You are on page 1of 14

56 INTERESSANTE SABER Alquimia, a fascinante busca do metal perfeito Desde os tempos antigos o homem busca a transformao dos metais.

Confira aqui uma b reve histria da alquimia H quase 2000 anos, um grupo de pessoas chamadas "alquimistas" arriscou suas vidas tentando fabricar ouro. Porm, at os dias de hoje no se sabe se o que eles buscavam era realmente ouro ou se tudo era apenas um pretexto para ocultar sua busca por algo maior. Mistrios abundam acerca da obscura histria da alquimia. Apresentamos a seguir uma breve sntese dessa histria. Desde o incio da humanidade, o trabalho co m os metais s foi possvel graas ao domnio do fogo. No Egito e na China, a metalurgia era associada a uma arte espiritual. As etapas para a fabricao de utenslios e ferr amentas com metais estavam relacionadas a prticas ligadas ao sacerdcio.

'Splendor Solis', Salomon Trismosin, sculo XVI, representao simblica da purificao da m atria prima Assim nasceu a alquimia, uma atividade deliberadamente concebida para no ser compreendida pelo povo. Considerava-se ento que s os escolhidos por Deus, o s realmente puros e os capazes de decifrar seu simbolismo, podiam deter este con hecimento. A partir do sculo III estes princpios comearam a ser divulgados entre gr upos cristos, em Alexandria e Bizncio, e principalmente entre os muulmanos. Surgiu nesta poca o conceito da "pedra filosofal", um enigma com o qual se acreditava se r possvel transformar mercrio ou chumbo em ouro. Os alquimistas trabalhavam para e ncontrar a pedra filosofal com base em manuscritos antigos e frmulas secretas msti cas que eram em parte metalurgia, em parte mitologia. Porm, interpretar estes man uscritos no parecia fcil. Os livros que tratavam deste assunto escondiam os segred os da transformao dos metais em meio a metforas indecifrveis e misteriosas imagens q ue at hoje so consideradas bizarras, grotescas ou mesmo erticas.

O Azoth dos Filsofos', Basil Valentin, sculo XV, representao simblica dos sete estgios da Obra Alqumica ' Alquimia na Europa Foi s a partir do sculo X que a alquimia conseguiu chegar Europa ocidental crist, p or meio dos muulmanos, seguindo o caminho anteriormente trilhado pela filosofia c lssica helnica. A partir dali, a alquimia passaria a fazer parte dos mais importan tes aspectos da cultura medieval europeia. Porm, em 1317, a prtica foi proibida pe lo Papa Joo XXII, sob a acusao de bruxaria. Assim sendo, se entravam no laboratrio d o alquimista e cheiravam a enxofre, no havia dvida de que "o demnio estava presente ". Por esta razo, muitos alquimistas foram mortos na fogueira. Ainda que fosse ar riscado, muitos deles continuaram com seus experimentos alqumicos em segredo, man ipulando principalmente mercrio e enxofre, substncias usadas tambm para a fabricao de detonadores e plvora. Se os alquimistas vertessem estas substncias no momento err ado, podiam voar pelos ares o forno, o alquimista e o laboratrio inteiro - o que acontecia frequentemente naquela poca.

No sculo X a alquimia chegou europa ocidental crist e, desde ento, passou a fazer p arte da cultura medieval No incio do sculo XVI, a era do Renascimento colocava fim ao antigo mundo medieval dominado pela igreja. Iniciava-se ento uma era dourada para a alquimia, que saa luz. Era pensamento interessante saber No sculo X a alqui mia chegou europa ocidental crist e, desde ento, passou a fazer parte da cultura m edieval 'Amphitheatrum sapientiae aeternae', Heinrich Khunrath, sculo XVI, O Andrg ino como a Unio dos dois princpios: Enxofre e Mercrio frequente desta poca que todos os nobres da Europa deveriam ter um alquimista em suas cortes. Pelo atrativo de viver s custas dos nobres, a alquimia virou a profisso mais popular e tambm a frau de mais habitual daquela poca. Na maioria dos casos, os falsos alquimistas eram e nforcados por charlatanismo. No entanto, h registros de transformaes reais, provave lmente po FERNANDES DE FARIA, Robson. Histria da Alquimia. Ed. tomo, 2007. HUTIN, Serge. A T radio Alqumica, Ed. Pensamento, 1979. HUTIN, Serge. A Alquimia, Ed. Moraes, 1991.

Alquimia Magia o Ciencia? - Grandes Enigmas de la Historia, History Channel, 2005 . CURIOSIDADES A viso alqumica dos metais Segundo alquimistas, metais seriam capazes de passar por um processo de amadurec imento, sendo o ouro o ltimo estgio Atualmente, por meio das novas descobertas histricas, possvel compreender melhor o real propsito dos alquimistas. A Alquimia ficou gravada no imaginrio da humanidad e como a prtica tola e obcecada que procurava transformar chumbo em ouro, recorre ndo a recursos pseudocientficos e rituais mgicos. No entanto, se estudarmos o histr ico da Alquimia, poderemos perceber que esta tradio adquiriu uma concepo diferente c om o passar do tempo. A origem da Alquimia atribuda aos primeiros forjadores que iniciaram o trabalho com os metais. Estes forjadores conheciam os processos meta lrgicos que conferiam s armas qualidades especiais para sua utilizao. Geralmente, os produtos fabricados por estes trabalhadores eram utilizados nos combates de imp ortantes guerreiros. Por isso, os forjadores passaram a agregar um sentido mstico sua atividade, o que fez com que muitos deles acabassem introduzindo rituais re ligiosos e mgicos em seu trabalho com os metais. Por vrios sculos, a forja dos meta is foi cultuada como um trabalho mstico. No entanto, com o passar do tempo, as at ividades do forjador e do alquimista se tornaram muito diferentes. Enquanto o forjador se dedicava exclusivamente fabric ao de utenslios com metais, os alquimistas buscavam desvendar os segredos da matria. A linguagem utilizada pelos alquimistas era repleta de simbolismos bizarros e s eus rituais envolviam receitas com os mais estranhos ingredientes, que podiam se r elementos como a prata, o antimnio, o fulminato de mercrio ou at mesmo substncias como o orvalho, a "gua que no molha" e o "leite de virgem", entre outros.

'Baslica Filosfica'. Gravura da obra 'Opus medico-chymicum', de Johann Daniel Myli us, Frankfurt, 1680 Para os alquimistas, os metais eram considerados organismos vivos e, como tais, experimentavam um processo de amadurecimento natural, porm, em outra escala tempo ral. Com base nesta premissa, os alquimistas acreditavam que era possvel transfor mar chumbo em ouro apenas acelerando artificialmente o processo de amadureciment o do metal. Para o monge beneditino e alquimista Basil Valentine (sc XV, Alemanha ) o processo de amadurecimento dos metais envolvia sete estgios, comeando no chumb o e culminando no ouro. interessante observar que os alquimistas atribuam a cada um dos metais qualidades que correspondem s suas propriedades fsicas reais. Acompa nhe a seguir a viso alqumica de cada um destes sete metais. Chumbo Uma das caractersticas que incentivou a utilizao do chumbo pelos seres humanos foi sua facilidade de extrao e conformao. Para os alquimistas, o chumbo o metal correspondente ao planeta Saturno, considerado o planeta mais tenebroso, afastado e velho do sistema planetrio conhecido pelas civilizaes do mundo antigo. A ssim, os alquimistas atribuam ao chumbo uma noo de limite, velhice e morte que se v refletida em suas propriedades fsicas.

'A natureza ensina a natureza a vencer o fogo'. Vigsima gravura da obra 'Atalanta fugiens', de Michael Maier, Oppenheim, 1618 Apresentando altos ndices de densidade, o chumbo ideal para a fabricao de isolantes de radiao e som, e suas propriedades de reteno fazem com que seja tambm muito utiliz ado na fabricao de baterias e tintas. Pelo seu aspecto sombrio, o chumbo tambm foi destinado fabricao de munies e tmulos. Estanho O estanho comeou a ser usado pelo ser humano pela sua facilidade de se combinar c om outros metais, formando ligas como o bronze. Segundo os alquimistas, o estanh o regido por Jpiter maior planeta do sistema solar o que lhe atribuiria propriedades de cura, assimilao e crescimento. Por isso, antigamente, quando uma criana nascia, era costu me oferecer como presente uma colher de estanho. Jpiter tambm era considerado o pr eservador da juventude. Atualmente, o estanho utilizado em finas camadas que so d epositadas em chapas de ao com a finalidade de conservar alimentos, folha de flan dres, fixar a cor em tecidos e o aroma em sabonetes e perfumes. Outras proprieda des do estanho, consideradas influncias jupterianas, so a sua fusibilidade e facil idade em fazer ligas com outros metais. Quando adicionado liga, o

estanho incrementa resistncia corroso do composto. Hoje, este metal muito comument e aplicado em soldas de equipamentos eletrnicos. Ferro Este metal est presente em quantidades muito maiores na crosta da Terra do que os outros seis metais. Ao longo da histria, o ferro contribuiu significativamente p ara a vida do ser humano, pois possibilitou a dominao da natureza e de outros anim ais. As armas e as algemas, instrumentos de dominao utilizados pelo homem, so forja das com ferro. Trabalhando com este elemento, o homem percebeu a necessidade de desenvolver o alto-forno, para que pudesse dominar melhor o controle do fogo. Ta mbm na histria da guerra, o desenvolvimento de aos de alta resistncia desempenhou um papel fundamental. 'Oficina do ferreiro'. Quarta gravura da obra 'Gabinete dos minerais', de Goosse n Van Vreeswijk, Amsterd, 1675 o ferro estaria ligado influncia do planeta Marte. Desta forma, o ferro represent aria o poder masculino, a sociedade patriarcal, a De acordo com os alquimistas, eficincia, a conquista e a guerra. Dos sete metais, o ferro o mais combustvel. Tanto que, nos fogos de artifcio, utiliza-se o brilho da limalha de ferro. O mistrio do ferro consiste em que uma quantidade muito pequ ena de carbono capaz de mudar drasticamente as propriedades de resistncia e durez a deste metal. Muitas vezes, o planeta Marte associado com o sangue. Este simbol ismo tem razes fisiolgicas, pois a hemoglobina no sangue, que transpor ta o oxignio pelo corpo, de cor vermelha, devido ao contedo das molculas de ferro presentes ne le.

Cobre Utilizado pela primeira vez em regies prximas do Oriente Mdio, o cobre era a matriaprima de muitos objetos de uso cotidiano. No antigo Egito era utilizado tambm na composio de ferramentas para talhar o granito com que foram edificadas as pirmides. J na Sumria e na Fencia, o cobre foi utilizado para produzir armas, escudos e elmo s (capacetes). Nesta poca, o cobre foi muito utilizado em seu estado natural e co nformado por meio de marteladas. Apenas sculos depois que foi descoberta a tcnica da fundio. os alquimistas associavam o metal ao planeta Vnus. Da mesma Dadas as formas coloridas dos minrios de cobre e sua maciez a Vnus est associada ao amor, criatividade, beleza e am muito importantes para o trabalho alqumico, mesmo porque eravam seu trabalho mais uma arte do que uma cincia. forma, a e flexibilidade, deus harmonia. Estas qualidades er os alquimistas consid

'Extrao do minrio'. Gravura da obra 'Semana Filosfica', de Michael Maier, Frankfurt, 1620 A presena do cobre nos ambientes confere uma atmosfera acolhedora e relaxante. Su a alta ressonncia torna este material adequado para a fabricao de instrumentos musi cais. Tendo um papel importante na Alquimia, a msica era retratada com frequncia e m tratados e gravuras que representavam esta prtica. Atualmente, devido sua alta condutividade eltrica e trmica, o cobre empregado em condutores eltricos e trocador es de calor.

Peitoral antropozoomorfo de 18,8 x 11 cm fundido em ouro puro na regio de Tolima, Colmbia (1 a.C. a 700 d.C.). Exposio de 'Ouros de Eldorado' na Pinacoteca do Estad o de So Paulo Mercrio O nome qumico do mercrio, hidrargrio (Hg), vem da palavra de origem grega hydrargyros, que quer dizer prata-lquida ou prata-viva. Os alquimistas acreditavam que, nos pr imrdios do planeta Terra, os metais existiam em estado lquido e que somente o mercr io teria preservado este estado at os dias de hoje. Por tal motivo, atribua-se a e ste metal a juventude eterna. Naturalmente, este elemento era associado ao plane ta Mercrio. Como metal lquido, o mercrio sensvel e reage a qualquer movimento leve, dividindo-se em gotculas rapidamente. Por isso, os alquimistas acreditavam que um a dose certa deste metal poderia potencializar sua destreza mental. Contudo, a e xposio abusiva ao mercrio podia levar a desequilbrios mentais. Outro trao caracterstic o do mercrio a sua capacidade de associao, ou seja, sua facilidade de se ligar a ou tros metais, podendo at mesmo unir elementos incompatveis. Por outro lado, este

metal tirou a vida de muitos amadores da Alquimia pois, em sua forma de iodeto o u fulminato de mercrio, era utilizado como componente bsico na fabricao de explosivo s. Atualmente, o mercrio utilizado na fabricao de termmetros, barmetros, bombas de vc o e comutadores eltricos. Prata Tanto a prata quanto o ouro tm sido usados pelo homem desde os tempos pr-histricos. Desde ento a prata era associada Lua. J os alquimistas associavam a este metal a capacidade sonhadora, imaginativa e fantstica prpria de escritores ou poetas. O te rmo luntico vem do extremo deste simbolismo, como a pessoa que no consegue estar e m contato com a realidade. Dado que a prata s pode vincular-se a um nico elemento, os alquimistas atribuam a ela uma natureza monogmica. Do mesmo modo que a luminos idade da lua o reflexo da luz do sol, o metal prata possui um alto ndice de refle xo da luz. Esta propriedade faz com que o metal seja muito utilizado no revestime nto de vidro para a fabricao de espelhos. A prata tambm possui altos ndices de condu tividade eltrica e trmica e, em instrumentos musicais, consegue produzir sons muit o puros. Este elemento possui tambm uma natureza sensvel e receptiva.

Para os alquimistas, os metais eram considerados organismos vivos e, como tais, experimentavam um processo de amadurecimento natural. porm, em outra escala tempo ral Por este motivo, finas camadas de prata tambm so usadas na indstria da fotografia e do cinema para registrar imagens. Foi essa natureza receptiva da prata que fez com que alguns alquimistas associassem este metal com o elemento gua. E, por mais curioso que parea, a maior parte da prata do mundo inteiro est dissolvida nos oce anos.

Ouro Desde tempos antigos, o homem se sente atrado pelo ouro, pois este considerado o metal mais precioso sobre a terra. Alm disso, o ouro no se deteriora nem degenera com o tempo. Tesouros de ouro da Amrica do Sul, Egito, Prsia e ndia, que tm milhares de anos, ainda so to perfeitos quanto no tempo em que foram criados. Por este mot ivo, o ouro sempre simbolizou o poder supremo. Com ele eram criados ornamentos e utenslios para deuses e reis. Por sua vez, os alquimistas associavam o ouro com o astro rei, o Sol. Crenas antigas sugeriam que a coroa de um bom rei devia ser de ouro, pois, por me io dela, o fluxo de energia do Sol desceria Terra e penetraria na cabea real, de onde seria distribuda para todo seu povo. At os dias atuais a posse de ouro smbolo de poder e tesourarias dos governos do mundo inteiro possuem estoques deste meta l em seus cofres. O ouro considerado um metal nobre, pois dificilmente se combin a com outros metais, alm de possuir uma alta resistncia a qualquer ataque qumico. m uito empregado na joalheria por sua beleza e equilbrio entre a maleabilidade e a capacidade de fundir. Sua pureza medida em quilates, cuja escala 24 denota purez a absoluta. Artigo produzido por Miguel Angel Calle Gonzales, Doutor em Engenharia Mecnica e integrante do Grupo de Mecnica de Slidos e Impacto em Estruturas da Escola Politcni ca da Universidade de So Paulo. Bibliografia HUTIN, Serge. A History of Alchemy. 1962. UYLDERT, Mellie. Wezen em Krachten der Metalen. 1990. DE ROLA , Stanislas Klossowski. The golden game. 1988.

You might also like