You are on page 1of 11

Atos de fala em crnicas de Lus Fernando Verssimo Simone Sant Anna Mestranda, UFRJ/CNPq

simonesnt@yahoo.com.br

Resumo Este artigo estudou os atos de fala em crnicas de Verssimo. A pesquisa fundamentou-se na teoria dos Atos de Fala de Austin (1962) e Searle (1969) e surgiu pela hiptese de haver uma predominncia dos Atos de Fala expressivos por tratar-se de textos de humor. O corpus foi constitudo por 15 crnicas do livro Novas comdias da vida privada (1996) e 15 do jornal O Globo (2003, 2004 e 2005). Os resultados totalizaram 868 dados. Verificou-se que h diferena entre a escolha dos atos de fala utilizados na crnica de jornal e na crnica de livro.

1. Introduo

O presente trabalho tem por objeto de estudo os atos de fala em crnicas humorsticas da autoria de Luis Fernando Verssimo publicadas tanto em jornal quanto em livro. A pesquisa foi realizada com base na teoria dos Atos de Fala de Austin e Searle, mais especificamente na classificao dos atos ilocucionrios proposta por Searle. A pesquisa apresenta, tambm, um breve estudo sobre o gnero textual crnica. Foi realizada uma anlise qualitativa dos dados de modo a utilizar as cinco classificaes dos atos ilocucionrios na identificao e descrio dos enunciados nas crnicas de jornal e de livro. A pesquisa foi motivada pela hiptese de haver uma predominncia dos atos de fala expressivos por tratar-se de textos de humor; e ainda pela possibilidade de haver diferena quanto presena de atos ilocucionrios entre as crnicas de jornal e as de livro.

2. Arcabouo terico

2.1 A teoria dos Atos de Fala

A teoria dos Atos de Fala um estudo entre os signos e seus intrpretes que teve origem com a publicao da obra de Austin How to do things with words em 1962. Mas, ele no foi o primeiro a afirmar que dizer tambm um fazer. Essa teoria j se fazia presente na retrica de Aristteles e Perelman e nada mais era que o estudo da arte de persuadir pelo discurso. A principal contribuio de Austin apresenta-se na idia de que a lngua deve ser tratada como forma de ao e no apenas como uma simples representao da realidade. Austin distingue trs tipos de ao lingustica (ato de fala): 1. Ato locucionrio 2. Ato ilocucionrio 3. Ato perlocucionrio falante exerce certos

Enunciado com determinado O falante atribui a esse O sentido e referncia

contedo proposicional uma efeitos sobre o ouvinte por determinada fora. meio do enunciado.

Searle, discpulo de Austin, questionou a classificao proposta pelo mestre, pois a classificao inicial baseava-se em verbos ilocucionrios e no em atos ilocucionrios. Austin apresenta a seguinte classificao para os atos ilocucionrios: Austin (atos ilocucionrios) 1. Veredictivos ou Consistem em pronunciar um julgamento fundado na evidncia ou atos judicirios em boas razes, acerca de um valor ou fato. 2. Exercitivos Consistem em formular uma deciso em favor ou no sentido de uma sequncia de aes. 3. Comissivos ou Comprometem o leitor com determinada sequncia de aes. promissivos 4. Comportativos Trata-se de reaes ao comportamento dos outros, aos acontecimentos que lhes dizem respeito. 5. Expositivos So utilizados para expor concepes, conduzir argumentaes, esclarecer a utilizao de palavras, assegurar as referncias. Searle apresenta uma nova classificao para os atos ilocucionrios, com exceo dos atos comissivos ou promissivos: Searle 1. Assertivos representativos ou Compromete o falante com a verdade expressa na proposio.

2. Diretivos 3. Promissivos 4. Expressivos 5. Declaraes

Tenta levar o interlocutor a fazer algo. Compromete o falante com uma ao futura. Expressa um estado psicolgico. Muda o estado institucional, tende a se apoiar em instituies extralingusticas.

Os atos de fala foram examinados por Austin e por Searle isoladamente, para fins de delimitao. Entretanto, nenhum ato de fala pode ser realizado isoladamente. Em geral, uma pergunta pede uma resposta, uma objeo pede igualmente uma resposta... Entre os diferentes tipos de realizaes dos atos de fala esto a realizao direta e a indireta. Segundo Searle (1969), o ato de fala direto realizado atravs de formas lingusticas especficas. O ato de fala indireto aquele em que uma fora ilocucionria obtida, indiretamente, por meio de outro ato.

2.2 O gnero textual crnica

A etimologia da palavra crnica vem do grego chroniks, relativo a tempo (chrnos), pelo latim chronica(m). Durante o sculo XIX, a crnica perde sua conotao historicista e passa a revestir sentido estritamente literrio. Beneficiando-se da ampla difuso da imprensa, nessa poca, a crnica adere ao jornal. em 1799 que o seu aparecimento ocorre, nos feuilletons dados estampa por Julien Louis Geoffroy no Journal de Dbats, que se publicava em Paris. Numerosos seguidores surgiram depois disso, aps 1836 e traduziam o termo francs por folhetim. Na metade do sculo, o vocbulo crnica comeou a ser largamente utilizado como narrativa histrica por muitos escritores do tempo, desde Alencar, e atingindo o apogeu em Machado de Assis. Entretanto, a essa fase herica sucedeu a de esplendor na produo de crnicas iniciada por Joo do Rio (pseudnimo de Paulo Barreto), entre 1900 e 1920. Uma nova etapa alcana larga difuso e aceitabilidade com Rubem Braga, na dcada de 30, exemplo que depois foi seguido por uma legio de escritores, como Raquel de Queiroz, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos e tantos outros. A crnica um gnero hbrido entre a reportagem e a literatura, entre o relato impessoal de um acontecimento trivial e a recriao do cotidiano por meio da fantasia.

As principais caractersticas do gnero textual crnica so: a presena de temas do cotidiano; a subjetividade; a brevidade; dimenses lricas e/ou filosficas e/ou humorsticas; o hibridismo; o dialogismo; faces visvel e invisvel; personalidade literria do autor.

3. Enfoque metodolgico

Com base na teoria dos Atos de Fala, um corpus, constitudo por 30 textos na modalidade escrita, mais especificamente 15 crnicas do livro Novas comdias da vida privada e 15 do jornal O Globo sendo ambas amostras de crnicas da autoria de Lus Fernando Verssimo, foi analisado, quantitativamente, qualitativamente e comparativamente. No foram consideradas na anlise as estruturas lingusticas formadas por verbos impessoais, verbos de ligao, locues verbais e verbos em suas formas nominais. Vale ressaltar que todo o enunciado foi analisado e no apenas o verbo, embora este tenha sido considerado o ponto de partida da anlise.

4. Resultados da anlise dos dados

Os resultados da anlise totalizaram 868 dados, sendo 531 atos ilocucionrios de crnicas do livro Novas comdias da vida privada e 337 atos ilocucionrios de crnicas do jornal O Globo. Analisaram-se os seguintes tipos de atos ilocucionrios, segundo a classificao de Searle: (i) assertivos, (ii) diretivos, (iii) promissivos, (iv) expressivos e (v) declaraes. O ato ilocucionrio a estrutura lingustica oral ou escrita dotada de determinada fora. Desse modo, a prpria sequncia dos enunciados constitui a sequncia dos atos de fala. Segundo Orecchioni (2005), a noo de ato de fala foi elaborada, inicialmente, na perspectiva da unidade-frase; mas ela se revela ainda mais eficiente para entender os discursos, vistos como sequncias de atos de fala, cuja sequencialidade varia conforme se esteja lidando com um discurso de natureza monologal ou dialogal.

4.1 Relao entre o total dos atos ilocucionrios encontrados nas crnicas de jornal e de livro
70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Percentual Jornal Livro

Figura 1 - Atos ilocucionrios encontrados nas crnicas de jornal e de livro

A amostra do jornal O Globo apresentou um total de 337 dados sendo 196 atos ilocucionrios assertivos; 55 atos ilocucionrios diretivos; 20 atos ilocucionrios comissivos; 66 atos ilocucionrios expressivos; e 0 (zero) declaraes. Ao passo que a amostra do livro Novas comdias da vida privada apresentou um total de 531 dados sendo 341 atos ilocucionrios assertivos; 109 atos ilocucionrios diretivos; 15 atos ilocucionrios comissivos; 66 atos ilocucionrios expressivos; e 0 (zero) declaraes. No quantitativo de ocorrncia dos atos de fala ilocucionrios, das crnicas do jornal O Globo e do livro Novas comdias da vida privada, observa-se que a amostra do jornal apresenta o nmero de ocorrncia de atos de fala ilocucionrio menor do que o nmero encontrado na amostra do livro. Semelhantemente, o percentual de atos de fala ilocucionrios no jornal O Globo (38,8% de 868 ocorrncias) foi menor do que no livro Novas comdias da vida privada (61,2% de 868 ocorrncias). A diferena percentual entre uma amostra e outra pode sinalizar que uma das caractersticas das crnicas de jornal apresentar menos quantidade de atos de fala por tratar-se de um texto especialmente publicado para uma leitura rpida e objetiva, enquanto as crnicas de livro tendem a apresentar maior quantidade de atos de fala na medida em que julga que o leitor ir aprofundar um pouco mais a leitura. Esses resultados tendem a confirmar a hiptese de que h realmente diferena entre os atos de fala ilocucionrios encontrados nas duas amostras analisadas.

4.2 Relao entre o nmero de atos de fala ilocucionrios assertivos nas crnicas de jornal e de livro
Percentual
66,00% 64,00% 62,00% 60,00% 58,00% 56,00% 54,00% Assertivo Jornal Livro

Figura 2 - Atos de fala ilocucionrios assertivos nas crnicas de jornal e de livro

(Ex.:1) Defendo a tese de que a nica esperana para a sobrevivncia do gnero masculino sobre a Terra o travesti. (...) [assertivo, O Globo, nica esperana] (Ex.:2) (...) E seu pai no se chamava Jos. (...) [assertivo, Novas comdias da vida privada ,
Apelidos]

O nmero de ocorrncias dos atos de fala ilocucionrios assertivos, tanto nas crnicas de jornal quanto nas de livro, indica que a presena de atos de fala ilocucionrios assertivos mais frequente em relao aos outros tipos de atos ilocucionrios, j que os ndices percentuais esto acima de 50% (jornal 58,2% e livro 64,2% em um total de 868 dados). A maior produtividade de atos de fala ilocucionrios assertivos pode confirmar a presena de alto teor narrativo no gnero textual crnica que, por sua vez, tem por objetivo dizer ao interlocutor como so as coisas e como elas acontecem no mundo. Verifica-se, em ambas as amostras, um considervel nmero de ocorrncia de atos de fala ilocucionrios assertivos. Esse percentual (jornal 58,2% de 337 ocorrncias livro 64,2% de 531 ocorrncias) se justifica pelo tipo de texto analisado, que pode sinalizar uma caracterstica da prosa ou, at mesmo, do gnero textual crnica que sendo tipicamente narrativo favorece a ocorrncia de atos de fala assertivos, pois a narrao possibilita o uso constante de estruturas que tendem a apresentar asseres sobre os acontecimentos ou sobre o estado das coisas. O gnero textual crnica tambm possibilita o predomnio de asseres devido a sua funo scio-comunicativa. Tais resultados demonstram que, em ambas as amostras, opta-se, predominantemente, por estruturas assertivas.

As estruturas lingusticas dos atos da fala assertivos apresentam muita variedade no que se refere aos tempos e modos verbais. Ocorrem tanto no modo indicativo quanto no modo subjuntivo. Os tempos verbais predominantes so o presente, o pretrito perfeito, o pretrito imperfeito e o pretrito mais-que-perfeito na terceira pessoa do singular e do plural. Esses resultados, de certa forma, contrariam a hiptese de que haveria ocorrncia predominante de atos de fala ilocucionrios expressivos. Entretanto, podem confirmar a hiptese de que h diferena entre a ocorrncia de atos de fala ilocucionrios entre as crnicas de jornal e de livro.

4.3 Relao entre o nmero de atos de fala ilocucionrios diretivos nas crnicas de jornal e de livro
Percentual
25,00% 20,00% 15,00% 10,00% 5,00% 0,00% Diretivo Jornal Livro

Figura 3 - Atos de fala ilocucionrios diretivos nas crnicas de jornal e de livro

(Ex.:3) (...) Est bem. Mande entrar. (...) [diretivo, O Globo, Ultimato] (Ex.:4) (...) Comece tudo do comeo. (...) [diretivo, Novas comdias da vida privada, Coquetel] Nos grficos acima, pode-se constatar a ocorrncia de maior uso de atos de fala ilocucionrios diretivos nas crnicas de livro, confirmando a diferena na ocorrncia de atos de fala ilocucionrios entre crnica de jornal e de livro. Destaca-se a diferena da produtividade de atos de fala ilocucionrios provenientes do jornal O Globo (16,3% de 337 ocorrncias) e do livro Novas comdias da vida privada (20,6% de 531 ocorrncias). As estruturas lingusticas dos atos da fala diretivos ocorrem, predominantemente, com o verbo no modo imperativo evidenciando o efeito de uma ordem. Entretanto, pode apresentar-se de forma mais sutil como um conselho, uma sugesto, um pedido, uma exigncia de forma menos marcada conseguida atravs do uso de uma estrutura interrogativa.

4.4 Relao entre o nmero de atos de fala ilocucionrios promissivos nas crnicas de jornal e de livro

Percentual
6,00% 5,00% 4,00% 3,00% 2,00% 1,00% 0,00% Promissivo Jornal Livro

Figura 4 - Atos de fala ilocucionrios promissivos nas crnicas de jornal e de livro

(Ex.:5) (...) A senhora pode escolher. Ou nos diz tudo o que sabe sobre os negcios do seu marido, e neste caso ns destrumos as fitas, ou no coopera conosco e o seu marido ouve as fitas comprometedoras, que podem muito bem, por descuido nosso, tambm aparecer na imprensa. (...) [promissivo, O Globo, A escolha] (Ex.:6) (...) Mando prender. A do Monza branco. Mecha no cabelo. Tragam pro meu escritrio. (...) [promissivo, Novas comdias da vida privada, Radical] Os grficos acima demonstram que as crnicas de jornal e de livro apresentam percentuais muito baixos de atos de fala promissivos (jornal 5,9% de 337 ocorrncias e livro 2,8% de 531 ocorrncias). Destaca-se a diferena, mesmo que pequena, entre a ocorrncia de atos de fala promissivos nas amostras analisadas. Observa-se que as crnicas de jornal tendem a optar pela utilizao de atos promissivos com mais frequncia do que as crnicas de livro. As estruturas lingusticas dos atos da fala promissivos ocorrem predominantemente na primeira pessoa do singular ou do plural do presente do indicativo ou do futuro do presente, embora haja ocorrncias com o verbo no pretrito mais-que-perfeito.

4.5 Relao entre o nmero de atos de fala ilocucionrios expressivos nas crnicas de jornal e de livro

Percentual
20,00% 15,00% 10,00% 5,00% 0,00% Expressivo Jornal Livro

Figura 5 - Atos de fala ilocucionrios expressivos nas crnicas de jornal e de livro

(Ex.:7) No sei se cheguei a ver todos os filmes da srie Star Wars. Gostei do ltimo mas no posso dizer se foi pela mesma razo que tenho ouvido muito: que ele s bom em comparao com os ltimos, que eram pssimos.(...) [expressivo, O Globo, Numa galxia no muito
distante...]

(Ex.:8) (...) que, em todas essas minhas atividades, eu sinto falta de uma coisa. Do risco, entende? (...) [expressivo, Novas comdias da vida privada, Experincia Nova] De acordo com o grfico acima, o percentual de atos de fala expressivos (jornal 19,6% de 337 ocorrncias e livro 12,4% de 531 ocorrncias) difere do percentual de atos de fala de fala diretivos analisados no item anterior. Observa-se que o percentual de atos de fala diretivos nas crnicas de livro (20,6%) maior do que o percentual de atos de fala expressivos nas crnicas de livro (12,4%). Entretanto, o percentual de atos de fala diretivos nas crnicas de jornal (16,3%) significativamente menor do que o percentual de atos de fala expressivos nas crnicas de jornal (19,6%). Certamente, o resultado indica que os atos diretivos e expressivos apresentam maior ou menor ocorrncia dependendo do veculo de publicao. Desse modo, opta-se por atos expressivos no jornal e por atos diretivos no livro. Fica evidente, portanto, a diferena percentual entre ambas as amostras. As estruturas lingusticas dos atos da fala expressivos ocorrem predominantemente com o verbo na primeira pessoa do singular do presente do indicativo ou do pretrito perfeito.

4.6 Relao entre o nmero de atos de fala ilocucionrios declaraes nas crnicas de jornal e de livro

No houve ocorrncia do ato de fala ilocucionrio declaraes em ambas amostras analisadas. A no ocorrncia desse tipo de ato de fala pode ser justificada pelo fato de que esse ato de fala muda o estado institucional, ou seja, depende de fatores extralingusticos que no so caractersticos do tipo de texto analisado.

5.

Consideraes finais
A presente pesquisa estudou os atos de fala ilocucionrios segundo a classificao de

Searle em crnicas, de autoria de Fernando Verssimo, publicadas no jornal O Globo e no livro Novas comdias da vida privada. Pode-se dizer que a pesquisa validou parcialmente as hipteses iniciais de que poderia haver diferena na ocorrncia de atos de fala ilocucionrios entre as crnicas de jornal e de livro e de que haveria predominncia dos atos de fala expressivos. Considerando-se os tipos de atos de fala ilocucionrios analisados, fica evidente a diferena no percentual de ocorrncia entre os atos encontrados nas crnicas de jornal e de livro. Verifica-se que, nas crnicas do jornal, h maior ocorrncia de atos de fala expressivos e comissivos em comparao com as crnicas do livro. Por outro lado, as crnicas de livro apresentam maior ocorrncia de atos de fala assertivos e diretivos. Logo, h diferena entre a escolha dos atos de fala utilizados na crnica de jornal e na crnica de livro. Essa escolha lingstica, por parte do autor, acarreta uma diferena sutil no sentido expresso pela crnica que pode refletir uma certa intencionalidade comunicativa. Essa escolha motivada por diversos fatores, mas o principal a relevncia dada leitura pelo pblico-alvo que pode fazer com que os jornais prezem o entretenimento, e os livros prezem a profundidade do texto. Entretanto, considerando-se os percentuais dos atos de fala assertivos analisados, verifica-se que, nas duas amostras, esse percentual foi superior a 50% dos dados analisados. Logo, a hiptese de que poderia haver predominncia de atos de fala expressivos no pode ser confirmada.

6.

Referncias

ARMENGAUD, Franoise. A pragmtica. Traduo Marcos Marcionilo. So Paulo: Parbola Editorial, 2006. CNDIDO, Antonio. A Crnica: o gnero, sua fixao e suas transformaes no Brasil. Campinas: Ed. da Unicamp, 1992. CARNEIRO, Agostinho Dias (Org.). O discurso da mdia. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1996. p. 5-70. (Srie Investigaes Lingsticas). ILARI, Rodolfo; GERALDI, Wanderlei. Semntica. So Paulo: tica, 1995. (Srie Princpios) KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. Os atos de linguagem no discurso. Traduo de Fernando Afonso de Almeida e Irene Ernest Dias. Niteri: EdUFF, 2005. KOCH, Ingedore. A inter-ao pela linguagem. 8a ed. So Paulo: Contexto, 2003. LYONS, John. Linguagem e lingstica: uma introduo. Traduo Marilda Winkler Averbug; Clarisse Sieckenius de Souza. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982. MAINGUENEAU, Dominique. Anlise de textos de comunicao. So Paulo: Cortez, 2000. MOISS, Massaud. A criao literria. So Paulo: Cultrix, 1987. S, Jorge de. A crnica. So Paulo: tica, 1985. SILVA, Gustavo Adolfo Pinheiro da. Pragmtica: a ordem ditica do discurso: as representaes do EU e seus efeitos de sentido. Rio de Janeiro: ENTRELIVROS, 2005.

You might also like