vivos, os que proclamam o louvor de Deus? 26 No te demores no erro dos mpios, e louva a Deus antes da morte: do morto, como quem no existe, o louvor cessou. 27 Louva a Deus enquanto vives; glorifica-o enquanto tens vida e sade, louva a Deus e gloria-te nas suas misericrdias. 28 Quo grande a misericrdia do Senhor e o seu perdo, para com todos aqueles que a ele retornam! 29 Nem tudo est ao alcance da humanidade, pois o ser humano no imortal. 30 Que h de mais brilhante que o sol? E contudo, ele se eclipsa. Que h de mais mpio do que o pensamento de carne e sangue? Pois tambm isso h de ser punido. 31 Ele examina as potncias das alturas celestes, quanto mais os seres humanos, que so terra e cinza.

A grandeza de Deus e o nada do homem

18
1 Aquele que vive eternamente, criou todas as coisas em conjunto. S Deus ser proclamado justo e permanece como rei invencvel para sempre. 2 Quem ser capaz de contar as suas obras? 3 E quem investigar suas maravilhas? 4 Quem poder explicar o poder da sua grandeza? Ou quem se por a descrever a sua misericrdia? 5 No h o que diminuir nem acrescentar, nem possvel inventariar as maravilhas de Deus: 6 ao terminar, apenas se comeou, e ao parar, fica-se perplexo.

Pacincia de Deus para com os mortais


28

7 Que o ser humano? Qual o seu defeito e a sua qualidade? E qual o bem, e qual o mal que faz? 8 Quando muito, seus dias chegam a cem anos, a uma gota de gua do mar so comparados: como um gro de areia, to poucos so eles em comparao com a eternidade. 9 Por isso, Deus paciente para com os mortais e sobre eles derrama a sua misericrdia. 10 Ele viu a presuno do seu corao, que mau; e sabe da sua perverso, que mpia. 11 Por isso, redobra a sua benevolncia para com eles e lhes mostra o caminho da eqidade. 12 A compaixo de uma pessoa se volta para seu prximo; a misericrdia de Deus, porm, para todo ser vivo 13 Ele repreende, ensina e instrui, como o pastor que conduz o seu rebanho. 14 Ele se compadece dos que recebem o ensinamento da sua misericrdia, e dos que se apressam em cumprir os seus julgamentos.

Vida generosa e prudente


15 Filho, no ajuntes censura aos benefcios, e ao dar um presente no causes a tristeza de uma palavra m. 16 O orvalho no refrigera o calor? Assim, a palavra vale mais do que o presente. 17 Acaso a palavra no est acima de um bom presente? Mas a pessoa bondosa combina os dois. 18 O tolo vocifera asperamente, e o dom do malcriado faz mirrar os olhos.

Ser previdente. Prever para tudo o tempo certo


19 Antes do julgamento providencia um advogado para ti e, antes de falar, informa-te. 20 Antes da enfermidade aplica o remdio; antes do julgamento examina a ti mesmo e, na hora do interrogatrio, encontrars benevolncia. 21 Antes da enfermidade, humilha-te e, no tempo do pecado, mostra a tua converso. 22 No deixes que te impeam de pagar a promessa no tempo oportuno, e no tardes at a hora da morte para justificar-te, pois a recompensa de Deus permanece para sempre. 23 Antes da promessa, pondera bem e no sejas como aquele que pe prova o Senhor. 24 Lembra-te da Ira no dia do fim e, a seu tempo, do castigo, quando Ele desviar a sua face.

29

25 Lembra-te da fome no tempo da abundncia e das necessidades da pobreza, nos dias de riqueza. 26 De manh at a tarde o tempo muda, e tudo isto passa depressa aos olhos de Deus.

Gente prevenida
27 Aquele que sbio est de sobreaviso em tudo e em dias de pecado se guarda da maldade. 28 Quem perspicaz reconhece a Sabedoria e presta homenagem a quem a encontrou. 29 Os que so sensatos nas palavras tambm agem com sabedoria, pois compreenderam a verdade e a justia e derramaram como chuva provrbios e sentenas.

No vs atrs de tuas paixes!


30 No vs atrs de tuas paixes, e dos teus prazeres abstm-te; 31 se ds a ti mesmo a complacncia no prazer, acabars como alvo do escrnio dos teus inimigos. 32 No te comprazas em muito banquete; poro dobrada pobreza do outro. 33 No sejas freqentador de tavernas e beberro quando nada tens no bolso: serias inimigo de ti mesmo.

19
1 O operrio beberro no ficar rico; quem despreza as coisas pequenas, aos poucos cair. 2 O vinho e as mulheres fazem apostatar os prprios sbios; quem se ajunta s prostitutas, perecer: 3 a podrido e os vermes o tero como herana. 3 A temeridade traz a runa: o temerrio ser eliminado do meio dos vivos e o proporo como exemplo maior.

No sejas leviano
4 Quem acredita depressa leviano e ser prejudicado; quem peca contra si mesmo, quem o far escapar? 5 Quem se alegra com a iniqidade ser desonrado; quem odeia a correo, ver abreviada 30

a prpria vida; 6 quem detesta a tagarelice, reprime a malcia. 7 Jamais repitas uma palavra injusta e dura, e absolutamente no sers prejudicado. 8 Sobre amigo ou inimigo no fales e, mesmo se ests a par do delito no o reveles: 9 ao te ouvirem, se precavero de ti e, como defendem o pecado, te odiaro. 10 Ouviste algo contra o prximo? Guarda-o contigo, e tem certeza de que guard-lo no te arrebentar. 11 Por uma palavra o tolo entra em dores de parto como a parturiente com uma criana a nascer. 12 Como uma flecha encravada na coxa, tal o segredo no corao do insensato.

Correo fraterna
13 Corrige o amigo que talvez tenha feito o mal e diz que no fez, e se o fez, para que no torne a faz-lo. 14 Corrige o prximo, que talvez tenha dito algo inconveniente; e se o disse, para que no o repita. 15 Sonda o amigo, pois muitas vezes se faz incriminao sem provas, 16 para que no acredites em qualquer palavra. H quem falhe na lngua, mas no intencionalmente: 17 pois quem h que no tenha pecado com a lngua? Indaga o prximo, antes de amea-lo, e deixa a Lei do Altssimo seguir o seu curso.

A verdadeira Sabedoria
18 Pois toda sabedoria temor de Deus e nela se aprende a temer a Deus: em toda sabedoria est a prtica da Lei. 19 No sabedoria a cincia da maldade e no conselho a prudncia dos pecadores. 20 H uma astcia que execrvel e insensato aquele que falto de sabedoria. 21 Entretanto, melhor aquele que tem pouca sabedoria e falto de senso, mas com o temor de Deus, do que o que tem muito senso, mas transgride a Lei do Altssimo. 22 H uma esperteza eficiente, mas no entanto inqua. 23 H quem perverta a graa, para proferir a sentena; h quem parea oprimido e abatido de nimo, mas o seu interior est cheio de trapaas. 31

24 H quem se submeta muito por excessiva humildade, 27 e h quem vire o rosto e finja que no ouve; sem ser notado, vai levar vantagem sobre ti. 25 Mesmo se, por falta de foras, esteja impedido de pecar, se encontrar a oportunidade de fazer o mal, o far. 26 Pelo semblante se conhece a pessoa; pelos traos do rosto, a pessoa sensata. 27 A roupa da pessoa, o seu sorriso, e o jeito de andar, tudo revela de quem se trata.

Quando falar e quando calar


28 H uma correo inoportuna, h um indcio que se comprova infundado, e h quem se cale, e esse prudente.

20
1 melhor repreender do que guardar a raiva, como melhor no impedir de falar aquele que confessa. 2 Paixo de eunuco para deflorar uma adolescente: 3 assim quem quer fazer justia pela fora. 4 bom que o corrigido manifeste seu arrependimento, pois assim evitars o pecado voluntrio. 5 H quem, estando calado, seja tido por sbio, como se torna odioso quem descomedido no falar. 6 H quem se cale por no ter a resposta, e quem se cala porque sabe o momento certo de falar. 7 Quem sbio mantm-se calado at certo tempo, mas o leviano e imprudente no esperam a ocasio. 8 Quem usa de muitas palavras ser detestado; da mesma forma, quem arroga o poder para si injustamente.

Paradoxos e mximas diversas


9 Os males aumentam para o indisciplinado, e o que ele inventa para sua prpria runa. 10 H presentes que no so teis, e h presentes que rendem o dobro.

32

11 H humilhaes que vm por causa da glria, mas h quem, depois da humilhao levanta a cabea. 12 H quem compre muitas coisas por preo baixo, mas torna depois a dar por elas sete vezes mais. 13 O sbio torna-se amvel por suas palavras, mas os encantos dos vaidosos se dissiparo. 14 O presente do insensato no te ser til, porque ele tem sete olhos voltados para ti: 15 dar pouco e reclamar muito, abrindo a boca como a do pregoeiro. 16 Algum empresta hoje e torna a pedir amanh: odiosa uma pessoa assim. 17 O insensato diz: No tenho amigos, e no h gratido por meus benefcios! 18 Os que comem do seu po tm a lngua falsa: quantas vezes e quantos zombaro dele! 19 Pois no distribui com bom senso o que deveria reter, nem lhe indiferente o que no deveria reter.

A boca maldosa
20 melhor cair no cho do que escorregar com a lngua: assim que a runa dos maus vem depressa. 21 A pessoa grosseira como anedota importuna, que anda freqentemente pela boca dos insensatos. 22 Da boca do insensato ser malvindo o provrbio, pois ele no o profere no tempo certo. o

Pecados e mentiras
23 H quem, pela indigncia, esteja impedido de pecar: e por isso, no sono, no sente remorsos. 24 H quem perca a sua vida por vergonha, e a perder por causa de um imprudente; por uma discriminao de pessoas se perder. 25 H quem, por vergonha, faa promessas ao amigo e assim ganha um inimigo de graa. 26 A mentira um oprbrio perverso, mas se encontra freqentemente na boca dos insensatos. 27 melhor o ladro do que o mentiroso inveterado, mas ambos tm por herana a perdio. 28 O vcio do mentiroso uma desonra, e a vergonha o acompanha sempre.

Mximas
33

29 [Palavras parablicas] Quem sbio nas palavras progride na vida, e quem prudente agradar aos grandes. 30 Quem lavra a terra, aumenta a quantidade dos frutos; quem pratica a justia h de ser exaltado; mas quem agrada aos grandes, dever fugir da iniqidade. 31 Presentes e ddivas cegam os olhos dos juzes: como mordaa na boca, impedem suas correes. 32 Sabedoria escondida e tesouro oculto: qual a utilidade de ambos? 33 melhor aquele que esconde sua insensatez, do que aquele que esconde sua sabedoria.

Sobre os pecados

21
1 Filho, pecaste? No tornes a faz-lo; e suplica pelas faltas passadas, para que te sejam perdoadas. 2 Foge dos pecados como de uma cobra: se deles te aproximares, te mordero. 3 Seus dentes so dentes de lees, que tiram a vida das pessoas. 4 Toda iniqidade como espada de dois gumes: no h cura para o seu golpe. 5 O terror e as injustias acabaro com a riqueza: a casa que muito rica ser destruda pela soberba e, assim, a riqueza do soberbo ser arrasada. 6 A splica do pobre vai da sua boca at os ouvidos de Deus, e a justia lhe ser feita sem demora. 7 Quem detesta a correo est nas pegadas do pecador; quem teme a Deus, atrai-a ao seu corao. 8 De longe se conhece o prepotente de lngua atrevida: quem sensato, sabe que ele cai. 9 Quem edifica a prpria casa custa alheia como quem ajunta pedras para o prprio tmulo 10 Monto de estopa a reunio dos pecadores, e o seu fim a geena de fogo. 11 O caminho dos pecadores pavimentado de pedras, mas desemboca no sorvedouro do Abismo.

A Sabedoria, perfeio do temor de Deus


12 Quem guarda a Lei controla seus pensamentos; 34

13 a perfeio do temor de Deus a Sabedoria e o bom senso. 14 No ser instrudo aquele que no prudente; 15 h, porm, uma astcia que transborda no mal, e no h bom senso onde est a amargura. 16 A cincia do sbio transbordar como cheia benfica, e o seu conselho permanece como fonte de vida. 17 O corao do insensato como vaso trincado: nada consegue reter da Sabedoria. 18 Qualquer palavra sbia que algum instrudo ouvir, ele a aprovar e a tomar para si; ouvea o devasso e no lhe agrada, e ainda a joga para atrs das costas. 19 A conversao do insensato como fardo na viagem, mas nos lbios do sbio encontra-se a graa. 20 A palavra do prudente apreciada na assemblia e seus conceitos so meditados nos coraes.

O insensato e o sbio
21 Como casa arrasada, assim a Sabedoria para o tolo; a cincia do insensato so palavras que nem se podem repetir. 22 Para o tolo, a instruo como grilhes nos ps e como algemas nos punhos. 23 O insensato, quando ri, levanta a voz; o sbio apenas sorri calmamente. 24 Como ornamento de ouro para o prudente a instruo, como bracelete no brao direito. 25 O p do insensato facilmente se insinua na casa do prximo, enquanto o experiente respeita as pessoas. 26 O tolo olha para dentro da casa pela janela, ao passo que o instrudo ficar de fora. 27 sinal de m educao auscultar pela porta: para o prudente, seria uma grave ofensa. 28 Os lbios dos imprudentes discorrem sobre tolices, enquanto as palavras dos prudentes so pesadas na balana. 29 Na boca dos estultos est o seu corao, enquanto no corao dos sbios est sua boca. 30 Quando o mpio maldiz o adversrio, a si mesmo que maldiz. 31 Com o boato, mancha sua alma e ser odiado por todos; tambm quem permanecer com ele ser odiado, enquanto quem calado e prudente ser honrado.

Como tratar os insensatos

35

22
1 O preguioso como a pedra cheia de lama: todos assobiaro contra ele, desprezando-o. 2 O preguioso comparvel tambm a um monte de esterco: quem toca nele, sacudir os ps. 3 vergonha para um pai ter o filho indisciplinado; se se trata de uma filha, para seu prejuzo. 4 A moa prudente uma herana para o marido,mas a que o envergonha torna-se a desonra do pai. 5 A moa atrevida envergonha pai e marido,e por ambos ser desonrada. 6 Discurso inoportuno como msica em velrio; disciplina e instruo so sabedoria em qualquer tempo. 7 Quem ensina o insensato, como quem cola um vaso quebrado; 8 quem diz alguma coisa a quem no ouve, como quem desperta o outro de pesado sono. 9 Quem transmite a Sabedoria a um insensato como quem fala com algum dormindo, e este, no fim, pergunta: Quem ? 10 Chora sobre o morto, porque lhe faltou a luz; e chora sobre o insensato, porque lhe falta o bom senso. 11 Sobre o morto, chora um pouco, porque descansou; 12 a vida do insensato, porm, pior do que a morte. 13 O luto por um morto dura sete dias; por um insensato e um mpio, porm, todos os dias de suas vidas. 14 No fales muito com o tolo, e no partas em viagem com o insensato. 15 Guarda-te dele, para que no tenhas incmodos e no te contamines com o seu contato. 16 Separa-te dele e encontrars descanso, e no perders tua pacincia com a sua insensatez. 17 Que h de mais pesado que o chumbo? e qual o seu nome, se no: insensato? 18 mais fcil carregar areia, sal, barra de ferro, do que suportar algum imprudente, insensato, mpio.

Como tratar os amigos


19 Travao de madeira bem presa ao fundamento do edifcio no se solta; assim o corao, confirmado pela reflexo prudente, nenhum temor o abalar. 20 O corao firmado numa reflexo inteligente como o enfeite em parede polida. 36

21 Assim como uma paliada no alto e pedras colocadas sem cuidado no resistiro fora do vento, 22 assim o corao hesitante pelos pensamentos estultos no resistir diante das ameaas. [23] 24 Quem fere o olho faz correr lgrimas; quem fere o corao, expulsa dele a amizade. 25 Quem atira pedras nos pssaros, afugenta-os; assim, quem censura a gritos o amigo, desfaz a amizade. 26 Se brandiste a espada contra o amigo, no desesperes: o retorno possvel; 27 se abriste amargamente a boca diante do amigo, no temas: pode haver reconciliao; se, porm, houve gritaria, injria, soberba, revelao de segredos ou golpe desleal, nestes casos, qualquer amigo se afasta. 28 Guarda fidelidade ao amigo em sua pobreza, para que possas beneficiar da sua prosperidade; 29 no tempo da sua tribulao permanece-lhe fiel, para teres parte na sua herana. 30 Como o vapor e a fumaa da fornalha aparecem antes do fogo, assim, antes do sangue, as maldies e injrias e ameaas. 31 No me envergonharei de proteger um amigo e no me esconderei de sua face; se me vierem males por causa dele, agentarei: 32 todo aquele que o souber, porm, se precaver contra ele.

Orao contra o pecado


33 Quem dar minha boca uma guarda, e sobre meus lbios um sinete adequado,para que no me faam cair, e minha lngua no me arruine?

23
1 Senhor, Pai e Soberano de minha vida, no me abandones ao arbtrio deles nem permitas que eu caia por sua causa. 2 Quem aplicar aoites aos meus pensamentos e no meu corao infundir a instruo da Sabedoria, para que no me poupem nos meus erros e no apaream meus delitos? 3 Dessa forma meus erros no aumentaro nem se multiplicaro os meus delitos, e meus pecados no se avolumaro; no cairei vista dos meus adversrios e meu inimigo no se alegrar minha custa! 4 Senhor, Pai e Deus da minha vida, no me abandones s suas sugestes. 37

5 No me ds a arrogncia dos olhos e afasta de mim todo mau desejo. 6 Tira de mim as concupiscncias do ventre, e as do leito no se apoderem de mim; e no me entregues ao desejo irreverente e impudico.

Uso e abuso da palavra


7 [Instruo sobre a boca.] Ouvi, filhos, a instruo sobre a boca: quem a guardar, no ser surpreendido pelos lbios nem tropear em atos perversos. 8 O pecador ser apanhado por seus lbios, e o maldizente e soberbo tropear por eles. 9 No acostumes tua boca ao juramento: muitas tm sido as quedas por causa dele. 10 O nome de Deus no seja freqente em tua boca nem o mistures aos nomes de seus anjos pois no estars imune de ofend-los. 11 Como o escravo, freqentemente investigado, no pode ficar livre das marcas dos golpes, assim, quem jurar e pronunciar o Nome divino a toda hora, no ficar livre de pecado. 12 Quem muito jura, enche-se de iniqidade e a praga no se afastar de sua casa. 13 Se jurar por inadvertncia, seu delito vir sobre ele; se o fizer por leviandade, pecar duplamente. 14 Se jurar em vo, no ser justificado e a sua casa se encher de males. 15 H ainda outro modo de falar, comparvel morte: no seja ele encontrado na herana de Jac 16 Dos que temem a Deus todas essas coisas esto afastadas, e eles no se envolvero nesses pecados. 17 Tua boca no se habitue a grosserias descontroladas, pois nelas sempre h pecado. 18 Lembra-te de teu pai e de tua me quando te sentares no meio dos grandes: 19 para que no venhas, na presena destes, a esquecer quem tu s e, envaidecido com a tua assiduidade junto a eles, chegues a sofrer injria. Ento preferirias no ter nascido, e chegarias a maldizer o dia do teu nascimento. 20 Quem se habituou a destratar os outros no se corrigir pelo resto dos seus dias.

O homem dado sensualidade


21 Dois tipos de gente multiplicam os pecados e um terceiro atrai a ira e a perdio: 22 a paixo ardente, como fogo aceso que no se extingue enquanto no se saciar;

38

23 aquele que se entrega sua prpria sensualidade, que no pra enquanto no acende o fogo 24 para quem se entrega sensualidade, todo po saboroso: s deixar de prov-lo quando morre 25 e quem infiel ao leito matrimonial debochando no seu corao e dizendo: Quem me v? 26 As trevas me rodeiam, as paredes me escondem, ningum me olha; de quem tenho medo?

O Altssimo no se lembrar dos meus pecados!


27 E no percebe que o olhar divino v tudo, porque o medo desse homem expele de si o temor de Deus. Seu medo so os olhos das outras pessoas 28 e no sabe que os olhos do Senhor so muito mais luminosos que o sol, controlando todos os caminhos humanos e a profundeza do Abismo, e perscrutando os coraes dos mortais nos seus recantos mais secretos. 29 Pois ao Senhor e Deus eram conhecidas todas as coisas antes de serem criadas, e assim, depois de as ter feito, ele as controla todas. 30 Tal homem ser punido nas praas da cidade e afugentado como potro selvagem e, quando menos esperar, ser preso. 31 Ser desonrado diante de todos, pelo fato de que no compreendeu o temor do Senhor.

A mulher infiel
32 Assim tambm toda mulher que abandona seu marido e que faz um herdeiro em outro casamento. 33 Primeiro, ela foi infiel lei do Altssimo; segundo, pecou contra seu marido; terceiro, prostituiu-se no adultrio e teve filhos de outro marido. 34 Ela ser trazida para a assemblia e se far uma inquisio sobre seus filhos; 35 seus filhos no lanaro razes e seus ramos no daro fruto: 36 sua memria ser entregue maldio e no se apagar a sua desonra. 37 E reconhecero, os que vierem depois que nada h melhor do que o temor de Deus e que nada mais doce do que observar os mandamentos do Senhor. 38 grande glria seguir o Senhor: dele que se receber uma longa vida.

A EXCELNCIA DA SABEDORIA
39

Auto-elogio da Sabedoria personificada

24
1 A Sabedoria faz seu prprio elogio: em Deus ser honrada e, no meio do seu povo, glorificada. 2 Ela abre a boca na assemblia do Altssimo e se gloria diante do Seu poder. 3 exaltada no meio do seu povo, e admirada na santa multido. 4 louvada entre a multido dos escolhidos, e abenoada entre os abenoados de Deus, ao dizer: 5 Sa da boca do Altssimo como primognita, antes de todas as criaturas. 6 Eu fiz com que nascesse nos cus uma luz inextinguvel e como uma nvoa recobri toda a terra. 7 Habitei nas alturas excelsas e meu trono est numa coluna de nuvens. 8 Sozinha percorri toda a rbita do cu e andei nas profundezas do Abismo. 9 Nas ondas do mar e em toda a terra eu estive, 10 e em todos os povos e em todas as naes obtive a primazia, 11 sujeitando com o meu poder os coraes de todos os exaltados e humilhados. Em todos eles procurei repouso: na herana de quem estabelecerei morada? 12 Ento falou-me o Criador de todas as coisas e deu-me suas ordens. Aquele que me criou marcou o lugar de repouso da minha tenda 13 e me disse: Habita em Jac, toma posse da tua herana em Israel e deita razes no meio dos meus eleitos. 14 Desde o princpio, antes de todos os sculos, fui criada e at o mundo futuro no deixarei de existir. 15 Na Tenda santa ministrei em sua presena, e assim me estabeleci em Sio. Repousei na Cidade amada, e em Jerusalm est o meu poder. 16 Lancei razes num povo glorioso, no quinho do Senhor, na sua herana, e fixei minha morada na assemblia dos santos. 17 Elevei-me como o cedro no Lbano e como o cipreste, no monte Hermon. 18 Elevei-me como a palmeira em Engadi e como as roseiras em Jeric. 19 Elevei-me como a formosa oliveira nos campos e como o pltano junto s guas 20 Como o cinamomo e o blsamo trescalei perfume e, como mirra escolhida, exalei suave odor, 40

21 como o estoraque e o glbano, o blsamo e o alos e como a fragrncia do incenso na Tenda. 22 Como o terebinto estendi meus ramos, e meus ramos so majestosos e cheios de graa. 23 Como a videira germinei o encanto e minhas flores so frutos de honra e beleza. 24 Sou a me do belo amor e do temor, do conhecimento e da santa esperana. 25 Em mim est toda a graa do caminho e da verdade, em mim, toda esperana de vida e de virtude. 26 Vinde a mim, todos os que me desejais e fartai-vos dos meus frutos. 27 A minha instruo mais doce que o mel e a minha herana, mais do que o mel e seu favo; 28 minha lembrana dura por todos os sculos. 29 Os que comem de mim tero ainda fome; os que de mim bebem tero sede ainda. 30 Quem me ouve no ser confundido; os que agem unidos a mim, no pecaro: 31 os que me tornam conhecida, tero a vida eterna.

A Sabedoria a Lei, rio de vida


32 Tudo isto o livro da Aliana do Altssimo, 33 a Lei, que Moiss promulgou para ns, como herana para a casa de Jac. 34 O Senhor prometeu a Davi, seu servo, que faria sair dele um rei fortssimo, o qual se sentaria num trono de honra para sempre. 35 a Lei que transborda a Sabedoria como o Fson e como o rio Tigre, na estao dos frutos novos, 36 que inunda de inteligncia como o Eufrates e como o Jordo, na poca da colheita, 37 que transborda a instruo como o Nilo e se apresenta como o Geon no tempo da vindima. 38 O primeiro no acabou de conhec-la, nem o ltimo conseguir perscrut-la. 39 Seu pensamento mais vasto do que o mar e seu desgnio mais profundo que o grande abismo. 40 Eu sou a Sabedoria, que fiz correr os rios; 41 sou como o canal de guas abundantes que sai do rio e, como o aqueduto, d num paraso. 42 E disse: Irrigarei o pomar de minhas plantas, saciarei de gua os frutos do meu prado. 43 E eis que meu canal se tornou um rio e o meu rio assemelhou-se ao mar. 44 Farei, pois, luzir a instruo como a luz da aurora e a proclamarei at bem longe. 45 Penetrarei todas as regies inferiores da terra, lanarei os olhos sobre todos os que dormem e iluminarei a todos os que esperam no Senhor. 41

46 Continuarei a espalhar minha instruo como profecia e a deixarei para as geraes dos sculos, e no cessarei de anunci-la sua descendncia at a santa eternidade. 47 Vede que no trabalhei s para mim, mas para todos os que a Sabedoria procuram.

Trs coisas boas e trs, detestveis

25
1 Em trs coisas o meu esprito se compraz, as quais tm a aprovao de Deus e dos homens: 2 a concrdia entre irmos, o amor entre vizinhos, e um marido e mulher em perfeito acordo. 3 Trs espcies de gente a minha alma detesta e a sua vida me causa profunda irritao: 4 um pobre soberbo, um rico mentiroso e um velho enfatuado e insensato.

Para os ancios
5 Na tua mocidade nada ajuntaste: como encontrars alguma coisa na velhice? 6 Que belo para os cabelos brancos saber julgar e, para os ancios, conhecer o conselho! 7 Que bela nos velhos a Sabedoria e, para os honrados, a inteligncia e o conselho! 8 Coroa dos ancios a experincia consumada e a sua glria o temor de Deus.

Nove coisas
9 Nove coisas, das quais no pode suspeitar o corao, eu exaltei, e a dcima exporei com minhas palavras: 10 o homem que se alegra com os filhos, e o que vive e chega a ver a runa dos seus inimigos; 11 ditoso aquele que mora com mulher de bom senso e no ara ao mesmo tempo com o boi e o burro; quem no cometeu falta com sua lngua e no teve de servir a algum indigno dele. 12 Ditoso aquele que encontrou um amigo verdadeiro e que proclama a justia a um ouvido atento. 13 Como grande quem encontrou a Sabedoria e a cincia, mas no maior do que quem teme a Deus! 14 O temor de Deus est acima de tudo: 15 quem o possui, a quem se comparar? 42

16 O temor de Deus o incio do seu amor, e a f o incio da adeso a ele.

A mulher maldosa
17 Toda ferida tristeza do corao e toda malcia maldade de mulher. 18 Toda ferida, mas no a ferida do corao; 19 e toda maldade, mas no a maldade da mulher. 20 Toda desgraa, mas no a causada pelos que nos odeiam; 21 toda vingana, mas no a dos inimigos. 22 No h veneno pior do que o da cobra, 23 e no h ira pior do que a da mulher melhor morar com leo e drago do que conviver com mulher m. 24 A maldade da mulher lhe altera o rosto e lhe obscurece o semblante como o de um urso. Seu marido pe-se mesa no meio dos vizinhos 25 e, constrangido, suspira amargamente. 26 pequena toda maldade em comparao com a maldade da mulher: a sorte dos pecadores caia sobre ela. 27 Como a subida pela areia para os ps de um velho, assim mulher faladeira para marido quieto. 28 No te deixes levar pela beleza da mulher e no cobices as suas posses 29 Irritao, desrespeito e grande vergonha 30 causa a mulher, se tem o comando sobre o marido. 31 Corao humilhado, rosto sombrio, ferida no corao, eis a obra da mulher m. 32 Mos enfraquecidas e joelhos vacilantes, eis o que faz a mulher que no torna feliz o seu marido. 33 Da mulher veio o princpio do pecado, e por causa dela que todos morremos. 34 No deixes, de tua gua, nada escapar, nem ds, mulher m, liberdade de falar. 35 Se no anda conforme teus acenos, ela te envergonhar vista dos teus inimigos: 36 corta-a, ento, de tua convivncia e despacha-a de tua casa.

A boa e a m esposa

26
43

1 Feliz o marido que tem uma boa esposa: o nmero de seus dias ser duplicado. 2 A mulher virtuosa a alegria do marido, que passar em paz os anos de sua vida. 3 Boa esposa herana excelente, reservada aos que temem o Senhor: ela ser dada ao marido em recompensa pelas boas obras. 4 Rico ou pobre, seu marido tem alegria no corao, e em qualquer circunstncia mostra um rosto prazenteiro. 5 De trs coisas meu corao tem medo, e com a quarta meu rosto esmoreceu: 6 a acusao de uma cidade, o ajuntamento do povo 7 e a calnia mentirosa, coisas todas piores do que a morte; 8 mas dor profunda e aflio mulher ciumenta de outra, 9 pois o flagelo da lngua a todos atinge. 10 Como a canga dos bois mal ajustada, assim a mulher m: quem a tem como se tivesse pegado um escorpio. 11 A mulher beberrona provoca muita raiva e injria, pois a sua torpeza no fica oculta. 12 A impudiccia da mulher v-se no movimento dos olhos e se reconhece pelas plpebras. 13 Com a filha atrevida redobra a vigilncia, para que no aproveite a ocasio que encontrar. 14 Cuidado com o olhar de uma desavergonhada e no te admires, se vier a te deixar. 15 Como o viajante sedento, ela abre a boca fonte e bebe de toda gua que estiver mais perto; diante de qualquer estaca se assenta, e a toda seta abre sua a aljava, at mais no poder. 16 Pelo contrrio, a graa da mulher dedicada a delcia do marido, 17 e sua correo lhe revigora os ossos. 18 Mulher sensata e silenciosa dom do Senhor e nada comparvel pessoa bem educada. 19 Mulher santa e pudica graa sobre graa, 20 e no h medida que determine o valor da alma casta. 21 Como o sol que se levanta para o mundo nas alturas de Deus, assim o encanto da boa esposa na casa bem arrumada. 22 Como a lmpada que brilha sobre o candelabro sagrado, assim a beleza do rosto num corpo bem plantado; 23 colunas de ouro sobre bases de prata, assim as pernas graciosas sobre os ps seguros da mulher. 24 Fundamentos eternos sobre rocha slida, tais so os mandamentos de Deus no corao da mulher santa.

Trs coisas sem justia


44

25 Por duas coisas se contristou meu corao e pela terceira me veio a clera: 26 o soldado que definha na misria, a pessoa de bom senso, votada ao desprezo, 27 e quem passa da justia para o pecado: Deus o prepara para a espada.

A difcil justia
28 Duas profisses me pareceram difceis e perigosas: sbio, e muito temido, sentado em seu trono. dificilmente o negociante escapar de alguma falta, e o taberneiro, tambm, de algum pecado.

27
1 Por causa do lucro muitos pecaram; quem procura enriquecer-se, desvia os olhos. 2 Como se finca a estaca no meio da juntura das pedras, assim tambm, entre a venda e a compra se introduz o pecado. [3] 4 Se no te mantiveres firme no temor de Deus, depressa h de arruinar-se a tua casa. 5 Quando se sacode a peneira, ficam nela s os refugos: assim os defeitos da pessoa, na sua maneira de opinar. 6 Como o forno prova os vasos do oleiro, assim a prova da tribulao para os justos. 7 O fruto revela como foi cultivada a rvore: assim, a palavra que provm do pensamento do corao. 8 No elogies a ningum, antes de ouvi-lo falar: a est a pedra de toque das pessoas.

Palavras vs
9 Se procurares a justia, hs de alcan-la e dela te revestirs como de um traje de gala: habitars com ela e te proteger para sempre, e no dia do ajuste de contas encontrars apoio. 10 Os pssaros da mesma espcie aninham-se juntos: assim a verdade volta para os que a praticam. 11 O leo est sempre espreita da caa: assim os pecados armam laos aos que praticam a iniqidade. 12 A fala do temente a Deus permanece na Sabedoria; o estulto, porm, muda como a lua. 13 No meio dos insensatos restringe teu tempo; ao contrrio, freqenta os que tm bom senso. 14 A fala dos estultos detestvel: suas risadas so sobre os prazeres do pecado. 45

15 A falao de quem muito jura arrepia os cabelos, e suas disputas fazem tapar os ouvidos. 16 Nas contendas dos soberbos h derramamento de sangue, e suas maldies so penosas de ouvir.

Falta de lealdade na amizade


17 Quem revela os segredos perde a confiana do amigo e no encontrar mais amigo ntimo. 18 Ama teu amigo e une-te a ele com lealdade: 19 se, porm, revelares seus segredos, intil ires atrs dele. 20 Como algum que enterrou um falecido, assim aquele que perde a amizade do seu amigo: 21 como aquele que deixou escapar um pssaro das mos, assim deixaste partir o teu amigo e no o recuperars. 22 No o sigas, pois j est muito distante: fugiu, como a cora que escapou da armadilha, pois sua alma est ferida; 23 no podes mais alcan-lo. Da prpria maldio pode haver perdo, 24 mas revelar os segredos do amigo cortar toda esperana.

Planejando maldades
25 Quem pisca o olho planeja maldades: quem conhece tal pessoa, mantm-se longe. 26 Na tua presena falar com doura e admirar teus discursos; depois, porm, mudar de linguagem e apontar deslizes nas tuas palavras. 27 Muitas coisas aborreo, mas nenhuma como algum assim: o prprio Senhor o detesta. 28 Quem atira uma pedra para cima, f-la cair sobre a prpria cabea: um golpe traioeiro produz feridas no prprio traidor. 29 Quem abre uma cova, cai dentro dela; quem pe uma pedra no caminho do outro, nela tropea; quem prepara uma armadilha para outrem, nela ser apanhado. 30 Quem forja um plano malvado, contra ele o mal se volta sem que ele saiba de onde vem. 31 A iluso e o escrnio atingem o orgulhoso, e a vingana, como um leo, o colher de surpresa. 32 Sero presos na armadilha os que se alegram com a queda dos justos, e a dor os consumir antes que morram.

Ira, furor e vingana


46

33 Ira e furor so duas coisas execrveis: at o pecador procura domin-los.

28
1 Quem quer vingar-se encontrar a vingana do Senhor, que pedir severas contas dos seus pecados. 2 Perdoa ao prximo que te prejudicou: assim, quando orares, teus pecados sero perdoados. 3 Um ser humano guarda raiva contra outro: como poder pedir a Deus a cura? 4 Se no tem compaixo do seu semelhante, como poder pedir perdo dos seus pecados? 5 Se ele, que um mortal, guarda rancor, como que pede perdo a Deus? quem que vai interceder pelos seus pecados? 6 Lembra-te do teu fim e deixa de odiar; 7 pensa na destruio e na morte, e persevera nos mandamentos. 8 Pensa nos mandamentos e no guardes rancor do teu prximo. 9 Pensa na aliana do Altssimo e no leves em conta a falta alheia.

Evitar as contendas
10 Abstm-te das contendas e diminuirs os pecados: 11 quem irascvel provoca as disputas e o pecador perturba os amigos, lanando a inimizade no meio dos que viviam em paz. 12 Como no bosque o fogo se alastra em proporo da lenha, assim a ira se inflama conforme o poder da pessoa: segundo a sua riqueza crescer sua clera. 13 Uma contenda sbita acende o fogo, uma disputa violenta derrama sangue e a lngua acusadora traz a morte. 14 Se assoprares na centelha, ela se inflamar; se cuspires sobre ela, se apagar: ambas as coisas saem da tua boca.

Maldita maldicncia
15 A pessoa mexeriqueira e de duas falas maldita: arruinou a muitos que viviam em paz. 16 A lngua do caluniador inquietou a muitos e os dispersou de nao em nao; 17 destruiu as cidades amuralhadas dos ricos e subverteu as casas dos grandes; 18 arruinou as foras dos povos e desfez naes poderosas. 47

19 A lngua caluniadora fez com que mulheres de valor fossem repudiadas e as despojou do fruto de seus trabalhos. 20 Quem a levar em conta no ter descanso, nem ter amigo com quem repousar. 21 O golpe do chicote produz a contuso, mas o golpe da lngua quebra os ossos; 22 muitos caram ao fio da espada, mas no tantos como os que pereceram por causa da lngua. 23 Feliz aquele que dela est protegido, que no passou por sua ira, que no atraiu o seu jugo e que pelas suas cadeias no foi preso. 24 Pois seu jugo jugo de ferro e sua cadeia cadeia de bronze; 25 a morte que ela provoca terrvel, e melhor o tmulo do que ela. 26 Ela, porm, no obter o domnio dos justos, os quais no sero atingidos pela sua chama. 27 Os que abandonam a Deus cairo em seu poder: ela arder neles e no se apagar, lanarse- contra eles como um leo e como um leopardo os ferir. 28 Cerca os teus ouvidos com espinhos e no queiras ouvir a lngua perversa, mas pe na tua boca portas e ferrolhos. 29 Guarda com cuidado tua prata e teu ouro e para tuas palavras prepara uma balana, alm de freios bem ajustados para tua boca. 30 Toma cuidado para que no venhas a escorregar com a lngua e no caias vista dos inimigos que te espreitam, e a tua queda no seja incurvel nem mortal.

A misericrdia e o emprstimo

29
1 Quem pratica a misericrdia empresta a seu prximo; e quem o ampara observa os mandamentos. 2 Empresta a teu prximo quando ele precisa; por tua vez, restitui ao prximo no tempo devido. 3 Cumpre tua palavra e trata lealmente com ele, e em qualquer oportunidade encontrars o que te necessrio. 4 Muitos consideram o emprstimo um achado e causam desgosto aos que os ajudaram. 5 Enquanto no recebem, beijam as mos do doador e amaciam a fala diante das riquezas alheias;

48

6 na poca do vencimento, pediro tempo e proferiro palavras de enfado e de crticas e se queixaro do prazo. 7 Mesmo se puderem pagar, ainda faro dificuldades; mal restituiro a metade do capital e o credor a compara a um achado. 8 E se no puderem pagar, fica fraudado de seu prprio dinheiro e ainda ganha um inimigo de graa. 9 Pagam-no com injrias e maldies e, pelas honras e o benefcio, lhe retribuem com a ofensa. 10 Muitos deixam de emprestar, no por maldade mas porque receiam ser defraudados sem motivo.

Generosidade apesar de tudo


11 Apesar de tudo, s magnnimo com o humilhado e no o faas esperar pela esmola. 12 Por causa do mandamento, acode ao pobre e, por causa da sua indigncia, no o deixes ir de mos vazias. 13 Sacrifica o dinheiro por um irmo e amigo, e no o escondas debaixo de uma pedra para ficar intil. 14 Emprega o teu tesouro segundo os preceitos do Altssimo, e isto te aproveitar mais do que o ouro. 15 Encerra a tua esmola no corao do pobre, e ela rogar por ti, para te livrar de todo mal. [16-17] 18 Mais que um escudo forte e uma pesada lana, a esmola combater por ti diante do inimigo.

O homem de bem e a fiana


19 O homem de bem se faz fiador do seu prximo; s o abandona quem tiver perdido a vergonha. 20 No te esqueas do benefcio do teu fiador: ele exps a vida por ti. [21] 22 O pecador dissipa os bens do fiador e o ingrato abandona aquele que o libertou. [23] 24 A fiana arruinou a muitos que agiam de boa vontade e os abalou, como a onda do mar; 25 fez emigrar homens poderosos que andaram errantes por naes estrangeiras.

49

26 O pecador, transgredindo os mandamentos do Senhor meter-se- em fianas mas, tentando obter lucro, cair sob o julgamento. 27 Assiste a teu prximo segundo tuas posses mas toma cuidado, para no vires a cair.

Viver em casa alheia


28 Eis o essencial para a vida: gua, po, roupa e uma casa, para resguardar a intimidade. 29 melhor a subsistncia do pobre num casebre, do que banquete esplndido no estrangeiro, sem casa prpria 30 Contenta-te com o pouco ou o muito que tiveres e no ouvirs os improprios que sofre um forasteiro. 31 Vida infeliz a de quem se hospeda de casa em casa: onde for acolhido, no proceder com segurana, nem ousar abrir a boca. 32 Sers recebido como estranho, te alimentars e bebers constrangido, e ainda ouvirs coisas amargas assim: 33 Vem, estrangeiro, prepara a mesa e, se tens algo nas mos, d-me de comer! 34 Cede o lugar a outro mais digno! Necessito de minha casa para receber meu irmo! 35 So coisas penosas para algum de bom senso: a afronta de ser estrangeiro e o insulto do credor.

A educao dos filhos

30
1 [Sobre os filhos.] Quem ama o filho no lhe poupa o chicote, para poder mais tarde alegrarse com ele. 2 Quem ensina o filho, colher fruto nele e se orgulhar no meio dos familiares. 3 Quem ensina o filho, deixar os inimigos com inveja e dele se orgulhar no meio dos amigos. 4 Se o pai vem a morrer, como se no morresse, pois deixa em seu lugar algum que lhe semelhante. 5 Em vida, sentiu alegria ao v-lo; na morte no se entristeceu, nem teve de envergonhar-se diante dos inimigos; 6 deixou um defensor da casa contra os inimigos e algum que retribua os favores aos amigos. 50

7 Quem mima o filho dever tratar-lhe as feridas e, a todo gemido, suas entranhas se perturbaro. 8 Cavalo no domado torna-se recalcitrante: filho indisciplinado torna-se atrevido. 9 Mima teu filho, e te causar medo; brinca com ele, e te entristecer. 10 No rias com ele, para que no sofras e no venham, no fim, a embotar-se teus dentes. 11 No lhe ds poder na juventude, nem dissimules os seus erros. 12 Dobra-lhe o pescoo enquanto jovem e bate-lhe nas ndegas enquanto criana, para que no venha a obstinar-se e a no atender-te, e no venhas a sofrer em teu ntimo por causa dele. 13 Ensina teu filho e ocupa-te com ele, para que no venhas a sofrer com a sua depravao.

Mais vale sade que riqueza


14 melhor um pobre so e cheio de foras do que um rico fraco e atormentado em seu corpo. 15 A sade do corpo melhor que todo o ouro e a prata; e um esprito vigoroso, mais do que imensa fortuna. 16 No h riqueza maior que a sade do corpo, nem contentamento maior que a alegria do corao. 17 melhor a morte do que uma vida amarga; e o descanso eterno, mais que uma doena prolongada. 18 Bens expostos ante uma boca fechada so como exposio de manjares beira de um tmulo. 19 De que serve ao dolo a libao? Ele no come, nem sente o cheiro! 20 Assim quem foge do Senhor, levando consigo a paga da iniqidade: 21 ele v com os olhos e suspira, como suspira o eunuco, abraando uma virgem.

A alegria
22 No entregues tua alma tristeza e no aflijas a ti mesmo com tuas preocupaes. 23 A alegria do corao a vida da pessoa, tesouro inexaurvel de santidade, a alegria da pessoa prolonga-lhe a vida. 24 Tem compreenso contigo mesmo e consola teu corao; afugenta para longe de ti a tristeza. 25 A tristeza matou a muitos e no traz proveito algum; 51

26 o cime e a raiva abreviam os dias, como a preocupao traz a velhice antes do tempo. 27 Um corao luminoso e bom est num contnuo festim; seus manjares so preparados com capricho.

Riqueza e cuidados

31
1 A insnia do rico faz definhar o corpo e a sua preocupao lhe tira o sono; 2 a preocupao da subsistncia afasta o sono, e a doena grave torna o sono instvel. 3 O rico labuta para ajuntar riquezas e, quando repousa, farta-se de suas delcias; 4 o pobre labuta na penria de sua subsistncia e, quando repousa, encontra-se necessitado.

O ouro traz perdio


5 Quem ama o ouro no ser justificado; quem persegue o lucro, nele se perder. 6 Muitos se arruinaram por causa do ouro, e sua perdio se deu na sua frente. 7 O ouro dos que sacrificam uma armadilha: ai daqueles que andam sua procura, pois todo imprudente ser por ele apanhado. 8 Feliz do rico que se conservou sem mancha, que no foi atrs do ouro e no ps sua segurana no dinheiro e nos tesouros. 9 Quem ele, para que possamos louv-lo? Pois fez coisas maravilhosas entre o povo. 10 Quem foi experimentado nesse ponto e se revelou perfeito? Isto ser para ele uma glria eterna. Quem pde transgredir a Lei e no a transgrediu, fazer o mal e no o fez? 11 Por isso, seus bens foram estabelecidos no Senhor, e toda a assemblia dos santos proclamar seus benefcios.

O autocontrole
12 [Sobre a moderao no comer.] Ests sentado a uma lauta mesa? No abras diante dela por primeiro a tua boca, 13 nem digas: Que abundncia de manjares!

52

14 Lembra-te de que coisa m o olho cobioso, pois ao olho cobioso o prprio Deus detesta. 15 Que criatura mais perigosa do que o olho? Por isso ele verte lgrimas de todas as faces. 16 Para onde algum olhar, no sejas tu o primeiro a estender a mo, para que, por causa da inveja, no venhas a te envergonhar; 17 e no te acotoveles com ele no mesmo prato. 18 Avalia os desejos do teu prximo pelos teus e s ponderado em todas as tuas palavras. 19 Serve-te moderadamente dos pratos que te so oferecidos para que no te tornes odioso, comendo muito. 20 S o primeiro a parar, em sinal de boa educao e no sejas exagerado, para no vires a impressionar mal. 21 Se ests sentado no meio de muitos, no estendas a mo antes deles, nem sejas o primeiro a pedir de beber.

A moderao em tudo
22 Quo pouco vinho suficiente para algum instrudo! Assim, quando te deitares, no sentirs seus efeitos nem ficars indisposto. 23 Insnia, clica e dor de estmago sobrevm a quem guloso; 24 sono saudvel, ao contrrio, da pessoa sbria: dormir at de manh e sentir-se- contente consigo mesmo. 25 Se foste forado a te exceder na comida, levanta-te, vai vomitar e ficars aliviado; e no atrairs ao teu corpo uma doena. 26 Ouve-me, filho, no me desprezes, e no fim compreenders as minhas palavras. 27 S moderado em todas as tuas obras, e nenhuma doena te atingir. 28 Os lbios de muitos bendiro quem prdigo em dar comida, e o testemunho de sua bondade digno de f; 29 contra o que mesquinho, porm, a cidade murmurar, e verdadeiro o testemunho de sua mesquinhez.

Moderao no vinho
30 Estando a beber vinho, no provoques ningum; o vinho arruinou a muitos.

53

31 A fornalha prova a tmpera do ferro em brasa: assim, nas rixas, o vinho revela os coraes dos soberbos. 32 O vinho como a vida para as pessoas, desde que o bebas com moderao. 33 Que vida leva aquele a quem falta o vinho? 34 Que coisa defrauda vida? A morte. 35 O vinho foi criado para a alegria e no para a embriaguez, desde o princpio. 36 Alegria da alma, jbilo e prazer do corao o vinho bebido, com moderao, a seu tempo; 37 sade da alma e do corpo a bebida sbria. 38 Tomado em excesso, o vinho produz irritao, ira e runas. 39 Vinho tomado em excesso amargura da alma, com irritao e runa. 40 A embriaguez aumenta o furor do insensato para faz-lo cair, diminuindo-lhe a fora e abrindo feridas. 41 Num banquete com vinho no provoques o prximo, nem o desprezes quando est alegre; 42 no lhe digas palavras de injria, nem o pressiones com reclamaes.

Comportamento nos banquetes

32
1 Escolheram-te para presidir a festa? No te ensoberbeas: s entre todos como se fosses um deles. 2 Ocupa-te com eles e depois senta-te; cumpridas todas as tuas obrigaes, pe-te mesa. 3 Ento te alegrars por causa deles e, por razes de mrito, recebers a coroa, alcanando o reconhecimento dos convidados.

A palavra do mais velho


4 Fala, tu que s o mais velho; pois a ti convm 5 a primeira palavra, com comprovada cincia, mas no impeas a msica. 6 Durante o banquete, no prolongues o discurso e no faas ostentao de sabedoria inoportunamente. 7 Como pedra de esmeralda em ornamento de ouro, assim o concerto de msicos num banquete com vinho; 54

8 como, num engaste de ouro, avulta o sinete de esmeralda, assim o conjunto dos msicos com o vinho alegre e moderado. 9 Ouve calado, e pelo respeito demonstrado conseguirs a simpatia.

A palavra do jovem
10 Adolescente, fala em teu interesse uma vez; duas vezes no mximo, se tiveres sido interrogado. 12 Repete a fala, dizendo muito em poucas palavras; porta-te como quem sabe, mas ao mesmo tempo cala-te. 13 No meio dos grandes no banques o presunoso; da mesma forma, onde h idosos no fales muito. 14 Como o relmpago vem antes do trovo, frente do modesto vai a simpatia. 15 Na hora de levantar-te, no te demores; s o primeiro a retirar-te, voltando para casa. L te diverte, l brinca; 16 realiza teus desgnios, mas no peques com palavras arrogantes. 17 E por todas essas coisas bendize a Deus, que te criou e te inebria de todos os seus dons.

Quem teme o Senhor


18 Quem teme o Senhor acolhe a instruo; quem madrugar para Ele, encontrar a bno. 19 Quem procura a Lei, dela ser repleto; quem, porm, age insidiosamente, nela tropear. 20 Os que temem o Senhor encontraro um juzo justo e acendero suas boas obras como um luzeiro. 21 Um pecador evita a correo e encontra justificativas segundo o seu capricho. 22 Uma pessoa de bom senso no despreza a inteligncia; o estrangeiro e o soberbo no tm nenhum temor. [23] 24 Filho, nada faas sem reflexo, e no virs a arrepender-te depois. 25 No andes pelo caminho da runa e no tropears duas vezes nas pedras; no te metas por um caminho inexplorado e no dars tua alma ocasio de queda. 26 Guarda-te de teus prprios filhos e toma cuidado com os teus servos. 27 pois tambm isto observar os mandamentos. 28 Quem acredita na Lei atende aos mandamentos: quem confia no Senhor, no sofrer dano algum. 55

Proteo para quem teme a Deus 33


1 A quem teme o Senhor no sobreviro males; antes, Deus o guardar na tentao e o livrar das desgraas. 2 O sbio no aborrece os mandamentos e as normas da justia, e no se destroar como navio na tempestade. 3 A pessoa sensata cr na palavra de Deus; para ela a Lei to digna de f como, para quem pergunta, o orculo. 4 Prepara as palavras e sers ouvido no que pedires, conserva a disciplina e ento responders. 5 Os sentimentos do insensato so como a roda do carro, e seu raciocnio como eixo que gira. 6 Amigo zombador como garanho; relincha, sob qualquer um que o monte.

Desigualdade de condies
7 Por que um dia mais importante que outro, se toda a luz do ano vem do mesmo sol? 8 Pela cincia do Senhor foram diferenciados, 9 pois ele quem distinguiu os tempos e, neles, os dias festivos. 10 Alguns dentre eles Deus os exaltou e engrandeceu, e a outros incluiu no nmero dos dias comuns. Assim tambm todos os seres humanos vieram do mesmo solo, como da terra foi criado Ado. 11 Pela grandeza da sua Sabedoria, porm, o Senhor os distinguiu e diversificou os seus caminhos: 12 a alguns abenoou e exaltou, a alguns santificou e aproximou de si; a outros amaldioou e humilhou e os removeu de suas posies. 13 Como a argila est nas mos do oleiro para que a molde e dela disponha a seu bel prazer, 14 assim o ser humano est nas mos de Quem o fez, o qual o recompensar segundo o seu julgamento. 15 Em face do mal est o bem e, em face da morte, a vida; assim tambm, em face do justo est o pecador. Considera, assim, todas as obras do Altssimo: duas a duas, uma em face da outra.

56

Experincia pessoal do Mestre


16 Quanto a mim, fui o ltimo a manter-me em viglia, como quem cata uvas atrs dos vindimadores. 17 Pela bno de Deus eu tambm me adiantei e, como quem vindima, enchi o meu lagar. 18 Vede que no trabalhei s para mim, mas para todos os que buscam a instruo. 19 Ouvi-me, pois, grandes do povo e vs, dirigentes da assemblia, prestai-me ouvidos!

Autarquia
20 Ao filho e mulher, ao irmo e ao amigo no ds poder sobre ti, durante a vida; e no entregues a outro as tuas posses, para no suceder que te arrependas e tenhas de pedi-las de volta. 21 Enquanto ainda vives e respiras, no te entregues ao poder de ningum. 22 Pois melhor que os filhos peam a ti, do que tu mesmo teres de olhar para as mos deles. 23 Em todas as tuas obras mantm a autoridade, para que no manches a tua reputao. 24 No dia em que terminar o curso de tua vida, por ocasio de tua morte, ento distribui a tua herana.

Os escravos
25 Para o asno, forragem, vara e carga; para o servo, po, disciplina e trabalho 26 Executa o trabalho por meio do servo, e encontrars descanso; deixa-lhe as mos livres e ele procurar a liberdade. 27 Canga e correia fazem dobrar o pescoo; tarefas freqentes mantm o servo submisso. 28 Para o servo malvolo, tortura e grilhes: manda-o ao trabalho, para que no fique ocioso, 29 pois a ociosidade j ensinou muita maldade. 30 Aplica-o ao trabalho, pois tal lhe convm: se no atender, submete-o com grilhes. Entretanto, no cometas excessos contra ningum, e nada faas de grave contra o direito.

O servo nico

57

31 Se tens um servo s, estima-o como a ti mesmo, pois precisars dele como de ti. Se tens um servo s, trata-o como a um irmo, para que no te indisponhas contra o teu prprio sangue. 32 Se o tratares mal sem motivo, ele te fugir; 33 se, levantando-se, afastar-se de ti, no sabers por qual caminho procur-lo.

Os sonhos

34
1 Esperanas vs e mentirosas so as do insensato, e os sonhos do asas aos imprudentes. 2 Como quem agarra uma sombra e persegue o vento, assim quem d ateno s vises da noite. 3 A viso dos sonhos uma coisa refletindo outra; a imagem do rosto diante do prprio rosto. 4 Do impuro, o que de puro pode sair? e pelo mentiroso, o que pode ser dito de verdadeiro? 5 Adivinhaes, horscopos e sonhos so bobagem: fantasias de que o corao padece, como as da parturiente. 6 Se do Altssimo no provier a mensagem, no lhe entregues teu corao. 7 Os sonhos j fizeram muitos se extraviarem, e os que neles esperavam caram. 8 A palavra da Lei ser cumprida sem mentira, e na boca sincera a Sabedoria perfeita.

As viagens
9 Quem viajou aprendeu muitas coisas; quem muito experimentou falar com conhecimento. 10 Quem no passou por provocaes pouco sabe; aquele que viajou, porm, tem grande habilidade. 11] 12 Viajando, vi muitas coisas e compreendi muitos assuntos. 13 Algumas vezes estive em perigo de morte, mas fui salvo, graas a estas convices: 14 O esprito dos que temem o Senhor viver e sob o Seu olhar ser abenoado. 15 A esperana deles est em Quem os salva e os olhos de Deus esto naqueles que o amam. 16 Quem teme o Senhor no tem medo de nada e no se apavora, porque Ele a sua esperana. 58

17 Feliz aquele que teme o Senhor! 18 Para quem volta ele os olhos? e quem a sua fortaleza? 19 Os olhos do Senhor esto sobre os que o temem: protetor poderoso e esteio forte, abrigo contra o calor e sombra ao meio-dia, 20 defesa no tropeo e auxlio na queda, elevando a alma e iluminando os olhos, dando sade, vida e bno. 21 S o Senhor para os que nele esperam, os que caminham na verdade e na justia.

Sacrifcios
22 manchada a oferta de quem sacrifica de bens inquos, e no so bem aceitas as oferendas dos injustos. 23 O Altssimo no aprova os dons dos inquos e no olha para as oblaes deles, nem lhes perdoa os pecados por causa da multido de seus sacrifcios. 24 Quem oferece um sacrifcio com os bens dos pobres como quem imola um filho na presena do pai. 25 A vida dos pobres o po de que necessitam; quem dele os priva um assassino. 26 Quem subtrai o po do suor como quem mata o seu prximo; 27 derrama sangue, quem defrauda o assalariado. 28 Um edifica, o outro destri; que proveito alcanam, seno a aflio? 29 Um faz oraes, o outro maldiz: de quem Deus vai ouvir a voz? 30 Quem se lava depois de tocar um morto e novamente o toca: de que lhe aproveitou a abluo? 31 Assim a pessoa que jejua por seus pecados e depois torna a comet-los. Quem ouvir a sua orao? ou que lhe adianta ter-se humilhado?

O sacrifcio espiritual

35
1 Aquele que guarda a Lei faz muitas oferendas: 2 sacrifcio salutar cumprir os preceitos. [3] 4 Quem d graas a Deus oferece flor de farinha; e quem d esmolas oferece um sacrifcio de louvor. 59

5 O que agrada ao Senhor afastar-se da iniquidade: propiciar pelos pecados afastar-se da injustia. 6 Mas no te apresentes diante do Senhor de mos vazias, 7 pois todas estas coisas se fazem por mandamento de Deus. 8 O sacrifcio do justo uma oferenda de gordura sobre o altar, e o seu perfume sobe presena do Altssimo. 9 A oblao do justo aceita e o Senhor no a esquecer. 10 Glorifica o Senhor com generosidade e no regateies as primcias de tuas mos. 11 Faze todas as tuas oferendas com semblante alegre, e com exultao consagra o teu dzimo. 12 D ao Altssimo segundo a doao que Ele te fez e com generosidade, segundo o produto de tuas mos, 13 porque o Senhor algum que retribui, e te recompensar sete vezes mais.

Sacrifcios perversos
14 Mas no lhe ofereas presentes defeituosos, pois no os aceitar; 15 nem confies num sacrifcio injusto, porque o Senhor um juiz que no faz acepo de pessoas. 16 Ele no parcial em prejuzo do pobre, mas escuta, sim, a splica do injustiado. 17 Jamais despreza a splica do rfo nem da viva, quando esta lhe fala com seus gemidos. 18 No correm pelas faces as lgrimas da viva, e o seu grito no contra aquele que as provoca? 19 Da sua face elas sobem at o cu e o Senhor, que ouve, no ter prazer em v-las. 20 Quem adora a Deus ser recebido com agrado e sua splica chegar at as nuvens. 21 A orao do humilde penetra as nuvens e no se consolar enquanto no se aproximar de Deus; e no se afastar, enquanto o Altssimo no olhar e o justo juiz no fizer justia. 22 Pois o Senhor no tarda, e o Fortssimo no usar mais de pacincia at quebrar as costas dos cruis 23 e retribuir a vingana s naes, at que desfaa a multido dos soberbos e despedace os cetros dos inquos. 24 Enfim, ele retribuir a todos segundo suas aes e aos crimes da humanidade segundo a sua v soberba. 25 Assim realizar a justia em favor do seu povo e alegrar os justos com a sua misericrdia. 60

26 formosa a misericrdia no tempo da tribulao, como a nuvem de chuva no tempo da seca.

Orao pela libertao de Israel

36
1 Tem piedade de ns, Deus do universo, e olha para ns! Mostra-nos a luz das tuas misericrdias 2 e infunde o teu temor nas naes que no te procuram. Assim sabero que no h outro Deus seno tu e vo ter de narrar os teus prodgios! 3 Levanta a tua mo contra as naes estrangeiras para que vejam o teu poder. 4 Assim como, sua vista, mostraste em ns a tua santidade, assim tambm, nossa vista, mostra-te grande entre elas. 5 Que elas te reconheam, como ns te reconhecemos, que no h Deus alm de ti, Senhor. 6 Faze novos milagres e renova os prodgios; 7 glorifica a tua mo e fortalece teu brao direito; 8 excita teu furor e derrama a tua ira; 9 suprime o adversrio e aflige o inimigo. 10 Apressa o tempo e lembra-te de teu desgnio, para que se publiquem as tuas maravilhas. 11 Na voracidade das chamas seja consumido quem escapar, e os que tiranizam teu povo encontrem a runa. 12 Esmaga as cabeas dos prncipes dos inimigos, os que dizem: No h outro fora de ns! 13 Rene as tribos todas de Jac e d-lhes a herana, como desde o princpio. 14 Tem piedade do povo chamado pelo teu nome, de Israel, a quem trataste como primognito. 15 Compadece-te de tua cidade santa, Jerusalm, lugar do teu repouso. 16 Enche Sio de tua majestade, e de tua glria o teu templo. 17 D testemunho daqueles que, desde o princpio, so tuas criaturas, e realiza as profecias que em teu nome foram proferidas. 18 D a recompensa aos que esperam em ti, para que teus profetas sejam reconhecidos como verdadeiros. Escuta, Senhor, as oraes dos teus servos, 19 pela benevolncia que tens para com teu povo, e conduze-nos no caminho da justia. E sabero, todos os que habitam a terra, que tu s o Deus dos sculos. 61

Saber distinguir

20 estmago aceita qualquer comida, mas, entre os alimentos, um melhor do que o outro. 21 O paladar distingue o sabor da caa; o corao sensato, as palavras mentirosas. 22 O corao perverso provoca tristeza, mas a pessoa experiente lhe revidar. 23 A mulher recebe qualquer marido, embora uma jovem seja melhor que a outra 24 A beleza da mulher alegra o rosto do marido, e ultrapassa todo o desejo do homem. 25 Alm disso, se na lngua da mulher h cuidado, doura e bondade, seu marido no est entre o comum dos mortais. 26 Quem possui uma boa mulher tem o comeo da fortuna: um auxlio igual a si mesmo e uma coluna de apoio. 27 Onde no h cerca, ser depredada a vinha; onde no h mulher, o homem vagueia e suspira. 28 Quem confia naquele que no tem ninho e passa a noite onde quer que ela o surpreenda, como um assaltante assustado, que corre de cidade em cidade?

Amigos

37
1 Todo amigo diz: Tambm eu sou teu amigo!, mas h amigos que o so apenas de nome. 2 No uma dor quase mortal ver o companheiro e amigo tornar-se inimigo? 3 inclinao perversa! De onde foste criada para cobrir a terra de malcia e de perfdia? 4 H companheiro que se alegra com o amigo na prosperidade, mas no tempo da tribulao torna-se adversrio; 5 h companheiro que se condi do amigo por causa da comida, mas, no momento da batalha, segura o escudo 6 No te esqueas do amigo em teu corao e no percas a sua lembrana quando estiveres rico.

Conselheiros
7 No te aconselhes com quem te arma ciladas, e dos que te invejam esconde teu plano. 62

8 Todo conselheiro apresenta o seu conselho, mas h conselheiros que visam o prprio interesse. 9 Guarda-te de recorrer a qualquer conselheiro e informa-te primeiro do que ele precisa pois ele tem seus prprios interesses. 10 Se no, ele vai lanar a sorte a teu respeito e dizer: O teu caminho bom!, 11 ao mesmo tempo que se coloca do outro lado, para ver o que te acontece. 12 No te aconselhes com o invejoso, e de quem tem cime de ti esconde os planos. No te aconselhes com uma mulher a respeito de sua rival, nem com um medroso, sobre a guerra; nem com o comerciante, sobre um negcio, nem com o comprador, sobre uma venda; nem com o invejoso, sobre um agradecimento, 13 nem com o mpio, sobre a piedade; nem com o desonesto, sobre a honestidade, nem com o operrio preguioso, sobre um trabalho; 14 nem com o assalariado por ano, sobre o trmino da tarefa nem com o servo preguioso, sobre muito trabalho: a nenhum desses deves procurar, para conselho algum. 15 Ao contrrio, freqenta quem temente a Deus, todo aquele que souberes que observa os mandamentos, 16 cujo nimo semelhante ao teu e que, quando titubeares nas trevas, sofrer contigo. 17 E no duvides do que te aconselha o corao, pois no tens ningum mais fiel a ti do que ele. 18 De fato, o nimo do homem intui s vezes melhor as coisas do que sete sentinelas postadas no alto para vigiar. 19 Em todas estas coisas suplica ao Altssimo para que dirija teu caminho na verdade.

A palavra antes da ao

20 Antes de qualquer tarefa, vem a palavra verdadeira; antes de cada ao, a deciso firme. 21 A raiz das decises o corao, e dele brotam quatro ramos: o bem e o mal, a vida e a morte; mas quem os domina sempre a lngua. 22 H quem seja hbil para instruir a muitos, mas para si mesmo intil. 23 H quem fale com sofismas e se torna detestvel: de todo banquete ficar excludo. 24 No lhe foi dada a graa pelo Senhor, pois est totalmente desprovido de sabedoria. 25 H quem seja sbio para si mesmo, e o fruto do seu bom senso est com ele. 26 Quem sbio instrui o povo, e os frutos do seu bom senso so confiveis. 27 O sbio ser cumulado de bnos, e todos os que o virem o declararo feliz. 63

28 A vida dos mortais tem os dias contados; os dias de Israel, porm, so sem conta. 29 O sbio herdar honra no meio do seu povo, e seu nome viver para sempre.

Temperana
30 Filho, na tua vida pe prova tua alma: v se algo a prejudica e no lho concedas. 31 Nem tudo convm a todos, e no a todos agrada qualquer coisa. 32 No sejas vido em banquete algum, e no te lances sobre todos os pratos. 33 Pois em muita comida entra a doena, e a intemperana conduz clica. 34 31Pela gula insacivel muitos pereceram; quem, porm, sbrio, prolonga a vida.

Honra o mdico

38
1 Honra o mdico, porque ele necessrio; foi o Altssimo quem o criou. 2 De Deus lhe vem a Sabedoria, e do rei ele recebe presentes. 3 A cincia do mdico o faz andar de cabea erguida, e diante dos grandes ser louvado. 4 O Altssimo faz sair da terra os medicamentos, e o homem sensato no os rejeita. 5 No foi por um pedao de madeira que ficou doce a gua, para que as pessoas reconhecessem assim a fora de Deus? 6 O Altssimo deu aos homens a cincia, para que pudessem honr-lo por suas maravilhas. 7 Com os remdios o mdico acalma a dor e, com eles, o farmacutico prepara os ungentos: 8 assim, suas obras no ficam inacabadas e a sade se difunde sobre a terra.

Cuida da sade
9 Filho, se adoeceres, no te descuides, mas roga ao Senhor, e ele h de curar-te. 10 Evita as faltas, torna reto o agir de tuas mos e purifica teu corao de todo pecado; 11 oferece incenso e a oblao de farinha fina, faze uma oferenda generosa conforme tuas possibilidades 12 e recorre ao mdico, pois tambm a ele o Senhor criou. E ele no se afaste de ti, pois tens necessidade de seus servios. 64

13 Chega o momento em que a cura est em suas mos, 14 pois tambm eles rogaro ao Senhor para que os dirija no diagnstico certo e faa acontecer a cura. 15 Peca na presena daquele que o criou quem no se submete ao tratamento do mdico.

O luto
16 Filho, derrama lgrimas por um falecido e pe-te a chorar, como quem recebeu um duro golpe. Segundo o costume, encobre o cadver e no desprezes a sua sepultura. 17 Chora amargamente, faze a lamentao 18 e observa o luto, segundo ele merece, durante um dia ou dois, para evitar a maledicncia, e depois consola-te da tristeza. 19 Pois da tristeza procede com rapidez a morte, e a tristeza do corao abate as foras. 20 Na solido perdura a tristeza, e uma vida de pobre maldio para o corao. 21 No entregues teu corao tristeza mas afasta-a para longe de ti e lembra-te do teu fim. 22 No continues recordando o morto, pois no h volta: em nada o ajudars, e a ti mesmo prejudicars. 23 Lembra-te do seu julgamento, que ser tambm o teu: ontem para mim, hoje para ti. 24 Como o morto descansa, deixa tambm descansar a sua memria; consola-te a seu respeito, quando tiver partido o seu esprito.

As profisses
25 A sabedoria do escriba adquirida nas horas de lazer: quem diminui suas correrias, esse que se encher de Sabedoria. 26 Como se tornar sbio quem conduz o arado e cuja glria consiste em manejar o aguilho, aquele que guia bois e s se ocupa com isso, e sabe falar apenas de criao de gado? 27 Seu corao est ocupado com os sulcos que traa; as suas viglias, com a forragem das bezerras. 28 O mesmo acontece com todo arteso e construtor, os quais, tanto de noite como de dia esto ocupados, e com aqueles que gravam as figuras dos sinetes, esforando-se por variar os desenhos; eles empenham-se em reproduzir os modelos e fazem viglias para concluir a obra. 29 Assim tambm o ferreiro, sentado bigorna, atento ao trabalho com o ferro; o vapor do fogo cresta-lhe as carnes enquanto labuta no calor da fornalha; 65

30 o rudo do martelo atordoa seus ouvidos, enquanto seus olhos fixam o modelo a trabalhar; 31 aplica seu corao em acabar os trabalhos, e amanhece para retoc-los com perfeio. 32 Do mesmo modo, o oleiro, sentado a trabalhar e girando o torno com os ps, continuamente preocupado com sua obra, pois todo o seu trabalho est contado: 33 ele molda com o brao a argila e com os ps quebra-lhe a resistncia; 34 aplica seu corao em terminar o polimento e suas viglias, para limpar a fornalha. 35 Todos esses fiam-se de suas mos e cada um sbio em seu ofcio. 36 Sem eles, cidade alguma seria construda, 37 nem se poderia a habitar nem andar. Eles, porm, no sero procurados para o conselho do povo, nem tero lugar nas assemblias; 38 no se sentaro na cadeira do juiz nem compreendero as disposies das leis; no tornaro pblicas a instruo e o direito, nem sero citados nos provrbios 39 Entretanto, eles garantem os frutos do seu trabalho, e a sua solicitude est no exerccio da sua arte.

O escriba

39
1 Aquele, porm, que amolda sua alma no temor de Deus e medita na lei do Altssimo, esse o que busca a sabedoria de todos os antigos e dedica seu tempo s profecias. 2 Esse preserva as narrativas dos homens clebres e penetra as subtilezas das parbolas. 3 Investiga o sentido oculto dos provrbios e aplica-se aos segredos das parbolas. 4 Presta servio no meio dos grandes e apresenta-se diante dos prncipes. 5 Percorre as terras das naes estrangeiras, averiguando o que bom e mau entre as pessoas. 6 Empenha o corao em acordar cedo, dirigindo-se ao Senhor que o criou e orando em presena do Altssimo. 7 Abre sua boca para orar e pede perdo pelos prprios pecados. 8 Se o Senhor, em sua grandeza, o quiser, ele ser repleto do esprito de inteligncia. 9 Far chover as palavras da sua Sabedoria, e em sua orao louvar o Senhor. 10 Conservar retos o seu conselho e a sua instruo, e aprofundar os segredos divinos. 11 No seu ensino ele expor publicamente a instruo, e se gloriar na Lei da Aliana do Senhor. 12 Muitos louvaro a sua Sabedoria, a qual jamais ser esquecida. 66

13 Sua lembrana nunca se apagar, e seu nome vai ser recordado de gerao em gerao. 14 As naes ho de proclamar sua sabedoria e a assemblia celebrar o seu louvor. 15 Se viver muito, ter maior reputao do que mil outros; e se morrer, isso lhe ter sido til.

Convite a louvar o Senhor


16 Continuarei refletindo e continuarei a falar; estou repleto como a lua cheia. 17 Escutai-me, filhos piedosos, e vossa carne florescer como a roseira plantada sobre as guas correntes. 18 Como o incenso, trescalai um perfume suave, desabrochai em flores como o lrio. 19 Elevai a voz e entoai cantos de louvor, bendizendo a Deus por todas as suas obras. 20 Proclamai a magnificncia do seu Nome e prorrompei na confisso do Seu louvor, no cntico dos vossos lbios e nas harpas. Falai assim em vossa louvao: 21 As obras do Senhor so todas muito boas e tudo o que Ele ordenou acontecer, a seu tempo! No se deve dizer: Que isto? ou: Para qu, aquilo?, pois todas as coisas tero sua utilidade a seu tempo. 22 Por sua Palavra, a gua se juntou como em represa, e, ao aceno de sua boca, os reservatrios das guas. 23 Pois s suas ordens acontece o que lhe agrada e no h quem diminua sua obra de salvao. 24 As obras de cada ser humano esto diante dele e no h nada escondido a seus olhos. 25 Seu olhar se estende de eternidade em eternidade, e no h nada que lhe cause admirao. 26 No se deve dizer: Que isto? ou: Para que aquilo?, pois tudo foi criado segundo a sua finalidade.

Bno transbordante
27 A sua bno recobre tudo como um rio e, como o dilvio, inebriou o deserto. 28 Assim tambm a sua ira, dispersar as naes que no o procuraram 29 como quando mudou as guas em salmoura. Os seus caminhos so retos para os santos mas, para os pecadores, a ira divina os enche de obstculos. 30 Desde o princpio, as coisas boas foram criadas para os bons assim como, para os pecadores, bens e males.

67

31 Para a vida humana, eis as coisas mais necessrias: a gua, o fogo, e o ferro, o sal, o leite, a farinha de trigo e o mel, o sumo da uva, o leo e a roupa. 32 Todas essas coisas so boas para os santos, mas para os mpios e pecadores convertem-se em males.

O tempo e o vento
33 H ventos que foram criados para o castigo, os quais, enfurecendo-se, aumentam seus flagelos; 34 chegado o tempo de destruir, desencadeiam sua violncia e acalmam o furor daquele que os fez: 35 fogo e granizo, fome e morte, tudo isso foi criado para o castigo. 36 Os dentes das feras, escorpies e serpentes, a espada vingadora para a runa dos mpios, 37 todos se alegram por executar suas ordens; sobre a terra estaro preparados para quando necessrio e, no momento oportuno, no transgrediro sua palavra.

Todas as obras do Senhor so boas


38 Eis por que, desde o princpio, tive a certeza, aconselhei-me, refleti e deixei escrito: 39 Todas as obras do Senhor so boas, e ele prov utilidade de todas na hora certa. 40 No se pode dizer: Isto pior do que aquilo, porque tudo, a seu tempo, ser comprovado. 41 E agora, de todo o corao e com a vossa boca, cantai, e bendizei o nome do Senhor.

As dificuldades da vida humana

40
1 Penosa ocupao foi dada a todos os mortais e pesado jugo oprime os filhos de Ado, desde o dia em que saem do ventre de sua me at o dia da volta para a me comum: 2 objeto de suas reflexes e temor do seu corao a descoberta do que os espera, o dia do seu fim. 3 Desde aquele que est sentado em trono glorioso at o humilhado na terra e na cinza;

68

4 desde quem veste prpura e cinge a coroa at quem est coberto de linho cru: tudo furor, inveja, inquietao, agitao, temor da morte, ressentimento, discrdia. 5 At no tempo do repouso, sobre a cama, o sono da noite apenas alterna os cuidados. 6 Um pouco de repouso, quase nada e logo, em sonho, esto aflitos como se fosse de dia. 7 Perturbam-se com as vises do corao, como quem tivesse escapado da batalha; no tempo do sono necessrio, despertam e se admiram do vo temor. 8 Para todo ser de carne, do homem ao animal, mas, para os pecadores, sete vezes mais: 9 morte, sangue, dissenso e espada, opresses, fome, destruio e flagelos. 10 Para os inquos foram criadas todas essas coisas, e por causa deles que veio o dilvio. 11 Tudo o que vem da terra volta para a terra, e tudo o que vem das guas volta para o mar.

Bens falsos e bens verdadeiros


12 Todo suborno e toda iniqidade perecero, mas a fidelidade permanece eternamente. 13 As riquezas dos injustos secaro como a torrente no deserto e passaro como o trovo, que ribomba na tempestade. 14 Como o justo se alegra, abrindo as mos, assim os prevaricadores, no fim, perecero. 15 Os rebentos dos mpios no multiplicaro seus ramos, como razes impuras no topo da rocha. 16 A folhagem que cresce flor das guas e na beira do rio ser arrancada antes de qualquer outra erva. 17 Mas a bondade como um jardim de bnos, e a esmola permanece para sempre.

O que melhor
18 A vida de um autnomo e mesmo a de um operrio relativamente boa, mas, acima deles, a de quem encontrar um tesouro. 19 Filhos e a edificao de uma cidade perpetuam o nome, mas acima disto est a mulher irrepreensvel. 20 Vinho e msica alegram o corao, mas o amor da Sabedoria excede ambas as coisas. 21 Flauta e harpa tornam suave a melodia, mas acima de ambas est a lngua suave. 22 Graa e beleza so o desejo dos olhos, mas acima de ambas esto as verdes plantaes. 23 Amigo e companheiro auxiliam-se mutuamente a seu tempo, mas, mais do que eles, mulher e marido. 69

24 Irmos e ajuda so teis no tempo da tribulao, mas, acima de ambos, a esmola que liberta. 25 Ouro e prata do firmeza aos ps, mas acima de ambos est um conselho conveniente. 26 Riquezas e foras exaltam o corao mas, acima delas, o temor do Senhor. 27 Com o temor do Senhor, nada falta; com ele, no preciso procurar socorro. 28 O temor do Senhor como um jardim de bnos, e a sua proteo est acima de toda glria.

A mendicncia
29 Filho, no sejas indigente enquanto vives: melhor morrer, do que viver como indigente. 30 Aquele que fica olhando para a mesa de estranhos no leva uma vida que merea esse nome: com essas comidas mancha at a alma. 31 Quem instrudo e educado, porm, delas se guardar. 32 Na boca do desavergonhado a mendicncia doce, mas em seu ventre arder como o fogo.

A morte 41
1 morte, quo amarga a tua lembrana para o homem que vive em paz entre seus bens, 2 para quem vive tranqilo e bem sucedido em tudo, e que ainda tem foras para gozar do prazer! 3 morte, boa a tua sentena para o indigente, e para aquele cujas foras diminuem, 4 para o j decrpito em idade e preocupado com tudo, que perdeu a confiana e a quem falta a pacincia! 5 Tu, porm, no temas a sentena da morte. Lembra-te dos que existiram antes de ti e dos que viro depois de ti: 4 sentena proferida pelo Senhor para todo ser vivo. 6 Por que, pois, resistir ao beneplcito do Altssimo? Sejam dez, ou cem, ou mil anos, 7 no h, no mundo dos mortos, discusso sobre a vida.

O castigo dos mpios nos seus filhos

70

8 Abominveis se tornam os filhos dos pecadores e os que freqentam as moradas dos mpios; 9 perecer a herana dos filhos dos pecadores, e sobre a sua descendncia recair a desonra. 10 De um pai mpio queixam-se os filhos, porque por causa dele so desonrados. 11 Ai de vs, homens mpios, que abandonastes a lei do Senhor Altssimo! 12 Se nasceis, para a maldio que nasceis; quando morrerdes, na maldio que est a vossa parte. 13 Tudo o que da terra, volta para a terra; assim tambm os mpios, que vm da maldio para a runa.

A reputao permanece
14 O luto das pessoas concerne a seus corpos, mas dos pecadores ser apagado at o nome. 15 Toma cuidado com a tua reputao, pois ela vai durar para ti mais do que mil tesouros, por valiosos que sejam. 16 Uma vida feliz dura certo nmero de dias, mas o bom nome permanece para sempre. 17 melhor aquele que esconde sua ignorncia, do que aquele que esconde a sua Sabedoria: de fato, Sabedoria escondida e tesouro invisvel, que utilidade h neles? 18 Conservai em paz esta instruo, meus filhos.

Do que se envergonhar
19 Entretanto, respeitai o meu parecer: 20 no bom observar toda reverncia, e nem toda vergonha aprovada. 21 Envergonhai-vos diante de pai e me por causa da libertinagem; e diante do governante e da autoridade, por causa da mentira; 22 diante do prncipe e do juiz, por causa do delito; e diante da assemblia e do povo, por causa da impiedade; 23 diante do companheiro e do amigo, por causa da injustia; e na vizinhana onde moras, por causa do furto. 24 Envergonha-te, diante da verdade de Deus e de sua Aliana, por apoiar os cotovelos sobre a mesa 21 por desdenhar o que ds ou o que recebes; 25 por no responder para os que te sadam; por dirigir olhares prostituta; por evitar o encontro com um parente; 71

26 por tirar uma parte e no restituir, 27 por olhar para a mulher do prximo, pela curiosidade para com a sua serva no te aproximes do seu leito! 28 Envergonha-te, diante dos amigos, por palavras injuriosas, e no ofendas, depois de dar!

42
1 Envergonha-te, ainda, por repetir palavra ouvida e por revelar segredo escondido. assim que realmente no te envergonhars, mas encontrars graa diante de todos.

Do que no se envergonhar
No te envergonhes, porm, das seguintes coisas, e no faas acepo de pessoas, a ponto de pecar : 2 da lei do Altssimo e da sua Aliana, e da sentena que faz justia, mesmo ao mpio; 3 de fazer as contas com os scios e companheiros de viagem e da partilha da herana alheia; 4 da exatido da balana e dos pesos e da compra de muito ou de pouco. 5 No te envergonhes, tambm, do preo da compra do que foi negociado e, ainda, da freqente correo dos filhos, e de fazer sangrar as costas do servo mau. 6 Com mulher curiosa, bom lacrar os documentos 7 Onde so muitas as mos, passa a chave, e o que entregas em depsito, faze contar e pesar: o que deres e receberes, anota por escrito. 8 No te envergonhes de corrigir o insensato e tolo, nem o velho, acusado de libertinagem. Assim te mostrars realmente instrudo e recebers a aprovao de todos.

O pai e suas filhas. Uma preocupao


9 Uma filha para o pai preocupao secreta, e a inquietao por ela tira o sono: na adolescncia, para que no passe da idade, se j casada, para que no seja repudiada; 10 enquanto virgem, para que no seja violada e se encontre grvida na casa paterna; desposada com seu marido, para que no incorra em falta; ou, coabitando com ele, para que no fique estril.

72

11 Em relao filha desenvolta redobra a vigilncia, para que no te faa cair na zombaria dos teus inimigos, na maledicncia da cidade e no desprezo da plebe, e te envergonhe no ajuntamento do povo. 12 Que ela no exiba a beleza para qualquer homem e no freqente a companhia das mulheres casadas: 13 pois, assim como da roupa que sai a traa, assim da mulher que procede a malcia feminina. 14 melhor a dureza do homem que a indulgncia da mulher; a mulher desavergonhada expe infmia.

A SABEDORIA NA CRIAO E NA HISTRIA Louvor de Deus na Criao


15 Vou agora recordar as obras do Senhor, e aquilo que vi, vou descrever. Pelas palavras do Senhor foram feitas as suas obras, e de acordo com a sua vontade realizou-se a sua deciso. 16 O sol brilhante contempla todas as coisas, e a obra do Senhor est cheia da sua glria. 17 Os anjos do Senhor no so capazes de descrever todas as suas maravilhas. O Senhor confirmou os seus exrcitos, para que continuassem firmes diante de sua glria. 18 Ele sonda o abismo e o corao humano, e penetra em todas as suas astcias. 19 Pois o Senhor conhece toda a cincia e controla os sinais do tempo; Ele manifesta o que passou e o que vai acontecer, e revela os vestgios das coisas ocultas. 20 Nenhum pensamento lhe escapa e nenhuma palavra lhe fica escondida. 21 Pe em ordem as maravilhas de sua Sabedoria, pois s Ele existe antes dos sculos e para sempre. 22 Nada lhe acrescentado e nada, tirado, e ele no precisa do conselho de ningum. 23 Como so desejveis todas as suas obras, at a menor centelha que se possa contemplar! 24 Tudo isso vive e permanece para sempre, e em todas as circunstncias tudo lhe obedece. 25 Todas as coisas existem aos pares, uma frente outra, e ele nada fez de incompleto: 26 uma coisa completa a bondade da outra quem, pois, se fartar de contemplar a sua glria?

O sol

73

43
1 Glria das alturas o lmpido firmamento, eis a viso do cu num espetculo de glria! 2 O sol, aparecendo, proclama, ao sair: coisa maravilhosa a obra do Excelso! 3 No seu meio-dia abrasa a terra: quem poder resistir diante do seu ardor? 4 Como quem acende a fornalha para os trabalhos a fogo, o sol queima as montanhas trs vezes mais, exalando vapores ardentes e, refulgindo com seus raios, ofusca os olhos. 5 Grande o Senhor, que o criou e a cujas ordens ele acelera a rota.

A lua, as estrelas, o arco-ris


6 Tambm a lua, pontual em suas fases, indica as datas e um sinal do tempo. 7 Da lua vem o sinal do dia festivo; um luzeiro que diminui at desaparecer. 8 dela que o ms recebe o nome, enquanto cresce maravilhosamente at ficar cheia. 9 Instrumento dos exrcitos celestes, ela rebrilha esplendidamente no firmamento do cu. 10 Beleza do cu o brilho das estrelas, iluminando o mundo nas alturas do Senhor. 11 s ordens do Santo ficaro, segundo seu preceito, sem jamais falharem em seus postos de vigia. 12 V o arco-ris e bendize quem o fez, magnificamente belo em seu esplendor: 13 ele cinge os cus com um crculo de glria, pelas mos do Altssimo estendido.

Neves, granizo, tormentas


14 Com a sua vontade faz cair rapidamente a neve, e lana os relmpagos do seu julgamento. 15 Por causa disso, abrem-se os seus depsitos e as nuvens esvoaam, como pssaros. 16 Em sua grandeza ele condensa as nuvens, e as pedras do granizo se fragmentam. 17 A voz do seu trovo faz tremer a terra e sua vista abalam-se os montes. Por sua vontade sopra o vento do sul, 18 a tempestade do norte e o redemoinho do vento. 19 Ele espalha a neve como pssaros que descem, como a descida de gafanhotos que pousam: 20 a beleza da sua alvura arrebata os olhos e, quando ela cai, o corao se extasia. 21 Como sal sobre a terra ele derrama a geada, a qual, congelando, torna-se como pontas de espinhos.

74

22 O vento frio do norte pe-se a soprar, faz condensar-se o gelo sobre a gua: sobre qualquer lago ou lagoa se abate, como de uma couraa revestindo a gua. 23 ainda o vento que devora as montanhas e abrasa o deserto, consumindo o verde como fogo. 24 Remdio de tudo isso a nvoa que vem rpida, e o orvalho, que sucede ao calor, traz alegria.

A gua navegvel
25 Com seu desgnio, o Senhor aplacou o oceano e nele plantou as ilhas. 26 Os que navegam pelo mar descrevem seus perigos, e ficamos admirados com o que ouvimos a respeito. 27 H nele coisas estranhas e maravilhosas, vrios tipos de feras e animais e criaturas monstruosas. 28 Pelo Senhor, porm, seu mensageiro chega meta e por sua palavra se coadunam todas as coisas.

Resumo do louvor
29 Por muito que digamos, ainda nos faltaro palavras eis, pois, o resumo dos discursos: Ele tudo! 30 Glorificando-o, de que seremos ainda capazes? Pois Ele grande, acima de todas as suas obras. 31 O Senhor terrvel e soberanamente grande, e admirvel seu poder. 32 Glorificando-o, exaltai o Senhor quanto puderdes, pois estar sempre mais acima, e admirvel sua grandeza. [33] 34 Para exalt-lo redobrai as foras; e no vos canseis, pois no chegareis ao fim. 35 Quem jamais o viu, para poder descrev-lo? e quem O engrandecer, como ele ? 36 Muitas coisas escondidas so ainda maiores, pois vimos apenas poucas das suas obras. 37 O Senhor quem fez todas as coisas e, aos que agem com piedade, concedeu a Sabedoria.

Elogio dos antepassados: abertura

44
75

1 [Elogio dos antepassados.] Faamos o elogio dos homens ilustres nossos antepassados atravs das geraes. 2 O Senhor manifestou uma imensa glria, a sua grandeza desde os tempos antigos. 3 Alguns exerceram o poder em seus domnios, foram renomados em fora e dotados de prudncia, e expressaram-se em profecias. 4 Outros guiaram o povo com seus conselhos e com a sua habilidade em escrever, e na sua instruo estavam as palavras da Sabedoria. 5 Outros, ainda, excogitaram cantos melodiosos e compuseram os poemas das Escrituras. 6 Outros foram ricos e dotados de fora, zelosos na busca da beleza e viveram em paz nas suas casas. 7 Todos esses alcanaram glria entre as geraes do seu povo, j louvados desde os dias de sua vida. 8 Os que deles nasceram deixaram um nome que faz recordar os seus louvores. 9 Outros no deixaram lembrana alguma, desaparecendo como se no tivessem existido. Viveram como se no tivessem vivido, e seus filhos tambm, depois deles. 10 Agora, porm, falemos dos homens de bem, pois seus gestos de bondade no foram esquecidos; 11 eles permanecem com os seus descendentes: seus netos so a sua melhor herana. 12 A descendncia deles mantm-se fiel s alianas e, graas a eles, tambm os seus filhos. 13 A descendncia deles permanece para sempre, e sua glria no lhes ser tirada. 14 Seus corpos esto sepultados na paz e seu nome dura atravs das geraes. 15 Os povos proclamaro a sua sabedoria e a assemblia vai celebrar o seu louvor.

Henoc, No
16 Henoc agradou a Deus e foi arrebatado ao paraso, para levar a converso s naes. 17 No foi reconhecido como o perfeito justo, e no tempo da clera tornou-se mediador da reconciliao: 18 graas a ele sobreviveu um resto na terra, quando houve o dilvio. 19 Com ele foram firmadas alianas eternas, para que ningum mais fosse aniquilado pelo dilvio.

Abrao, Isaac e Jac


76

20 Abrao, grande pai de uma multido de naes, no teve mcula em sua glria. 20 Observou a lei do Altssimo e fez com ele uma aliana. 21 Ratificou esta aliana na sua carne e foi reconhecido fiel na prova. 22 Por isso, com juramento Deus lhe prometeu abenoar todas as naes em sua descendncia, multiplicando-a como o p da terra. 23 E exaltou a sua posteridade como as estrelas, dando-lhe em herana o territrio de um mar a outro, e desde o rio at s extremidades da terra. 24 Tambm a Isaac renovou o juramento por causa de Abrao, seu pai. 25 O Senhor lhe deu a bno de todas as naes e confirmou a aliana sobre a cabea de Jac. 26 Distinguiu-o com suas bnos e deu-lhe a herana: dividiu-a em partes e a distribuiu entre as doze tribos.

Moiss
27 Fez sair dele um homem de bem que encontrou favor aos olhos de todos,

45
1 Moiss, amado por Deus e pela humanidade, e cuja memria abenoada. 2 Deus o fez semelhante aos anjos em glria e tornou-o poderoso para o terror dos inimigos. 3 Por suas palavras multiplicou prodgios e glorificou-o em presena dos reis; deu-lhe mandamentos para o seu povo e fez-lhe ver a sua glria. 4 Por sua fidelidade e mansido, Deus o santificou, e o escolheu entre todos os viventes; 5 fez-lhe ouvir a sua voz e introduziu-o na nuvem; 6 deu-lhe, face a face, os mandamentos, uma Lei de vida e de instruo, para ensinar a Jac sua aliana e seus preceitos a Israel.

Aaro
7 Exaltou tambm a Aaro, santo como ele, seu irmo, da tribo de Levi. 8 Confirmou para ele uma aliana eterna, deu-lhe o sacerdcio do seu povo, encheu-o de felicidade e de glria

77

9 e o cingiu com uma veste gloriosa. Revestiu-o com magnificncia perfeita e o coroou com as insgnias da sua dignidade. 10 Deu-lhe as vestes de baixo, a tnica e o manto, e circundou-o com sininhos de ouro e muitas roms em volta. 11 Isto, para que retinissem quando ele andava e o som fosse ouvido no templo, como memorial para os filhos do seu povo. 12 Havia ainda a estola sagrada bordada artisticamente em ouro, jacinto e prpura, o peitoral do julgamento e seu cngulo, 13 com o tecido de fios de escarlate, obra de artista, e as pedras preciosas sobre o peitoral. Estas eram incrustadas em ouro, obram de joalheiro, como memorial, numa inscrio gravada segundo o nmero das tribos de Israel. 14 Por cima do turbante, um diadema de ouro e a lmina com o sinal da Santidade, honra gloriosa, obra aprimorada e encanto dos olhos, beleza perfeita. 15 Ornamentos to belos nunca houve antes dele; 16 estrangeiro algum jamais os revestir; mas somente seus filhos e seus descendentes, por todas as geraes. 17 Seu sacrifcio consumido ao fogo diariamente, duas vezes por dia, sem cessar. 18 Moiss consagrou-lhe as mos e o ungiu com o leo santo. 19 Foi-lhe, pois, concedido por aliana eterna, a ele e sua descendncia, enquanto durar o cu: servir ao Senhor e exercer o sacerdcio, e abenoar o povo em seu nome. 20 Escolheu-o dentre todos os viventes para oferecer sacrifcio a Deus, incenso e gorduras 21 Deu-lhe autoridade sobre seus preceitos e sobre o teor dos mandamentos, para ensinar a Jac seus testemunhos e iluminar Israel mediante a Lei. 22 Mas estranhos sublevaram-se contra ele e por inveja o cercaram no deserto, aqueles que estavam com Dat e Abiram e o bando de Cor, raivosos e furiosos. 23 O Senhor Deus viu e se indignou, e foram consumidos pelo mpeto de sua ira. 24 E Deus suscitou contra eles prodgios tremendos, e os exterminou com chamas de fogo. 25 E aumentou ainda mais a glria de Aaro, atribuindo-lhe uma herana e partilhando com ele as primcias dos frutos da terra. 26 Assegurou-lhes, sobretudo, po em abundncia, pois eles comero dos sacrifcios do Senhor, dados a ele e sua descendncia. 27 Em contrapartida, no recebem herana na terra das naes nem entre o povo h uma parte para eles: pois Deus mesmo a sua poro e herana.

78

Finias
28 Finias, filho de Eleazar, o terceiro em glria, zeloso no temor do Senhor. 29 Permaneceu firme, em favor do seu povo, no meio da apostasia; por sua bondade e prontido, agradou a Deus, em favor de Israel. 30 Por isso, Deus lhe confirmou uma aliana de paz, constituindo-o prncipe do Santurio e de seu povo, a fim de que a dignidade sacerdotal pertencesse a ele e sua descendncia para sempre. 31 Na aliana com Davi, filho de Jess, da tribo de Jud, a herana passou a um s de seus filhos; mas a herana de Aaro se estende a \todos os seus descendentes. Que Deus vos d sabedoria no corao, sacerdotes, para governardes o seu povo com justia, a fim de no se abolirem os seus bens nem a sua glria, pelas geraes eternas.

Josu e Caleb

46
1 Valente na guerra, assim foi Josu, filho de Nun, sucessor de Moiss no ofcio proftico, ele que, fazendo jus ao nome 2 mostrou-se grande para salvar os eleitos de Deus, para castigar os inimigos que se lhe opunham e dar a Israel a posse da sua herana. 3 Que glria no alcanou ele quando, levantando os braos, brandia a espada contra as cidades! 4 Quem foi capaz de resistir-lhe, quando ele conduzia as guerras do Senhor? 5 No foi por ordem sua que o sol parou, e que um dia se transformou em dois? 6 Invocou o Altssimo poderoso enquanto os inimigos o atacavam de todos os lados, e o grande Senhor o ouviu, lanando pedras de granizo de violncia extraordinria. 7 Caiu sobre a nao inimiga e na encosta destruiu os adversrios, 8 para que as naes reconhecessem a fora de suas armas e soubessem que estavam combatendo contra Deus. De fato, ele seguia sempre o Poderoso. 9 J nos dias de Moiss agiu com lealdade, assim como Caleb filho de Jefon: contraps-se multido e, impedindo o povo de pecar, fez cessar a murmurao maligna. 10 S eles dois foram poupados, entre seiscentos mil guerreiros, para serem introduzidos na sua herana, na terra onde corre o leite e o mel. 79

11 E o Senhor deu a Caleb grande vigor, o qual o acompanhou at velhice. Assim ele podia subir aos pontos mais altos da terra que a sua descendncia obteve em herana. 12 Assim, todos os filhos de Israel puderam ver como bom seguir o Senhor.

Os Juzes
13 Vm depois os Juzes, cada um com o seu nome, cujo corao no se corrompeu e que no se apartaram do Senhor: 14 abenoada seja a sua memria! Seus ossos rebrotem de seus tmulos 15 e seu nome seja renovado nos filhos desses santos vares.

Samuel
16 Amado do seu Senhor, Samuel, profeta do Senhor, estabeleceu a realeza e ungiu prncipes entre o seu povo. 17 Julgou a comunidade segundo a lei do Senhor e Deus visitou Jac. 18 Por sua fidelidade, Samuel foi comprovado como profeta e reconhecido pelas suas palavras como vidente fidedigno. 19 Invocou o Senhor todo-poderoso quando os inimigos o acossavam de todos os lados, imolando um cordeiro ainda tenro. 20 E o Senhor trovejou do cu, com grande estrondo fazendo ouvir a sua voz, 21 e destroou os prncipes de Tiro e todos os chefes dos filisteus. 22 Antes da hora de repousar para sempre, deu este testemunho diante do Senhor e de seu ungido: De ningum recebi dinheiro algum nem sequer sandlias. E no houve quem o acusasse. 23 Mesmo depois de adormecido profetizou, tornando conhecido e mostrando ao rei o fim da sua vida. Levantou da terra sua voz, na profecia, para apagar a iniqidade do seu povo.

Nat e Davi

47
1 Depois dele surgiu Nata como profeta, nos dias de Davi. 80

2 Como a gordura que se separa do sacrifcio de comunho, assim tambm sobressai Davi, entre os filhos de Israel. 3 Brincou com lees como se fossem cordeiros e com ursos da mesma forma, como se fossem cordeirinhos. 4 No foi ele quem, ainda jovem, matou o gigante e cancelou do seu povo a desonra? 5 Ao voltear com a mo a funda, ele abateu a arrogncia de Golias. 6 Pois invocou o Senhor, o Altssimo, e este deu fora ao seu brao direito para acabar com um poderoso guerreiro e exaltar o poder do seu povo. 7 Assim foi que o glorificaram por dez mil e o louvaram pelas bnos do Senhor, oferecendo-lhe uma coroa gloriosa. 8 Pois esmagou os inimigos por toda a parte e humilhou os filisteus, seus adversrios, abatendo at hoje o seu poder. 9 Em todas as suas obras dava graas ao Santo e Excelso, com palavras de louvor: 10 de todo o corao louvava o Senhor, tanto ele amava a Deus, seu Criador. 11 Diante do altar estabeleceu cantores, para seu canto compondo suaves melodias. 12 Deu grande esplendor s festas e organizou as solenidades ao longo de todo o ano: fez com que louvassem o santo Nome do Senhor e o Santurio ficava repleto de sons desde a aurora. 13 O Senhor perdoou-lhe seus pecados e exaltou para sempre o seu poder; concedeu-lhe a aliana real e um trono glorioso em Israel.

Salomo
14 Sucedeu a Davi um filho sbio, o qual, graas a ele, viveu em segurana. 15 Salomo reinou em tempo de paz e Deus concedeu-lhe tranqilidade nas fronteiras, a fim de que construsse uma Casa para o seu Nome e estabelecesse um Santurio para sempre. 16 Como eras instrudo em tua juventude, de inteligncia cheio como um rio! 17 Tua alma recobriu a terra, e tu a encheste com sentenas enigmticas. Teu nome chegou at as ilhas longnquas e foste amado pela tua paz. 18 Por teus cnticos e provrbios, parbolas e interpretaes, todos os pases te admiraram. 19 Em nome do Senhor Deus, aquele que se chama o Deus de Israel, 20 amontoaste ouro como estanho, multiplicaste prata como chumbo. 21 Mas entregaste teus flancos s mulheres e foste subjugado em teu corpo. 22 Manchaste a tua glria e profanaste a tua descendncia, a ponto de fazer vir a clera contra teus filhos e a aflio, por causa da tua insensatez! 81

23 Teu imprio foi dividido em dois e de Efraim surgiu um reino rebelde. 24 Deus, porm, no renuncia sua misericrdia e no enfraquece nem cancela nenhuma de suas palavras. Por isso no deixar faltar os descendentes do seu eleito na sua linhagem, e no extinguir a linhagem daquele que amou ao Senhor 25 Assim deu a Jac um resto e a Davi, uma estirpe nascida dele.

Roboo e Jeroboo
26 E Salomo repousou com seus pais, 27 deixando atrs de si um descendente. 28 Foi Roboo, causa da loucura da nao e desprovido de prudncia, que causou a revolta do povo com a sua deciso. 29 Quanto a Jeroboo, filho de Nabat, foi ele quem fez Israel pecar e ensinou a Efraim o caminho do pecado. 30 E os pecados deles multiplicaram-se tanto, que Deus os expulsou da sua prpria terra. 31 Excogitaram toda sorte de iniqidades, at que a vingana casse por cima deles.

Elias, o profeta arrebatado por Deus

48
1 O profeta Elias surgiu como o fogo, e sua palavra queimava como tocha. 2 Fez vir sobre eles a fome e, no seu zelo, reduziu-os a bem poucos. 3 Pela palavra do Senhor fechou o cu e de l fez cair fogo por trs vezes. 4 Elias, como te tornaste glorioso por teus prodgios! Quem poderia vangloriar-se de ser semelhante a ti? 5 Tu, que da morte levantaste um falecido, dos abismos, pela palavra do Senhor; 6 tu, que precipitaste reis na runa e do cetro despojaste homens ilustres, destruindo com facilidade o seu poder; 7 tu, que ouviste censuras no Sinai e decretos de vingana no Horeb; 8 tu ungiste reis para executar a desforra e profetas, para te sucederem; 9 foste arrebatado num turbilho de fogo, num carro de cavalos tambm de fogo,

82

10 tu, de quem est escrito que ests reservado, nos tempos futuros, para acalmar a ira do Senhor antes que se desencadeie, reconduzir o corao dos pais aos filhos e restabelecer as tribos de Jac. 11 Felizes os que te viram e os que adormeceram na tua amizade! 12 Ns tambm, com certeza, viveremos; mas, aps a morte, no ser como o teu o nosso nome.

Eliseu e o povo depois dele


13 Apenas Elias foi envolvido no turbilho, Eliseu ficou repleto do seu esprito. Durante a vida no temeu prncipe algum, e ningum o superou em poder. 14 Nada estava acima de suas foras e, mesmo morto, seu corpo profetizou. 15 Durante a vida realizou prodgios e, mesmo na morte, suas obras foram maravilhosas. 16 Apesar de tudo isso, o povo no se arrependeu nem se afastaram de seus pecados, at que foram expulsos de seu pas e dispersos por toda a terra. 17 Restou apenas um povo pouco numeroso e um prncipe na casa de Davi. 18 Alguns dentre estes fizeram o que agrada a Deus;outros, porm, multiplicaram seus pecados.

Ezequias e Isaas
19 Ezequias fortificou sua cidade e trouxe gua para dentro dela: com ferro cavou o rochedo e construiu um reservatrio para as guas. 20 No seu reinado, Senaquerib mandou uma expedio sob o comando de Rabsaces; e levantou a mo contra Sio, mostrando-se soberbo, louco de poder. 21 Ento estremeceram seus coraes e suas mos, sentindo dores como mulheres no parto. 22 E invocaram o Senhor misericordioso, estendendo as mos e levantando-as para ele, e o Santo ouviu logo a sua voz. 23 No se recordou mais dos seus pecados nem os entregou a seus inimigos, mas purificou-os pelas mos de Isaas, o santo profeta: 24 feriu o acampamento dos assrios e seu Anjo os exterminou. 25 Pois Ezequias fez o que agradou a Deus e manteve-se firmemente no caminho de Davi, seu pai, segundo lhe indicara o profeta Isaas, grande e fiel em suas vises. 26 Nos seus dias o sol retrocedeu e ele prolongou a vida do rei. 83

27 Com grande inspirao viu as ltimas coisas e consolou os que choravam em Sio; 28 mostrou as coisas futuras at a eternidade e as coisas ocultas, antes que acontecessem Josias

49
1 A memria de Josias como uma mistura de aromas, preparada pela arte do perfumista. 2 Em todas as bocas a sua lembrana doce como o mel, e como msica, num banquete com vinho. 3 Ele foi divinamente dirigido para a converso do seu povo e eliminou as abominaes da impiedade. 4 Dirigiu para o Senhor o seu corao e em dias de pecado fortaleceu a piedade.

Os ltimos reis de Jud. Jeremias


5 Com a exceo de Davi, Ezequias e Josias, todos os reis de Jud pecaram: 6 pois abandonaram a lei do Altssimo e desprezaram o temor de Deus; 7 entregaram seu reino a outros e a sua glria a uma nao estrangeira. 8 E os inimigos incendiaram a cidade eleita do Santurio e tornaram desertas suas ruas, segundo a predio de Jeremias 9 Pois o haviam maltratado, aquele que desde o ventre de sua me fora consagrado como profeta para arrancar, destruir e fazer perecer, mas tambm para edificar e plantar e renovar.

Ezequiel e os Doze Profetas


10 Ezequiel teve a viso da Glria, que Deus lhe mostrou no carro dos querubins. 11 Pois recordou-se dos inimigos na chuva torrencial, mas beneficiou os que demonstraram andar por caminhos retos. 12 Quanto aos Doze Profetas, que seus ossos rebrotem de seus tmulos; pois fortaleceram Jac e o resgataram por sua virtude fiel.

Zorobabel, Josu, Neemias

84

13 Como engrandecermos Zorobabel? Ele como um sinete na mo direita, 14 como o tambm Josu, filho de Josedec. Em seus dias edificaram a Casa do Senhor, e reergueram o templo, consagrado ao Senhor e destinado a uma glria eterna. 15 Tambm Neemias: sua memria duradoura pois reergueu nossas muralhas destrudas, restaurou as portas e os ferrolhos, e tornou a levantar nossas casas.

Os mais louvveis
16 Mas ningum, sobre a terra, foi criado igual a Henoc, o qual da terra foi arrebatado. 17 Nem como Jos nasceu algum assim, prncipe entre os irmos, sustentculo do seu povo; 18 at seus ossos foram honrados e aps a morte profetizaram. 19 Set e Sem foram glorificados na histria humana, mas, acima de toda criatura vivente, na origem, est Ado.

Liturgia do sumo sacerdote Simo

50
1 Simo, filho de Onias sumo sacerdote, em sua vida restaurou a Casa \do Senhor e em seus dias fortificou o templo. 2 Os fundamentos do templo foram por ele construdos, bem como o embasamento elevado do muro do templo. 3 Nos seus dias foi talhado o reservatrio das guas, uma cisterna imensa, to grande como o mar. 4 Ele defendeu de ladres o seu povo e o fortaleceu contra a eventualidade de um cerco. 5 Como era esplndido, quando olhava desde a tenda sagrada, ao sair da Casa do Vu! 6 Era como a estrela da manh no meio da nvoa, como a lua cheia nos dias da festa; 7 como o sol resplandecendo sobre o templo de Deus, como o arco-ris brilhando entre nuvens de glria; 8 como a flor das roseiras nos dias da primavera; como os lrios junto s fontes das guas, como a vegetao do Lbano nos dias do vero. 9 Era como o fogo radiante e o incenso ardendo ao fogo, 10 como um vaso de ouro macio, ornado de toda espcie de pedras preciosas; 85

11 como a oliveira carregada de frutos e como o cipreste que se eleva at as nuvens. Quando revestia seu manto de glria e se adornava com a perfeio da magnificncia, 12 ao subir os degraus do altar santo, enchia de glria o recinto do Santurio. 13 Ao receber das mos dos sacerdotes as pores das vtimas, estando ele de p junto ao altar, seus irmos ao redor formavam uma coroa como mudas de cedro no monte Lbano, 14 e o circundavam como ramos de palmeira. Todos os filhos de Aaro com suas vestes esplndidas, 15 e com a oferenda do Senhor em suas mos, mantinham-se de p, diante da assemblia de Israel. E ele, concluindo a liturgia sobre o altar, realizava ordenadamente a oblao ao Todopoderoso: 16 estendia sua mo para a libao e fazia a libao do sangue da uva; 17 derramava-o enfim sobre as bases do altar, como perfume agradvel ao Excelso Prncipe. 18 Nesse momento os filhos de Aaro clamavam, faziam soar as trombetas de metal batido e produziam um imenso alarido como memorial diante do Deus Altssimo. 19 Ento o povo todo, ao mesmo tempo, se apressava a cair com a face por terra, adorando o Senhor seu Deus e fazendo splicas ao Deus todo-poderoso e excelso. 20 E o louvavam os salmistas com suas vozes, fazendo ressoar um canto imenso, cheio de suavidade. 21 E o povo suplicava ao Senhor excelso, em orao diante do Misericordioso, at que se completasse a honra do Senhor e todos conclussem o seu encargo. 22 Descendo, ento, do altar, ele elevava as mos sobre toda a assemblia dos filhos de Israel, para dar a bno do Senhor com os seus lbios e ter a honra de pronunciar o seu Nome. 23 E todos reiteravam o gesto da adorao, para receberem a bno do Altssimo.

Convite ao louvor
24 Agora, bendizei o Deus do universo que faz maravilhas em toda a terra, exaltando nossos dias desde o ventre de nossas mes e agindo conosco segundo a sua misericrdia. 25 Que ele nos d a alegria do corao e que haja paz em nossos dias, em Israel, para dias sem fim; 26 e Israel acredite que est conosco a misericrdia de Deus, para nos libertar em nossos dias. Naes detestadas 27 Duas naes minha alma detesta, e a terceira nem nao: 28 26os que habitam no monte Seir, e os filisteus, e o povo insensato que habita em Siqum. 86

Concluso

29 Uma instruo de sabedoria e de disciplina escreveu, neste livro, Jesus, filho de Sirac, de Jerusalm, que derramou a sabedoria do seu corao. 30 Bem-aventurado aquele que for versado nestas palavras: quem as fixar no corao ser sempre sbio. 31 Se as praticar, ser capaz de tudo, porque o temor de Deus o seu caminho.

APNDICES Ao de graas

51
1 [Orao de Jesus, filho de Sirac.] Vou glorificar-te, Senhor, meu rei, e louvar-te, Deus, meu Salvador. 2 Vou dar glria ao teu Nome, pois foste para mim auxlio e proteo. 3 Livraste meu corpo da runa, da cilada da lngua perversa e dos lbios que forjam a mentira; na presena dos inimigos foste o meu amparo. 4 Pois me libertaste, 3segundo a grandeza da tua misericrdia e do teu Nome, dos laos preparados para me devorar. 5 das mos dos que procuravam tirar-me a vida, e das muitas tribulaes que me rodearam; 6 da fogueira sufocante que me cercava e do meio do fogo, onde no fui consumido; 7 da profundeza do ventre do Abismo, da lngua impura e da palavra mentirosa, e dos dardos de uma lngua injusta. 8 Minha alma esteve prxima da morte 9 e minha vida chegou perto do sorvedouro do Abismo. e o 10 Por toda parte me cercavam, e no havia quem me socorresse; eu olhava, procurando o amparo de algum, mas ningum aparecia. 11 Lembrei-me ento da tua misericrdia, Senhor, e das tuas aes desde toda a eternidade. 12 Pois libertas aqueles que confiam em ti, Senhor, e os salvas da mo dos malvados. 13 E fiz subir da terra minha orao, pedindo para ser livre da morte que se avizinhava.

87

14 Invoquei o Senhor: Tu s meu Pai! No me abandones no dia da minha tribulao e no tempo dos soberbos, sem ajuda. 15 Eu louvarei teu Nome continuamente e o cantarei no meu agradecimento. Sim, minha orao foi ouvida. 16 Tu me salvaste da runa, e me livraste do tempo mau. 17 Por isso, quero dar-te graas e louvar-te, e bendirei o Nome do Senhor.

Exortao
18 Na minha juventude, antes de minhas voltas pela vida procurei abertamente a Sabedoria em minhas oraes: 19 diante do Templo eu suplicava por ela, e at o fim vou procur-la. E ela floresceu, como a uva prematura, 20 e meu corao depositou nela sua alegria; meu p andou por um caminho reto, e desde a juventude segui suas pegadas. 21 Inclinei um pouco o ouvido e a acolhi, 22 e encontrei para mim a abundante da Sabedoria, por meio dela fazendo grandes progressos: 23 por isso, glorifico a quem me d a Sabedoria. 24 Porque resolvi p-la em prtica, procurei o bem e no serei confundido. 25 Minha alma aprendeu com ela a lutar, e na prtica da Lei procurei ser diligente. 26 Levantei minhas mos para o alto e compreendi os seus mistrios. 27 Para ela orientei minha alma e na purificao a encontrei. 28 Com ela dominei meu corao desde o princpio, e por isso no serei abandonado. 29 Minhas entranhas comoveram-se sua procura: de fato, um bem precioso adquiri. 30 Em recompensa, o Senhor me deu a lngua e com ela o louvarei. 31 Aproximai-vos de mim, ignorantes, e reuni-vos na casa da instruo 32 Por que ainda tardais nestas coisas, enquanto vossas almas sentem tanta sede? 33 Por isso abri minha boca e falei: Vinde compr-la sem dinheiro 34 e submetei vosso pescoo ao seu jugo; receba vossa alma a instruo, pois a est a oportunidade de encontr-la. 35 Vede com vossos olhos que eu pouco trabalhei, e no entanto encontrei grande repouso. 36 Participai da instruo, mesmo se com muito dinheiro, e com ela ganhareis ouro em abundncia

88

37 Alegre-se vossa alma com a misericrdia do Senhor, e no vos envergonhareis do seu louvor. 38 Realizai vossa obra antes do tempo fixado, e ele, no tempo que seu, vos dar a recompensa.

89

You might also like